Вы находитесь на странице: 1из 2

10 dicas para voc ir bem nos estudos sem se matar

1) Priorize a nutrio dos seus neurnios. No pense que o excesso de acar, sdio e gordura dos lanches tipo fast-food vo alimentar o seu crebro. Ao contrrio, a abundncia destes elementos, apesar de dar uma ligao no incio, logo em seguida provoca ressaca e letargia. Ento, o ideal para o estudante procurar se alimentar com comida de verdade, claro, um chocolatinho de no mnimo 70% de cacau ajuda um bocado no funcionamento das sinapses. 2) Aprenda a submergir. A disperso uma caracterstica inata da gerao Y, seja atravs das constantes mensagens no celular, seja pela via das redes sociais. Todavia, quanto mais fragmentado for o ato de estudar, tanto menor ser o aprendizado. Logo, concentrar significa aprender a desligar os focos de distrao, para poder, em menos tempo, render muito mais. 3) Hidrate-se com gua. Tomar um copo de gua de vez em quando durante o estudo um santo remdio para o seu crebro. Veja bem, no estou falando de suco, leite, ch e muito menos de refrigerante, mas puramente de gua. Experimente e ver os resultados! 4) Troque de cafofo. No pense que estudar sempre no mesmo moc a chave da sabedoria. Tente eventualmente mudar de cmodo e at mesmo de ambiente. No seria nada mau de vez em quando tentar algum contato mais ntimo com a natureza enquanto estuda. 5) Crie associaes de ideias. A melhor forma de fixar qualquer coisa na memria associ-la com alguma coisa engraada ou prazerosa. Os professores de cursinho descobriram isto h milnios, por isto eles contam historinhas engraadas para cada matria nova. Experimente fazer isto em casa. 6) No lute contra o seu biorritmo. Se voc matutino, ridculo pensar em estudar noite e para os notvagos, um porre tentar estudar de manh. Cada macaco no seu galho, portanto, devote ao estudo as horas que voc est mais aceso. 7) Fuja da exausto. Estudar horas seguidas sem descanso apenas perda de tempo. No momento em que se imagina o crebro como um grande computador com centros de processamento, memrias e sistemas de acesso s informaes, fcil entender que quando ele esgota a capacidade de entrada de dados, a insistncia trar menores resultados do que parar tudo e recomear depois. 8) Entremeie perodos de estudo com exerccios.

Por falar em parar, altamente recomendvel que as pausas no estudo sejam usadas para fazer qualquer tipo de exerccio, alongamentos, esteira, caminhada, uma volta na rua para trocar o ar do pulmo etc. 9) No confie apenas na memria. melhor voc se acostumar a anotar as ideias mais importantes e os lugares onde esto as coisas, livro, pgina, site, etc, para poder fazer futuras referncias. 10) No acredite que sono coisa de preguioso.

Por falar em memria, quem consegue entremear perodos de estudo com sonequinhas, certamente obtm resultados muito melhores do que aqueles que levam maratonas "a seco". Veja o que afirma este interessantssimo artigo sobre os poderes de fixao do sono: Durante o sono o crebro rememora as coisas que aprendeu recentemente, por isso a qualidade do sono contribuiu para a memorizao do que foi aprendido ao longo do dia, pois durante o sono REM que o crebro constri as memrias de longa durao

Вам также может понравиться