Вы находитесь на странице: 1из 1

Parmnides considerado o fundador da escola de pensamento de Elia, colnia grega que ficava no litoral da regio da Campnia, no sul da Itlia.

. Para alguns estudiosos, ele teria sido discpulo do pitagrico Amnia. Outros (entre os quais Plato e Aristteles) consideram-no um seguidor do pensamento de Xenfanes. Ele foi admirado por seus contemporneos por ter levado uma vida regrada e exemplar. Pouco se conhece sobre sua vida. Sabe-se que ele esteve em Atenas, no ano em que completou 65 anos (por volta da metade do sculo 5 a.C.), e ali conheceu e se tornou amigo do jovem Scrates. Parmnides foi o mais influente dos filsofos que precederam Plato. Em sua doutrina se destacam o monismo e o imobilismo. Ele props que tudo o que existe eterno, imutvel, indestrutvel, indivisvel e, portanto, imvel. Parmnides considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento genuno e a compreenso. Essa percepo do domnio do "ser" corresponde s coisas que so percebidas pela mente. O que percebido pelas sensaes, por outro lado, , segundo ele, enganoso e falso, e pertence ao domnio do no-ser. Trata-se de uma oposio direta ao mobilismo defendido por Herclito de feso, para quem "tudo passa, nada permanece". Seu pensamento influenciou a chamada "teoria das formas", de Plato. Ao contrrio da maioria dos filsofos precedentes, que divulgaram seus pensamentos em prosa, Parmnides era um poeta e escreveu sua grande obra, "Da Natureza", em versos hexmetros semelhantes aos de Homero. Alm disso, ele atribuiu suas idias a uma revelao divina.

Filsofo pr-socrtico, matemtico e poeta grego, natural de Elia, hoje Vlia, na Magna Grcia, sul da Itlia, entre o pontal Licosa e o cabo Palinuro, que inaugurou o pensamento metafsico que, sistematizado no platonismo, entende como ilusrio o mundo dos sentidos. Reconhecido j na antiguidade como um sbio importante, a maior figura da escola a que pertenceu, talvez o mais profundo de todos pressocrticos. Sabe-se que como legislador em Elia, deu leis aos seus concidados, o que significa haver ocupado posio de destaque em sua cidade, uma ento recente fundao dos jnios. L teria tambm fundado uma escola semelhante aos institutos pitagricos, para o ensino da dialtica, foi discpulo do pitagrico Amnias e seguidor de Xenfanesde Clofon. Seus seguidores, os eleticos, entre os quais o mais famoso foi Zeno (tambm escrito Zeno ou Zenon) de Elea, opunham-se s idias numricas dos pitagricos, ao mobilismo de Herclito e toda a filosofia jnica, atacando os conceitos de multiplicidade e divisibilidade, defendendo, em oposio, a unidade e a permanncia do ser. Admirado por Aristteles e por Plato, que deu seu nome a um dos Dilogos e em O Sofista o denominou de O Grande Parmnides. Formulou pela primeira vez o princpio de identidade, segundo ele o que est fora do ser no ser, o no-ser nada, portanto o ser um. Sua principal e nica obra conhecida e da qual ainda restam fragmentos, um longo poema filosfico em duas partes e 150 versos, Da natureza ou Sobre a verdade, onde dois teros se referem metafsica e um tero fsica. Defendia a forma esfrica da Terra.

Вам также может понравиться