Вы находитесь на странице: 1из 59

LEI COMPLEMENTAR N 01/91.

Institui o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos do Municpio do Salvador. O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Fao saber que a CMARA MUNICIPAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I Das Disposies Preliminares CAPTULO NICO Arts. 1 a 5 Art. 1 - O regime jurdico nico dos servidores pblicos da administrao direta, das autarquias e das fundaes pblicas do Municpio do Salvador, de ambos os seus Poderes, institudo por esta Lei Complementar, tem natureza de direito pblico. Art. 2 - Para os efeitos desta Lei, servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 - Cargo Pblico o conjunto de atribuies e responsabilidades especficas, criado por lei, em nmero certo, denominao prpria e pagamento pelos cofres do Municpio. Art. 4 - Os cargos pblicos so acessveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos exigidos em lei. Art. 5 - vedado atribuir ao servidor pblico outras atribuies alm das inerentes ao cargo de que seja titular, salvo para o exerccio de cargo em comisso ou grupos de trabalho. TTULO II Do Provimento, da Vacncia, da Movimentao e da Substituio CAPTULO I Do Provimento SEO I Das Disposies Gerais Arts. 6 a 9
1

D.O.M. de 17 e 18 de maro de 1991.

Art. 6 - So requisitos para ingresso no servio pblico do Municpio: I - nacionalidade brasileira ou equiparada; II - gozo dos direitos polticos; III - quitao com as obrigaes militares; IV - nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V - idade mnima de 18 (dezoito) anos completos; VI - habilitao legal para o exerccio do cargo; VII - boa sade fsica e mental; VIII - no estar incompatibilizado para o servio pblico em razo de penalidade sofrida. 1 - A natureza do cargo, suas atribuies e as condies do servio podem justificar a exigncia de outros requisitos essenciais, estabelecidos em lei. 2 - s pessoas portadoras de deficincia que no seja incompatvel com o exerccio do cargo assegurado o direito de se inscreverem em concurso pblico, reservandose-lhes at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso, conforme dispuser o edital. 3 - s pessoas que cumpriram pena em presdio, reformatrios, colnias penais e outros estabelecimentos similares assegurado o direito de se inscreverem em concurso pblico, cujo edital reservar at 10% (dez por cento) das vagas dos cargos para essa finalidade. Art. 7 - O provimento de cargo pblico far-se- por ato do Chefe do Poder Executivo, do Presidente da Cmara Municipal e do dirigente superior de autarquia e fundao pblica, conforme o caso. Art. 8 - A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse, completando-se com o exerccio. Art. 9 - Os cargos pblicos so providos por: I - nomeao; II - ascenso; III - readaptao; IV - aproveitamento; V - reintegrao; VI - reconduo; VII - reverso; SEO II Da Nomeao Arts. 10 e 11 Art. 10 - A nomeao far-se-: I - em carter efetivo, quando se tratar de cargo de carreira; II - em comisso, para cargos declarados em lei de livre nomeao e exonerao. Pargrafo nico - Na nomeao para cargo em comisso dar-se- preferncia aos servidores integrantes de cargos das carreiras tcnicas ou profissionais do Municpio. (*) Art. 11 - A nomeao para cargo efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, obedecida a ordem de classificao e o prazo de validade.
2

(*)Art. 11 - A nomeao para o cargo efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos e de ter o candidato satisfeito os requisitos previstos no edital do concurso, obedecido o seu prazo de validade. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003.

SEO III
2

Do Concurso Pblico Arts. 12 a 15

Art. 12 - Concurso pblico o processo de recrutamento e seleo, de natureza competitiva, classificatria e eliminatria, aberto ao pblico em geral, atendidos os requisitos de inscrio estabelecidos em edital. Art. 13 - O concurso pblico ser de provas, ou de provas e ttulos, compreendendo uma ou mais etapas, conforme dispuser o seu regulamento. Art. 14 - O concurso pblico ter validade de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual perodo. 1 - O prazo de validade do concurso, as condies de sua realizao, os critrios de classificao e o procedimento recursal cabvel sero fixados em edital, que ser publicado no Dirio Oficial do Municpio e em jornal dirio de grande circulao do Estado da Bahia. 2 - Durante o prazo de validade do concurso pblico, previsto no edital de convocao, e enquanto tiver candidatos aprovados, no se poder realizar novo concurso, sob pena de nulidade. (*)Art. 15 - Concludo o concurso pblico e homologados os seus resultados, tero direito subjetivo nomeao os candidatos aprovados, dentro do limite de vagas dos cargos estabelecido em edital, obedecida a ordem de classificao, ficando os demais candidatos mantidos em cadastro de reserva de concursados. (*)Art. 15 - Concludo o concurso pblico e homologados os resultados, os candidatos aprovados sero chamados, dentro do limite das vagas estabelecidas no edital e na ordem de classificao, para, no prazo de 30 (trinta) dias, se submeterem a inspeo mdica oficial do Municpio e apresentarem a documentao necessria nomeao, ficando os demais candidatos mantidos em cadastro de reserva de concursados. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Pargrafo nico Declarados aptos, fsica e mentalmente, para o exerccio do cargo, na inspeo mdica, e atendidas as demais condies estabelecidas no edital, os candidatos habilitados sero nomeados. Inserido pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. SEO IV Da Posse e do Exerccio Arts. 16 a 23 Art. 16 - Posse a aceitao formal, pelo servidor, das atribuies, dos deveres e das responsabilidades inerentes ao cargo pblico, concretizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossando.
2

Regulamentao: Dec. 9.919/92. 3

1 - S haver posse no caso de provimento inicial do cargo, por nomeao. 2 - No ato da posse o servidor pblico apresentar, obrigatoriamente, declarao dos bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao sobre exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. (*)1 e 2 Art. 17 - A posse ocorrer no prazo e 30 (trinta) contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por mais 30 (trinta) dias, a pedido do interessado e a critrio da autoridade competente. (*)1 Art. 17 - A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por mais 30 (trinta) dias, a pedido do interessado e a critrio da autoridade competente. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 2 e 3/8/92. (*)2 Art. 17 A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel por mais 15 (quinze) dias, a pedido do interessado e a critrio da autoridade competente. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*)1 e 2 Pargrafo nico Quando o servidor estiver afastado em gozo de frias ou em licena, salvo para tratar de interesses particulares, o prazo ser contado do trmino do afastamento, no podendo, entretanto, ultrapassar aquele estabelecido para a validade do concurso. (*)1 Pargrafo nico - Quando o servidor estiver afastado em gozo de frias ou em licena, salvo para tratar de interesses particulares, o prazo ser contado do trmino do afastamento, observado em qualquer hiptese o prazo de validade do concurso. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 2 e 3/8/92. (*)2 Pargrafo nico - Quando o servidor estiver afastado em gozo de frias ou em licena, salvo para tratar de interesses particulares, o prazo ser contado do trmino do afastamento, observado em qualquer hiptese o prazo de validade do concurso. Revogado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Art. 18 - Poder haver posse por procurao, com poderes especiais. Art. 19 - S poder ser empossado aquele que, em inspeo mdica oficial do Municpio, for julgado apto, fsica e mentalmente para o exerccio do cargo. Revogado pelo Art. 10 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. (*)Art. 20 - Ser tornado sem efeito o ato de nomeao se a posse no ocorrer no prazo previsto no Art. 17 e seu pargrafo nico desta Lei, ou se for julgado inapto para o exerccio do cargo. (*)Art. 20 Ser tornado sem efeito o ato de nomeao se a posse no ocorrer no prazo previsto no art.17. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Art. 21 - So competentes para dar posse as autoridades indicadas no Art. 7 desta Lei, salvo delegao de competncia. 3 Art. 22 - Exerccio o efetivo desempenho, pelo servidor, das atribuies do cargo pblico. (*) 1 - de 30 (trinta) dias corridos o prazo para o servidor pblico entrar em exerccio, contados da data da posse.
3

V. Decreto n 9.111/91 D.O.M. de 08 e 09/09/91 - Delegao de Competncia. 4

(*) 1 - de 10 (dez) dias corridos o prazo para o servidor pblico entrar em exerccio, contados da data da posse. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 2 - Os efeitos financeiros da nomeao somente tero vigncia a partir do incio do efetivo exerccio. 3 - Compete autoridade do rgo ou entidade para onde for indicado o servidor dar-lhe exerccio. Art. 23 - O incio, a interrupo e o reinicio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. Pargrafo nico - Ao entrar em exerccio, o servidor apresentar ao rgo competente os elementos necessrios ao seu assentamento individual, regularizao de sua inscrio no rgo previdencirio do Municpio e ao cadastramento no PIS/PASEP. SEO V Da Jornada de Trabalho e da Freqncia ao Servio Arts. 24 a 29 Art. 24 - A jornada normal de trabalho do servidor pblico municipal ser definida nos respectivos Planos de Carreira e Vencimentos, no podendo ultrapassar 44 (quarenta e quatro) horas semanais nem 8 (oito) horas dirias, excetuado o regime de turnos, facultada a compensao de horrio e a reduo da jornada, mediante acordo ou negociao coletiva. Pargrafo nico - Alm do cumprimento da jornada normal de trabalho, o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana exigir do seu ocupante dedicao integral ao servio, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administrao, sem direito ao pagamento de adicional pela prestao de servios extraordinrios. Art. 25 - Poder haver prorrogao da durao normal do trabalho, por necessidade do servio ou motivo de fora maior. 1 - A prorrogao de que trata o "caput" deste artigo, no poder ultrapassar a jornada bsica semanal nem exceder o limite mximo de 10 (dez) horas dirias, salvo nos casos de jornada especial e em regime de turnos. 2 - As horas que excederem a jornada bsica sero remuneradas ou compensadas pela correspondente diminuio em outro dia, a pedido do servidor e por convenincia da Administrao. 3 - Na hiptese de compensao, a jornada de trabalho no poder exceder a normal fixada para a semana, nem ultrapassar o limite mximo de 10 (dez) horas dirias. Art. 26 - Atendida a convenincia do servio, ao servidor que seja estudante ser concedido horrio especial de trabalho, sem prejuzo de sua remunerao e demais vantagens, observadas as seguintes condies: I - comprovao da incompatibilidade dos horrios das aulas e do servio, mediante atestado fornecido pela instituio de ensino, onde est matriculado; II - apresentao de atestado de freqncia mensal, fornecido pela instituio de ensino. Pargrafo nico - Ao estudante matriculado em cursos noturnos de formao educacional ser facultado ausentar-se da sua funo 1 (uma) hora antes do trmino do
5

expediente, para possibilitar sua locomoo e preparao das atividades educacionais, observando-se o que determinam os incisos I e II, deste artigo. Art. 27 - No haver trabalho nas reparties pblicas municipais aos sbados e domingos, considerados como de descanso semanal remunerado, salvo em rgos ou entidades cujos servios, pela sua natureza, exijam a execuo nestes dias. Pargrafo nico - Poder ser compensado o trabalho desenvolvido aos sbados e domingos, com o correspondente descanso em dias teis da semana, garantindo-se, pelo menos, o descanso em um domingo ao ms. Art. 28 - A freqncia dos servidores ser apurada atravs de registro, a ser definido pela Administrao, pelo qual se verificaro, diariamente, as entradas e sadas. 4 Art. 29 - Compete ao chefe imediato do servidor o controle e a fiscalizao da sua freqncia, sob pena de responsabilidade funcional e perda de confiana, passvel de exonerao ou dispensa. Pargrafo nico - A falta de registro de freqncia ou a prtica de aes que visem a sua burla, pelo servidor, implicar na adoo obrigatria, pela chefia imediata, das providncias necessrias aplicao de pena disciplinar. SEO VI
5

Do Estgio Probatrio Arts. 30 a 34

(*) Art. 30 - Ao entrar em exerccio, o servidor pblico nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito ao estgio probatrio, por perodo de 2 (dois) anos, durante o qual sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao obrigatria para o desempenho do cargo. (*) Art. 30 Ao entrar em exerccio, o servidor pblico, nomeado para cargo de provimento efetivo, ficar sujeito ao estagio probatrio, por perodo de 3 (trs) anos, durante o qual sua aptido e capacidade para o desempenho do cargo ocupado sero aferidas atravs de Avaliao Especial de Desempenho. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*) Pargrafo nico - O servidor pblico municipal j estvel ficar sujeito ao estgio probatrio quando nomeado ou ascendido para outro cargo, por perodo de 6 (seis) meses, durante o qual o cargo de origem no poder ser provido. (*) 1 - A aquisio da estabilidade pelo servidor depender do resultado de sua Avaliao Especial de Desempenho, durante o perodo do estgio probatrio, por Comisso Especial, que ter na sua composio um representante da entidade de classe dos servidores municipais, instituda para esta finalidade Numerao e redao alteradas e pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 2 - A Avaliao Especial de Desempenho, obrigatria e peridica, bem como o funcionamento da Comisso Especial de Desempenho para os servidores em estgio probatrio, sero regulamentados por ato do poder executivo. Inserido pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003.

4 5

V. Instruo Normativa n 001/91 SEAD D.O.M. de 22 e 23/10/91 - Portaria n 484/91. Regulamentao: Decreto n 9.920/92. D.O.M. de 28/12/92. 6

Art. 31 - Durante o perodo de estgio probatrio sero observados o cumprimento, pelo servidor, dos seguintes requisitos: Revogado pelo Art. 10 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. I - idoneidade moral; II - assiduidade; III - disciplina; IV - eficincia; V - responsabilidade. 1 - Os requisitos do estgio probatrio sero aferidos em instrumento prprio, a ser preenchido pela chefia imediata do servidor, conforme dispuser o regulamento. Revogado pelo Art. 10 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. 2 - Na hiptese de acumulao legal, o estgio probatrio dever ser cumprido em relao a cada cargo para o qual o servidor tenha sido nomeado ou ascendido. Revogado pelo Art. 10 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. Art. 32 - Compete ao chefe imediato fazer o acompanhamento do servidor em estgio probatrio, devendo, sob pena de destituio do cargo em comisso ou da funo de confiana, pronunciar-se sobre o atendimento dos requisitos, nos perodos definidos no regulamento. 1 - A avaliao final do servidor ser promovida no 18 ms do estgio, em se tratando de primeira investidura em cargo pblico municipal, ou no 4 ms, em se tratando de estagirio j servidor estvel, pela chefia imediata, que a submeter sua chefia mediata. 2 - As concluses das chefias imediata e mediata sero apreciadas em carter final por um Comit Tcnico, criado especialmente para esse fim. 3 - Caso as concluses das chefias sejam pela exonerao do servidor, o Comit Tcnico, antes do seu pronunciamento final, conceder ao servidor um prazo de 15 (quinze) dias para a apresentao de sua defesa. 4 - Pronunciando-se pela exonerao do servidor, o Comit Tcnico encaminhar o processo autoridade competente, no mximo at 30 (trinta) dias antes de findar o prazo do estgio probatrio, para a edio do ato correspondente. 5 - assegurada a participao das entidades ou sindicatos representativos dos diversos segmentos de servidores no Comit Tcnico, conforme dispuser o regulamento. Art. 33 - Se aps a avaliao final prevista no pargrafo 1, do artigo anterior, e antes de completar o perodo do estgio fixado no Art. 30, desta Lei, o servidor, deixar de atender a alguns dos requisitos estabelecidos no Art. 31 desta Lei, a chefia imediata, em relatrio circunstanciado, denunciar o fato diretamente ao Comit Tcnico para, em processo sumrio, promover a averiguao. Art. 34 - Durante o perodo de cumprimento do estgio probatrio, o servidor no poder afastar-se do cargo para qualquer fim, salvo para gozo de licena para tratamento de sade e por acidente em servio, licena gestante, lactante e adotante e licena paternidade. Revogado pelo Art. 10 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. SEO VII Da Estabilidade Arts. 35 e 36 (*)Art. 35 - O servidor habilitado em concurso pblico e investido em cargo de carreira adquirir estabilidade no servio pblico ao completar 2 (dois) anos de exerccio.
7

(*)Art. 35 O servidor habilitado em concurso pblico e investido em cargo efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar 3 (trs) anos de exerccio. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Pargrafo nico - Para fins de aquisio de estabilidade somente ser computado o tempo de servio prestado em cargo de provimento efetivo do Municpio do Salvador. Revogado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Art. 36 - O servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo, em que lhe seja assegurada ampla defesa. SEO VIII Da Ascenso Art. 37 Revogada pelo Art. 2 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. Art. 37 - Ascenso a passagem do servidor pblico da ltima classe de um cargo ou de classe nica para a primeira do cargo imediatamente superior, dentro da mesma carreira, obedecidos os requisitos estabelecidos nas leis que institurem as diretrizes do sistema de carreira e os planos de carreira e vencimentos. Revogado pelo Art. 2 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 1 - A ascenso depender de habilitao em concurso interno que observar os mesmos critrios fixados para o concurso pblico. Revogado pelo Art. 2 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 2 - Das vagas existentes e fixadas no edital de concurso pblico, at 50% (cinqenta por cento) sero reservadas para o concurso interno e destinadas aos servidores pblicos da carreira em que se promove a ascenso, que tero classificao distinta da dos demais concorrentes. Revogado pelo Art. 2 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 3 - Se no houver o preenchimento das vagas reservadas por ascenso, no todo ou em parte, em virtude da inexistncia ou inabilitao de candidatos, podero ser elas preenchidas por candidatos aprovados em concurso pblico. Revogado pelo Art. 2 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. SEO IX Da Readaptao Art. 38 Art. 38 - Readaptao a investidura do servidor pblico, estvel, em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com as limitaes que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica oficial do Municpio. 1 - A readaptao somente ocorrer quando no se configurar a incapacidade para o servio, caso em que o servidor ser aposentado. 2 - A readaptao no acarretar nem decesso nem aumento de vencimento do servidor pblico. SEO X

Do Aproveitamento Arts. 39 a 41 Art. 39 - Aproveitamento o retorno do servidor estvel em disponibilidade, ao exerccio de cargo pblico. 1 - O aproveitamento dar-se- no cargo anteriormente ocupado ou em cargo de atribuies e vencimento compatveis com o exercido anteriormente, respeitadas a escolaridade e a habilitao legal exigidas. 2 - O aproveitamento de servidor que se encontre em disponibilidade h mais de 12 (doze) meses depender de prvia comprovao de sua capacidade fsica e mental, por junta mdica oficial do Municpio. 3 - Se julgado apto, o servidor assumir o exerccio do cargo no prazo de 10 (dez) dias, contados da publicao do ato de aproveitamento. 4 - Verificada a incapacidade definitiva, o servidor em disponibilidade ser aposentado. 5 - Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade, mediante processo administrativo, se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal, salvo caso de doena comprovada em inspeo por junta mdica oficial do Municpio. Art. 40 - Havendo mais de um concorrente mesma vaga, ter preferncia o de maior tempo em disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de servio pblico municipal. Art. 41 - Na ocorrncia de vaga, o aproveitamento do servidor ser obrigatrio. SEO XI Da Reintegrao Arts. 42 e 43 Art. 42 - Reintegrao o reingresso do servidor pblico estvel no cargo anteriormente ocupado ou no resultante de sua transformao, quando invalidada a demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento do vencimento e demais vantagens do cargo. 1 - No sendo possvel promover a reintegrao na forma prevista no "caput" deste artigo, o servidor ser posto em disponibilidade remunerada no cargo que exercia. 2 - O servidor reintegrado ser submetido a inspeo pela junta mdica oficial do Municpio; verificada a sua incapacidade, ser aposentado no cargo em que houver sido reintegrado. Art. 43 - Estando provido o cargo, o seu eventual ocupante ser, pela ordem: I - reconduzido ao cargo de origem, se houver vaga, sem direito a indenizao; II - aproveitado em outro cargo, obedecidas as regras do Art. 39 e seu pargrafo 1 desta Lei; III - posto em disponibilidade remunerada. SEO XII Da Reconduo Art. 44

Art. 44 - Reconduo o retorno do servidor pblico estvel ao cargo anteriormente ocupado, correlato ou transformado, decorrente de sua inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou por reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico - Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em cargo de atribuies e vencimento compatveis, ou posto em disponibilidade remunerada. SEO XIII Da Reverso Art. 45 Art. 45 - Reverso o retorno atividade de servidor aposentado, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeo mdica oficial do Municpio. 1 - A reverso ser a pedido ou ex-officio no mesmo cargo. 2 - O aposentado no poder reverter atividade se contar tempo de servio para a aposentadoria voluntria com proventos integrais ou se tiver idade igual ou superior a 70 (setenta) anos. CAPTULO II Da Vacncia Arts. 46 A 50 Art. 46 - A vacncia do cargo pblico decorrer de: I - exonerao; II - demisso; III - ascenso; IV - readaptao; V - reconduo; VI - aposentadoria; VII - falecimento; VIII - perda do cargo por deciso judicial. Art. 47 - A exonerao de cargo de provimento efetivo dar-se- a pedido do servidor ou de ofcio. Pargrafo nico - A exonerao de ofcio ser aplicada: I - quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; II - quando, por decorrncia de prazo, ficar extinta a punibilidade para demisso por abandono de cargo; III - quando o servidor no entrar no exerccio do cargo no prazo estabelecido. Art. 48 - A exonerao de cargo de provimento em comisso dar-se- a pedido do prprio servidor ou a juzo da autoridade competente. Art. 49 - O servidor pblico que solicitar exonerao dever permanecer em exerccio durante 15 (quinze) dias aps a apresentao do requerimento. Pargrafo nico - No havendo prejuzo para o servio, a permanncia do servidor pblico poder ser dispensada.

10

Art. 50 - So competentes para exonerar as mesmas autoridades competentes para nomear, de acordo com o disposto no Art. 7 desta Lei, salvo delegao de competncia. CAPTULO III Da Movimentao SEO I Da Remoo Art. 51 Art. 51 - Remoo a movimentao do servidor pblico no mbito de um mesmo rgo ou entidade, de ofcio ou a pedido, observado o interesse do servio. SEO II Da Redistribuio Art. 52 Art. 52 - Redistribuio a movimentao do servidor pblico, com o respectivo cargo, para quadro de pessoal de outro rgo ou entidade, cujos planos de carreira e vencimentos e carga horria sejam idnticos. 1 - A redistribuio ser promovida exclusivamente para atender s necessidades de servio, nos casos de reorganizao, criao ou extino de rgo ou entidade. 2 - Nos casos de extino de rgo ou entidade, os servidores estveis que no puderem ser distribudos sero colocados em disponibilidade remunerada, at o seu aproveitamento na forma prevista no Art. 39 desta Lei. 3 - Excetua-se do disposto no caput deste artigo, a redistribuio do servidor pblico para atender a carncia de pessoal dos rgos ou entidades abrangidos pelo Art. 1 desta Lei, devidamente comprovada perante o rgo responsvel pela administrao da poltica de pessoal do Municpio, hiptese em que poder ser autorizada a alterao da carga horria do servidor e do respectivo vencimento, de modo a compatibiliz-los com o previsto no plano de carreira e vencimentos correspondente. Inserido pelo Art. 2 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 2 e 3/08/92. SEO III Da Cesso Arts. 53 e 54 6 Art. 53 - Cesso o afastamento do servidor pblico para ter exerccio em outro rgo ou entidade do poder pblico, inclusive do prprio Municpio, exclusivamente para o desempenho de cargo em comisso ou funo de confiana. 1 - A cesso de servidor pblico para rgo ou entidade de outro Municpio, do Estado, do Distrito Federal ou da Unio dar-se-, sempre, sem nus para o rgo ou entidade cedente. 2 - Na hiptese de cesso para rgo ou entidade do prprio Municpio, o servidor pblico, quando nomeado para exercer cargo em comisso, far jus:
6

Ver Art. 9 da Lei 5.905/01, D.O.M. de 22 de janeiro de 2001, que dispe sobre a qualificao de entidades como Organizaes Sociais. 11

ao pagamento da remunerao do seu cargo efetivo pelo rgo ou entidade cedente e da gratificao pelo exerccio do cargo em comisso pelo cessionrio, ou II - o vencimento do cargo em comisso, ou valor correspondente, pelo rgo ou entidade cessionrio, sendo excludo da folha de pagamento do rgo ou entidade cedente. 3 - Na cesso para rgo ou entidade do prprio Municpio, o servidor pblico, quando designado para exercer funo de confiana, far jus ao pagamento da remunerao do seu cargo efetivo pelo rgo ou entidade cedente e da gratificao pelo exerccio de funo de confiana pelo rgo ou entidade cessionrio. 4 - Cessada a investidura do cargo em comisso ou a designao da funo de confiana, o servidor dever se apresentar ao rgo ou entidade de origem no dia til imediato sua exonerao ou dispensa, independentemente de qualquer outra formalidade legal. 5 - Estando o servidor em exerccio em outro Municpio, o prazo a que se refere o pargrafo anterior poder ser prorrogado, desde que no ultrapasse 10 (dez) dias, a contar de sua exonerao ou dispensa. Art. 54 - O ato de cesso para rgo ou entidade estranha ao Municpio do Salvador ou de um para outro Poder do Municpio, de competncia do Prefeito ou do Presidente da Cmara Municipal, de acordo com a lotao do servidor, ouvido, se for o caso, o dirigente superior de autarquia ou fundao. Pargrafo nico - Ressalvada a competncia da Cmara Municipal, a cesso de servidor para rgo ou entidade do prprio Municpio ser feita atravs de ato do titular do rgo responsvel pela administrao de pessoal do Municpio. CAPTULO IV Da Substituio Art. 55 Art. 55 - Substituio o exerccio temporrio de cargo em comisso ou de funo de confiana nos casos de impedimento legal ou afastamento do titular. 1 - A substituio automtica ou depende de ato da autoridade competente, na forma prevista no regulamento de cada rgo ou entidade. (*) 2 - O substituto far jus remunerao do cargo em comisso ou da funo de confiana, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, quando esta for igual ou superior a 30 (trinta) dias consecutivos. (*) 2 - O substituto far jus remunerao do cargo em comisso ou da funo de confiana, paga na proporo dos dias de efetiva substituio, quando esta for igual ou superior a 10 (dez) dias consecutivos. Redao alterada pelo Art. 5 da Lei Complementar n 24/98. DOM de 22/01/1998. 3 - Caso a substituio seja remunerada, aplica-se ao substituto o disposto no Art. 79 desta Lei. TTULO III Dos Direitos e Vantagens

I-

12

CAPTULO I Do Vencimento e da Remunerao Arts. 56 a 66 Art. 56 - Vencimento a retribuio pecuniria devida ao servidor pblico pelo efetivo exerccio do cargo, com valor fixado em lei. Art. 57 - Provento a retribuio pecuniria paga ao servidor pblico aposentado ou em disponibilidade. Pargrafo nico - O provento irredutvel, observado o limite estabelecido no Art. 61 desta Lei. (*) Art. 58 Remunerao o vencimento ou o provento do cargo, acrescido das vantagens pecunirias, de carter permanente ou temporrio, estabelecidas em Lei. (*) Art. 58 - Remunerao o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecunirias, de carter permanente ou temporrio, estabelecidas em Lei. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 2 e 3/08/92. Art. 59 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. Pargrafo nico - Os vencimentos dos cargos constantes dos Planos de Carreira e Vencimentos dos servidores pblicos municipais sero reajustados periodicamente, de modo a manter o poder aquisitivo. Art. 60 - assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhados da administrao direta do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo e Legislativo, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza e ao local de trabalho e observado o disposto no inciso XII do Art. 37 da Constituio Federal. (*) Art. 61 - Ressalvados os casos de acumulao lcita, os servidores municipais no podero perceber, mensalmente, importncia superior a 52% (cinqenta e dois por cento) da remunerao total atribuda ao Prefeito Municipal. 7 (*) Art. 61 - Ressalvados os casos de acumulao legal, os servidores municipais no podero perceber, mensalmente, importncia superior a 52% (cinqenta e dois por cento) da remunerao total atribuda ao Prefeito Municipal. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. (*) 1 - Ficam excludas do limite estabelecido neste artigo as seguintes parcelas: (*) 1 - Ficam excludas do limite estabelecido neste artigo e includas no limite mensal correspondente ao valor da remunerao total atribuda ao Prefeito Municipal as seguintes parcelas: Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. I - salrio-famlia; II - dcimo-terceiro salrio; Revogado pelo Art. 3 da Lei Complementar n 07/92, D.O.M. de 2 e 3/08/92. (*) III (*) II - adicional por tempo de servio; Renumerado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999.
A LC 18/96, DOM de 24/10/1996, em seu Art. 3, excluiu deste limite, a vantagem de que trata o art. 1 da Lei 5.140/96 e a LC 19/96, DOM de 25/11/1996, revogou o art. 3 da LC 18/96. 13
7

(*) IV (*) III - adicional de frias; Renumerado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. (*) V (*) IV (*) V estabilidade econmica; Renumerado pelo Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. Art. 1 da Lei

adicional pela prestao de servios extraordinrios; Renumerado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999 (antes era VII)

(*) VI - participao no produto da arrecadao fiscal, de servidores em atividade; (*) VI - vantagens decorrentes da participao no produto da arrecadao de autos de infrao, percebidas por servidores em atividade; Redao alterada pelo Art. 3 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 2 e 3/08/92. (*) VI - vantagens previstas nos arts. 83, 84 e 85 percebidas por Auditor Fiscal e Auditor de Tributos e Rendas Municipais, ambos quando em atividade e que, somadas aos vencimentos e demais vantagens, no ultrapassem o limite de remunerao previsto no inciso XI, do art. 37, da Constituio Federal; Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 23/97. DOM de 03/12/97. (*) VI - vantagens previstas nos arts. 83, 84 e 85, desta Lei, percebidas por Auditor Fiscal e Auditor de Tributos e Rendas Municipais, ambos quando em atividade; Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. (*) VII - adicional pela prestao de servios extraordinrios; (*) VII a parcela do valor do vencimento do cargo em comisso que ultrapassar o limite fixado no caput deste artigo; Renumerado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999 (antes era IX) (*) VIII dirias; Revogado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. (*) VIII Gratificao de produo, percebida pelo Procurador Municipal em atividade. Inserido pelo Art. 1 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 17/07/2002. (*) IX - a parcela do valor do vencimento do cargo em comisso que ultrapassar o limite fixado no artigo. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 24/98, DOM de 22/01/98. A LC 26/99, renumerou-o, passando a ser VII.e, ao mesmo tempo, suprimiu esta numerao. (*) IX Gratificao de incentivo Produtividade e Qualidade. Inserido pelo Art. 1 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 17/07/2002. (*) 1 e 2 Pargrafo nico (*)1 2 - Ficam, tambm, excludos do limite previsto no caput deste artigo os honorrios advocatcios pagos por particulares, a que faz jus o Procurador do Municpio em atividade, decorrentes de cobrana da dvida ativa e de deciso judicial. Renumerado pelo Art. 3 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92.
14

(*) 2 2 - Aplicam-se ao dcimo-terceiro salrio os limites impostos no caput e 1 deste artigo. Redao alterada e Pargrafo renumerado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999 (antes era 3) (*) 3 - O valor do dcimo-terceiro salrio fica sujeito ao limite de remunerao fixado pelo caput deste artigo. Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 07/92 D.O.M. de 2 e 3/08/92. (*) 3 - Ficam excludos dos limites previstos no caput e 1 deste artigo, os honorrios advocatcios pagos por contribuintes, a que faz jus o Procurador do Municpio em atividade, decorrentes da cobrana judicial da dvida ativa. Redao alterada e Pargrafo renumerado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999 (antes era 2) Art. 62 - O maior vencimento atribudo aos cargos de carreira no poder ultrapassar a 30 (trinta) vezes o menor vencimento estabelecido na administrao direta, autrquica ou fundacional. . Art. 63 - A remunerao do servidor pblico no sofrer desconto alm do previsto em lei, ou por fora de mandato judicial, salvo em virtude de indenizao ou restituio fazenda pblica municipal, inclusive autarquias e fundaes pblicas, nem sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto o caso de prestao de alimentos resultante de homologao ou deciso judicial. Pargrafo nico - A indenizao ou a restituio ser descontada em parcelas mensais no excedentes dcima parte do valor da remunerao bruta. Art. 64 - O servidor em dbito com a fazenda pblica, inclusive autarquias e fundaes pblicas, que for demitido, exonerado ou que tiver cassada a sua disponibilidade, ter o prazo de 60 (sessenta) dias para quit-lo. 1 - Quando o dbito originado de comprovada m-f, o servidor deve quit-lo em 30 (trinta) dias, a contar do fato, sem prejuzo das penalidades cabveis. 2-A no quitao do dbito no prazo previsto neste artigo implicar em sua inscrio na dvida ativa do Municpio. Art. 65 - Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio dos custos de operao, na forma definida em regulamento. Pargrafo nico - A soma das consignaes compulsrias e facultativas no poder exceder a 70% (setenta por cento) do vencimento ou provento do servidor. Art. 66 - O servidor perder: I - a remunerao dos dias que faltar injustificadamente ao servio; II - parcela da remunerao diria, proporcionalmente aos atrasos acima de tolerncia, ausncias eventuais e sadas antecipadas, quando no autorizadas pela chefia imediata, conforme disposto no regulamento; III - um tero da remunerao, durante os afastamentos por motivo de priso em flagrante ou deciso judicial provisria, com direito diferena, se absolvido. 1 - O servidor que for afastado em virtude de condenao por sentena definitiva, pena que no resulte em demisso ou perda do cargo, ter suspensa a sua remunerao e seus dependentes passaro a perceber auxlio-recluso, na forma definida na Lei de Seguridade Social dos Servidores Pblicos do Municpio. 8
8

V. Art. 42 da Lei Complementar n 05/92. D.O.M. de 09 e 10/07/92. 15

2 - No caso de falta injustificada ao servio nos dias imediatamente anterior e posterior ao repouso remunerado ou feriado, ou ainda em dia ou dias compreendidos entre feriado e repouso remunerado, ou vice-versa, sero estes dias tambm computados para efeito do desconto. 3 - Na hiptese de no comparecimento do servidor ao servio ou escala de planto, o nmero total de faltas abranger, para todos os efeitos legais, o perodo destinado ao descanso. CAPTULO II Das Vantagens Pecunirias SEO I Da Especificao Arts. 67 e 68 Art. 67 - Vantagens pecunirias so acrscimos ao vencimento do servidor pblico. Art. 68 - So vantagens do servidor: I - indenizaes; II - auxlios; III - gratificaes e adicionais. 1 - As indenizaes e os auxlios no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito, nem serviro de base para clculo de outras vantagens. 2 - As gratificaes e os adicionais podero ser incorporados ao vencimento ou provento, nos casos e condies fixados em lei. 3 - As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para fins de concesso de vantagens ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. SEO II Das Indenizaes Arts. 69 e 70 Art. 69 - As indenizaes ao servidor compreendem: I - dirias; II - transporte. Art. 70 - Os valores e as condies para a concesso das indenizaes sero estabelecidos em regulamento. SUBSEO I
9

Das Dirias Art. 71

(*) Art. 71 - O servidor que, a servio, se deslocar do Municpio do Salvador, em carter eventual e transitrio, para outro Municpio desta ou de outra unidade da Federao, far jus a dirias compensatrias das despesas com pousada, alimentao e locomoo urbana.
9

Regulamentao: Decreto 9.340/02 e Portaria 064/92 Revogado pelo Decreto 10.687/94. 16

(*) Art. 71 - O servidor que, a servio, se deslocar do Municpio de Salvador, em carter eventual e transitrio, para outro Municpio desta ou de outra unidade da Federao, far jus a dirias compensatrias das despesas com pousada e alimentao. Redao alterada pelo Art. 2 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 18/08/02. 1 - A diria ser concedida integralmente por dia de afastamento, e proporcionalmente, na forma prevista em regulamento, quando o deslocamento no exigir pernoite fora do Municpio. 2 - No caso de afastamento de servidor do Municpio, a servio ou em treinamento, por mais de 30 (trinta) dias, ser estabelecido, em regulamento, valor diferenciado da diria normal, que ser sempre inferior ao desta. 3 - O servidor que receber dirias e no se afastar, por qualquer motivo, ou retornar antes do prazo previsto, fica obrigado a restitu-las integralmente ou o seu excesso, no prazo de 5 (cinco) dias. 4 - considerado falta grave conceder dirias com o objetivo de remunerar servios ou encargos no previstos no "caput" deste artigo.
10

SUBSEO II Da Indenizao de Transporte Art. 7211 (*)1 e 2 Art. 72 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies do cargo, na forma e condies estabelecidas em regulamento, cujo valor no poder, em qualquer hiptese, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento) do vencimento do servidor. (*)1 Art. 72 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies do cargo, na forma e condies estabelecidas em regulamento, cujo valor no poder, em qualquer hiptese, ser superior a 25% (vinte e cinco por cento) do valor correspondente referncia mediana das faixas de vencimento do cargo ocupado pelo servidor. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 2 e 3/08/92. (*)2 Art. 72 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies do cargo, na forma e condies estabelecidas em regulamento. Redao alterada pelo Art. 4 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 18/08/02. SEO III Dos Auxlios Pecunirios Art. 7312 Art. 73 - So concedidos ao servidor pblico os seguintes auxlios pecunirios: I - auxlio-educao; II - vale-transporte; (*) IIIvale-refeio. (*) IIIauxlio alimentao. Redao alterada pelo Art. 3 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003.

10 11

Regulamentao: Decreto 11.102/95, D.O.M. 11/08/95-Alterado pelo Decreto 11.341/95, D.O.M. de 26/06/95. Art. 18 da Lei 4.586/92 fixa valor da indenizao de transporte. 12 V. Art. 18 da Lei n 4.586. DOM de 2 e 3/08/92. 17

SUBSEO I Do Auxlio-Educao Arts. 74 e 75 13 14 Art. 74 - O auxlio-educao ser devido ao servidor e aos seus dependentes, na forma a ser definida em regulamento. 1 - A concesso do auxlio-educao aos servidores e seus dependentes ocorrer exclusivamente para aqueles que estiverem cursando at a 8 srie do 1 grau, em estabelecimento da rede pblica ou privada de ensino. 2 - Faro jus ao auxlio-educao os servidores regularmente matriculados em curso de formao tcnica ou superior, exigido em cargo da mesma carreira em que se encontre. (*) Art. 75 - O valor e as condies de concesso do auxlio-educao sero fixados em regulamento, no podendo o seu custo final ultrapassar a 0,5% (meio por cento) da folha de pagamento do pessoal da administrao direta, de cada autarquia ou de cada fundao pblica. (*) Art. 75 - O valor e as condies de concesso do auxlio-educao sero fixados em regulamento no podendo o seu custo final ultrapassar a 0,8% (oito dcimos por cento) da folha de pagamento do pessoal da Administrao Direta, de cada Autarquia ou de cada Fundao Pblica. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar 18/96. D.O.M. de 24/10/96. Pargrafo nico - Os valores do auxlio-educao a serem pagos aos servidores e aos seus dependentes sero fixados, anualmente, pelo Chefe do Poder Executivo e pelo Presidente da Cmara Municipal, no mbito de suas competncias, em funo do nmero de solicitaes, respeitando-se, sempre, o limite de que trata o "caput" deste artigo. SUBSEO II Do Vale Transporte Art. 76 15 Art. 76 - O vale-transporte ser devido ao servidor em atividade que optar pelo seu recebimento, e destinar-se- a custear os deslocamentos da residncia para o trabalho e vice-versa, na forma estabelecida em regulamento. 1 - O vale-transporte ser concedido, mensalmente, podendo ser por antecipao, pela utilizao do sistema de transporte coletivo pblico e urbano, vedado o uso de transportes seletivos e especiais. 2 - O vale-transporte ser custeado pelo servidor e pela administrao direta, autrquica ou fundacional, nas seguintes condies: I - 2,5% (dois e meio por cento) incidente sobre o vencimento do servidor, desde que este corresponda a valor igual ou inferior e 02 (duas) vezes o menor vencimento pago na administrao direta, autrquica ou fundacional do Municpio, e pelo respectivo rgo ou entidade de sua lotao, no que exceder, para uma quantidade fixa de 50 (cinqenta) vales por ms; II - 6,0% (seis por cento) incidente sobre o vencimento do servidor que perceba alm do patamar mencionado no inciso anterior ou que, mesmo
13 14

Regulamentada pelo Decreto n 9.922/92. Dom de 29/12/92 V. Decreto n 10.082/93. Dom de 16/04/93. 15 Regulamentao: Decreto n 9.585/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92.- Portaria SEAD/384/92 DOM. de 4 e 5/08/92. 18

percebendo valor igual ou inferior a 02 (duas) vezes o menor vencimento pago pela administrao direta, autrquica ou fundacional, deseje adquirir quantidade superior a 50 (cinqenta) vales/ms, sujeitas, em ambos os casos, comprovao da necessidade de deslocamentos em razo da localizao da residncia e do local de trabalho, e pelo rgo ou entidade de sua lotao, no que exceder. 3 - Os rgos da administrao direta, autrquica e fundacional que proporcionem, por meios prprios ou contratados, o deslocamento integral de seus servidores, ficam dispensados de conceder o vale-transporte, assegurando-se-lhe, ainda, a cobrana da participao do benefcio, na forma estabelecida no pargrafo anterior. SUBSEO III (*) Do Vale-Refeio Art. 7716 (*) Do Auxlio Alimentao. Redao alterada pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*)Art. 77 - O vale-refeio ser devido ao servidor em atividade que trabalhe em 02 (dois) turnos dirios e que optar pelo seu recebimento. (*)Art. 77 O auxlio alimentao um benefcio concedido, mensalmente, por dia de trabalhado, ao servidor municipal ocupante de cargo efetivo e de cargo em comisso da Administrao Direta, Autrquica e Fundacional em regime de 08 (oito) horas dirias, mediante opo individual, com a finalidade de auxiliar seus gastos com alimentao. Redao alterada pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*) 1 - O vale-refeio ser concedido mensalmente, por antecipao. (*) 1 - A concesso do auxlio alimentao ser feita em pecnia, atravs de folha de pagamento e ter natureza indenizatria Redao alterada pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*) 2 - O vale-refeio ser custeado pelo servidor, em percentual varivel segundo o seu nvel de remunerao, e pelo Municpio, de modo a estabelecer-se uma participao mdia no custo global do benefcio de 30% (trinta por cento) e 70% (setenta por cento), respectivamente. (*) 2 - O auxlio alimentao no ser: Redao alterada pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. a. incorporado ao vencimento, remunerao, provento ou penso; I Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. b. configurado como rendimento tributvel e nem sofrer incidncia de contribuio para o Plano de Seguridade Social do servidor municipal; Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. c. caracterizado como salrio utilidade ou prestao salarial in natura. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*) 3 - A forma e condies de concesso do vale-refeio sero definidas em regulamento.
16

Regulamentao: Decreto n 9.869/92 .revogado pelo Decreto 10.252/93 publicado no D.O.M. de 04/08/93 19

(*) 3 - O auxlio alimentao ser custeado com recursos do rgo ou Entidade de origem do Servidor Redao alterada pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 4 - O valor do auxlio alimentao ser o decorrente da diferena entre o valor da cartela com 22 (vinte e dois) vales refeio e o valor do percentual de desconto referente participao do servidor no custo do referido benefcio, na forma percebida na data de publicao desta Lei Complementar, devendo sua reviso ocorrer atravs de ato do Chefe do Poder Executivo. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 5 - O servidor que acumule cargo ou emprego na forma da Constituio Federal far jus percepo de um nico auxlio alimentao, mediante opo. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. 6 - No far jus ao auxlio alimentao o servidor: Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. a. em licena para tratar de interesses particulares; b. em gozo de licena prmio; c. afastado por doena em pessoa da famlia por um perodo superior a 30 (trinta) dias; d. afastado por doena por mais de 30 (trinta) dias; e. em licena gestante ou adotante. 7 - A concesso do auxlio-alimentao dar-se- conforme o disposto em regulamento, que estabelecer, ainda, o prazo mximo para a substituio do vale refeio na forma at ento concedida pelo auxlio alimentao em pecnia, condicionado seu pagamento inicial apresentao do termo de opo declarada pelo servidor. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. SEO IV Das Gratificaes e dos Adicionais Art. 78 Art. 78 - Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, os servidores pblicos podero fazer jus s seguintes gratificaes e adicionais: I - gratificao pelo exerccio de cargo em comisso; II - gratificao pelo exerccio de funo de confiana; III - gratificao de produo; (*) IV - participao no produto da arrecadao fiscal; (*) IV - gratificao de produtividade fiscal; Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 28/00. D.O.M. de 01/02/00 (em vigor em 1/03/2000). V - gratificao suplementar; VI - gratificao de periferia ou local de difcil acesso; VII - dcimo-terceiro salrio; VIII - adicional pela prestao de servios extraordinrios; IX - adicional noturno; X - adicional de frias; XI - adicional por tempo de servio; XII - adicional de periculosidade; XIII - adicional de insalubridade; XIV - adicional pelo exerccio de atividades penosas;

20

XV XVI XVII -

gratificao de incentivo qualidade e produtividade dos servios de sade; Inserido pelo Art. 13 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92.17 adicional por hora/planto; Inserido pelo Art. 13 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/02. 18 participao no produto de arrecadao decorrente da fiscalizao nas reas de controle e ordenamento do uso do solo, vigilncia sanitria, meio ambiente, servios pblicos ou transportes pblicos; Inserido pelo Art. 13 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92.

(*) XVIII - gratificao de incentivo melhoria da qualidade e produtividade dos empreendimentos e obras pblicas; Inserido pelo Art. 13 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92. (*) XVIII gratificao de incentivo produtividade e qualidade. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 29/01. D.O.M. de 15/08/1991. XIX XX XXI XXII XXIII gratificao pela participao em operaes especiais; Inserido pelo Art. 1 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001. gratificao da produo, percebida pelo Procurador Municipal, conforme definida no inciso II, do art. 26 da Lei Complementar n 03/91; Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 18/07/2002. gratificao de incentivo ao desempenho gerencial. Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 18/07/2002. gratificao por atividades de instrutoria; Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 18/07/2002.19 gratificao por avano de competncias. Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 33/02. D.O.M. de 18/07/2002. SUBSEO I Da Gratificao pelo exerccio de Cargo em Comisso Arts. 79 a 81 Art. 79 - O servidor ocupante de cargo em comisso far jus, independentemente de opo, ao maior valor entre o vencimento atribudo a este cargo, exclusivamente, ou remunerao do seu cargo efetivo ou emprego pblico acrescida de 50% (cinqenta por cento) do valor do vencimento do respectivo cargo em comisso, a ttulo de gratificao pelo exerccio de cargo em comisso, ressalvados os casos previstos no Art. 104 desta Lei. 1 - Poder o servidor optar, expressamente, pela remunerao do seu cargo efetivo ou emprego pblico acrescida da diferena entre o valor do vencimento do cargo em comisso e esta remunerao, a ttulo, tambm, de gratificao pelo exerccio de cargo em comisso. 2 - A opo de que trata o pargrafo anterior ter vigncia a partir do primeiro dia do ms subsequente ao seu deferimento. Art. 80 - O empregado de empresa pblica ou sociedade de economia mista do Municpio ou servidor de rgo ou entidade da Unio, do Estado ou de outro Municpio, nomeado para cargo em comisso far jus gratificao prevista na forma do artigo anterior.

17 18

Regulamentao: Arts. 14 a 17 da Lei Complementar n 07/92 D.O.M de 2 e 3/08/92. Regulamentao: Arts. 14 a 17 da Lei Complementar n 07/92 D.OM. de 2 e 3/08/92. 19 Regulamentao: Decreto 13.883/02. D.O.M. de 23/09/2002. 21

Art. 81 - Durante o perodo em que o empregado ou servidor referido no artigo anterior, estiver em exerccio de cargo de provimento em comisso, fica sujeito s normas estabelecidas nesta Lei, salvo naquilo que for incompatvel com o regime jurdico a que estiver submetido no seu rgo ou entidade de origem. 20 SUBSEO II Da Gratificao pelo Exerccio de Funo de Confiana Art. 82 Art. 82 - A gratificao pelo exerccio de funo de confiana ser percebida exclusivamente pelo servidor pblico municipal, da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de funo de confiana, cumulativamente com o vencimento e vantagens do seu cargo. (*) 1 - Excetua-se do disposto neste artigo o exerccio de funes de confiana que sejam privativas de profissionais de sade, cuja designao poder recair em servidor pblico federal, estadual ou de outro Municpio. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92. (*) 1 - Excetua-se do disposto neste artigo o exerccio de funes de confiana que sejam privativas de profissionais de sade, bem como daquelas vinculadas s Coordenadorias de Distritos Sanitrios, e demais unidades integrantes do Sistema nico de Sade SUS, cuja designao poder recair em servidor pblico federal, estadual ou de outro Municpio. Redao alterada pelo Art. 2 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999. (*) Pargrafo nico (*) 2 - Os valores da gratificao referida neste artigo sero estabelecidos em lei, respeitada a ordem hierrquica organizacional a que corresponda a funo. Renumerado pelo Art. 4 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 3/08/92. SUBSEO III Da Gratificao de Produo Art. 8321 (*)1 e 2 Art. 83 - A gratificao de produo devida aos servidores integrantes do Grupo Ocupacional Fisco, com atribuies especficas de instruo, diligncia , informao de processo administrativo - tributrio e percia fisco-contbil. (*)1 Art. 83 - A gratificao de produo devida aos servidores integrantes do Grupo Ocupacional Fisco, com atribuies especficas de instruo, diligncia, informao de processo administrativo-tributrio e percia fisco-contbil, bem como aos servidores integrantes do Grupo Ocupacional Tcnico Administrativo Fazendrio, com atribuies especficas de informao de processo de avaliao e reviso de imveis. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92. (*)2 Art. 83 - A gratificao de produo devida ao servidor integrante do Grupo Ocupacional Fisco ou Tcnico Administrativo Fazendrio, lotado em unidade com atribuio especfica de formular diretrizes tcnicas e normativas, dirigir, coordenar, supervisionar, controlar e avaliar os servios de tributao e fiscalizao, bem como de arrecadar recursos financeiros. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 09/92. D.O.M. de 30 e 31/12/92.
20

Em relao contribuio previdenciria ver art. 1 da Lei Complementar n 04/91 D.O.M. de 10 a 14/11/91 e Lei Complementar n 05/92 D.O.M. de 9 e 10/07/92,. 21 V. Lei 5.142/96. Regulamentao: Decretos: 9.925/92, 11.433/96, 11.445/96, 11.489/96 e 12.158/00. 22

(*)1 e 2 1 - Fica vedada a concesso da gratificao referida neste artigo nos casos em que o servidor seja o prprio interessado ou atuante do processo, quando no exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, ou quando integrante do Conselho Municipal de Contribuintes. (*)1 1 - Fica vedada a concesso da gratificao referida neste artigo nos casos em que o servidor esteja no exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, ou quando integrante do Conselho Municipal de Contribuintes. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 09/92. D.O.M. de 30 e 31/12/92. (*)2 1 - Para os ocupantes do cargo de Auditor Fiscal ou de Auditor de Tributos e Rendas Municipais, o valor da gratificao ser fixado com base em pontuao por atividades, com limite em 100 (cem) pontos, definidos em ato do Chefe do Poder Executivo, vedado o pagamento queles que se encontrem no exerccio de cargo em comisso, funo de confiana, ou quando integrante do Conselho Municipal de Contribuintes. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 28/2000. DOM de 01/02/2000 (em vigor em 1 de maro de 2000). (*)1, 2 e 3 2 - O valor da gratificao a que se refere este artigo ser fixado com base na Unidade Fiscal Padro UFP, de acordo com os critrios a serem estabelecidos pelo Poder Executivo. (*)1 2 - O valor da gratificao a que se refere este artigo ser fixado com base nos critrios de rateio do montante resultante da multiplicao do ndice correspondente a 0,8% (oito dcimos por cento) pelo total da arrecadao dos tributos intitulados IPTU, ITIV, ISS, TLF e IVVC, na forma e condio a serem definidas atravs de ato do Chefe do Poder Executivo. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar 09/92 de 30/12/92. D.O.M. de 30 e 31/12/92. (*)2 2 - O valor da gratificao a que se refere este artigo ser fixado com base nos critrios de rateio do montante resultante da multiplicao do ndice correspondente a at 1 % (um por cento) pelo total da arrecadao dos tributos intitulados IPTU, ITIV, ISS, IVVC, na forma e condio a serem definidas atravs de ato do Chefe do Poder Executivo. Redao alterada pelo Art. 2 da Lei Complementar n 18/96 de 23/10/96. D.O.M. de 24/10/96. (*)3 2 - Para os ocupantes dos cargos de Tcnico Fazendrio, Auxiliar de Tributao e Assistente Fazendrio, o valor da gratificao ser fixado com base nos critrios de rateio do montante resultante da multiplicao do ndice correspondente a at 0,55 % (cinqenta e cinco centsimos por cento) pelo total da arrecadao dos impostos de competncia do Municpio, na forma e condio a serem estabelecidas em ato do Chefe do Poder Executivo. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 28/2000. DOM de 01/02/2000 (em vigor em 1/03/2000). SUBSEO IV Da Participao no Produto da Arrecadao Fiscal Art. 8422 (*) Art. 84 - O servidor integrante do Grupo Ocupacional Fisco, com atribuies especficas de fiscalizao de tributos e rendas municipais, ter direito a 15% (quinze por cento) sobre o produto da arrecadao decorrente dos autos de infrao por ele lavrados, inclusive os inscritos na dvida ativa, desde que efetivamente pagos. 23
22 23

V. Decreto 11.566/97. D.O.M. de 26/03/97. V. Decreto 11.544/96. D.O.M. 22/01/97. 23

(*) Art. 84 - O servidor ocupante do Cargo de Auditor Fiscal ou de Auditor de Tributos e Rendas Municipais, integrantes do Grupo Ocupacional Fisco, ter direito a uma Gratificao de Produtividade Fiscal equivalente a 10% (dez por cento) do produto da arrecadao decorrente de notificao fiscal ou auto de infrao resultante da ao direta do servidor fiscal e por ele lavrado, inclusive os inscritos na dvida ativa, desde que efetivamente pago. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar 28/2000. D.O.M. de 01/02/2000 (em vigor em 1/03/2000). (*) 1 -. (*) Pargrafo nico - Nos casos de auto de infrao lavrados por mais de um servidor, o valor resultante do percentual a que se refere este artigo dever ser rateado entre os mesmos. Numerao alterada pelo Art. 8 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92 (*) Pargrafo nico - No caso de notificao fiscal ou auto de infrao lavrado por mais de um servidor, o valor resultante do percentual a que se refere este artigo dever ser rateado entre os mesmos, em igual proporo. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 28/2000. D.O.M. de 01/02/2000 (em vigor em 1/03/2000). 2 - Ressalva-se do disposto no "caput" deste artigo, especificamente em relao exigncia de efetivo recolhimento ao errio municipal, a possibilidade de concesso de adiantamento de parcela dessa vantagem ao servidor autuante, por ocasio da inscrio do crdito tributrio na dvida ativa, na forma definida em legislao especfica. Revogado pelo Art. 8 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92 SUBSEO V Da Gratificao Suplementar Art. 8524 (*)1 e 2Art. 85 A gratificao suplementar devida ao ocupante do cargo de Auditor Fiscal e de Auditor de Tributos e Rendas Municipais, quando no exerccio de cargo em comisso ou de funo de confiana, no mbito da Coordenadoria de Administrao Tributria, da Secretaria Municipal da Fazenda, ou quando designado para integrar o Conselho Municipal de Contribuintes, na forma da Lei. (*)1Art. 85 - A gratificao suplementar devida aos ocupantes dos cargos de Auditor Fiscal, de Auditor de Tributos e Rendas Municipais e Tcnico Fazendrio, quando no exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, no mbito da Secretaria Municipal da Fazenda, ou em virtude de designao para integrar o Conselho Municipal de Contribuintes, tudo de acordo com normas e critrios a serem estabelecidos por ato do Chefe do Poder Executivo. Redao alterada pelo Art.1 da Lei Complementar n 23/97. D.O.M. de 03/12/97.25 (*)2Art. 85 A gratificao suplementar devida aos ocupantes dos cargos de Auditor Fiscal, de Auditor de Tributos e Rendas Municipais, de Analista Fazendrio e de Auditor Interno, quando no exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, no mbito da Secretaria Municipal da Fazenda, ou em virtude de designao para integrar o Conselho Municipal de Contribuintes, tudo de acordo com normas e critrios a serem estabelecidos por ato do Chefe do Poder Executivo. Redao alterada pelo Art. 5 da Lei Complementar n 34/2003. DOM de 10/06/2003. (*)Pargrafo nico - A gratificao a que se refere o artigo poder, tambm, ser atribuda ao Auditor Fiscal e ao Auditor de Tributos e Rendas Municipais quando
24 25

Regulamentao: Decreto 11.924/98. Art. 17 da Lei n 4586/92, alterado pela 5.196 - LC 23 revogou 5.196. 24

convocados, em nmero no excedente a 10 (dez), para desenvolver atividades de natureza tributrio-fiscal ou fazendria, de durao temporria, consideradas, a juzo do titular daquela Secretaria, como de relevante interesse para a Fazenda Municipal, de acordo com critrios a serem estabelecidos pelo Chefe do Poder Executivo. Inserido pelo Art. 1 da Lei Complementar n 23/97. D.O.M. de 03/12/97. (*)Pargrafo nico A gratificao a que se refere este artigo poder, tambm, ser atribuda ao Auditor Fiscal e ao Auditor de Tributos e Rendas Municipais, quando convocados em nmero no excedente a 20 (vinte), para desenvolver atividades de natureza tributrio-fiscal ou fazendria consideradas, a juzo do titular da Secretaria Municipal da Fazenda, como de relevante interesse da Fazenda Municipal. Redao alterada pelo Art. 5 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. SUBSEO VI Da Gratificao de Periferia ou Local de Difcil Acesso Art. 86 Art. 86 - O servidor municipal em exerccio em unidade administrativa situada em zona de periferia ou em local de difcil acesso, poder fazer jus percepo de uma gratificao no valor correspondente 10% (dez por cento) do seu vencimento, na forma e condies a serem estabelecidas em regulamento.26 1 - A caracterizao das zonas de periferia e dos locais de difcil acesso, para efeito de concesso da referida gratificao, ser feita com base em estudos desenvolvidos pelo rgo de planejamento urbano do Municpio. 2 - No far jus gratificao referida no artigo, o servidor: I - nomeado em virtude de concurso pblico regionalizado e cujo exerccio tenha ocorrido em unidade para a qual tenha feito opo, no ato da inscrio; II - que more prximo ao local de trabalho. 3 - A gratificao referida no artigo no se incorpora ao vencimento ou provento, para qualquer efeito, nem servir de base para clculo de outras vantagens. SUBSEO VII Do Dcimo Terceiro Salrio Arts. 87 a 89 (*) Art. 87 - O dcimo terceiro salrio corresponder a 1/12 (um doze avos) do vencimento e vantagens de carter permanente devidos em dezembro, por ms de efetivo exerccio no servio pblico municipal, no respectivo ano. (*) Art. 87 - O dcimo terceiro salrio corresponder a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de efetivo exerccio no servio pblico municipal, no respectivo ano. Redao alterada pelo Art. 5 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92. 1 - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho, ser havida como ms integral. 2 - No caso de remunerao composta de vantagem de carter temporrio, cujo valor seja varivel, dever ser considerada a mdia aritmtica dos valores percebidos sob tal ttulo, no respectivo exerccio. Inserido pelo Art. 5 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92.
26

Redao com a retificao publicada no DOM de 14 e 15/07/91. Regulamentado pelo Dec. n 11.410 DOM de 10/09/96 25

(*) 2 (*) 3 - extensivo ao inativo o dcimo terceiro salrio, que ser pago no ms de dezembro, tomando-se como base o valor do provento devido neste ms. Renumerado pelo Art. 5 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92. Art. 88 - O dcimo terceiro salrio ser pago at o dia 20 (vinte) do ms de dezembro de cada ano. Pargrafo nico - Juntamente com o pagamento do ms de junho, o servidor receber, a ttulo de adiantamento do dcimo terceiro salrio, metade da remunerao definida no "caput" do Art. 87 desta Lei, a que faa jus neste ms, importncia que ser compensada quando do pagamento da referida vantagem no ms de dezembro. Art. 89 - O servidor ocupante de cargo de provimento efetivo, quando exonerado, perceber o dcimo terceiro salrio proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, calculado sobre o vencimento e vantagens de carter permanente do ltimo ms trabalhado no Municpio. (*) Pargrafo nico - No far jus ao dcimo terceiro salrio o servidor demitido ou exonerado de ofcio. (*) Pargrafo nico - Far jus ao dcimo terceiro salrio proporcional o servidor demitido ou exonerado de ofcio, aps um ano do exerccio da funo. Redao alterada pelo Art. 3 da Lei Complementar n 26/99. DOM de 01/02/1999. SUBSEO VIII Do Adicional pela Prestao de Servios Extraordinrios Art. 90 Art. 90 - A remunerao do servio extraordinrio ser superior a da hora normal, em 50% (cinqenta por cento) nos dias teis.27 1 - Os servios extraordinrios prestados em horrio compreendido entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte, bem como aos sbados, domingos e feriados, sero remunerados com o acrscimo de 100% (cem por cento) sobre a hora normal diurna. 2 - Somente ser permitido o servio extraordinrio para atender situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de 2 (duas) horas dirias. (*) 3 - A prestao de servios extraordinrios somente ser possvel quando previamente autorizada pela autoridade competente, e no poder, em qualquer hiptese, ultrapassar 240 (duzentos e quarenta) horas no ano. (*) 3 - A prestao de servios extraordinrios somente ser possvel quando previamente autorizada pela autoridade competente. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 3/08/92. 4 - O adicional pela prestao de servio extraordinrio em nenhuma hiptese ser incorporado ao vencimento, nem integrar o provento de aposentadoria do servidor. SUBSEO IX Do Adicional Noturno Art. 91
27

Ver Decretos 10.254/

e 12.887/00. 26

Art. 91 - A hora noturna de trabalho prestada entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter a remunerao acrescida de 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora normal diurna, ttulo de adicional noturno. Pargrafo nico - O servio extraordinrio realizado na jornada noturna ser remunerado na forma do Art. 90, sem prejuzo do adicional noturno. SUBSEO X Do Adicional de Frias Art. 92 Art. 92 - O servidor municipal ao entrar em gozo de frias, far jus a 50% (cinqenta por cento) do valor resultante da soma do seu vencimento e do respectivo adicional por tempo de servio, ou a 1/3 (um tero) do valor do seu vencimento e vantagens pecunirias habitualmente percebidas, de acordo com o que lhe for mais vantajoso, como adicional de frias, pago juntamente com a remunerao do ms imediatamente anterior. 1 - O adicional de frias ser devido apenas uma vez em cada perodo aquisitivo, no caso de servidores pblicos com o direito a mais de um perodo de frias anuais. 2 - O servidor pblico em regime de acumulao lcita perceber o adicional de frias calculado na forma do "caput" deste artigo, para cada cargo. SUBSEO XI Do Adicional por Tempo de Servio Art. 93 Art. 93 - O adicional por tempo de servio devido ao servidor razo de 3% (trs por cento) por binio de efetivo exerccio na administrao direta, autrquica ou fundacional, de ambos os Poderes do Municpio, incidente, exclusivamente, sobre o vencimento do seu cargo efetivo, at o limite de 51% (cinqenta e um por cento), observando-se o disposto no 3 do Art. 68 desta Lei. 28 Pargrafo nico - O adicional de que trata este artigo ser devido a partir do ms imediato quele em que o servidor completar o binio e ser pago automaticamente. SUBSEO XII Do Adicional de Periculosidade - Arts. 94 e 9529 Art. 94 - O servidor que habitualmente exercer atividades consideradas perigosas ou permanecer em rea de risco far jus a um adicional de 30% (trinta por cento) incidente sobre o vencimento do seu cargo efetivo. 1 - As atividades perigosas e reas de risco, para efeito de concesso do adicional de periculosidade, sero definidas em regulamento, conforme legislao especfica. 2 - A percepo do adicional de periculosidade incompatvel com a do adicional de insalubridade e com a do adicional pelo exerccio de atividades penosas, prevalecendo aquele que for mais vantajoso ao servidor.

28 29

V. Emenda n 01/91 Lei Orgnica do Municpio D.O.M. de 18 a 21/06/91. Regulamentao: Decreto n 9.703/92 D.O.M de 27 e 28/09/92, com a retificao publicada em 29 e 30/09/92. Ver. Instruo Normativa n 05/92 D.O.M. de 29 e 30/09/92 - Portaria 459/92.. Ver: LC 30/01. 27

3 - Deixando o servidor de exercer atividade perigosa, ou eliminado seu risco, cessar, automaticamente, o pagamento do adicional de periculosidade. Art. 95 - vedado o trabalho da servidora gestante ou lactante em atividades ou operaes consideradas perigosas. SUBSEO XIII Do Adicional de Insalubridade Arts. 96 a 10030 (*) Art. 96 - O exerccio de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecida em regulamento, assegurar ao servidor a percepo de adicional de insalubridade, respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e10% (dez por cento) sobre o menor vencimento do Quadro de Pessoal da Administrao Direta do Poder Executivo Municipal, segundo se classifique nos graus mximo, mdio e mnimo. (*) Art. 96 - O exerccio de trabalho em condies insalubres, acima dos limites de tolerncia estabelecida em regulamento, assegurar ao servidor a percepo de adicional de insalubridade, respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) sobre o vencimento base de cada servidor, segundo se classifique nos graus mximos, mdio e mnimo. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 12/94. D.O.M. de 19/07/94. Pargrafo nico - Cessar o pagamento do adicional de insalubridade sempre que o servidor deixar de exercer atividade ou operao insalubre, ou quando eliminadas ou neutralizadas as causas da insalubridade. Art. 97 - So consideradas atividades ou operaes insalubres, aquelas que por sua natureza, condies ou mtodo de trabalho, exponham os servidores a agentes nocivos sade, acima da tolerncia fixada, em razo da natureza e do tempo de exposio aos seus efeitos. Art. 98 - O regulamento definir as atividades e operaes insalubres, os limites de tolerncia aos agentes nocivos, os meios de proteo e o tempo mximo de exposio do servidor a esses agentes, conforme legislao especfica. Art. 99 - Os servidores que no exerccio de suas atribuies, operem, direta e permanentemente, com raio X e substncias radioativas, prximas s fontes de irradiao, faro jus ao adicional de insalubridade razo de 40% (quarenta por cento) incidente sobre o vencimento do seu cargo efetivo. Art. 100 - A percepo do adicional de insalubridade incompatvel com a dos adicionais de periculosidade e pelo exerccio de atividades penosas, aplicando-se, na hiptese, o disposto no pargrafo 2 do Art. 94, desta Lei. SUBSEO XIV Do Adicional pelo Exerccio de Atividades Penosas Arts. 101 e 102

30

Regulamentao: Decreto n 9.703/92 D.O.M de 27 e 28/09/92, com a retificao publicada no D.O.M. de 29 e 30/09/92. V. Instruo Normativa n 05/92 D.O.M. de 29 e 30/09/92 - Portaria 459/92 e Decreto n 9.706/92 Delegao de Competncia. 28

Art. 101 - Servidor que habitualmente exercer atividades consideradas anormalmente cansativas ou desgastantes far jus a um adicional de 10% (dez por cento), incidente sobre o menor vencimento do Quadro de Pessoal da Administrao Direta do Poder Executivo Municipal. 1 - As atividades penosas, para efeito de concesso do adicional de que trata este artigo, sero definidas em regulamento, conforme legislao especfica. 2 - O pagamento do adicional cessar, automaticamente, quando o servidor deixar de exercer as atividades penosas, provisria ou definitivamente. 3 - A percepo do adicional pelo exerccio de atividades penosas incompatvel com a dos adicionais de periculosidade e de insalubridade, aplicando-se na hiptese, o disposto no 2, do art. 94, combinado com o art. 100, desta Lei. Inserido pelo Art. 2 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001. (*)1 SUBSEO XV (*) 1 e 2 (*) 2 Da Gratificao pela Participao em Operaes Especiais Subseo Inserida pelo Art. 3 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001.

(*) Art. 102- A percepo do adicional pelo exerccio de atividades penosas incompatvel com a dos adicionais de periculosidade e de insalubridade, aplicando-se, na hiptese, o disposto no pargrafo 2, do Art. 94, combinado com o Art. 100, desta Lei. (*) Art. 102 A gratificao pela participao em operaes especiais ser percebida pelo servidor pblico municipal, da administrao direta, autrquica e fundacional, que vier a ser designado para atuar em operaes assim definidas por Decreto, para atender necessidades transitrias ou circunstanciais. Redao alterada pelo Art. 3 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001. 1 - O Decreto definir o objetivo e a durao da operao especial, indicando o limite de gastos por Secretaria e Entidade envolvidas, cabendo ao Chefe do Poder Executivo autorizar as tabelas de funes e os valores das respectivas gratificaes. Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001. 2 - As listas dos servidores indicados de acordo com as respectivas qualificaes e capacidades para atender s atividades previstas no Decreto sero elaboradas pelas Secretarias nas quais estejam lotados e encaminhadas para a Secretaria Municipal da Administrao, que implementar o pagamento da gratificao. Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001. 3 - A gratificao pela participao em operaes especiais vantagem temporria, que no se incorpora ao vencimento, nem serve de base para recolhimento de contribuio previdenciria. Inserido pelo Art. 3 da Lei Complementar n 30/01. D.O.M. de 18/12/2001. CAPTULO III Da Estabilidade Econmica Arts. 103 e 104 (*) Art. 103 - O servidor pblico municipal, efetivo, aps complementar 10 (dez) anos consecutivos ou intermitentes, de exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, ter direito a continuar a perceber, quando exonerado ou dispensado, a gratificao pelo exerccio do cargo em comisso ou da funo de confiana, correspondente ao cargo ou funo de
29

maior hierarquia que tenha exercido ininterruptamente por, no mnimo, 2 (dois) anos, a ttulo de estabilidade econmica. (*) Art. 103- O servidor pblico municipal, efetivo, aps completar 10 (dez) anos consecutivos ou intermitentes, de exerccio de cargo em comisso ou de funo de confiana, ter direito a perceber, quando exonerado ou dispensado, a ttulo de estabilidade econmica, valor correspondente a 50% (cinqenta por cento) do vencimento do cargo em comisso ou 100% (cem por cento) da gratificao pelo exerccio da funo de confiana, em qualquer caso, de maior hierarquia, que tenha exercido, ininterruptamente, no perodo estabelecido, por no mnimo, 02 (dois) anos. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92. 1 - Ser computado, para efeito de estabilidade econmica, o tempo de servio prestado por servidor municipal no exerccio do Cargo de Secretrio do Municpio ou de Procurador Geral do Municpio do Salvador. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999 2 - O valor da estabilidade econmica, nos casos em que o servidor municipal tenha exercido, no decnio, pelo perodo mnimo de 02 (dois) anos o Cargo de Secretrio do Municpio ou de Procurador Geral do Municpio, corresponder a 50% (cinqenta por cento) do vencimento do Cargo em Comisso de Subsecretrio do Municpio ou de Subprocurador Geral do Municpio, respectivamente. Inserido pelo Art. 4 da Lei Complementar n 26/99. D.O.M. de 01/02/1999 Art. 104 - Se aps a aquisio da estabilidade econmica, o servidor for nomeado ou designado para o mesmo ou para outro cargo em comisso ou funo de confiana, ser-lhe- assegurada, sem prejuzo da vantagem da estabilidade econmica, a percepo de gratificao pelo exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, conforme o caso, nos seguintes percentuais: I - 25% (vinte cinco por cento) incidente sobre o valor do vencimento do cargo em comisso que esteja exercendo; II - 50% (cinqenta por cento) incidente sobre o valor da gratificao da funo de confiana que esteja exercendo. 1 - No caso de nomeao ou designao para o mesmo cargo em comisso ou funo de confiana em relao ao qual se deu a estabilidade econmica, o servidor somente far jus gratificao referida nos incisos I e II do artigo, conforme o caso, se decorridos, no mnimo, 12 (doze) meses entre a data da nova nomeao ou designao e aquela em que tenha sido exonerado ou dispensado do mesmo cargo em comisso ou funo de confiana. 2 - Ao servidor em atividade que tenha estabilidade econmica e que vier a exercer, por mais de 02 (dois) anos ininterruptos, cargo em comisso ou funo de confiana de nvel de vencimento ou de gratificao mais elevado, fica assegurado o direito de alterar para este, o nvel de situao de sua estabilidade, quando exonerado ou dispensado do respectivo cargo ou funo. 31 3 - No caso de haver adquirido Estabilidade Econmica em cargo ou funo de nvel hierarquicamente inferior ao de cargo ou funo para a qual venha a ser nomeado ou designado, e desde que o valor resultante do somatrio da parcela correspondente vantagem prevista no Art. 103 desta Lei e o da gratificao a que aludem os incisos I e II deste artigo, conforme o caso, seja inferior ao valor da gratificao pelo exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana que esteja ocupando, ser assegurada ao servidor a diferena entre o valor desta ltima e o daquele somatrio, a ttulo de complementao da gratificao de que tratam os Arts. 79 e 82 desta Lei, enquanto perdurar tal situao. Inserido pelo Art. 6 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92.
31

V. 10 do Art. 17 da Lei Complementar n 05/92 D.O.M. de 09 e 10/07/92. 30

CAPTULO IV Das Frias Arts. 105 a 109 Art. 105- O servidor pblico far jus, anualmente, ao gozo de 30 (trinta) dias de frias. 1 - Para o primeiro perodo aquisitivo sero exigidos 12 (doze) meses de exerccio. 2 - vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. 3 - As frias sero programadas e concedidas, atendida a convenincia do servio, pela autoridade competente. 4 - Nenhuma unidade administrativa poder ter mais de 1/3 (um tero) de servidores em gozo de frias, salvo nas hipteses de frias coletivas, observando-se, sempre, o interesse do servio. Art. 106 - O servidor pblico que opere direta e permanentemente aparelhos de Raio X ou com substncias radioativas gozar, obrigatoriamente, 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida, em qualquer hiptese, acumulao. Art. 107 - Quando razes de interesse pblico o exigirem, a autoridade competente poder suspender a concesso do gozo de frias, que dever ser reprogramada para poca oportuna. Art. 108 - Em nenhuma hiptese o servidor poder permanecer em servio, sem gozo de frias, por perodo superior a 23 (vinte e trs) meses. Pargrafo nico - Alcanado o perodo de 23 (vinte e trs) meses sem gozo de frias, o servidor se afastar do exerccio das funes do seu cargo, comunicando o fato, por escrito, autoridade competente. Inserido pelo Art. 9 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. Art. 109 - As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna ou surto epidmico, garantindo-se o reinicio imediato do seu gozo, to logo cesse o motivo determinante da interrupo. CAPTULO V Das Licenas SEO I Das Disposies Gerais Arts. 110 a 113 Art. 110 - Conceder-se- ao servidor pblico licena:

31

para tratamento de sade e por acidente em servio; gestante, lactante e adotante; em decorrncia de paternidade; por motivo de doena em pessoa da famlia; para o servio militar; para concorrer a cargo eletivo; para desempenho de mandato classista; para tratar de interesses particulares; prmio ou especial. 1 - As licenas previstas nos incisos VII e VIII, deste artigo, no se aplicam ao ocupante de cargo em comisso ou de funo de confiana. 2 - O servidor no integrante do quadro de pessoal de rgo ou entidade do Municpio, que esteja no exerccio de cargo em comisso, no ter direito ao gozo das licenas previstas nos incisos V, VI, VII e VIII deste artigo. 3 - As licenas para tratamento de sade e por acidente em servio, gestante, lactante e adotante e por motivo de doena em pessoa da famlia sero precedidas de inspeo mdica oficial do Municpio. Art. 111 - As licenas de que tratam os incisos I e IV do artigo anterior, sero concedidas por perodo de durao mxima de at 90 (noventa) dias, prorrogveis tantas vezes quantas necessrias. 1 - Findo o prazo da licena para tratamento de sade e por acidente em servio, o servidor retornar automaticamente ao exerccio do seu cargo ou poder submeter-se a nova percia, cujo laudo mdico concluir pela sua volta ao servio, pela prorrogao da licena, pela readaptao ou pela aposentadoria. 2 - A licena para tratamento de sade e por acidente em servio poder ser prorrogada a pedido ou de ofcio. 3 - O pedido de prorrogao deve ser apresentado at 48 (quarenta e oito) horas antes de findo o prazo da licena; se indeferido, contar-se- como de licena o perodo compreendido entre o dia de seu trmino e o do conhecimento oficial do despacho denegatrio. 4 - Quando o pedido de prorrogao for apresentado depois de findo o prazo da licena, o perodo compreendido entre o dia de seu trmino e o do conhecimento oficial do despacho ser considerado como de falta injustificada. Art. 112 - O servidor que se encontrar licenciado nas hipteses previstas nos incisos I, II, III, IV, VI e VII, do Art. 110, desta Lei, no poder durante o perodo, dedicar-se a qualquer atividade remunerada, sob pena de cassao imediata da licena, com perda total da remunerao, at que reassuma o exerccio do cargo, sem prejuzo de outras penalidades disciplinares. 1 - Em se tratando de licena para tratamento de sade de ocupante de dois cargos pblicos, em regime de acumulao legal, a licena poder ser concedida em apenas um deles, quando o motivo prender-se, exclusivamente, ao exerccio de um dos cargos. 2 - O servidor em licena para trato de interesses particulares no poder exercer atividade remunerada em outros rgos ou entidades da administrao do prprio Municpio, salvo a hiptese de acumulao legal, sob pena de cassao imediata da licena. 3 - Na hiptese de acumulao legal prevista no pargrafo anterior, o servidor em licena para trato de interesses particulares no poder ter aumentada a sua carga horria normal no rgo ou entidade em que permanea em exerccio. Art. 113 - O servidor em licena mdica no ser obrigado a interromp-la em decorrncia dos atos de provimento de que trata o Art. 9 desta Lei.
32

III III IV VVI VII VIII IX -

SEO II Da Licena para Tratamento de Sade e por Acidente em Servio Arts. 114 a 122 Art. 114 - Ser concedida ao servidor pblico licena para tratamento de sade e por acidente em servio, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica. 32 Pargrafo nico - Durante os primeiros 30 (trinta) dias de licena o servidor ser remunerado pelos cofres do Municpio; aps esse prazo passar a perceber auxliodoena a ser pago pelo rgo previdencirio do Municpio, nas condies e valores determinados pela Lei de Seguridade Social do servidor municipal suspendendo-se, automaticamente, o pagamento pelo rgo de origem. Revogado pelo Art. 10 da Lei Complementar n 34/2003. D.O.M. de 10/06/2003. Art. 115 - A percia a que se refere o artigo anterior ser feita por mdico do rgo oficial de inspeo do Municpio, na forma que dispuser o regulamento, inclusive para fins da concesso do auxlio-doena. 1 - Sempre que for necessria, a inspeo mdica ser feita na prpria residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. 2 - A concesso de licena por prazo superior a 30 (trinta) dias depender de inspeo por junta mdica oficial do Municpio. Art. 116 - O servidor no poder permanecer em licena para tratamento de sade por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, exceto nos casos considerados recuperveis, a critrio da junta mdica oficial. 1 - Expirado o prazo previsto neste artigo, o servidor ser submetido a nova percia e aposentado, se julgado invlido para o servio pblico e se no puder ser readaptado. O tempo necessrio inspeo mdica ser, excepcionalmente, considerado como de prorrogao da licena. 2 - O servidor poder ser imediatamente aposentado por invalidez, caso a percia efetuada por uma junta mdica oficial de, no mnimo, 3 (trs) mdicos, concluir pela irrecuperabilidade de seu estado de sade, e pela impossibilidade de permanecer em atividade. Art. 117 - No processamento das licenas para tratamento de sade, ser observado o devido sigilo sobre os laudos e atestados mdicos, em consonncia com o que estabelece o cdigo de tica mdica, sem prejuzo do acesso s informaes bsicas para efeito de controle estatstico das licenas e para instruo de sindicncias ou inquritos administrativos. Art. 118 - Considerado apto, em percia mdica, o servidor reassumir imediatamente o exerccio do seu cargo, computando-se como faltas injustificadas os dias de ausncia ao servio. Art. 119 - No curso da licena poder o servidor requerer nova percia, caso se julgue em condies de reassumir o exerccio ou com direito aposentadoria. (*)Pargrafo nico - A qualquer tempo, no curso da licena, a percia mdica poder, de ofcio, reavaliar o servidor. (*)Pargrafo nico A qualquer tempo, a percia mdica poder, de ofcio, proceder a reavaliao do servidor, independentemente de estar ou no licenciado.
32

V. Art. 36 da Lei Complementar n 05/92. D.O.M. de 09 e 10/07/92. 33

Art. 120 - Ao servidor acometido de tuberculose ativa, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, hansenismo, psicose epilptica, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado do mal de Paget (osteiste deformante), sndrome de imunodeficincia adquirida (AIDS) ou outras doenas que a lei indicar, com base na medicina especializada, ser concedida licena quando a inspeo mdica, feita obrigatoriamente por uma junta, no concluir pela necessidade imediata da aposentadoria. Pargrafo nico - Em decorrncia de qualquer das doenas previstas neste artigo, e que tenham sido adquiridas aps o seu ingresso no servio pblico do Municpio, ser garantida ao servidor a percepo de proventos integrais. Art. 121 - Para fins de concesso de licena, considera-se acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione direta ou indiretamente com o exerccio das atribuies inerentes ao cargo. 1 - Equipara-se ao acidente em servio o dano: a) decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio de suas atribuies; b) sofrido no percurso da sua residncia para o trabalho ou viceversa; c) sofrido no percurso para o local de refeio ou de volta dele, no intervalo do trabalho. 2 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica ao acidente sofrido pelo servidor que, por interesse pessoal, tenha interrompido ou alterado o seu percurso. Art. 122 - A prova do acidente ser feita em processo regular, devidamente instrudo, inclusive acompanhado de declarao das testemunhas do evento, cabendo percia mdica do Municpio descrever o estado geral do acidentado, mencionando as leses produzidas, bem como as possveis conseqncias que podero advir do acidente. Pargrafo nico - Cabe ao chefe imediato do servidor adotar as providncias necessrias para o incio do processo regular de que trata este artigo, no prazo de 10 (dez) dias, contados do evento. SEO III Da Licena Gestante, Lactante e Adotante Arts. 123 a 125 (*) Art. 123 - Ser concedida licena servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, a partir do nascimento, sem prejuzo de sua remunerao. (*) Art. 123 - Ser concedida licena servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, a partir do oitavo ms de gestao, de acordo com a sua convenincia ou por recomendao do rgo oficial de inspeo mdica do Municpio, sem prejuzo de sua remunerao. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92. 1 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do dia imediato ao parto. 2 - No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a servidora ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, reassumir o exerccio do cargo. 3 - No caso de aborto no criminoso, atestado por mdico oficial ou particular, a servidora ter direito a 30 (trinta) dias de licena para repouso.
34

4 - servidora gestante, durante o perodo de gravidez, e exclusivamente por recomendao do rgo oficial de inspeo mdica do Municpio, assegurado o desempenho de funes compatveis com a sua capacidade laborativa, sem prejuzo de seu vencimento e demais vantagens. Art. 124 - Para amamentar o prprio filho, at a idade de 6 (seis) meses, a servidora lactante ter direito, durante a jornada de trabalho, a 2 (dois) descansos, de meia hora cada. Art. 125 - A servidora que adotar ou obtiver guarda judicial de criana com at 15 (quinze) dias de nascimento ter direito a licena remunerada de 120 (cento e vinte) dias, para ajustamento do adotado ao novo lar. Pargrafo nico - A partir do 15 dia de nascimento, a licena ser concedida na seguinte proporo: a) Do 16 dia do nascimento at o 120 -90 (noventa) dias de licena; b) Acima de 120 dias do nascimento at o limite mximo de 5 (cinco) anos 30 (trinta) dias de licena. SEO IV Da Licena-Paternidade Art. 126 Art. 126 - A licena-paternidade ser concedida ao servidor pelo parto de sua esposa ou companheira, para fins de dar-lhe assistncia, durante o perodo de 5 (cinco) dias consecutivos, a contar do nascimento do filho. SEO V Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 127 Art. 127 - O servidor poder obter licena por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, pais, filhos e enteados, mediante comprovao mdica, desde que prove ser indispensvel a sua assistncia pessoal e que esta no poder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. 1 - A comprovao da necessidade de acompanhamento do doente pelo servidor ser feita atravs da assistncia social do Municpio. 2 - A licena ser concedida, com vencimento e vantagens de carter permanente at 6 (seis) meses, consecutivos ou no, no perodo de 1 (um) ano, a contar do seu incio; excedendo esse prazo, a licena ser com 2/3 (dois teros) do vencimento e vantagens de carter permanente at 12 (doze) meses, quando cessa o direito a este tipo de licena, pela mesma causa. 3 - No se considera assistncia pessoal ao doente a representao, pelo servidor, dos seus interesses econmicos ou comerciais SEO VI Da Licena para o Servio Militar Art. 128

35

Art. 128 - Ao servidor que for convocado para o servio militar obrigatrio ou para outros encargos de segurana nacional, ser concedida licena com vencimento e vantagens de carter permanente, salvo se optar pela remunerao do servio militar. 1 - A licena ser concedida vista do documento que comprove a incorporao. 2 - Concludo o servio militar, o servidor ter o prazo de 10 (dez) dias para reassumir o exerccio do cargo, findo o qual os dias de ausncia sero considerados como de faltas injustificadas. SEO VII Da Licena para Concorrer a Cargo Eletivo Art. 129 Art. 129 - O servidor ter direito licena remunerada a partir do registro de sua candidatura e at o dia seguinte ao da eleio, para a promoo de sua campanha a mandato eletivo, na forma da legislao eleitoral, sem prejuzo da percepo do seu vencimento e das vantagens de carter permanente. Pargrafo nico - Para a obteno da licena a que se refere este artigo, suficiente a apresentao da certido do registro da candidatura, fornecida pelo cartrio eleitoral. SEO VIII Da Licena para o Desempenho de Mandato Classista Art. 130 (*) Art. 130 - assegurado ao servidor o direito licena para o desempenho de mandato em confederao, associao ou sindicato representativo da sua categoria, sem prejuzo de seu vencimento e das vantagens de carter permanente. (*) Art. 130 - assegurado ao servidor o direito licena para o desempenho de mandato em confederao, federao, associao de classe de mbito nacional ou sindicato representativo da categoria, sem prejuzo de seu vencimento e das vantagens de carter permanente. Redao dada pelo Art. 7 da Lei Complementar 07/92. D.O.M. de 03 e 03/08/92.33 (*) 1 - Ao ocupante de cargo em comisso ou exercente de funo de confiana no se conceder a licena de que trata este artigo. (*) 1 - A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleio. Renumerado pelo Art. 5 da Lei Complementar n 26/99. DOM de 1 de fevereiro de 1999. (antes era 2) (*) 2 - As entidades referidas no caput deste artigo tero que representar, exclusivamente, servidores pblicos. Revogado pelo Art. 1 da Lei Complementar n 11/93. DOM de 25 de novembro de 1993. (*) 2 - As entidades referidas no caput deste artigo tero que representar, exclusivamente, servidores pblicos. Reinserido pelo art. 5 da Lei Complementar n 26/99. DOM de 1 de fevereiro de 1999. (*)1 e 2 3 -

33

Ver Art. 36 da Lei 5.245/97. D.O.M. de 06/02/1997. 36

(*)1 2 - A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleio. Renumerado pelo art. 2 da Lei Complementar n 11/93. DOM de 25 de novembro de 1993 (antes era 3). (*) 2 3 - Ao ocupante de cargo em comisso ou exercente de funo de confiana no se conceder a licena de que trata este artigo. Renumerado pelo art. 5 da Lei Complementar n 26/99. DOM de 1 de fevereiro de 1999. (antes era o 1) SEO IX Da Licena para Tratar de Interesses Particulares Arts. 131 e 132 Art. 131 - A critrio da administrao, poder ser concedida ao servidor estvel licena para tratar de interesses particulares, sem remunerao, pelo prazo de at 2 (dois) anos consecutivos, no se computando o tempo de licena para nenhum efeito. 1 - No ser concedida licena para tratar de interesses particulares quanto tal concesso implicar em reposio de servidor, seja a que ttulo for. 2 - O servidor aguardar em exerccio a concesso da licena. 3 - No se conceder nova licena antes de decorridos 2 (dois) anos do trmino da anterior, seja qual for o perodo da concesso inicial. 4 - A licena prevista neste artigo no ser concedida ao servidor nomeado, antes de completar 2 (dois) anos de exerccio, nem ao servidor que esteja respondendo a processo administrativo ou que esteja obrigado devoluo ou indenizao aos cofres pblicos, a qualquer ttulo. Art. 132 = A licena poder ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor, na hiptese prevista no 2 do Art. 112 desta Lei, ou pela Administrao, nos casos de calamidade pblica, comoo interna ou surto epidmico. SEO X Da Licena Prmio ou Especial Arts. 133 e 134 Art. 133 - Aps cada quinqunio de efetivo exerccio no servio pblico, contados na forma do Art. 140 desta Lei, o servidor far jus a 3 (trs) meses de licena-prmio ou especial, como incentivo assiduidade, com direito percepo do seu vencimento e vantagens de carter permanente. 1 - No se conceder licena prmio ou especial se o servidor houver, em cada quinqunio: I - sofrido pena de priso, mediante sentena judicial; II - afastado por licena. (*) 2 - Ressalvam-se do disposto no inciso II, do pargrafo anterior, as licenas prmio ou especial, para tratamento de sade ou por acidente em servio, gestante, lactante e adotante, paternidade, para concorrer a cargo eletivo e para desempenho de mandato classista, cujos afastamentos, exceo da licena prmio ou especial, suspendero a contagem do tempo para o perodo aquisitivo. (*) 2 - Ressalvam-se do disposto no inciso II, do pargrafo anterior, as licenas prmio ou especial; para tratamento de sade ou por acidente em servio; gestante, lactante e adotante; paternidade; por motivo de doena em pessoa da famlia, quando remunerada; para concorrer a cargo eletivo e para desempenho de mandato classista, cujos afastamentos,
37

exceo da licena prmio ou especial, suspendero a contagem do tempo para o perodo aquisitivo. Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar 07/92. D.O.M. de 03 e 03/08/92. 3 - As faltas injustificadas ao servio, bem como as decorrentes de penalidades disciplinares de suspenso, retardaro a concesso da licena prevista neste artigo, na proporo de 10 (dez) dias para cada falta. 4 - O gozo da licena prmio ou especial ficar condicionado convenincia do servio, devendo, entretanto, ser concedida em um perodo mximo de 18 (dezoito) meses, a contar da aquisio do direito. 5 - O nmero de servidores em gozo simultneo de licena prmio ou especial no poder ser superior a 1/3 (um tero) da lotao da respectiva unidade administrativa do rgo ou entidade. Art. 134 - O servidor que no desejar gozar do benefcio da licena prmio ou especial, ter direito ao cmputo em dobro do tempo da licena, para efeito de aposentadoria. CAPTULO VI Do Abono de Faltas Art. 135 Art. 135 - Sem qualquer prejuzo, poder o servidor ausentar-se do servio. (*) I - Por dois dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue, devidamente comprovada, e, por um dia, para apresentao obrigatria em rgo militar; (*) I - Por 03 (trs) dias em cada 06 (seis) meses de trabalho, e, caso de doao voluntria de sangue, devidamente comprovada, e, por 01 (um) dia, para apresentao obrigatria em rgo militar; Redao alterada pelo Art. 1 da Lei Complementar n 21/97. D.O.M. de 15/01/97. II - at 7 (sete) dias consecutivos, por motivo de: a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos ou enteados, menores sob sua guarda ou tutela e irmos. CAPTULO VII Do Tempo de Servio Arts. 136 a 142 Art. 136 - contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico prestado administrao direta, s autarquias e s fundaes pblicas do Municpio do Salvador, desde que remunerado. Art. 137 - A apurao do tempo de servio ser feita em dias, convertidos em anos, razo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias por ano, salvo quando bissexto. 1 - Sero computados os dias de efetivo exerccio vista de registros prprios que comprovem a freqncia do servidor.

38

2 - Feita a converso, os dias restantes, at 182 (cento e oitenta e dois), no sero computados, arredondando-se para um ano quando excederem este nmero, para efeito de aposentadoria. Art. 138 - Alm das ausncias ao servio previstas no Art. 135 desta Lei, so consideradas como de efetivo exerccio, salvo nos casos expressamente definidos em lei especfica, os afastamentos em virtude de: I - frias; II - jri e outros servios obrigatrios por lei; III - desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, exceto para progresses horizontais e vertical; IV - licena para o servio militar; V - licena prmio ou especial; VI - licena gestante, lactante e adotante; VII - licena-paternidade; VIII - licena para tratamento de sade ou por acidente em servio; IX - licena para o desempenho de mandato classista, exceto para progresses horizontal e vertical; X - licena para concorrer a cargo eletivo; XI - participao em programa de treinamento regularmente institudo, inclusive em programa de formao inicial que se constitui em segunda etapa do concurso pblico, bem como em caso de aperfeioamento e especializao, desde que seja de interesse do servio pblico e vinculado ao exerccio do cargo, quando devidamente autorizado o afastamento; XII - participao em congressos ou em outros certames culturais, tcnicos e cientficos, quando autorizado o afastamento. XIII - interregno entre a exonerao de um cargo, dispensa ou resciso de contrato com rgo pblico do Municpio e o exerccio em outro cargo pblico municipal, quando se constituir de dias no teis. XIV - afastamento preventivo, se inocentado ao final; XV - priso por ordem judicial, quando vier a ser considerado inocente; XVI - licena por motivo de doena em pessoa da famlia, no perodo em que for remunerada. Inserido pelo Art. 10 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92. Pargrafo nico - Nas hipteses dos afastamentos indicados nos incisos VI, VII, VIII, IX e X, deste artigo, observar-se- o disposto no 2 do Art. 133 desta Lei. Art. 139 - O tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal ser computado integralmente para os efeitos de aposentadoria e de disponibilidade. Art. 140 - Contar-se-, para fins de percepo do adicional por tempo de servio e gozo de licena prmio, o tempo de servio prestado a rgos ou entidades da administrao direta, autrquica e fundacional do Municpio. Art. 141 - Contar-se- apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade. I - perodo de licena por motivo de doena em pessoa da famlia, no perodo em que for remunerada; Revogado pelo art. 8 da Lei Complementar 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92. II - tempo de servio prestado a instituio de carter privado que tiver sido transformada em entidade ou rgo do servio pblico do Municpio; III - afastamento por aposentadoria ou disponibilidade;
39

perodo de cesso do servidor para o exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana na administrao pblica da Unio, do Distrito Federal, dos Territrios, dos Estados ou dos Municpios. Pargrafo nico - Ser computado exclusivamente para aposentadoria o tempo de servio prestado pelo servidor em atividade privada, submetida ao regime previdencirio federal, hiptese em que os sistemas previdencirios se compensaro financeiramente. Art. 142 - vedada a contagem cumulativa do tempo de servio prestado, simultaneamente, em dois ou mais cargos, funes ou empregos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios, dos Municpios e s suas autarquias e fundaes pblicas. CAPTULO VIII Da Disponibilidade Arts. 143 a 145 Art. 143 - Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade remunerada, at o seu adequado aproveitamento em outro cargo. Art. 144 - Restabelecido o cargo, ainda que modificada a sua denominao, nele ser obrigatoriamente aproveitado o servidor pblico posto em disponibilidade. Art. 145 - O servidor pblico em disponibilidade que se tornar invlido ser aposentado, independentemente do tempo de servio prestado. CAPTULO IX Do Direito de Petio Arts. 146 a 159 Art. 146 - Ao servidor pblico assegurado o direito de: I - requerer, para defesa de direito ou de interesse legtimo; II - representar contra abuso ou desvio de poder e para preservar o princpio da legalidade, moralidade, publicidade e impessoalidade dos atos administrativos; III - pedir reconsiderao de ato ou deciso; IV - recorrer a instncia superior contra decises de sua chefia. Pargrafo nico - O sindicato tem legitimidade para requerer, representar, pedir reconsiderao ou recorrer de decises, para defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria de servidores que representa. Art. 147 - O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidir, em razo da matria, e por intermdio daquela a que o servidor estiver imediatamente subordinado. Art. 148 - A representao ser obrigatoriamente apreciada pela autoridade superior quela contra a qual interposta. Art. 149- O pedido de reconsiderao ser dirigido autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado. Pargrafo nico - de 15 (quinze) dias, contados a partir da cincia do ato ou da deciso, o prazo para apresentao de pedido de reconsiderao.
40

IV -

Art. 150 - O requerimento ou o pedido de reconsiderao deve ser despachado no prazo de 5 (cinco) dias e decidido dentro de 30 (trinta) dias. Art. 151 - Cabe recurso: I - do indeferimento do pedido de reconsiderao; II - das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. 1 - O recurso dirigido autoridade imediatamente superior quela que tiver expedido o ato ou proferido a deciso recorrida e, sucessivamente em escala ascendente, s demais autoridades, considerado o Prefeito Municipal ou o Presidente da Cmara Municipal, conforme o caso, como instncia final. 2 - O recurso ser encaminhado atravs da autoridade recorrida, que poder reconsiderar a deciso ou, mantendo-a, encaminh-lo autoridade superior. 3 - de 30 (trinta) dias o prazo para interposio do recurso, a contar da publicao ou cincia, pelo interessado, da deciso recorrida. 4 - O recurso ser decidido no prazo de 30 (trinta) dias de sua interposio. Art. 152 - O pedido de reconsiderao ou o recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, a juzo da autoridade recorrida, em despacho fundamentado. Pargrafo nico - Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato ou deciso impugnada. Art. 153 - O direito de pleitear na esfera administrativa prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou aos que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; II - em 2 (dois) anos, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, contados da data da exonerao ou demisso; III - em 120 (cento e vinte) dias nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei; Art. 154 - O prazo da prescrio contar-se- da data da publicao oficial do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, com prevalncia da que primeiro ocorrer. 1 - O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, suspendem a prescrio. 2 - Suspensa a prescrio, o prazo recomear a correr pelo restante do prazo original, no dia em que cessar a suspenso. Art. 155 - A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada por nenhuma autoridade. Art. 156 - O ingresso em juzo no determina a suspenso, na instncia administrativa, do pleito formulado pelo servidor, salvo se assim o recomendar a Procuradoria Geral do Municpio. Art. 157 - Para o exerccio do direito de petio, assegurado ao servidor vista do processo administrativo ou documento, na unidade administrativa. Pargrafo nico - Ao advogado do servidor faculta-se vista do processo, nos termos da legislao federal.

41

Art. 158 - A administrao pode rever seus atos e anul-los, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. Art. 159 - So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo motivo de fora maior, devidamente justificado e provado. TTULO IV Do Regime Disciplinar CAPTULO I Dos Deveres Art. 160 Art. 160 - Alm do exerccio das atribuies do cargo, so deveres do servidor pblico: III III IV lealdade s instituies constitucionais e administrativas a que servir; observncia das normas legais e regulamentares; cumprimento das ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; atendimento, com presteza e correo: a) ao pblico em geral b) expedio de certido requerida para a defesa de direito e esclarecimento de situaes; c) s requisies para a defesa da fazenda pblica. levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; zelar pela economia e conservao do patrimnio pblico que lhe for confiado; manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; ser assduo e pontual ao servio; proceder com urbanidade; providenciar para que esteja sempre em ordem, no assentamento funcional, a sua declarao de famlia; representar contra ilegalidade, abuso ou desvio de poder. CAPTULO II Das Proibies Art. 161 Art. 161 - Ao servidor pblico proibido: I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III - recusar f a documentos pblicos; IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo de execuo de servio; V - referir-se de modo depreciativo ou desrespeitoso s autoridades e atos da administrao pblica, em informao, parecer ou despacho, admitindo42

VVI VII VIII IX XXI -

VI VII VIII IX XXI XII XIII XIV XV XVI XVII -

se, porm, a crtica sob o ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio, em trabalho assinado; cometer a outro servidor atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; obrigar outro servidor a filiar-se associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; manter sob sua chefia imediata, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil; valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem; participar de gerncia ou administrao de empresa privada, de sociedade civil ou exercer comrcio, e nessa qualidade, transacionar com o Municpio; atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parente at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro; receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; praticar usura, sob qualquer de suas formas; proceder de forma desidiosa; cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que seja da sua competncia ou de seu subordinado; utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho CAPTULO III Da Acumulao Arts. 162 a 164

Art. 162 - Ressalvados os casos previstos na Constituio Federal, vedada a acumulao remunerada de cargos, empregos ou funes pblicas. 1 - A proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios. 2 - A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. Art. 163 - O servidor que acumular licitamente dois cargos de carreira, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos, a menos que um deles apresente em relao ao cargo comissionado o requisito de compatibilidade de horrios, hiptese em que se manter afastado apenas de um cargo efetivo. Art. 164 - Verificada, em processo administrativo, a acumulao proibida, e provada a boa f, o servidor optar por um dos cargos, empregos ou funes. 1 - Provada a m-f, o servidor perder os cargos, empregos ou funes que venha exercendo e restituir aos cofres pblicos o que tiver percebido indevidamente. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, e sendo um dos cargos, empregos ou funes exercido em outro rgo ou entidade, fora do mbito do Municpio, a demisso ser comunicada ao rgo ou entidade para as providncias necessrias.
43

CAPTULO IV Das Responsabilidades Arts. 165 a 170 Art. 165 - O servidor pblico responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 166 - A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo fazenda pblica, inclusive autarquias ou fundaes pblicas ou a terceiros. 1 - A indenizao de prejuzo causado fazenda pblica, inclusive autarquias ou fundaes pblicas, salvo no caso de dolo ou falta grave, poder ser feita na forma prevista no pargrafo nico do Art. 63 desta Lei. 2 - Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a fazenda pblica, inclusive autarquias e fundaes pblicas, em ao regressiva. 3 - A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores do servidor e contra eles ser executada at o limite do valor da herana recebida. Art. 167 - A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao servidor, nessa qualidade. Art. 168 - A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Art. 169 - As sanes civis, penais e disciplinares podero acumular-se, sendo umas e outras independentes entre si. Art. 170 - A absolvio criminal s afasta a responsabilidade civil ou administrativa do servidor se concluir pela inexistncia do fato ou lhe negar autoria. CAPTULO V Das Penalidades Arts. 171 a 187 Art. 171 - So penas disciplinares: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso; IV - cassao de disponibilidade ou aposentadoria; V - destituio de cargo em comisso ou funo de confiana. Art. 172 - Na aplicao das penalidades sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais do servidor. Art. 173 - A advertncia ser aplicada, por escrito, nos casos de violao de proibio constante dos incisos I a VIII, do Art. 161 desta Lei, de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamento ou norma interna, e nos de desobedincia a ordem
44

superior, exceto quando manifestamente ilegal, que no justifique imposio de penalidade mais grave. Art. 174 - A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia especfica das faltas punidas com advertncia e em caso de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a pena de demisso, no podendo exceder de 90 (noventa) dias. Pargrafo nico - Ser punido com suspenso de 15 (quinze) dias, o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. Art. 175 - As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados aps o decurso de 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Pargrafo nico - O cancelamento da penalidade no surtir efeitos retroativos para a auferio de quaisquer direitos ou vantagens. Art. 176 - A demisso ser aplicada ao servidor nos seguintes casos: I - crime contra a administrao pblica; II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinncia pblica, conduta escandalosa e embriagues habitual; VI - insubordinao grave em servio; VII - ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII - revelao de segredo apropriado em razo do cargo; IX - leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio pblico municipal; X - corrupo; XI - acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, quando comprovada a m f; XII - transgresso a qualquer dos incisos IX, XII, XV e XVII, do Art. 161, desta Lei. Art. 177 - A demisso, nos casos dos incisos IV, IX e X, do artigo anterior, implicar na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. Art. 178 - Configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio, por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. Art. 179 - Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpoladamente, durante o perodo de 12 (doze) meses. Art. 180 - O ato de imposio de penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. Pargrafo nico - A demisso ser aplicada com a nota "a bem do servio pblico", quando decorrente da transgresso de qualquer dos incisos I, IV, IX e X do Art. 176, ou quando houver circunstncia agravante prevista no Art. 184 desta Lei. Art. 181 - Ser cassada a disponibilidade ou aposentadoria do servidor que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso, ou que no prazo legal no entre em
45

exerccio do cargo em que tenha revertido ou sido aproveitado, uma vez provada, em processo disciplinar, a inexistncia de motivo justo. Art. 182 - Ser destitudo o ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana que pratique infrao disciplinar punvel com suspenso ou demisso. Art. 183 - A demisso incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico, dependendo das circunstncias atenuantes ou agravantes, pelo perodo de: I - 5 (cinco) a 10 (dez) anos, quando for qualificada; II - 2 (dois) a 4 (quatro) anos, quando for simples. Art. 184 - So circunstncias agravantes da pena: I - a premeditao; II - a reincidncia; III - o conluio; IV - a continuao; V - cometimento do ilcito: a) mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte o processo disciplinar; b) com abuso de autoridade; c) durante o cumprimento da pena; d) em pblico. Art. 185 - So circunstncias atenuantes da pena: I - tenha sido mnima a cooperao do servidor no cometimento da infrao; II - tenha o servidor: a) procurado, espontaneamente, e com eficincia, logo aps o cometimento da infrao, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias ou ter, antes do julgamento, reparado o dano civil; b) cometido a infrao sob coao de superior hierrquico a quem no tenha podido resistir, ou sob influncia de emoo violenta, provocada por ato injusto de terceiros; c) confessado espontaneamente a autoria da infrao ignorada ou imputada a outrem; d) mais de 5 (cinco) anos de servio com bom comportamento, antes da infrao. Art. 186 - As penas disciplinares sero aplicadas: I - pelo Prefeito Municipal, pelo Presidente da Cmara Municipal e pelo dirigente superior de autarquia ou fundao pblica, quando se tratar de demisso de servidor, vinculado ao respectivo Poder ou entidade; II - pelo secretrio municipal ou autoridade equivalente, quando se tratar de suspenso superior a trinta dias; III - pelo chefe da repartio e outras autoridades, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertncia ou de suspenso por at 30 (trinta) dias; IV - pela autoridade que houver feito a nomeao ou designao, quando se tratar de demisso de cargo em comisso ou destituio de funo de confiana; V - pela autoridade competente para nomear ou aposentar, quando se tratar de cassao de aposentadoria ou disponibilidade.
46

Art. 187 - A ao disciplinar prescrever: I - em 5 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso ou de funo de confiana; II - em 2 (dois) anos, quanto suspenso; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia. 1 - O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido. 2 - Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. 3 - A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo administrativo disciplinar suspende a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. 4 - Suspenso o curso da prescrio, este recomear a correr, pelo prazo restante, a partir do dia em que cessar a suspenso. TTULO V Do Processo Administrativo Disciplinar CAPTULO I Das Disposies Gerais Arts. 188 a 190 Art. 188 - A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurado ao acusado ampla defesa. Art. 189 - As denncias sobre irregularidade sero objeto de apurao, desde que confirmada a autenticidade. Pargrafo nico - Quando o fato narrado no configurar infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada, por falta de objeto. Art. 190 - A apurao da irregularidade poder ser efetuada: I - de modo sumrio, se o caso configurado for passvel de aplicao da penalidade prevista no inciso I, do Art. 171 desta Lei, quando a falta for confessada, documentalmente provada ou manifestamente comprovada; II - atravs de sindicncia, como condio preliminar instaurao de processo administrativo, em carter obrigatrio, nos casos cujo enquadramento ocorra nos incisos II a V, do Art. 171 desta Lei; III - por meio de processo administrativo, sem preliminar, quando a falta enquadrada em um dos dispositivos aludidos no inciso anterior for confessada, documentalmente provada ou manifestamente comprovada. (*)Art. 198 - Decorrido o prazo previsto no Art. 195 desta Lei, sem que seja apresentado o relatrio correspondente, a autoridade competente dever promover a responsabilidade dos membros da comisso (*)Art. 191 - Decorrido o prazo previsto nos Arts. 196 e 202, desta Lei, sem que seja apresentado o relatrio correspondente, a autoridade competente dever promover a responsabilizao dos membros da comisso respectiva. Numerao e redao alteradas pelo
47

Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92. (em decorrncia da transposio do Art. 198) CAPTULO II Do Afastamento Preventivo Art. 191 (*) Art. 191 (*) Art. 192 - Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo administrativo disciplinar poder ordenar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 02 e 03/08/92. Pargrafo nico - O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo. CAPTULO III Da Sindicncia Art. 192 a 199 (*) Art. 192 (*) Art. 193 A Sindicncia ser instaurada por ordem do chefe da unidade administrativa a que estiver subordinado o servidor, podendo constituir-se em pea ou fase do processo administrativo. Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. (*) Art. 193 (*) Art. 194 - Promover a sindicncia uma comisso designada pela autoridade que a houver determinado, composto de 3 (trs) servidores estveis, de reconhecida experincia administrativa e funcional. Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. 1 - Ao designar a comisso, a autoridade indicar, dentre os seus membros, o respectivo presidente. 2 - O presidente da comisso, designar um dos membros para secretari-la, sem prejuzo do direito de voto. (*) Art. 194 (*) Art.195 - A comisso, sempre que necessrio, dedicar todo tempo do expediente aos trabalhos da sindicncia Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. (*) Art. 195 (*) Art. 196 - A sindicncia administrativa dever ser iniciada dentro de 3 (trs) dias, contados da cincia do ato designatrio dos membros da comisso, e ser concluda no prazo de at 30 (trinta) dias, improrrogveis. Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. (*) Art. 196 (*) Art. 197 - A comisso dever ouvir as pessoas que tenham conhecimento ou que possam prestar esclarecimentos a respeito do fato, bem como proceder a todas as diligncias
48

que julgar conveniente sua elucidao. Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. (*) Art. 197 (*) Art. 198 - Ultimada a sindicncia, remeter a comisso, autoridade que a instaurou, relatrio que configure o fato, indicando o seguinte: Renumerado pelo Pargrafo nico do Art. 12 da Lei Complementar n 07/92. DOM de 02 e 03/08/92. I - se h irregularidade cometida ou no; II - caso haja, quais os dispositivos legais violados e se h presuno de autoria. Pargrafo nico - O relatrio no dever propor qualquer medida, excetuada a de abertura de processo administrativo, limitando-se a responder aos quesitos deste artigo. Art. 198 - Decorrido o prazo previsto no Art. 195 desta Lei, sem que seja apresentado o relatrio, a autoridade competente dever promover a responsabilidade dos membros da comisso. Artigo excludo do Captulo III, do Ttulo V, passando a integrar, com redao alterada, o Captulo I, do mesmo ttulo, com o nmero 191, pelo art. 12 da Lei Complementar n 07/92. D.O.M. de 2 e 03/08/92. Art. 199 - A autoridade competente dever pronunciar-se sobre a sindicncia no prazo mximo de 10 (dez) dias, a partir da data do recebimento do relatrio. CAPTULO IV Do Processo Administrativo Disciplinar Arts. 200 a 214 Art. 200 - O processo administrativo disciplinar ser instaurado por determinao do secretrio municipal ou autoridade equivalente, da autoridade competente da Cmara Municipal ou do dirigente superior das autarquias e fundaes pblicas. Pargrafo nico - O processo preceder a aplicao das penas previstas no Art. 171, ressalvado o disposto no inciso I, do Art. 190 desta Lei. Art. 201 - Promover o processo uma comisso designada pela autoridade que houver determinado a sua instaurao, e que ser composta por 3 (trs) servidores estveis, de reconhecida experincia administrativa e funcional, vedada a designao do chefe imediato do servidor para essa finalidade. 1 - Do ato de designao constar a indicao do membro da comisso que dever presidi-la. 2 - A comisso ser secretariada por um servidor estvel, designado pelo presidente da comisso. 3 - A comisso, sempre que necessrio, dedicar todo o tempo do expediente aos trabalhos do processo administrativo. Art. 202 - O processo administrativo dever ser iniciado dentro de 3 (trs) dias, contados da publicao do ato designatrio dos membros da comisso, no dirio oficial do Municpio, e dever estar concludo no prazo de 60 (sessenta) dias, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. Pargrafo nico - As reunies da comisso sero registradas em atas, que devero detalhar as deliberaes adotadas.
49

Art. 203 - Na fase do processo, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Art. 204 - assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo, pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial, inclusive indicando assistente tcnico. 1 - O presidente da comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2 - Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independa de conhecimento especial de perito. Art. 205 - As testemunhas sero intimadas a depor mediante mandado expedido pelo presidente da comisso, devendo a segunda via, com o ciente do interessado, ser anexada aos autos. Pargrafo nico - Se a testemunha for servidor pblico, o mandado ser feito atravs do chefe da repartio onde serve, com indicao do dia e hora marcados para a inquirio. Art. 206 - O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito. 1 - As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 - Na hiptese de depoimentos contraditrios ou que se infirmem, proceder-se- a acareao entre os depoentes. 3 - A reinquirio das testemunhas pelo procurador do acusado somente poder ser feita por intermdio do presidente da comisso. Art. 207 - Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nos Art. 205 e 206 desta Lei. 1 - No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou circunstncias, ser promovida a acareao entre eles. 2 - O procurador do acusado poder assistir ao seu interrogatrio, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas. Art. 208 - Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial do Municpio, da qual participar, pelo menos, um mdico psiquiatra. Pargrafo nico - O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apensado ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 209 - Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indiciao do servidor, com especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. 1 - O indiciado ser citado, por mandado expedido pelo presidente da comisso, para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartio, observando o disposto no Art. 157 e seu pargrafo desta Lei. 2 - O prazo de defesa poder ser prorrogado, pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. 3 - No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se- da data declarada em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao ou por quem for designado para tal providncia.
50

Art. 210 - O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado. Art. 211 - Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado no dirio oficial do Municpio, por 03 (trs) vezes consecutivas e 01 (uma) vez em jornal de grande circulao, para apresentar defesa. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo, o prazo para defesa ser de 15 (quinze) dias, a partir da ltima publicao do edital. Art. 212 - Considerar-se- revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. 1 - A revelia ser declarada por termo nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa. 2 - Para defender o indiciado revel, o presidente da comisso designar um servidor estvel para atuar como defensor dativo, de cargo de nvel igual ou superior ao do indiciado. Art. 213 - Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1 - O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2 - Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes. Art. 214 - O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser remetido autoridade que determinou sua instaurao, para julgamento. CAPTULO V Do Julgamento Arts. 215 a 222 Art. 215 - No prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso. 1 - Se a penalidade a ser aplicada exceder a alada da autoridade que determinou a instaurao do processo, este ser encaminhado autoridade competente, que decidir em igual prazo. 2 - Havendo mais de um indiciado e diversidade de sanes, o julgamento caber autoridade competente para a imposio da pena mais grave. 3 - Se a penalidade prevista for a de demisso ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade, o julgamento caber ao Prefeito Municipal, ao Presidente da Cmara ou ao dirigente superior de autarquia ou fundao pblica. Art. 216 - A autoridade julgadora dever acatar o relatrio da comisso, salvo quando contrrio prova dos autos. Pargrafo nico - Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandla, ou isentar o servidor pblico de responsabilidade.

51

Art. 217 - Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo e ordenar a constituio de outra comisso, para instaurao de novo processo. Pargrafo nico - A autoridade julgadora designar nova comisso se considerar que os fatos no foram devidamente apurados, reabrindo-se, em conseqncia, todos os prazos do processo administrativo. Art. 218 - O julgamento fora do prazo no implica em nulidade do processo. Art. 219 - Extinta a punibilidade pela prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor pblico. Art. 220 - Quando a infrao estiver capitulada como crime, o processo administrativo disciplinar ser remetido ao Ministrio Pblico para instaurao da ao penal, ficando traslado na repartio. Art. 221 - O servidor que responde a processo administrativo disciplinar somente poder ser exonerado do cargo, a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e cumprimento da penalidade aplicada, se for o caso, e se esta no importar em demisso. Art. 222 - As decises proferidas em processos administrativos sero, obrigatoriamente, publicadas no dirio oficial do Municpio.

CAPTULO VI Da Reviso do Processo Administrativo Disciplinar Arts. 223 a 231 Art. 223 - O processo administrativo disciplinar poder ser revisto, a pedido ou de ofcio, observada a prescrio prevista no Art. 187 desta Lei, quando forem aduzidos fatos ou circunstncias susceptveis de justificar a inocncia do servidor punido ou a inadequao da penalidade aplicada. Pargrafo nico - Tratando-se de servidor falecido, desaparecido ou incapacitado para requerer, a reviso poder ser solicitada por qualquer pessoa que comprove legtimo interesse. Art. 224 - No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 225 - A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio. Art. 226 - O requerimento de reviso, devidamente instrudo, ser dirigido ao Chefe do Poder competente, que decidir sobre o pedido. 1 - Deferida a reviso, o Chefe do Poder competente despachar o requerimento ao rgo ou entidade onde se originou o processo, para a constituio da comisso, na forma prevista no Art. 201 desta Lei. 2 - impedido de funcionar na reviso quem integrou a comisso do processo administrativo.
52

Art. 227 - A reviso correr em apenso ao processo originrio. Art. 228 - A comisso revisora ter o prazo de at 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos, prorrogvel por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. Art. 229 - Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e os procedimentos prprios da comisso do processo administrativo. Art. 230 - O julgamento da reviso caber ao Chefe do Poder que a deferiu, e ser feito no prazo de 30 (trinta) dias, do recebimento do processo. Pargrafo nico - Antes do julgamento, poder a autoridade determinar a realizao de diligncias, com a interrupo do prazo fixado no "caput" deste artigo, que comear a correr pelo seu incio, quando concludas as diligncias. Art. 231 - Julgada procedente a reviso, a autoridade competente poder alterar a classificao da falta disciplinar, modificando a pena, absolver o servidor ou anular o processo. 1 - A absolvio implicar no restabelecimento de todos os direitos perdidos pelo servidor em virtude da penalidade aplicada, exceto em relao destituio de cargo em comisso ou de funo de confiana, hiptese em que ocorrer apenas a converso da penalidade em exonerao. 2 - Da reviso do processo no poder resultar agravamento da penalidade imposta. TTULO VI Da Previdncia e Assistncia Social do Servidor34 CAPTULO I Das Disposies Gerais Arts. 232 e 233 Art. 232 - O Municpio manter, atravs de rgo prprio, Plano de Previdncia e Assistncia Social para o servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, submetido ao regime jurdico de que trata esta Lei, e para os seus dependentes. 1 - O Plano de Previdncia e Assistncia Social visa dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e seus dependentes, assegurando os meios indispensveis sua manuteno, por motivo de incapacidade, acidente em servio, idade avanada, tempo de servio, doenas, encargos familiares e priso ou morte daquele de quem dependiam economicamente. 2 - O Plano de que trata este artigo ser definido na Lei de Seguridade Social dos Servidores Pblicos do Municpio, que conter os benefcios, de carter pecunirio, e os servios, de carter assistencial, a seguir discriminados: I - quanto ao servidor: a) aposentadoria; b) amparo invalidez; c) amparo velhice; d) auxlio-natalidade; e) salrio-famlia; f) auxlio-doena; II - quanto aos dependentes:
34

Lei Complementar n 05/92 - Dispe sobre os institutos previstos neste Captulo. 53

penso; peclio; auxlio-funeral; auxlio-recluso; quanto ao servidor e aos seus dependentes: assistncia mdico-hospitalar; assistncia odontolgica; assistncia social; assistncia financeira. 3 - Durante o perodo em que o servidor estiver auferindo o auxliodoena, o seu afastamento funcional rege-se, para todos os efeitos, pelas normas estabelecidas nesta Lei. 4 - Os servios indicados no inciso III, deste artigo, podero ser prestados diretamente pelo rgo previdencirio do Municpio, ou atravs de convnio, na forma estabelecida em regulamento. Art. 233 - Todos os servidores, submetidos ao regime jurdico institudo por esta Lei, so segurados obrigatrios da Previdncia Social do Municpio, mediante contribuio. 35 Pargrafo nico - O servidor cedido, nos termos dos Art. 53 e 54, continuar contribuindo para o regime de previdncia de que trata esta Lei. CAPTULO II Da Aposentadoria Arts. 234 a 238 Art. 234 - O servidor pblico ser aposentado: I - por invalidez permanente, com proventos integrais, quando motivada por acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas no Art. 120, desta Lei, e proporcionais, nos demais casos; II - compulsoriamente, aos 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III - voluntariamente: a) aos 35 (trinta e cinco) anos de servio, se homem, e aos 30 (trinta), se mulher, com proventos integrais; b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exerccio em funo de magistrio, se professor, e aos 25 (vinte e cinco), se professora, com proventos integrais; c) aos 30 (trinta) anos de servio, se homem, e aos 25 (vinte e cinco), se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio; d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta), se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 - Nos casos de exerccio de atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas, Lei Complementar Federal poder estabelecer excees ao disposto no inciso III, alneas "a" e "c", deste artigo. 2 - O ocupante de cargo de provimento em comisso ser aposentado quando invalidado em servio, em virtude de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas no Art. 120, desta Lei.
35

a) b) c) d) III a) b) c) d)

Alterado, implicitamente, pelo Art. 1 da Lei Complementar n 04/92 D.O.M. de 10 a 14/11/91 - V. tambm Lei Complementar n 05/92 D.O.M. de 09 e 10/07/92 - V. Instruo Normativa n 06/92 D.O.M. de 20 e 21/10/92 Portaria 542/92. 54

3 - O servidor que tenha estado investido em cargo de provimento em comisso durante 35 (trinta e cinco) anos, mesmo interrompidos, se do sexo masculino, ou 30 (trinta) anos, se do sexo feminino, far jus aposentadoria. 4 - Os proventos da aposentadoria a que se referem os 2 e 3 deste artigo, sero definidos na Lei de Seguridade Social do Municpio e tero por base o vencimento do cargo em comisso ou a gratificao prevista no Art. 79, desta Lei. Art. 235 - A aposentadoria compulsria ser automtica e declarada por ato, com vigncia a partir do dia imediato quele em que o servidor atingir a idade limite de permanncia no servio ativo. Pargrafo nico - O servidor no poder, sob qualquer pretexto, permanecer no servio ativo a partir do dia imediato em que completar 70 (setenta) anos de idade. Art. 236 - A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data da publicao do respectivo ato. Pargrafo nico - Na hiptese de aposentadoria com base no inciso III, alneas "a" e "b", do Art. 234 desta Lei, o servidor que a requerer, juntando certido do tempo de servio, expedida pelo rgo competente, ser afastado do exerccio de suas funes a partir da protocolizao do pedido, considerando-se como de licena remunerada o perodo compreendido entre o afastamento e a publicao do respectivo ato. Art. 237 - Os proventos da aposentadoria sero fixados de acordo com a legislao previdenciria do Municpio, obedecido o limite mximo de remunerao estabelecida no Art.61 desta Lei. 36 Art. 238 - Os critrios de reviso dos proventos ou rendas mensais na inatividade, na forma da Lei, obedecero, alm do disposto no pargrafo nico do Art. 57 desta Lei, aos seguintes princpios: 37 I - os reajustamentos dos proventos ou rendas mensais na inatividade dar-seo na mesma data e na mesma proporo, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, em relao a todos quantos, em igualdade de condies, estiverem situados em cargos iguais, transformados ou reclassificados; II - extenso aos inativos de quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade. TTULO VII Das Disposies Gerais CAPTULO NICO - Arts. 239 a 245 Art. 239 - O dia do servidor pblico ser comemorado a 28 de outubro. Art. 240 - Podem ser institudos, no mbito dos Poderes Executivo e Legislativo, das autarquias e das fundaes pblicas do Municpio, alm dos previstos nos respectivos planos de carreira e vencimentos , os seguintes incentivos funcionais:

36 37

V. Lei Complementar n 05/92. D.O.M. de 09 e 10/07/92. V. Lei Complementar n 05/92 D.O.M. de 09 e 10/07/92. 55

III III -

prmios pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que favoream o aumento da produtividade e a reduo de custos operacionais; concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito, condecoraes e elogios a servidores que se tenham destacado por relevantes servios prestados administrao pblica Acrscimo Salarial (AS) atribudo aos servidores do Poder Legislativo, obedecidos os critrios e limites definidos no Decreto Legislativo n 440/91. Inserido pelo Art.7 da Lei Complementar n 04/91. D.O.M. de 10 a14/11/1991.

Art. 241 - Os prazos previstos nesta Lei so contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado ,para o primeiro dia til seguinte, o prazo vencido no dia em que no haja expediente. Art. 242 - Por motivo de crena religiosa ou convico poltica ou filosfica, nenhum servidor poder ser privado de quaisquer de seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Art. 243 - assegurado ao servidor pblico o direito livre associao sindical. Art. 244 - O direito de greve ser exercido nos termos e limites definidos em Lei Complementar Federal. Art. 245 - Considera-se famlia do servidor, alm do cnjuge e filhos, pessoas que vivam s suas expensas, quando devidamente comprovado. Pargrafo nico - Equipara-se ao cnjuge, a companheira ou companheiro que comprove unio estvel como entidade familiar. TTULO VIII Das Disposies Transitrias CAPTULO NICO - Arts. 246 a 263 Art. 246 - Os atuais servidores, regidos pela Lei n 403, de 18 de agosto de 1953, ou pela Consolidao das Leis do Trabalho, da administrao direta, das autarquias ou das fundaes pblicas do Municpio, ficam submetidos ao regime jurdico institudo por esta Lei. 1 - Excluem-se do disposto neste artigo os contratados por prazo determinado, os bolsistas, os estagirios, os credenciados, os prestadores de servio e os ocupantes de outras funes temporrias. 2 - Os contratos de trabalho dos servidores referidos no "caput" deste artigo ficam automaticamente extintos. 3 - Os empregos dos servidores regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho ficam transformados em cargos pblicos e os seus atuais ocupantes ficam nos mesmos enquadrados. 4 - Os servidores integrantes do Grupo Magistrio, cujos empregos foram transformados em cargos pblicos na forma do 3 deste artigo, passam a ser regidos pela Lei n 3.594, de 19 de dezembro de 1985 e legislao posterior. 5 - O tempo de servio do servidor pblico municipal em exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, anterior publicao desta Lei, ser contado para fins de obteno do direito estabilidade econmica, prevista nos Arts. 103 e 104 desta Lei, ficando a
56

sua concesso condicionada exonerao ou dispensa verificada aps a data da sua vigncia. Inserido pelo Art. 11 da Lei Complementar 07/92. DOM de 2 e 3/08/1992. Art. 247 - Os cargos em comisso e as funes de confiana existentes nos rgos ou entidades referidas no "caput" do artigo anterior, passam a ser regidos por esta Lei. 38 Art. 248 - A movimentao dos saldos das contas dos servidores optantes pelo Fundo de Garantia por Tempo de Servio, bem assim a das contas dos servidores no-optantes, obedecer ao que dispuser a legislao federal, inclusive no tocante aos recolhimentos das contribuies pertinentes e demais obrigaes do Municpio. Art. 249 - Os servidores que antes do advento desta Lei no eram segurados da Previdncia Social do Municpio passam a contribuir para o IPS na forma e percentuais atualmente estabelecidos, at a edio da nova Lei de Seguridade Social dos Servidores Pblicos do Municpio. Art. 250 - O servidor regido pela Consolidao das Leis do Trabalho, da administrao direta, autrquica ou fundacional do Municpio, aposentado antes da vigncia desta Lei, continuar submetido ao regime geral da previdncia social a que se vinculava, para todos os efeitos legais. Art. 251 - At o advento da nova Lei de Seguridade Social a que se refere o 2, do Art. 232 desta Lei, os benefcios previdencirios e os servios assistenciais dos servidores municipais continuaro regidos pela Lei N 2.456, de 15 de janeiro de 1973, com as alteraes posteriores. 39 Pargrafo nico - O salrio famlia, at a edio da nova Lei de Seguridade Social, ser pago na forma e condies estabelecidas nos planos de carreira e vencimentos. Art. 252 - Aos servidores integrantes do Grupo Magistrio aplicam-se, subsidiria e complementarmente, as disposies desta Lei. Pargrafo nico - Dentro de 120 (cento e vinte) dias, a contar da vigncia desta Lei, o Chefe de Poder Executivo encaminhar a Cmara Municipal Projetos de Lei instituindo um novo Estatuto e Plano de Carreira e Vencimentos dos servidores do Grupo Magistrio. Art. 253 - Os adicionais e as gratificaes atualmente atribudos aos servidores, e no previstos no Art. 78 desta Lei, sero automaticamente extintos, quando da implantao do Plano de Carreira e Vencimentos dos servidores da Administrao Direta, Autrquica e Fundacional do Poder Executivo, observados os princpios estabelecidos no pargrafo nico do Art. 57 e no Art. 59, desta Lei. Pargrafo nico - Excetuam-se do disposto neste artigo as gratificaes e os adicionais inerentes aos servidores do Grupo Magistrio, at a implantao do respectivo Plano de Carreira e Vencimentos. Art. 254 - Dentro de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da vigncia desta Lei, dever ser apresentado Projeto de Decreto Legislativo dispondo sobre o Plano de Carreira e Vencimentos dos servidores da Cmara Municipal do Salvador. Pargrafo nico - Os adicionais e as gratificaes atualmente atribudos aos servidores da Cmara Municipal do Salvador, e no previstos no Art. 78 desta Lei, sero
38 39

V. Leis Complementares n 04/91 D.O.M. de 10 a 14/11/91 e 05/92 D.O.M. de 09 e 10/07/92. V. Leis Complementares n 04/91 D.O.M. de 10 a 14/11/91 e 05/92 D.O.M. de 09 e 10/07/92. 57

automaticamente extintos, quando da implantao do Plano de Carreira e Vencimentos a que alude o "caput" deste artigo. Art. 255 - Ao servidor pblico municipal que se encontra no exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, com data anterior a 31.12.90, e que, at o final de 1991, vier a completar o tempo de permanncia requerida, at a data de publicao desta Lei, para auferio da estabilidade econmica em cargo ou funo, fica assegurado o direito percepo da vantagem prevista no Art. 103 desta Lei, segundo os critrios e condies at ento vigentes. Art. 256 - O Chefe do Poder Executivo e o Presidente da Cmara Municipal, no mbito de suas respectivas competncias, expediro os atos necessrios plena execuo das disposies desta Lei. Pargrafo nico - At que sejam expedidos os atos de que trata este artigo, continua em vigor a regulamentao existente, excludas as disposies que conflitem com as da presente Lei, modifiquem-na ou, de qualquer modo, impeam o seu integral cumprimento. Art. 257 - Os empregados das empresas pblicas e sociedades de economia mista do Municpio que estejam exercendo funes de confiana na administrao direta, autrquica ou fundacional, privativas de servidor destes rgos ou entidades, continuaro a exerc-las at a sua dispensa, vedada nova designao a partir da vigncia desta Lei. Art. 258 - O servidor pblico da administrao direta, autrquica ou fundacional que se encontre disposio de empresa pblica ou de sociedade de economia mista do Municpio, dever retornar ao rgo ou entidade de origem, no prazo de 90 (noventa) dias, contar da publicao desta Lei, com o vencimento e vantagens previstas no Art. 78 desta Lei e nos Planos de Carreira e Vencimentos, salvo se estiver exercendo cargo em comisso ou funo de confiana, hiptese em que se aplica o Art. 53 e pargrafos, desta Lei. 1 - O servidor referido neste artigo poder optar pela sua permanncia definitiva na empresa pblica ou sociedade de economia mista em que se encontre, passando a integrar o quadro de pessoal respectivo, com submisso ao regime jurdico da CLT, mediante pedido de exonerao ou dispensa do cargo efetivo de que seja titular no rgo ou entidade de origem, contando-se o seu tempo de servio para fins dos benefcios previstos no regulamento da entidade cessionria. 2 - A exonerao prevista no pargrafo anterior somente ser efetivada se houver concordncia da empresa pblica ou sociedade de economia mista na admisso do servidor em seus quadros. 3 - No havendo a concordncia referida no pargrafo anterior, o servidor dever retornar ao rgo de origem no prazo improrrogvel previsto no "caput" deste artigo. 4 - Aplica-se o disposto neste artigo ao servidor que, embora mantenha vnculo de trabalho com a administrao direta, autrquica ou fundacional, seja contratado por empresa pblica ou sociedade de economia mista do Municpio, salvo no caso de acumulao legal. Art. 259 - O empregado de empresa pblica ou sociedade de economia mista que esteja disposio da administrao direta, autrquica ou fundacional, data de promulgao desta Lei, poder permanecer na situao em que se encontra, vedado o pagamento pelo rgo ou entidade cessionrio, de complementao salarial ou qualquer outro ttulo, salvo em decorrncia de exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, observadas as disposies constantes do Decreto Municipal n 8.629, de 26 de junho de 1990.

58

Art. 260 - O servidor pblico da administrao direta do Poder Executivo ou de suas autarquias e fundaes pblicas que se encontra disposio da Cmara Municipal do Salvador, com data anterior a 17 de dezembro de 1990, inclusive no exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana, poder fazer opo, no prazo de 90 (noventa) dias, a contar da publicao da Lei que instituir o Plano de Carreira e Vencimentos do Poder Executivo, pelo seu enquadramento definitivo no quadro de pessoal do Poder Legislativo, em cargo de atribuies iguais ou assemelhados. Revogado pelo Art. 1 da LC 10/93. D.O.M. de 04/06/93. Art. 261 - As despesas decorrentes da aplicao desta Lei correro conta das verbas prprias do oramento do exerccio de 1991, ficando o Chefe do Poder Executivo autorizado a abrir os crditos adicionais necessrios. Art. 262 - Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao. Art. 263 - Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente a Lei n 403, de 18 de agosto de 1953, com as suas alteraes posteriores. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, em 15 de maro de 1991. FERNANDO JOS GUIMARES ROCHA PREFEITO
ROBERTO DE ALBUQUERQUE S MENEZES Secretrio de Governo ROMRIO DE OLIVEIRA BATISTA Secretrio Municipal de Administrao DIRLENE MATOS MENDNA Secretria Municipal de Educao ENEIDE CERQUEIRA CAZAES Secretria Municipal de Educao em exerccio ANTONIO ROBERTO SILVA DANTAS Secretrio Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil CLEBER ISAAC SOUZA SOARES Secretrio Municipal de Infra Estrutura Urbana JOO TORRES CARDOSO Secretrio Municipal da Fazenda FERNANDO PEDREIRA CARRERA ESCARIZ Secretrio Municipal de Comunicao Social ELDIO GOMES DA SILVA Secretrio Municipal de Transportes Urbanos HELIENE GUIMARES ESPINOZA Secretrio Municipal de Sade GERALDO ASSUNO TAVARES Secretrio Municipal da Terra e Habitao MARIA DEL CARMEN FIDALGO Secretrio Municipal de Ao Social

ANTONIO CARLOS DE CAMPOS BARBOSA Secretrio Municipal de Servios Pblicos

59

Вам также может понравиться