Вы находитесь на странице: 1из 6

Caracterizao geral: O osso formado por tecido conjuntivo especializado e sua matriz extracelular calcificada.

a. Apesar da dureza , um tecido dinmico , pois troca constantemente de forma. Suas funes bsicas: y Estrutura bsica de sustentao e proteo de muitos rgos, como o encfalo, corao, pulmes; serve tambm,de alavanca para os msculos. Constitui um reservatrio de minerais (como clcio, potssio) do corpo. Tem funo de hematopoiese, j que dentro dos ossos fica abrigado a medula ssea vermelha que produz clulas vermelhas do sangue (hemcias). Obs. O clcio fundamental na manuteno de inmeras atividades de enzimas, na permeabilidade de membranas, coagulao sangnea, por exemplo. Para cumprir seu s papis, a concentrao de clcio no sangue deve estar entre 9 e 11 mg/dl. Tecido conjuntivo sseo: Formado por clulas e matriz intercelular. Matriz ssea: Substncia extracelular calcificada que banha os ostecitos. Possui constituinte orgnico e inorgnico. A matriz tem extrema importncia, pois nela esto contidas substncias que atuam nutrindo e ligando as clulas. Clulas dos ossos: y Osteoprogenitoras: localizam-se na camada celular interna do peristeo, revestindo os canais de Havers e o endsteo. Derivadas do mesnquima embrionrio, podem diferenciar-se em osteoblastos e em clulas condrognicas. Morfologia: fusiformes, ncleo oval ,reticulo endoplasmtico rugoso escasso e Complexo de Golgi pouco desenvolvido, abundancia de ribossomos. So ativas no perodo de crescimento sseo. y Osteoblastos: (do grego osteor, osso; Blasto, clula jovem) Localizam-se na superfcie do osso. Funo: Sintetizar componentes orgnicos da matriz ssea (colgeno, proteoglicanos, glicoproteinas). Origem: provenientes de clulas osteoprogenitoras (clulas do mesenquimal indiferenciada). Morfologia: Abundncia de reticulo endoplasmtico granuloso e vesculas de secreo, Complexo de Golgi bem desenvolvido. Obs. A sua forma e composio do citoplasma est associada sua funo. Desta forma, o REG bem desenvolvido devido a sua funo de sntese protica, por exemplo. Seu citoplasma basfilo, quando est ativamente secretando matriz extracelular. Prolongamentos curtos: possibilitam comunicao com os osteoblastos vizinhos. Prolongamentos curtos: possibilita a comunicao com os ostecitos (que tambm possui prolongamentos).

y y

Em sua membrana possui receptores para o hormnio paratireoidiano: quando o hormnio se liga ao receptor, estimula os osteoblastos a secretarem o ligante osteoprotegerina e o fator osteoclastoestimulante. Ligante osteoprotegerina: induz a diferenciao de pr-osteoclastos em osteoclastos. Fator osteoclastoestimulante: ativa os osteoclastos a reabsorverem osso. Obs. Quando os osteoblastos deixam de produzir matriz passam a ser denominadas clulas de revestimento sseo. Aps a exorcitose de substancias que compem a matriz ssea , os osteoblastos ficam banhados e aprisionados nesta matriz passando a serem chamados de osteocitos, e o espao que ocupa , de lacuna. Osteide: delgada camada no-calcificada que separa os ostecitos e osteoblastos da substancia calcificada. A membrana dos osteoblastos tambm rica em fosfatase alcalina. Os altos nveis desta enzima so observados durante a formao dos ossos, desta forma o acompanhamento dos ndices de fosfatase alcalina no sangue nos indica se h crescimento ou no dos ossos. y Ostecitos: localizam-se em lacunas dentro da matriz ssea calcificada. Origem: So clulas maduras derivadas dos osteoblastos. Morfologia: Ncleo achatado, citoplasma pobre em organelas, REG escasso e Complexo de Golgi muito reduzido.das suas lacunas irradiam canalculos . So prolongamentos citoplasmticos que matem contato com prolongamentos de clulas vizinhas, estabelecendo junes comunicantes. Estas possibilitam o movimento de ons, molculas, hormnios e produtos do catabolismo entre clulas. Nutrio: atravs do fluido dos canalculos que transportam nutrientes aos ostecitos. Funo: secretar substncias para manuteno do osso e liberao de substncias para o recrutamento de pr-osteoblastos para remodelao do osso. y Osteoclastos: ( do grego klastos, quebrar , destruir) Localizam-se nas lacunas de Howship (regio de reabsoro ssea) Origem: derivadas de progenitores granulcitos macrfagos (medula ssea). Funo: so responsveis pela reabsoro ssea, aps isso sofrem apoptose. Morfologia: clulas grandes,mveis e multinucleadas (podem ter at 50 ncleos), citoplasma acidfilo . Os osteoclastos possuem um precursor em comum com moncitos, a clula progenitora granulcitos macrfago. Esta estimulada pelo ligante osteoprotegerina (OPET) para entrarem em mitose.Na presena de osso, esses precursores se fundem , produzindo osteoclastos multinucleados. Sua atividade coordenada pelos hormnios calcitonina e paratormnio e por citocinas.A Zona basal circundada com prolongamentos vilosos da superfcie dos osteoclastos ,contm a maior parte das organelas, mas contem muitos filamentos de actina. o local de adeso do osteoclasto com a matriz ssea. Estrutura do osso: Podem ser classificados de acordo com sua forma em:

y y y y

Ossos longos: mais compridos do que largos, um exemplo o mero. Ossos curtos: aproximadamente a mesma largura e comprimento (ex: carpo) Ossos planos: achatados, delgados (ex.esterno) Ossos irregulares: formas variadas que no se encaixam em nenhuma das classificaes anteriores. (ex:esfenide) Ossos Sesamide: formam-se dentro de tendes (ex:patela).

Observaes Macroscpicas Difise: corpo do osso coberta pelo peristeo. Formada por um cilindro oco compacto que rodeia a cavidade medular. Obs. No h peristeo em superfcies com cartilagem articular. Epfise: So extremidades articulares. Suas regies centrais so formadas por placas de osso esponjoso e sua superfcie externa por osso compacto, e na cavidade entre placas de ossos esponjoso h uma membrana revestora, o endsteo. Obs. No osso esponjoso da epfise de alguns ossos fica a medula ssea vermelha _ responsvel pela produo de clulas do sangue (funo hematopoitica). Placa epifisria: separa a difise da epfise .Responsvel pelo crescimento do osso em comprimento. No momento do desenvolvimento cartilaginoso, aps o crescimento torna-se ossificado.

Peristeo: Dupla camada de tecido conjuntivo fibroso que reveste os ossos. A camada fibrosa externa suprida por vasos sanguneos e nervos, e a camada mais interna fixada ao osso a partir das fibras de Sharpey. Endsteo: tecido conjuntivo delgado especializado, que reveste a cavidade central do osso, composto por uma camada de osteoblastos e osteoprogenitoras. Cavidade medular: abriga a medula ssea amarela, usada como reserva de gordura. Classificao Macroscpica: Osso compacto = denso (no h cavidades visveis) Osso esponjoso= poroso (distribuio irregular de fibras)

Desenvolvimento do osso Sua formao pode ocorrer de duas maneiras: intramembranosa ou endocondral, porm o osso e sua composio a mesma para ambos. y Ossificao Intramembranosa: (basicamente, ossos do crnio e da face) Ocorre, em sua maioria, em ossos chatos, nos tecidos mesenquimatoso (do mesoderma) que altamente vascularizado e suas clulas mantm contato por prolongamentos. Primeiro ocorre a formao de uma matriz orgnica (atravs dos fibroblastos) que tem fibras colgenas. Ocorrem dentro do tecido mesenquimatoso, suas clulas (osteoprogenitoras) diferencia em -se osteoblastos, que secretam a matriz ssea e cobrem a superfcie de espculas e trabculas. As espculas so formadas a partir da calcificao de substncia intersticial entre fibrilas. esta regio chamada de centro primrio de ossificao. Muitas camadas de osso vo sendo depositadas , tornando as espculas mais densas , e prendem os osteoblastos em lacunas. Aps seu aprisionamento, h uma reduo da atividade mittica e formao de um sistema de comunicao entre as clulas, que agora so denominadas ostecitos (clulas maduras).

Obs. O tecido conjuntivo vascularizado, nos interstcios, transforma-se em medula ssea, aps a formao de uma rede de trabculas. Trabculas so espculas bem desenvolvidas que se irradiam em todas as direes, unindo-se e formando uma rede, o osso esponjo. Se continuarem a se espessare depositar ossoforma-se oosso compacto, aps todos os espaos entre s trabculas serem substitudos por osso. As superfcies externas so recobertas por peristeo, camada de clulas osteoprogenitoras, seu aumento na atividade provoca o aumento no osso em espessura. y Ossificao Endocondral: As clulas mesodrmicas se transformam em clulas produtoras de cartilagem antes da formao do osso. Ocorre a ossificao de modelos de cartilagem hialina que so formados nos estgios iniciais do embrio. O Pericndrio uma membrana de tecido conjuntivo fibroso que reveste este modelo que dar forma ao futuro osso. O inicio da ossificao se d com a transformao deste pericndrio num peristeo, isto se deve ao acumulo de osteoblastos na sua superfcie interna. Ento, as clulas do peristeo comeam a depositar osso compacto na periferia da difise, encasulando a sua cartilagem. Enquanto isso, as clulas do interior da difise aumentam e a matriz de cartilagem reduzida a finos tabiques e espculas que comeam a se calcificar. Isto prejudica a nutrio das clulas cartilaginosas, provocando sua morte e degenerao, deixando espaos ocos na matriz calcificada. Da, alas capilares so formadas a partir dos vasos sangneos do peristeo que transportam clulas osteoprogenitoras para os espaos deixados na matriz calcificada. A regio da difise onde ocorre esse processo chamada de centro primrio de ossificao e forma-se nos estgios primrios do embrio. Os centros secundrios de ossificao aparecem nas epfises quando as clulas cartilaginosas aumentam de tamanho e a matriz se calcifica, formado pouco tempo aps o nascimento. As nicas cartilagens que permanecem so: uma camada delgada que d origem a cartilagem articular, e outra mais espessa, a cartilagem ou disco epifisrio.

Crescimento e reparao ssea: Est associada com a reabsoro do osso j formado,mantendo a forma enquanto crescem.

Papel metablico do tecido sseo: Valor normal de clcio no sangue (calcemia):entre 85 e 110 mg/l O esqueleto o reservatrio de clcio do corpo, cerca de 99% do clcio do corpo encontra -se nos ossos. Para manter a homeostase, o sangue e os ossos deve estar em freqente troca desse on, mantendo constante esta taxa. H um mecanismo de transferncia pu ramente fsico, em que os ons do cristal de hidroxiapatita so passados para o liquido intersticial, e da para o sangue. Outro mecanismo a partir da ao do hormnio paratormnio sobre o tecido sseo, aumentando a quantidade de osteoclastos e conseqen reabsoro da matriz ssea. te A calcitonina inibe a reabsoro da matriz ssea.

Вам также может понравиться