Вы находитесь на странице: 1из 13

Caso publicado em: 23/11/2010

Estudo de Caso: O Caso da Fbrica de Papel

Autoria: Adriano Soares de Oliveira Gomes e Milene Zezzi do Valle Gomes

www.gpeqsc.com.br

Sumrio
1. 2. 3. 4. O caso da fbrica de papel ................................................................................................. 1 Fontes de inspirao ............................................................................................................. 3 Etapas sugeridas para aplicao do caso .............................................................................. 4 Conceitos/ Habilidades que se pretende contemplar a partir da aplicao do caso............ 6

4.1 Habilidades que podem ser contempladas com a aplicao do caso: ................................... 6 4.2 Conhecimentos tericos que podem ser contemplados com a aplicao do caso ................ 6 5. 6. Relao das habilidades com as etapas ................................................................................ 7 Fundamentao terica e solues....................................................................................... 8

6.1 Primeira soluo ...................................................................................................................... 8 6.2 Segunda soluo ..................................................................................................................... 9 6.3 Terceira soluo ...................................................................................................................... 9 7. Concluso ............................................................................................................................ 10

www.gpeqsc.com.br

1. O caso da fbrica de papel O caso da fbrica de papel aborda o problema ambiental da fbrica de papel devido a utilizao de cloro gasoso. O caso est apresentado, demonstrando as caractersticas que fariam dele um bom caso segundo Herreid: O caso da Na disciplina de Processos Industriais Orgnicos e Inorgnicos, a ltima atividade da turma Fbrica de 2005, prestes a se formar no curso de Qumica da USP, foi uma visita fbrica de papel Papel S/A. Nesta visita eles aprenderam um pouco sobre os processos de fabricao e os de cuidados tomados com o meio ambiente. Durante a apresentao do processo de Papel
branqueamento da polpa Kraft um dos alunos fez a seguinte questo Dbora, gerente de produo. - Com licena!? educadamente chamou a ateno de Dbora. - Sim, pode dizer. respondeu ela com desdm. - Neste processo vocs utilizam cloro gososo, e ns aprendemos nas aulas que os efluentes gerados causam problemas ambientais, no h outro processo que utilize reagente menos txico? perguntou ele com ar interessado. - Sim, existem alguns outros processos, no entanto, outros reagentes utilizados tambm apresentam certos riscos natureza... disse ela, tomando um ar mais preocupado. Os alunos e a professora sentiram que havia certo desconforto por parte dela. Dbora ento continuou. Ns estamos h certo tempo j procurando por algum outro processo que utilize algo com bom rendimento e que no seja to agressivo. Mas nossas opes tm sido sempre as mesmas, o que no traz grandes avanos. Nosso setor responsvel pela pesquisa est deficiente, pois ainda no encontramos mo de obra qualificada. - O que aconteceria se aparecesse algum com uma alternativa para seu problema? Algo que ainda no foi pensado por vocs? Seria contratado? Perguntou a professora Andrea, responsvel pela disciplina, com certo ar ao mesmo tempo brincalho e interessado. - Sem dvida. respondeu Dbora entre risadas. A classe ento se mostrou interessada no assunto. - No poupamos esforos para que nossa empresa desenvolva a melhor forma de fabricar papel, no intuito principal de conciliar o melhor rendimento com a proteo natureza. Tive uma ideia, aguardem um minuto. Ao dizer isso saiu da sala de reunies onde todos estavam. A classe estava de certo modo eufrica. Todos queriam achar uma soluo para o problema. Quinze minutos se passaram. Quando Dbora voltou, trouxe consigo Roberto Papelsa, gerente de recursos humanos. Todos ficaram mais ansiosos depois de sua apresentao. O homem tomou a frente e disse para toda a turma: - Bom dia, meus caros visitantes. A Srta. Dbora me trouxe uma proposta assaz interessante. Visto que estamos prestes a abrir vagas para qumicos em nossa fbrica, trago-a pessoalmente a vocs. Se alguns de vocs nos trouxerem novas idias de como podemos tratar o papel de modo a no utilizarmos mais cloro no processo, ns contrataremos os autores da idia. Essa proposta se estende at a um grupo de quatro alunos. www.gpeqsc.com.br Voc, como aluno desta disciplina, no pode perder esta oportunidade, forme seu grupo e inicie as pesquisas.
Apresenta dilogos Utilidade pedaggica Permite generalizaes atual Gera empatia

Desperta interesse

Comentrio: O caso curto, desperta interesse nos alunos, pois a disciplina ser aplicada no penltimo semestre do curso, e os alunos estaro prestes a se candidatar a vagas de estgio. Desta forma, importante que se deparem com questes que se relacionem ao desenvolvimento industrial, portanto o caso relevante para o leitor.

2 www.gpeqsc.com.br

2. Fontes de inspirao
Anexo 1. Cardoso,A.M. et al. Archea: Potencial Biotecnolgico. Revista Biotecnologia Cincia e Desenvolvimento. n. 30, 2003. Anexo 2. Guia Tcnico Ambiental da Indstria de Papel e Celulose. Disponvel em:

www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/.../papel.pdf. Acesso em: 1 de junho de 2010.

3 www.gpeqsc.com.br

3. Etapas sugeridas para aplicao do caso


Primeiro encontro Inicialmente os alunos sero separados em grupos com quatro membros (cinco no mximo, caso haja a necessidade) e ser apresentado o caso: O caso da Fbrica de Papel. Os alunos sero informados que ao final da atividade cada grupo deve entregar uma monografia e apresent-la oralmente nas datas estabelecidas pelo professor. Em seguida, ser dada uma breve explicao de como fazer a apresentao oral e o trabalho escrito. Aps a aula, ser entregue para cada grupo o Questionrio 1, o qual visa direcionar os alunos para o foco principal do problema a ser solucionado (Questes 1 e 2). Nesta etapa, ser incentivado um brainstorm, para que se possa avaliar se existe algum conhecimento prvio sobre o assunto (Questo 3). Na Questo 4, objetiva-se que os alunos expressem suas opinies sobre o assunto, e tambm abordem os temas correlacionados ao assunto (Impactos ambientais).

QUESTIONRIO 1 1. Qual o problema enfrentado pela Papel S/A? 2. Quais as caractersticas desejadas para o mtodo de tratamento? 3. A partir de conhecimentos prvios, quais seriam os primeiros passos para que se possa resolver este problema? 4. O processo de produo de papel se enquadra entre os mais poluidores processos industriais da atualidade. Vocs com certeza j devem ter escutado sobre os problemas ambientais gerados por indstrias de papel. Faam uma breve discusso sobre estes problemas e algumas formas de se minimizar os impactos ambientais. Prxima aula: trazer para a sala de aula uma pesquisa sucinta sobre o uso de cloro como branqueador e quais os impactos ambientais que este mtodo de branqueamento traz. ATENO: antes de conclurem suas pesquisas verifiquem se as fontes utilizadas so confiveis.

Segundo encontro Neste segundo encontro ser realizada uma discusso em sala de aula sobre a pesquisa feita por cada grupo. Neste ponto, o objetivo no ser avaliar qual grupo est mais empenhado ou mesmo avaliar individualmente cada aluno. Contudo, durante esta discusso visa-se o compartilhamento mtuo das informaes adquiridas entre os grupos em suas pesquisas individuais.

4 www.gpeqsc.com.br

Num segundo momento ser apresentada uma aula sucinta sobre os processos de fabricao do papel. Os alunos recebero a seguinte atividade para ser entregue na prxima aula:

Prxima aula: Descreva o processamento do branqueamento do papel. Importante que vocs detalhem o mximo possvel dos processos envolvidos nesta etapa. Esta atividade visa ajud-los no trabalho final e consequente resoluo do caso. Tragam todas as suas dvidas para esta aula (no apenas do processo, mas principalmente da resoluo do caso e das formas que sero avaliados.)

Terceiro encontro Os alunos recebero a tarefa de fazer um resumo de tudo o que foi discutido e pesquisado por eles para a resoluo do caso. Desta forma, os alunos podero tirar suas dvidas (durante ou aps redigir o resumo), com dicas do professor de quais so os pontos falhos ou relevantes para resoluo do caso que de certa forma ainda no foram abordados.

Prxima aula: Entregar a resoluo do caso na forma de monografia.


Com a entrega das monografias o professor vai selecionar quais grupos se confrontaro de acordo com as respectivas resolues encontradas.

5 www.gpeqsc.com.br

4. Conceitos/ Habilidades que se pretende contemplar a partir da aplicao do caso

4.1 Habilidades que podem ser contempladas com a aplicao do caso: Disposio do aluno para trabalhos em grupo (H1); Capacidade de argumentao (H2); Competncia na busca por informaes (H3); Aprimoramento da habilidade de apresentao oral (H4).

4.2 Conhecimentos tericos que podem ser contemplados com a aplicao do caso

Impactos ambientais gerados por indstrias de papel (C1); Como reduzir os impactos ambientais gerados pelas indstrias de Papel (C2); Etapas qumicas envolvidas na produo do papel (C3).

6 www.gpeqsc.com.br

5. Relao das habilidades com as etapas Etapas de aplicao da proposta Em todas as etapas da aplicao da PBL Durante a discusso entre os grupos de propostas opostas Durante as tarefas extraclasse Durante a apresentao oral das propostas Durante toda a resoluo do caso Durante toda a resoluo do caso Durante as tarefas extraclasse; Na aula expositiva.

H1 H2 H3 H4 C1 C2 C3

7 www.gpeqsc.com.br

6. Fundamentao terica e solues

6.1 Primeira soluo Utilizao das enzimas xilanases obtidas a partir de microorganismos. Diversos microorganismos, entre eles bactrias, actinomicetos, fungos, e arqueobactrias, so capazes de produzir enzimas xilanases. Entretanto, enquanto varias espcies de Bacillus secretam grandes quantidades de xilanase extracelular, fungos filamentosos secretam xilanases juntamente com enzimas celuloliticas, o que no vantajoso para o emprego das mesmas no processo de branqueamento das polpas Kraft1. O uso de xilanases de arqueobactrias extremoflicas tem se mostrado interessante, visto que o processo ocorre em temperaturas em torno de 70 C e em pH entre 10-12, e estes microorganismos so tolerantes a lcali e tambm a altas temperaturas2. As xilanases so empregadas no processo de branqueamento da polpa Kraft, pois so capazes de remover a poro xilana da polpa seletivamente, sem afetar a celulose. A hidrlise enzimtica de xilano reprecipitado na superfcie da fibra torna a estrutura da fibra mais permevel para a extrao da lignina3. Em uma pesquisa realizada por Bim4 na Faculdade de Engenharia Qumica da Unicamp foi destacado, entre as vantagens do uso de xilanases, o fato do processo ser economicamente favorvel, visto a disponibilidade de enzimas comerciais a preos razoveis, ao baixo capital de investimento necessrio para implementao e a reduo dos custos dos tratamentos de efluentes. Abaixo esto duas concluses encontradas na literatura sobre o uso de xilanases no processo de branqueamento da polpa Kraft: Em concluso, resultados mostraram que o extrato bruto de xilanase de T. longibrachiatum, P. corylophilum and A. niger foram eficientes para melhorar algumas propriedades da celulose da polpa Kraft3.

Isto indica que a xilanase de Bacillus pumilus produzida no laboratrio de Engenharia Bioqumica(FEQ-UNICAMP) apresenta alto potencial de uso industrial como coadjuvante no branqueamento de polpas com o intuito de diminuir o uso de qumicos (cloro) no processo e consequentemente diminuir a quantidade de organoclorados nos efluentes de indstrias de papel e celulose4

8 www.gpeqsc.com.br

6.2 Segunda soluo Utilizao de oxidantes denominados ECF- Elemental Chlorine Free - processos Livres de Cloro Molecular O agente oxidante ECF mais utilizado no branqueamento da polpa Kraft o dixido de cloro. Eventualmente, o hipoclorito de sdio tambm empregado5. Um problema para o uso de ECFs pode ser a implementao, j que o dixido de cloro muito reativo e deve ser preparado na prpria fbrica para imediata utilizao. Entretanto, aparentemente, este no tem sido um problema para as indstrias de papel, visto o crescimento acelerado do emprego desta tecnologia 5,6. Na literatura so encontradas algumas razes pelas quais ECFs tm sido amplamente utilizados nas indstrias6: 1) A polpa mais aplicvel nos demais processos; 2) Aumento na capacidade de produo; 3) Maior brilho na polpa sem afetar suas caractersticas de resistncia; 4) A seqncia de branqueamento simples; 5) O processo lucrativo.

6.3 Terceira soluo Utilizao de oxidantes denominados TCF- Totally Chlorine Free Estes processos totalmente livres de carbono envolvem o uso de oxignio, perxido de hidrognio e oznio. A utilizao de TCFs apresenta uma vantagem, pois permite que os efluentes da etapa de branqueamento sejam utilizados na lavagem da polpa em um processo de contracorrente. Entretanto, estes tm sido pouco utilizados visto que apenas admitem o trabalho com menor nmero de lignina o que acarreta polpas de qualidade inferior a desejada 5. Desta maneira, os processos TCFs no apresentam grande aplicabilidade nas indstrias de papel que comumente utilizam processos ECFs. Isto tambm se deve ao custo com substituio de dixido de cloro por oznio, oxignio ou perxido de hidrognio, e tambm ao fato de que o impacto ambiental gerado em ambos os processos similar 6,7. Recentemente um projeto de lei procurava banir o uso ECFs na produo do papel substituindo os mesmos por TCFs. Entretanto, a proposta foi rejeitada pela Comisso de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentvel8. O relator do processo na Comisso, o deputado Marcos Montes fez as seguintes argumentaes: "Esse sistema no utiliza cloro elementar e, em comparao com o processo TCF, os efluentes gerados no apresentam diferenas significativas quanto sua poluio; No cabe,
9 www.gpeqsc.com.br

no momento, retroceder com a imposio do TCF s fbricas brasileiras, quando instituies nos outros pases desenvolvidos a utilizam cada vez menos".

7. Concluso A melhor soluo a utilizao de enzimas xilanases, pois com isso seria reduzido ao mximo o uso de reagentes qumicos, reduzindo assim o custo com tratamento de efluentes, sem prejudicar a qualidade do papel. Tendo em vista que a grande preocupao da empresa uma metodologia eficiente e economicamente vivel sem prejudicar o meio ambiente, a utilizao de xilanases adequada.

10 www.gpeqsc.com.br

Referncias Bibliogrficas:
1. Srinivasan, M.C.; Rele, M.V. Microbial xylanases for paper industry. Disponvel em: www.ias.ac.in/currsci/jul10/articles21.htm. Acesso em : 1 de junho de 2010. Cardoso,A.M. et al. Archea: Potencial Biotecnolgico. Revista Biotecnologia Cincia e Desenvolvimento. n. 30, 2003. MEDEIROS, R. G. et al . Application of xylanases from Amazon Forest fungal species in bleaching of eucalyptus kraft pulps. Braz. arch. biol. Technol. v. 50, n. 2, 2007. Bim, M.A.; Extrao em sistemas de duas fases aquosa de xilanase alcalina produzida por Bacillus pumilus e aplicao no branqueamento das polpa Kraf. Disponvel em: HTTP://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000195549. Acesso em: 1 de junho de 2010. Guia Tcnico Ambiental da Indstria de Papel e Celulose. Disponvel em: www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/.../papel.pdf. Acesso em: 1 de junho de 2010. Elemental Chlorine-Free (ECF) Pulp Production Growth Accelerates. Disponvel em: http://www.aet.org/reg_market_news/press_releases/2009/2009ecf_release.html. Acesso em: 1 de junho de 2010. Carlos Alberto dos Santos Avaliao de sequencias de branqueamneto ECF e TCF com oznio e perxido de hidrognio na Bahia Sul Celulose. Disponvel em: www.celuloseonline.com.br/dr_celulose_files/dc157.pdf. Acesso em: 1 de junho de 2010. Meio Ambiente rejeita proibio do uso de papel clorado. Disponvel em http://www.jusbrasil.com.br/noticias/946140/meio-ambiente-rejeita-proibicao-do-uso-depapel-clorado. Acesso em: 1 de junho de 2010.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

11 www.gpeqsc.com.br

Вам также может понравиться