Вы находитесь на странице: 1из 41

Gesto Ambiental

1 - HISTRICO E PARADIGMAS DO PROCESSO DE GESTO AMBIENTAL

MAS... O QUE GESTO AMBIENTAL?

Gesto ambiental a forma como uma organizao administra as relaes entre as suas atividades e o meio ambiente. Assim, podemos dizer que todas as organizaes possuem gesto ambiental, com maior ou menor grau de comprometimento com a qualidade ambiental. E... Qual a diferena entre Gesto Ambiental e Gerenciamento Ambiental? GESTO AMBIENTAL: A Poltica Ambiental assumida Estratgico. GERENCIAMENTO AMBIENTAL: So as aes instrumentos utilizados para a efetivao da Poltica Ambiental Ttico. Alguns autores tambm consideram a gesto ambiental vinculada aos rgos pblicos (por meio de polticas pblicas), e o gerenciamento vinculado a efetivao dessas polticas, em geral por atividades privadas. Mas... como as organizaes afetam o meio-ambiente?

Pelo uso de matrias-primas e insumos Pelo consumo de gua, energia, combustvel Pela gerao de resduos slidos, lquidos e emisses atmosfricas.

EVOLUO DA GESTO AMBIENTAL O processo de controle ambiental em organizaes passou por uma evoluo histrica bastante caracterstica, reflexo do: - Decrscimo progressivo da qualidade ambiental; - Regulamentao ambiental cada vez mais restritiva.

At a dcada de 70:
- menor avano tecnolgico - menor contingente populacional - padro de consumo menos sofisticado Paradigma imperante: Dispersar os poluentes produzidos. Simplesmente buscar lanar os poluentes o mais longe possvel da fonte geradora, evitando assim problemas com os stakeholders.

Mas... o que so partes interessadas ou os Stakeholders ? Qualquer indivduo diretamente ou indiretamente afetado pelo desempenho ambiental de uma organizao: Acionistas Clientes Fornecedores Circunvizinhana Colaboradores

Caractersticas gerais da fase Industrializao acelerada Conhecida como fase de ALIENAO - Prejuzos ambientais devem ser assumidos em favor do desenvolvimento econmico Legislao ambiental incipiente no Brasil

Dcadas de 70 e 80
Maior avano tecnolgico Padro de consumo exigente Elevao do contingente populacional Agravamento do nvel de degradao ambiental

Paradigma imperante: Sistemas de tratamento Controle ambiental de fim de linha (fim-de-tubo). Investimento em processos de tratamento/disposio de seus resduos slidos, efluentes e emisses atmosfricas.

Caractersticas gerais da fase Controle da poluio no final do processo Ateno para os perigos da destruio da camada de oznio Desenvolvimento da legislao ambiental - nfase nos padres de qualidade/ padres de lanamento Instituio da Poltica Nacional do Meio Ambiente Legislao brasileira - Resoluo CONAMA 1/86 -licenciamento de atividades poluidoras.

Preocupao das empresas em atender os rgos ambientais Pouca ou nenhuma viso das oportunidades de ganhos decorrentes de uma gesto ambiental.

Dcada de 90
Paradigma imperante: Proativo Maior nfase no processo de preveno da poluio. Investimento em produo mais limpa. Poluio passa a ser sinnimo de um desperdcio que a organizao no pode de se dar o luxo de manter. Duplo desperdcio associado ao processo de produo de poluentes:

Poluio passa a ser sinnimo de um desperdcio que a organizao no pode de se dar o luxo de manter.

Caractersticas gerais da fase Marco RIO 92 (II Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada em 1992 no Rio de Janeiro - com a presena de cerca de 117 governantes de pases tentando buscar solues para o desenvolvimento sustentvel.) Aes preventivas para evitar a poluio na fonte

Adeso das empresas a princpios estabelecidos por determinados grupos (Responsable Care atuao responsvel.) 1996 - Emisso da Norma ISO 14001 Sistema de Gesto Ambiental Em elaborao outras normas da serie ISO 14000 (ACV) Integrao das questes ambientais a estratgia do negcio. Negociaes internacionais sobre Protocolo de Kyoto 1998 - Surgimento da lei de crimes ambientais no Brasil Introduo e explorao do ecomarketing

Posturas ambientais das organizaes nvel de sensibilizao ambiental que se encontram:

PASSIVO Paradigmas: No cumpre a regulamentao ambiental aplicvel. Considera que questes ambientais reduzem o lucro do empreendimento. No realiza investimentos para controlar seus aspectos ambientais.

Conseqncias: Torna-se alvo permanente da fiscalizao. Est sujeita a multas e penalidades legais Apresenta conflitos com partes interessadas Grande potencial de perda de mercado Seu mau comportamento pode ser explorado pelos concorrentes. Baixa atratividade a investidores e financiadores Riscos de acidentes com graves conseqncias econmicas e financeiras.

REATIVO Paradigmas: Busca cumprir a lei quando exigido pela fiscalizao ambiental. Tenta postergar ao mximo os investimentos em controle ambiental. Conseqncias: Est sujeita a multas e penalidade legais. Maior exposio aos concorrentes. Potencial de perda de mercado. Menor risco de acidentes com graves conseqncias econmicas e financeiras.

PROATIVO Paradigmas: Sabe que melhor e mais barato fazer direito desde o inicio para no ter que consertar depois. Gerencia riscos, identifica inadimplncias legais e as corrige. Possui um sistema de gesto ambiental integrado s funes coorporativas. Conseqncias: Relacionamento de parceria com o rgo ambiental. Gerenciamento de riscos ambientais. Poucas chances para multas e penalidades. Melhores resultados operacionais. Maior aceitao de seus produtos pelo mercado (credibilidade). Maior satisfao dos empregados. Atrai investidores e acionistas.

Acesso a financiamentos favorecidos.

RESULTADO DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

2 - INSTRUMENTOS DE GESTO AMBIENTAL


Podemos classificar os instrumentos de gesto ambiental em trs categorias:
1 - COMANDO E CONTROLE 2 - ECONMICOS 3 - AUTOCONTROLE OU AUTO-REGULAO

1 - COMANDO E CONTROLE So mecanismos de imposio primeira gerao de IGAs. Polticas publicas, as quais para serem operacionalizadas, devem ser desdobradas em itens legais: Municipal Estadual Nacional No Brasil, sua implantao ocorre da Poltica Nacional do Meio Ambiente - Lei n 6.938 de 31 de agosto de 1981. leis decretos portarias resolues Onde a organizao em caso de descumprimento, sofre penalizaes (multas, paralisao e/ou interdio). So exemplos desse tipo de instrumento: o estabelecimento de padres de qualidade ambiental padres para o lanamento de gases, efluentes, etc. o zoneamento ambiental disciplinar o uso e ocupao do solo (reas industriais, agrcolas, de conservao ambiental) Plano Diretor. o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras atividades que podem causar poluio ou utilizem de recursos ambientais devem passar por esse instrumento. (Resoluo CONAMA 237/97). a avaliao de impactos ambientais - avaliar ambientalmente os empreendimentos, as atividades Estudos Ambientais (EIA/RIMA).

2 - ECONMICOS So mecanismos que atuam como mediadores na relao custo e beneficio ambiental de modo a enfatizar a importncia nos investimentos em controle ambiental como uma forma de obter ganhos econmicos efetivos. Impostos Taxas Subsdios econmicos

- Princpio do Poluidor Pagador - Cobrana de Taxas - Concesso de subsdios e ajudas financeiras para boa conduta (ajuda fiscal, incentivos financeiros). Aplicao do instrumento econmico em So Paulo: Com juros de 6% ao ano, a Linha Crdito Verde j disponvel em SP Desde que sigam regras ditadas pelos princpios de reduo das emisses de gases de efeito estufa, projetos relacionados a saneamento; manejo, tratamento e aproveitamento de resduos (um dos grandes problemas enfrentados pela indstria imobiliria); e recuperao florestal em reas urbanas e rurais podem obter financiamento de 100% e carncia de at um ano para iniciar o pagamento, que tem prazo de quitao em at cinco anos e os juros so de 6% ao ano . A Linha Economia Verde, novo crdito operado pela Agncia de Fomento Paulista, foi criada com base na Poltica Estadual de Mudanas Climtica (Pemc Lei 13.798), que define para o Estado de So Paulo a meta de reduo de 20% das emisses de gases de efeito estufa, at 2020.

3 - AUTOCONTROLE OU AUTO-REGULAO So instrumentos de gesto de natureza voluntria. ISO 14001 Sistema de Gesto Ambiental Selo verde Tecnologias limpas Avaliao do Ciclo de Vida do Produto Rotulagem Ambiental Auditoria Ambiental Produo mais limpa (P+ L) Responsible Care

Algumas informaes adicionais sobre os instrumentos de auto-controle ou autoregulao: A ISO 14001 A ISO 14001 uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) efetivo. Proporciona diretriz de como gerenciar eficazmente aspectos ambientais de suas atividades, levando em considerao a proteo ambiental, preveno de poluio e necessidades socioeconmicas. Produo mais limpa (P + L) Significa a aplicao contnua de uma estratgia econmica, ambiental e tecnolgica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficincia no uso de matrias-

primas, gua e energia,atravs da no gerao, minimizao ou reciclagem de resduos gerados, com benefcios ambientais e econmicos para os processos produtivos. Produo Mais Limpa uma ao preventiva que busca evitar, por exemplo, a gerao de resduos por meio do aproveitamento mximo das matrias-primas utilizadas durante o processo produtivo. J as Tcnicas de Fim de Tubo so aes que apenas ajudam a diminuir o impacto ambiental de determinados resduos, ao dar-lhes tratamento. Portanto, o Fim de Tubo s vlido para tratar aqueles resduos que no puderam ser evitados no processo, sendo considerado uma alternativa de remediao, enquanto a Produo Mais Limpa uma proposta de soluo. Benefcios da Produo Mais Limpa Para a produo: Reduo no consumo de matria-prima, energia e gua. Reduo de resduos e emisses. Reuso/ Reciclagem de resduos de processo. Para os produtos: Reduo de desperdcios Uso de material reciclvel para novos produtos. Diminuio do custo final. Reduo de riscos. Responsible Care (atuao responsvel) O Responsible Care (Atuao Responsvel) uma iniciativa voluntria criada pela indstria qumica global para promover melhorias contnuas na manipulao segura dos produtos durante todo o ciclo de vida. Comea com o desenvolvimento de produtos no laboratrio de pesquisa e se estende para a fabricao, a distribuio e a utilizao por parte dos usurios finais. Inaugurada no Canad em 1987, o acordo Responsible Care executado em 53 pases e ultrapassa as exigncias legais na maioria deles. Ao se inscreverem no Responsible Care,as empresas concordam em aprimorar o desempenho constantemente em termos de sade, segurana e proteo do meio ambiente, implementando os princpios da atuao responsvel. A indstria qumica global incentiva uma atitude de responsabilizao ao impor o Responsible Care como um dos critrios para participao em associaes do setor.

3 - NORMAS AMBIENTAIS
A SRIE DE NORMAS ISO 14000

O QUE ISO? ISO - International Organization for Standardization Organizao Internacional de Normatizao ou Normalizao.

Normatizao ou Normalizao? A ABNT utiliza e define normalizao como "a atividade que visa a elaborao de Normas Tcnicas, atravs de consenso entre produtores, consumidores e entidades governamentais" (Conhea a ABNT - RJ, ABNT, 1994). O professor Srgio Nogueira Duarte escreveu na "Coluna Viva", no Jornal do Brasil de 8 de fevereiro de 1998: "Sobre normatizar, existem muitas dvidas. A maioria das empresas brasileiras usa o verbo com o sentido de criar normas estabelecer padres. Entretanto, h organizaes preferem o verbo normalizar (originalmente significa tornar normal). Provavelmente o normatizar foi criado para evitar confuses. Para quem quiser usar o verbo normatizar, j existe o respaldo no dicionrio. Ou seja, normalizao uma palavra que vem do verbo normalizar, sendo que normatizar/normatizao so termos que surgiram pelo senso comum. Afinal, o que ISO?? ISO - International Organization for Standardization Organizao Internacional de Normatizao. Federao com Sede em Genebra, na Sua Participao de 161 pases OBJETIVO: facilitar as trocas internacionais de bens e servios criar normativas para o comrcio mundial

O Brasil participa da ISO atravs da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A produo das normas ISO se assenta em 3 princpios: Consenso: todos os interesses devem ser levados em considerao fabricantes, vendedores, usurios, etc; Globalidade: devem ter ampla aplicao para os setores aos quais se destinam; Adeso voluntria: a dinmica do mercado que impulsiona a adeso e no a sua obrigatoriedade; O QUE ISO 14000?

um conjunto de normas que definem parmetros e diretrizes para a Gesto Ambiental para empresas privadas ou pblicas. Criada para guiar as empresas quanto a diminuio dos impactos por elas provocados ao meio ambiente. A srie ISO 14000 se subdivide em dois grupos: Grupo 1: voltada para a avaliao do produto, que abordam os temas: rotulagem ambiental ciclo de vida do produto aspectos ambientais em normas de produtos

Grupo 2: normas voltadas para a avaliao da organizao: sistema de gesto ambiental performance ambiental auditoria ambiental

IMPORTNCIA DA ISO 14000 Reduo do impacto ambiental provocado pelas empresas Atesta a responsabilidade ambiental Reduo de desperdcios Financiamentos Acesso a novos mercados

HISTRICO DA ISO 14000 1991 - iniciou a discusso sobre a necessidade ou no do estabelecimento de uma Norma Internacional para o meio ambiente

1992 - criada a BS 7750 pela BSI referncia 1993 - criado o Comit TC 207 com o objetivo de desenvolver normas nas reas envolvidas com o meio ambiente. 1993 - foram ento criados 8 sub-comits O INMETRO E A ISO O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) a instituio responsvel por credenciar as empresas responsveis pela emisso dos certificados ISO 14001. Atualmente existem 19 certificadoras credenciadas pelo INMETRO no Brasil Fundamental para regular e dar credibilidade s trocas comerciais entre diferentes pases ABNT E A ISO 14000 Misso: Produzir e disseminar as Normas relacionadas Gesto Ambiental, considerando o contexto internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentvel da Sociedade Brasileira. Funo: Participar das reunies internacionais de desenvolvimento das normas da ISO, representando os interesses brasileiros e traduzir as normas publicando as normas NBRISO. A ISO 14001 Normas emitidas em 1996: ISO 14001: Especificao com guia para utilizao ISO 14004: Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio A ISO 14001 tem como foco a proteo ao meio ambiente e a preveno da poluio, equilibradas com as necessidades scio-econmicas do mundo atual.

OBJETIVOS DA ISO 14001 Estabelecer a criao, manuteno e melhoria do sistema de gesto ambiental Verificar se a empresa est em conformidade com sua poltica ambiental e outras determinaes legais. Permitir que a empresa demonstre isso para a sociedade. Permitir que a empresa possa solicitar uma certificao do SGA por um rgo certificador.

4- IMPLANTAO DA NORMA ABNT NBR ISO 14001


Aplica-se a todos os tipos e portes de organizaes. Sucesso do sistema: comprometimento de todos os nveis e funes, especialmente da alta administrao.

TERMOS E DEFINIES Auditor: pessoa com competncia para realizar uma auditoria. Melhoria contnua: processo recorrente de se avanar com o sistema da gesto ambiental com o propsito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental geral, coerente com a poltica ambiental da organizao. Ao corretiva: ao para eliminar a causa de uma no-conformidade identificada. Documento: informao e o meio no qual ela est contida. Meio ambiente: circunvizinhana em que uma organizao opera, incluindo-se ar, gua, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relaes. Aspecto ambiental: elemento das atividades ou produtos ou servios de uma organizao que pode interagir com o meio ambiente. Impacto ambiental: qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organizao. Sistema da gesto ambiental SGA: a parte de um sistema da gesto de uma organizao utilizada para desenvolver e implementar sua poltica ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais. Objetivo ambiental: propsito ambiental geral, decorrente da poltica ambiental, que uma organizao se prope a atingir. Desempenho ambiental: resultados mensurveis da gesto de uma organizao sobre seus aspectos ambientais. Poltica ambiental: intenes e princpios gerais de uma organizao em relao ao seu desempenho ambiental, conforme formalmente expresso pela Alta Administrao. Meta ambiental: requisito de desempenho detalhado, aplicvel organizao ou a parte dela, resultante dos objetivos ambientais e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atingidos. Parte interessada: indivduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental de uma organizao. Auditoria interna: processo sistemtico, independente e documentado para obter evidncia e avali-la objetivamente para determinar a extenso na qual os critrios de auditoria do sistema da gesto ambiental estabelecidos pela organizao so atendidos. No-conformidade: no-atendimento de um requisito. Organizao: empresa, corporao, firma, empreendimento, autoridade ou instituio, ou parte ou uma combinao desses, incorporada ou no, pblica ou privada, que tenha funes e administrao prprias.

Ao preventiva: ao para eliminar a causa de uma potencial no-conformidade. Preveno de poluio: uso de processos, prticas, tcnicas, materiais, produtos, servios ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a gerao, emisso ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos. Procedimento: forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Registro: documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidncias de atividades realizadas.

REQUISITOS PARA A IMPLANTAO DA NORMA ABNT NBR ISO 14001:2004

1 - ESCOPO DO SGA: Estabelece a amplitude do SGA, ou seja, os setores,


atividades, processos da organizao que faro parte do Sistema.

2 - POLTICA AMBIENTAL:
Representa o comprometimento da empresa com o meio ambiente o reconhecimento da alta administrao sobre a responsabilidade da empresa com a melhoria contnua da gesto ambiental Conjunto de intenes e princpios gerais de uma organizao em relao ao desempenho ambiental definida pela alta direo, considerando: Melhoria contnua Preveno da poluio Atendimento legislao

Pilares da Poltica Ambiental

Ser documentada, implementada, mantida Estar disponvel publicamente Deve evitar o alto grau de generalismo: o o o o Alcanar o desenvolvimento sustentvel Educar e treinar TODOS... Excelncia mundial Melhor tecnologia, etc...

3 - FASE DE PLANEJAMENTO
a fase de identificao dos principais impactos ambientais causados pela atividade produtiva da empresa e o estabelecimento de objetivos e metas a serem alcanados, de maneira a solucionar os problemas ambientais levantados. Compreende: o Aspectos Ambientais o Requisitos legais e outros o Objetivos, metas e programas Avaliao Ambiental inicial A avaliao ambiental dever ser a mais exaustiva possvel e no ter a preocupao de hierarquizar os aspectos mas apenas de os identificar. Avaliao Ambiental inicial deve: Revisar as prticas de gesto ambiental Revisar as atividades, produtos e processos Revisar os acidentes e incidentes ambientais ocorridos no passado Revisar a legislao pertinente Avaliao Ambiental inicial deve identificar: Todos as entradas e sadas das atividades, funes, produtos e processos da organizao Todas as condies normais e anormais de operao Todos os incidentes, acidentes e potenciais emergncias Todos os resduos gerados Todos os usos do solo, gua, combustveis, energia e outros recursos naturais. Todas as descargas de calor, rudo, odores, poeiras, vibraes e impactos visuais. a) Aspectos ambientais A organizao deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para

- IDENTIFICAR os aspectos ambientais

- DETERMINAR os aspectos que tenham ou possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente (isto , aspectos ambientais significativos).

A organizao deve documentar essas informaes e mant-las atualizadas. A organizao deve assegurar que os aspectos ambientais significativos sejam levados em considerao no estabelecimento, implementao e manuteno de seu sistema da gesto ambiental. Sugesto de metodologia para identificao e avaliao de aspectos e impactos ambientais:

DIRETRIZES PARA ELABORAO DE PROCEDIMENTOS Sugesto de formatao: a)Cabealho e rodap; b) Objetivo do procedimento c) Aplicao (setores aos quais de aplica) d) Desenvolvimento do procedimento e) Registros gerados

b) Requisitos legais e outros: A organizao deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para: a) identificar e ter acesso a requisitos legais aplicveis e a outros requisitos subscritos pela organizao, relacionados aos seus aspectos ambientais, e b) determinar como esses requisitos se aplicam aos seus aspectos ambientais. A organizao deve assegurar que esses requisitos legais aplicveis e outros requisitos subscritos pela organizao sejam levados em considerao no estabelecimento, implementao e manuteno de seu sistema da gesto ambiental. Ou seja, Conhecer as exigncias legais aplicveis ao seu negcio, oriundo das esferas federal, estadual e municipal. Verificar e analisar as licenas operacionais, concesses documentadas, cdigos de conduta e requisitos dos clientes e produtos. Para implantar um SGA preciso identificar, conhecer, registrar e cumprir com a legislao vigente.

c) Objetivos, metas e programas: A organizao deve estabelecer, implementar e manter objetivos e metas ambientais documentados, nas funes e nveis relevantes na organizao. Os objetivos e metas devem ser mensurveis, quando exeqvel, e coerentes com a poltica ambiental. Ao estabelecer e analisar seus objetivos e metas, uma organizao deve considerar os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos, e seus aspectos ambientais significativos. Deve tambm considerar suas opes tecnolgicas, seus requisitos financeiros, operacionais, comerciais e a viso das partes interessadas. A organizao deve estabelecer, implementar e manter programa(s) para atingir seus objetivos e metas. O(s) programa(s) deve(m) incluir: a) atribuio de responsabilidade para atingir os objetivos e metas em cada funo e nvel pertinente da organizao, e b) os meios e o prazo no qual eles devem ser atingidos. Ao estabelecer seus objetivos e metas ambientais, uma organizao deve:

o o o o o o

levar em considerao sua real situao de mercado seu poder de investimento a determinao de seus colaboradores sua Poltica Ambiental seus aspectos e impactos significativos a questo legal

preciso que sejam descritos os meios para alcanar os objetivos e metas ambientais. O papel aceita tudo, mas as pessoas se frustram ao deixar de alcanar um objetivo. Um objetivo deve ser desmembrado em metas. Cada meta deve ter seu prprio responsvel e seu especfico prazo de realizao e ser mensurvel. Um indicador deve ser definido para monitorar se a meta est sendo trabalhada, se suas aes esto sendo realizadas. Objetivos ambientais devem ser agrupados em programas ambientais.

Exemplos de objetivos e metas: Objetivos Diminuio do consumo de gua Metas Reduo de 50% do volume e do custo da cota mnima estabelecida.

Promover a educao ambiental Distribuio de 1001 mudas de rvores junto comunidade para colaboradores, clientes e/ou comunidade no decorrer do ano. Divulgao da poltica de proteo do meio ambiente junto comunidade Divulgao na comunidade mnimo, em cinco escolas e, no

4 FASE DE IMPLEMENTAO E OPERAO


Aps terem sido executadas as fases anteriores, chega-se ao momento da implementao e da operao do sistema de gesto ambiental. Esse procedimento compreende essencialmente a capacitao e os mecanismos de apoio.

Em sntese, isso significa disponibilizar recursos humanos, fsicos e financeiros para que a poltica, os objetivos e as metas ambientais da organizao possam ser viabilizados. Segundo a NBR-ISO 14.001, a implementao e a operao do SGA engloba os seguintes aspectos: Recursos, funes, responsabilidades e autoridades Competncia, treinamento e conscientizao Comunicao Documentao Controle de documentos Controle operacional Preparao e resposta emergncias

a) Recursos, funes, responsabilidades e autoridades A administrao deve assegurar a disponibilidade de recursos essenciais para estabelecer, implementar, manter e melhorar o sistema da gesto ambiental. Esses recursos incluem recursos humanos e habilidades especializadas, infra-estrutura organizacional, tecnologia e recursos financeiros. Funes, responsabilidades e autoridades devem ser definidas, documentadas e comunicadas visando facilitar uma gesto ambiental eficaz. A alta administrao da organizao deve indicar representante(s) especfico(s) da administrao, o(s) qual(is), independentemente de outras responsabilidades, deve(m) ter funo, responsabilidade e autoridade definidas para a) assegurar que um sistema da gesto ambiental seja estabelecido, implementado e mantido em conformidade com os requisitos desta Norma, b) relatar alta administrao sobre o desempenho do sistema da gesto ambiental para anlise, incluindo recomendaes para melhoria. Deve-se ressaltar que dependero do tamanho e do ramo de atividades da empresa. Portanto, a estrutura no necessariamente exige um departamento de meio ambiente se for uma pequena ou mdia empresa. Bastar designar uma pessoa ou uma equipe para tratar do SGA. Em pequenas empresas a responsabilidade maior caber ao proprietrio, que desempenhar as funes de alta administrao. J as empresas de maior porte vo exigir uma estrutura maior. Cada caso dever ser analisado e adaptado individualmente.

b) Competncia, treinamento e conscientizao recomendado que a organizao identifique a conscientizao, o conhecimento, a compreenso e as habilidades necessrias a qualquer indivduo com responsabilidade e autoridade para realizar tarefas em seu nome. Requer que: a) as pessoas cujo trabalho possa causar impacto(s) ambiental(is) significativo(s) identificado(s) pela organizao sejam competentes para realizar as tarefas para as quais foram designadas, b) as necessidades de treinamento sejam identificadas e aes sejam tomadas para assegurar que o treinamento seja fornecido, c) todas as pessoas estejam conscientes da poltica ambiental, do sistema da gesto ambiental e dos aspectos ambientais das atividades, produtos e servios da organizao que possam ser afetados pelo seu trabalho. O treinamento envolve aspectos de conscientizao ambiental, motivao e comunicao extensivos a toda a organizao. Um processo de treinamento eficaz envolve vrias etapas e elementos essenciais, a saber: Identificao das necessidades de treinamento da organizao Desenvolvimento de planos dirigidos de treinamento Verificao e avaliao da conformidade do programa de treinamento previsto com os requisitos legais ou organizacionais Treinamento de grupos especficos de dirigentes ou empregados Documentao do treinamento realizado Avaliao dos resultados do treinamento recebido O treinamento deve ser realizado ao longo dos procedimentos de implantao do SGA e permanentemente atualizado e reaplicado segundo um programa previamente estabelecido.

c) Comunicao Com relao aos seus aspectos ambientais e ao sistema da gesto ambiental, a organizao deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para: a) comunicao interna entre os vrios nveis e funes da organizao, b) recebimento, documentao e resposta comunicaes pertinentes oriundas de partes interessadas externas. A organizao deve decidir se realizar comunicao externa sobre seus aspectos ambientais significativos, devendo documentar sua deciso. Se a deciso for comunicar, a organizao deve estabelecer e implementar mtodo(s) para esta comunicao externa. A comunicao interna importante para assegurar a eficaz implementao do sistema da gesto ambiental.

Os mtodos de comunicao interna podem incluir reunies regulares de grupos de trabalho, boletins informativos, quadros de aviso e intranet. Recomenda-se que as organizaes implementem um procedimento para receber, documentar e responder s comunicaes das partes interessadas. Ao considerar a comunicao externa sobre aspectos ambientais, recomenda-se que as organizaes levem em considerao os pontos de vista e as necessidades de informao de todas as partes interessadas. Se a deciso for por comunicar externamente sobre seus aspectos ambientais, a organizao pode estabelecer um procedimento para este fim. Os mtodos para comunicao externa podem incluir relatrios anuais, boletins informativos, pginas na Internet e reunies da comunidade. d) Documentao A documentao do sistema da gesto ambiental deve incluir: a) poltica, objetivos e metas ambientais, b) descrio do escopo do sistema da gesto ambiental, c) descrio dos principais elementos do sistema da gesto ambiental e sua interao e referncia aos documentos associados, d) documentos, incluindo registros, requeridos pela ISO 14001, e e) documentos, incluindo registros, determinados pela organizao como sendo necessrios para assegurar o planejamento, operao e controle eficazes dos processos que estejam associados com seus aspectos ambientais significativos A inteno desse principio assegurar que as organizaes criem e mantenham documentos de forma adequada implementao do sistema da gesto ambiental. e) Controle de documentos Os documentos requeridos pelo sistema da gesto ambiental devem ser controlados. A organizao deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para a) aprovar documentos quanto sua adequao antes de seu uso, b) analisar e atualizar, conforme necessrio, e reaprovar documentos, c) assegurar que as alteraes e a situao atual da reviso de documentos sejam identificadas, d) assegurar que as verses relevantes de documentos aplicveis estejam disponveis em seu ponto de uso; e) assegurar que os documentos permaneam legveis e prontamente identificveis,

f) assegurar que os documentos de origem externa determinados pela organizao como sendo necessrios ao planejamento e operao do sistema da gesto ambiental sejam identificados e que sua distribuio seja controlada, e g) prevenir a utilizao no intencional de documentos obsoletos e utilizar identificao adequada nestes, se forem retidos para quaisquer fins. f) Controle operacional Objetiva identificar, planejar e administrar as operaes/atividades que estejam relacionadas com a P.A., objetivos e metas mediante procedimentos operacionais de controle e manuteno. Para serem concretizados os objetivos e os princpios consagrados na poltica, os processos, atividades e associados a aspectos ambientais significativos de uma Organizao devem ser identificados e planejados, assegurando a sua realizao em condies devidamente definidas e controladas. A forma mais comum de estabelecer controles operacionais passa por: Escolher um mtodo de controle; Selecionar critrios aceitveis de operao; Estabelecer os mecanismos de controle necessrios, que definam como as operaes so planejadas, executadas e controladas, incluindo mtodos de medio e avaliao para ir de encontro aos critrios de operao definidos no ponto anterior; Documentar estes mecanismos, conforme necessrio, na forma de instrues, vdeos, fotografias, etc. Assim que o controle operacional estiver estabelecido, a Organizao deve monitorar a contnua aplicao desse controle, bem como a eficcia do mesmo e planejar e levar a cabo aes corretivas conforme necessrias. Exemplos: Controle operacional de Atividades associadas a Aspectos Ambientais O que controlar na operao? Como controlar? Como realizar o controle operacional? Controle operacional dos resduos slidos: Forma de Segregao Forma de Coleta Forma de Armazenamento temporrio Forma de Destinao final

Controle operacional dos efluentes: Tipo de tratamento adotado. Anlises qumicas necessrias. Periodicidade das anlises. Padres de qualidade/lanamento comparao com um padro.

Exemplo de no-conformidade: O procedimento documentado no foi adequadamente implementado e mantido. Este estabelece que, caso o valor de pH do efluente ultrapasse 8.5, fechada a comporta de sada e reforado manualmente o sistema de neutralizao. Questionado o operador sobre esta situao, este no evidenciou conhecer o procedimento, nem que ao tomar para situaes de pH acima de 8.5.

Controle operacional de emisses atmosfricas: Tipo de tratamento adotado. Anlises qumicas necessrias. Periodicidade das anlises. Padres de qualidade/lanamento comparao com um padro.

Controle operacional do consumo de recuso natural: energia eltrica, gua, combustvel.

Vistorias Manutenes peridicas

g) Preparao e resposta emergncias Finalidade: A Organizao deve identificar situaes potenciais de acidentes ou emergncia, para prevenir a sua ocorrncia e/ou estar preparada para responder a tais situaes.

Incndios. Exploses Derramamento de produtos perigosos/qumicos utilizados pela Organizao, no solo, na gua. Efluente fora do padro.

Estabelece a necessidade de identificao das emergncias potenciais e o desenvolvimento de procedimentos para preveno e respostas a estas emergncias. O que fazer? Como fazer? A quem comunicar? Quem o responsvel? Testar as medidas/simulaes propostas.

Exemplo de no conformidade: O operador da mquina X, que procede sua manuteno peridica no evidenciou conhecer o modo de atuao no caso de ocorrncia de derrame de leo e no dispe dos meios adequados (ex: areia ou serragem) para agir de acordo com o definido pela Organizao.

5 FASE DE VERIFICAO
A fase de verificao tem a finalidade de checar e adequar o SGA implantado poltica ambiental da empresa e tambm aos objetivos e metas ambientais definidos e compreende os seguintes requisitos: Monitoramento e medio Avaliao do atendimento a requisitos legais e outros No-conformidade, ao corretiva e ao preventiva Controle de registros Auditoria interna

a) Monitoramento e medio As atividades-chave que possam gerar algum impacto ambiental significativo devem ser monitoradas. Plano de monitoramento. Relao direta com Controle Operacional. C. Operacional = como realizar a atividade Monitoramento e medio = o que monitorar e medir na atividade. Determinar o que ser monitorado e medido Efluentes Emisses atmosfricas Resduos slidos - reciclveis, orgnicos, pilhas e baterias, lmpadas, resduos perigosos. Consumo de gua Consumo de energia Consumo de combustvel Determinar qual o indicador de desempenho ambiental e qual a periodicidade do monitoramento e medio gua/efluente: vazo de efluentes; ph, DBO, DQO, OD, temperatura, turbidez, etc. Emisses atmosfricas: material particulado, fumaa preta, etc. Resduos slidos: Kg/ms gua: m3/ms Energia: kW/ms Combustvel: litros/ms Dirio, semanal, mensal, anual??? Determinar quem o responsvel.

Estabelecer onde essa informao deve ser registrada.

Estabelecer sistemtica para garantir a veracidade na leitura feita pelos equipamentos. Calibrao (phmetro, balana, turbidmetro, etc Laboratrios credenciados)

Em sntese: O procedimento de monitoramento e medio deve: Identificar o que medir; Como medir; Quando medir; Quem deve medir; E quem deve avaliar os resultados. Quando a atividade de monitoramento empregar equipamentos ou instrumentos de medio, estes devem ser controlados para assegurar sua calibrao e condies de uso registros de calibrao e manuteno

b) Avaliao do atendimento a requisitos legais e outros A organizao deve estabelecer um procedimento para avaliar o atendimento aos requisitos legais. Avaliaes e comparaes com registros do sistema. Sugere-se que esse procedimento seja estabelecido junto com o procedimento para identificao e o acesso a legislao exigido na fase de planejamento do SGA.

c) No-conformidade, ao corretiva e ao preventiva Estabelecimento de mecanismos para TRATAR as no-conformidades reais e potenciais executar aes corretivas e preventivas. Meios para Identificar a no-conformidade seja com requisito legal ou outro subscrito pela organizao.

Executar aes corretivas/preventivas. Investigar a causa da no conformidade - ferramentas da qualidade; Executar aes para evitar sua repetio. Avaliar a eficcia das aes tomadas. Exemplo:

d) Controle de registros Deve manter os registros para demonstrar sua conformidade e o cumprimento dos requisitos da norma. Estabelecer Procedimento para: Identificao, Armazenamento, Proteo, Recuperao, Reteno e Descarte de registros. Os registros devem ser e permanecer legveis, identificveis e rastreveis. Exemplo:

e) Auditoria Interna Instrumento de verificao e manuteno do sistema Seu resultado constitui alavanca para melhorias A organizao deve estabelecer sistemtica para a realizao das auditorias internas: Periodicidade/frequncia Programa de Auditoria recomenda-se uma a cada trs meses. Escopo do auditoria de modo que todos os processos sejam auditados no mnimo uma vez ao ano. Metodologia (documentos: lista de verificao, plano de auditoria, agenda, reunio de abertura/encerramento, relatrio de auditoria. Responsveis/equipe de auditores (qualificao - internos ou externos). Apresentao de resultados A seleo de auditores e a conduo das auditorias devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria.

6 - ANLISE PELA ADMINISTRAO


A alta administrao da organizao deve analisar o sistema da gesto ambiental, em intervalos planejados, para assegurar sua continuada adequao, pertinncia e eficcia.

Anlises devem incluir: a avaliao de oportunidades de melhoria; a necessidade de alteraes no sistema da gesto ambiental, inclusive da poltica ambiental e dos objetivos e metas ambientais.

Os registros das anlises pela administrao devem ser mantidos por exemplo um ata da reunio. a avaliao formal das concluses da auditoria para saber se o SGA est funcionando como ferramenta para melhorar o desempenho ambiental A anlise deve ser documentada. Deve avaliar a necessidade de rever e melhorar as intenes da organizao em relao ao ambiente.

5 CERTIFICAO DE SISTEMAS DE GESTO AMBIENTAL


Depois de implementado o Sistema de Gesto, a organizao pode optar por buscar a sua certificao, por meio de organismos especializados. A seguir, so apresentados alguns conceitos relativos ao processo voluntrio de certificao da conformidade dos sistemas de gesto. Texto retirado da obra de Jorge Pedreira de Cerqueira (2006) - Sistemas de gesto integrados: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001: conceitos e aplicaes. Terminologia da certificao Acreditao: o reconhecimento formal, concedido por um rgo de acreditao autorizado, de que a entidade tem competncia tcnica e gerencial para realizar tarefas especficas de avaliao da conformidade. Certificao de conformidade: Procedimento pelo qual um organismo credenciado d a garantia escrita de que um produto, de que um processo ou de que um sistema de gesto est em conformidade com os requisitos especificados por padres normativos.

Organismo de acreditao: Entidade de direito pblico ou privado, que dirige e administra um sistema de acreditao e que concede acreditao aos organismos de certificao para avaliarem a conformidade de produtos, processos ou sistemas de gesto. Geralmente so rgos ligados aos governos dos diversos pases, com autoridade para avaliar a competncia e a capacidade dos organismos de certificao, acreditando-os para avaliar e certificar a conformidade dos sistemas de gesto das organizaes com os padres normativos adotados. A seguir uma lista de rgos de credenciamento em alguns pases: PAS Brasil Reino Unido Estados Unidos Argentina ORGANISMO DE ACREDITAO INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. UKAS United Kingdom Accreditation Service. NPM National Measurement Partnership NIST US National Institute of Standards & Technology OAA Organismo Argentino de Acreditacin.

Organismo de acreditao no Brasil: No Brasil, o organismo que tem a autoridade para acreditar o INMETRO, atravs da sua Unidade Principal, a Coordenao Geral de Credenciamento (CGCRE). Com a funo de aprovar procedimentos, critrios e regulamentos para a acreditao de organismos de certificao.

Organismos de certificao acreditados: so organismos nacionais ou internacionais que por sua competncia, tradio e credibilidade so credenciados nos diversos pases para operarem como agentes certificadores da conformidade dos sistemas de gesto das organizaes com os padres normativos preestabelecidos. De uma forma geral, os organismos de certificao buscam acreditao pelos organismos de credenciamento nacionais ou internacionais, para que seus certificados possam espelhar a credibilidade requerida. Esses organismos tambm so denominados organismo de 3 parte ou organismos de avaliao independentes. A seguir, apresentada uma lista de organismos de certificao acreditados nacionais e internacionais, acreditados pelo INMETRO e por outros organismo acreditadores, para avaliao e certificao da conformidade de sistemas: ORGANISMO DE CERTIFICAO DE SISTEMAS BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda. ABS Quality Evaluations Inc. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas TECPAR Instituto de Tecnologia do Paran BSI Amricas, Inc. PAS Brasil USA Brasil Brasil Brasil

Processo de certificao
A figura a seguir apresenta a relao das entidades envolvidas no processo de certificao.
organismos de acreditao organismos de certificao acreditados sistemas de gesto certificados

Auditam e acreditam os organismos de certificao. No Brasil este organismo o INMETRO

Auditam e certificam os sistemas de gesto conforme os padres normativos adotados.

So auditados e certificados pelos organismos de certificao quanto conformidade com os padres normativos adotados.

Ciclo de Certificao e Registro


Cada organismo de certificao adota seu prprio processo de certificao. No existe metodologia nica de atuao para organismos de certificao, mas de uma forma geral eles seguem os passos a seguir relacionados.

Envio de um questionrio pelo organismo de certificao: A organizao deve preencher um questionrio com as informaes necessrias para a emisso de uma proposta pelo organismo certificador. Assinatura de um contrato com o organismo de certificao: assinado um contrato entre o organismo de certificao escolhido e a organizao, em que constam os direitos e as obrigaes de ambas as partes. Anlise da documentao do sistema pelo organismo de certificao: Antes da auditoria, o organismo de certificao solicita a documentao do sistema de gesto para anlise. Geralmente, solicitado o envio do manual de gesto, para que seja analisada sua adequao frente aos requisitos normativos. Alguns rgos preferem analisar essa documentao em seus escritrios; outros o fazem nas dependncias da prpria organizao a ser auditada. Visita de pr-auditoria: Embora opcional, altamente aconselhvel que a organizao decida por uma vista de pr-auditoria para verificar a situao da implementao do sistema de gesto, observando assim eventuais deficincias e permitindo a tomada de aes corretivas que se faam necessrias, nos prazos acordados, antes da auditoria de certificao. A visita de pr-auditoria serve para mostrar organizao se ela est pronta ou no para a auditoria de certificao. pratica recomendvel para minimizar a probabilidade de ocorrncia de surpresas indesejveis na auditoria de certificao. Auditoria Inicial Tem como objetivo conhecer a organizao e a documentao do sistema, para que a equipe de auditores possa realizar um bom planejamento para a auditoria de certificao. Auditoria de Certificao Uma vez tomadas as aes corretivas relativas pr-auditoria e auditoria inicial, o organismo de certificao conduz uma auditoria completa no sistema de gesto da organizao. A durao dessa auditoria e o nmero de auditores envolvidos dependem do tamanho da organizao, do nmero de funcionrios envolvidos nos processos e do nmero de sites a serem auditados. Os auditores fazem uma reunio de abertura, requisitam acompanhantes para assisti-los durante a auditoria e realizam uma reunio de fechamento, em que so apresentados um resumo das deficincias encontradas e a recomendao dos auditores quanto certificao ou no do sistema de gesto.

Durante a auditoria podem ser detectadas no-conformidades que sejam passveis de correo antes da reunio de fechamento. Caso isso ocorra, os auditores registram a no-conformidade e o seu atendimento. No processo de auditoria, os auditores entrevistam todos os nveis da organizao envolvidos no sistema de gesto, procurando obter evidncias objetivas da implementao dos requisitos dos padres normativos adotados. Certificao e emisso do certificado Existem trs possibilidades aps a auditoria de certificao: 1 Obteno do certificado O sistema de gesto da organizao certificado se todos os requisitos das Normas aplicveis forem atendidos e se durante a auditoria foram detectadas apenas noconformidades menores, no implicando na quebra do sistema. 2 Aprovao provisria ou condicional Quando durante a auditoria, evidenciado que: existe um sistema de gesto documentado, mas no est totalmente implementado; o nmero de no-conformidades detectadas em determinada rea demonstra uma tendncia negativa na implementao do sistema de gesto. Nessas situaes, para que a organizao obtenha a certificao ser necessrio atender s solicitaes de aes corretivas feitas pelo organismo de certificao. Para verificar o atendimento ao que foi solicitado, o organismo de certificao pode optar entre voltar ao local auditado ou solicitar que a organizao envie os documentos e as evidencias objetivas, comprovando aquele atendimento, para serem analisadas pelos auditores em seu prprio escritrio. Nessa ultima opo, a verificao local das evidencias objetivas da implementao das aes dever ser feita na primeira auditoria de superviso. 3 No aprovao da conformidade do sistema Quando a organizao no capaz de evidenciar a existncia de um sistema de gesto implementado, ou quando alguns requisitos dos padres normativos adotados no esto efetivamente implementados. Neste caso ser necessria uma nova auditoria do rgo certificador, quando o sistema apresentar condies de ser avaliado. Uma vez comprovada a conformidade do sistema de gesto com os padres normativos adotados, o organismo de certificao emite o certificado de conformidade, registrandoo nos rgos de acreditao escolhidos pela organizao, quando isso for possvel. Em geral, esse certificado tem validade de trs anos. A manuteno do certificado - a auditoria de superviso Durante a validade do certificado, o sistema de gesto ser submetido a auditorias de superviso, que tem como objetivo avaliar a manuteno da conformidade do sistema

com os padres normativos adotados. Geralmente elas ocorrem a cada seis meses, porem alguns organismos de certificao apresentam a opo de realiz-las anualmente. Nessas auditorias no so verificados todos os requisitos do sistema de gesto, mas apenas uma parte deles. Por ocasio da renovao do certificado ao trmino dos trs anos, prtica comum ser conduzida uma nova auditoria completa no sistema de gesto. importante ter em mente que a qualquer tempo o certificado emitido pode ser suspenso ou cancelado, dependendo dos resultados das auditorias de superviso.

REFERNCIAS CONSULTADAS ABNT NBR ISO 14001. Sistemas da gesto ambiental Requisitos com orientaes para uso. Nmero de referncia: ABNT NBR ISO 14001:2004. 27 pginas

CERQUEIRA, Jorge Pedreira de. Sistemas de gesto integrados: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001: conceitos e aplicaes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. 499 p.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. ISO 14001 sistemas de gesto ambiental: implantao objetiva e econmica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006. 258 p.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gesto ambiental: instrumentos, esferas de ao e educao ambiental. So Paulo, SP: Atlas, 2007. 310 p.: il.

Вам также может понравиться