Вы находитесь на странице: 1из 1

Saulo Lara Coimbra

Fanfarra e sua VIDA

A Fanfarra principalmente um trabalho de equipe, a unio de vrias foras com o mesmo objetivo. Alm de grande contribuio um exemplo de incentivo cultural e investimento em nosso amanh, que se reflete atravs de nossas crianas e jovens. um trabalho especial e cativante para todos ns! ''Quem sabe onde quer chegar, escolhe certo o caminho e o jeito de caminhar" Thiago de Mello.

QUAIS INSTRUMENTOS TOCAMOS?


O forte de nossa Fanfarra a PERCUSSO. Portanto conheamos a seguir alguns instrumentos que tocamos: CAIXA: sempre tocado com duas baquetas, e possui duas cordas sobre o couro que do uma afinao diferente. Permite floreios que no ocorrem nos surdos, utilizamos esse instrumento na altura da cintura. SURDO: tocado com uma baqueta maior e possui um som mais grave que o da caixa, podem ser pequenos mdios ou grandes. BUMBO: o maior instrumento de nossa Fanfarra e s pode ser usado por alunos grandes, possui um som grave e tocado por duas baquetas com as quais fazemos uma srie de evolues. Atravs da batida do Bumbo iniciamos os toques da Fanfarra. PRATOS: O aluno deve carregar um prato em cada mo, o instrumento mais leve de nossa Fanfarra e possui um som agudo, fazendo um contra ponto com os instrumentos mais graves (que so os bumbos). BALIZAS: Nossas Balizas assim como a Fanfarra possuem movimentos diferentes que coincidem com os toques da Fanfarra. O aparelho que utilizamos a Bandeira e os Praquedas. Seu uniforme diferenciado e usam luvas.

TOQUES: Atravs do sinal de incio do Instrutor (ordinrio marche!), a Fanfarra inicia seus toques, que mudam atravs de um apito e sinais manuais dado pelo regente. Atualmente possumos cinco fanfarras nas escolas de Betim e possuem mais de 12 toques.

AS CRIANAS APRENDEM O QUE VIVEM... Se a criana vive com crticas, ela aprende a condenar. Se a criana vive com hostilidade, ela aprende a agredir. Se a criana vive com zombarias, ela aprende a ser tmida. Se a criana vive com humilhao, ela aprende a se sentir culpada. Se a criana vive com tolerncia, ela aprende a ser paciente. Se a criana vive com incentivo, ela aprende a ser confiante. Se a criana vive com elogios, ela aprende a apreciar. Se a criana vive com retido, ela aprende a ser justa. Se a criana vive com segurana, ela aprende a ter f. Se a criana vive com aprovao, ela aprende a gostar de si mesma. Se a criana vive com aceitao e amizade,

Pesquisador e Produtor Cultural Msico da Banda Nossa Senhora do Carmo de Betim Ministro de Msica e Artes do Ministrio de Louvor Fogo do Cu (RCC-Betim) Mediador de Eventos do Departamento de Oficinas Culturais - FUNARBE

ela aprende a encontrar AMOR no mundo.

Вам также может понравиться