Вы находитесь на странице: 1из 7

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

Problema e Problemtica
Construo do Conhecimento Profa. Thais Castro

O Problema de Pesquisa
Dentre os vrios tipos de pesquisa j estudados, percebemos que tudo gerado por um problema. Mas o que um problema de pesquisa?

realmente um problema; Algo q e inq ieta a mente de alg m; que inquieta algum; Ningum perderia tempo em tentar desvendar porque os animais possuem sexos diferentes; A busca por um maior entendimento de questes postas pelo real mobiliza a mente humana.

Prof Acir Peixoto

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

Escalas e Motivaes para um Problema


Os problemas se apresentam em diferentes nveis. Tem o problema do especialista, do professorpesquisador, d i d do estudante de psgraduao... A pesquisa fundamental e a pesquisa aplicada so motivaes diferentes para pesquisadores. i d

Existem aqueles que desejam resolver problemas ligados ao seu cotidiano profissional.

Como encontrar o verdadeiro problema?


Um problema de pesquisa um problema que se pode resolver com conhecimentos e dados j disponveis ou com aqueles factveis de serem produzidos. Um pesquisador v um problema com a taxa de divrcios. Imagine trs abordagens diferentes...

O casamento sendo a principal causa do divrcio, dever-se-ia interdit-lo; O casamento uma instituio divina cujos laos no deveriam jamais ser rompidos; O aumento da indiferena amorosa entre cnjuges o que causa o divrcio.

Prof Acir Peixoto

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

O que um verdadeiro problema?


um problema cuja compreenso fornece novos conhecimentos para o tratamento de questes a ele relacionadas. Por exemplo, poder-se-ia ter curiosidade em saber o que teria acontecido se o Brasil tivesse sido colonizado pelos holandeses holandeses. Isto serviria para aguar nossa capacidade de imaginao, mas pouco serviria para aumentar os conhecimentos teis compreenso do problema.

As interrogaes iniciais
As primeiras percepes a respeito de uma situao que causa problema, e que mereceria ser questionada, examinada mais de perto. Conhecimentos Valores

Prof Acir Peixoto

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

Conhecimentos
Fatos Brutos No so, ainda, objetos de reflexo. Ex.: As taxas de desemprego no Brasil, nos ltimos sete anos, situam-se entre 5% e 10%. Isso no explica o fenmeno do desemprego! Fatos Construdos So generalizaes, resultados do relacionamento de diversos fatos brutos.

Conceitos e teorias so teis pesquisa...

Sem conhecimento dos fatos

Prof Acir Peixoto

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

Generalizaes e Conceitos
Generalizaes so conhecimentos construdos para explicar conjuntos de fatos brutos. Conceitos so representaes mentais de um conjunto de realidades em funo de suas caractersticas comuns essenciais. Ex.: mesa O CONCEITO uma categoria que estabelece um caso geral a partir de um conjunto de casos particulares aparentados por suas caractersticas essenciais.

Conceitos e pesquisa: uma ilustrao


Einstein ilustrou o papel dos conceitos... O pesquisador , s vezes, como um homem que desejaria conhecer o mecanismo de um relgio que no pode abrir. Apenas a partir dos elementos que v ou escuta (as agulhas giram, o tic-tac) pode procurar uma explicao elucidando e do modo mais simples elucidando, simples, numerosos fatos, inclusive, at, invisveis. So os conceitos de movimento, de roda, de engrenagem que permitem compreender, sem o ver, o mecanismo do relgio.

Prof Acir Peixoto

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

As Teorias
O valor de uma teoria , primeiramente, explicativo: uma generalizao de explicaes concordantes tiradas dos fatos que foram estudados para sua construo construo.

As teorias so generalizaes.

Valores
conceitos generalizaes teoria

Generalizaes, conceitos, teoria

Valores so representaes mentais, representaes do que bom, desejvel, ideal, de como as coisas deveriam ser ou procurar ser;so preferncias, inclinaes, disposies para um estado considerado desejvel.

Prof Acir Peixoto

Estgio Supervisionado I

Uniabeu Campus 4

A problemtica
As capacidades intuitivas ganham importncia. A percepo inicial de um problema , muitas vezes, pouco racional. No entanto, percebendo o problema, j temos uma idia do modo como poderamos resolv-lo: j temos uma ou mais hipteses. Objetivar a problemtica a primeira preocupao do p q pesquisador passar da percepo intuitiva do problema a ser p p p p resolvido para seu domnio metdico, racional. Problemtica o quadro no qual se situa a percepo de um problema

Prof Acir Peixoto

Вам также может понравиться