Вы находитесь на странице: 1из 6

Abstract

Ontologia unicista da aprendizagem humana


Este o resumo dos resultados da investigao desenvolvida, com a conduo de Peter Belohlavek, sobre a gnese e a ontologia da aprendizagem humana.

A aprendizagem humana implica adquirir novos conhecimentos para adaptar-se melhor realidade. a aplicao da inteligncia ao desenvolvimento de novos caminhos para gerar um melhor resultado. A ontologia da aprendizagem descreve as estruturas naturais deste processo, que podem sintetizar-se em: 0) O comeo do processo de aprendizagem como produto de uma necessidade. No h aprendizagem verdadeira fora do campo da vocao de um indivduo. O campo da vocao aquele campo onde a realidade tem um sentido transcendente. Fora do campo da vocao o indivduo s pode treinar automatismos e produzir melhoras de rendimento mecnico. 1) Um processo de abordagem da realidade para que possa ser apreendida como um elemento externo ao indivduo, mas do qual parte. Comea com um reconhecimento a partir de uma experincia, consciente ou no, anterior. Este reconhecimento evolui at gerar uma sntese de ordem superior que permite manejar a realidade em forma mais efetiva. 2) Um processo cognitivo que tem a ver com o manejo dos elementos que compem a realidade. Comea com uma tentativa de entender a realidade como um todo, passando em seguida a compreend-la em seu funcionamento at chegar a influir funcionalmente nela. 3) Uma evoluo maturativa comeando com a necessidade de tomar um referente para iniciar o processo que funcione como figura de autoridade at chegar a um nvel de manejo da realidade onde o indivduo pode aprender por feedback do meio em que atua. Uma vez que existe a idia diretriz, a natureza da aprendizagem faz com que a aprendizagem problemtica e a cognitiva vo evoluindo at alcanar a funcionalidade que lhe permite a evoluo maturativa. O nvel da aprendizagem est basicamente impulsionado e limitado pelo nvel de inteligncia da pessoa no campo e no rol em que est buscando aprender. A aprendizagem termina quando a pessoa cr que sabe tudo o que necessita.

0) Formao da idia diretriz


No processo de aprendizagem, que por definio autodirigido (embora a autodireo signifique deixar-se levar por um mestre), o indivduo decide o que quer aprender.

Copyright The Unicist Research Institute

Esta deciso est intimamente relacionada com o ideal que nesse momento busca como pessoa. A partir destes conceitos definimos que a formao da idia diretriz a tomada de conscincia do objeto de aprendizagem destinada a completar a identidade do indivduo em funo do ideal que busca nesse momento. Podemos afirmar, portanto, que a idia diretriz uma varivel no processo de aprendizagem. O indivduo vai mudando a idia diretriz de sua aprendizagem medida que vai incorporando novos elementos ou vai reordenando os existentes. Esta modificao em geral comea por ser inconsciente e vai alcanando maiores graus de conscincia na medida que um indivduo vai se conhecendo e aceitando. A idia diretriz consciente pode ser idntica ou distinta no consciente. Aos efeitos de avali-la se torna necessrio que o indivduo aplique sua idia diretriz em obras relacionadas com o tema diretriz. Ali vai se ver em forma inequvoca se a idia diretriz consciente e verbalizada contraditria ou no com a idia exposta em sua obra. A partir desta idia diretriz o indivduo precisa desenvolver seu ideal verdadeiro, seu ideal sinceramente sentido. O ser humano s vezes se coloca metas que no pode obter. Estas metas so, a partir desse momento, fundamento de uma srie de culpas que o indivduo sente e no sabe por qu. Estas metas so, por outro lado, o motor para que o homem consiga se separar de sua situao atual, mas tambm podem ser fundamento para o desenvolvimento de uma onipotncia suicida. A onipotncia, considerada nociva por praticamente todos os que estudam o comportamento do homem, j seja de uma viso cientfica ou religiosa, , como tudo, um conceito ambivalente. A onipotncia necessria para encarar um novo tema. Mas, que elementos ter que conhecer para saber se um tema pode ser manejado ou no? Muitas vezes tm-se poucos elementos conscientes. H que se valer da intuio. a onipotncia a que d a fora para arrancar. A idia diretriz bsica em um processo de aprendizagem referida a um objetivo determinado costuma permanecer imutvel quando foi estabelecida com um grau de compatibilidade adequada entre o consciente e o inconsciente do aluno.

Copyright The Unicist Research Institute

No obstante, ocorre com normalidade que a idia diretriz se complementa com subobjetivos que esto ligados s situaes que se vo vivendo durante o processo de aprendizagem. Por momentos parece que se est at modificando a idia diretriz original por interesses produto de necessidades apressadas em um momento determinado. Recm quando se internalizou, de acordo com o ideal do indivduo, a idia do que quer aprender, pode-se iniciar o processo de aprendizagem. Em um processo de aprendizagem referido a um objeto determinado, a idia diretriz bsica costuma permanecer imutvel. A partir dessa idia diretriz, um mestre s pode dificultar ou facilitar a aprendizagem, mas no a pode deter. Sem deciso de aprender no h aprendizagem.

1) Etapas do desenvolvimento abordagem da realidade Etapa sincrtica


O ponto de partida de todo processo de aprendizagem a percepo sincrtica do tema que tem o educando, no importa quo afastada esteja da realidade. Esta avaliao de desvios requer uma dupla anlise. Por um lado, est o conceito de desvios objetivos por falta de instrumental, que lhe impedem outra percepo, e por outro lado, o conceito de desvios subjetivos. No primeiro caso, por exemplo, se um homem considerar que a terra plana, bastaria subi-lo a uma espaonave para que percebesse a redondeza da terra. Estes desvios objetivos, uma das metas definitivas da etapa analtica do problema, resultam de fcil soluo se antes se conseguiram resolver os desvios subjetivos. Estes ltimos, que tm a ver com a atitude de adaptao do indivduo ao meio, requerem uma anlise profunda. So solucionveis no tempo com o que se conta para o processo de aprendizagem, ou no so solucionveis no tempo? Se o forem, h que elaborar uma estratgia de abordagem do tema; quando o desvio mnimo se requer s uma confrontao com a realidade. Quando o desvio no mnimo necessrio estabelecer um caminho para que a viso sincrtica do indivduo se aproxime, at onde seja possvel, realidade. H que esclarecer que a base do xito est em que o prprio docente perceba a realidade em forma veraz. A etapa sincrtica esta destinada a organizar a percepo global do problema na forma mais veraz possvel.
Copyright The Unicist Research Institute

Etapa analtica
Durante a etapa analtica o indivduo analisa todas as partes de um problema. Esta etapa finaliza quando o indivduo compreende o problema em suas partes e consegue resolver, a nvel de simulao, problemas similares queles nos que est envolvido. A etapa analtica implica, quando a amplitude do problema excede a capacidade da pessoa, dividi-lo em partes, com o risco de transformar as partes em um fim em si mesmo da aprendizagem. Para isso, quando o problema complexo, precisa-se construir um mapa conceitual do problema que permita manejar as partes como subconceitos.

Etapa sinttica
O indivduo vive o processo de aprendizagem formando snteses permanentes sobre o tema que se analisa. Estas snteses, que so o objeto de trabalho na relao educando-educador, terminam em uma sntese final que substitui a viso sincrtica que tinha o indivduo ao iniciar o tema. Esta sntese tal quando o indivduo conseguiu integr-la a sua realidade. No existem snteses racionais. A sntese um conceito totalizador que contm aspectos racionais e emotivos, conscientes e no conscientes. A sntese marca o final do processo de aprendizagem desde dois pontos de vista. Por um lado, implica a aprendizagem do objeto aprendido de acordo ao contrato de aprendizagem estabelecido. Por outro lado, implica a preparao do indivduo para manejar, em forma adaptada e independente, problemas de caractersticas similares.

2) Estrutura cognoscitiva
A estrutura cognoscitiva est compreendida por trs subconceitos que so as seguintes: 1. Conhecimento 2. Compreenso 3. Aplicao

Conhecimento
Define-se como conhecimento tomada de conscincia das variveis que definem o problema. Para isso se analisam as primeiras variveis que fazem ao problema e sua inter-relao. O problema, seja complexo ou no, se v como simples. O conhecimento um entendimento simples de uma realidade.
Copyright The Unicist Research Institute

Para obter este objetivo necessrio que o indivduo consiga ordenar sua viso sincrtica com um grau de objetividade que lhe permita desenvolver, a partir dali, uma anlise lgica. Requer valorizar os componentes do todo, fazendo deles uma anlise crtica em funo das relaes causa-efeito primrias.

Compreenso
A compreenso a etapa taxonmica em que se desenvolvem as relaes causa-efeito de todas as variveis e suas inter-relaes. Necessita-se analisar o problema como simples. A compreenso implica que o problema analisado em todos seus componentes racionais e emocionais, independentemente da possibilidade de aplicao real. No processo de compreenso o homem fica de observador at de si mesmo para chegar a analisar a relao causal do objeto de aprendizagem e manej-la.

Aplicao
Aplicao que o indivduo adapta realidade o aprendido. pouco comum que um indivduo desenvolva o aprendido na prtica e no tenha resultados parcialmente adversos. Quanto maior for a diferena entre as novas aes de uma pessoa com respeito s que anteriormente atuava, tanto maior a influncia do contexto para que nada mude. Todo indivduo que modifica uma conduta gera um processo de reacomodao dentro do grupo no qual atua, de maneira que existe uma natural tendncia a evitar a mudana deste membro do grupo. Neste processo de aplicao termina definitivamente o processo de aprendizagem, quando o educando j maneja as situaes em forma tal que est potencialmente em condies de resolver e superar nesse tema a seu mestre.

3) Evoluo maturativa
Partiu-se do conceito de que a evoluo de Infncia-Adolescncia-Maturidade um processo natural ao ser humano e, portanto se d em toda aprendizagem.

Copyright The Unicist Research Institute

Infncia
Define-se como infncia etapa da aprendizagem em que um indivduo atua fundamentalmente submetido, por prpria deciso, conduo de seu mestre. O mestre pode ser um sujeito ou um objeto que toma como referente. O indivduo nesta etapa deposita no mestre uma srie de caractersticas que este no tem, mas que o aluno necessita que tenha para poder incorpor-las no processo de contratransferncia. Boa parte da aprendizagem nesta etapa resulta por imitao e em geral a figura do mestre idealizada pelo aluno. A infncia termina quando o aluno, cujo principal objetivo parecer-se com seu mestre, j consegue operar correntemente o objeto de aprendizagem.

Adolescncia
A adolescncia da aprendizagem o perodo no que o educando rompe com as figuras de autoridade que internalizou durante a etapa da infncia. Ruptura necessria para poder seguir seu caminho no desenvolvimento de sua prpria identidade. Neste perodo se corre o srio risco de que o indivduo, se no est preparado no objeto de sua aprendizagem, desenvolva o tema distorcendo a realidade e voltando em alguma medida ao ideal anterior ao processo, mas modificado, na aparncia, por uma experincia que vivida como frustrante.

Maturidade
A verdadeira etapa da aprendizagem comea com a maturidade que quando se obtm uma relao adulto-adulto entre o mestre (sujeito ou objeto) e seu aluno. A relao parece entre pares e entre pares. A paridade existe. Esta etapa no termina nunca, mas j no necessrio ensino, existe a aprendizagem pura.

A senilidade
o fim da aprendizagem. A prpria aprendizagem e a dos demais podem ser desenhadas respeitando a ontologia da aprendizagem. Quando no se respeita, o que se introduz um inibidor da aprendizagem e se torna difcil utilizar catalisadores para a mesma. The Unicist Research Institute
Copyright The Unicist Research Institute

Вам также может понравиться