Вы находитесь на странице: 1из 6

15/06/2009

PC WORLD - D boot a partir de

http://www.pcworld.com.br

DICAS

D boot a partir de um pendrive e carregue no bolso seus aplicativos


(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2009/06/12/de-boot-a-partir-de-um-pendrive-e-carregue-no-bolso-seusaplicativos) Monica Campi, da PC World
12/06/2009

Ter um sistema operacional em um dispositivo USB pode ajudar na hora do aperto e garantir seus aplicativos em qualquer PC.
Reportagem feita a partir de dvida de leitor; saiba mais

Instalar o sistema operacional em um pendrive e a partir dele iniciar seu computador um recurso muito til, principalmente para administradores de rede que, vez ou outra, precisam fazer um backup de emergncia, ou para usurios preocupados com a possibilidade de perda de dados. A idia muito parecida com o que oferecido por algumas distribuies Linux, que j vem no formato de pendrive ou em Live CDs. Mas vamos mostrar como utilizar dessa forma o Windows XP (para o Linux as instrues so as mesmas) e o Windows Vista. Alm de alguns aplicativos que tambm podem ser levados no bolso. Pr-requisitos Antes de comear importante saber o que ser preciso para iniciar o processo. Alm do pendrive, que deve ter no mnimo 2 gigabytes (GB) de capacidade e estar completamente vazio (para quem for instalar o Vista, recomenda-se no mnimo 4GB de espao no dispositivo flash), o disco de instalao original do sistema operacional a ser utilizado e baixar alguns softwares para ajudar na tarefa. Outro detalhe importante verificar na BIOS do seu computador (ao ligar a mquina, pressione Del ou F2 para acessar a configurao do PC) se existe a opo de boot atravs do dispositivo USB. Se no houver, ento sua mquina no suportar esse tipo de tarefa. Windows XP Para comear, baixe o freeware Bart PE Builder, que um dos responsveis pelo processo de criao dos arquivos bootveis. Para facilitar, durante a instalao, observe a opo de gerar de um cone do programa no desktop. D duplo clique para rodar o programa. Certifique-se de que o disco do Windows XP esteja no drive ptico. Na tela do Bart PE Builder, indique o caminho do drive onde est o sistema operacional no campo Source: (path to Windows installation files). Exemplo: D:. Marque a opo Create ISO Image e coloque, logo abaixo, o caminho e o nome para salvar o arquivo

uol.com.br//IDGNoticiaPrint_

1/6

15/06/2009 PC WORLD - D boot a partir de gerado. Clique no boto Build para comear o processo. Isso pode demorar alguns minutos.
O arquivo ISO gerado contm os componentes mnimos necessrios do Windows XP, algumas ferramentas de reparo e fica em torno de 150 megabytes (MB).

As imagens ISO so usadas para gravar CDs ou DVDs. Para gravar os arquivos no pendrive e, para que este desempenhe a funo de boot, voc ter de baixar outro programa, o FlashBoot. Aps baixar e instalar o software, d duplo clique no cone correspondente para rodar o FlashBoot. Na tela inicial, clique em Next. O prximo passo escolher o tipo de disco a ser criado. Use a primeira opo, Convert BartPE Bootab le Disk to Flash Disk. Clique no boto Next novamente. Nesse momento, voc ter de indicar a localizao do arquivo ISO que foi criado no primeiro passo. Clique em Browse para esta operao. Ao localizar o arquivo, conecte o pendrive em alguma porta USB do computador. Feito isso, clique em Next e escolha a unidade (Drive Letter) correspondente ao dispositivo USB e marque a opo Make Bootab le USB Flash Disk Which is Physically Present on This PC. Pressione Next. Escolha a opo de particionamento USB-HDD e clique em Finish. A s esperar que a cpia seja feita e que no ocorra nenhum erro de gravao.

uol.com.br//IDGNoticiaPrint_

2/6

15/06/2009 PC WORLD - D boot a partir de Ao iniciar o sistema usando o pendrive, aparecer a mensagem Starting BartPE. O processo lento e preciso ter pacincia.
Aps carreg-lo, uma verso enxuta do Windows XP estar disponvel para uso. Se o computador estiver conectado a uma rede, basta configurar o TCP/IP. O menu Go, que aparece no canto inferior esquerdo, semelhante ao menu Iniciar do Windows e oferece o caminho para todos os utilitrios instalados. Windows Vista Usar o pendrive para dar boot com o Vista mais simples e rpido que com o XP. Para comear abra o prompt de comando do sistema, na funo executar localizada no menu Iniciar. Digite cmd e d Enter.

Isso abrir a janela de comando, onde voc dever digitar: diskpart. D Enter. A seguir, digite o comando list disk. Este comando lhe informar os discos presentes no sistema. Atravs desta informao, identifica-se o disco alvo (pendrive) para o particionamento/formatao.

Ateno: cuidado para no particionar/formatar o disco errado. Na janela pode-se ver o resultado do comando e em destaque o pendrive de 1GB (usado no exemplo), identificado pelo DiskPart como sendo o "Disk 3".

uol.com.br//IDGNoticiaPrint_

3/6

15/06/2009

PC WORLD - D boot a partir de

Em seguida, aplique o seguinte comando: select disk 3 (nesse caso o "disk 3", mas use o nmero relativo a seu dispositivo flash, como exemplificado no procedimento anterior). Aps isso, aplique os comandos a seguir, na ordem que esto. E d Enter aps digitar cada um deles: clean create partition primary select partition 1 active format fs=fat32 assign exit

Como resultado deste procedimento, seu pendrive est pronto para receber os arquivos do Vista, provenientes do DVD de instalao. Habilite a visualizao de arquivos do sistema no Windows Explorer (tecle Windows + E) e copie todo o contedo do DVD para dentro do dispositivo flash, mantendo a estrutura original de arquivos. Na imagem a seguir esto todos os arquivos que devem ser copiados. Verifique se todos foram passados para o pendrive. Aps realizar esse processo, seu dispositivo USB estar pronto para iniciar com o Windows Vista.

Aplicativos no pen drive A lista dos aplicativos portteis longa. Clientes de e-mail, browsers, pacotes de escritrio, mensageiros, dicionrios, editores de imagens, agenda, utilitrios multimdia e assim por diante. Quase tudo que voc usa no seu computador de casa, hoje, pode ser usado em forma porttil, sem necessidade de instalar nada, independentemente do computador que voc use. Voc roda o software a partir do prprio pen drive, que tambm contm seus documentos e arquivos.

uol.com.br//IDGNoticiaPrint_

4/6

15/06/2009

PC WORLD - D boot a partir de

Um dos mais conhecidos o Portable Apps, que rene os principais programas de cdigo aberto, em formato porttil para acesso a partir de dispositivos flash. Entre os principais aplicativos da sute, esto o navegador Firefox, o antivrus ClaimWin, o Gaim (mensageiro que conecta a servidor do MSN, Yahoo, AOL, etc.), Open Office completo (textos, planilha, clculo, apresentaes), Thunderbird como cliente de e-mail e o calendrio Sunbird, alm do joguinho Sudoku.

O download tem apenas 90MB e, para usar todos os aplicativos, preciso um pendrive de no mnimo 512MB. Mas se voc quer apenas um aplicativo office e que seja compatvel com o Microsoft Office, ento o OpenOffice ideal. J para quem quer um leitor PDF, recomendamos o Sumatra. Para atividades multimdia, o editor de udio Audacity tambm tem sua verso porttil, assim como o editor de imagens Gimp (ambos com verses para Mac e PC). Na wikipedia existe uma imensa lista com todos os aplicativos portteis disponveis.

uol.com.br//IDGNoticiaPrint_

5/6

15/06/2009

PC WORLD - D boot a partir de

Tela do GIMP

Copyright 2009 IDG Brasil Ltda. Todos os direitos reservados.

uol.com.br//IDGNoticiaPrint_

6/6

Вам также может понравиться