Вы находитесь на странице: 1из 10

CONCURSO PBLICO N 002/2005

CARGOS: Agente Operacional I e Agente de Segurana Operacional

Instrues Gerais
Caro Candidato: Leia com ateno e cumpra rigorosamente as seguintes instrues. Elas so parte da prova e das normas que regem este Concurso Pblico. 1. O Caderno de Provas contm 50 questes a serem respondidas. Recebido da fiscalizao da sala, voc deve conferi-lo, verificando se est completo. Caso contrrio, deve solicitar a sua substituio. O Caderno de Provas pode ser usado livremente para fazer rascunhos (clculos, desenhos etc.). O tempo de durao desta prova de 3 horas, includa a leitura das instrues e o preenchimento do carto de leitura ptica (carto de respostas). No ser permitida a entrega da Prova e a sada do candidato da sala antes de transcorrida uma (1) hora do incio da mesma. Cada questo oferece 5 alternativas de resposta representadas pelas letras a, b, c, d, e, sendo somente uma correspondente resposta correta. Iniciada a prova, vedado formular perguntas, pois o entendimento das questes parte integrante da mesma. No permitido comunicar-se com outro candidato ou socorrer-se de consultas a livros, anotaes, agendas eletrnicas, gravadores, usar mquina calculadora, telefone celular e/ou similares ou qualquer instrumento receptor/transmissor de mensagens. No CARTO DE LEITURA PTICA PERSONALIZADO (CARTO DE RESPOSTAS), voc deve preencher somente uma alternativa (a, b, c, d, e) de cada questo, totalmente com caneta de ponta grossa azul ou preta, suficientemente pressionada, conforme o exemplo:

2. 3.

4.

5.

6. 7.

8.

95 96 97
9.

A A A B B

D D

E E

Ao final da prova, voc deve devolver fiscalizao da sala: a) O CARTO DE RESPOSTAS devidamente assinado no verso, sem amass-lo ou dobr-lo, porquanto insubstituvel. b) O CADERNO DE PROVAS.

10. A questo no assinalada ou assinalada com mais de uma alternativa, emendada, rasurada, borrada, ou que vier com outra assinalao que no a prevista no item 8, nula. 11. O gabarito oficial da Prova ser divulgado no endereo www.conesul.org , a partir do dia 1 de novembro de 2005. 12. Confira se sua prova corresponde ao cargo que voc se inscreveu. Em caso de dvida, dirija-se ao fiscal. BOA PROVA!

www.conesul.org

www.pciconcursos.com.br

Lngua Portuguesa
Mendigo Eu estava diante duma banca de jornais na Avenida, quando a mo de um mendigo se estendeu. Dei-lhe uma nota to suja e to amassada quanto ele. Guardou-a no bolso, agradeceu com um seco obrigado e comeou a ler as manchetes dos vespertinos. Depois me disse: - No acredito um pingo em jornalistas. So muito mentirosos. Mas t certo: mentem para ganhar a vida. O importante o homem ganhar a vida, o resto besteira. Calou-se e continuou a ler as notcias eleitorais: O Brasil ainda no teve um governo que prestasse. Nem rei, nem presidente. Tudo uma cambada s. Reconheceu algumas qualidades nessa ou naquela figura (alis, com invulgar pertinncia para um mendigo), mas isso, a seu ver, no queria dizer nada: - O problema o fundo da coisa: o caso que o homem no presta. Ora, se o homem no presta, todos os futuros presidentes tambm sero runas. A natureza humana que de barro ordinrio. Meu pai, por exemplo, foi um homem bastante bom. Mas no deu certo ser bom durante muito tempo: ento ele virou ruim. Suspeitando de que eu no estivesse da sua teoria, passou a demonstrar para mim que tambm ele era um ordinrio como os outros: - O senhor no v? Estou aqui pedindo esmola, quando poderia estar trabalhando. Eu no tenho defeito nenhum e at que no posso me queixar da sade. Tirei do bolso uma nota de cinqenta e lhe ofereci pela sua franqueza. - Muito obrigado, moo, mas no v pensar que eu vou tirar o senhor da minha teoria. Vai me desculpar, mas o senhor tambm no fundo igualzinho aos outros. Alis, quer saber de uma coisa? Houve um homem de fato bom, cem por cento bom. Chamava-se Jesus Cristo. Mas o senhor viu o que fizeram com ele?!
CAMPOS, Paulo Mendes. Mendigo. In: Para gostar de ler. Vol. 2. Crnicas. So Paulo: tica: 1978.

1.

Assinale a afirmativa que completa corretamente as lacunas do texto. a) b) c) d) e) convensido sujeito fzico convencido sujeito fsico convensido sugeito fsico convencido sugeito fzico convensido sujeito fsico

2.

Em Tirei do bolso uma nota de cinqenta e lhe ofereci pela sua franqueza., a palavra em destaque pode ser substituda, sem prejuzo do sentido da frase, por a) b) c) d) e) astcia. generosidade. sinceridade. propriedade. dissimulao.

3.

O mendigo disse ao homem que lhe dera uma esmola que no acreditava em jornalistas, pois a) b) c) d) e) percebeu que o homem era um deles. estava completamente bbado. achou-o parecido com o pai. era deficiente fsico. havia lido as manchetes dos vespertinos.

3 www.pciconcursos.com.br

4.

Para o mendigo, o Brasil no teve, nem teria, governo que prestasse pois a) b) c) d) e) assim como seu pai, todo homem bom, por um tempo, vira ruim. a natureza humana no convence ningum. fariam com ele o que fizeram com Jesus Cristo. o ser humano no presta. todos mentem para ganhar a vida.

5.

Aps a leitura do texto, pode-se concluir que a) b) c) d) e) o autor ficou surpreso com a perspiccia do mendigo. o mendigo era uma pessoa afvel. o mendigo no acreditava na bondade do pai, o autor ficou ofendido porque o mendigo o comparou aos homens feitos de barro ordinrio. o mendigo usou a expresso cambada como sinnimo de humanidade.

6.

Sobre as formas verbais do texto, so feitas as seguintes afirmaes: 1. Na primeira frase os verbos esto empregados, respectivamente, no Pretrito Perfeito e no Pretrito Imperfeito do Indicativo. 2. Em ...no v pensar..., o verbo est no Modo Imperativo Negativo. 3. Os verbos disse, prestasse e estivesse esto no Pretrito Imperfeito do Subjuntivo. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) e) Apenas a 1. Apenas a 2. Apenas 1 e 3. Apenas 1 e 2. 1, 2 e 3.

7.

Assim como palavra manchete grafada com ch, tambm o deve ser a) b) c) d) e) en en en en en oval ame erto ada ente

8.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da orao abaixo. Aquele jogador um a) b) c) d) e) mau apesar campeo mal a pesar campio mau apezar campio mal a pezar campeo mal apesar campeo perdedor, mas, disso, seu time saiu .

9.

Abaixo, h uma ou mais palavras incorretamente grafadas, exceto na alternativa a) b) c) d) e) paralisado cervejinha expectro campanhia papelzinho suavidade pretensioso chinesinha estupro admisso incensvel esperteza descano excesso assessrios

4 www.pciconcursos.com.br

10. A alternativa que contm uma palavra com erro de grafia a) b) c) d) e) depredar atravs esplendor heureca analizar expectador acensorista mixto impecilho exntricos anjelical hortncia gorjeta ginete catequese

11. Observando a correlao temporal, assinale a alternativa que completa corretamente a frase Era provvel que eles a) b) c) d) e) viro saam saram chegam viessem hoje.

12. Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase. mais aperfeioados, os avies, certamente, Quando segurana em qualquer viagem. a) b) c) d) e) estivessem proporcionariam estiverem proporcionaro estejam proporcionam esto proporcionariam estivessem proporcionarem maior conforto e

13. Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas da frase abaixo. a) b) c) d) e) a vida com as verdades que tu tens e sers feliz. Constris Constri Constru Construa Construas

14. Transpondo para a voz passiva a frase Eu estava revendo, naquele momento, velhas fotos da minha infncia., a forma verbal correta dever ser a) b) c) d) e) estava sendo revisto comecei a rever seriam revistos estavam sendo revistas ia revendo

15. A alternativa em que todas as palavras esto corretamente acentuadas : a) b) c) d) e) ingls cafzinho til Sergpe cana sade gelia Tatu armazm carter It advrbio amendom fludo herosmo rgo bamb til sof Tiet Alagas gratuto melanca estrla cip

5 www.pciconcursos.com.br

16. A alternativa cuja palavra, quando colocada no plural perde o acento grfico, a) b) c) d) e) lbum. beb. revlver. til. nmero.

17. Com relao concordncia verbal, assinale a alternativa incorreta. a) b) c) d) e) A felicidade, voc e eu caminharemos juntos. As paredes pareciam tremer. Desconfiavam-se de algumas pessoas. O treinador foi um dos que no faltou. Mais de um atleta desistiu da prova.

18. Assinale a alternativa com concordncia nominal incorreta. a) b) c) d) e) Ela sempre pareceu meia assustada. Elas mesmas assim o queriam. A rvore de cujas folhas e frutos lhe falei, essa. Envio-lhe anexa a certido de casamento. Estava com bolsos e mos cheias de pedras.

19. Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna da frase abaixo. a) b) c) d) e) trs meses que ele no aparecia por aqui. Faziam Fizeram Fazia Fariam Fizessem

20. Assinale a frase correta. a) b) c) d) e) Por que voc preferiu vir aqui do que me esperar? Porque voc preferiu vir aqui que me esperar? Porque voc preferiu mais vir aqui antes do que me procurar? Por que voc preferiu vir aqui a me esperar? Por que voc preferiu mais vir aqui a que me esperar?

falhas humanas, quinze 21. Oitenta por cento dos acidentes de trnsito so devidos por cento deficincias de estradas e apenas cinco por cento defeitos dos veculos. A alternativa que completa corretamente a frase acima, a) b) c) d) e) h a aa aaa h h

6 www.pciconcursos.com.br

22. Considere as frases seguintes. 1. Chegamos cedo na reunio. 2. Tua atitude implicar em contrariedades futuras. 3. Pretendo assistir inaugurao da nova sede. Est(o) correta(s) a) b) c) d) e) apenas a 1. apenas a 2. apenas a 3. apenas a 1 e a 2. 1, 2 e 3.

23. Assinale a alternativa corretamente pontuada. a) b) c) d) e) O Ministro do Planejamento, far uma visita, s nossas dependncias. Comunicamos, a todos os funcionrios, que os testes, foram adiados. Os legtimos meios de adquirir patrimnio so trs: trabalho, ordem e economia. O prximo nibus sair amanh alis, depois de amanh. Gostaria de dizer-lhes meus amigos, que nada fiz, para merecer isso.

24. Assinale a alternativa que apresenta o plural correto. a) b) c) d) e) sulto sultes balco balces cirurgio cirurgios corrimo corrimes cidado cidades

25. Em Se eu recuperar todo o dinheiro roubado, tentarei concluir o projeto., se passarmos para o plural a palavra destacada, quantas outras alteraes se faro necessrias? a) b) c) d) e) Uma. Duas. Trs. Quatro. Cinco.

Matemtica
26. Dois pedreiros constroem um muro em quinze dias. Quantos pedreiros so necessrios para construir o mesmo muro em trs dias? a) b) c) d) e) 18 15 12 10 6

7 www.pciconcursos.com.br

27. Considere a equao 4x + 3x/2 4 = x. A soluo dessa equao a) b) c) d) e) 4/3 8/9 3/4 9/8 4/9

28. O comprador de uma empresa adquiriu no comrcio 2 dzias de canetas a R$ 0,50 a unidade, duas resmas de papel a R$ 10,50 cada resma. Pagando essas compras com uma nota de R$ 50, ele receber de troco o valor de a) b) c) d) e) R$ 33,00 R$ 27,50 R$ 24,50 R$ 22,00 R$ 17,00

29. O algarismo 3, no nmero 17,2835, corresponde a) b) c) d) e) dezena dcima parte milsima parte dcima milsima parte centsima milsima parte

30. O valor da expresso matemtica (3/2 + 4/5) : (2/3 5/6) a) -138/10 b) -144/13 c) 72/29 d) 36/58 e) -6/5 31. Efetuando o clculo da expresso abaixo, obteremos (34 x 28) : (9x16)2 a) 1 b) 2 c) 3 d) 9 e) 16 32. Considere os conjuntos A = {0,1,3,5,7} e B={0,2,4,6,8} O nmero de elementos do produto cartesiano AxB igual a a) b) c) d) e) 5 10 15 20 25

8 www.pciconcursos.com.br

33. A rea de um retngulo mede 1200 cm2, e seu permetro 140 cm. Os lados desse retngulo medem, em metros, a) b) c) d) e) 0,2 e 0,6 0,3 e 0,4 0,15 e 0,8 0,5 e 0,24 0,75 e 0,16

34. Assinale a alternativa que contm o valor X na figura abaixo.

a) 16/3 b) 4/3 c) 7/3 d) 3/2 e) 5 35. Pretende-se cobrir o piso de uma sala que mede 6 metros de comprimento por 4 metros de largura, com tbuas que tm por medida 2 metros por 20 cm. O nmero de tbuas necessrias a) b) c) d) e) 64 60 56 75 90

36. A proporo entre o volume de uma fruta e uma de suas sementes de 700 por 1. Se o volume da fruta de 3,5 litros, o volume de sua semente a) b) c) d) e) 0,002 L. 0,003 L. 0,005 L. 0,02 L. 0,035 L.

37. Uma loja de eletrodomsticos oferece um produto parcelado em doze vezes pelo valor de R$ 840,00, e para pagamento vista, pelo valor de R$ 798,00. O desconto de a) b) c) d) e) 2,7% 3,5% 4,2% 5,0% 5,7%

9 www.pciconcursos.com.br

38. Uma empresa resolveu aplicar 10% de seu capital, estimado em R$ 250.000,00 durante 3 meses, a uma taxa fixa de juros simples de 3% a.m. Os juros correspondentes a esse investimento tm o valor de a) b) c) d) e) R$ 4550,00 R$ 2250,00 R$ 2150,00 R$ 1750,00 R$ 1125,00

39. Aplicando-se R$ 50,00 durante um ano e meio, obteve-se um montante de R$ 68,00, a uma taxa de juro simples. O valor dessa taxa a) b) c) d) e) 2,4% 2% 1,8% 1,6% 1,2%

40. O nmero de termos da PA (-5, -2, 1, ..., 82) a) b) c) d) e) 92 87 82 40 30

41. Trs pessoas fizeram uma aplicao, sendo que uma entrou com a metade, a segunda com a tera parte e a terceira com o restante do total investido. Quanto recebeu a terceira, se o total do lucro, ao final de um ano, foi de R$ 12.000,00 ? a) b) c) d) e) R$ 6.000,00 R$ 5.000,00 R$ 4.000,00 R$ 3.000,00 R$ 2.000,00

42. Calcule o valor de juros auferidos sobre o capital de R$ 3.000,00, a uma taxa de juros simples de 2% ao ms, num perodo de trs anos. Assinale a resposta correta. a) b) c) d) e) R$ 2.160,00 R$ 1.080,00 R$ 960,00 R$ 940,00 R$ 180,00

43. Uma padaria tem 2 padeiros que fazem 3.000 pes por dia em 4 horas de trabalho. Face ao aumento das vendas, o seu proprietrio necessita aumentar a produo para 5.250 pes por dia. Quantas horas sero necessrias para que o mesmo nmero de padeiros atinja essa produo? a) b) c) d) e) 5 horas 5,5 horas 6 horas 7 horas 7,5 horas

10 www.pciconcursos.com.br

44. Calcule o(s) valor(es) de X na equao abaixo: (x 3)2 = 9 a) b) c) d) e) (0; 6) (0; 9) (6; 9) (6) (9)

45. Os valores de X que satisfazem a inequao 5( x + 2) 7 3.x 2 correspondem alternativa a) b) c) d) e) S={x S={x S={x S={x S={x x 2/5 }. x 5/2 }. x 5/2 }. x 5/3 }. x 7/5 }.

46. Deseja-se cobrir o piso de uma sala de quatro metros de comprimento por trs metros de largura com lajotas que, assentadas, ocupam um espao de vinte por vinte centmetros. O nmero de lajotas necessrias ser de a) b) c) d) e) 220 260 300 360 400

47. O quadrado de um nmero menos o seu dobro igual a 35. Esse nmero pode ser a) b) c) d) e) 3 ou 7 5 ou 3 3 ou 5 7 ou 5 5 ou 7

48. Uma polegada corresponde a 2,54 cm. O valor em centmetros que corresponde a 3/8 de polegada a) b) c) d) e) 0,87 0,91 0,95 1,21 1,37

49. Um tringulo tem por lados os mesmos de um quadrado cuja diagonal 3 2 cm. A rea desse tringulo, em cm, vale a) 18 b) 3,6 c) 9 2 d) 9 e) 4,5 50. Uma progresso geomtrica tem razo 1/2 e seu terceiro termo vale 3/5. O valor de seu stimo termo a) b) c) d) e) 3/80 3/70 3/40 6/50 6/70

11 www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться