Вы находитесь на странице: 1из 30

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 01

ASSUNTO: 1. Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: Decreto n 1.171/94. (parte 1)

1. (Cetro/ATA/MT/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta no tocante aos deveres fundamentais do servidor pblico. a) O servidor deve exercer suas atribuies com rapidez, perfeio rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio. b) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem do jurisdicionado administrativo interessado, em detrimento de qualquer outra pessoa, instituio ou mesmo do bem comum, tendo conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. c) Em caso de erro de qualquer natureza que possa prejudicar o jurisdicionado administrativo ou a Administrao como um todo, o servidor pblico deve, de ofcio, alterar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias, corrigindo-o, de modo a zelar pelo princpio da eficincia do servio pblico. d) Quando constatado pelo servidor pblico excesso de servio na seo ou repartio em que trabalha, este poder, independentemente de autorizao expressa, e mesmo sem estar legalmente autorizado, levar qualquer documento, livro
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ou bem pertencente ao patrimnio pblico do local de trabalho para casa, com o fim nico e exclusivo de colocar o seu servio em dia, e desde que comunique o seu superior imediato em um prazo mximo de 3 (trs) dias. e) O servidor pblico deve abster-se, de modo geral, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, exceto se, ao faz-lo, observar as formalidades legais e no cometer qualquer violao expressa lei.

Comentrios:

A letra a est certa. dever fundamental do servidor pblico exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias (atrasadas, demoradas), principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio (inciso XIV, alnea b).

A letra b est errada. dever fundamental do servidor pblico ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (inciso XIV, alnea c).

IMPORTANTE: Quando estiver diante de duas opes, dever do servidor escolher, sempre, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. A escolha no ser feita em funo do interesse do governo ou do jurisdicionado administrativo interessado.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra c est errada. vedado ao servidor pblico alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias (inciso XV, alnea h).

A letra d est errada. vedado ao servidor pblico retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico (inciso XV, alnea l).

A letra e est errada. dever fundamental do servidor pblico abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei (inciso XIV, alnea u).

Portanto, a resposta desta questo a letra a.

2. (Cetro/ATA/MT/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta no tocante s Comisses de tica. a) Cada Comisso de tica, integrada por 5 (cinco) servidores pblicos e respectivos suplentes, poder instaurar, mediante requisio, processo sobre ato, fato ou conduta que considerar passvel de infringncia a princpio ou norma tico-profissional, conhecendo de consultas, denncias ou representaes formuladas contra o servidor pblico, a repartio ou o setor em que haja ocorrido a falta, cuja anlise e deliberao forem recomendveis para atender ou resguardar o exerccio do cargo ou funo pblica, desde que formuladas por autoridade, servidor, jurisdicionados administrativos, qualquer cidado que se identifique ou quaisquer entidades associativas regularmente constitudas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) Devero ser criadas Comisses de tica em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, sendo que tais Comisses sero encarregadas de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. c) Comisso de tica defeso fornecer, a qualquer organismo da Administrao, os registros sobre a conduta tica dos servidores, exceto mediante determinao judicial. d) Os procedimentos a serem adotados pela Comisso de tica para a apurao de fato ou ato que, em princpio, se apresente contrrio tica, em conformidade com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, tero rito sumrio, ouvidos apenas o queixoso e o servidor, ou apenas este, se a apurao decorrer de conhecimento de ofcio, cabendo sempre recurso Comisso de tica do rgo hierarquicamente superior. e) As penas aplicveis ao servidor pblico pela Comisso de tica so as de censura, suspenso e afastamento, e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por ao menos trs quintos dos seus integrantes, com cincia dos faltosos.

Comentrios:

As letras a e d esto erradas. Os incisos XV e XIX foram revogados pelo Decreto n 6.029/07.

A letra b est certa. Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura (inciso XVI).

A letra c est errada. Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico (inciso XVIII).

A letra e est errada. Nos termos do inciso XXII do Cdigo de tica, a pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura. A fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os integrantes da Comisso de tica, com cincia do faltoso.

IMPORTANTE: A censura nica pena que pode ser aplicada pela Comisso de tica. As penalidades previstas no art. 127 da Lei n 8.112/90 no podem ser aplicadas pela Comisso de tica. Da deciso da comisso de tica deve constar: a fundamentao da pena aplicada; a assinatura de todos os integrantes da Comisso de tica; a cincia do faltoso.

Logo, a resposta desta questo a letra b.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 3. (Cespe/MCT/2009) Quanto aos deveres dos titulares de entidade ou rgo da administrao pblica federal, direta e indireta, no que tange s comisses de tica, julgue os itens que se seguem. I - seu dever assegurar as condies de trabalho para que a comisso de tica cumpra suas funes, at mesmo para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano. II - seu dever conduzir, em seu mbito, a avaliao da gesto da tica, conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica. III - seu dever processar e julgar todos os infratores, bem como executar as penas cabveis. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est certo. b) Apenas o item II est certo. c) Apenas o item III est certo. d) Apenas os itens I e II esto certos. e) Apenas os itens II e III esto certos.

Comentrios:

Os itens I e II esto certos e o item III est errado. dever do titular de entidade ou rgo da Administrao Pblica Federal, direta e indireta (Decreto n 6.029/07, art. 6): assegurar as condies de trabalho para que as Comisses de tica cumpram suas funes, inclusive para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano; conduzir em seu mbito a avaliao da gesto da tica conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica.

Por isso, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

(Cespe/MEC/2009) Com referncia ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ( Decreto n. 1.171/1994 ), julgue os itens seguintes.

4. (Cespe/MEC/2009) Os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia do servidor em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Comentrios:

IMPORTANTE: A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional (inciso VI).

Logo, a questo est certa.

5. (Cespe/MEC/2009) comisso de tica incumbe fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores os registros acerca da conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico.

Comentrios:

Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico (inciso XVIII). Destarte, a questo est certa.

6. (Cespe/MEC/2009) A pena aplicvel ao servidor pblico pela comisso de tica a de censura, advertncia ou suspenso at trinta dias, e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso.

Comentrios:

IMPORTANTE: A censura nica pena que pode ser aplicada pela Comisso de tica. As penalidades previstas no art. 127 da Lei n 8.112/90 no podem ser aplicadas pela Comisso de tica.

Com efeito, a questo est errada.

7. (Cespe/MEC/2009) Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico apenas aquele que ocupa cargo efetivo ou em comisso, no mbito da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional. Comentrios:

Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado (inciso XXIV). Assim, a questo est errada.

8. (Cespe/MEC/2009) Os procedimentos administrativos a serem adotados pela comisso de tica para a apurao de fato ou ato que se apresente contrrio tica devem ser pblicos, no podendo, portanto, receber o rtulo de reservados.

Comentrios:

At que esteja concludo, qualquer procedimento instaurado para apurao de prtica em desrespeito s normas ticas ser mantido com a chancela (marca, identificao) de reservado (Decreto n 6.029/07, art. 13). Assim permanecero at a concluso da investigao e a deliberao da Comisso de tica (art. 13, 1). Por isso, a questo est errada.

9. (Cespe/MEC/2009) dever do servidor comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis, salvo se envolverem a segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior da administrao pblica.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ dever fundamental do servidor pblico comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico (no h exceo), exigindo as providncias cabveis (inciso XIV, alnea m). Portanto, a questo est errada.

10. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar, sendo ressalvados, apenas, os casos de segurana nacional e investigaes policiais.

Comentrios:

IMPORTANTE: Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia (no requisito de validade) e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar (inciso VII). Regra: publicidade Excees: (1) segurana nacional; (2) investigaes policiais; e (3) interesse superior do Estado e da Administrao Pblica.

Logo, a questo est errada.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

11. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O trabalho que o servidor pblico desenvolve perante a comunidade um acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que este tambm um cidado, integrante da sociedade. Em decorrncia, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio, e sua remunerao, custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como consequncia, em fator de legalidade. Comentrios:

A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como consequncia, em fator de legalidade (inciso IV). Alm disso, o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio (inciso V). Portanto, a questo est certa.

12. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O servidor pblico deve saber que causar dano moral quando tratar mal uma pessoa que paga tributos direta ou indiretamente, bem como quando deixar qualquer pessoa espera de soluo que compita ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio. Isso no
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

Comentrios:

Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos (inciso X).

IMPORTANTE: As longas filas que se formam nas reparties pblicas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, podem ser qualificadas como causadoras de grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

Logo, a questo est certa.

13. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O servidor pblico deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, ainda que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei. Deve, isto sim, exercer as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, com estrita moderao, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos.

Comentrios: www.pontodosconcursos.com.br 12

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Dentre outros, so deveres findamentais do servidor pblico: Exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos (inciso XIV, alnea t); e Abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei (inciso XIV, alnea u).

Logo, a questo est certa.

14. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O servidor da ANATEL deve ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. Para que isso ocorra, deve ele ser probo, reto, leal, justo e corts, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e mais vantajosa para a ANATEL, aperfeioando, com isso, o processo de comunicao corporativa.

Comentrios:

dever fundamental do servidor pblico ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (inciso XIV, alnea

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c). Lembrem-se de que a opo mais vantajosa para a ANATEL pode no ser a mais vantajosa para o bem comum.

IMPORTANTE: Quando estiver diante de duas opes, dever do servidor escolher, sempre, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

Por isso, a questo est errada.

15. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) So deveres dos titulares de entidade ou rgo da administrao pblica federal, direta e indireta: conduzir em seu mbito a avaliao da gesto da tica conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica, bem como assegurar as condies de trabalho para que as comisses de tica cumpram suas funes, inclusive para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano.

Comentrios:

dever do titular de entidade ou rgo da Administrao Pblica Federal, direta e indireta (Decreto n 6.029/07, art. 6): assegurar as condies de trabalho para que as Comisses de tica cumpram suas funes, inclusive para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano; conduzir em seu mbito a avaliao da gesto da tica conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica.

Assim, a questo est certa.


Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

16. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) A proteo honra e imagem da pessoa investigada, a proteo identidade do denunciante - que deve ser mantida sob reserva, se este assim o desejar -, bem como a independncia e imparcialidade dos seus membros na apurao dos fatos so princpios que devem ser observados pelas comisses de tica em seus trabalhos.

Comentrios:

Os trabalhos das Comisses de tica devem ser desenvolvidos com celeridade e observncia dos seguintes princpios (Decreto n 6.029/07, art. 10): proteo honra e imagem da pessoa investigada; proteo identidade do denunciante, que dever ser mantida sob reserva, se este assim o desejar; e independncia e imparcialidade dos seus membros na apurao dos fatos.

Logo, a questo est certa.

17. (Cespe/Tcnico/ANATEL/2009) A moralidade da administrao pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre a manuteno da ordem constitucional.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum (inciso III). Desta forma, a questo est errada.

18. (Cespe/Tcnico /ANATEL/2009) o equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que consolida a moralidade do ato administrativo.

Comentrios:

O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo (inciso III). Logo, a questo est certa.

19. (Cespe/Tcnico /ANATEL/2009) O referido cdigo de tica criou o Tribunal de tica, incumbindo-o de fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico.

Comentrios:

O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal no criou Tribunal de tica! Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico (inciso XVIII). Portanto, a questo est errada.

20. (Cespe/Oficial de Inteligncia/ABIN/2008) Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da administrao pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso um comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar.

Comentrios:

IMPORTANTE: Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar (inciso VII).

Regra: publicidade Excees: (1) segurana nacional; (2) investigaes policiais; e (3) interesse superior do Estado e da Administrao Pblica.

Com efeito, a questo est certa.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

21. (Cespe/Oficial de Inteligncia/ABIN/2008) A comisso de tica tem competncia para aplicar a pena de censura ou advertncia.

Comentrios:

IMPORTANTE: A censura nica pena que pode ser aplicada pela Comisso de tica. As penalidades previstas no art. 127 da Lei n 8.112/90 no podem ser aplicadas pela Comisso de tica.

Por isso, a questo est errada.

22. (FCC/Perito/INSS/2006) Tendo em vista as regras deontolgicas e os deveres do servidor pblico federal, objeto de seu Cdigo de tica, correta a afirmao de que: a) a existncia de longas filas ou atrasos na prestao de servio caracterizam mera ineficincia dos responsveis, e especialmente do rgo pblico, mas no implicam em dano moral. b) toda ausncia do servidor de seu local de trabalho considerada desmoralizao do servio pblico e sempre conduz desordem em relao de qualquer natureza. c) o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) dever do servidor pblico, entre outros, ter conscincia de que seu trabalho regido to-somente pelos princpios estatutrios constantes no regime jurdico nico que se materializam na prestao do servio pblico. e) a probidade e a lealdade so deveres acessrios do servidor pblico, que estando diante de duas opes, dever escolher sempre a melhor e mais vantajosa para o bem individual.

Comentrios:

A letra a est errada. Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos (inciso X).

IMPORTANTE: As longas filas que se formam nas reparties pblicas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, podem ser qualificadas como causadoras de grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

A servidor servio relaes

letra b est errada. Toda ausncia injustificada do de seu local de trabalho fator de desmoralizao do pblico, o que quase sempre conduz desordem nas humanas (inciso XII).

A letra c est certa. O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado,

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio (inciso V).

A letra d est errada. dever do servidor pblico, entre outros, ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos (inciso XIV, alnea. f).

A letra e est errada. dever fundamental do servidor pblico ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum (inciso XIV, alnea c).

IMPORTANTE: Quando estiver diante de duas opes, dever do servidor escolher, sempre, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

Com efeito, a resposta desta questo a letra c.

23. (FCC/Perito/INSS/2006) No que se refere s vedaes impostas ao servidor pblico federal constantes de seu Cdigo de tica, est prevista a de: a) ratificar ou avalizar o teor de documento verdadeiro que deva encaminhar para providncias. b) retirar da repartio pblica, em qualquer situao, determinados documentos, livros ou bens pertencentes ao patrimnio pblico. c) apresentar-se, ainda que uma s vez, embriagado no servio ou fora dele.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou de seu conhecimento para atendimento do seu mister. e) desviar, em qualquer hiptese, servidor pblico atendimento a interesse da Administrao Pblica. Comentrios: para

A letra a est errada. vedado ao servidor pblico alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias (inciso XV, alnea h).

A letra b est errada. vedado ao servidor pblico retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico (inciso XV, alnea l).

A letra c est errada. vedado ao servidor pblico apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente (inciso XV, alnea o).

A letra d est certa. vedado ao servidor pblico deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister (inciso XV, alnea e).

A letra e est errada. vedado ao servidor pblico desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular

Logo, a resposta desta questo a letra d.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

1. (Cetro/ATA/MT/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta no tocante aos deveres fundamentais do servidor pblico. a) O servidor deve exercer suas atribuies com rapidez, perfeio rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio. b) Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem do jurisdicionado administrativo interessado, em detrimento de qualquer outra pessoa, instituio ou mesmo do bem comum, tendo conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. c) Em caso de erro de qualquer natureza que possa prejudicar o jurisdicionado administrativo ou a Administrao como um todo, o servidor pblico deve, de ofcio, alterar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias, corrigindo-o, de modo a zelar pelo princpio da eficincia do servio pblico. d) Quando constatado pelo servidor pblico excesso de servio na seo ou repartio em que trabalha, este poder, independentemente de autorizao expressa, e mesmo sem estar legalmente autorizado, levar qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico do local de trabalho para casa, com o fim nico e exclusivo de colocar o seu servio em dia, e desde que comunique o seu superior imediato em um prazo mximo de 3 (trs) dias.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) O servidor pblico deve abster-se, de modo geral, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, exceto se, ao faz-lo, observar as formalidades legais e no cometer qualquer violao expressa lei.

2. (Cetro/ATA/MT/2009) De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta no tocante s Comisses de tica. a) Cada Comisso de tica, integrada por 5 (cinco) servidores pblicos e respectivos suplentes, poder instaurar, mediante requisio, processo sobre ato, fato ou conduta que considerar passvel de infringncia a princpio ou norma tico-profissional, conhecendo de consultas, denncias ou representaes formuladas contra o servidor pblico, a repartio ou o setor em que haja ocorrido a falta, cuja anlise e deliberao forem recomendveis para atender ou resguardar o exerccio do cargo ou funo pblica, desde que formuladas por autoridade, servidor, jurisdicionados administrativos, qualquer cidado que se identifique ou quaisquer entidades associativas regularmente constitudas. b) Devero ser criadas Comisses de tica em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, sendo que tais Comisses sero encarregadas de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. c) Comisso de tica defeso fornecer, a qualquer organismo da Administrao, os registros sobre a conduta tica dos servidores, exceto mediante determinao judicial. d) Os procedimentos a serem adotados pela Comisso de tica para a apurao de fato ou ato que, em princpio, se apresente contrrio tica, em conformidade com o Cdigo de tica
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, tero rito sumrio, ouvidos apenas o queixoso e o servidor, ou apenas este, se a apurao decorrer de conhecimento de ofcio, cabendo sempre recurso Comisso de tica do rgo hierarquicamente superior. e) As penas aplicveis ao servidor pblico pela Comisso de tica so as de censura, suspenso e afastamento, e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por ao menos trs quintos dos seus integrantes, com cincia dos faltosos.

3. (Cespe/MCT/2009) Quanto aos deveres dos titulares de entidade ou rgo da administrao pblica federal, direta e indireta, no que tange s comisses de tica, julgue os itens que se seguem. I seu dever assegurar as condies de trabalho para que a comisso de tica cumpra suas funes, at mesmo para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano. II seu dever conduzir, em seu mbito, a avaliao da gesto da tica, conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica. III seu dever processar e julgar todos os infratores, bem como executar as penas cabveis. Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est certo. b) Apenas o item II est certo. c) Apenas o item III est certo. d) Apenas os itens I e II esto certos. e) Apenas os itens II e III esto certos.

(Cespe/MEC/2009) Com referncia ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal ( Decreto n. 1.171/1994 ), julgue os itens seguintes.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 4. (Cespe/MEC/2009) Os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia do servidor em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

5. (Cespe/MEC/2009) comisso de tica incumbe fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores os registros acerca da conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico.

6. (Cespe/MEC/2009) A pena aplicvel ao servidor pblico pela comisso de tica a de censura, advertncia ou suspenso at trinta dias, e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso.

7. (Cespe/MEC/2009) Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico apenas aquele que ocupa cargo efetivo ou em comisso, no mbito da administrao pblica federal direta, autrquica ou fundacional.

8. (Cespe/MEC/2009) Os procedimentos administrativos a serem adotados pela comisso de tica para a apurao de fato ou ato que se apresente contrrio tica devem ser pblicos, no podendo, portanto, receber o rtulo de reservados.

9. (Cespe/MEC/2009) dever do servidor comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis, salvo se envolverem a segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior da administrao pblica.

10. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ comum, imputvel a quem a negar, sendo ressalvados, apenas, os casos de segurana nacional e investigaes policiais.

11. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O trabalho que o servidor pblico desenvolve perante a comunidade um acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que este tambm um cidado, integrante da sociedade. Em decorrncia, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio, e sua remunerao, custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como consequncia, em fator de legalidade. 12. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O servidor pblico deve saber que causar dano moral quando tratar mal uma pessoa que paga tributos direta ou indiretamente, bem como quando deixar qualquer pessoa espera de soluo que compita ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio. Isso no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

13. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O servidor pblico deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, ainda que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei. Deve, isto sim, exercer as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, com estrita moderao, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos.

14. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) O servidor da ANATEL deve ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. Para que isso ocorra, deve ele ser probo, reto, leal, justo e corts, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e mais vantajosa para a ANATEL, aperfeioando, com isso, o processo de comunicao corporativa.

15. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) So deveres dos titulares de entidade ou rgo da administrao pblica federal, direta e indireta: conduzir em seu mbito a avaliao da gesto da tica conforme processo coordenado pela Comisso de tica Pblica, bem como assegurar as condies de trabalho para que as comisses de tica cumpram suas funes, inclusive para que do exerccio das atribuies de seus integrantes no lhes resulte qualquer prejuzo ou dano.

16. (Cespe/Analista/ANATEL/2009) A proteo honra e imagem da pessoa investigada, a proteo identidade do denunciante - que deve ser mantida sob reserva, se este assim o desejar -, bem como a independncia e imparcialidade dos seus membros na apurao dos fatos so princpios que devem ser observados pelas comisses de tica em seus trabalhos.

17. (Cespe/Tcnico/ANATEL/2009) A moralidade da administrao pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim sempre a manuteno da ordem constitucional.

18. (Cespe/Tcnico /ANATEL/2009) o equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que consolida a moralidade do ato administrativo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 19. (Cespe/Tcnico /ANATEL/2009) O referido cdigo de tica criou o Tribunal de tica, incumbindo-o de fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico.

20. (Cespe/Oficial de Inteligncia/ABIN/2008) Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da administrao pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso um comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar.

21. (Cespe/Oficial de Inteligncia/ABIN/2008) A comisso de tica tem competncia para aplicar a pena de censura ou advertncia.

22. (FCC/Perito/INSS/2006) Tendo em vista as regras deontolgicas e os deveres do servidor pblico federal, objeto de seu Cdigo de tica, correta a afirmao de que: a) a existncia de longas filas ou atrasos na prestao de servio caracterizam mera ineficincia dos responsveis, e especialmente do rgo pblico, mas no implicam em dano moral. b) toda ausncia do servidor de seu local de trabalho considerada desmoralizao do servio pblico e sempre conduz desordem em relao de qualquer natureza. c) o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) dever do servidor pblico, entre outros, ter conscincia de que seu trabalho regido to-somente pelos princpios estatutrios constantes no regime jurdico nico que se materializam na prestao do servio pblico. e) a probidade e a lealdade so deveres acessrios do servidor pblico, que estando diante de duas opes, dever escolher sempre a melhor e mais vantajosa para o bem individual.

23. (FCC/Perito/INSS/2006) No que se refere s vedaes impostas ao servidor pblico federal constantes de seu Cdigo de tica, est prevista a de: a) ratificar ou avalizar o teor de documento verdadeiro que deva encaminhar para providncias. b) retirar da repartio pblica, em qualquer situao, determinados documentos, livros ou bens pertencentes ao patrimnio pblico. c) apresentar-se, ainda que uma s vez, embriagado no servio ou fora dele. d) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou de seu conhecimento para atendimento do seu mister. e) desviar, em qualquer hiptese, servidor pblico atendimento a interesse da Administrao Pblica. para

GABARITO

1-A 7-E 17-E 8-E 18-C 9-E 19-E 10-E 20-C 11-C 21-E

2-B 12-C 22-C

3-D 13-C 23-D

4-C 14-E

5-C 15-C

6-E 16-C

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS - ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO DPU TICA NO SERVIO PBLICO PROFESSOR: ANDERSON LUIZ BIBLIOGRAFIA ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Elsevier, 2008. Direito Administrativo. Rio de de Janeiro: Direito

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008. de Direito

MORAIS, Jos Leovegildo Oliveira. tica e Conflito de Interesses no Servio Pblico. Braslia: ESAF, 2009.

Amigos(as), At a prxima aula! Bons estudos, Anderson Luiz

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

30

Вам также может понравиться