Вы находитесь на странице: 1из 6

Resumo para a Prova de DIREITO CIVIL

PESSOAS JURDICAS

Conceito Pessoa Jurdica o de grupo de pessoas formado

conforme a lei, com personalidade jurdica prpria, para a realizao de fins comuns.
Pressupostos Existenciais vontade humana criadora, observncia

das condies legais para sua criao, licitude do seu objeto. Teoria explicativas do seu objeto o Corrente Negativista no aceita a pessoa jurdica com um sujeito de direitos, entendendo-a como mero patrimnio coletivo ou um grupo de pessoas fsicas reunidas.
o

Corrente Afirmativa reconhece a teoria da pessoa jurdica

- Teoria da Fico pessoa criada pelo direito, com existncia ideal, ou seja, sem prtica social. - Teoria da Realidade Objetiva caracteriza pessoa jurdica como um organismo social vivo, independente de tcnica jurdica. - Teoria da Realidade Tcnica utiliza-se das duas teorias anteriores, ou seja, criada pelo direito e possuidora de capacidade de atuao social. Teoria predominante.
Todas as instituies devem registrar seu ato constitutivo em cartrio ou

na junta comercial, conforme o seu fim, EXCETO:


o o

Partidos polticos registra todos seus atos no TSE; Escritrios de Advocacia, quando em sociedade de advogados registra-se na OAB na seo do devido Estado. J aqueles escritrios de advocacia individuais, o registro no se faz necessrio, pois so considerados profissionais liberais. Sindicatos registram-se em cartrio, porm aps o registro necessrio comunicar o MTE.

Sociedade Irregular ou de Fato Antes do registro no se pode falar em Pessoa Jurdica enquanto sujeito de direitos, porm possui capacidade de deveres perante terceiros. Para a autora Maria Helena Diniz, grupos despersonificados constituem um conjunto de direitos e obrigaes, de bens e de pessoas sem personalidade jurdica e com capacidade processual por meio de representao. Na sociedade irregular a responsabilidade dos scios ilimitada. Primeiramente executam-se os bens sociais e aps os bens particulares dos scios. Art. 990, CC. Para o doutrinador Fbio Ulhoa Coelho, a responsabilidade das sociedades irregulares ou de fato apontada diretamente aos representantes e subsidiariamente aos demais scios. Em casos de responsabilidade solidria, o administrador poder entrar com ao de regresso contra os demais.

Capacidade e Representao da PJ
A PJ tem capacidade especial, pois s pode praticar atos que estejam

em conformidade com seu estatuto, quando extrapolarem sua finalidade social, estaro sob pena de ineficcia. A representao da pessoa jurdica feita por meio da presena de pessoas que compem seus rgos e os conselhos deliberativos.

Classificao das PJs de Direito Pblico Privado FUNDAES: o Conceito A fundao decorre da afetao (aplicao) do patrimnio de seu instituidor a uma determinada finalidade, por meio de escritura pblica ou de testamento. O patrimnio se despersonifica para uma atividade no-lucrativa: cultura, religio, moral ou assistncia. o Requisitos: afetao de bens livres do instituidor, escritura pblica ou testamento, elaborao de Estatuto e aprovao pelo MP, registro no CRCPJ.

Para a venda de seus bens, a fundao ter que solicitar alvar judicial e a alienao dos bens ser feita mediante jurisdio voluntria e com interveno do MP.

o Quando na constituio de uma fundao os bens do instituidor forem insuficientes, sero eles incorporados ao patrimnio de outra fundao com igual ou semelhante finalidade. ASSOCIAES: o Conceito unio de pessoas que se organizam para fins no econmicos. Difere das fundaes, pois no h afetao de bens. Ex.: igrejas, associao de moradores de bairro, clubes recreativos, ONGs e sindicatos. o A constituio de associaes exige o registro no CRCPJ.
o

Quanto a sua extino, em regra, o patrimnio ser destinado outra entidade sem fins econmicos, designadas no Estatuto, em caso de omisso deste, por deliberao dos associados, os bens sero alocados em outras associaes municipais, estaduais, federais de fins semelhantes.

o A excluso de associado ser feita com justa causa, assegurando-lhe o direito ao procedimento de contraditrio e de ampla defesa. SOCIEDADES:
o

Conceito grupo de pessoas dotado de personalidade jurdica prpria com fins econmicos.

o Sua constituio depende de contrato social e registro na CRCPJ (prestadoras de servio e outras) ou na Junta Comercial (empresarial).
o

Sociedade Empresria aquela que tem como requisito o exerccio de uma atividade econmica e empresarial. Seu registro feito na Junta Comercial. Tipos: Sociedade Annima (S/A), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade em Comandita Simples, Sociedade em Comandita por Aes, Sociedade em Nome Coletivo. Sociedade Simples se refere quele grupo que embora no exera atividade empresarial, tem fins econmicos. Seus servios so prestados diretamente por seus scios e seu registro feito no CRCPJ. Diferencia-se da sociedade empresria pela

PESSOALIDADE da qual o scio exerce a atividade fim da empresa, no podendo fazer-se substituir. Ex.: sociedade de advogados, sociedade de mdicos, instituies de ensino. No entanto, o registro da sociedade de advogados feita na OAB, na seo correspondente ao seu Estado. ORGANIZAES RELIGIOSAS
o

Conceito reunio de pessoas que prestam culto a fora ou a foras sobrenaturais, com doutrina e ritual prprios, estabelecida por preceitos ticos.

PARTIDOS POLTICOS
o

Conceito compostos por grupo de pessoas com interesses comuns no sentido de adquirir poder para execuo de um programa. Maria Helena Diniz define como um grupo de pessoas que visa autenticidade do sistema de representatividade, por meio do regime democrtico, busca tambm defender os direitos fundamentais da CF/88.

o O registro feito no CRCPJ em Braslia + no TSE do Estado.

Desconsiderao da Personalidade Jurdica Conceito possibilita aos credores satisfazer seus direitos no patrimnio pessoal do scio ou administrador que cometeu o ato abusivo. No se confunde DESCONSIDERAO e DESPERSONIFICAO, enquanto que a primeira se refere a uma deciso declarada pelo juiz que atinge o patrimnio particular do scio que cometeu o ato lesivo, a despersonificao a prpria extino da personalidade jurdica decretada pelo juiz em casos de elevada gravidade.

Responsabilidade Civil e Penal da Pessoa Jurdica Apesar de no ter existncia ontolgica como as pessoas naturais, a PJ responde, com seu patrimnio, por todos seus atos, por meio de seus representantes.

Extino da Pessoa Jurdica

A extino da PJ poder ser convencional, administrativa e judicial. o Convencional deliberada pelos prprios scios em comum acordo por qualquer motivo. o Administrativa a autorizao de funcionamento cassada pela Administrao Pblica. o Judicial o juiz decreta a extino da PJ ocorridas quaisquer hipteses de extino previstas em lei ou em estatuto. O patrimnio remanescente ser dividido entre os respectivos scios, conforme a participao de cada um.

DO DOMICLIO CIVIL

Art. 70 a 78
Conceito de Domiclio duas noes, a primeira a que liga o domiclio

vida privada da pessoa e a segunda ligada a sua atividade externa.


Obs. Importante: caso a pessoa tenha mais de uma residncia ou

exera sua profisso em lugares diversos, considerar-se- seu domiclio quaisquer desses locais. Diferena entre morada, residncia e domiclio:
o

MORADA lugar onde a pessoa natural estabelece sua estadia provisria. RESIDNCIA a sede estvel da pessoa. Possui maior estabilidade que a morada. DOMICLIO o lugar que a pessoa estabelece residncia com nimo definitivo. Centro principal de seus negcios jurdicos ou atividade profissional.

Elementos do Domiclio: ato de fixao em determinado local

(elemento objetivo) e ato definitivo de permanncia (elemento subjetivo). Espcies de Domiclio: o Voluntrio aquele local em que a pessoa opta livremente a estabelecer residncia com nimo definitivo.

o Legal ou Necessrio: Incapazes domiclio do assistente ou representante. Servidor Pblico onde exercer sua funo. Servio Militar local onde serve. Preso no local de cumprimento da sentena. Agente Diplomtico no DF ou onde residiu anterior a sua diplomacia.

Вам также может понравиться