Вы находитесь на странице: 1из 6

Resenha crtica

Efeitos do cmbio e juros sobre as exportaes da indstria brasileira 1

O artigo analisa diversas fases relacionadas economia brasileira, em especial nos ltimos 25 anos. Apontando para a questo de o setor exportador ser um determinante na composio relacionada ao desempenho da economia do pas. Apesar de existir a constatao sobre o carter essencial deste setor, constata-se o desempenho fraco nos anos compreendidos no estudo. O prprio crescimento est vinculado s exportaes pois estimulam a demanda dos produtos junto ao mercado interno e promovem o relaxamento de medidas externas de restrio ao crescimento. As caractersticas dinmicas da exportao servem como base para anlises efetuadas sobre a estrutura produtiva do pas, sobre a competitividade e sobre o papel que a taxa de cmbio assume no contexto. Em tpico especfico sobre a taxa de cmbio so elencados diversos itens que asseveram a sua importncia para a economia. Atravs da mesma, de acordo com os autore s, so fomentadas mudanas no cenrio domstico em relao aos bens produzido no exterior; determinam, tambm, fatores que regulamentam a estrutura produtiva da economia. A estrutura produtiva salientada como um principal centro de atuao das taxas cambiais, pois os setores e segmentos compostos por grandes empresas tm maior facilidade de financiamento externo. Desse modo, eles so menos sensveis a variaes da taxa de juros domstica. O crescimento da renda mundial, por sua vez, tende a favorecer mais a exportao dos bens com maiores elasticidades renda. O artigo prima por propor a anlise da relao entre taxas de cmbio, de juros e do crescimento mundial sobre o total das exportaes brasileiras e de sua composio. Para tanto, utilizam-se pesquisas realizadas por Nassif que constata a existncia de uma elevao da participao relativa do segmento baseado em recursos naturais nos investimentos e no valor adicionado da indstria brasileira, com reduo ou estagnao nos demais.

NAKABASHI, Luciano; CRUZ, Marcio J.V. da; SCATOLIN, Fbio D. Efeitos do cmbio e juros sobre as exportaes da indstria brasileira. R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 433-461, set./dez. 2008 Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rec/v12n3/02.pdf. Acesso: 08/jun/2011.

Ressalte-se que o setor exportador carrega consigo aspectos fundamentais haja visto que promove o afrouxamento da restrio externa e exerce papel fundamental diante da composio da malha produtiva da economia como um todo. O cmbio uma varivel-chave no desempenho do setor de exportaes e existe o levantamento da questo sobre se deixar que o cmbio permanea em um patamar extremamente valorizado far com que o desempenho econmico do pas seja prejudicado, pois, alm de ter impactos negativos em alguns setores-chave da economia, contendo as exportaes destes, o aumento das importaes se dar via mudana relativa de preos. No ficando restrita ao crescimento econmico e conseqente aumento da demanda interna. Os autores concluem que os segmentos mais dinmicos e com maiores capacidades de dinamizar as exportaes brasileiras em um prazo mais longo de tempo, como o intensivo em escala e diferenciao, vm perdendo participao: passaram de 34,03% e 12,52%, em junho de 1996, para 28,96% e 11,31%, em fevereiro de 2008, respectivamente. Alm disso, o segmento mais importante na gerao de empregos foi o que mais reduziu a participao, passando de 10,24% para 6,18% no perodo da anlise. Gala apud Nakabashi, Cruz e Scatolin cita que: As evidncias aqui apresentadas apontam para uma recorrente subvalorizao das moedas asiticas quando comparadas s latino-americanas (...). Bem como Rodrik, tambm citado no artigo, fornece evidncias da correlao entre desvalorizao e crescimento econmico para os pases em desenvolvimento. Tais apontamentos servem como introduo ao prximo artigo, atravs do qual se espera estabelecer uma relao pertinente entre os dois aspectos, a valorizao do Real e a concorrncia dos produtos chineses.

Desempenho exportador global e competio nos mercados da Unio Europia e dos Estados Unidos2

FERRAZ, Galeano; RIBEIRO, Fernando. Desempenho exportador global e competio nos mercados da Unio Europia e dos Estados Unidos. Artigo. RBCE (Revista Brasileira de Comrcio Exterior) 80.Disponvel em: http://www.funcex.com.br/material/rbce/80-GFRF.pdf. Acesso: 08/jun/2011.

A China vem apresentando contnuos ndices de crescimento no comrcio internacional no decorrer dos ltimos anos. Essa dinmica tem provocado efeitos diferenciados sobre economias com grau de desenvolvimento similar ao da economia brasileira e, por isso, sido objeto de estudo em muitas perspectivas. So apontadas pelos autores, questes que se relacionam com as oportunidades de exportao, a ameaas a produtores locais no mercado domstico e, para alguns setores produtivos exportadores, o acirramento da competio em terceiros mercados. As exportaes brasileiras demonstraram ndices apenas razoveis entre os anos de 1996 e 2002. Cresceram 26,4% em termos acumulados, sendo que nos anos de 1998 e 1999 refletiram uma queda em comparao com o ano anterior. Por outro lado, o desempenho exportador da China foi alm de qualquer prognstico, dado que seu montante mais do que dobrou entre os extremos do perodo. Apenas em 1998 a taxa de crescimento das exportaes chinesas mostrou-se reduzida, refletindo a queda do nvel de atividade mundial que se seguiu crise asitica do final de 1997. A primeira parte do artigo ressaltar, justamente, as diferenas importantes entre o desempenho das exportaes globais do Brasil e da China entre os anos de 1996 e 2002, tanto em termos de crescimento quanto de composio setorial, intensidade tecnolgica dos produtos e outros atributos analisados. Destaca-se,

primeiramente, que as exportaes da China, alm de alcanarem valores muito superiores aos das exportaes brasileiras, apresentam um crescimento muito mais rpido. Na mdia do perodo 2001-02, a China exportou 5,4 vezes mais do Brasil e o crescimento em relao mdia dos anos de 1996-97 foi quase cinco vezes maior do que o do comrcio mundial. No mesmo perodo, as exportaes brasileiras cresceram, por sua vez, a um ritmo similar ao da mdia mundial. A anlise dos atributos dos produtos exportados revela que as vendas externas chinesas so relativamente mais concentradas. Enquanto que as exportaes brasileiras apresentam uma participao relativamente maior de produtos bsicos, agrcolas e minerais. As exportaes do Brasil registram ainda maior participao de produtos intensivos em economias de escala, devido ao grande peso dos produtos siderrgicos, automveis e autopeas. Por seu lado, a China exporta um percentual relativamente mais elevado de produtos intensivos em pesquisa e desenvolvimento, que representam 25% de sua pauta. Ferraz e Ribeiro salientam que em termos setoriais, a pauta chinesa comandada por equipamentos eletrnicos, txteis e vesturio e material eltrico, ao passo que na pauta brasileira sobressaem peas e outros veculos, agropecuria, extrativa mineral, siderurgia e abate de animais.

Quanto intensidade tecnolgica, as diferenas entre os pases no so to expressivas, visto que as exportaes de ambos apresentam elevada concentrao em produtos de tecnologia baixa ou mdia-baixa. Alm do mais, nos dois casos a evoluo positiva, dada a participao crescente dos produtos de tecnologia alta ou mdia- alta. Embora as pautas de ambos os pases registrem uma participao elevada de produtos de baixo dinamismo no comrcio mundial (em decadncia ou em regresso), a chinesa possui uma participao cerca de 14 pontos percentuais mais elevada que a brasileira nos produtos de maior dinamismo. Este fato ajuda a explicar, ao menos em parte, a diferena de crescimento das exportaes totais dos dois pases no perodo considerado. Outra concluso importante que, embora as pautas de exportao dos dois pases sejam bastante concentradas, o grau de concentrao relativamente mais elevado no caso brasileiro. Observa-se que 90% do valor exportado referem-se a 22% do total de produtos exportados pela China, mas a apenas 11% dos produtos exportados pelo Brasil.

ASPECTOS PERTINENTES SOBRE A CORRELAO ENTRE QUESTES ABORDADAS NOS ARTIGOS

A discusso sobre o regime cambial considerada crucial para todos os pases. Especificamente sobre a relao possvel de estabelecer-se entre a taxa praticada pelo Brasil e o regime chins, torna-se evidente a perda de competitividade do Brasil nas exportaes de produtos onde exista a concorrncia da China. O regime cambial da China pautado pela rigidez da taxa de cmbio (8,28 yuan/dlar), uma taxa de cmbio que serve de instrumento ao estmulo s exportaes chinesas no mercado mundial. Existe uma taxa considerada desvalorizada em termos reais, e distante do chamado nvel de equilbrio. Pode-se inferir do estudo dos dois artigos que o regime e a poltica cambial adotada na China nas ltimas dcadas tem desempenhado um papel preponderante quando se pensa em quais so os determinantes do excepcional crescimento econmico chins, alm do fato de que a desvalorizao real da taxa de cmbio verificada a partir da dcada de 90 acaba por se constituir em um elemento adicional que confere ganhos de competitividade ao setor exportador, cujo desempenho est diretamente atrelado s elevadas taxas de crescimento econmico. Mesmo que a China continue adotando medidas que tenham como finalidade o controle seletivo dos fluxos de capitais, um elemento importante no sentido de dar suporte

sustentao destas elevadas taxas de crescimento econmico. A conduo da poltica cambial chinesa no tem fornecido evidncias que apontem para uma mudana dentro dos parmetros pretendidos pelos EUA e demais parceiros comerciais.3

VIEIRA, Flvio V. China: crescimento econmico de longo prazo. Artigo. Rev. Econ. Polit. vol.26 no.3 So Paulo July/Sept. 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572006000300005. Acesso: 08/jun/2011.

REFERNCIAS

FERRAZ, Galeano; RIBEIRO, Fernando. Desempenho exportador global e competio nos mercados da Unio Europia e dos Estados Unidos. Artigo. RBCE (Revista Brasileira de Comrcio Exterior) 80.Disponvel em: http://www.funcex.com.br/material/rbce/80-

GFRF.pdf. Acesso: 08/jun/2011.

NAKABASHI, Luciano; CRUZ, Marcio J.V. da; SCATOLIN, Fbio D. Efeitos do cmbio e juros sobre as exportaes da indstria brasileira. R. Econ. contemp., Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 433-461, set./dez. 2008 Disponvel em: Acesso: 08/jun/2011. VIEIRA, Flvio V. China: crescimento econmico de longo prazo. Artigo. Rev. Econ. Polit. vol.26 no.3 So Paulo July/Sept. 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/rec/v12n3/02.pdf.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31572006000300005 . Acesso: 08/jun/2011.

Вам также может понравиться