Вы находитесь на странице: 1из 7

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 1 de 7

5 AULA TERICA
Sumrio Tema: Classificao dos Passes Tipos de Passes Espirituais Magnticos Medinicos Mistos Formas de Aplicaes Classificao em Relao aos Centros Espritas

Em "A Gnese - Captulo XIV - item 33", Allan Kardec nos demonstra que a ao magntica pode produzir-se por diversas formas: 1. Pelo prprio fluido do magnetizador (passista). 2. Pelos fluidos do Esprito (desencarnado). 3. Pelos fluidos do Esprito (desencarnado) combinando com os fluidos do magnetizador (passista). Tambm devemos considerar o passe em relao aos seguintes fatores: Distncia Perto (em torno de 25 cm) - ATIVANTE Longe (a partir de 30 cm) - CALMANTE Velocidade Lento - CONCENTRADOR (Quanto mais lento mais concentra) Rpido - DISPERSIVO ( Quanto mais rpido mais dispersivo)
O concentrador ajuda a "incorporao", enquanto o dispersivo, evita que a manifestao ocorra. Tipos de Passes

A ao magntica pode produzir-se de vrias maneiras; assim que classificamos os passes em: Espirituais Magnticos Medinicos Mistos
Espirituais

uma espcie de magnetizao feita pelos bons Espritos, sem intermedirios, diretamente no perisprito das pessoas enfermas ou perturbadas. No passe espiritual o necessitado no recebe fluidos

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 2 de 7

magnticos de mdiuns, mas outros, mais finos e puros, trazidos dos planos superiores da Vida pelo Esprito que veio assisti-lo. Pelo fato de no estar misturado ao fluido animalizado, o passe espiritual bem mais limitado que as outras modalidades de passes. Com isso, pode-se compreender que os recursos oferecidos nas reunies pblicas de Espiritismo, onde participam grande quantidade de encarnados e Espritos desencarnados, so bem maiores do que aqueles que podemos contar em nossas residncias, s com a ajuda do nosso anjo da guarda. Os Espritos se utilizam dos seus prprios fluidos e atuam diretamente e sem intermedirios sobre encarnados. Os fluidos so manipulados pelos Espritos passistas, que se utilizam de seus prprios fluidos, dos fluidos dos auxiliares, de fluidos da Natureza, tais como plantas medicinais e, tambm de fluidos de mdiuns distncia.
Magnticos

o tipo de passe em que a pessoa doa apenas seus fluidos, utilizando a fora magntica existente no prprio corpo espiritual. Pelo menos em tese, qualquer criatura pode ministr-lo. Suas qualidades variam segundo a condio moral do passista, sua capacidade de doar fluidos e seu desejo sincero de amparar o prximo. No passe magntico, geralmente se recebe assistncia espiritual. Como vimos, isso acontece porque os Espritos superiores sempre ajudam aqueles que, imbudos de boa vontade, atendem aos mais carentes. Lembramos aqui, que o socorro dos Benfeitores independente da crena que o passista ou magnetizador possa ter em Deus ou na Espiritualidade. Os Espritos disseram a Allan Kardec, em "O Livro dos Mdiuns", questo 176: "...muito embora uma pessoa desejosa de fazer o bem no acredite em Deus, Deus acredita nela". Transmitidos pelo mdium que doa de seus prprios fluidos, de sua prpria fora irradiante, de suas energias fludicas. Magnetizador aquele indivduo saturado de fluido vital e que atravs da vontade - atributo essencial do esprito - usa seu fluido magntico, atua sobre ele, dando-lhe as qualidades necessrias. No caso do passe magntico no o fluido dos espritos desencarnados, apenas eles atuam fortalecendo a vontade do doador. Pesquisando as teorias kardequianas, vamos encontrar na Revista Esprita - ano VII - janeiro de 1864 - pgina 7, importante estudo, que elucida um pouco mais o assunto: "...Em geral o que magnetiza (passista) no pensa seno em desdobrar essa fora fludica, derramar seu prprio fluido sobre o paciente submetido aos seus cuidados. Sem se ocupar se h ou no uma Providncia interessada no caso, tanto ou mais que ele. Agindo s, no pode obter seno o que a sua fora, sozinha, pode produzir; ao passo que os mdiuns curadores comeam por elevar sua alma a Deus e a reconhecer que, por si mesmos, nada podem... Esse socorro que envia so os bons Espritos que vm penetrar o mdium de seu fluido benfico que transmitido ao doente... e que so devidas simplesmente natureza do fluido derramado sobre o mdium. Ao passo que o magnetizador (passista) ordinrio se esgota, por vezes em vo, a fazer passes, o mdium

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 3 de 7

curador infiltra um fluido regenerador pela simples imposio de mos, graas ao concurso dos bons Espritos".
Medinicos

O mdium serve de veculo para os fluidos que os Espritos derramam sobre ele. o magnetismo misto, em que se combinam os fluidos humanos e espirituais. Nesse passe, o mdium fica em estado de transe, envolvido pelo Esprito ou Espritos e trabalha mediunizado. desaconselhado este tipo de passe, pela perda parcial da vigilncia necessria boa conduo dos trabalhos.
Mistos

So os passes, normalmente usados nas Casas Espritas, por envolvem o magnetismo das pessoas, a presena dos Mentores da Casa e a presena do prprio Guia do passista, sem que haja a incorporao.
Formas de Aplicao

Poderemos conhecer as tcnicas de passe que so usadas no mundo espiritual e que so descritas nas obras de Andr Luiz e Manoel Philomeno de Miranda. a. Passe de Sopro - Insuflao (quente - frio) (Andr Luiz - Os Mensageiros - Cap. 19); b. Rotatrio - Circular - (Andr Luiz - Missionrios da Luz - Cap. 19); c. Disperso - (Andr Luiz - Ao e Reao - Cap. 3) e (Manoel Philomeno de Miranda - Grilhes Partidos - Cap. 15) d. Longitudinal - (Andr Luiz - Missionrios da Luz - Cap. 19); Podemos classificar as formas de aplicao em vrias categorias a saber: Imposio das mos; Longitudinais; Transversais Rotatrios; Perpendiculares Imposio dupla ou simples; Passes de sopro, quente ou frio Dispersivos que se dividem em: Transversais cruzados Rotatrios ou Circulares cruzados De sopro Passe incorporado Analisemos cada um:
Imposio de Mos

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 4 de 7

sempre concentrador de fluidos. Pode ser dado com uma ou com as duas mos, em um centro de fora ou outro ponto qualquer. As mos devem estar sem concentrao de fora, sem contrao muscular e sim "soltas". Os passistas podem ser digitais ou palmares. No faz a menor diferena. O importante no contrariar sua natureza. Os tumores e inflamaes respondem bem aos concentrados ativantes. bom lembrar que as curas instantneas so muito raras.
Longitudinal

So aqueles feitos ao longo do corpo, da cabea aos ps e de cima para baixo, com as mos abertas e os braos estendidos, normalmente, sem nenhuma contrao.Com pequenas e sutis pausas em cada Centro de Fora. Quando usado como dispersivo aplicado sem pausas, direto da cabea aos ps.
Transversais

Estes passes so bons mas apresentam algum inconveniente se usados na cmara de passes, junto a outros passistas. Estende-se os dois braos para diante, as palmas para baixo, assim como os polegares e vai abrindo rapidamente os braos, no sentido horizontal, depois volta, com bastante energia a posio original. Isto deve ser feito, na cabea, no peito, no estmago, no baixo ventre e nos ps.
Rotatrios ou Circulares

So executados com as palmas das mos girando suavemente, da direita para a esquerda e vice-versa. So tambm conhecidos como frices sem contato.
Perpendiculares

So aplicados com o paciente de p. Estende as mos sobre a cabea do paciente, descendo-as, rapidamente, pela frente e pelas costas, ficando o passista de lado para o paciente. Imposio dupla: Sem dvida esta a forma mais simples e mais comum. Estende-se as mos sobre a cabea ou outra parte do corpo. O passista deve ficar em profundo estado de concentrao e orao. Imposio simples: A mesma coisa de imposio dupla, apenas feita com uma mo. A outra pode fica estendida ao lado do corpo ou posicionada acima do Centro Coronrio.
Sopro ou Insuflao

Esta modalidade de passes requer do passista cuidados especiais e rigorosos. um passe rigorosamente curativo ou dispersivo, conforme a inteno da aplicao. aplicado com a boca mais ou menos aberta, sobre as partes afetadas, insuflando ali, vigorosamente. Para que seja eficiente, necessrio que o passista as aspire ar, em grande quantidade, dilatando o trax, para os sopros frios, ou dilatando o estmago, para os

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 5 de 7

quentes. O passista deve ter boa capacidade respiratria, hlito saudvel, estmago livre de emanaes pesadas, Mente e palavras limpas, moralmente. Os passes de sopro se dividem em: Estimulantes; Curativos; Quentes; Cicatrizantes Frios; Calmantes; Descongestionante; Revigorantes; Dispersador de fluidos O sopro quente sai da boca do passista saturado de fluidos curadores, umedecido pelos vapores aquecidos pelas mucosas do estmago. Aproximar a boca do local, sem repugnncia ou medo do contgio e assoprar vigorosamente. Pode-se, em casos mais repugnantes, cobrir o local com uma gaze. O sopro frio executado a 30cm. ou at mais de um metro. Aspira-se o ar, enchendo o trax e soprando com os lbios quase fechados. Esta tcnica usada em pacientes que incorporem durante o passe. Os dispersivos j exemplificamos a respeito. Relembrando: "Transversais cruzados", "Rotatrios ou Circulares cruzados" e "Sopro frio", so os mais usados.
Passe Incorporado

O passe incorporado no tem motivo para ser aplicado. Os espritos fazem circular os fluidos pelos mdiuns para o paciente. Quando o esprito necessita atuar diretamente, ele no necessita de mdium. Isto gera um inconveniente pois pode acontecer de o mdium estar envolvido pelo obsessor do paciente e em vez de ajudar, prejudic-lo.
Classificao em Relao aos Centros Espritas

Nas Casas Espritas, como classificao de trabalho, eles podem ser: Individuais; Coletivos; Padronizados; Livres; distncia e Em domiclio.
Fluidoterapia - Explicaes necessrias

A fluidoterapia uma tcnica que os mdiuns, usando fluidos energizados, utilizam para o tratamento das enfermidades fsicas e espirituais. Aplicados sobre o perisprito, eles so absorvidos semelhana de uma esponja. a conhecida terapia do passe, praticada nos centros espritas.

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 6 de 7

As operaes espirituais tambm pertencem a esta rea de servios porque so atividades ligadas manipulao de fluidos humanos e espirituais. Classificam-se, porm, como fenmenos de caractersticas prprias. Por estarem intimamente ligadas mediunidade curadora, a equipe envolvida nesse trabalho dever ter, entre seus membros, um ou mais mdiuns curadores. Estes trabalhos so assistidos por entidades desencarnadas, ligadas ao campo da medicina, conhecedoras de particularidades relativas sade fsico-espiritual dos pacientes e lei de causa e efeito. Quando se considera o servio de passe convencional, a magnetizao dos pacientes no exige nenhuma condio especial para se realizar. Qualquer trabalhador ou Esprito esclarecido poder ministr-los com bom aproveitamento, sem maiores exigncias. J na cirurgia perispiritual ela s ser concretizada com a presena de mdiuns curadores no ambiente, assistidos por Espritos de mdicos desencarnados Pode-se dizer que os papis do mdium curador e dos Espritos cirurgies seriam os mesmos do farmacutico e dos mdicos. Enquanto o papel do primeiro o de ministrar a medicao (fluidos e energias humanas), o desses ltimos o de examinarem cada caso, fazer diagnsticos, prescrever tratamentos fludicos e, se necessrio, realizar cirurgias nos tecidos perispirituais. Enquanto do lado de c bastam a imposio de mos, a prece fervorosa, a conduta moral sadia e a disciplina medinica, do lado de l se desenrola a complexidade das tarefas curativas: a desobsesso (em alguns casos), os procedimentos cirrgicos, a escolha e seleo de elementos fludicos a serem utilizados e o estudo das possibilidades de cura ou melhoria das doenas do paciente, frente s suas necessidades evolutivas.
Fechando o Assunto

1. Passe magntico misto: Por imposio da(s) mo(s), individual (um passista para cada paciente), sem toque, onde so utilizados os fluidos do mdium mais os fluidos dos Espritos, em favor do processo de cura, inclusive para os grupos de tratamento de desobsesso, que se opera no perisprito e no plano espiritual. Esse processo chama-se fluidoterapia, ou seja, tratamento pelos fluidos, de responsabilidade dos Espritos. 2. Passe espiritual: Aplicado diretamente pelos Espritos do auxlio magntico, dispensando a presena do mdium. 3. Passe coletivo: Dado coletivamente numa assemblia (um passista para vrios pacientes), com a manipulao dos fluidos a cargo dos Espritos. 4. Passe distncia: uma modalidade de irradiao muito usada nas Casas Espritas e que exige prvio aviso quele que vai receber (nome, endereo, doena, dia e hora da mentalizao), com a finalidade de estabelecer sintonia entre o mdium que o administra e aquele que o recebe. 5. Autopasse: o passe dado em si mesmo; a prece fervorosa produz efeito de uma magnetizao, no s chamando a ajuda dos bons Espritos, mas dirigindo ao pedinte uma salutar corrente fludica.

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Lar Espirita Chico Xavier

Pgina 7 de 7

6. O sopro: Na viso de Andr Luiz, embora seja estimulante e eficaz como processo teraputico, ele s recomendvel queles que se enquadram nas regras de boa sade e higiene, conforme exposto na obra Os Mensageiros. Essa ressalva necessria, uma vez que nem todos possuem um organismo (em especial a boca) realmente sdio. A prece como autopasse Assim como o homem atravs dos seus fluidos pode influenciar o seu semelhante, presente ou a distncia, pode tambm agir sobre si mesmo. O autopasse requer concentrao para poder colocar-se na posio de receptor. A seguir, necessria a meditao e a prece fervorosa. Segundo Andr Luiz, Nos Domnios da Mediunidade, "A orao prodigioso banho de foras, tal a vigorosa corrente mental que atrai". A prece fervorosa, associada f na ajuda espiritual, acelera as nossas vibraes, facilitando a ligao com os benfeitores. A prece impulsiona nossas energias para o alto e atrai as energias espirituais que, somadas s nossas, voltam sobre ns, trazendo fluidos renovadores, a fim de conseguirmos operar com eficincia em favor do prximo. E assim, ajudando, somos tambm ajudados.
Anterior Prximo ndice

http://www.larchicoxavier.com.br/atividades/passes/aula5.htm

13/6/2010

Вам также может понравиться