Вы находитесь на странице: 1из 3

Ideias do Milnio: "A desigualdade social na China maior do que nunca"

A desigualdade social na China maior do que nunca. Nos ltimos anos, todos se beneficiaram com a reforma econmica, mas a disparidade tambm ficou maior, de acordo com a jornalista Lijia Zhang . Em entrevista, concedida jornalista Elizabeth Carvalho, no programa Milnio , da GloboNews, a chinesa explica que o problema pior do que no Brasil, porque em seu pas no existe previdncia social, que poderia ajudar os pobres. Lijia trabalhou desde os 16 anos como operria em um complexo armamentista estatal em Ninjing, mas nunca se acostumou com o rigor e o controle do governo sobre os cidados. "Eu tenho cabelo cacheado, no fao permanente. Trabalhei 10 anos na fbrica e nunca fui promovida. Um dos motivos era o meu chefe pensar que eu fazia permanente. Naquela poca, s gente com estilo de vida burgus fazia permanente. Eu no tinha a ideologia correta. Portanto, no merecia ser promovida." Relatos como esse compem a autobiografia "A Garota da Fbrica de Msseis" em que a jornalista conta sobre a sua vida na China dos anos 1980. Hoje, Lijia Zhang vive em Beijing e colabora para jornais ingleses e americanos. O Milnio transmitido pela Globo News s 23h30 de segunda-feira, com repeties s 3h30, 11h30 e 17h30 de tera-feira, s 5h30 de quarta e s 7h05 de domingo. Leia a entrevista de Lijia Zhang a Elizabeth Carvalho: No incio dos anos 1970, quando a Repblica Popular da China rompeu um isolamento de duas dcadas e abriu as suas portas ao Ocidente e ao capital estrangeiro, o lder Deng Xiaoping criou um ditado inesquecvel para a gerao que se tornou adulta depois de encerrada a Revoluo Cultural de Mao Ts-Tung: No importa se o gato preto ou branco, dizia Deng Xiaoping, o que importa que ele cace o rato. Desde ento, em um curto espao de tempo, a China chorou a morte de Mao e enterrou a sua era. Levou ao tribunal alguns dos seus mais prximos colaboradores, imortalizado no julgamento da Camarilha dos Quatro. E hoje vai deslocando para a sia o epicentro do capitalismo global. Tian'anmen um produto destes tempos de transio que culminaram nos eventos da praa Tian'anmen em 1989. Operria desde os 16 anos de um gigantesco complexo armamentista estatal em Nanjing, Lijia foi uma espcie de gata em guerra com o conservadorismo de uma sociedade sufocada por regras e fechada em si mesmo. Uma das ratazanas mais difceis da caada dos anos do grande salto chins, com taxas de crescimento de 10% ao ano.

Repblica Popular da China


A Repblica Popular da China (RPC) vulgarmente conhecida como China, o maior pas da sia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilho de

habitantes, aproximadamente um stimo da populao da Terra. uma repblica socialista governada pelo Partido Comunista da China sob um sistema de partido nico[4] e tem jurisdio sobre 22 provncias, cinco regies autnomas (Xinjiang, Monglia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municpios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regies Administrativas Especiais com grande autonomia[5] (Hong Kong e Macau). A capital da Repblica Popular da China Pequim.[6] Com aproximadamente 9,6 milhes de quilmetros quadrados, a Repblica Popular da China o terceiro ou quarto maior pas do mundo em rea total[7] e o segundo maior em rea terrestre.[8] Sua paisagem variada, com florestas de estepes e desertos (os de Gobi e Taklamakan) no norte seco e frio, prximo da Monglia e Sibria (Rssia), e florestas subtropicais no sul hmido e quente prximo ao Vietnam, Laos e Mianmar. O terreno do pas, a oeste, de alta altitude, com o Himalaia e as montanhas Tian Shan formando fronteiras naturais entre a China, a ndia e a sia Central. Em contraste, a costa leste da China continental de baixa altitude e tem uma longa faixa costeira de 14.500 quilmetros, delimitada a sudeste pelo Mar da China Meridional e a leste pelo Mar da China Oriental, alm de onde esto Taiwan, Coria e Japo. A antiga civilizao chinesa, uma das primeiras do mundo, floresceu na bacia frtil do rio Amarelo, que atravessa a Plancie Norte da China.[9] Por mais de 4.000 anos, o sistema poltico da China foi baseado em monarquias hereditrias (tambm conhecidas como dinastias). A primeira dessas dinastias foi a Xia (aproximadamente 2000 a.C)., mas mais tarde foi a dinastia Qin que unificou a China em 221 a.C. A ltima dinastia foi a Qing, que terminou em 1911 com a fundao da Repblica da China (RC) pelo Partido Nacionalista Kuomintang (KMT). Na primeira metade do sculo XX a China mergulhou em um perodo de desunio e guerras civis que dividiram o pas em dois principais campos polticos - o Kuomintang e os Comunistas. As hostilidades terminaram em 1949, quando a Repblica Popular da China foi estabelecida na China pelos comunistas vitoriosos.

O sistema educacional chins hoje


As reformas do ensino superior foram efetuadas em cinco partes a partir de 1986: reformas da oferta da educao, do sistema de administrao, do financiamento, do recrutamento, e da administrao intrainstitucional. Veja como ficou cada item do novo sistema, segundo dados publicados no relatrio da UNESCO em 2004 "Educational Development in China" (Desenvolvimento Educacional na China), do Banco Mundial e do Ministrio da Educao da China: Anos de estudo Assim como no Brasil, so nove anos de ensino fundamental obrigatrio, de quatro a cinco anos de graduao (dependendo do curso), de dois a trs anos de mestrado e trs para obter o doutorado. As crianas comeam a estudar por volta dos seis anos, tambm como aqui. E entram na faculdade l pelos 17. Desde 1986, o Ministrio da Educao da China tornou obrigatrio no pas nove anos de ensino bsico e em perodo integral para todos. A regra englobou uma srie de medidas que revolucionou tambm o ensino bsico, o que teve forte influncia na revoluo do ensino superior (Saiba detalhes sobre a revoluo no ensino bsico no box).

Oferta da Educao No novo sistema de ensino, tudo foi pensado, inclusive as diferenas regionais e culturais do pas. Foram considerados todos os contextos e diversificados os meios de transmisso do ensino de acordo com eles (investimento na Educao a Distncia e Educao Continuada). Por isso, em 1983, o sistema de ensino superior da China foi dividido em dois seguimentos: Ensino Superior Regular e Ensino Superior Adulto. O primeiro inclua tanto as universidades convencionais (multidisciplinar e de pesquisa, normal, tcnica, mdica e agrcola) quanto as politcnicas, tambm denominadas "universidades profissionais de curta durao". O segundo inclua as universidades por televiso, as universidades de trabalhadores, assim como programas por correspondncia, especial e noturnos. Administrao As universidades adquiraram mais autonomia para administrar seus recursos e sua grade curricular. Antes, tudo era determinado pelo governo, incluindo os cursos que cada universidade ofereceria, o contedo deles, as faculdades e a diviso de recursos entre elas. Agora, o governo mudou sua funo de gerente direto para uma atuao mais macro. A universidade tem autonomia para criar um sistema adequado economia e sociedade. "Todos os anos, so organizados comits com representantes dos vrios setores da sociedade que so ouvidos para que o governo adote as diretrizes educacionais do prximo ano com base nestas reunies", explica Paul Liu, diretor da Cmara Brasil-China de Desenvolvimento Econmico (CBCDE).

Вам также может понравиться