Вы находитесь на странице: 1из 28

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

AOS PARA CONCRETO ARMADO 4.1 GENERALIDADES

Nas estruturas de concreto armado, as barras ou fios de ao da armadura so convenientemente posicionados no interior dos elementos estruturais de modo a absorver esforos especficos como por exemplo, nas regies tracionadas de vigas e lajes. Nos elementos comprimidos como os pilares, a aderncia existente entre o ao e o concreto permitem o trabalho conjunto dos dois materiais para absorver parte das tenses de compresso, desde que se tomem os devidos cuidados para que no ocorra a flambagem ou desvio da linearidade das barras, para isso so usados os estribos nos sentido perpendicular s barras. A viabilidade econmica de se adotar o material concreto armado para as obras convencionais como - edifcios residenciais, comerciais, pontes, reservatrios, etc. deve-se disponibilidade com que se obtm os componentes do concreto e a facilidade comercial de se encontrarem as barras e fios de ao. Ainda do ponto de vista econmico, com relao ao ao consegue-se combinar resistncia mecnica, trabalhabilidade, disponibilidade, principalmente tratando-se do Brasil que grande produtor de minrio de ferro, e o baixo custo de obteno. Os tipos de aos encontrados no comercio caracterizam-se pela forma e dimenses da seo transversal e pelo processo de fabricao. A escolha do tipo de ao a usar em determinada obra uma deciso de projeto e adotado em funo da importncia da obra e da disponibilidade de fornecimento pelo distribuidor da regio. Este captulo trata dos aos destinados ao concreto armado que so chamados de ao-carbono. Os aos de alta resistncia e baixo teor em liga so usados na industria mecnica. 4.2 PROCESSO DE OBTENAO DOS AOS 4.2.1 Obteno do produto siderrgico Os aos so obtidos atravs da mistura de minrio de ferro, coque e fundentes, como o calcrio, que so sinterizados em altos fornos, de 20 a 30 m de altura, em temperaturas prximas de 1500 graus Celsius. Adiciona-se, posteriormente, silcio, mangans e fsforo e principalmente carbono, obtendo-se ferro gusa que sofre uma oxidao em fornos especiais, transformando a mistura em ao liquido, que moldado em lingotes. Define-se ao como sendo o produto siderrgico com porcentagem de carbono entre 0,008% e 2%. O limite inferior corresponde a mxima solubilidade do carbono no ferro, o que ocorre a 1147 graus. Os aos estruturais para construo tem, em geral, 0,5% ou menos de teor de carbono. 4.2.2 Tratamento dos aos O produto siderrgico apresenta granulao grosseira, sendo quebradio e de baixa resistncia. Para aplicaes estruturais, ele precisa sofrer modificaes, o que feito basicamente dois mtodos: tratamento a quente e a frio.

22

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

a)

Tratamento a quente

Denomina-se tratamento a quente aos processos de laminao, forjamento ou estiramento do ao, realizado em temperaturas acima de 720 C. Por qualquer desses processos, o ao recristaliza-se sob a forma de pequenos gros, melhorando suas caractersticas mecnicas. b) Tratamento a frio ou encruamento A recristalizao tambm conseguida com tratamento mecnico a frio (traco, compresso ou toro). Os gros permanecem deformados e diz-se que o material est encruado. 4.2.3 Propriedades mecnicas dos aos As propriedades mecnicas dos aos, tais como resistncia, dureza, ductilidade e alongamento, so afetadas pela composio qumica e pela sua microestrutura. Com relao composio qumica, quando o ao resfriado normalmente, medida que se aumenta o teor de carbono, melhoram as propriedades relativas a resistncia mecnica (limite de escoamento), o limite de resistncia mecnica trao (ruptura) e a dureza. Em contrapartida, pioram as propriedades relativas a ductilidade e a tenacidade. A microestrutura est intimamente ligada composio qumica e depende do modo de fabricao do ao: se foi fundido, trabalhado a quente (laminado, forjado) ou se foi trabalhado a frio (encruado). Depende ainda do tamanho do gro e da velocidade do resfriamento. O ao no estado fundido apresenta granulao grosseira, pois, o esfriamento no interior dos moldes e multo lento. Quando o ao est no estado trabalhado a quente, com temperatura acima de 720 oC, processa-se a laminao, o forjamento ou o estiramento do ao. Com a temperatura acima da zona crtica, h uma modificao na estrutura interna do ao, com as seguintes conseqncias: homogeneizao aprecivel da estrutura interna; destruio da estrutura que havia no estado fundido; recristalizao com reduo do tamanho do gro do ao. O ao submetido a temperaturas acima da zona crtica mais mole e, portanto, apresenta melhor trabalhabilidade. As propriedades finais do ao so bastante melhoradas em relao do material fundido. No estado encruado ou quando o ao deformado a frio, os efeitos mais importantes so: aumento da resistncia mecnica; aumento da dureza: diminuio da ductilidade, ou seja, decrscimo do alongamento e da estrico; diminuio da resistncia a corroso.

23

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

O alongamento definido como o percentual de aumento do comprimento da barra em uma distncia de 10 dimetros, na regio onde ocorre a estrico (diminuio da seo) e a ruptura. Ou seja para Lf = comprimento final: Alongamento % = 100.(Lf - 10)/10 O ao quando trabalhado em temperatura abaixo da zona crtica, os gros permanecem deformados e diz-se que o ao esta encruado. Eles poder ser encruados mecanicamente, por trao, por compresso ou por toro, com a finalidade de se aumentar a resistncia de escoamento e a de ruptura. Se o ao for submetido a aquecimento prolongado, ou superaquecido a temperatura prxima a 1150 C, ter uma granulao mais grosseira e a sua regenerao no ser mais possvel. Por outro lado, se o ao encruado for levado a uma temperatura acima de 600 C, ele perde o encruamento, readquirindo as propriedades iniciais. O conhecimento do que foi dito nos dois ltimos pargrafos importante, pois com a utilizao de barra ou fios de ao em obras de construo civil e, e em caso de incndio na edificao (temperaturas maiores que 1.000 0C ) o conhecimento do tratamento mecnico sofrido pelo ao pode fornecer dados com relao segurana da estrutura. 4.2.4 Aos para concreto armado Os aos-carbono comuns so de resistncia mecnica aceitvel e o custo de produo razovel, viabilizando portanto a sua utilizao na engenharia com fins de aplicao no concreto armado. A NBR 7480(1980)- Barras e Fios de Ao Destinados a Armaduras para Concreto Armado, classifica como barras os produtos de bitola (dimetro em milmetros da seo transversal nominal) 5 ou superior, obtidas por laminao a quente ou laminao a quente e encruamento a frio (Classe A) e como fios os de bitola 12,5 ou inferior, obtidas por trefilao ou processo equivalente (Classe B). Os requisitos fundamentais a que devem obedecer os aos de utilizao especfica no concreto armado so os seguintes: ductilidade e homogeneidade valor elevado da relao entre limite de resistncia e limite de escoamento soldabilidade resistncia razovel a corroso Os aos-carbono. de baixa e mdio teor em carbono, obtidos por laminao, satisfazem os requisitos citados, com exceo da corroso. Para emprego em estruturas de concreto armado, os aos-carbono so classificados em: aos de dureza natural, laminados a quente aos encruados a frio aos patenting (ou patenteados).

24

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

a) Aos de dureza natural Os aos de dureza natural, aos classe A, so de utilizao comum na construo civil h muito tempo, em formas de barras e so classificados, pela NBR 7480, nas categorias CA-25 e CA-32. Os aos de maior resistncia, nessa mesma classificao, so os aos CA-50A, nos quais as barras so providas de salincias ou mossas com finalidade de se aumentar a aderncia ao concreto. A estrutura interna destes aos difere dos aos CA- 25 e CA-32 apenas na composio qumica, o que resulta em um aumento considervel na resistncia mecnica. Os aos classe A tem escoamento caracterizado por patamar no diagrama tenso-deformao (Figura 4.2) e propriedades mecnicas tais que satisfaam a Tabela 4.1. c) Acos Pantenting Os aos patenting so fios (classe B), de alto teor em carbono, patenteado e trefilado,com utilizao preponderante em estruturas de concreto protendido. Pode-se utilizar um nico fio ou uma cordoalha, composta de vrios fios. As aplicaes a que se destinam exigem, elevados valores para as propriedades mecnicas. Patenteamento e um tratamento que visa a obteno de uma estrutura que combine alta resistncia trao e ductilidade suficientes, de modo a permitir que os fios se comportem bem perante as operaes de trefilao. Este tratamento consiste em aquecer o ao em forno com temperatura prxima de 1.000 0C e, em seguida, resfria-lo em banho de chumbo derretido, temperatura de 350 a 500 C. O material resultante passa por decapagem em banhos de cido e trefilado em fieiras de dimetro desejado, com uma ou mais passagens. O fio , posteriormente, reaquecido e, novamente resfriado em banho de chumbo, em tempo reduzido ( mximo de 35 segundos ), com a finalidade de se aliviarem as tenses, A principal utilizao desses fios em estruturas de concreto protendido. em forma de fios isolados ou de cordoalhas, que so compostas de at 7 fios. O dimetro nominal mximo dos fios de 8 mm, sendo difcil a obteno de dimetros maiores, face as dificuldades operacionais. A Especificao Brasileira EB-780 Fios de ao para concreto protendido - classifica os fios de ao para concreto protendido em: CP 150, CP 160, CP 170. acompanhados pela sigla RN (relaxao normal) e RB (relaxao baixa). Aps as siglas coloca-se um nmero que representa em milmetros o dimetro nominal do fio. As cordoalhas so classificadas em CP 175, CP 180 e CP 190, seguidas tambm daquelas siglas, com os nmeros colocados aps representando o dimetro dos fios que fazem parte da cordoalha. Os nmeros que seguem as letras CP representam o limite de resistncia trao, expresso em kgf/mm2 = kN/cm2. Por exemplo: CP 160 RN 4 - ao destinado a concreto protendido, com 2 160 kN/cm =1600 MPa de limite de resistncia trao, com relaxao normal e com 4 mm de dimetro do fio.

25

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

CARACTERSTICAS DAS BARRAS E FIOS DE AO PARA CONCRETO Consideraes iniciais As primeiras barras de ao empregadas nas peas de concreto armado eram de seo circular, lisas e de baixa resistncia (CA-25 e CA-32); posteriormente, as siderrgicas passaram a produzir aos de maior resistncia, visando diminuir o consumo. Para as barras de alta resistncia (CA-40 e CA-50) tornou-se necessrio melhorar as condies de aderncia entre o ao e o concreto, da surgindo as salincias transversais, ou mossas. Como j foi visto de acordo com o valor da resistncia caracterstica de escoamento (fyk) as barras e fios de ao so classificados nas categorias mostradas na Tabela 4.1. As letras CA referem-se a aos destinados a concreto armado e os nmeros que as seguem representam o valor caracterstico do limite de escoamento expresso em kgf/mm2 equivalentes a 10 MPa. Os aos CA-25 e CA-32 so sempre classe A, no sendo necessrio grafar a letra A, depois do nmero, quando se fizer referncias a eles; o mesmo ocorre com os CA-60, que sendo fios, so sempre classe B. Para a classe CA-50, faz-se necessrio citar a classe, pois h poucos anos atrs eram produzidos com as classes A e B, atualmente s se encontra o ao CA 50-A. J os de classe 32 e 40 h muito tempo no so produzidos no Brasil. Os aos encontrados no comrcio so o CA-25, CA-50A, e CA-60B. Caracterstica geomtrica das barras As barras e fios utilizados como armadura de peas de concreto armado so normalmente fornecidas com comprimentos de 11 ou 12 m. Permite-se, em um lote, a existncia de at 2% de barras curtas, porm de comprimento no inferior a 6 m. A bitola a designao do fio ou barra de determinada massa por unidade de comprimento e o nmero arrendondado, medido em milmetros do dimetro da seo transversal nominal. As bitolas padronizadas para as barras e fios, segundo a NBR 7480/1996, so listadas na Tabela 4.1, no entanto cada siderrgica possui a sua tabela de produtos a oferecer ao mercado. As mossas ou salincias devero ter uma configurao geomtrica de modo a evitar concentrao de tenses prejudiciais do ponto de vista da resistncia fadiga e dever seguir as recomendaes do Anexo Norma NBR 7480. Exige essa Norma que as barras de qualquer categoria, de bitola igual ou superior 10, com mossas ou salincias devero apresentar marcas de laminao, em relevo, que identifique o fabricante e a categoria do material. Isso ser feito de 2 em 2 m, ao longo da barra. Para barras e fios de bitola menor que 10, dever ser feita pintura no topo, pelo menos em uma extremidade, com as cores indicadas na Tabela 4.1 Os rolos de fios sero identificados com uma faixa pintada. De acordo com o item 4.9.1 da NBR 7480, o fornecimento das barras e fios pode ser em feixes ou rolos, conforme acordado na compra.

26

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

4.3.3 Aderncia A prpria existncia do material concreto armado decorre da solidariedade existente entre o concreto e o ao. Qualitativamente a aderncia pode ser dividida em aderncia por adeso, aderncia por atrito e aderncia mecnica. A aderncia por adeso resulta da colagem produzida pelas ligaes fsico-qumicas que se estabelecem na interface dos dois materiais, durante as reaes de pega do cimento. O atrito notado ao se tentar arrancar uma barra de ao imersa em um bloco de concreto, a fora necessria depender da rugosidade superficial da barra, ou seja, do valor do coeficiente de atrito entre os dois materiais. A aderncia mecnica decorrente da existncia de salincias ou mossas na superfcie da barra. Este efeito tambm encontrado nas barras lisas, em razo da existncia das irregularidades prprias, originadas no processo de laminao das barras A influncia desse comportamento solidrio entre o concreto simples e as barras de ao so medidas quantitativamente pelo coeficiente de conformao superficial das barras b que assume os valores determinados experimentalmente pela NBR 7477 e quando no possvel so indicados pelo respectivo fabricante. Segundo a NBR 7480, item, 4.1.4, as barras de bitola ou superior a 10 devem apresentar coeficientes de conformao superficial pelo menos igual aos valores fixados pela Tabela 2, para cada categoria. Os da CA-50 devem obrigatoriamente possuir mossas ou salincias.

4.3.4

Diagramas tenso-deformao a adotar no clculo

Como j foi visto os aos para aplicao em concreto armado so classificados pela resistncia, pelo processo de fabricao e pela aderncia. Com os diferentes processos de fabricao obtm-se os diagramas caractersticos dos aos classe A e classe B; esses diagramas so obtidos estatisticamente nos ensaios de trao padronizados (NBR 6152).

27

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

clculo.

A norma permite simplificar os diagramas adotando os diagramas de s fyk fyd fyk fyd s

3,5%o yd fyck fycd a) Classe A 10%o

3,5%o 2%o 2%o fyck fycd b) Classe B 10%o

Figura 1 Diagramas tenso deformao do aos O diagrama de clculo dos aos classe A admitido a partir do valor fyk como de tenso tpico de material elsto-plstico perfeito. Os alongamentos especficos so limitados a 10%o (0,01), e os encurtamentos especficos a 3,5%o, no caso de flexo simples ou composta, e a 2%o no caso de compresso simples. Esses valores so fixados em funo dos valores mximos adotados para o material concreto. A partir da verso de 2003 a norma permite o uso do diagrama do ao classe A para os dois tipos de ao A e B conforme a Figura 8.4 O diagrama de clculo obtido do valor caracterstico, dividindo-se o valores de tenso por = 1,15, segundo o item 5.4.1 da NBR 6118, ande yd a deformao especifica correspondente ao incio do escoamento no diagrama de clculo. O mdulo de deformao longitudinal ( Es ) dos aos classe A e classe B igual a 210.000 MPa. Chamando-se de sd as deformaes de clculo e s as tenses de clculo e analisando o diagrama obtm-se os valores correspondentes. Para o ao classe A CA-50 fyk = 500 MPa, fyd = fyk/s = 434,8 MPa, ento: yd = fyd /Es = 2,07 %o Para o ao classe A CA-25 fyk = 250 MPa, fyd = fyk/s = 217,4 MPa, ento: yd = fyd /Es = 1,035 %o

28

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Tabela 4.1 Caractersticas dos fios e barras de ao para concreto armado


Dimetro nominal Valores nominais NBR 7480

Fios mm 4,2 4,6 5 6

Barras Permetro mm mm 13,2 14,5 15,7 18,8 19,8 22,0 25,1 29,8 31,4 39,3 50,3 62,8 69,1 78,5 100,5 125,7

rea mm2 13,9 16,6 19,6 28,3 31,2 38,5 50,3 70,9 78,5 122,7 201,1 314,2 380,1 490,9 804,2 1256,6

rea cm2 0,14 0,17 0,20 0,28 0,31 0,38 0,50 0,71 0,79 1,23 2,01 3,14 3,80 4,91 8,04 12,57

Massa kgf/m 0,11 0,13 0,15 0,22 0,24 0,30 0,39 0,56 0,62 0,96 1,58 2,47 2,98 3,85 6,31 9,86

Di mm 12,6 14 15 18 16 21 24/20 29 25 32 40 80 88 100 128 160

6,3 7 8 9,5 8 10 12,5 16 20 22 25 32 40

Tabela 9 item 9.4.6.1 NB-1/2003 Dimetros mnimos para o pino de dobramento de ganchos e estribos 10 <20 20 CA - 25 3 4 5 CA - 50 3 5 8 CA - 60 3

r i

r i

8. 8.
Gancho 90
o

ou reto

2. 2.

180

Tabela 9.1 item 9.4.2.3 Dimetros mnimos para o pino de dobramento de barras CA - 25 CA - 50 CA - 60 <20 4 5 6 20 5 8

29

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Ancoragem - Introduo A ancoragem das armaduras usadas em concreto armado pode ser feita pela prpria extenso do comprimento da barra ou fio, podendo-se usar ganchos nas extremidades das barras. Em casos excepcionais, quando no h espao para realizar a ancoragem por aderncia, pode-se recorrer a dispositivos especiais de ancoragem que podem ser uma ou mais barras transversais soldadas, insertos metlicos de diversos tipos como chapas metlicas. Mas tanto pela praticidade quanto por razes econmicas prefere-se priorizar a ancoragem por aderncia. Ancoragem por aderncia das armaduras As barras ou fios de ao usados como armadura das peas de concreto armado para resistir aos esforos, em geral de trao, precisam estar aderidas ao concreto para que exista a transferncia de esforos entre os dois materiais. A possibilidade de ancoragem por aderncia entre o ao e o concreto uma das maiores qualidades do concreto armado por possibilitar o trabalho solidrio entre o concreto e as barras da armadura. Nas diferentes peas de concreto, como lajes, vigas e pilares h uma disposio de armadura mais indicada para cada caso e portanto um comprimento adequado para que a aderncia seja efetiva e econmica no sentido de interromper as barras quando elas no so mais necessrias. Para a devida ancoragem das armaduras nos elementos estruturais preciso inicialmente conhecer os esforos solicitantes e quantificar a capacidade de aderncia e assim determinar o correspondente comprimento de ancoragem necessrio para a garantia da eficincia da armadura. Se esse comprimento for insuficiente ocorre a falha da aderncia que vai permitir o deslizamento da barra dentro do concreto e desse modo a armadura no poder cumprir a sua finalidade. O desenho da Figura 1 mostra o diagrama de momentos fletores de uma viga isosttica onde se pode ver que das trs barras usadas como armadura positiva apenas duas precisam ancorar nos apoios e a restante pode ter seu comprimento de ancoragem Lb na prpria extenso da viga.

Lb 1 barra 2 barras

Lb

Figura 1 Armaduras positivas de uma viga isosttica

30

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

H o caso da ancoragem das barras que se estendem at os apoios e tambm das barras que unem dois elementos estruturais distintos. O desenho da Figura 2 mostra um exemplo de armadura de bloco de fundao, pilar e viga onde se pode ver a necessidade de ancoragem e as regies de transferncia de esforos de uma pea para a outra garantida pelos comprimentos de ancoragem Lb das armaduras.

Lb

Lb

viga

Lb pilar

Lb

Lb

Lb

bloco

estaca

Figura 2 Bloco, pilar e viga vista das armaduras.

Aderncia A aderncia a propriedade que impede o deslocamento relativo entre as barras da armadura e o concreto. Assim h solidariedade entre os materiais, ou seja, quando o ao resiste trao em uma parte da pea ele pode transferir as tenses a outras partes do concreto. Chama-se de ancoragem da armadura no concreto a essas partes que a extenso onde a resistncia menos exigida ou mesmo inexistente.

31

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

A aderncia entre os materiais pode ser proporcionada por diversos fatores os tipos de aderncia entre o ao e o concreto no concreto armado so: 1. Aderncia por adeso a colagem proporcionada pelas ligaes fsico-qumicas entre as barras de ao e a pasta de cimento. Essa parcela no considerada por ser afetada por pequenos deslocamentos relativos entre a armadura e o concreto. 2. Aderncia por atrito O coeficiente de atrito entre os dois materiais de 0,3 a 0,6 (Leonhardt, 1977) pode ser considerado alto e devido rugosidade da superfcie das barras de ao. Mas tambm no se considera essa parcela de aderncia para determinar o comprimento de ancoragem. 3. Aderncia Mecnica As barras ou fios de ao, mesmo sendo lisas, apresentam alguma rugosidade superficial por causa do processo de fabricao. Essa rugosidade proporciona uma aderncia mecnica mostrada na Figura 3.

Fb

Fb

Figura 3 Ilustrao das aderncias da barra lisa (CA-25) e nervuradas (CA-50 e CA-60)

Zonas de aderncia O concreto possui caractersticas diferentes conforme a regio que se encontra na pea devido a sua posio nas formas durante o lanamento e adensamento. Para efeito do grau de aderncia so dois os tipos de regio a de boa situao e m situao quanto aderncia. O item 9.3.1 indica essas regies e a Figura 3 ilustra em hachurado as regies de boa aderncia das armaduras nas peas de concreto. 9.3 Verificao da aderncia 9.3.1 Posio da barra durante a concretagem Consideram-se em boa situao quanto aderncia os trechos das barras que estejam em uma das posies seguintes:

32

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

a) com inclinao maior que 45 sobre a horizontal; b) horizontais ou com inclinao menor que 45 sobre a horizontal, desde que: para elementos estruturais com h < 60 cm, localizados no mximo 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima;

para elementos estruturais com h 60 cm, localizados no mnimo 30 cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais prxima. Os trechos das barras em outras posies e quando do uso de formas deslizantes devem ser considerados em m situao quanto aderncia. -

45. h 30

h - 30 30 < h < 60 30

30 h 60 h - 60

hf 30 h 60 h - 30

h < 60 30

Figura 4 Situaes de boa e m aderncia [PROMON, 1976]

Tenso de aderncia As tenses de aderncia nas armaduras de concreto armado atuam sempre que houver variao de deformao nas barras de ao ou em trechos dessas. As causas da variao segundo Leonhardt (1977) so:

33

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

a. Aes que afetam os esforos solicitantes modificando o valor da tenso nas armaduras b. Fissuras que surgem no concreto junto as faces das peas e acarretam em acrscimo de tenso nas barras da armadura. c. Ancoragem nas extremidades das barras onde se pode considerar que a barra no est mais sob tenso ela passa a transferir a fora para o concreto por meio das tenses de aderncia. d. Variaes de temperatura nos casos normais o coeficiente de e. Retrao do concreto f. Deformao lenta do concreto no caso de peas comprimidas o encurtamento provocado pela deformao lenta tendem a encurtar a armadura estas recebem um acrscimo de tenso em relao ao concreto que aliviado em parte. A caracterizao da aderncia, portanto, complexa e dependente dos fenmenos indicados. Assim sendo, recorre-se a anlise experimental, realizando os chamados ensaios de arrancamento, que permitem a determinao de valores mdios da tenso de aderncia. Essa tenso mdia determinada considerando o mtodo das tenses admissveis supondo-se que, na eminncia do arrancamento, todo o comprimento da barra, dentro do elemento de concreto transferiu a tenso nela atuante para o concreto. Figura 5

dx

b b
Ft Ft < Ftu

b
Ft = Ftu

Figura 5 Tenses de aderncia e na armadura no ensaio de arrancamento

A tenso s na barra diminui medida que a seo transversal ocupa posies afastadas da seo que coincide com a extremidade do bloco de concreto. Isso acontece por causa da aderncia que permite a transferncia das tenses atuantes na barra para o concreto que a envolve. No caso de se ter uma fora de trao Fst menor que a fora de trao final Ftu, a aderncia ser mobilizada em apenas parte do comprimento total da barra. J quando o valor das foras se igualam Fst = Ftu a aderncia mobilizada em todo o comprimento da barra Considerando-se um elemento infinitesimal dx, como mostra a Figura 6, no equilbrio das foras atuantes na barra e no concreto que a envolve, pode-se escrever a expresso que relaciona a tenso de aderncia com a tenso atuante na barra e com as caractersticas geomtricas da barra.

34

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Ass

Assim, tem-se:

As.s + ..b.dx = As.s+ As.ds dx

b = As.ds / ..dx

As(s+ ds)
Figura 6 Elemento infinitesimal

As tenses de aderncia se opem tendncia de deslocamento relativo entre a barra de ao e o concreto que a envolve. Resistncia de aderncia A norma indica um valor de clculo constante fbd para o valor da tenso de aderncia ou resistncia de aderncia, embora se admita que as tenses de aderncia no sejam constantes ao longo do comprimento Lb. Este valor mostrado no item 9.3.2 da norma e vai depender de quatro fatores: 1. 2. 3. 4. Da resistncia trao do concreto; Da conformao superficial da barra (lisa ou nervurada); Da regio de aderncia (boa ou m); E do dimetro da barra (se exceder a 32 mm).

9.3.2 Valores das resistncias de aderncia 9.3.2.1 A resistncia de aderncia de clculo entre armadura e concreto na ancoragem de armaduras passivas deve ser obtida pela seguinte expresso: sendo: fbd = 1 2 3 fctd [...1]

fbd a tenso de aderncia (o ndice b da palavra bond) fctd = fctk,inf/c (ver 8.2.5) [fctk,inf = 0,7.fctk = 0,7.0,3.fck2/3 como c = 1,4 pode-se usar fctd = 0,15.fck2/3 em MPa] Tabela 1 Valores para os concretos mais usuais em MPa fck 20 25 30 35 40 fctk 2,213 2,568 2,900 3,214 3,513 fctk,inf 1,549 1,797 2,030 2,250 2,459 fctd 1,106 1,284 1,450 1,607 1,757

45 3,800 2,660 1,900

50 4,077 2,854 2,038

35

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

1 = 1,0 para barras lisas 1 = 1,4 para barras dentadas 1 = 2,25 para barras nervuradas 2 = 1,0 para situaes de boa aderncia (ver item 9.3.1) 2 = 0,7 para situaes de m aderncia (ver item 9.3.1) 3 = 1,0 para < 32 mm 3 = (132 )/100 , para 32 mm,
onde:

o dimetro da barra, em milmetros.




9.3.2.3 No escorregamento da armadura, em elementos estruturais fletidos, devem ser adotados os valores da tenso de aderncia dados em 9.3.2.1 e 9.3.2.2, multiplicados por 1,75. No caso de barras lisas [1 = 1,0] para situaes de boa aderncia [2 = 1,0] e m aderncia [2 = 0,7] tem-se na Tabela 2 os valores mais comuns: Tabela 2 Valores de fbd para em MPa para barras lisas em situao de boa e m aderncia e < 32 mm. fck 20 25 30 35 40 45 50 fctd 1,106 1,284 1,450 1,607 1,757 1,900 2,038 fbd BOA 1,106 1,284 1,450 1,607 1,757 1,900 2,038 fbd M 0,774 0,899 1,015 1,125 1,230 1,330 1,427 No caso de barras nervuradas [1 = 2,25] para situaes de boa aderncia [2 = 1,0] e m aderncia [1 = 0,7] tem-se na Tabela 3 os valores mais comuns: Tabela 3 Valores de fbd para em MPa para barras nervuradas em situao de boa e m aderncia e < 32 mm. fck 20 25 30 35 40 45 50 fctd 1,106 1,284 1,450 1,607 1,757 1,900 2,038 fbd BOA 2,489 2,889 3,262 3,615 3,952 4,275 4,587 fbd M 1,743 2,022 2,284 2,531 2,767 2,993 3,211 9.4 Ancoragem das armaduras 9.4.1 Condies gerais

36

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Todas as barras das armaduras devem ser ancoradas de forma que os esforos a que estejam submetidas sejam integralmente transmitidos ao concreto, seja por meio de aderncia, ou de dispositivos mecnicos, ou combinao de ambos. 9.4.1.1 Ancoragem por aderncia Quando os esforos so ancorados por meio de um comprimento reto ou com grande raio de curvatura, seguido ou no de gancho. exceo das regies situadas sobre apoios diretos, as ancoragens por aderncia devem ser confinadas por armaduras transversais (ver item 9.4.2.6) ou pelo prprio concreto, considerando-se este caso quando o cobrimento da barra ancorada for maior ou igual a 3 e a distncia entre barras ancoradas for maior ou igual a 3. 9.4.1.2 Ancoragem por meio de dispositivos mecnicos Quando os esforos a ancorar so transmitidos ao concreto por meio de dispositivos mecnicos acoplados barra. 9.4.2 Ancoragem de armaduras passivas por aderncia 9.4.2.1 Prolongamento retilneo da barra ou grande raio de curvatura As barras tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo com as condies a seguir: a) obrigatoriamente com gancho (ver 9.4.2.3) para barras lisas; b) sem gancho nas que tenham alternncia de solicitao, de trao e compresso; c) com ou sem gancho nos demais casos, no sendo recomendado o gancho para barras de > 32 mm ou para feixes de barras. As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos. 9.4.2.2 Barras transversais soldadas Podem ser utilizadas vrias barras transversais soldadas para a ancoragem de barras, desde que (ver figura 9.1): a) dimetro da barra soldada t 0,60 ; b) a distncia da barra transversal ao ponto de incio da ancoragem seja 5 ; c) a resistncia ao cisalhamento da solda deve superar a fora mnima de 0,3 As fyd (30% da resistncia da barra ancorada).

37

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Figura 7 (9.1 da norma) Ancoragem com barras transversais soldadas

Nota: Para barra transversal nica ver 9.4.7.1. 9.4.2.3 Ganchos das armaduras de trao Os ganchos das extremidades das barras da armadura longitudinal de trao podem ser: a) semi-circulares, com ponta reta de comprimento no inferior a 2 ; b) em ngulo de 45 (interno), com ponta reta de comprimento no inferior a 4 ; c) em ngulo reto, com ponta reta de comprimento no inferior a 8 . Para as barras lisas, os ganchos devem ser semi-circulares. O dimetro interno da curvatura dos ganchos das armaduras longitudinais de trao deve ser pelo menos igual ao estabelecido na tabela 9.1. Tabela 4 (Tabela 9.1) - Dimetro dos pinos de dobramento Bitola mm < 20 20 Tipo de ao CA-50 5 8
2

CA-25 4 5
4

CA-60 6 -

8 D D D

Figura 8 - Ganchos para barras

38

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Para ganchos de estribos, ver item 9.4.6.1. Quando houver barra soldada transversal ao gancho, e a operao de dobramento ocorrer aps a soldagem, devem ser mantidos os dimetros dos pinos de dobramento da tabela, se o ponto de solda situar-se na parte reta da barra, a uma distncia mnima de 4 do incio da curva. Caso essa distncia seja menor, ou o ponto se situe sobre o trecho curvo, o dimetro do pino de dobramento deve ser no mnimo igual a 20 . Quando a operao de soldagem ocorrer aps o dobramento, devem ser mantidos os dimetros da tabela 9.1.

Pinos suportes

D = Dimetro do pino de dobramento

Dimetro da barra

Figura 9 - Dispositivo para o dobramento das barras e fios da armadura

9.4.2.4 Comprimento de ancoragem bsico Define-se comprimento de ancoragem bsico como o comprimento reto de uma barra de armadura passiva necessrio para ancorar a fora limite Asfyd nessa barra, admitindo, ao longo desse comprimento, resistncia de aderncia uniforme e igual a fbd, conforme item 9.3.2.1. O comprimento de ancoragem bsico dado por:

lb =

f yd 4 f bd

Considerando a resistncia do concreto [fck em MPa] para os aos CA-25 (fyd = 250/1,15), CA-50 (500/1,15) e CA-60 (600/1,15) elaborou-se a tabela 5 com os valores do comprimento de ancoragem bsico em funo da bitola para as situaes de boa e m aderncia.

39

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Tabela 5 Comprimento de ancoragem bsico para o CA-25 (liso 1 = 1,0) 20 25 30 35 40 45 50 Lb BOA 49 42 38 34 31 29 27 Lb M 70 61 54 48 44 41 38 Tabela 6 Comprimento de ancoragem bsico para o CA-50 nervurado [1 = 2,25] 20 25 30 35 40 45 50 Lb BOA 44 38 34 30 28 26 24 Lb M 63 54 48 43 40 37 34 Tabela 7 Comprimento de ancoragem bsico para o CA-60 nervurado [1 = 2,25] 20 25 30 35 40 45 50 Lb BOA 52 45 40 36 33 31 29 Lb M 75 65 57 52 47 44 41 Nas tabelas 8 e 9 apresenta-se o valor do comprimento de ancoragem bsico reto (sem gancho) para as bitolas mais usuais: Tabela 8 Comprimento de ancoragem bsico para o CA-50 nervurado [1 = 2,25] em situao de boa aderncia (2 = 1) 6,3 8 10 12,5 16 20 Resistncia caracterstica compresso do concreto fck em MPa 20 25 30 35 40 45 50 31 27 24 21 20 18 17 35 30 27 24 22 20 19 44 38 33 30 28 26 24 55 47 42 38 35 32 30 70 60 53 48 44 41 38 88 75 67 60 55 51 48

Tabela 9 Comprimento de ancoragem bsico para o CA-50 nervurado [1 = 2,25] em situao de m aderncia (2 = 0,7) 6,3 8 10 12,5 16 20 Resistncia caracterstica compresso do concreto fck em MPa 20 25 30 35 40 45 50 39 34 30 27 25 23 21 50 43 38 34 32 29 27 63 54 48 43 39 36 34 78 67 60 54 49 46 42 100 86 76 69 63 58 54 125 108 96 86 79 73 68

9.4.2.5 Comprimento de ancoragem necessrio O comprimento de ancoragem necessrio pode ser calculado por:
l b,nec = 1l b A s,calc A s,ef l b,min
40

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

sendo:

1 = 1,0 para barras sem gancho; 1 = 0,7 para barras tracionadas com gancho, com cobrimento no plano normal ao do gancho 3; lb calculado conforme 9.4.2.4; lb,mn o maior valor entre 0,3 lb, 10 e 100 mm.
Permite-se, em casos especiais, considerar outros fatores redutores do comprimento de ancoragem necessrio. 9.4.2.6 Armadura transversal na ancoragem Para os efeitos deste item, observado o disposto em 9.4.1.1, consideram-se as armaduras transversais existentes ao longo do comprimento de ancoragem, caso a soma das reas dessas armaduras seja maior ou igual s especificadas em 9.4.2.6.1 e 9.4.2.6.2. 9.4.2.6.1 Barras com < 32 mm Ao longo do comprimento de ancoragem deve ser prevista armadura transversal capaz de resistir a 25% do esforo de uma das barras ancoradas. Se a ancoragem envolver barras diferentes, prevalece para esse efeito, a de maior dimetro. 9.4.2.6.2 Barras com 32mm Deve ser verificada a armadura em duas direes transversais ao conjunto de barras ancoradas. Essas armaduras transversais devem suportar os esforos de fendilhamento segundo os planos crticos, respeitando espaamento mximo de 5 (onde o dimetro da barra ancorada). Quando se tratar de barras comprimidas, pelo menos uma das barras constituintes da armadura transversal deve estar situada a uma distncia igual a quatro dimetros (da barra ancorada) alm da extremidade da barra. 9.4.3 Ancoragem de feixes de barras por aderncia Considera-se o feixe como uma barra de dimetro equivalente igual a:
n = f n

As barras constituintes de feixes devem ter ancoragem reta, sem ganchos, e atender s seguintes condies:

41

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

a) quando o dimetro equivalente do feixe for menor ou igual a 25 mm, o feixe pode ser tratado como uma barra nica, de dimetro igual a n, para a qual vale o estabelecido em 9.4.2; b) quando o dimetro equivalente for maior que 25 mm, a ancoragem deve ser calculada para cada barra isolada, distanciando as suas extremidades de forma a minimizar os efeitos de concentraes de tenses de aderncia; a distncia entre as extremidades das barras do feixe no deve ser menor que 1,2 vezes o comprimento de ancoragem de cada barra individual; c) quando por razes construtivas, no for possvel proceder como recomendado em (b), a ancoragem pode ser calculada para o feixe, como se fosse uma barra nica, com dimetro equivalente n. A armadura transversal adicional deve ser obrigatria e obedecer ao estabelecido em 9.4.2.6, conforme n seja menor, igual ou maior que 32 mm. 9.4.4 Ancoragem de telas soldadas por aderncia Aplica-se o disposto nos itens 9.3.1 a 9.4.2. Quando a tela for composta de fios lisos ou com mossas, podem ser adotados os mesmos critrios definidos para barras nervuradas desde que o nmero de fios transversais soldados ao longo do comprimento de ancoragem necessrio seja
n4 A s,calc A s,ef

calculado conforme a expresso: 9.4.5.4 Armaduras transversais na zona de ancoragem As armaduras transversais na zona de ancoragem podem ser calculadas de acordo com o item 21.2. 9.4.6 Ancoragem de estribos A ancoragem dos estribos deve necessariamente ser garantida por meio de ganchos ou barras longitudinais soldadas. 9.4.6.1 Ganchos dos estribos Os ganchos dos estribos podem ser : a) semi circulares ou em ngulo de 45 (interno), com ponta reta de comprimento igual a 5t, porm no inferior a 5 cm; b) em ngulo reto, com ponta reta de comprimento maior ou igual a 10t, porm no inferior a 7 cm (este tipo de gancho no deve ser utilizado para barras e fios lisos). O dimetro interno da curvatura dos estribos deve ser, no mnimo, igual ao ndice dado na tabela 9.
42

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Tabela 9.2 - Dimetro dos pinos de dobramento para estribos Bitola mm 10 10<< 20 20 Tipo de ao CA-50 3 t 5 t 8 t

CA-25 3 t 4 t 5 t

CA-60 3 t 6 t -

5 5 cm 8 7 cm D D

5 5 cm D

Figura 10 Ganchos de estribos

9.4.6.2 Barras transversais soldadas Desde que a resistncia ao cisalhamento da solda para uma fora mnima de As.fyd seja comprovada por ensaio, pode ser feita a ancoragem de estribos, por meio de barras transversais soldadas, de acordo com a figura 8, obedecendo s condies dadas a seguir,: a) duas barras soldadas com dimetro t > 0,7 para estribos constitudos por 1 ou 2 ramos; b) uma barra soldada com dimetro t 1,4 , para estribos de 2 ramos. sendo: As fyd a resistncia da barra ancorada.

Figura 11 (Fig. 9.2) - Ancoragem de armadura transversal por meio de barras soldadas
43

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

9.4.7 Ancoragem por meio de dispositivos mecnicos Quando forem utilizados dispositivos mecnicos acoplados s armaduras a ancorar, a eficincia do conjunto deve ser justificada e quando for o caso, comprovada atravs de ensaios. O escorregamento entre a barra e o concreto, junto ao dispositivo de ancoragem, no deve exceder 0,1 mm para 70% da carga limite ltima, nem 0,5 mm para 95% dessa carga. A resistncia de clculo da ancoragem no deve exceder 50% da carga limite ensaiada, nos casos em que sejam desprezveis os efeitos de fadiga, nem 70% da carga limite obtida em ensaio de fadiga, em caso contrrio. O projeto deve prever os efeitos localizados desses dispositivos, atravs de verificao da resistncia do concreto e da disposio de armaduras adequadas para resistir aos esforos gerados e manter as aberturas de fissuras nos limites especificados, conforme indicado no item 21.2. 9.4.7.1 Barra transversal nica Pode ser usada uma barra transversal soldada como dispositivo de ancoragem integral da barra desde que:

t = barra ancorada; no deve ser maior que 1/6 da menor dimenso do elemento estrutural na
regio da ancoragem ou 25 mm;

o espaamento entre as barras ancoradas no deve ser maior que 20 ; a solda de ligao das barras deve ser feita no sentido longitudinal e transversal
das barras, contornando completamente a rea de contato das barras;

a solda deve respeitar o prescrito no item 9.5.4.


9.5 Emendas das barras 9.5.1 Tipos As emendas das barras podem ser:
-

por traspasse; por luvas com preenchimento metlico ou rosqueadas; por solda; por outros dispositivos devidamente justificados.

44

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

9.5.2 Emendas por traspasse Este tipo de emenda no permitido para barras de bitola maior que 32 mm, nem para tirantes e pendurais (elementos estruturais lineares de seo inteiramente tracionada). No caso de feixes, o dimetro do crculo de mesma rea, para cada feixe, no deve ser superior a 45 mm. respeitados os critrios estabelecidos em 9.5.2.5. 9.5.2.1 Proporo das barras emendadas Consideram-se como na mesma seo transversal as emendas que se superpem ou cujas extremidades mais prximas estejam afastadas de menos que 20% do comprimento do trecho de traspasse. Quando as barras tm dimetros diferentes, o comprimento de traspasse deve ser calculado pela barra de maior dimetro (ver figura 9.3).

Figura 12 (Figura 9.3) - Emendas supostas como na mesma seo transversal A proporo mxima de barras tracionadas da armadura principal emendadas por traspasse na mesma seo transversal do elemento estrutural deve ser a indicada na tabela 9.3. A adoo de propores maiores que as indicadas deve ser justificada quanto integridade do concreto na transmisso dos esforos e da capacidade resistente da emenda, como um conjunto, frente natureza das aes que a solicitem. Tabela 9.3 - Proporo mxima de barras tracionadas emendadas Tipo de carregamento Esttico Dinmico
100 % 50 % 50 % 25 % 100 % 50 % 25 % 25 %
45

Tipo de barra

Situao
em uma camada

Alta aderncia

em mais de uma camada < 16 mm

Lisa
16 mm

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

Quando se tratar de armadura permanentemente comprimida ou de distribuio, todas as barras podem ser emendadas na mesma seo. 9.5.2.2 Comprimento de traspasse de barras tracionadas, isoladas 9.5.2.2.1 Quando a distncia livre entre barras emendadas estiver compreendida entre 0 e 4 , o comprimento do trecho de traspasse para barras tracionadas deve ser: l0t = 0t x lb,nec l0t, min sendo:

l0t,mn o maior valor entre 0,3 0t lb, 15 e 200mm.


onde:

0t o coeficiente funo da porcentagem de barras emendadas na mesma


seo, conforme tabela 9.4. 9.5.2.2.2 Quando a distncia livre entre barras emendadas for maior que 4. , ao comprimento calculado em 9.5.2.2.1 deve ser acrescida a distncia livre entre barras emendadas. A armadura transversal na emenda deve ser justificada considerado o comportamento conjunto concreto-ao, atendendo ao estabelecido em 9.5.2.4. Tabela 9.4 - Valores do coeficiente 0t Barras emendadas na mesma seo % Valores de 0t
20 1,2 25 1,4 33 1,6 50 1,8 > 50 2,0

9.5.2.3 Comprimento por traspasse de barras comprimidas, isoladas Quando as barras estiverem comprimidas, adota-se a seguinte expresso para clculo do comprimento de traspasse: sendo:

l0c = lb,nec l0c, min

l0c, min o maior valor entre 0,6 lb , 15 e 200mm.


9.5.2.4 Armadura transversal nas emendas por traspasse, em barras isoladas 9.5.2.4.1 Emendas de barras tracionadas da armadura principal (ver figura 9.4) Quando < 16 mm ou a proporo de barras emendadas na mesma seo for menor que 25%, a armadura transversal deve satisfazer 9.4.2.6. Nos casos em que 16 mm ou quando a proporo de barras emendadas na mesma seo for maior ou igual a 25%, a armadura transversal deve:

46

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

ser capaz de resistir a uma fora igual de uma barra emendada, considerando os ramos paralelos ao plano da emenda; ser constituda por barras fechadas se a distncia entre as duas barras mais prximas de duas emendas na mesma seo for < 10 ( = dimetro da barra emendada); concentrar-se nos teros extremos da emenda.

9.5.2.4.2 Emendas de barras comprimidas (ver figura 9.4) Devem ser mantidos os critrios estabelecidos para o caso anterior, com pelo menos uma barra de armadura transversal posicionada 4 alm das extremidades da emenda. 9.5.2.4.3 Emendas de barras de armaduras secundrias A armadura transversal deve obedecer ao estabelecido no item 9.4.2.6.

Figura 13 (Figura 9.4) - Armadura transversal nas emendas 9.5.2.5 Emendas por traspasse em feixes de barras Podem ser feitas emendas por traspasse em feixes de barras quando, respeitado o estabelecido em 9.5.2, as barras constituintes do feixe forem emendadas uma de cada vez, sem que em qualquer seo do feixe emendado resulte mais de quatro barras. As emendas das barras do feixe devem ser separadas entre si 1,3 vezes o comprimento de emenda individual de cada uma. 9.5.3 Emendas por luvas roscadas Para este tipo de emenda, as luvas roscadas devem ter resistncia maior que as barras emendadas.

47

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

9.5.4 Emendas por solda As emendas por solda podem ser: - de topo, por caldeamento, para bitola no menor que 10 mm; - de topo, com eletrodo, para bitola no menor que 20 mm; - por traspasse com pelo menos dois cordes de solda longitudinais, cada um deles com comprimento no inferior a 5 afastados no mnimo 5 (ver figura 9.5); - com outras barras justapostas (cobrejuntas), com cordes de solda longitudinais, fazendo-se coincidir o eixo baricntrico do conjunto com o eixo longitudinal das barras emendadas, devendo cada cordo ter comprimento de pelo menos 5 (ver figura 9.5). As emendas por solda podem ser realizadas na totalidade das barras em uma seo transversal do elemento estrutural. Devem ser consideradas como na mesma seo as emendas que de centro a centro estejam afastadas entre si menos que 15 medidos na direo do eixo da barra. A resistncia de cada barra emendada deve ser considerada sem reduo. Em caso de barra tracionada e havendo preponderncia de carga acidental, a resistncia deve ser reduzida em 20%.
De topo por caldeamento 60 . 2 a 3 mm Por traspasse 5 Com barras justapostas 2 1 5 5 0,3 20 10

De topo com eletrodo

51

51

0,3 2

Figura 14 (Figura 9.5) - Emendas por solda

48

ECV 5228 ESTRUTURAS DE CONCRETO

Sem 2010/2

ANCORAGEM DAS BARRAS POSITIVAS NOS APOIOS DE EXTREMIDADE

18.3.2.4 Armadura de trao nas sees de apoio Os esforos de trao junto aos apoios de vigas simples ou contnuas devem ser resistidos por armaduras longitudinais que satisfaam mais severa das seguintes condies: a) no caso de ocorrncia de momentos positivos, as armaduras obtidas atravs do dimensionamento da seo; b) em apoios extremos, para garantir a ancoragem da diagonal de compresso, armaduras capazes de resistir a uma fora de trao Rst = (al /d) Vd + Nd , onde Vd a fora cortante no apoio e Nd a fora de trao eventualmente existente; c) em apoios extremos e intermedirios, por prolongamento de uma parte da armadura de trao do vo (As, vo), correspondente ao mximo momento positivo do tramo (Mvo) de modo que: As, apoio 1/3 (As, vo) se Mapoio for nulo ou negativo e de valor absoluto Mapoio 0,5 Mvo ; As, apoio 1/4 (As, vo) se Mapoio for negativo e de valor absoluto Mapoio> 0,5 Mvo . 18.3.2.4.1 Ancoragem da armadura de trao no apoio Quando se tratar do caso (a) do item 18.3.2.4, as ancoragens devem obedecer aos critrios usuais de detalhamento. Para os casos (b) e (c), as barras dessas armaduras devem ser ancoradas a partir da face do apoio, com comprimentos iguais ou superiores ao maior dos seguintes valores: 18.3.2.4.2 Em apoios extremos: - lb,red, conforme tabelas 6 e 7. - (r + 5,5 ) , em que r o raio de curvatura interno do gancho; - 60 mm. Quando houver cobrimento da barra no trecho do gancho, medido normalmente ao plano do gancho, de pelo menos 70 mm e as aes acidentais no ocorrerem com grande freqncia com seu valor mximo, o primeiro dos trs valores anteriores pode ser desconsiderado, prevalecendo as duas condies restantes. 18.3.2.4.3 Em apoios intermedirios: 10 , desde que no haja qualquer possibilidade da ocorrncia de momentos positivos nessa regio, provocados por situaes imprevistas, particularmente por efeito de vento e eventuais recalques. Quando essa possibilidade existir, as barras devero ser contnuas ou emendadas sobre o apoio.

49

Вам также может понравиться