Вы находитесь на странице: 1из 8

1

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

TudosobreBPM

Passoapassopara comear

WhitePaper
Autores:RafaelBortolini(rafael@cryo.com.br)eMauricioSteinbruch(mauricio.steinbruch@cryo.com.br) Verso:1.0 Data:Segundafeira,26demaiode2008 Indexao:bpm,bpmn,xpdl,bpel,processos,businessprocess,controle,tutorial,guia,bpms,soa,webservices

CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

Umatentativa
Essedocumentoconsisteemumatentativainicialdeagrupar,demaneiraresumida,os principaisaspectosedefiniesrelacionadasaoBusinessProcessManagementBPM.O pblicoalvosoprofissionaisqueestoiniciandonoestudodessamatria.Estamosabertosa sugestodemelhoriasepossveiscorrees.Contribua!

1. PrimeiroPasso:entenderprocessos
1.1 Oqueumprocesso?
Um processo um grupo de atividades realizadas numa seqncia determinada que produz um bem ou um servio. Pode ser encarado, tambm, como qualquer atividade ou conjunto de atividades onde h uma entrada, uma transformao, e uma sada. No necessariamenteaentradadequeestamosnosreferindomaterial,podendoserinformao, porexemplo.SaibaMais(1)(2)(3)

1.2 Porquesotoimportantes?
Osprocessossotoimportantespoisatravsdelesqueasempresasexercemsuas funes.Todotrabalhoimportanterealizadonasempresasfazpartedealgumprocesso.Saiba Mais(1)(2)

1.3 Comoenxergareidentificarprocessos?
Paraenxergareidentificarprocessosdasempresasprecisoumaanlisequeverifique quaissoosprocessosessenciais(relacionadoaofocodaempresa),equaissoosprocessos auxiliares, verificando como a empresa realiza sua funo desde o primeiro contato com o clienteataentregaeavaliaodoproduto/servio.SaibaMais(1)

1.4 Comogerenciarprocessos?
Nogerenciamentodeprocessosimportantequesetenhaumavisoampladoque est sendo produzido (seja bens ou servios), evitando restringirse a um nico ponto ou atividade. Deve ser avaliada a sinergia entre as atividades para um melhor resultado final. SaibaMais(1)(2) 2

1.5 Comoavaliarprocessos?
Existem um srie de indicadores que permitem a avaliao de processos. Esta avaliao pode ser feita atravs de uma anlise de gargalo, anlise de produtividade, de CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

custos, etc., variando de acordo com os desejos da empresa. A empresa pode definir seus prpriosindicadoresrelativosapropriedadesoufuncionamentosdosprocessos.SaibaMais(1) (2)

2. SegundoPasso:entenderconceitosde BPM
2.1 OqueBPM?
Business Process Management (BPM) consiste em uma metodologia de gesto para gerenciamentodeprocessos,quepodeserauxiliadaporferramentastecnolgicas.SaibaMais (1)(2)(3)(4)

2.2 ParaquserveoBPM?
OBPMajudaasempresasaidentificaremaimportnciaestratgicadeseusprocessos e a tirarem vantagens competitivas disso. Serve tambm para proporcionar ao gestor uma maior facilidadedeencontraroportunidadesde melhoriaparaoservioprestado aocliente, atravsdeindicadoresderesultados.SaibaMais(1)(2)

2.3 ComooBPMcontrolaprocessos?
OBPMcontrolaprocessosatravsdeumasriedendicesdeavaliaodeprocessos. Porexemplo,podeseravaliadootempodeexecuodoprocesso,melhoriasdedesempenho, e acompanhamento do processo corrente. Estes ndices devem servoltados snecessidades daempresa,referentesaosseusprocessosespecificamente.SaibaMais(1)

2.4 QuetiposdemelhoriapodeseobtercomBPM?
O BPM pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo realizado, eficcia,qualidadeecusto.SaibaMais(1)

2.5 OndeecomooBPMpodeserutilizado?
OBPMpodeserutilizadoemumagrandevariedadedesetores.Porexemplo,nosetor de varejo, no setor industrial,no setor governamental, etc. Pode, tambm, ser utilizado em diversos departamentos das empresas, como por exemplo, no departamento financero, de recursoshumanos,comercial,etc.Todoseles apresentamprocessos.Ametodologiado BPM permiteque,atravsdeumaexecuoedeumcontrolemaiseficazes,processospodemser melhoradosemqualquerumadessasreas.SaibaMais(1) 3

CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

3. TerceiroPassooquemapeamentoe modelagemdeprocessos
3.1 Oquemapeamentodeprocessos?
Omapeamentodeprocessosoentendimentodeprocessosjexistentes,atravsda sua descrio e de seu desenho. extremamente til s empresas, visto que com ele conseguemterumavisomaisamplaeclaradoprocesso.SaibaMais(1)

3.2 Oquemodelagemdeprocessos?
A modelagem tratase do desenho dos fluxogramas de processos e de suas inter relaes.Tambmbastantetilemtermosdeorganizaodaempresa.SaibaMais(1)

3.3 Oqueumaferramentademodelagem?
Uma ferramenta de modelagem uma ferramenta especfica para o desenho de fluxogramas; no consegue, entretanto, executar o processo. Alguns BPMS possuem ferramentasdemodelageminseridasemseusistema.SaibaMais(1)(2)

3.4 Oqueeparaqueserveumfluxograma?
Um fluxograma um diagrama que representa o sequenciamento das atividades de um processo. Podem, tambm, apresentar quem so os responsveis por estas atividades. Existemsoftwaresespecficosparadesenhodefluxogramas,masalgunsBPMSjapresentam essaferramentanoprpriosistema.SaibaMais(1)

3.5 OqueumaferramentadeBPA(BusinessProcessAnalysis)?
Business Process Analysis, ou BPA, uma ferramenta (software) que envolve modelagem de processos de negcio e simulao da sua performance. Ajuda a empresa a alcanar os seus objetivos atravs da modificao de regras, processos, e informaes. Est sendo bastante utilizado, tambm, em aquisies e fuses de empresas, onde ajuda a documentareanalisarosprocessosdasempresasenvolvidas.SaibaMais(1)(2)

3.6 Quaissoasferramentasdemodelagemdisponveisnomercado?
Algumas das ferramentas disponveis no mercado so: ARIS, Microsoft Visio, BizAgi Modeler, ARPO Process Modeler, ferramentas da Proforma Corporation, ProVision , Synthis ProcessModeler,etc.SaibaMais(1)

CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

4. QuartoPassooquesoequalaaplicao dosBPMS
4.1 OqueumBPMS?
UmBPMS(BusinessProcessManagementSuite)umsistema(software)responsvel pela automao da metodologia BPM. Atravs dos BPMS possvel realizar processos com rapidez e com um rgido controle. Geralmente apresentam ferramentas e relatrios de extremautilidadeparaogestor.SaibaMais(1)(2)(3)

4.2 OqueumBPMSpodefazer?
UmBPMSgeralmentepermiteasimulao,aexecuo,ocontroleeaotimizaode processos.Almdisso,permitequetodososfuniconriosconheammelhorosprocessosque participam. Muitas vezes, fornece relatrios customizados de acordo com a necessidade da empresa, gerando informaes importantssimas para a busca de mlhores resultados. Saiba Mais(1)(2)

4.3 Oqueeparaquserveumformulrio?
Um formulrio representa um conjunto de informaes que so necessrias para o andamentodoprocesso.NosBPMS,oandamentodoprocessopodeserdadojuntamentecom o preenchimento de um formulrio eletrnico, onde cada pessoa participante do processo devepreencherdeterminadasinformaes.Estainformaoinseridanosformulriospodeter influncianocaminhoqueoprocessotoma.SaibaMais(1)

4.4 Oquesoregrasdenegcio?EBRE(BusinessRulesEngine)?
Regras de Negcio so operaes, definies e restries que so necessrias empresa para que atinja os seus objetivos. Muitas vezes, regras de negcio determinam o caminho que o processo vai tomar. Uma regra de negcio poderia ser, por exemplo, a que determinaqueemumaempresaX,comprasacimade100.000reaisdevemterautorizaodo diretor.OsBusinessRulesEnginessosistemas(softwares)responsveispelogerenciamentoe automaodasregrasdenegcio.SaibaMais(1)(2)

4.5 ComoainterfacedeumBPMS?
AinterfacedeumBPMSvariadeacordocomosistemaqueestamostratando.Quando tratasedeSuitescomfocoempessoas,sobastanteintuitivosecomumainterfacebastante amigvel. J quando tratase de Suites de integrao, verificamos uma interface menos amigvelemaistcnica.SaibaMais(1)(2)

4.6 Comofeitaasimulao?
Asimulaofeitaatravsdosequenciamentodeatividadespropostonofluxograma anteriormente. Permite que um nico usurio execute todas as tarefas visando testar se CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

existealgumerrotcnicodosistemaouseoqueestsendorealizadoseguearealidade.Saiba Mais(1)

4.7 Comofeitaaexecuo?
Na execuo, cada tarefa enviada a seus respectivo responsvel na devida rdem estabelecida na modelagem. Quando um usurio concluir a sua tarefa, imediatamente a prximatarefaenviadaparaoseurespectivoresponsvel.Paraisto,necessriopreencher oscampossolicitadosnoformulrioououtrasinformaesprdefinidas.SaibaMais(1)

4.8 Comofeitoocontrole?
Existemdiversas formasdecontrole;umadelasatravsderelatrios.Osrelatrios acompanham e apresentam indicadores do processo durante e aps o seu andamento. Permitequeogestortomemedidasrpidasparaacorreodeerrosouparaamelhoriado processo.SaibaMais(1)

4.9 PrecisodeumBPMSparaterBPM?
No. Implantar BPM est num nvel de abstrao superior a um software. Implantar BPMsignificaentenderonegciovoltadoaoclienteeenxergarosprocessosdaorganizao. Muitasvezes,significamudanaculturaltambm.OBPMS,entretanto,ajudaaimplantarBPM deumaformamaisprtica,seguraecontrolada,sendoumimportantealiadoparaogestorde processos. Entretanto, fundamental que a empresa consiga enxergar seus processos antes paradepoisconseguirselecionaroBPMSmaisadequadoaajudarnaimplantao.SaibaMais (1)(2)

5. QuintoPassopadresdeprocessos
5.1 OqueBPMN?
OBPMN,BusinessProcessModelingNotation,tratasedeumanotaopadroparao desenho de fluxogramas em processos de negcios. Na prtica tratase de um conjunto de regras e convenes que determinam como os fluxogramas devem ser desenhados. a notao mais reconhecida no ramo de BPM atualmente. Abaixo, segue um exemplo. Saiba Mais(1)(2)(3)(4)

CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

5.2 ParaqueserveoBPMN?
OBPMNserveparafacilitaroentendimentodefluxogramasentreaspessoas.Existem inmeras maneiras e lgicas de se desenhar um fluxograma; para que o entendimento seja mais rpido e fcil, extremamente importante que se siga um padro e convenes. Saiba Mais(1)(2)

5.3 OqueBPEL?
O BPEL (Business Process Execution Language) uma linguagem baseada em Web Servicesespecficaparaexecutarprocessosdenegcioqueenvolvamintegraodesistemas. Tratasedeumpadrodeusoexclusivoporprofissionaistcnicos.SaibaMais(1)(2)

5.4 OquesoWebServices?
umasoluotecnolgicautilizadanaintegraodesistemasenacomunicaoentre aplicaesdiferentes.SaibaMais(1)

5.5 OqueXPDL?
XPDLumformato padronizadopela Workflow ManagementCoalition (WfMC) que permite que um fluxograma desenhado em uma ferramenta de modelagem possa ser transferido para um BPMS ou outra ferramenta de modelagem, por exemplo. Na prtica, extremamentetilepoupabastantetempo.SaibaMais(1)(2)(3)

CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Basedeconhecimento>CryoTechnologies

6. SextoPassoSOA
6.1 OqueSOA?
SOA(ServiceOrienthedArchitecture)noumatecnologianemumsoftware.uma filosofiadedesenvolvimentodesoftwaresquevisabuscarumamaiorfacilidadedeintegrao entreossistemasdaempresa.SaibaMais(1)(2)(3)(4)

6.2 QuaissoaspremissasdoSOA?
SOAenxergaosdiversossistemadaempresaesuasfuncionalidadescomoprovedores de servios. Cada servio uma funo que um sistema pode desempenhar. Utilizando padresdecomunicaodesistemas,possvelexporessesserviosunsaosoutroseassim criarnovossistemas(softwares)apartirdacombinaodeservios.SaibaMais(1)(2)

6.3 ParaterBPMprecisodeSOA?
No. Como vimos, BPM uma prtica de gesto e no uma arquitetura tecnolgica. Porm,SOApodeserumgrandealiadodoladodaTI(TecnologiadaInformao)paratornar os projetos de BPM mais coerentes com os objetivos da empresa, muitas vezes integrando sistemas e automatizando atividades que antes seriam desenvolvidas manualmente. Saiba Mais(1)(2)

6.4 SetenhoSOAtenhoBPM?
No.SOApodeserconsideradooprincipalinstrumentodareadeinformticapara ajudar a empresa na implantao de BPM, porm no tudo. Diversas outras reas da empresadevemcontribuircomconhecimentosecapacitaesespecficas.SaibaMais(1)(2)

6.5 OqueumESBeparaquserve?
UmESB(EnterpriseServiceBus)umaferramenta(software)queajudanaintegrao desistemasdaempresautilizandoserviosdemercado.SaibaMais(1)(2)

6.6 ParaterSOAprecisodeumESB?
No.PormumESBvaitornaratarefadeimplantarSOAmuitomaisfcil.SaibaMais (1)(2)

6.7 QualadiferenaentreSOAeWebServices?
OSOAtemcomoobjetivocriaraplicaesdentrodeumaempresa,criandotodosos programas com uma metodologia de desenvolvimento de software especfica. J os Web servicessoumconjuntodemecanismospadrodecomunicaocriadossobreaWorldWide Web.SaibaMais(1) CryoTechnologies|555130193532|www.cryo.com.br

Вам также может понравиться