Вы находитесь на странице: 1из 58

BLOCOS e PISOS

BLOCOS PR-FABRICADAS DE CONCRETO T&A PR-FABRICADOS LTDA

T111e

T & A Construo Pr-fabricada Blocos de concreto T & A pr-fabricados LTDA: manual do usurio/ T & A Construo Pr-fabricada. Fortaleza: T & A Construo Pr-fabricada, 2005. P. 1. Blocos de Cocreto. I. Ttulo. CDU: 69.025.3

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto


SUMRIO

BLOCOS e PISOS

Sumrio

1 Introduo ..................................................................................................................................5 2 Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos .................................................................9 3 Alvenaria: Como Projetar a Modulao ....................................................................................15
4 Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra...................................21 5 Execuo de Alvenaria - Marcao ..........................................................................................33 6 Execuo de Alvenaria - Elevao ...........................................................................................45

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Introduo

BLOCOS e PISOS

Captulo

Introduo As modificaes ocorridas nas ltimas dcadas possibilitaram ganhos de qualidade e eficincia que elevaram o patamar das empresas que atuam na construo civil. Essas mudanas aprimoraram a maneira de se construir edifcios, onde a Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto tem papel fundamental nessa revoluo, aperfeioando os mtodos de construo e aprimorando resultado final da obra. O sistema de Alvenaria Estrutural produz modificaes no processo construtivo que acarretam em ganhos de qualidade nunca antes conseguidos com alvenaria convencional. Essas mudanas vo desde: 1)A Compatibilizao de projetos eltricos, hidrulicos, arquitetnicos e estruturais; 2)Utilizao de Blocos de Alvenaria normatizados e com resistncia e durabilidade comprovada; 3)Processos construtivos mais eficientes e racionais, utilizando o potencial da mo de obra e materiais; 4)A dimimuio do tempo de construo, reduzindo assim os custos fixos com pessoal e encargos trabalhistas; 5)Simplificao das estruturas, levando a uma reduo do custo com fundaes, estruturas armadas e frmas. A compatibilizao de projetos um dos pontos fortes dessa eficiente maneira de construir edifcios. Os projetos que envolvem a edificao devem estar compatibilizados e perfeitamente adequados entre si e ao mtodo de construo. Assim quando se inicia as obras, as dificuldades encontradas com relao a instalaes eltricas, hidrulicas, lgica e sanitrias, tero sido solucionadas na etapa de projeto, garantindo velocidade a obra e baixo desperdcio no canteiro de obras.

BLOCOS e PISOS

Introduo

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Unindo-se ao fato de que o engenheiro de campo, ao possuir no canteiro de obras projetos mais elaborados e detalhados, possibilita ento a construo torna-se mais veloz e todos os operrios envolvidos desfrutam de um ambiente mais seguro e confivel para exercer suas funes. Os Blocos de Concreto para Alvenaria Estrutural seguem as normas da ABNT e possuem dimenses e resistncia normatizadas. Os engenheiros realizam os projetos de clculo estrutural onde o desempenho das estruturas est diretamente ligado as caractersticas conhecidas dos blocos. Assim dominam-se todos os elementos que compem a estrutura dos edifcios, condio necessria para o clculo das estruturas que envolvem o projeto. A implementao do sistema de Alvenaria estrutural na obra acarreta em mudanas que vo desde a estocagem dos materiais os exigidos por esses materiais no canteiro de obra.

Foto 01: T&A Blocos e Pisos ( Salvador )

Foto 02: T&A Blocos e Pisos ( Recife )

envolvidos, blocos, argamassa, ao e agregados, bem como a maneira como eles so transportados e manuseados dentro do canteiro. O mtodo possibilita menor utilizao de concreto e ao, reduo considervel na quantidade de formas diminuindo assim substancialmente os espaos exigidos por esses materiais no canteiro de obra.

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Introduo

BLOCOS e PISOS

A preciso das alvenarias proporciona paredes mais alinhadas e retas, dessa forma trabalha-se com uma reduo na espessura do revestimento externo e interno, trazendo uma economia de material e diminuindo o peso prprio de toda estrutura do edifcio. Seguindo esse panorama de mudanas e evoluo na construo civil, a T&A Pr-Fabricados, empresa que se destaca por sua natureza inovadora , acredita no futuro e nas possibilidades trazidas pela alvenaria estrutural com blocos de concreto. Possuindo duas modernas fbricas onde produz Blocos de Concreto para alvenaria estrutural e alvenaria de vedao, alm de pisos intertravados de concreto, todos esses normatizados e atendendo as especificaes da ABNT. Esse manual, elaborado em conjunto com a equipe de engenheiros da T&A Pr-Fabricados, tem a finalidade de demonstrar passo a passo, e de forma sucinta, o processo de construo de edifcios em alvenaria estrutural utilizando blocos de concreto. A empresa coloca-se, desde j, a disposio de toda a comunidade de engenheiros atravs de uma equipe tcnica composta por engenheiros, arquitetos e profissionais especializados, dando suporte a todos seus clientes desde a etapa de projeto a execuo de obras onde alvenaria estrutural com blocos de concreto torna-se uma realidade vivel, no aspecto de eficincia e economia.

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos

BLOCOS e PISOS

Captulo

2 Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos As paredes de blocos de concreto so montadas a partir das unidades de alvenaria - os blocos. Portanto, imprescindvel que eles obedeam s caractersticas estabelecidas para que se obtenha o mximo de vantagens oferecidas pelo sistema. Definindo o tipo de bloco Antes de sair a campo catando blocos, importante escolher aquele que atender melhor ao sistema. Quem define o tipo, ou a famlia, o arquiteto. Caber ao engenheiro de estruturas informar a classe de resistncia que ser adotada. A normalizao brasileira define basicamente dois tipos de blocos de concreto, de acordo com sua aplicao: Bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem funo estrutural (NBR 7173/82),que chamaremos de bloco de vedao, Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural (NBR 6136/1994), que chamaremos de bloco estrutural. Uma das caractersticas importantes, que o bloco dever ser vazado, ou seja, sem fundo, aproveitando-se os furos para a passagem das instalaes e para a aplicao do graute (concreto de alta plasticidade). No tendo fundo, h tambm uma grande economia de argamassa de assentamento. A norma brasileira faz uma designao dos blocos tomando como base a largura, por exemplo M-10, M-15 e M-20, referindo-se s larguras 9, 14 e 19 cm, respectivamente (ver tabela 1). As dimenses padronizadas dos blocos admitem tolerncias de + 2 mm para a largura e + 3 mm para a altura e comprimento.

Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos

BLOCOS e PISOS

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

A famlia 39, designada por M15, possui a dimenses modular do comprimento (20 cm), diferente da largura (15 cm). Tal diferena exige a introduo de blocos complementares com o objetivo de restabelecer a modulao nos encontros das paredes: o 14 x 19 x 34, para amarrao nos cantos, e o 14 x 19 x 54, para amarraes em T.

Famlia 39 ( Dimenes em cm)

14 x 19 x 19

14 x 19 x 34 10

14 x 19 x 54

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos

BLOCOS e PISOS

Apesar de seu comprimento ainda no constar nas dimenses padronizadas da norma de blocos estruturais, existe no mercado a famlia 29, que se enquadra na designao M-15, presente nos blocos de vedao. Os elementos que a compem so o 14 x 19 x 29, 14 x 19x 14, e 14 x 19 x 44. Observa-se que a famlia 29 possui dimenso modular no comprimento igual a da largura (15 cm), no necessitando de bloco complementar para as amarraes nos cantos.
Famlia 29 ( Dimenes em cm)

14 x 19 x 14

14 x 19 x 44

Escolhendo o fabricante H fabricantes de blocos espalhados por praticamente todas as regies do pas. A Norma Brasileira estabelece a fase de qualificao quando se faz a escolha do fornecedor. Nesta fase importante conhecer os resultados dos ensaios de caracterizao dos blocos tais como: anlise dimensional, resistncia compresso, determinao da massa especfica, absoro e retrao por secagem. Procure fabricantes que possuam blocos aprovados em conformidade com as normas tcnicas, que possuam acompanhamento de um laboratrio e primem pelo controle da qualidade.

11

Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos

BLOCOS e PISOS

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Como fazer o pedido Antes de efetuar o pedido, faa uma programao com antecedncia da entrega dos blocos, evitando atrasos, falta de peas e outros inconvenientes. No momento da solicitao, informe: Tipo do bloco (estrutural, vedao, pigmentado, texturizado etc.) Famlia (as dimenses) Resistncia especificada pelo projetista Quantidade de blocos Se necessrio, programe os intervalos em que sero feitas as entregas. Prefira a entrega em pallets, porque facilitar o descarregamento e a armazenagem no canteiro.

Cuidados no recebimento dos blocos

Tenha no canteiro um espao reservado para a armazenagem, separando os blocos por tipos e classes de resistncia. Facilite o acesso do caminho, a descarga e o transporte do material. Eleja um responsvel que far as verificaes para o recebimento. A verificao dever ser realizada visualmente antes e durante o descarregamento. Os blocos devem ser homogneos, compactos, ter os cantos vivos, sempre livres de trincas e imperfeies que possam prejudicar o assentamento ou afetar a resistncia e a durabilidade da construo. Se forem revestidos, os blocos podem ter superfcie spera, desde que seja homognea. Em uma descarga adequada, a quebra de muitas peas indica blocos com resistncia mecnica insuficiente.

12

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos

BLOCOS e PISOS

Controle Tecnolgico No canteiro de obras, assim que os blocos so recebidos, devem ser separadas amostras para cada lote, para que sejam encaminhadas a um laboratrio e ensaiadas. importante que as amostras sejam coletadas aleatoriamente, representando as caractersticas do lote, seguindo as quantidades estabelecidas pela NBR 6136/94, tabela 6, e NBR 7173/82, itens 6.1 e 6.2 (Veja Tabela 2). As amostras coletadas sero marcadas identificando a data da coleta e o lote e posteriormente, enviadas a um laboratrio para os ensaios.

Ensaios de Resistncia

13

Como Escolher e Controlar a Qualidade dos Blocos

BLOCOS e PISOS

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Para a resistncia compresso e absoro a norma brasileira estabelece os limites, como mostra a tabela 3. No caso dos blocos analisados no atenderem a algum requisito, o fabricante deve ser contatado e providenciada uma nova srie de ensaios. A qualidade do bloco de concreto - unidade bsica da alvenaria - pea-chave no sistema construtivo racional e otimizado. sinnimo de segurana, confiabilidade e economia das Edificaes.

Resumo Para ter certeza de que meu bloco de qualidade e adequado s minhas necessidades, preciso saber: -As especificaes listadas pelo projetista. -A aparncia do bloco. Possui arestas vivas, sem trincas, cantos quebrados ou imperfeies? -Possui estrutura compacta? -Possui dimenses constantes? -O aspecto do bloco homogneo? -O bloco no quebra com facilidade? -Os ensaios de laboratrio comprovam que suas caractersticas atendem s especificaes?

14

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Alvenaria : Como Projetar a Modulao

BLOCOS e PISOS

Captulo

3 Alvenaria: Como Projetar a Modulao Antes de mais nada, uma dica para os iniciantes: procure obter o mximo possvel de conhecimentos sobre o sistema construtivo. necessrio entender como os blocos vazados de concreto se comportam e interagem Modular a alvenaria projetar utilizando-se de uma unidade modular, que definida pelas medidas dos blocos, comprimento e espessura. Essas medidas podem ou no ser mltiplas umas das outras. Quando as medidas no so mltiplas, a modulao quebrada e para compens-la precisamos lanar mo de elementos especiais pr-fabricados ou fabricados em canteiro, como as bolachas, ou utilizar mtodos mais artesanais, como cortar blocos para que se ajustem s cotas necessrias. Tanto as bolachas como os blocos cortados so chamados de elementos compensadores da modulao. Para iniciar a modulao em planta baixa, necessrio definir alguns parmetros. O mais importante deles definir a famlia de blocos a ser utilizada no empreendimento em questo e a largura dos blocos. Esta escolha definir em qual unidade modular faremos o lanamento em planta baixa. Definir a unidade modular o ponto de partida. Mais usualmente, utilizamos duas famlias de blocos: a famlia 29 e a famlia 39. A famlia 29 composta de trs elementos bsicos: o bloco B29 (14 x 19 x 29 cm), o bloco B14 (14 x 19 x 19 cm) e o bloco B44 (44 x 19 x 14 cm). Utilizar a famlia 29 projetar usando unidade modular 15

Fig. 1 - Famlia 29

15

BLOCOS e PISOS

Alvenaria : Como Projetar a Modulao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

e mltiplos de 15, onde 15 a medida do bloco de 14 cm, mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da famlia 29, os blocos tm sempre 14 cm de largura. Ou seja, o comprimento dos blocos sempre mltiplo da largura, o que evita o uso dos elementos compensadores, salvo para ajuste de vos de esquadrias. A famlia 39 composta de trs elementos bsicos: o bloco B39 (39 x 19 cm) e largura varivel; o bloco B19 (19 x 19 cm) e largura varivel e o bloco B54 (54 x 19 cm) e largura varivel. Utilizar a famlia 39 significa projetar usando a unidade modular 20 e mltiplos de 20, onde 20 a medida do bloco de 19 cm, mais 1 cm de espessura das juntas. No caso da famlia 39, os blocos podem ter largura de 14 cm e 19 cm.

Fig. 2 - Famlia 39

Os blocos com largura de 14 cm exigem elementos compensadores, j que seu comprimento no mltiplo da largura. Os elementos compensadores so necessrios no s para ajuste de vos de esquadrias, mas tambm para compensao da modulao em planta baixa. Quando utilizamos os blocos com largura de 14 cm, precisamos lanar mo de um bloco especial, que o bloco B34 (34 x 19 x 14 cm), para ajuste da unidade modular nos encontros em L e em T, para conseguirmos amarrao perfeita entre as alvenarias.

16

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Alvenaria : Como Projetar a Modulao

BLOCOS e PISOS

Iniciando a modulao Projetar alvenarias moduladas com blocos vazados de concreto lembra a montagem de um jogo de peas de encaixes, como o Lego. Modular amarrar um elemento ao outro com juntas alternadas e amarrar as alvenarias, encaixando os elementos de uma e de outra em fiadas alternadas. Complicado? No. Basta saber interagir os elementos construtivos. Da a necessidade de adquirir o mximo de conhecimento sobre o sistema construtivo, como j mencionado. Outra dica para o profissional iniciante: antes de projetar a modulao, procure visitar uma obra onde se esteja executando alvenarias de blocos vazados de concreto. Procure observar como a alvenaria marcada e como os elementos so assentados. Para bem
Fig 3- encontro da famlia 39 ( espessura de 14 cm )
B39 B39 B39 B34

B34

B54

B39

Fig 4 - Encontro das famlias 29 ( espessura de 14 cm )


B29 B29

B29 B29 B29

B29

B44

17

BLOCOS e PISOS

Alvenaria : Como Projetar a Modulao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

projetar necessrio conhecer o que estaremos projetando. Comece a lanar o projeto pelos encontros em L e em T, utilizando ou no os blocos especiais que se faam necessrios. (Veja figuras 3 e 4). Em seguida, feche os vos das alvenarias. Preocupe-se em utilizar ao mximo o bloco B29 quando o mdulo 29, e o bloco B39, quando modular com a famlia 39. Lance os vos das esquadrias e os shafts e avalie as compensaes necessrias (Veja figura 5).
86

SHAFT

SHAFT

SHAFT SHAFT BOLACHAS


99 76 76

86

13

1 - Lancamento dos Encontros

Fig 5 - Fechamento de vos

2 - Preenchimento dos Vos

3 - Modulao Compatibilizada

SHAFT

O fechamento definitivo da modulao em planta baixa, no entanto, s ocorre aps a execuo das elevaes das alvenarias, quando se d realmente o processo de compatibilizao com as instalaes. Somente quando inserimos os vos das janelas, e principalmente os shafts que abrigam as instalaes hidrossanitrias, que conclumos a posio definitiva dos blocos em planta baixa. Dica: nunca envie para a obra a planta baixa das alvenarias moduladas antes da reviso final das elevaes. O primeiro lanamento da modulao pode mudar significativamente aps a compatibilizao. Veja, na figura 6, um exemplo: uma elevao da mesma alvenaria antes e depois da compatibilizao. Para finalizar a modulao, precisamos definir a utilizao de alguns elementos especiais pertinentes a todas as famlias, que so os blocos-canaletas, tambm denominados Bus, os blocos tipo J, os
18

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Alvenaria : Como Projetar a Modulao

BLOCOS e PISOS

BJs, e os blocos compensadores, chamados BCPs. Os blocos canaletas so utilizados para execuo das vergas e contravergas dos vos das esquadrias, para apoio das lajes ou trmino das alvenarias sem laje. Os blocos tipo BJs, utilizados nas paredes externas, dispensam a necessidade de frma na periferia das lajes moldadas in loco e pr-moldadas.

Paginao Parede Antes da Compatibilizao Figura 6

Paginao Parede Aps a Compatibilizao 19

BLOCOS e PISOS

Alvenaria : Como Projetar a Modulao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Seu emprego na alvenaria aparente fundamental. Os blocos compensadores, utilizados normalmente nas paredes internas, tm altura igual altura da aba menor dos BJs. Como exemplo, se temos uma laje de 12 cm de espessura, as abas dos BCPs e a aba menor do BJ ter altura de 7 cm. (Veja figura 7)

Finalmente, importante ter em mente que o projeto a ordem de servio para a execuo da alvenaria, ou melhor, para a montagem da alvenaria. Da a importncia de elaborarmos um conjunto de detalhes compatibilizados tambm com a tcnica construtiva. ltima dica: procure sempre avaliar as solues adotadas e minimize a variabilidade de componentes. Normalmente, as solues simples de um projeto esto associadas facilidade na hora de executar a obra.

20

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

BLOCOS e PISOS

Captulo

4 Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra No incio as alvenarias de pedras, resultantes do trabalho artesanal do mestre pedreiro que reunia habilidade e conhecimento, dependia de uma srie de atividades de outros profissionais como: o mestre ferramenteiro, o mestre carpinteiro, o mestre entalhador..., que seguindo as orientaes do arquiteto executavam o projeto do empreendimento. Ao longo da histria o conhecimento da tcnica construtiva das alvenarias se perdeu e as unidades de alvenaria sem preciso e qualidade, justificadas pelo fato de desempenhar apenas a funo de vedao, refletiram nas dificuldades enfrentadas na implantao da alvenaria com a funo estrutural. A mais de 30 anos, hoje o Processo Construtivo em alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto uma das alternativas de construo mais econmica e vivel para o pas. Sustentado pela qualidade e implementando: capacitao profissional, racionalidade e industrializao nos canteiros de obras, esse processo construtivo milenar vai ao encontro do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat PBQP-H, cuja meta mobilizadora de: Elevar para 90%, at o ano 2002, o percentual mdio de conformidade com as normas tcnicasdos produtos que compem a cesta bsica de materiais de construo. A Prtica Recomendada nmero 1 apresentou os critrios para a escolha de um bloco de concreto de qualidade. Na Prtica Recomendada de nmero 2, foi mostrado como elaborar o projeto modulado e compatibilizado. Neste nmero, iniciamos a primeira parte de uma srie de Prticas a respeito dos procedimentos para a execuo da alvenaria estrutural, apresentando as ferramentas e equipamentos necessrios.

21

BLOCOS e PISOS

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas e Equipamentos Os equipamentos e ferramentas adequados tm uma importncia singular na execuo de qualquer servio. Pelo fato de termos adquirido muitos hbitos ruins durante anos, a indstria da construo civil se torna hoje um campo frtil ao desenvolvimento e mudanas. Mudanas aparentemente simples como a colocao de rodas no suporte do caixote de massa para assentamento, a introduo do esticador de linha, o emprego do fio traador de linhas, resultam num ganho significativo de produtividade, organizam o servio e muda a postura do trabalhador. Antes da apresentao de cada ferramenta e equipamento, a seguir apresentamos uma tabela indicando onde cada um deles utilizado.

22

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

BLOCOS e PISOS

Colher de pedreiro utilizada no espalhamento da argamassa para o assentamento da primeira fiada, na aplicao da argamassa de assentamento nas paredes transversais e septos dos blocos e para a retirada do excesso de argamassa da parede aps o assentamento dos blocos.

Figura 1 Colher de pedreiro para Assentamento da primeira fiada

Figura 2 Colher de pedreiro para retirada do Excesso de argamassa

23

BLOCOS e PISOS

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Palheta (40 cm) Usada para a aplicao do cordo de argamassa de assentamento nas paredes longitudinais dos blocos por meio do movimento vertical e horizontal ao mesmo tempo, conforme (fig. 3).

Figura 3 Palhetaimprovisado

Figura 4 Meia-cana metlica

Obs.: Existem outras alternativas tais como a meia cana metlica e a bisnaga. Demos preferncia para a rgua por ser a mais fcil de utilizao. A meia cana metlica (fig. 4) exige um recipiente com gua para permitir a aplicao da argamassa no bloco e o manuseio da bisnaga no de fcil aprendizado. Bisnaga Sugerimos sua utilizao na aplicao da argamassa nas juntas verticais dos blocos. Tarefa essa que pode ser executada pelo ajudante, proporcionando ao pedreiro maior produo na elevao da alvenaria (fig. 5).
24

Figura 5 Bisnaga

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

BLOCOS e PISOS

Brocha Utilizada para molhar a laje para aplicao da argamassa de assentamento dos blocos da primeira fiada. (fig. 6) Esticador de linha

Mantm a linha de nilon esticada entre dois blocos estratgicos definindo o alinhamento e nvel dos demais blocos que sero assentados. Substitui como mostramos a seguir nas figuras 7 a 9, o artifcio improvisado.

25

BLOCOS e PISOS

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Fio traador de linhas Quando assentamos um bloco estratgico as seguintes operaes so realizadas: locamos o bloco na posiho segundo o projeto, devemos nivel-lo em relao a referncia de nvel, aprum-lo e mant-lo no alinhamento da futura parede. O bloco estar locado quando essas condies forem conseguidas. O emprego do fio traador de linhas elimina dois procedimentos no assentamento desses blocos. A locao e o alinhamento. O fio traador compe-se de um recipiente onde colocamos p colorido, que tinge o fio ao ser desenrolado (ver fig. 10 e 11)

Caixote para argamassa e suporte

Figura 10

Figura 11

O caixote para argamassa de assentamento deve possuir paredes perpendiculares para possibilitar o emprego da rgua (40 cm). O suporte com rodas permite que o pedreiro desloque o caixote com menos esforo e sem necessidade da ajuda do servente (ver fig. 12 e 13).

26

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

BLOCOS e PISOS

Trena de 30 m

Figura 12 - Suporte para caixote de argamassa

Figura 13 - Caixote de argamassa

Utilizada na fase de conferncia das medidas e esquadro do pavimento, antes de iniciar o assentamento dos blocos da primeira fiada (fig. 14). Trena de 5 m Usada pelo pedreiro como procedimento de controle para a garantia da qualidade durante o processo de assentamento da alvenaria. Nvel
Figura 14 - Trena Metlica

Sugerimos o nvel alemo por ser um equipamento simples, eficiente e barato se comparado com o nvel laser, podendo ser fabricado com facilidade. Compe-se de uma mangueira de nvel com 16 m comprimento, acoplada em uma extremidade a um recipiente de gua de aproximadamente 5 l e, na outra extremidade, a uma haste de alumnio com 1,70 m de altura. O recipiente se apoia a um trip metlico com 1 m de altura. A haste de alumnio possui um cursor graduado em escala mtrica de 25 a +25 cm (fig. 15 e 16).
27

BLOCOS e PISOS

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Figura 15

Figura 16 - Nvel Alemo

Rgua prumo-nvel Usada para verificar o prumo e nvel da alvenaria durante o assentamento dos blocos. tambm utilizada na verificao da planicidade da parede. Esta rgua substitui o prumo de face (fig. 17).

Figura 17 - Rgua Prumo-nvel

28

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

BLOCOS e PISOS

Esquadro (60 x 80 x 100) Usado na verificao e na determinao da perpendicularidade entre paredes na etapa de marcao e durante a execuo da primeira fiada. Escantilho Assentado aps a marcao das linhas que definem as direes das paredes em pontos definidos pelo encontro das paredes, com a primeira marca nivelada em relao referncia definida pelo ponto mais alto da laje, garante o nivelamento perfeito das demais fiadas. Equipamento constitudo de uma haste vertical metlica com cursor graduado de 20 em 20 cm e duas hastes telescpicas articuladas 1,20 m de altura. fixado sobre a laje com auxlio de parafusos e buchas (fig. 18).

Figura 18 - Escantilho

29

BLOCOS e PISOS

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Andaime Equipamento pouco usado, como proposto, porm responsvel por significativo aumento de produtividade, pois a montagem, movimentao e desmontagem dos andaimes convencionais tomam muito tempo. O andaime proposto possui abas mveis que servem como equipamento de proteo (fig. 19).

Equipamento de proteo no andar Compe-se de uma haste metlica vertical que se acopla a outra menor que possui duas chapas, com orifcios na extremidade, soldadas de topo. Essas chapas atravessam as juntas verticais da parede e por dentro do cmodo permitem o travamento da pea conforme fig. 20.

Figura 19 - Andaime com equipamento de Proteo

Figura 20 - Grade de Proteo no Andar

30

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade de sua obra

BLOCOS e PISOS

Se a educao sozinha no muda a sociedade, sem ela, to pouco, a sociedade muda. Paulo Freire Estes equipamentos e ferramentas somados a outros j convencionalmente adotados, constituem o kit de ferramentas da equipe de produo de alvenaria. A obrigatoriedade da adoo do kit para a execuo das alvenarias estruturais contribuir no estabelecimento de um padro para a execuo e aceitao da alvenaria. A falta de padro responsvel por parte significativa da improdutividade e do sistema precrio que alimentamos ao longo de muitos anos na indstria da construo civil. Com os blocos de vibroprensados de concreto, que possuem preciso de milmetros, com a seleo da famlia adequada de blocos, desde a concepo do projeto arquitetnico, e tendo em mos as ferramentas apresentadas neste artigo, restar informar e formar as novas equipes de produo, educ-las para qualidade.

31

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto


5 Execuo de Alvenaria - Marcao

Execuo de Alvenaria - Marcao

BLOCOS e PISOS

Captulo

Nos ltimos 15 anos, a alvenaria estrutural com blocos de concreto foi o processo construtivo que mais experimentou e implantou mudanas estruturais significativas. Mudanas na elaborao, apresentao, uso dos projetos, aplicao dos componentes e procedimentos de execuo. A etapa de marcao da alvenaria um passo fundamental para a qualidade de qualquer construo. Propomos uma maneira diferente de marcao, com os mesmos equipamentos at ento empregados, apenas trocando a ordem da seqncia usual. A primeira fiada a referncia para a elevao das fiadas superiores num mesmo pavimento e tambm para a primeira fiada do andar imediatamente superior. O assentamento dos blocos estratgicos, blocos que definem os encontros das paredes e aberturas, uma tarefa trabalhosa. Cada bloco estratgico deve ser locado, alinhado, nivelado e aprumado. O mtodo proposto simplifica sobremaneira esse trabalho. Projeto de produo Trata-se de um documento que rene o conjunto de informaes necessrias execuo da edificao. A qualidade do projeto de produo pode ser medida pela facilidade que ele propicia equipe de produo da alvenaria na execuo do servio. Informaes que no dizem respeito etapa de um determinado servio s confundem e prejudicam o trabalho. Um projeto adequado de produo proporciona a racionalizao das atividades desenvolvidas no canteiro de obras, significa sua melhor organizao e otimizao e contribui para a qualidade do produto final. (Aplicaes do Projeto para a Produo na Construo de Edifcios - Luciana Leone Maciel e Slvio Burratino Melhado).

33

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Marcao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Planta da primeira fiada Utilizada na fase de marcao da alvenaria, ela fornece as cotas acumuladas do alinhamento das principais paredes, a partir de uma origem de medidas (Figura 1). Essas paredes principais definem eixos que podem ser utilizados na locao de outras paredes e vos de aberturas. importante ressaltar que o mtodo para a marcao da alvenaria que estamos propondo no utiliza os eixos de referncia, normalmente empregados nas estruturas de concreto armado, a no ser para a marcao das origens das medidas.

Fig 1 - Planta da primeira fiada

34

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Marcao

BLOCOS e PISOS

Principais informaes: -Escolher a origem das medidas para a definio dos eixos de marcao das direes das paredes, coincidindo com um ou mais cantos da edificao. -Cotas acumuladas a partir da origem. Identificao das paredes e de suas respectivas vistas. -Cotas complementares necessrias marcao de outras paredes no contempladas atravs dos eixos de marcao. Planta de locao das instalaes As informaes contidas nessa planta destinam- se locao das instalaes que so executadas antes da marcao da alvenaria. importante t-las mo para possveis conferncias, se forem necessrias, conforme Figuras 2 e 3.

Fig 2 - Locao das intalaes no pavimento


Fig 3 - Planta de locao das instalaes

35

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Marcao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Elevao da alvenaria No desenho das elevaes das paredes encontraremos os detalhes necessrios execuo de todos os servios que devero serexecutados simultaneamente com a alvenaria. As elevaes so fundamentais para a montagem da alvenaria, conforme a Figura 4.

Fig 4 - Elevao da parede com detalhes da estrutura e das instalaes ( Projeto Compatibilizado )

36

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Marcao

BLOCOS e PISOS

Marcao da alvenaria Depois de ter estudado os projetos e providenciado os componentes, materiais e equipamentos necessrios, iniciamos a marcao da alvenaria locando e marcando no pavimento a origem das medidas. Nesse momento verifica- se o esquadro da obra atravs da diferena entre as diagonais de um retngulo. Se para cada 10 metros voc encontrar uma diferena menor ou igual a 5 mm entre as diagonais, isso significa que o pavimento se encontra no esquadro, conforme Figuras 5 e 6.
Pernetro calada

Projeo da Edificao

Pernetro calada

0 90

Fig 5 - Indicao das diagonais e suas dimenses no projeto

Passo-a-passo

A seguir, apresentamos o passo-a-passo, at a concluso da etapa de marcao da alvenaria: Locar e marcar a direo das paredes, vos de portas e shafts utilizando a linha traante (tambm chamado de cordex - Figuras 7, 8, 9 e 10).

0 90

Fig 6 - Vericao das diagonais

Fig 7 - Marcao das linhas de referncia das medidas

37

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Marcao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Fig 8 - Marcao das direes da parede Fig 9 -Marcao

Fig 10 - Indicao do lado de assentamento dos blocos

Obs. : Conferir referncias com o gabarito de marcao ou locao da obra A marcao das paredes perpendiculares pode ser feita usando as medidas: 3, 4 e 5 (Figuras 11 e 12). Operao de marcao das direes das paredes

38

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Marcao

BLOCOS e PISOS

Fig 12 - Conferindo esquadro

Fig 13 - Conferir posio das instalaes

Instalao dos escantilhes Todos os escantilhes existentes no mercado so similares. O que os diferencia basicamente a facilidade na fixao e a maneira de ajuste das referncias das fiadas (figura 14).
Fig 14 - Uso do escantilho

39

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Marcao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Fixao da base e mos francesas A seguir, mostramos a fixao de trs tipos: dois industrializados e um terceiro, de madeira, produzido na obra (figura 17). Quanto aos industrializados, a diferena est na base: o da figura 15 tem base independente da haste; o da figura 16 tem a base soldada haste. Obs.: Os escantilhes foram fixados com pregos de ao. Pode-se utilizar tambm bucha e parafuso.

Fig 15 - Escantilho industrializado com base separada da haste

Fig 15a - Fixao da base

Fig 15b - Colocao da base

Fig 15c - Fixao da mo fancesa

40

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Marcao

BLOCOS e PISOS

Fig 16 - Escantilho industrializado com base soldada haste

Fig 16a - Fixao da base

Fig 16b - Fixao da mo francesa

41

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Marcao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Colocao dos escantilhes no prumo Para essa operao, utilizamos preferencial- mente a rgua prumo-nvel, conforme figura 18. Opcionalmente, podemos utilizar o fio de prumo convencional (figura 19).

Fig 17- Escantilho de madeira feito na obra

Fig 18 - Posicionamento com rgua prumo-nvel

Fig 19 - Com fio de prumo convencional tomada de medida superior - refercia

42

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Marcao

BLOCOS e PISOS

Nivelamento das referncias das fiadas As marcas nas hastes dos escantilhes determinam as alturas das fiadas. Nos industrializados, tais marcas vm impressas. Nos Fig 19a -Com fio de prumo convencional escantilhes produzidos em aprumar com base na medida referncia obra essas marcas sero riscadas com lpis. Transferncia da referncia de nvel Na direo das paredes, com um nvel, percorremos o pavimento e determinamos o ponto mais alto (Figura 20). Transferimos esse nvel para uma rgua (sarrafo de madeira). Ento, criamos uma marca nessa rgua a 20 centimetros da extremidade inferior. Vamos chamar essa rgua de rgua de transferncia de nvel RTN (Figuras 21).

Fig 20- Mapeamento dos nveis da direo das paredes

Fig 21 - Transferncia da referncia de nvel

43

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Marcao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Em cada escantilho, transferimos esse nvel (Figura 22) e ajustamos a primeira marca da rgua graduada fazendo coincidir com a marca da RTN. No caso do escantilho produzido em obra, riscamos a primeira marca coincidindo com Fig 22 - Ajuste da primeira marca: a marca da RTN. Temos assim nvel da primeira fiada todas as fiadas niveladas e estamos agora em condies de iniciar o assentamento dos blocos. Instalao dos gabaritos de portas Ainda na fase de colocao dos escantilhes, instalamos os gabaritos de portas nos vos j marcados no pavimento (Figuras 23 e 24).

Fig 23 - Fixao do gabarito de porta

Concluda a etapa de locao, pode-se iniciar a elevao da alvenaria. Importante observar que esta metodologia distingue a etapa de assentamento de blocos da etapa de marcao, como tradicionalmente se fazia.

Fig 24 - ajuste da altura do gabarito da porta

44

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Elevao

BLOCOS e PISOS

Captulo

6 Execuo de Alvenaria - Elevao A metodologia proposta para a execuo da alvenaria alterou significativamente a seqncia do servio na etapa de marcao das paredes. Nenhum bloco foi assentado nesta etapa: riscamos a direo das paredes no pavimento com o auxlio do fio traante e obtm-se o nvel e alinhamento com o fio de nilon preso aos escantilhes. Agora, a elevao da alvenaria comea pelo assentamento dos blocos da primeira fiada. A vantagem desse novo procedimento est na separao das operaes de medir, riscar, fixar referncias e definir nveis, da operao de assentar blocos. A etapa de marcao das paredes exige consulta intensiva planta de primeira fiada; ao retirar dessa fase o manuseio dos blocos e argamassas, possibilitamos melhores condies para a realizao do servio, com aumento da produtividade e melhoria na preciso das medidas. Programao do servio Para iniciar o trabalho devemos ter cumprido a etapa de programao do servio que compreende: - Verificao do abastecimento dos componentes: blocos e prmoldados; materiais, ferramentas e equipamentos no tempo correto

Fig 1 - Aplicao das caixas eltricas nos blocos

Fig 1a - Kit de componentes distribuidos conforme o local de aplicao

45

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Elevao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

que permitam o incio do servio (Figuras 1 e 1a); Elaborao do plano de execuo do servio contemplando a distribuio racional da equipe, dos componentes, ferramentas e equipamentos Figura 2. - Elaborao do plano de execuo do servio contemplando a distribuio racional da equipe, dos componentes, ferramentas e equipamentos Figura 2.

Execuo da 1 fiada

Fig 2 - Plano de execuo do servio

Com o posicionamento das linhas, para garantir o alinhamento e nivelamento das fiadas (Figuras 3 e 3a), inicia-se a elevao da alvenaria.

Fig 3 e 3a - Nvel das fiadas 46

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Elevao

BLOCOS e PISOS

A primeira fiada assentada de maneira diferente das demais. A seguir apresentamos o procedimento de sua execuo: - Molhar a superfcie do pavimento na direo da parede antes da aplicao da argamassa (Figura 4); - Aplicar a argamassa de assentamento na largura aproximada do bloco (14 cm), criando um sulco com a extremidade da colher de pedreiro conforme Figuras 5 e 5a. A aplicao da argamassa de assentamento deve ser feita com a colher convencional de pedreiro pois, em funo das irregularidades do pavimento, a espessura da junta horizontal nas regies mais baixas supera 10 mm;

Fig 4 - procedimento para molhar o pavimento

Figura 5 e 5a - Aplicao da argamassa

47

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Elevao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

- Para facilitar o assentamento dos blocos entre dois blocos estratgicos ou blocos mestres, pode- se criar referncias (marcas lpis na direo da parede), a cada 4 blocos (Figura 6 e 6a). -Observar a amarrao dos blocos conforme o projeto (plantas de primeira e segunda fiadas e paginao, Figuras 7, 7a e 7b)

Fig 6 - Marcao de referncias a cada quatro blocos

Fig 6a - Assentamento do bloco

Fig 7 - Amarrao de canto - tipo L

Fig 7a - Amarrao tipo T

Fig 7b - Amarrao tipo cruz

48

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Elevao

BLOCOS e PISOS

Verificaes importantes na execuo da primeira fiada Na primeira fiada deve-se verificar os seguintes itens: Posio dos blocos com aberturas destinadas a limpeza dos pontos que sero grauteados (Figura 8);

- Locao e tolerncias dimensionais dos vos de portas (quando no for utilizado gabarito) e vos destinados aos shafts (Figura 9); -Posio das instalaes eltricas e hidrosanitrias (Figura 10);

Fig 8 - Verificao das aberturas para limpeza

Fig 9 - Conferncia de medidas

Fig 10 - Posio das instalaes eltricas

49

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Elevao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

- Para a aceitao final do servio de execuo da primeira fiada e prosseguimento execuo das demais, deve-se verificar as dimenses dos cmodos conforme indicao do projeto. Execuo das demais fiada A execuo da alvenaria a partir da segunda fiada torna-se intuitiva, quase automtica, principalmente quando se emprega a famlia completa de componentes. Contudo, deve-se atentar para o correto posicionamento dos blocos na parede onde sero aplicados elementos como: A) Tomadas e interruptores eltricos (Figura 11); B) Componentes pr-fabricados de concreto ou argamassa armada, tais como quadros eltricos, visitas hidro-sanitrias, molduras para ar condicionado (Figura 12); contramarcos de janelas (Figura 13) e contravergas de portas;

Fig 11 - Assentamento do bloco eltrico

Fig 12 - Moldura para ar condicionado

Fig 13 - Contramarco de janela

50

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Elevao

BLOCOS e PISOS

c) Janelas sem contramarcos pr-fabricados (Figura 14) e portas prontas (Figura 15).

Fig 14 - Aplicao da janela com unidade popular compatvel com a da alvenaria

Figura 15 - Aplicao de porta pronta. Detalhe: preciso do vo deixado na execuo da alvenaria para aplicao de espuma de poliuretano

O operrio colocar o bloco com caixa eltrica segundo a posio marcada no projeto de modulao da alvenaria. Aplicao da argamassa de assentamento A argamassa de assentamento tem sido aplicada de duas formas: nas paredes longitudinais, transversais e septos dos blocos (alternativa A) ou apenas nas paredes longitudinais (alternativa B), conforme Figuras 16 e 17.

51

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Elevao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Fig 16 - Aplicao da argamassa (alternativa A)

Fig 17 - Aplicao da argamassa (Alternatica B)

A adoo de uma ou outra forma de aplicao da argamassa de assentamento deve ser definida na fase de desenvolvimento do projeto estrutural. Trabalhos tcnicos tm mostrado que existe uma queda de 20% na resistncia compresso das paredes quando executadas com argamassa apenas nas juntas longitudinais, em relao s paredes com argamassa tambm nas juntas transversais e septos dos blocos (Fig. 18). Alm da diferena de resistncia compresso, o mecanismo de ruptura da parede tambm se altera, podendo iniciar nas paredes

Fig 18 - Aparecimento de fissuras nas paredes transversais 52

Fig 19 - Ruptura frgil da parede

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Elevao

BLOCOS e PISOS

transversais e septos, (Figura 19), diferentemente das paredes com blocos assentados conforme alternativa A, onde as linhas de ruptura ocorrem na face externa da parede e na direo do carregamento, (Figura 20). Portanto, cabe ao projetista de estruturas a especificao da forma de assentamento dos blocos. Ensaio de resistncia compresso de parede sem preenchimento de argamassa nos septos e paredes transversais. - Durante toda a etapa de elevao, o prumo, o nvel e o alinhamento devem ser verificados de maneira constante. A rgua-prumo-nvel agiliza e confere preciso a este procedimento (Figura 21).

Fig 20 - Ruptura de parede com preenchimento total da junta horizontal

Fig 21 - Verificao do prumo e alinhamento da parede

- Para se obter melhor produtividade na execuo de alvenaria, as juntas verticais podem ser preenchidas aps o assentamento dos blocos com a utilizao de bisnaga (Figura 22). Em funo da distribuio das equipes, essa tarefa pode ser passada ao ajudante, possibilitando que ele comece a se capacitar e assumir outras atividades posteriormente.

53

BLOCOS e PISOS

Execuo de Alvenaria - Elevao

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Fig 22 - Preenchimento das juntas verticais

Fig 23 - Blocos U (canaleta)

Assentamento de blocos especiais O assentamento de blocos tipo U (canaleta), tipo J e tipo compensador para a execuo de cintas, vergas e contra vergas feito da mesma forma que os blocos convencionais. Os pontos de grauteamento sero determinados e preenchidos conforme projeto estrutural (Figuras 23 e 24).

Fig 24 - Blocos J

54

Manual Tcnico de Alvenaria com Blocos de Concreto

Execuo de Alvenaria - Elevao

BLOCOS e PISOS

- Antes do grauteamento vertical, deve-se fazer a limpeza no interior dos furos dos blocos para a retirada do excesso de argamassa de assentamento (Figuras 25, 26, 27 e 28). Essa operao deve ser realizada, aproximada- mente, a cada 6 fiadas.

Fig 26 - Abertura para limpeza

Fig 27 - Uso do funil

Fig 25 - Excesso de argamassa no interior dos blocos

Fig 28 - Grauteamento sem limpeza

55

www.abcic.com.br

www.tea.com.br

Вам также может понравиться