Вы находитесь на странице: 1из 6

2009

MODELO DO PDTI

Sumrio
Introduo .................................................................................................................................3 Normativos relacionados ...........................................................................................................3 Metodologia Aplicada ................................................................................................................3 Estrutura Organizacional da unidade de TI (substituir pelo nome da unidade).......................3 Misso .......................................................................................................................................3 Viso..........................................................................................................................................3 Pontos Fortes, Fracos, Ameaas e Oportunidades .....................................................................3 Fatores Crticos de Sucesso........................................................................................................3 Arquitetura atual unidade de TI (substituir pelo nome da unidade)........................................4 Diagnstico da maturidade da gesto de TI...............................................................................5 Necessidades de TI para o Ministrio XX ...................................................................................5 Arquitetura desejada de TI ........................................................................................................5 Processo de Manuteno do PDTI ..............................................................................................5 Concluso ..................................................................................................................................6 Apndices ..................................................................................................................................6

Introduo
Neste item dever conter uma descrio da finalidade do documento com explicaes sobre seu contedo, objetivos e contexto da unidade de TI no rgo. Podero estar descritos os fatores motivacionais para a organizao elaborar o PDTI. Por exemplo: O Planejamento Estratgico de Tecnologia da Informao PETI o instrumento que a unidade de Tecnologia da Informao do Ministrio XYZ utilizar para direcionar o tratamento das necessidades de TI para suportar as metas e aes do Ministrio. A necessidade de adequao do oramento de TI s necessidades operacionais descritas no plano de metas do Ministrio e a preocupao em atender s demandas de fiscalizao e normativos da SLTI. Este documento relacionar as metas com as 3 (trs) camadas: Processos, Tecnologia e Pessoas para integrar de forma harmnica as funes operacionais, tecnolgicas e organizacionais.

Normativos relacionados
Neste item dever conter uma declarao de conformidade com as regulamentaes pertinentes (O apndice 1 conter a relao das leis e normas). leis e

Metodologia Aplicada
Neste item dever conter uma descrio da metodologia aplicada para a elaborao do PDTI. Poder conter um fluxo do planejamento para a elaborao do PDTI.

Estrutura Organizacional da unidade de TI (substituir pelo nome da unidade)


Inserir um organograma da estrutura organizacional e descrever as principais atividades e funes de cada unidade. Este organograma foi obtido na fase I D do Roadmap de elaborao do PDTI.

Misso
Neste item dever conter a misso da unidade de TI. Ela deve ter sido gerada na fase I C.

Viso
Neste item dever conter a viso da unidade de TI. Ela deve ter sido gerada na fase I C.

Pontos Fortes, Fracos, Ameaas e Oportunidades


Dever ser utilizado o formulrio 003-GES dos documentos de apoio, gerado na fase I C, para elaborao deste item, que dever conter uma tabela com os quatro pontos, bem como um texto descritivo de abertura ao tema.

Fatores Crticos de Sucesso


Este item dever conter um texto de anlise dos fatores crticos de sucesso gerados na fase I C. 3

Arquitetura atual unidade de TI (substituir pelo nome da unidade)


O contedo deste item descritivo para cada subitem, reportando-se ao nmero do apndice correspondente. a) Arquitetura de atendimento. Neste subitem dever conter o formulrio 001 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo). b) Arquitetura de dados e informaes. Neste subitem dever conter o formulrio 002 - LAT preenchido na fase I E.1(quantitativo). c) Arquitetura da infraestrutura e rede. Neste subitem dever conter o formulrio 003 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo). d) Arquitetura de segurana da informao. Neste subitem dever conter o formulrio 004 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo). e) Arquitetura de software. Neste subitem dever conter o formulrio 005 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo). f) Arquitetura de aplicaes. Neste subitem dever conter o formulrio 006 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo) g) Perfil de recursos humanos. Neste subitem dever conter o formulrio 007 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo) h) Diagnstico de servios externos. Neste subitem dever conter o formulrio 008 - LAT preenchido na fase I E.1 i) Diagnstico de servios internos. Neste subitem dever conter o formulrio 009 - LAT preenchido na fase I E.1 j) Investimentos e custeio. Neste subitem dever conter o formulrio 010 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo) k) Avaliao dos servios de execuo prpria. Neste subitem dever conter o formulrio 003 - NEC preenchido na fase I E.1 (quantitativo) l) Diagnstico de pessoal Neste subitem dever conter o formulrio 011 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo) m) Renovao dos contratos existentes Neste subitem dever conter o formulrio 012 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo)
4

n) Oramento geral de TI Neste subitem dever conter o formulrio 013 - LAT preenchido na fase I E.1 (quantitativo)

Diagnstico da maturidade da gesto de TI


Neste item dever ser includo o resultado do questionrio preenchido na fase I E.-2 a. Informao formulrio de referncia 001-QUE b. Infraestrutura formulrio de referncia 002-QUE c. Pessoas formulrio de referncia 003-QUE d. Processos formulrio de referncia 004-QUE e. Tecnologia formulrio de referncia 005-QUE

Necessidades de TI para o Ministrio XX


Este item dever conter uma anlise dos temas levantados no formulrio LNTI Levantamento de Necessidades de Informaes e Servios para a organizao, formulrio 004 NEC, e Diagnstico de Necessidades de Informao no formulrio 001 NEC, Planejamento de Pessoal, formulrio 002 NEC, e Planejamento de Aes, formulrio 003 NEC.

Arquitetura desejada de TI
O contedo deste item descritivo para cada subitem, reportando-se ao nmero do apndice correspondente. a) Arquitetura de atendimento. Neste subitem dever conter o formulrio 001 - LDE preenchido na fase III (quantitativo). b) Arquitetura de dados e informaes. Neste subitem dever conter o formulrio 002 - LDE preenchido na fase III (quantitativo). c) Arquitetura da infraestrutura e rede. Neste subitem dever conter o formulrio 003 - LDE preenchido na fase III (quantitativo). d) Arquitetura de segurana da informao. Neste subitem dever conter o formulrio 004 - LDE preenchido na fase III (quantitativo). e) Arquitetura de software. Neste subitem dever conter o formulrio 005 LDE preenchido na fase III (quantitativo). f) Gesto de pessoal. Neste subitem dever conter o formulrio 006 - LDE preenchido na fase III. g) Gesto de ao. Neste subitem dever conter o formulrio 007 - LDE preenchido na fase III.

Processo de Manuteno do PDTI


Neste item dever estar detalhado o processo de manuteno do PDTI, seu responsvel e a frequncia de atualizao.
5

Concluso
Neste item dever conter um texto descritivo detalhando a importncia do valor de TI para o negcio, a importncia da execuo do PDTI, bem como os destaques dos elementos fundamentais para o sucesso da implementao deste PDTI.

Apndices
I. Plano de Ao formulrio 001 - PLA II. Matriz de Riscos formulrio 002 - GES III. Plano de Investimento formulrio 007 FIN IV. Relatrio das necessidades de capacitao formulrio 005 PLA

Вам также может понравиться