Вы находитесь на странице: 1из 4

Curso de Manuteno Eletromecnica Disciplina Materiais Aplicados Eletromecnica Professor Everson Jos Fernandes Acadmicos Claudinei Bombazar Diego

o C. Wessner Exerccios sobre Metais (Ferros Fundidos e Aos) 1) Faa um comparativo entre as propriedades dos aos e ferro fundidos.

R. Ao uma liga metlica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste ltimo variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que tambm uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. A diferena fundamental entre ambos que o ao, pela sua ductibilidade, facilmente deformvel por forja, laminao e extruso, enquanto que uma pea em ferro fundido muito fragil. ______________________________________________________________________________ 2) Diferencie ferro fundido e determine as propriedades:

Ferro fundido cinzento: Entre os ferros fundidos, o cinzento o mais comum, devido s suas caractersticas como baixo custo (em geral fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida presena de grafite livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundio, permitindo a fundio de peas com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricao, j que no exige equipamentos complexos para controle de fuso e solidificao. Este tipo de material utilizado em larga escala pela indstria de mquinas e equipamentos, indstria automobilstica, ferroviria, naval e outras. A presena de veios de grafite em sua microestrutura proporciona diversas caractersticas que tornam do ferro fundido cinzento quase que insubstituvel na fabricao de carcaas de motores e bases de equipamentos. A grafite, entrecortando a matriz metlica, absorve vibraes, facilita a usinagem e confere ao ferro fundido uma melhor estabilidade dimensional. Existem diversas classes de ferro fundido cinzento, com diferentes tipos, tamanhos e quantidades de grafite e diferentes tipos de matriz metlica (variaes nos teores de perlita e cementita). Podem ser submetidos a tratamentos trmicos para endurecimento localizado, porm, em geral, so utilizados principalmente no estado bruto de fundio, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento trmico. Ferro fundido branco: Menos comum que o ferro fundido cinzento, o branco utilizado em peas em que se necessite elevada resistncia a abraso. Este tipo de ferro fundido no possui

grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o carbono encontra-se combinado com o ferro, resultando em elevada dureza e elevada resistncia a abraso. Praticamente no pode ser usinado. A pea deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito prximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abraso com pouca remoo de material. utilizado na fabricao de equipamentos para a moagem de minrios, ps de escavadeiras e outros componentes similares. Ferro fundido nodular: ferro fundido nodular uma classe de ferro fundido, onde o carbono (grafite) permanece livre na matriz metlica, porm em forma esferoidal. Este formato da grafite faz com que a ductilidade seja superior, conferindo ao material caractersticas que o aproximam do ao. A presena das esferas ou ndulos de grafite mantm as caractersticas de boa usinabilidade e razovel estabilidade dimensional. Seu custo ligeiramente maior quando comparado ao ferro fundido cinzento, devido s estreitas faixas de composio qumicas utilizadas para este material. O ferro fundido nodular utilizado na indstria para a confeco de peas que necessitem de maior resistncia a impacto em relao aos ferros fundidos cinzentos, alm de maior resistncia trao e resistncia ao escoamento, caracterstica que os ferros fundidos cinzentos comuns no possuem temperatura ambiente. Propriedades mecnicas dos nodulares: boa boa ductilidade e resilincia, boa resistncia compresso.


resistncia

mecnica

traco,

Ferro fundido vermicular: O ferro fundido vermicular, tambm conhecido como Compacted Graphite Iron CGI- foi obtido por acaso durante a fabricao do ferro fundido nodular, devido a erros de composio qumica. Produziu-se uma microestrutura onde a grafita apresentava-se na forma de vermes, ao invs da forma esfrica esperada. As propriedades mecnicas diferenciadas do ferro fundido vermicular foram reconhecidas em 1965, quando o CGI foi patenteado [ASM, 1996]. No entanto, este fato no ampliou consideravelmente sua aplicao industrial. Pesquisas e desenvolvimentos se concentraram mais em materiais como o alumnio, cermicos e plsticos, enquanto o ferro fundido vermicular, com boas propriedades de resistncia, no teve a mesma considerao. Na dcada de 90, foram desenvolvidos alguns processos de controle de metal lquido (Sintercast, Oxicast, Novacast) que permitiram o rompimento da principal barreira difuso do vermicular na indstria: a falta de um processo confivel de controle aplicvel a uma produo em larga escala. Vencida a etapa de fabricao em escala industrial e com qualidade, o vermicular passou a receber um crescente espao na indstria automobilstica, abrindo-se as possibilidades de seu emprego em diversas peas, atualmente fabricadas em cinzento, tais como coletores de escapamento, cabeotes e, principalmente, blocos de motores diesel. Atualmente, os materiais disponveis para a fabricao de blocos de motor so o ferro fundido cinzento, ferro fundido vermicular e ligas de alumnio, alm de ligas de magnsio e alumniocompsito, que so menos comuns. Para a escolha do material, so observadas caractersticas tais como: peso, resistncia mecnica, custo do material, custo de usinagem, consideraes ambientais. Nestes critrios, o ferro fundido vermicular o material que preenche os requisitos de forma mais satisfatria. Entretanto, mostra-se um dos piores candidatos no quesito custo de

usinagem, o que pode limitar sua aplicao. Diante disto, a usinabilidade do ferro fundido vermicular passou a ser investigada intensamente desde 1995. As pesquisas esto divididas em trs campos: desenvolvimento dos materiais das ferramentas de usinagem; aprimoramento da tecnologia de usinagem; e melhoria da usinabilidade do prprio material. O trabalho experimental tem como objetivo pesquisar a usinabilidade de trs materiais para utilizao em cabeotes de motor, o ferro fundido vermicular classe 350, o ferro fundido vermicular classe 450 e o ferro fundido cinzento classe 300. Antes de iniciar os pr-testes, os materiais foram avaliados em relao a algumas propriedades mecnicas e qumicas. A furao foi escolhida para os testes por se tratar de um processo amplamente utilizado na fabricao de cabeotes de motor. Os parmetros de corte empregados, assim como os critrios de usinabilidade e os intervalos para medio de desgaste das ferramentas, foram definidos a partir de ensaios preliminares, realizados em todos os materiais a serem estudados. ______________________________________________________________________________ 3) O que so elementos de liga?

R. Ligas metlicas so materiais de propriedade semelhantes s dos metais e que contm pelo menos um metal em sua composio. H ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silcio, arsnio, antimnio) e de metais e no-metais (carbono, fsforo). interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades so tais como diminuio ou aumento do ponto de fuso, aumento da dureza, aumento da resistncia mecnica. ______________________________________________________________________________ 4) Qual a funo dos carbonos nos aos?

R. A dureza aumenta progressivamente com o teor de carbono e que as tenses de trao tambm aumentam nos aos hipoeutetides, mas tendem a estabilizar-se nos hipereutetides. Na maioria dos materiais, a contrapartida para maior dureza maior fragilidade ou menor ductilidade. ______________________________________________________________________________ 5) Que propriedades os ao recebem com a adio de Cr, Mn, Mg e Ni?

R. Cromo: uma quantidade pequena: (algo entre 0.25 e 0.50%) aumenta naturalmente a dureza, bem como reduz a presena de "pontos brandos", moles, comuns a certos aos; uma quantidade moderada (algo como de 0.8 a 1.25%) retarda consideravelmente a oxidao e a ao da corroso; adicionalmente, um ao com essas porcentagens de Cromo ser mais resistente ao de agentes externos, tais como cidos e outros elementos qumicos que possam ocasionar manchas; uma grande quantidade (a partir de 4%) aumenta a resistncia abraso; acima de 11% tem-se considervel aumento da resistncia a manchas e oxidao.

Mangans: A adio deste elemento em quantidades entre 0.3 a 1%, permite extrair o Oxignio dos aos, evitando a formao de xidos indesejveis. Essa mesma funo desoxidante tambm obtida com a adio do Silcio (Si), o qual ainda propicia maior tenacidade ao ao. Magnsio: Estas ligas possuem como propriedades mecnicas de destaque excelente Soldabilidade, alta resistncia corroso, mesmo nas regies soldadas e - Boa conformabilidade frio. Nquel: o elemento que reala ainda mais as caractersticas de tenacidade, alm de contribuir para a no-ocorrncia de fissuras e eventuais distores e para aumentar a resistncia oxidao. ______________________________________________________________________________ 6) Qual a temperatura de fuso dos ferros fundidos?

R. O ponto de fuso do ferro fundido est entre 1130 e 1230 C ______________________________________________________________________________ 7) Quais as principais aplicaes dos ferros fundidos cinzentos? Porque ele mais utilizado?

R. Este tipo de material utilizado em larga escala pela indstria de mquinas e equipamentos, indstria automobilstica, ferroviria, naval e outras. o mais utilizado pelo baixo custo de produo , geralmente fabricado a partir de sucata, usinabilidade e alta fluidez na fundio. ______________________________________________________________________________ 8) Como se classificam os aos?

R. Os aos, em geral, so classificados em grau, tipo e classe. O grau normalmente identifica a faixa de composio qumica do ao. O tipo identifica o processo de desoxidao utilizado, e a classe utilizada para descrever outros atributos, como nvel de resistncia e acabamento superficial. A designao de grau, tipo e classe utiliza letra, nmero, smbolo ou nome. Existem vrias associaes tcnicas especializadas em designao dos aos, como a SAE (Society of Automotive Engineers), a AISI (American Iron and Steel Institute), a ASTM (American Society of Testing and Materials) e a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A normalizao unificada vem sendo utilizada com freqncia cada vez maior designada pela sigla UNS (Unified Numbering System). Uma das designaes mais utilizadas o sistema AISI, que classifica o ao pela composio qumica, visto que determinante para as suas caractersticas mecnicas. A quantidade de tipos de ao muito elevada, pois, alm dos aos-carbono, h uma diversidade de tipos de aos ligados.

Вам также может понравиться