Вы находитесь на странице: 1из 18

As queimaduras de pele podem ocorrer a qualquer momento, acesse os links ou consulte o nosso guia resumido abaixo e aprenda a tratar

e curar este problema.

GUIA PARA TRATAR AS QUEIMADURAS DE PELE - Queimadura o que fazer ?

1.
A primeiro passo a ser tomado : saber se necessrio consultar um mdico ou no: identificar se trata-se do ponto a ou b: a. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau, se estiver localizada em uma superfcie de pele com tamanho superior ao tamanho de uma mo, se ela estiver localizada na regio das articulaes, se ela ocorrer em recmnascidos ou crianas pequenas, se os olhos ou a boca forem afetados; se ela for de terceiro grau ou se todas essas situaes ocorrerem simultnemanente ser necessrio consultar um mdico (ele ir efetuar os cuidados necessrios e lhe explicar os procedimentos a serem seguidos). b. Se a queimadura for de primeiro ou segundo grau sem as limitaes enunciadas no tpico a. , voc pode se tratar sozinho (automedicao) e passar para o ponto 2.

2.
O segundo passo resfriar a queimadura o mais rpido possvel com gua fria em uma temperatura de cerca de 15C durante 15 a 20 minutos. melhor resfriar a regio por mais do que menos tempo pois a gua fria permite resfriar at mesmo os tecidos internos. De fato, freqentemente em caso de queimaduras, o interior continua queimando, por isso intessante e necessrio aplicar gua fria a morna (cerca de 15C).

3.
O terceiro passo utilizar medicamentos e aplic-los corretamente: - Limpe a queimadura com soro fisiolgico ou sabonete antissptico e desinfete, por exemplo, com hipoclorito de sdio ou clorexidina em forma diluda e depois seque a queimadura tampando bem o ferimento. - Por fim, aplique sobre a queimadura um tpico protetor e cicatrizante como o creme base desulfadiazina de prata ou de clorocresol e cubra com um curativo estril (gaze,...) que no adere ao ferimento. aconselhado renovar o curativo a cada dois dias. - Em caso de dor relacionada queimadura, possvel tomar um antlgico para apazigula, como um medicamento antlgico base de cido acetilsaliclico, de paracetamol ou ainda deibuprofno. Ler a seqncia: definio de queimaduras - queimadura de primeiro grau - queimadura de segundo grau

Ultimas mensagens do frum queimadura


Queimadura com gua quente, o que fazer? (23.04.2011) y A 10 dias sofri uma queimadura com gua quente no brao e at hoje est doendo muito, j coloquei vrios remdios como: pomada nidiazina de prata, pasta d'gua, estou tomando antinflamatrio, pomada de assadura infantil, rifamicina(rifocina), soro, Aps comer eu fico estufada (18.04.2011) y boa tarde, gostaria q me tirassem uma duvida. todas as vezes q fao minhas refeioes, fico com minha barriga muito estufada, sendo q as vezes tenho crises muito fortes de dores de cabea e ansia de vomito apos as refeioes. ja procurei varios gastros Mancha de queimadura (07.04.2011) y

gostaria desaber de um nome do remdio p tira mancha de queimadura. obrigado!

QUEIMADURAS
Queimadura uma leso em determinada parte do organismo desencadeada por um agente fsico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras trmicas, eltricas e qumicas. Queimaduras trmicas so aquelas causadas por calor e so as mais freqentes. Quando se faz uma avaliao das causas das queimaduras observa que, na esmagadora -se maioria das vezes, a falta de cuidado o principal elemento responsvel. O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como lquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianas em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrvel doena que a queimadura. O uso do lcool no incio do churrasco, para apressar a combusto do carvo, ou o manuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos tambm causam queimaduras e destruies de maior ou menor vulto, principalmente na mo e na face. A dor causada pela queimadura faz com que, na situao de emergncia domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e ungentos alm de uma infinidade de outros produtos (borra de caf, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia freqentemente usada. As substncias anti-spticas presentes nas pastas dentais so extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da leso queimada. No tratamento especializado, a primeira conduta, na maioria das vezes, a de retirada de todos estes elementos inadequadamente utilizados, com todas as dificuldades e dor que esta remoo exige. Da a importncia do uso de produtos corretos no incio (domiciliar) do tratamento. Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada. Esta classificao importante para se avaliar o prognstico (previso de cicatrizao e cura) da queimadura. Quanto mais superficiais, melhor o prognstico. As queimaduras mais profundas tm um prognstico mais grave. Queimadura de primeiro grau:
a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada) inchada (edemaciada), e extremamente dolorida. Uma exposio prolongada ao Sol pode desencadear este tipo de leso.

Queimadura de segundo grau: Queimadura de terceiro grau:

Caracteriza-se pelo aparecimento da bolha (flictena) que a manifestao externa de um descolamento dermo-epidrmico. Tem uma profundidade intermediria. Caracteriza-se pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose). a mais profunda e a mais grave.

De maneira geral as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas clinicamente com um a utilizao de pomadas e evoluem satisfatoriamente. As queimaduras mais profundas tm um tratamento inicial com pomadas e freqentemente necessitam posteriormente a utilizao de procedimentos cirrgicos, como a enxertia de pele retirada de outras regies, pois a necrose destri a zona lesada e exige este tipo de reparao. Todas as queimaduras mais profundas podem deixar cicatrizes mais ou menos evid entes.

TRATAMENTO DOMICILIAR DA EMERGNCIA


EM SITUAES DE QUEI MADURAS TRMICAS No interessa qual a profundidade da queimadura trmica, o primeiro cuidado o da interrupo da atividade agressiva aos tecidos orgnicos do agente agressor. Pode ser conseguido com a utilizao de gua corrente na zona lesada. Um jato fraco de gua levemente morna, demoradamente usado na zona queimada o melhor tipo de tratamento imediato para a queimadura. Um creme que pode ser usado, e que deve fazer parte da farmcia caseira, o creme de Sulfadiazina de prata a 1,00 %. Trata-se de um genrico de baixo custo, que pode ser usado

tpicamente em muitas outras pequenas leses. Existe, entretanto, a restrio para um pequeno grupo de pessoas que so alrgicas sulfa. Uma camada fina deste creme aplicado na zona lesada d um certo alvio ardncia. Se for possvel deixar a leso exposta sem ataduras ou outros envoltrios melhor. Analgsicos caseiros podem ser usados.
Em todas as situaes deste tipo de leso o mdico deve ser consultado imediatamente.

1 - DEFINIO

Queimaduras so leses da pele, provocadas pelo calor, radiao, produtos qumicos ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infeces.
2 - CONCEITOS E INFORMAES

O fogo o principal agente das queimaduras, embora as produzidas pela eletricidade sejam, de todas, as maismutilantes, resultando com frequncia na perda funcional e mesmo anatmica de segmentos do corpo, principalmente dos membros. A exposio ao sol, comum entre lavradores e pescadores, pode provocar a urticria solar , (edema localizado, acompanhado de coceira, que pode preceder a leso da pele) considerada uma doena do trabalho pela Mdica Paulista Carmen Leal (*), da Unicamp. De um modo geral, para cada 100 doentes queimados, trs (3) morrem em decorrncia das queimaduras. Estas leses so muito importantes para o agricultor, que passa o dia todo sob o sol e tem o mau hbito de praticar a "queimada" para limpar o terreno e para colher a cana-de-acar. A dor na queimadura resultante do contato dos filetes nervosos com o ar. Para aliviar a dor da queimadura, pode-se cobrir o local com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, no se cobre queimadura , principalmente se ocorrer no rosto, nas mos e nos rgos genitais, para evitar aderncias. H experincias hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de r , embebida em soluo antibitica. As manifestaes locais mais importantes nas queimaduras so:
y y y y y y

no eliminao de toxinas (no h suor) formao de substncias txicas dor intensa que pode levar ao choque perda de lquidos corporais destruio de tecidos e infeco.

Entretanto, a consequncia mais grave das queimaduras a porcentagem da rea do corpo atingida . Quando esta menos de 15%, diz-se que o acidentado , simplesmente, portador de queimaduras . Entretanto, quando a percentagem da pe le queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15

palmos), pode-se consider-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfcie do corpo, pode provocar a morte . Acima de 70%, as chances de sobreviver so mnimas ! (*) LEAL, Carmen H.S. Urticria: uma Reviso sobre os Aspectos Clnicos e Ocupacionais. Rev. Bras. de Sade Ocupacional. 95/96(25):77100, 1999.
3 - CLASSIFICAO DAS QUEIMADURAS

As queimaduras podem ser classificadas quanto ao:


y y y y y

Agente causador Profundidade ou grau Extenso ou severidade Localizao e Perodo evolutivo.

3.1 - AGENTES CAUSADORES (TIPOS) DE QUEIMADURAS


y

y y

Fsicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, gua quente, chama, etc. eletricidade : corrente eltrica, raio, etc. radiao : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc. Qumicos: produtos qumicos: cidos, bases, lcool, gasolina, etc. e Biolgicos: animais: lagarta-de-fogo, gua-viva, medusa, etc. e vegetais : o ltex de certas plantas, urtiga, etc.

3.2 - PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA


y

1o. grau , da pele, ou superficial : s atinge a epiderme ou a pele (causa vermelhido). 2o. grau , da derme, ou superficial : atinge toda a epiderme e parte da derme (forma bolhas). 3o. grau , da pele e da gordura, ou profunda : atinge toda a epiderme, a derme e outros tecidos mais profundos, podendo chegar at os ossos. Surge a cor preta, devido a carbonizao dos tecidos.

A foto abaixo mostra, da esquerda para a direita, os trs tipos de queimadura: 1o., 2o. e 3o. graus.

Um pequeno Manual de Primeiros Socorros da Petrobrs S.A., elaborado pela Diviso Assistencial do SEPES, em 1973, mostra a seguinte figura esquemtica para a avaliao da porcentagem do corpo queimada.
3.3 - EXTENSO OU SEVERIDADE DA QUEIMADURA

O importante na queimadura no o seu tipo e nem o seu grau , mas sim a extenso da pele queimada , ou seja, a rea corporal atingida.
y y y

Baixa : menos de 15% da superfcie corporal atingida Mdia : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado.

Uma regra prtica para avaliar a extenso das queimaduras pequenas ou localizadas, compar-las com a superfcie da palma da mo do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfcie corporal.
Para queimaduras maiores e mais espalhadas, usa-se a REGRA DOS 9% (vide figura abaixo): Um adulto de frente: 9% = rosto 9% = trax 9% = abdmen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braos 1% = rgos genitais. 55%=Sub-total Agora, de costas : 9% = costas 9% = abdmen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braos

45%=Sub-total 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da rea do corpo.

3.4 - CUIDAD S DISP

SAD S A S QUEIMAD S

Como proceder: 1 - Retirar a vtima do contato com a causa da queimadura: a) lavando a rea queimada com bastante gua, no caso de agentes qumicos; retirar a roupa do acidentado, se ela ainda contiver parte da subtncia que causou a queimadura; b) apagando o fogo, se for o caso, com extintor (apropriado), abafando-o com um cobertor ou simplesmente rolando o acidentado no cho; 2 - Verificar se a respirao, o batimento cardaco e o nvel de consci ncia do acidentado esto normais. 3 - Para aliviar a dor e prevenir infeco no local da queimadura: a) mergulhar a rea afetada em gua limpa ou em gua corrente, at aliviar a dor. No romper as bolhas e nem retirar as roupas queimadas que estiverem aderidas pele. Se as bolhas estiverem rompidas, no coloc-las em contato com a gua. b) no aplicar pomadas, lquidos, cremes e outras substncias sobre a queimadura. Elas podem complicar o tratamento e necessitam de indicao mdica.

4 - Se a pessoa estiver consciente e sentir sede, deve ser-lhe dada toda gua que deseja beber porm, lentamente e com cuidado. 5- Encaminhar logo que possvel a vtima ao Posto de Sade ou ao Hospital, para avaliao e tratamento. Outros cuidados: a) No d gua a pacientes com mais de 20% do corpo queimado; b)No coloque gelo sobre a queimadura; c)No d qualquer medicamento intramuscular, subcutnea ou pela boca sem consultar um Mdico, exceto em caso de emergncia cardaca; d)No jogar gua em queimaduras provocadas por ps qumicos; recomenda-se cal e escovao da pele e da roupa. e)Deve-se providenciar o transporte imediato do acidentado, quando a rea do corpo queimada for estimada entre 60 e 80%. f)Alm da percentagem da rea corporal atingida, a gravidade das queimaduras maior nos menores de 5 anos e maiores de 60.
3.5 - INSOLAO E INTERMAO

A insolao --- sndrome causada pela ao direta dos raios solares sobre o corpo humano, principalmente quando o mesmo se apresenta com a cabea desprotegida --- manifesta-se pelo aparecimento de irritabilidade, cefalia intensa, vertigens. transtornos visuais, zumbidos e mesmo colapso e coma. A intermao est mais na dependncia de alteraes na termorregulao do organismo sob a ao do calor: independente da atuao direta dos raios solares. Suas manisfestaes iniciais so: vemelhido da face, cefalalgia, nuseas, mal estar e sede intensa, seguindo-se vertigens, sensao angustiosa e vmitos, at que o doente cai desfalecido, com a face ciantica.
Queimaduras Solares

Ocorrem principalmente em indivduos de cor branca, predispostos, ou no habituados ao sol, que trabalham em atividades a cu aberto (como agricultores e pescadores), ou frequentam praias sob sol forte. As queimaduras provocadas pelo sol, embora comumente extensas, so quase sempre superficiais (de 1o. grau). A pele fica vermelha, doida e irritada.

comum associar-se s queimaduras solares certo grau de insolao, a qual, em determinadas situaes, apresenta gravidade maior do que a prpria queimadura. Como tratamento local, d-se preferncia exposio e aplicao de leos inertes, associados ou no a anti-histamnicos , que aliviam rapidamente a dor.

No texto original possvel encontrar mais fotos alm de uma detalhada explicao sobre os tipos de queimaduras, sua graduao, critrios de gravidade e cuidados iniciais bsicos.

Queimaduras de 1 grau - Pele integra, muito dolorosas, secas, avermelhadas, ficam plidas a digito presso e no formam bolhas

Queimaduras de 2 grau - formao de bolhas e rotura da pele , muito

dolorosas, midas, avermelhadas. Nas queimaduras de 2 grau mais profundas, as leses no ficam plidas a digito presso

Queimaduras de 3 grau - Destruio das camadas superficiais da pele indo at camadas mais profundas, so indolores e a aparncia varia de leses esbranquiadas a leses escuras. A pele seca e inelstica.

EI

S|

m li

Quando falamos m ueimaduras da ele, logo nos em abea as ueimaduras t rmi as, orm, exitem outros ti os de ueimaduras, nomeadamente ueimaduras umi as, eltri as, or radiao, or frio e at or fri o. este texto amos expli ar omo se al ula o grau das ueimaduras e sua extenso, e uais so as ompli aes poss eis dos grandes ueimados. Se oc est a procura dos cuidados inicias de ueimaduras simples, leia: QUEIMA URAS SIMP ES | ratamento e cuidados bsicos. Sugerimos, porm, ue leia este texto antes, pois o mesmo contm conceitos importantes ue o ajudaro a entender mel or as ueimaduras simples. Para er mais fotos de ueimaduras: QUEIMA URAS | F Graus ueimadura S

As ueimaduras so classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfcie corporal acometida. lassicamente as ueimaduras so classificadas em acordo com a camada de pele acometida. , e graus, de

ueimaduras de rimeiro rau: tambm chamada de ueimadura superficial, so aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. s sintomas da queimadura de primeiro grau so intensa dor e

vermelhido local, mas com palidez na pele quando se toca. A leso da queimadura de 1 grau seca e no produz bolhas. Geralmente melhoram aps 3 a 6 dias, podendo descamar e no deixam seq uelas.
Queimaduras de 2 grau : atualmente dividida em 2 grau superficial e 2 grau profundo. A queimadura de 2 grau superficial aquela que envolve a epiderme e a poro mais superficial da derme. Os sintomas so os mesmos da queimadura de 1 grau i ncluindo ainda o aparecimento de bolhas e uma aparncia mida da leso. A cura mais demorada podendo levar at 3 semanas; no costuma deixar cicatriz mas o local da leso pode ser mais claro.

As queimaduras de 2 grau profundas so aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes s queimaduras de 3 grau. Como h risco de destruio das terminaes nervosas da pele, este tipo de queimadura, que bem mais grave, pode at ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glndulas sudorparas e os folculos capilares tambm podem ser destrudos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrizao demora mais que 3 semanas e costuma deixas cicatrizes
Queimaduras de 3 grau : so as queimaduras profundas que acometem toda a derme e atinge tecidos subcutneos, com destruio total de nervos, folculos pilosos, glndulas sudorparas e capilares sanguneos, podendo inclusive atingir msculos e estruturas sseas. So leses esbranquiadas/acinzentadas, secas, indolores e deformantes qu e no curam sem apoio cirrgico, necessitando de enxertos.

Extenso da queimadura

Alm da profundidade da queimadura, tambm importante a extenso da leso. Todo paciente com leses de 2 ou 3 grau devem ser avaliados em relao ao percentual da rea corporal atingida, de acordo com o diagrama exposto ao lado. Quanto maior a extenso das queimaduras, maiores os riscos de complicaes e morte.

O diagrama no tem valor para queimaduras de 1 grau ou queimaduras solares. No preciso entrar em pnico s e aps um dia de sol voc ficar com mais de 50% do corpo queimado. Se as queimaduras no acometem um regio inteira do corpo, um modo simples de calcular a extenso da leso usar a rea de uma palma da mo como equivalente a 1% da superfcie corporal. A classificao de gravidade feita da seguinte modo: a) Queimadura leve: - Menos de 10% da superfcie corporal de um adulto com queimaduras de 2 grau - Menos de 5% da superfcie corporal de uma criana ou idoso com queimaduras de 2 grau - Menos de 2% da superfcie corporal com queimaduras de 3 grau

Queimadura de 2 grau profunda

b) Queimadura moderada: - 10 a 20% da superfcie corporal de um adulto com queimaduras de 2 grau - 5 to 10% da superfcie corporal de uma criana ou idoso com queim aduras de 2 grau - 2 to 5% da superfcie corporal com queimaduras de 3 grau - Suspeita de queimaduras do trato respiratrio por inalao de ar quente - Queimaduras leves em pacientes com doenas que predisponham infeces como imunossupresso, diabetes (leia: DIABETES MELLITUS DIAGNSTICO E SINTOMAS) ou anemia falciforme (leia: ANEMIA ALCIFORME (DREPANOCTICA) E TRAO FALCIFORME) - Queimaduras em formato circunferencial, tipo pulseira, colar ou bracelete.

Queimadura de 3 grau

c) Queimadura grave: - Mais de 20% da superfcie corporal de um adulto com queimaduras de 2 grau

- Mais de 10% da superfcie corporal de uma criana ou idoso com queimaduras de 2 grau - Mais de 5% da superfcie corporal com queimaduras de 3 grau - Queimaduras eltricas por alta voltagem - Queimaduras comprovadas do trato respiratrio por inalao de ar quente - Queimaduras significativas na face, olhos, orelhas, genitlia ou articulaes - Outras graves leses associadas a queimadura, como fraturas e traumas Complica es das grandes queimaduras

A pele o maior rgo do nosso corpo, serve de barreira contra a invaso de germ es do exterior e contra a perda de calor e lquidos, sendo essencial para o controle da temperatura corporal. Qualquer paciente com critrios para queimaduras moderadas ou graves deve ser internado para receber tratamento imediato, pois h srio risco de complicaes.

Queimadura de 3 grau

O primeiro problema das queimaduras a quebra da barreira de proteo contra germes do ambiente, favorecendo a infeco das feridas por bactrias da pele e o desenvolvimento da sepse (leia: O QUE SEPSE E CHOQUE SPTICO?). Outra complicao a grande perda de lquidos dos tecidos queimados. Quando a queimadura extensa, a sada de gua dos vasos to intensa que o paciente pod e entrar em choque circulatrio (leia: CHOQUE CIRCULATRIO O que ? quais as suas causas?). A insuficincia renal aguda tambm uma complicao grave nos grandes queimados (leia: INSUFICINCIA RENAL AGUDA Sintomas e tratamento ) assim como a hipotermia por incapacidade do corpo em reter calor devido a granes reas de pele queimada. Quando a rea do trax e do pescoo so acometidas por queimaduras mais profundas, a cicatrizao torna a pele muito rgida e retrada, o que pode atrapalhar os movimentos da respirao. Neste caso necessria a escarotomia, uma inciso cirrgica da pele de modo a impedir a que a falta de elasticidade da mesma cause compresso das estruturas internas. Como as mos so reas de intensa articulao e movimento, cicatrizaes de queimaduras podem ser muito limitantes. Por isso, este tipo de queimadura deve sempre ser avaliada por um mdico. Queimaduras circunferenciais so perigosas pois h risco de compresso de estruturas internadas devido ao inchao que qualquer queimadura provoca. No membros podem comprimir nervos e vasos. No pescoo podem comprimir as vias areas. Outra grave complicao a queimadura por inalao de ar quente que pode impedir o paciente de conseguir respirar adequadamente, seja por leso direta dos pulmes

ou por edema e obstruo das vias areas. Quando as leses so de 3 grau a pele no capaz de se cura r sozinha, sendo necessria a implantao de enxertos de pele para que o interior do organismo no fique exposto ao meio externo. Tambm essencial a vacinao contra o ttano (leia: TTANO VACINA E SINTOMAS).

QUEIMADURAS SIMPLES Tratamento e cuidados bsicos


Neste texto vamos abordar as queimaduras leves, aquelas que no necessitam de tratamento em nvel hospitalar. Daremos nfase aos cuidados bsicos e a como tratar pequenas queimaduras. Sugerimos antes a leitura do texto QUEIMADURAS Graus e complicaes onde explicamos como se graduam as queimaduras e quais os critrios de gravidade. Essas informaes sero importantes para uma melhor compreenso deste texto. No deixe tambm de ver: FOTOS DE QUEIMADURAS
Defini o de queimadura leve (queimadura simples)

A maioria das pessoas pensa que uma queimadura leve (ou queimadura simples) algo como aquelas pequenas queimaduras que ocorrem ao se encostar em uma panela quente ou aps um dia de sol sem protetor solar. Na verdade, consideramos queimaduras leves aquelas que no cursam com risco de morte nem causam alteraes metablicas no organismo que necessitem de tratamento intra-hospitalar. Dentro deste conceito podem estar includas queimaduras profundas e com risco de cicatri zao deformante, daquelas que o senso comum nunca chamaria de queimadura simples. A classificao de gravidade da queimadura depende do grau, da causa, do potencial para haver complicaes e, principalmente, da extenso da leso. Portanto, consideramos uma queimadura leve quando:

Queimadura de 1 grau da mo

- Existem apenas queimaduras de 1 grau - A queimadura de 2 grau acomete menos de 10% da superfcie corporal de um adulto (em torno de 7,5 cm no maior dimetro) - A queimadura de 2 grau acomete menos de 5% da superfcie corporal de uma criana ou idoso - A queimadura de 3 grau acomete menos de 2% da superfcie corporal e no h outras leses traumticas associadas.

Alm dos requisitos acima, para ser considerada uma queimadura simples tambm so necessrios que:

Queimadura de 1 grau da perna

- A queimadura seja isolada - No acometa olhos ou grandes reas da face, mos, perneo ou ps. - No envolva completamente grandes articulaes como joelhos ou ombros, por exemplo. - No envolva uma rea do corpo de forma circunferencial (em forma de pulseira, colar ou anel). reas queimadas ficam inchadas e queimaduras circunferenciais podem obstruir o fluxo de sangue para determinada regio. Os critrios acima servem para avaliar a necessidade ou no de internao hospitalar. Entretanto, o fato de uma queimadura no ser considerada moderada ou grave no obrigatoriamente elimina a necessidade de uma avaliao mdica. Qualquer queimadura que destrua a camada superficial da pele ou en volva uma extenso maior que 1% do corpo (equivalente ao tamanho de uma palma da mo) deve ser avaliada por um mdico. O mesmo vale para qualquer queimadura eltrica ou por qumicos. Tratamento das queimaduras simples As primeiras providncias aps uma q ueimadura so esfri -la e limp-la. Comece com gua corrente fria na leso por at 15 minutos. Ateno: a gua deve ser fria, no gelada; nunca coloque gelo nas leses, pois o mesmo tambm pode queimar a pele. Inicialmente no preciso nenhum produto de l impeza especfico, basta gua e sabo simples. NO APLIQUE NENHUMA SUBSTNCIA SOBRE A LESO, principalmente manteiga, leos, pasta de dente, caf etc... Retire qualquer tipo de roupa ou objeto que esteja sobre a leso. Se os mesmos estiverem aderidos, n o force para no lesionar ainda mais a pele; deixe que um mdico resolva o problema. Se a pele estiver danificada, envolva a leso com compressas ou gazes midas (estreis de preferncia). No use materiais que possam ficar aderidos a pele, como algodo. No envolva a leso com ataduras ou qualquer material que faa compresso, proteja a pele sem pression -la. Se houver bolhas, nunca as estoure; se houver pele pendurada, no a arranque. Se houver sinais de pele carbonizada ou morta, deixe o mdico decidi r como proceder. Tenha cuidado na hora de limpar a ferida. Se no houver contra -indicaes, indica-se tomar um analgsico ou anti -inflamatrio (leia: ANTI-INFLAMATRIOS AO E EFEITOS C OLATERAIS) para o controle da dor. Queimaduras de 1 grau ou 2 grau superficial so muito dolorosas. Se a

queimadura for grande, muitas vezes necessrio um analgsico opiide para alvio da dor. Mais uma vez, se a leso for extensa ou houver dano da ca mada superficial da pele, procure atendimento mdico. Todo paciente com queimaduras que deixem expostas camadas mais profundas da pele deve receber vacina contra ttano, se necessrio de acordo com o seu estado vacinal prvio (leia: TTANO VACINA E SINTOMAS ). Se a queimadura for simples, pequena e superficial, pode no ser preciso atendimento mdico e aps o devido resfriamento e limpeza da ferida, pode -se aplicar um hidratante a base de Aloe Vera (babosa ou alos) ou vaselina. Se a pele no estiver intacta, no aplique nenhuma substncia sem indicao mdica, pois as mesmas aumentam os riscos de infeco da ferida. Leia mais: http://www.mdsaude.com/2010/11/queimaduras -cuidadostratamento.html#ixzz1PpNJmqH9

Вам также может понравиться