Вы находитесь на странице: 1из 12

NAZISMO

Regime poltico autoritrio que se desenvolveu na Alemanha aps a primeira Guerra Mundial. A primeira dificuldade da Alemanha foi ter que assinar o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigaes Alemanha. medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram os partidos ultranacionalistas, radicalmente contrrios ao socialismo. Um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemes (Partido Nazista) e era liderado por um ex-cabo de nome Adolf Hitler. As eleies presidenciais de 1925 foram vencidas pelo velho Von Hindenburg que, com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente norte-americano, conseguiu com que a economia do pas voltasse a crescer lentamente. Esse crescimento, porm, perdurou somente at 1929. Foi quando a crise econmica atingiu com tal fora a Alemanha, que, em 1932, j havia no pas mais de 6 milhes de desempregados. Nesse contexto de crise, os milhes de desempregados, bem como muitos integrantes dos grupos dominantes, passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num pas rico e poderoso. Assim, nas eleies parlamentares de 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido. Valendo-se disso, os nazistas passaram a pressionar o presidente e este concedeu a Hitler o cargo de chanceler (chefe do governo). No poder, Hitler conseguiu rapidamente que o Parlamento aprovasse uma lei que lhe permitia governar sem dar satisfao de seus atos a ningum. Em seguida, com base nessa lei, ordenou a dissoluo de todos os partidos, com exceo do Partido Nazista. Em agosto de 1934, morreu Hindenburg e Hitler passou a ser o presidente da Alemanha, com o ttulo de Fuhrer (guia condutor).

Fortalecido, o Fhrer lanou mo de uma propaganda sedutora e de violncia policial para implantar a mais cruel ditadura que a humanidade j conhecera. A propaganda era dirigida por Joseph Goebbles, doutor em Humanidades e responsvel pelo Ministrio da Educao do Povo e da Propaganda. Esse rgo era encarregado de manter um rgido controle sobre os meios de comunicao, escolas e universidades e de produzir discursos, hinos, smbolos, saudaes e palavras de ordem nazista. J a violncia policial esteve sob o comando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SS (tropas de elite), das SA (tropas de choque) e da Gestapo (polcia secreta de Estado) para prender, torturar e eliminar os inimigos do nazismo. No plano econmico, o governo hitlerista estimulou o crescimento da agricultura, da indstria de base e, sobretudo, da indstria blica. Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.

HOLOCAUSTO
Grupo de judeus no campo de concentrao de Auschwitz. O Holocausto foi uma prtica de perseguio poltica, tnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Segundo a ideologia nazista, a Alemanha deveria superar todos os entraves que impediam a formao de uma nao composta por seres superiores. Segundo essa mesma idia, o povo legitimamente alemo era descendente dos arianos, um antigo povo que segundo os etnlogos europeus do sculo XIX tinham pele branca e deu origem civilizao europia. Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemo, o governo de Hitler passou a pregar o dio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do territrio alemo. Segundo o discurso nazista, os maiores culpados por impedirem esse processo de eugenia tnica eram os ciganos e principalmente os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forar o isolamento em guetos do povo judeu da Alemanha.

2 GUERRA MUNDIAL
Dado o incio da Segunda Guerra, o governo nazista criou campos de concentrao, onde os judeus e ciganos eram forados a viver e trabalhar. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indstrias vitais para a sustentao da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Alm disso, os ocupantes dos campos viviam em condies insalubres, tinham pssima alimentao, sofriam torturas e eram utilizados como cobaias em experimentos cientficos. importante lembrar que outros grupos sociais tambm foram perseguidos pelo regime nazista, por isso, foram levados aos campos de concentrao. Os homossexuais opositores polticos de Hitler, doentes mentais, pacifistas, eslavos e grupos religiosos, tais como as Testemunhas de Jeov, tambm sofreram com os horrores do Holocausto. Dessa forma, podemos evidenciar que o holocausto estendeu suas foras sobre todos aqueles grupos tnicos, sociais e religiosos que eram considerados uma ameaa ao governo de Adolf Hitler. Com o fim dos conflitos da 2 Guerra e a derrota alem, muitos oficiais do exrcito alemo decidiram assassinar os concentrados. Tal medida seria tomada com o intuito de acobertar todas as atrocidades praticadas nos vrios campos de concentrao espalhados pela Europa. Porm, as tropas francesas, britnicas e norte-americanas conseguiram expor a carnificina promovida pelos nazistas alemes. Depois de renderem os exrcitos alemes, seus principais lderes foram julgados por um tribunal internacional criado na cidade alem de Nuremberg. Com o fim do julgamento, muitos deles foram condenados morte sob a alegao de praticarem crimes de guerra. Hoje em dia, muitas obras, museus e instituies so mantidos com o objetivo de lutarem contra a propagao do nazismo ou dio racial.

HITLER

Adolf Hitler nasceu no dia 20 de abril de 1889, cidade de Braunau na ustria e morreu (suicidou-se) no dia 30 de abril de 1945 em Berlim na Alemanha. Sua infncia viveu nas proximidades da cidade de Linz. Era filho de um funcionrio pblico, que almejava o mesmo futuro para o filho. Quando falava de sua me era com grande sentimentalismo, costumava dizer que a nica vez que chorou foi na ocasio da morte da sua me. Quando estudante fora um criador de motins, e sua leitura predileta era acerca de assuntos militares. Quando jovem revoltou-se com o seu pai e resolveu no seguir a carreira pblica, quis ser pintor, ofcio no qual no foi bem sucedido, pois no conseguiu ingressar na Academia de Belas Artes de Viena. Ingressou no exrcito, lutou na primeira guerra mundial na condio de cabo, conseguindo condecoraes raras para sua simples posio. Quanto a suas idias polticas, houve uma poca que simpatizou com a social democracia devido ao sufrgio universal, que ameaava a dinastia dos Habsburgo, a qual ele odiava. No entanto, no aceitava a nfase dada diferena de classes, negao da nao, religio, propriedade e moral. Seu dolo era Otto Bismark, por ter unido a nao Alem e ter lutado contra a dinastia Austraca. Terminada a primeira guerra, encarregado como funcionrio da poltica de Munique de investigar o Partido dos Trabalhadores Alemes, pois havia a suspeita que este fosse comunista. Mas s que passada a primeira reunio

Hitler j um membro filiado do partido. E em 1920 lana as bases do Partido Nacional-Socialista dos trabalhadores Alemes. O NAZI de onde advm a palavra to conhecida NAZISMO. Em uma sociedade desestruturada pela guerra, com famintos e desempregados, lana sua plataforma de ao com um plano poltico e econmico baseado em 25itens: 1) reunio de todos os Alemes na Grande Alemanha; 2) abolio do Tratado de Versalhes; 3) reivindicao do espao vital; 4) definio de cidado: s quem for de sangue Alemo; 5) excluso dos Judeus da comunidade Alem; 6) quem no for cidado estar sujeito s leis dos estrangeiros; 7) quem no for cidado poder ser expulso no caso de o Estado no estar em condies de assegurar alimentos populao Alem; 8) os cargos pblicos esto reservados aos cidados; 9) o direito e o dever de trabalho; 10) a abolio das rendas no derivadas do trabalho; 11) eliminao da escravido do interesse; 12) confisco dos lucros de guerra; 13) nacionalizao das indstrias monopolistas; 14) participao dos trabalhadores nos lucros das grandes empresas; 15) incremento da previdncia para a velhice; 16) fortalecimento da classe mdia; 17) reforma agrria; 18) punio dos usurios, aambarcadores, traficantes do mercadonegro com a pena de morte; 9) substituio do direito romano por um direito Alemo; 20) reforma da escola num sentido nacionalista;

21) proteo da me e da criana; 22) criao de um exrcito popular; 23) limitao da liberdade de imprensa e de arte; 24) liberdade de credo religioso, desde que no contrarie a moralidade da raa germnica; 25) criao de uma forte autoridade central o Reich. No programa, acima, est clara a idia de centralizao do poder, e antisemitismo, mas tambm devemos levar em considerao idias muito coerente como a da reforma agrria, previdncia social, participao nos lucros e muitas outras j citadas. Nem todo projeto ou sistema totalmente arbitrrio e cruel. Quando Hitler, em 1921, nomeado presidente do partido, faz comcios, com o intuito de mobilizar as massas, sendo que estas massas esto descontentes com o Tratado de Versalhes e a inflao exorbitante. neste momento que ele tenta conquistar o governo da Baviera, falha e condenado a cinco anos de priso na fortaleza de Landsberg. Na priso ele ficou apenas nove meses, os quais foram suficientes para ele escrever as bases de sua doutrina, na obra intitulada Mein kamff (minha luta) idias as quais j esto citadas nas 25 metas. Mas com a leitura da obra podemos dizer que ele d maior nfase a dois assuntos Raa e Terra. Ou seja, o espao vital, que mais tarde vai ser um pretexto para a guerra. Tambm podemos colocar como importante o fato de ele esboar uma ditadura, quando fala da necessidade de uma mo forte que governe em nome de todos. Idia que claramente contradiz o liberalismo democrtico. E mostra a tendncia ao autoritarismo que se torna fato anos mais tarde.

ASCENSO AO PODER

A repblica de Weimar, no consegue resistir crise de 29. Por causa do desemprego, inflao, declnio de produo. Neste contexto o sistema presidencialista se refora, pois tem de atuar-nos mais variados setores da economia, acumulando poderes em suas mos, governado por decretos, pois no conseguia a maioria parlamentar. Paralelamente a esta centralizao do poder, com receio dos comunistas, os grandes industriais do apoio ao movimento de massas, o nazismo, principalmente, a pequena burguesia. Mas o governo ainda continua a subestimar a ameaa nazista. Hitler vai chegar ao poder por vias legais, conduzido pelas mos do exchanceler Von Papen em 30 de Janeiro de 1933. Estavam certos de que Hitler seria submisso e que poderiam controlar o Nazismo. Foi este o erro, pois com poder poltico e com a morte do presidente Hindenburg, ele tambm assume o poder presidencial. E em seis meses o Fuher organiza o terceiro Reich, desenvolvendo uma poltica monopartidarista. Uma poltica de represso, onde ele acaba com a vida dos opositores, surgindo assim os famosos campos de concentrao, onde a GESTAPO (polcia secreta) mandava os revoltosos para a morte sem contar os judeus que outro captulo. Assim o nazismo configurar-se como um regime com uma forte ideologia.

A IDEOLOGIA

O nazismo se apoia na idia de raa e sobre o conceito de comunidade do povo (Volksgemeinschaft). Quem no tinha sangue ariano, quem no tinha cosmoviso germnica era considerado sub-homem. Fica expresso o sentimento nacionalista e racista, que a ideologia nazista pregava. Mais tarde, se traduz na perseguio e morte dos no arianos, principalmente dos Judeus. A comunidade ou povo e a nica forma de suprimir o individualismo e chegar ao ns, onde os direitos da pessoa no contam. O que conta a nao, com suas leis e sua moral. O nazismo no seguiu uma idia somente. Ele mesclou idias de vrios pensadores, como a filosofia de Friedrich Nietzsche, com sua concepo de super-homem. No entanto, no podemos afirmar que Nietzsche foi nazista. Suas idias que foram interpretadas segundo os interesses dos estudiosos nazistas. .Essa interpretao do super-homem de Nietzsche como profeta do nazismo deve ser excluda do contexto de sua filosofia: o super-homem no o nazista, mas o filsofo. O super-homem no o homem forte, mas sim uma volta concepo dionisaca dos pr-socrticos, de amor a vida terrena. Vale salientar que Nietzsche e nazismo no foram contemporneos. Tambm foram usadas idias de Richard Wagner, quando exalta o povo Germnico, e as do

Gegrafo Karl Haushofer que dizia ter, a raa dominante, direito ao espao vital (isto ser pretexto para as invases expansionistas futuramente). Podemos dizer que a ideologia nazista se fundamenta em cima de alguns tpicos como: a superioridade racial, o anti-semitismo e uma propaganda bem elaborada.

SUPERIORIDADE RACIAL
O nazismo usou de uma corrente cientfica a Eugenia, que estuda como melhorar geneticamente a espcie humana. Ela parte do princpio de que o progresso da biologia foi grande na rea da botnica. Criam plantas hbridas, obtendo maior produtividade. Porque no aperfeioar o homem? Hitler percebeu que, na sociedade moderna, as pessoas menos aptas (surdos, retardados, loucos, deficientes...) tinham chances de sobreviver, pois as leis naturais que tratavam de retirar estes homens de circulao foram superadas pela tecnologia e medicina. Hitler vai querer eliminar estes sujeitos e criar seres perfeitos dentro do padro ariano. Assim ele desacredita, a Eugenia pois tenta justificar o melhoramento da raa, matando judeus e no arianos puros. Como vimos Hitler vai concentrar seus argumentos na superioridade da raa ariana. Esta tem de ser pura, pois, quando misturada com outras raas entra em decadncia. Para tanto, um dos atributos do Estado assegurar esta pureza racial da nao a qualquer preo. Em uma explanao feita por Hitler no Mein Kanff ele diz: Observando a natureza vemos que os animais somente se acasalam com membros de sua espcie. a lei de ouro da natureza. Esta quebrada somente por coaes externas, como o cativeiro que vai, por exemplo, justificar o acasalamento de um tigre com uma leoa. No entanto, os descendentes destes nasceriam com anomalias genticas (infertilidade). Pois a natureza segue o seu curso de aprimoramento da espcie, onde as anomalias so descartadas. Este processo natural, podemos ver, tambm no nosso dia-adia, onde os mais fracos sucumbem diante dos mais fortes. A natureza seleciona segundo fora e sade. Os nazistas aplicaram estas idias evolucionistas de Darwin (1809-1882) ao povo ariano. Dizem eles, que, quando os arianos comearam a entrar em contato com outros povos inferiores, decaram intelectual e fisicamente. A raa ariana fundadora de civilizao. Os

povos asiticos so portadores de civilizao, pois somente absorveram a cultura ariana. Esta concepo, talvez, explique porque Hitler se uniu to facilmente aos japoneses, na Segunda Guerra. Pois, segundo ele, os japoneses so um povo trabalhador com forte tradio nacional, muito parecido com os alemes. J os Judeus so a raa destruidora. Somente os alemes so dignos de dominar o mundo. Ele encontra um argumento na hiptese da seleo natural, de Darwin. Essa concepo constitui ainda um disfarce para funo imperialista da ideologia fascista. Se os arianos so os nicos povos fundadores de civilizao, podem reivindicar o domnio do mundo, em virtude do seu destino divino. Esta foi uma das justificativas ideolgicas para as invases alems, principalmente em direo da Unio Sovitica. Esta grandeza racial tambm encobria interesses econmicos do capitalismo alemo que necessitava de mercados. Sempre no fundo de uma ideologia encontramos um teor material. Hitler vai fazer uma leitura da sociedade alem, onde critica a mistura do sangue alemo com o Judeu. Por isto ter acontecido que surgiram as pestes judia que tenta suplantar a raa ariana. A pureza racial o maior desejo, e deve-se lutar por ela, no importando os meios que sejam usados. Neste contexto de superioridade racial a mulher tem importncia como produtora de novos arianos. A mulher nazista era representada como guardi da raa ariana. A pedagogia nazista para a mulher no ia alm, pois, de prepar-la para a maternidade. O conhecido lema dos K - kinder (criana), kirche (igreja), krche (cozinha). Esta viso muda somente em 1941, quando, devido guerra, as mulheres so recrutadas para trabalhar nas indstrias. Em 1935 so criadas as Lebesborn, lugares onde acontecia verdadeira reproduo humana em escala industrial. Seu objetivo geral era incrementar a expanso da raa ariana atravs do controle biolgico alm da educao das chamadas crianas SS. Estes Lesbsborn, no incio, tambm eram creches. Mais tarde, mes solteiras comearam deixar seus filhos ali. Outras que entravam nos requisitos raciais (arianas puras) engravidavam dos SS para terem futuros soldados. Outra temtica decorrente da superioridade racial o Espao vital. Os historiadores nazistas, diziam que a prpria apontava para um fato que a motriz da histria. Este fato a luta entre dois povos desiguais pelo seu espao vital. Pois quando um povo se multiplica, precisa de um habitat fsico maior,

surgindo assim as guerras territoriais. Este fato vai ser pretexto para a sede nazista por novos territrios.

FACISMO E NAZISMO
O Nazismo geralmente considerado uma forma de fascismo, mas o Nazismo, em contraste com o Fascismo, viu o objetivo do Estado no servio de um ideal daquilo que o Estado supostamente deveria ser: Das suas pessoas, raas, e a engenharia social destes aspectos da cultura com o fim ltimo de uma maior prosperidade possvel para eles s custas de todos os outros. Por seu lado, o Fascismo de Mussolini continuou fiel ideologia de que todos estes fatores existiam para servir o Estado e que no era necessariamente no interesse do Estado servir ou manipular algumas daquelas caractersticas. O nico objetivo do governo sob o fascismo era autovalorizarse como a maior prioridade da sua cultura, simplesmente sendo o Estado em si, quanto maior a sua dimenso, melhor, pelo que se pode dizer que se tratou de uma Estadolatria (idolatria do estado) governamental. Enquanto o Nazismo era uma ideologia Metapoltica, vendo a si mesmo apenas como uma utilidade pela qual uma condio alegrica do seu povo era o seu objectivo, o fascismo era uma forma sinceramente anti-socialista de Estatismo que existiu por virtude de e com fins em si mesmo. O movimento Nazi falou da sociedade baseada em classes como o seu inimigo e pretendia unificar o elemento racial acima de classes estabelecidas, enquanto que o movimento fascista tentou preservar o sistema de classes e sustentou-o como a fundao de cultura estabelecida e progressiva. Este teorema subjacente fez os Fascistas e Nazis de ento verem-se como parcialmente exclusivos entre si. Hoje, no entanto, esta diferena no patente na terminologia, mesmo quando usada num contexto histrico. O Nazismo distingue-se do Fascismo por pretender estabelecer teorias raciais. O Fascismo no apresentou esta caracterstica, tendo em 1922, visto um tero dos Judeus aderir ao movimento liderado por Mussolini.

CONCLUSO
O nazismo, regime autoritrio alemo, teve origem na ideologia fascista, porm se distanciou desta ao substituir a idolatria ao estado pela supremacia da raa ariana. O desprezo, o dio, a caa e o extermnio aos no arianos, principalmente os judeus, ciganos e negros caracterizou o nazismo como o mais cruel e violento regime que j existiu, pois os consideravam culpados pelo o no atingimento da eugenia ariana. Hitler foi o grande idealizador e guia deste regime, e a mola propulsora da sua ascenso foi a rejeio incondicional ao tratado de Versalhes, a promoo atravs da propagada e de comcios em massa. O nazismo proporcionou Alemanha o status de potncia militar e econmica, atravs do grande desenvolvimento da indstria blica e industrial, sobretudo a farmacutica, alm da poltica externa com agresses expansionistas. A derrota para os aliados (tropas francesas, britnicas e norteamericanas) ps fim ao regime nazista na Alemanha, e a exposio da carnificina praticada pelos nazistas causa, at os dias de hoje, mundial. a rejeio

Вам также может понравиться