Вы находитесь на странице: 1из 22

Segurana em sistema oxi-acetilnico

Heintz A Amazonas

O propsito do presente trabalho padronizar procedimentos no que se refere ao uso dos dispositivos de segurana do sistema oxi - acetilnico , tendo em vista que a legislao brasileira, existente na poca da divulgao deste trabalho, no previa a obrigatoriedade do uso de tais dispositivos, ficando a critrio dos profissionais de segurana, o seu uso ou no.

Quanto aos cilindros adota-se no Brasil procedimentos diversos e a respeito da aplicao de plug's fusveis ( NBR 11.749 ), normalmente fica dependendo das normas vigentes nos pases fabricantes (carta AGA S/A anexa), e que aqui os produzem atravs de suas filiais. Mas merece uma certa ateno nossa de profissional offshore a resoluo da ABNT determinada na NBR 12.274 Anexo A Tabela 1 observao B , em que determina que: No caso de cilindros usados em plataformas martimas, a inspeo peridica deve ser feita a cada ano e o "ensaio hidrosttico" no perodo do anexo A.

Acreditamos que a veiculao deste trabalho, nas reas em que so executados os servios com o uso do sistema oxi - acetilnico v concorrer para sua maior segurana.

Este trabalho tem ainda o intuito de levantar discusso entre os profissionais, tornando-os multiplicadores dos temas abordados.

Quando o presente trabalho, foi publicado e apresentado no I Encontro de Manuteno do E&P / Aracaju, no havia a obrigatoriedade amparada por lei, para os procedimentos de segurana nele descritos e recomendados. Esta situao temos a grata satisfao de poder informar "que mudou", com a portaria do Ministrio do Trabalho n. 04 de Julho de 1995, editada no Dirio Oficial de 07 de Julho de 1995, pgina 10.066 Seo I, em que aprova o novo texto e ttulo da Norma Regulamentadora n. 18.

NDICE 1 - Introduo. 2 - Processo de obteno do Acetileno. 3 - Caractersticas e propriedades fsicas e qumicas. 4 - Toxicidade. 5 - Cilindros. 5.1 - Caractersticas externas 6 - Armazenamento. 7 - Cuidados diversos. 8 - Soldagem e Oxi - Corte . 9 - Retrocesso de chama. 10 - Dispositivos contra refluxo de gs e retrocesso de chamas. 10.1 - Vlvulas uni-direcionais. 10.2 - Dispositivos contra retrocesso de chama. 11 - Tipos de maarico. 12 - Recomendaes no uso. 12.1 - Importncia da boa manuteno. 12.2 - Apagar o maarico. 12.3 - Desativar o suprimento de gs. 12.4 - Acender o maarico. 12.5 - Procedimentos incorretos. 12.6 - Chama oxidante. 12.7 - Chama dividida. 12.8 - Trabalho em ambientes confinados. 13 - Regulamentos / Legislao de Segurana.

14 - Anexos. 14.1 - Carta da AGA de 05/05/95. Ref. Dispositivos de alvio de presso em cilindros de gases. 14.2 - NBR 12.274 14.3 - Xerox de Reportagens

1 - INTRODUO: O acetileno C 2 H 2 um gs puro que necessita ser dissolvido quando sob presso e que tem origem no carbureto de clcio CaC2 , que por sua vez produzido pela fuso do cal e do carbono sob a influncia das elevadas temperaturas dos fornos eltricos o cal e o carbono se combinam resultando o carbureto de clcio lquido que flu do forno caindo em formas onde se esfria, formando grandes blocos, que a seguir so triturados e classificados em vrias granulometrias.

2 - PROCESSO DE OBTENO DO ACETILENO: produzido, reagindo-se o carbureto de clcio com gua em geradores prprios para esta finalidade. A reao qumica do tipo exotrmica (libera calor). O acetileno assim gerado, posteriormente resfriado, purificado ,lavado, comprimido e finalmente acondicionado em cilindros apropriados, que iremos falar mais adiante. Sua composio qumica C 2 H 2 das mais simples dos compostos orgnicos no saturados e compe-se de 7,47% de hidrognio e 92,24% de carbono.

3-CARACTERSTICAS E PROPRIEDADES FSICAS E QUMICAS. um gs combustvel, asfixiante, anestsico, incolor, inodoro quando 100% puro. Comercialmente distribudo com impurezas o que lhe d o cheiro caracterstico de alho, devido principalmente s suas pequenas impurezas da fosfina e de gs sulfdrico.
y
y

Sinonmia: Etino Frmula: C 2 H 2

y y y y y y y y y y y y y y y y y y y

y y

ONU: 1001 Ponto de Fuso: - 81,8 C (890 mm) Ponto de Ebulio a 1 atm.: - 84 C Solubilidade em gua: Pouco solvel Solubilidade solv. org.: lcool , Acetona e Dimetilformianina (DMF). Presso de Trabalho: 0,12 Mpa ou 1,2 bar. Presso de vapor (bar) a 20 C = 43,2. Ponto de Fulgor: 17,8 C. Temperatura de Auto Ignio: 300 (O 2 ) e 335 C(Ar). Temperatura Crtica: 36,3 C. Presso Crtica : 63,66 Kg/cm2 abs. Temperatura da Chama Normal com Oxignio : 3106 C. Densidades: Relao ao ar = 1: 0,91 a 21 C Relao a gua: 1,09 kg/ m3 . LIE (Limite Inferior de Explosvidade) - 2,5% (Ar) 3% (O2) LSE (Limite Superior de Explosividade) - 82% (Ar) 93% (O2 ) Classificao do Risco: Altamente inflamvel. Classe de Incndio: "B" Agentes Extintores: P qumico, CO2 , Halon ou outro agente que atue por abafamento e estancar o vazamento, resfriando-se o cilindro durante 24 hs e desembarca-lo o mais breve possvel. Materiais incompatveis: Reage vigorosamente com materiais oxidantes. Reage explosivamente na presena de cobre, prata, flor, cloro e mercrio. Dever ser evitado qualquer contato entre o acetileno e estes metais, como, com os seus sais, compostos ou ligas de alto teor. Quando submetida a presso, ou seja a 2,10 Kg/cm2 ( 30 PSI ou 2 ATM ) pode explodir por decomposio o que acontece tambm quando submetido a choques sem a presena de ar ou fonte de ignio, e quanto maior a presso, menor a energia necessria para o seu desencadeamento. 4 - TOXICIDADE

Classificao da toxicidade (THR): Ligeiramente narcotizante. Limites de tolerncia: (Mac) 5000 ppm no ar (no confirmado) Vias de absoro - Respiratria.

5 - CILINDROS

A carcaa do cilindro composta por duas chapas repuxadas, ligadas entre si por uma solda , chamada de meio corpo.

Alem dessa solda , existem duas outras, a do colarinho ou garganta , na parte superior e a do p-de-rolamento, na parte inferior. Para que o cilindro de acetileno seja transportado com segurana e presses acima de 1 Kg/ cm2, o que torna o acetileno altamente instvel e que pode se decompor violentamente em seus elementos constituintes (hidrognio e carbono) eles so totalmente preenchido com massa porosa, composta de carvo de lenha, terra infusria (material constitudo essencialmente por slica hidratada), asbesto e um cimento de ligao, Sendo seus poros visveis a ampliaes maiores de 500 vezes. Na sua fabricao, a massa misturada com gua at tomar uma consistncia pastosa, e introduzida nos cilindros, que so sacudidos continuamente e depois mantidos em estufa a temperatura prxima a 250 C. Isso ocasiona uma ligao do cimento, ficando os cilindros, no final da operao de secagem, completamente cheios de massa porosa. No topo da massa porosa, logo abaixo da rosca do colarinho, existe uma cavidade cilndrica que permite a colocao de amianto, feltro e telas, constituindo um conjunto cuja funo evitar a entrada de chamas para dentro do cilindro e reter as impurezas que porventura existam dentro dos mesmos. Alm da massa porosa, o cilindro de acetileno, para poder receber o gs, deve estar cheio de acetona, na qual o acetileno ir dissolver-se. O acetileno dissolvido na acetona distribu-se uniformemente por todos os poros da massa, evitando a formao de bolses, onde o acetileno livre, em estado gasoso, formaria aglomerados, que com o menor impacto, poderia decompor-se e ocasionar a exploso do cilindro . Assim, agora temos condies de comprimir o acetileno , evitando claro, uma compresso muito rpida, e chegando at a presso final de enchimento de 28,2 kgf/cm2, o que aps o assentamento do gs devera cair para 17,6 Kgf/cm2 , a 21 C. O acetileno dissolve-se em acetona, sendo que 1 volume de acetona dissolve 25 volumes de acetileno , para cada atmosfera de presso . Assim, se a presso for de 15 ATM , 1 litro de acetona dissolvera 15x25 = 375 litros de acetileno. No acetileno, CO2 , N2O, etc ... onde as fases lquida e gasosa coexistem a avaliao de carga existente no cilindro feita por pesagem. No cilindro de acetileno quando de sua carga ou recarga injetado acetona, agente estabilizador, na forma lquida e o acetileno na forma gasosa. O acetileno, quando em garrafas vendido por quilo (Kg). Um quilo(kg) de acetileno corresponde , aproximadamente, a 863 litros .

5.1 -Caractersticas externas:

Normalmente so equipados com "bujes fusveis", pequenos "plugs" atarraxados no topo e/ou no fundo do cilindro cuja parte central composta de chumbo, estanho e bismuto/cdmio, fundido-se em temperaturas prximas a 80 C funcionando assim como dispositivo de alvio em situaes anormais de alta temperatura como num incndio, por exemplo, evitando a exploso do cilindro. Se, porventura, o cilindro de acetileno for submetido a um calor excessivo, haver a fuso da liga estanho-cdmio que permitir imediatamente, a sada de acetileno do interior do cilindro evitando, assim, um aumento interno de presso com efeitos desastrosos. Obs. O referido dispositivo de segurana no utilizado por todos os fabricantes, que de acordo com a ABNT / NBR 11.749 - Especificao de vlvulas de cilindros para gases comprimidos , descreve que a utilizao ou no deste dispositivo de segurana fica a cargo do fabricante. A partir da cada um segue a legislao dos pases de origem (matriz). Ex.: White Martins - possui, de acordo com a legislao americana. AGA - No, que cumpri a legislao europia ( DIN / Alem ). Todos os cilindros devem possuir em seus colarinhos, marcaes que devem ser bem visveis, de modo que permitam o fcil reconhecimento, e devem conter:
o o o o o

O nmero de fabricao do cilindro, Identificao do fabricante, A data do teste de fabricao do cilindro (ms e ano), A presso de trabalho, A tara do cilindro em Kg.

S que normalmente, estas marcaes no se apresentam visveis, quando no destino final. O cilindro de Acetileno no possui prazo para revalidao de teste hidrosttico, tendo em vista o seu contedo ser preenchido com massa porosa, apesar da Norma PETROBRS N 18 A, determinar a sua verificao. Vale destacar, o no atendimento pelas engarrafadoras das condies em que so entregues os cilindros de Oxignio , Argnio e outros que atendem as nossas unidades martimas, e que so preceituados pela

ABNT atravs da NBR 12.274 Anexo A Tabela 1observao B , que determina: No caso de cilindros usados em plataformas martimas, a inspeo peridica deve ser feita a cada ano e o "ensaio hidrosttico" no perodo do anexo A. (Veja Nota abaixo)
Observem que o Anexo A da NBR 12.74 no menciona ensaio hidrosttico e sim Intervalo mximo entre inspees peridicas Lembro ainda que na NBR 12.274 no item 4.3 Inspeo Peridica sub-item 4.3.2 determina que: A inspeo peridica compreende tambm as verificaes constantes em 4.2.1 e mais as seguintes: y y y y Inspeo visual interna, Avaliao da massa do cilindro (pesagem) Inspeo das roscas do gargalo e colarinho; Ensaio hidrosttico Como vocs podem observar o Ensaio hidrosttico um dos sub-itens da inspeo peridica, e o subttulo existente no Anexo A - Tabela 1 - Intervalos entre inspees peridicas, determina que a inspeo peridica deve ser feita a cada ano e o ensaio hidrosttico dentro do perodo estipulado no anexo, isto nos parece discordante tendo em vista que o ensaio hidrosttico um dos sub - itens das inspees peridicas. Aps as inspees peridicas , conforme determinao da NBR 12.274, deve ser realizado. Item 4.3.4 - Depois da aprovao do cilindro as seguintes operaes complementares devem ser realizadas: y y marcao; pintura e identificao. Nota : De acordo com representante de uma grande engarrafadora em palestra no auditrio do E&P BC, em 05/08/98 tendo como tema SEGURANA E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS, "eles entregam e recebem os cilindros em terra, sendo assim os mesmos no tem como saber se os cilindros trabalharam em plataformas martimas , portanto resguardados pela lei ". (Volta)

6 - ARMAZENAMENTO

Os cilindros devem ser armazenados longe de quaisquer fontes de calor. A temperatura do cilindro no deve ultrapassar 50 C, em virtude do aumento da presso interna, decorrente do acrscimo da energia cintica do sistema acetileno - acetona. A separao entre os cilindros de oxignio e acetileno, pode ser obtida mediante o distanciamento mnimo de 06 mts ou de barreira no

inflamvel de 1,5 mts de altura com resistncia ao fogo de no mnimo 30 minutos. necessria a separao entre os cilindros vazios e os cheios. Para efeito de sinalizao, devem-se marcar os cilindros vazios a giz, com a palavra vazio. O armazenamento de cilindros, cheios ou vazios, deve estar afastado de, no mnimo, 04 mts dos cilindros em uso. Os cilindros vazios, devem permanecer com as vlvulas fechadas, uma vez que contm acetona, que poderia ser liberada com o aumento da temperatura, vale lembrar que a acetona ( propanona ) , Lquido incolor, voltil, com cheiro agradvel, usado como solvente em inmeras indstrias; [Frm.: CH3COCH3.] possu , Limite Inferior de Explosividade = 2,15% e Limite Superior de Explosividade = 13,0%, , podendo se chegar facilmente ao risco de exploso, tanto pelo aumento de temperatura, de presso ou inclinao do cilindro, que propicie pequenos vazamentos . A vlvula do cilindro de acetileno deve ser obrigatoriamente coberta por uma tampa/capacete. Na falta da tampa de proteo/capacete, um golpe acidental sobre a vlvula pode levar quebra da mesma com a conseqente inundao do ambiente, possibilitando a ocorrncia de exploso ou princpio de incndio. Os cilindros de acetileno devem permanecer sempre na vertical, seja no armazenamento, no transporte ou na sua utilizao. Se um cilindro de acetileno for inclinado, durante seu uso, a acetona poder influir na qualidade da soldagem, como tambm na segurana do cilindro, uma vez que parte do acetileno passar a estar submetida a presses superiores a 1 ATM, sem a proteo da acetona, que tem o efeito estabilizador. A rea de armazenamento de acetileno deve ser sinalizada com placas de advertncia, proibindo fumar, produzir ou alimentar chamas 7 - CUIDADOS DIVERSOS Presso de trabalho da vlvula reguladora de presso: mximo de 1,5 Kg/cm2 , pois acima disso haveria arraste de acetona. O acetileno produz uma temperatura de chama at 3.106 C. Os cilindros de acetileno no devem ser submetidos a impactos (queda, choque mecnico, etc...), o que pode danificar o cilindro, a vlvula, os bujes fusveis, dependendo do fabricante, e at mesmo quebrar internamente a massa porosa, o que constituiria srio risco de exploso, dado que , na regio da fissura, parte do acetileno estaria submetida a

presses superiores a 1 ATM, sem o efeito da proteo da massa porosa e do agente estabilizador "acetona" e quanto maior a presso, menor a energia necessria para o seu desencadeamento. Se um cilindro estiver sendo utilizado em reas de solda a arco eltrico, todas as medidas devem ser adotadas para evitar o contato de cilindros com o circuito eltrico. O contato de um eletrodo de solda energizado ou mesmo um cabo energizado com um cilindro de gs, implica no s a possvel condenao do cilindro, como tambm riscos de exploso. Pois haver a queima da massa porosa, consequentemente queima de acetileno e acetona, acarretando aumento de temperatura e presso interna bem como haver o efeito de terra com o cilindros sofrendo a descarga. Para se obter com segurana a mistura do acetileno com o oxignio no maarico, h necessidade de se trabalhar com presses bem balanceadas, de acordo com o maarico utilizado. 8 - SOLDAGEM E OXI - CORTE. A soldagem e corte oxi-acetilnico um dos processos de unio ou separao de metais por "fuso" simples. Sendo necessrio uma fonte de calor de alta temperatura, proveniente de maarico alimentado a gs e que a temperatura de ignio (ao 1.150C) do metal deve ser mais baixa do que a do ponto de fuso. Na realidade, um processo de combusto, quando um ao cortado ou fundido, o ferro reage com oxignio, produzindo xido de ferro. Os xidos de ferro formam uma escria fundida que pode ser facilmente removida da zona de reao, por jatos de O2 que tem a funo de manter , alimentar e aprofundar a fonte de calor no necessitando mais de uma concentrao to acentuada do gs combustvel do sistema oxiacetilnico, pois com 40% de oxignio no ar, a velocidade de combusto ser dez vezes mais alta do que o normal . Uma das condies fundamentais que se deve cumprir para que o processo funcione que os produtos de combusto (xidos) devem ter um ponto de fuso mais baixo que o do prprio metal.

9 - RETROCESSO DE CHAMA. Isto ocorre quando por qualquer motivo a velocidade de sada dos gases fique menor do que a velocidade de combusto , e se dividem em retrocesso momentneo , sustentado e total.

Retrocesso momentneo: a queima retrocede ao interior da ponteira do maarico com um estalo. A chama se apaga e volta a se acender na ponta do bico. Retrocesso sustentado Com a seqncia do retrocesso momentneo haver um aumento na temperatura interna da ponteira e conseqente dilatao que tornar cada vez menor a velocidade de sada dos gases ( a velocidade de sada dos gases inversamente proporcional, ao quadrado do dimetro da ponteira) e como a velocidade de combusto permanece constante, pois s depende da mistura dos gases a queima se dar cada vez mais para o interior do maarico, cmara de mistura, neste instante o maarico comear a emitir um rudo caracterstico, silvo, e se no fechar as vlvulas, o injetor se fundir. Com a continuidade do processo de retrocesso, esta queima que se d na cmara de mistura ir ocasionar onda de choque pressionando o oxignio e o gs combustvel para trs, fluxo revertido, para o interior de seus dutos respectivos ou jogando para o duto de menor presso. Se deixarmos que a queima da mistura prossiga cada vez mais no sentido inverso, ao da sada dos gases, ela ir at a fonte supridora e se no houver um dispositivo de segurana (vlvula corta-chama seca) haver exploso . Este recuo de chama, ou melhor, queima de mistura desde a extremidade da ponteira at a fonte supridora chamado de retrocesso de chama total . Geralmente o retrocesso de chama se d quando a ponteira se aquece demasiadamente havendo dilatao das partes calibradas do maarico ou uma partcula de metal cria uma obstruo do bico do maarico ou ainda uma excessiva aproximao da ponteira a poa de fuso da solda , dependendo da velocidade com que o jato de Oxignio sa do bico de corte, sua periferia, suciona estes gases de combusto, reduzindo sua pureza perifrica. Quanto maior a velocidade maior a suco. Isto nos pode levar a pensar que quanto maior a presso, maior a contaminao, o que no verdade, pois aumentando a presso, aumenta-se tambm a quantidade de oxignio por unidade de tempo . Um maarico bem cuidado e o emprego de presses corretas reduzir os retrocessos de chama ao mnimo.

10 - DISPOSITIVOS CONTRA REFLUXO DE GS E RETROCESSO DE CHAMAS.

10 .1 -Vlvulas unidirecionais.

As vlvulas unidirecionais so instaladas no maarico tanto na conexo do gs combustvel como na do oxignio. Em muitos casos, o maarico j possui vlvulas unidirecionais. Tais equipamentos evitam, com eficcia, o refluxo de gs. O refluxo a causa mais comum de retrocesso total do gs. Por outro lado, as vlvulas unidirecionais no impedem que o retrocesso da chama ocorra.

Para que uma vlvula seja realmente eficiente preciso que seja verificada regularmente, de preferncia a cada seis meses, portanto temos que criar procedimentos de controle .

Esta recomendao de verificao regular, das vlvulas unidirecionais ou corta chamas , por perodos determinados, no foi considerada na reviso da NR 18, publicada no Dirio Oficial de 07 de Julho de 1995.

10.2 - Dispositivos contra retrocesso de chama.

Os dispositivos contra retrocesso da chama so eficazes na preveno do retrocesso total at o cilindro ou at o sistema de fornecimento, o que poderia causar srios acidentes. Os equipamentos contra retrocesso esto disponveis em duas formas: dispositivos contra retrocesso da chama para maarico e dispositivos contra retrocesso da chama para reguladores e sistemas centralizados de gs.

Os dispositivos contra retrocesso da chama para maaricos so montados diretamente no maarico e tem duas funes. Para a chama em caso de retrocesso momentneo, com o auxlio do dispositivo contra retrocesso da chama e evitam o refluxo com o auxlio de uma vlvula unidirecional embutida.

O dispositivo contra retrocesso da chama um filtro de metal sinterizado, normalmente de ao inoxidvel. O gs pode passar, mas a chama se apaga por causa do efeito de dissipao de calor que ir ocasionar aumento de presso interna, aps o filtro , acarretando o fechamento da vlvula unidirecional. (figura 1)

Os dispositivos contra retrocesso da chama para reguladores so montados diretamente no regulador ou no posto de utilizao das centrais de gases. Alm de evitar o refluxo com o auxlio da vlvula unidirecional a apagar a chama depois de um retrocesso com o auxlio de um dispositivo contra chama, os referidos equipamentos para reguladores, tambm, podem ter as seguintes funes: * Interrompe o fornecimento de gs em caso de retrocesso. A onda de choque de presso que acompanha o retrocesso ativa uma vlvula de fechamento que pode ser reposicionada depois do retrocesso. Os fabricantes de equipamentos solucionaram este problema de diversas formas. O reposicionamento pode ser feito atravs de boto, alavanca ou pino. importante que se possa reposicionar o dispositivo contra retrocesso para reguladores, mas isto no significa que fcil faz-lo. O operador deve levar em considerao o que causou o retrocesso, corrigindo eventuais defeitos, antes de iniciar o trabalho.

Obs.: Quando se usa uma vlvula de reposicionamento por pino comum verificarmos que o usurio retira o pino para usar a corrente que o acompanha como, adorno, e quando necessrio a sua utilizao pega um eletrodo retira o seu revestimento e insere no dispositivo, acarretando sedimentao de material de revestimento no interior e consequentemente forando o dimetro de reposicionamento da vlvula. * O fechamento ativado Trmicamente evita que o gs flua para fora do cilindro em caso de incndio . Se esta funo for ativada, o dispositivo contra retrocesso da chama, no pode ser reposicionado, precisa ser substitudo e/ou reparado.

A vantagem de um dispositivo contra retrocesso da chama para regulador ou posto de utilizao que sua capacidade de fluxo pode ser muito maior que a dos dispositivos contra retrocesso para maarico que tem que ser pequeno e leve, ou seja o que reduz a sua capacidade de fluxo. Desta forma, a queda de presso ao longo do equipamento , portanto, maior. A desvantagem do dispositivo contra retrocesso da chama para o regulador que ele no impede exploses nas mangueiras. Assim, o melhor nvel de segurana obtido se forem usados equipamentos contra retrocesso da chama tanto para o maarico quanto para o regulador. Os dispositivos contra retrocesso da chama devem equipar no s o lado do gs combustvel, mas tambm o lado do oxignio. Um dispositivo contra retrocesso da chama no regulador do oxignio pode, por exemplo, evitar que o oxignio continue a fluir em caso de incndio. Isto muito importante, pois o oxignio aumenta a velocidade de combusto.

11 - TIPOS DE MAARICO.

Para entender o que ocorre no retrocesso da chama , preciso entender e conhecer como feito um maarico. Dependendo do princpio da mistura , classificamos os maaricos em maaricos injetores e maaricos misturadores . Os princpios esto ilustrados nas figuras a seguir. No maarico injetor, que trabalha com baixa presso, a presso do gs combustvel " sempre menor" que a presso oxignio. Os gases so misturados quando o fluxo de gs suciona / arrasta o gs combustvel ao passar pelo bico injetor. De acordo com a ISO, os maaricos injetores sempre devem estar marcados com o smbolo I. No maarico misturador , as presses de entrada de gs do combustvel e do oxignio so iguais. De acordo com a ISO, os maaricos misturadores sempre devem estar marcados com o smbolo II. 12 - RECOMENDAES NO USO:

12.1 - Importncia da boa manuteno:

Ha certas partes no maarico que exigem preciso da ordem de centsimos de milmetros. Para que tal instrumento de os servios para os quais foi projetado e construdo, necessrio da parte dos soldadores, um cuidado todo especial na sua manuteno. As inspees devem ser freqentes. As ponteiras, o injetor, as sedes das vlvulas, devem ser

conservadas limpos. As partes danificadas devem ser substitudas. Sobretudo, no devem ser usados instrumentos cortantes na limpeza das ponteiras. As vlvulas de reteno (unidirecionais e corta-chama) devem ser verificadas periodicamente para verificao de vedao do fluxo reverso. As freqncias de inspeo depende da intensidade do uso. As vlvulas de reteno (unidirecional) evitam o fluxo reverso dos gases, mas no evitam o retrocesso de chamas. Para isso existem as vlvulas de segurana corta chama seca (metal sinterizado de inox para adaptao nos cilindros e maarico).

12.2 - apagar o maarico.

Se a vlvula de oxignio for fechada antes da vlvula de acetileno, h riscos de retrocesso de chama, uma vez que o acetileno continuaria a queimar na cmara de mistura provocando a produo de fuligem nos bicos e o entupimento. sugesto:- Fechar a vlvula de acetileno do maarico e em seguida, fechar a vlvula de oxignio. 12.3 - desativar o suprimento de gs. Se o sistema permanecer pressurizado por muito tempo, o envelhecimento das mangueiras e dos diafragmas dos reguladores de presso ser acelerado, alm do que, o menor vazamento que acidentalmente possa existir ser suficiente para inundar o local e caracterizar o risco de exploso. Se o servio tiver de ser interrompido por mais de 15 minutos, deve-se soltar a presso do regulador, na seqncia de operaes, a serem descritas, primeiro para o acetileno e em seguida, para o oxignio a) Fechar a vlvula do cilindro; b) Abrir a vlvula do maarico at que o ponteiro do manmetro de alta presso do regulador chegue a zero; c) Soltar o parafuso de regulagem girando-o no sentido anti-horrio at ficar solto; d) Fechar a vlvula do maarico, e) Detectar vazamentos.

E possuindo este costume o usurio esta propenso ao "retrocesso de chama", pois a sua vlvula reguladora, estar lhe mascarando a vazo, acarretando velocidade de sada menor que a velocidade de combusto conseguindo que os gases da combusto tenham maior volume e presso acarretando o retorno dos gases de sada para cmara de mistura.

O regulador de presso um dispositivo pneumtico projetado para reduzir a presso para um valor definido e mante-la constante, mesmo que a presso admissvel seja varivel .(fig. 2 e 3)

12.4 - acender o maarico.

Se forem utilizados isqueiros comuns, podero ocorrer srias exploses em virtude da quantidade de gs comprimida no isqueiro. Utilizar somente isqueiro apropriado para o acendimento de gs; ele deve produzir somente centelhas e no possuir reservatrio de combustvel.

Se o maarico for aberto dando vazo de acetileno atmosfera, e decorrer um intervalo de tempo um pouco longo at que se acenda a chama, haver o enriquecimento da atmosfera com acetileno e o conseqente risco de exploso. Se depois de alguns segundos de vazo de acetileno atmosfera no for obtida a ignio, deve-se fechar a vlvula do maarico e promover-se a ventilao do ambiente antes de qualquer nova tentativa. Deve-se evitar a insistncia com maaricos defeituosos, menor suspeita.

12.5 - procedimentos incorretos. Tocar a poa de fuso com a chama primria, ou aproximar exageradamente o maarico da soldagem, so procedimentos errados que, alm, de causarem defeitos na junta soldada, criam o risco de retrocessos de chama e consequentemente, de exploses. Deve-se determinar a distncia correta entre o maarico e a zona de fuso, utilizando-se como referncia a zona de maior temperatura da chama.

12.6 - chama oxidante. Excesso de oxignio - Produz centelhamento excessivo Providenciar regulagem das presses.

12.7 - chama dividida. Indica a presena de impurezas na regio interna do bico do maarico, o que pode ser tambm detectado pela mudana do som caracterstico da chama. Nestes casos, existem riscos de obstruo total ou parcial do bico do maarico, o que pode levar a conseqncias diversas, desde um simples engolimento de chama, at a exploso provocada por retrocesso de chama. Existe tambm o risco de projeo das impurezas na poa de fuso, alm da chama produzida com bicos semi-obstrudos no ser adequada para a soldagem .

Deve-se, nestes casos, apagar a chama e limpar o bico do maarico com agulha apropriada para esse fim, e com uma pequena vazo de oxignio, obtida com uma ligeira abertura da vlvula de oxignio do maarico. 12.8 - trabalho em ambientes confinados. Embora no produza altas concentraes de fumos metlicos como o processo a arco eltrico, o processo oxiacetilnico tambm libera fumos, conseqentes da condensao de vapores da poa de fuso, que associados aos gases de combusto (CO e CO2) e fosfina e outros gases que so comumente encontrados como impurezas no acetileno. Podem causar leses ou irritaes ao aparelho respiratrio do soldador e de seus auxiliares. Tcnicas de ventilao diluidora ou exaustora, associadas utilizao de mscaras providas de filtros qumicos, se estas se fizerem necessrias como equipamento complementar ou de utilizao provisria .

13 - REGULAMENTOS / LEGISLAO DE SEGURANA

PAS

Vlvulas de . Reteno. Obrig. Recom.

Dispositivo c / Retr.maarico Obrig. Recom.

Dispositivo c / retr.regulador Obrig. Recom.

Teste Org. de Teste / Peridico Normas

ACET. BRASIL OXIG. ACET. USTRIA OXIG.

X NR 18 - MT.

X X SIM, uma vez a cada 2 anos

D.O 07 jun 95

- NDm M - 7850

ACET. BLGICA OXIG.

X NO Apragaz

ACET.
DINAMARCA

X *1 X SIM, todo ano Arbejds-tillsynet

OXIG.

ACET. ESPANHA OXIG. ACET. E.U.A. OXIG. ACET. FINLNDIA OXIG. ACET. FRANA OXIG. ACET HOLANDA OXIG ACET. ALEMANHA OXIG. ACET. HUNGRIA OXIG. X X X X X X NO AEEF (ACE) X SIM, uma vez por ano. X SIM Arbeids-Inspectie NO Institute Soudure X X X NO VTT NO UL NO

TRAC / BAM

ACET. ISLNDIA OXIG. ACET. NORUEGA OXIG. X


PAS Vlvulas de

NO

X NO X

Dispositivo c Dispositivo c / / retr.regulador retro.maarico Reteno Obrig. Recom. Obrig. Obrig. .Recom. Recom.

Teste Peridico

Org. de Teste / Normas

ACET.
REINO UNIDO

X NO X X NO SA BS 6158

OXIG. X ACET. SUCIA. OXIG. X ACET. SUA. OXIG. X X X

X X NO X BAM SVS

OBRIG.= OBRIGATRIO RECOM.= RECOMENDADO *1 - Legislao sobre sistemas centrais de gases. Recomendado para equipamentos mveis de solda.

BIBLIOGRAFIA:

Manual de Emergncia - Pr qumica - ABIQUIM Manual de Segurana DPSE/SESEMA A.B.N.T. - Ass. Bras. de Normas Tcnicas - EB - 160. Normas PETROBRS -N - 2349 - "Segurana nos trabalhos de soldagem e corte". N - 18 A - "Preservao e Manuseio de Acetileno". Solda Oxiacetilnica - Senai R.J - Centro de Tecnologia de Solda. Gases e Equipamentos para Solda e Corte Oxi-Acetilenicos - AGA Segurana em gases comprimidos - WHITE MARTINS Reviso da NR 18 - Condies e Meio Ambiente de Tabalho na Industria da Construo, publicada no Dirio Oficial de 07 de Julho de 1995, pgina 10.066 Seo I

Agradecimentos:

esposa, companheira e ouvinte, Rosana Kielmanowicz Amazonas, filhos Marion e Marcellino, pelas horas ausentes, mesmo quando presente, ao Engo Spindola , pelo incentivo e estimulo com que sempre acompanhou os meus passos mesmo de longe, quando de gerncia diferente a Ricardo Moura , pelos livros antigos que cedeu e que muito contriburam , pelo apoio na confeco e distribuio de apostila / 96 no mbito do E&P BC , ao TS Cleber Fontes Damasceno, que sempre esteve pronto para ouvir e opinar mesmo longe, ao TS Osvaldo Marendaz Mury pela persistncia e dedicao profissional com que leva adiante e incansvelmente os seus projetos e sonhos, enfim so tantos os amigos, colaboradores e incentivadores, que a folha seria pequena para relacionar, obrigado a todos ...

Elaborado por: Heintz A Amazonas E&P BC - GESEG / GESIN II TS II - PMOL - CM 00 heintz@ep.petrobras.com.br

rokise@fusoes.com.br

Вам также может понравиться