Вы находитесь на странице: 1из 45

1

APOSTILA PASSO A PASSO

Drenagem Linftica Manual


Corporal

www.esteticistas.net.br

Sistema Circulatrio
Funcionamento

Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatrio percorrido pelo sangue atravs das artrias, dos capilares e das veias. Este trajeto comea e termina no corao. O aparelho circulatrio responsvel pelo fornecimento de oxignio, substncias nutritivas e hormnios aos tecidos; alm disso, tambm exerce a funo de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uria) at os rgos responsveis por sua eliminao. A circulao inicia-se no princpio da vida fetal. Calcula-se que uma poro determinada de sangue complete seu trajeto em um perodo aproximado de um minuto. Vasos sanguneos Os vasos sanguneos so tubos pelo qual o sangue circula. H trs tipos principais: as artrias, que levam sangue do corao ao corpo; as veias, que o reconduzem ao corao; e os capilares, que ligam artrias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo corao duas vezes: Primeiro rumo aos corpo, depois rumo aos pulmes.

Acesse: www.esteticistas.net.br e fique por dentro das principais novidades em Esttica e Cosmtica. Mdulos, apostilas, artigos e cursos Tudo Grtis.

Corao (o centro funcional) O aparelho circulatrio formado por um sistema fechado de vasos sanguneos, cujo centro funcional o corao. O corao bombeia sangue para todo o corpo atravs de uma rede de vasos. O sangue transporta oxignio e substncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos. O corao formado por quatro cavidades; os trios direito e esquerdo e os ventrculos direito e esquerdo. O lado direito do corao bombeia sangue carente de oxignio, procedente dos tecidos, para os pulmes, onde este oxigenado. O lado esquerdo do corao recebe o sangue oxigenado dos pulmes, impulsionando-os, atravs das artrias, para todos os tecidos do organismo. Circulao pulmonar O sangue procedente de todo o organismo chega ao trio direito atravs de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando o trio direito se contrai, impulsiona o sangue atravs de um orifcio at o ventrculo direito. A contrao deste ventrculo conduz o sangue para os pulmes, onde oxigenado. Depois, ele regressa ao corao no trio esquerdo. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrculo esquerdo e dali, para a aorta, graas contrao ventricular.

Entendendo a Circulao
2

Tum, tum, tum, bate corao..." O corao bate mais forte quando a gente pula corda, joga futebol, brinca de pega-pega ou corre por a. Por qu? Quando nos movimentamos rapidamente, gastamos mais energia. Ento o sangue tem que circular depressinha, porque tem muita coisa para fazer: -alimentar cada clula -levar embora os restos celulares (aquilo que ela no aproveita do alimento) -trazer ar novo para os pulmes -expulsar o ar usado. Ufa! O corao bate mais rpido, porque ele que faz o sangue circular. Assim como os carros circulam pelas ruas, o sangue circula pelo nosso corpo. As avenidas percorridas pelo sangue se chamam veias e artrias. Pelas veias, o sangue chega ao corao. As artrias levam-no embora. O sangue constitudo por glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas. O sistema circulatrio encarregado de transportar, por meio do sangue, substncias necessrias para a vida das clulas. Abastece as clulas de nutrientes e oxignio, leva os hormnios das glndulas endcrinas at os rgos onde elas atuam, e retira os resduos metablicos (dixido de carbono etc.) e outras substncias que as clulas eliminam. Atua tambm no equilbrio da temperatura. O sistema circulatrio formado por: -Uma bomba que impulsiona o sangue atravs do organismo: o corao. -Um sistema de vasos que inclui: artrias, arterola, veias, vnulas e capilares. -O sangue. O corao ocupa uma posio central na cavidade torcica, e tem o tamanho equivalente a uma mo fechada. Ele se divide em duas metades, direita e esquerda, por uma membrana. Cada lado tem duas cavidades: um trio (cavidade receptora) e um ventrculo (cavidade de descarga). Estas duas cavidades se comunicam atravs de um orifcio atrioventricular, e cada uma dotada de uma vlvula.

O sangue
Os glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas so como as peas de um carro. Cada um tem uma funo definida. Os glbulos vermelhos levam oxignio. Os brancos combatem infeces, ou seja, vrus e bactrias que atacam o corpo e nos deixam doentes. E as plaquetas ficam responsveis por parar os sangramentos, como quando algum faz um corte na mo _ ou seja, a plaqueta ajuda na coagulao do sangue. Os trs esto misturados numa substncia lquida chamada plasma. Um homem tem em mdia 5 milhes de glbulos vermelhos por milmetro cbico de sangue. O sangue no anda s por avenidas. Existem tambm as ruas, que so as vnulas e as arterolas _ veias e artrias menores. E ainda h ruazinhas chamadas de vasos capilares. Tudo isso porque o sangue tem que chegar em cada pequeno quarteiro do nosso corpo, na mais remota periferia. Olhe para sua mo: tem um monte de veias e artrias debaixo da pele. assim no seu corpo inteiro. Por isso, quando voc leva um corte _ no importa onde seja _ sempre sai sangue. Tudo bem, o sangue est por todo o corpo. Mas quanto sangue, exatamente? Depende do tamanho da pessoa. Um adulto tem cinco litros, em mdia.

Anemia
A anemia uma doena do sangue caracterizada pela diminuio dos glbulos vermelhos, ou mais precisamente da quantidade de hemoglobina presente nesses 3

glbulos. A hemoglobina o pigmento que d a cor aos glbulos vermelhos (eritrcitos) e tem a funo vital de transportar o oxignio dos pulmes aos tecidos. Portanto quando h diminuio dos glbulos vermelhos ou hemoglobina, os tecidos comeam a receber uma quantidade inadequada de oxignio e no conseguem trabalhar normalmente.

Corao
No homem, a circulao feita atravs de um sistema fechado de vasos sanguneos, cujo centro funcional o corao. O corao um rgo musculoso oco, com uma parede dividida em trs partes: a intermedirio ou miocrdio com fibras estriadas, o pericrdio revestindo externamente e o endocrdio que est internamente, em contato direto com o sangue. O corao do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em mdia de 400 g, tem cerca de 12cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O corao quase sempre continua a crescer em massa e tamanho at um perodo avanado da vida; este aumento pode ser patolgico.

LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO 4

Ele se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Ocupa no trax, a regio conhecida como mediastino mdio. O corao funciona como uma bomba, recebendo o sangue das veias e impulsionando-o para as artrias.

Sistema Linftico
O sistema linftico compe-se de: Capilares linfticos Sistema de vasos linfticos Linfonodos ou gnglios linfticos Bao.

O fludo (linfa) dos tecidos que no volta aos vasos sanguneos drenado para os capilares linfticos existentes entre as clulas. Estes se ligam para formar vasos maiores que desembocam em veias que chegam ao corao. Capilares Linfticos: Eles coletam a linfa (um lquido transparente, levemente amarelado ou incolor - 99% dos glbulos brancos presentes na linfa so linfcitos) nos vrios rgos e tecidos. Existem em maior quantidade na derme da pele. Vasos Linfticos: Esses vasos conduzem a linfa dos capilares linfticos para a corrente sangunea. H vasos linfticos superficiais e vasos linfticos profundos. Os superficiais esto colocados imediatamente sob a pele e acompanham as veias superficiais. Os profundos, em menor nmero, porm maiores que os superficiais, acompanham os vasos sanguneos profundos. Todos os vasos linfticos tm vlvulas uni direcionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulao sangunea. Bao: O bao est situado na regio do hipocndrio esquerdo, entre o fundo do estmago e o msculo diafragma. mole e esponjoso, fragmenta-se facilmente, e sua cor vermelho-violcea escura. No adulto, mede cerca de 13 cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura. reconhecido como rgo linftico porque contm ndulos linfticos repletos de linfcitos. Do bom funcionamento deste complexo sistema, depende a sade dos seres humanos e at a sua vida. O sistema linftico flui lentamente numa s direo. O lquido coletado ai passa por canais cada vez maiores at alcanar a regio inferior do pescoo, onde desgua dentro das veias que se dirigem ao corao. Seus canais so to frgeis que se tornam invisveis, alguns tem espessuras apenas de uma clula, seu liquido claro como a gua. A drenagem da maioria desses lquidos de responsabilidade da rede linftica, sendo este um trabalho de suma importncia. Para nutrir as clulas os capilares sangneos constantemente vazam minerais, gorduras, vitaminas e acares juntamente com lquidos e protenas. Seu caminho de retorno compreende um sistema coletor de pequeninos 6

capilares linfticos que leva finalmente at alcanar o canal linftico, dirigem-se uns 40 cm para cima pelo centro do corpo desembocando, finalmente, na corrente circulatria do sangue. Quando os msculos se contraem os vasos linfticos so comprimidos e o liquido empurrado para adiante. A rede linftica remove impurezas perigosas do organismo por meio de filtros que so massas de tecidos em forma de feijo que vo desde o tamanho de uma cabea de um alfinete at 2,5 cm. de comprimento. Eles so muito numerosos e se um falhar o outro logo adiante far o seu servio. Eles captam hemcias mortas, substncias qumicas, etc. O sistema linftico possui dois ductos de grande importncia: o ducto torcico e o ducto linftico direito. O ducto torcico desemboca na veia subclvia - jugular externa. Ele responsvel pela drenagem de linfa dos membros inferiores. J a drenagem dos membros superiores, cabea, pescoo e tronco feita pelo ducto linftico direito que desemboca na veia subclvia / jugular direita. A drenagem feita por esses ductos retira protenas e lquido acumulados no interstcio. As doenas linfticas mais comuns acometem mais vasos coletores, ndulos e gnglios. As glndulas linfticas filtram a linfa, formando uma espcie de barreira para as substncias nocivas, ativando o sistema imunolgico.

Gnglios Linfticos

O sistema linftico constitudo dos vasos linfticos e dos linfonodos. Eles se originam na microcirculao, formando uma extensa rede entre os capilares arteriais e venosos. Os fatores que determinam o fluxo linftico so, a presso do lquido intersticial, as vlvulas 8

dos vasos linfticos, a bomba linftica, a contrao dos msculos, a contrao das artrias, a movimentao do corpo e a compresso extrnseca ocasionada por roupas, calados e ligas. Os linfticos do membro inferior acompanham as veias, sendo que os linfticos superficiais acompanham as veias safenas e os profundos as veias profundas. Os grupos de linfonodos so dois: Linfonodos poplteos, responsveis pela drenagem dos vasos que acompanham a veia safena parva. Linfonodos inguinais, divididos em superficiais e profundos, os primeiros so mais numerosos, situados ao longo da veia safena magna e do ligamento inguinal. Drenam a linfa da coxa, ndegas, poro inferior da parede abdominal anterior, tecidos superficiais da perna, perneo, extremidade inferior da vagina, superfcie do pnis e escroto ou lbios maiores. Os linfonodos profundos situam-se nas proximidades da poro proximal da v. femoral. Recebem a linfa dos linfonodos superficiais e de todos os linfticos profundos da perna. Acompanham a v. ilaca externa para alcanar linfonodos abdominais. Os linfticos do membro superior esto contidos nos seguintes grupos: Linfonodos supratrocleares ou cubitais; Linfonodos deltopeitorais; Linfonodos axilares, que se dividem nos grupos:

Lateral, drenam os vasos do membro superior; Peitoral; drenam a maior parte da mama e os vasos do tronco situados acima da cicatriz umbilical; Posterior; drenam a parte posterior do ombro; Central; recebe a linfa dos grupos lateral, peitoral e posterior; Apical; recebe a linfa de todos os outros grupos e diretamente da mama. Os linfticos da cabea e pescoo so divididos em superficiais e profundos. Entre os superficiais encontram-se: Linfonodos occipitais, drena parte posterior do couro cabeludo; Linfonodos retro-auriculares, drena poro posterior da cabea; Linfonodos parotdeos superficiais, drena a poro superior da face e regio temporal; Linfonodos submandibulares, drena a regio submandibular e poro lateral da lngua; Linfonodos submentuais, drena a gengiva, o lbio inferior e a parte mediana da lngua. Entre os profundos situam-se: Linfonodos jgulo-digstrico, drena 1/3 posterior da lngua, tonsila palatina e orofaringe; Linfonodos jgulo-Omo-hiideos, drena a lngua; Linfonodos supraclaviculares, drena linfticos esparsos ao longo do n. acessrio; 9

Linfonodos pr-larngicos, pr-traqueais, paratraqueais e retrofarngico, drenando estruturas mais profundas da cabea, como o ouvido mdio, a cavidade nasal, os seios paranasais, a faringe e a glndula tireide. Os vasos linfticos que partem destes linfonodos formam de cada lado o tronco jugular. No lado esquerdo, desemboca, geralmente, no ducto torcico. No lado esquerdo, termina na juno da veia jugular interna com a v. subclvia ou, ento, une-se aos troncos subclvio e broncomediastinal para formar o ducto linftico direito. O sistema linftico do trax possui drenagem da parede e visceral, sendo os primeiros os grupos torcicos internos ou paraesternais, os frnicos e os intercostais. Os viscerais so: Linfonodos pulmonares, broncopulmonares, traqueobronquiais que se unem no final para constituir o grupo paratraqueal; Linfonodos traqueais, drenando traquia, esfago e linfonodos traqueobronquiais; Linfonodos mediastinais, drenam o corao e pericrdio, com os vasos se unindo aos linfonodos traqueais para formar o tronco broncomediastinal. O tronco broncomediastinal direito rene-se aos troncos jugular interno e subclvio para constituir o curto ducto linftico direito, que termina no ngulo de juno das vv jugular interna e subclvia. A drenagem linftica do abdome atravs de duas longas cadeias de linfonodos colocadas de cada lado da aorta abdominal e das ilacas comuns, externa e interna. No conjunto eles constituem o grupo lombar de linfonodos. Os vasos linfticos eferentes dos linfonodos celacos e mesentricos superiores formam o tronco intestinal que se abre na cisterna do quilo, incio do ducto torcico. A parede abdominal anterior drenada por vasos que seguem a epigstrica superior para alcanar os linfonodos torcicos internos. Abaixo do umbigo, seguem a epigstrica inferior e a circunflexa profunda do lio para atingir os linfonodos ilacos externos. A parede lateral drenada por vasos que acompanham os AA e vv lombares para desembocarem em linfonodos para-articos ou retro-articos. O ducto torcico formado pela juno de troncos lombares, intestinais e intercostais descendentes. Ele termina na juno da v jugular interna com a subclvia drenando a linfa de toda a metade esquerda do corpo, do membro inferior direito e metade direita da regio infra-umbilical. Em ltima anlise, a pelve drenada por quatro grupos de linfonodos, sacral, ilaco interno, ilaco externo e ilaco comum, sendo que drenam para os linfonodos lombares.

Exame Clnico

10

Durante a anamnese importante pesquisar a ocorrncia de infeces da pele e do tecido subcutneo, de cirurgia ou traumatismo no trajeto dos principais coletores linfticos e nas regies de agrupamento de linfonodos. Os principais sinais e sintomas observados nas afeces dos linfticos so os edemas, a linfangite e as adenomegalias. O edema pode ser ocasionado por bloqueio ganglionar ou dos coletores linfticos como conseqncia de processo neoplsico, inflamatrio ou parasitrio. Em geral, ele duro, frio e no reduz significativamente com o repouso. A linfangite a inflamao de um vaso linftico, caracterizando-se por eritema, dor e edema no trajeto do mesmo. A adenomegalia o aumento significativo do volume de um linfonodo, predominando a hiperplasia reacional. Pode ser causada por infeces virticas e bacterianas, neoplasias, metstases, invaso por fungos e por parasitos. As adenomegalias superficiais so freqentemente denominadas "nguas". O exame fsico compreende a inspeo, feita com o paciente, inicialmente em p, procurando identificar assimetrias no corpo e leses na pele. A palpao onde procura-se alterao da temperatura, da consistncia, da sensibilidade e da elasticidade da pele e do tecido subcutneo. a ausculta tem por finalidade detectar a presena de alteraes arteriais como estenose ou fstula arteriovenosa.

Doenas dos Linfticos


As doenas primrias do sistema linftico geralmente esto relacionadas com malformaes congnitas ou a neoplasias prprias do sistema linftico. As doenas secundrias podem ser resultantes do comprometimento ganglionar por clulas neoplsicas, por bactrias, nematides, fungos, cirurgias e radioterapia. A erisipela uma doena infecciosa produzida pelo streptococo beta-hemoltico do grupo A e raramente do grupo C. Caracteriza-se clinicamente por febre elevada, cefalia, nuseas e vmitos, alm de sinais de inflamao. Observa-se comprometimento de vasos linfticos e de linfonodos, sendo observada uma faixa avermelhada e dolorosa no trajeto linftico, adenomegalia inguinal dolorosa, acompanhada quase sempre de febre elevada. No deve ser confundido com trombose.

Linfedema
11

No linfedema h o aumento de volume de todo ou de parte de um membro devido ao edema ocasionado por leso da circulao linftica. As causas desta doena so geralmente sistmicas (cardaca, renal, hormonal, ciclo menstrual, drogas, etc.). A classificao do linfedema o divide em primrio (a leso no sistema linftico ocorre na formao do sistema), congnito (leso ocorre ao nascimento), precoce, tardio (leso ocorre aps os 35 anos), secundrio (leso decorrente de doenas como filariose e erisipela, por exemplo). Como principais diagnsticos diferenciais temos estase venosa crnica, trombose venosa, erisipela, metstases ganglionares e linfangite. No exame fsico de uma regio acometida por linfedema, temos um edema duro que evolui com o espessamento da pele, hiperpigmentao e verrugas. O diagnstico deve ser confirmado por linfografias e o tratamento pode ser clnico (higiene, fisioterapia, farmacolgico) ou cirrgico (anastomoses e lipectomia). O linfedema o edema resultante do comprometimento do sistema linftico. Suas caractersticas dependem da etiologia, do tempo de evoluo e das complicaes. Em sua fase inicial, ele mole, depressvel, frio, indolor e regride com o repouso. O de longa durao costuma ser duro, no depressvel, frio, indolor e no regride com o repouso. O linfedema pode ser classificado em primrio, podendo ser congnito (brida amnitica, doena de Milroy), precoce e tardio. Ser secundrio por alteraes dos vasos linfticos ps-surtos de erisipela, ps-estase venosa crnica, ps-traumatismo, filariose, iatrognico (ps-cirurgia de varizes, ps-safenectomia, ps-disseco inguinal), ou por alteraes dos linfonodos a partir de neoplasias, fibrose ps-radioterapia, esvaziamento ganglionar, tuberculose e medicamentos.

A Importncia da Linfa
A linfa alm do papel de corrente transportadora, tem a funo de proteger o organismo contra bactrias no sangue. Quando aparecer gnglios aumentados sinal de infeco. A ngua comum por excesso e reaes alrgicas fazendo os linfonodos incharem. A ngua tem o nome cientfico de adenite. A presso do tecido intersticial tem que ser maior no interior dos vasos capilares e s assim ser possvel drenar, essa presso tem que ser mdia, no muito forte, pois pode acarretar uma compresso dos capilares.

12

Histria da Drenagem Linftica


Sabe-se que desde a antiguidade os mdicos possuam noes sobre a linfa e os vasos linfticos, sendo conhecidos desde as primeiras dissecaes feitas por Hipcrates (450 a.C.) posteriormente Vesalius no sculo XVI. No sculo XVII porm, foi que alguns anatomistas descobriram e estudaram a linfa e os vasos linfticos destacando-se entre eles o mdico italiano Aselius que descreveu os vasos quilferos de um cachorro (1622). Em 1651, Pecquet observou o ducto linftico descrevendo a Cisterna Chyli, comprovando que o quilo no drenado para o fgado e sim para um local determinado que mais tarde recebeu o nome de Cisterna de Pecquet. Em 1628, Gassend fez uma descrio de veias leitosas que ele observou no cadver de um condenado a morte, porm a grande importncia em estudos e funes da linfa dada ao anatomista dinamarqus Thomas Bartholin, que dedicou sua tese ao Rei Frederico III da Dinamarca, comparando em seu trabalho a circulao linftica ao frtil vale do rio Nilo. Estudos feitos entre 1652 e 1654, denominados Sistema Linftico, por Bartholin, serviram atualmente para o desenvolvimento e a descoberta da Linfografia, que foi inicialmente praticada em animais por Funaok e vrios estudiosos (1929), utilizando compostos hidrocarbonados de iodo. Mais tarde, esses mtodos foram aperfeioados. O mtodo de Drenagem Linftica Manual, foi desenvolvido na Alemanha pelo casal dinamarqus Estrid e Emil Vodder, desde 1932. Dr. Vodder, formado em fisioterapia pela Universidade de Bruxelas, comeou nos pacientes que se internavam para recuperar-se de infeces e resfriados crnicos, devido ao clima de seu pas. O casal observou que a maioria dos pacientes apresentava os gnglios linfticos do pescoo inchados. Naquela poca, o sistema linftico era um tabu, mas assim mesmo eles resolveram estudar profundamente a drenagem linftica dos pacientes , e s em 1936 divulgaram esse trabalho. O casal Vodder fundou um instituto na Frana e depois em Kopenhagem, onde estudaram e ensinaram o mtodo que foi desenvolvido por eles. No campo mdico-esttico muitas foram s observaes realizadas, o que resultaram positivamente nas diversas formas de utilizao e que somente poder trazer benefcios quando empregado de forma adequada. O mdico Dr.Johannes Asdonk no ano de 1963, analisou a drenagem linftica sob o ponto de vista mdico e ficou entusiasmado. Outros mdicos e cientistas interessaram-se pela Drenagem Linftica Manual: O Prof. Dr. Foeldi que estudou as vias linfticas da cabea e da nuca e suas interligaes com o lquor crebro-espinhal. O Prof. Dr. Mislin examinou os mecanismos da motricidade dos capilares e dos vasos linfticos.

13

A primeira oficializao pela medicina cientfica foi a Associao para Drenagem Linftica Manual que foi fundada em 1966. 10 anos depois , em 1976, esta passou a se chamar de Associao Alem para Linfologia. O professor Collard de Bruxelas comprovou este mtodo com trabalhos cientficos e com filmes coloridos, mostrou a ao acelerada da drenagem linftica manual, aps a aplicao de contraste no tecido intersticial. Sr. Waldtraud Ritter Winter, esteticista (profisso desconhecida no Brasil h alguns anos atrs), que foi a precursora da Drenagem Linftica Manual no Brasil. Ela fez o curso ministrado pelo prprio casal Estrid e Emil Vodder na Alemanha em 1969, na Escola de Esttica Lise Stibre. Logo que voltou ao Brasil, Sr. Waldtraud comeou a colocar em prtica seus novos conhecimentos numa sala de um prdio comercial no centro de Belo Horizonte, onde tratava suas clientes de esttica, quando incluiu a drenagem em seus tratamentos, pde notar que suas clientes relaxavam com mais facilidade, conseguindo tambm resultados bem significativos no tratamento de acne e revitalizao. No ano de 1977, a FEBECO trouxe ao Brasil o Prof. Leduc, da Universidade de Bruxelas, aluno do Dr. Vodder e colaborador do Prof. Dr. Collard de Bruxelas, que conseguiu demonstrar atravs de um filme, a ao acelerante da Drenagem Linftica manual mediante a radioscopia, aps a aplicao de contraste numa perna humana destinada a amputao.

Indicao da Drenagem Linftica Manual


Preveno da Celulite (Hidrolipodistrofia Ginide) Desintoxicao do organismo Relaxamento muscular corporal Microvarizes Equimose (mancha provocada por hematoma) Acne (Regio das costas) Sensao de cansao nas pernas, no caso de gravidez (aps o 3 ms de gestao com autorizao do mdico responsvel do pr-natal) Edema corporal ps-parto normal

Contra - Indicao
Presso baixa patolgica Cardacos (sem autorizao do cardiologista) Cncer (suspeita ou em tratamento) Processos infecciosos Estado febril Alterao do funcionamento na Tireide (suspeita ou em tratamento ) Bronquite (crises freqentes) Ps-operatrio Trombose (coagulao do sangue em reas especficas dentro do aparelho circulatrio)

14

Apresentao do Profissional
Em virtude da natureza de seu trabalho a apresentao pessoal da esteticista, um ponto que no pode ser negligenciado. Por isso ela precisa apresentar-se com seu uniforme ou avental impecavelmente limpo. Precisa tambm manter as mos rigorosamente bem cuidadas, com unhas tratadas e bem aparadas. Pentear-se com esmero, estar bem maquiada, manter o hlito perfumado, usar perfumes discretos, usar mscara cirrgica. Seu comportamento deve harmonizar-se com essa apresentao pessoal. Falar pouco e de preferncia sobre coisas que interessem cliente. importante saber ouvir e no falar de si mesma. Ser extremamente atenciosa para com as clientes sem todavia incorrer em excessos de intimidade, nunca mascar chicletes, etc.

Material de apoio do Profissional


O profissional em DLM, dever sempre estar capacitado a aplicar as manobras. Ou seja, ser formado em uma escola ou instituio sria, pois a boa formao do esteticista acarreta na sua vida profissional no futuro. Segue alguns materiais que nunca devero faltar para um bom Profissional: Mscara cirrgica ( bocal) Lenis limpos Div Toalhas auxiliares Cubetas Esptulas Ficha de Anamnese do cliente Um bom cosmtico para as manobras de preferncia em gis (a base de arnica, ou centella asitica, ou gingo biloba.) Ateno: no devemos untar a regio a aplicar as manobras de DLM, pois o que estritamente necessrio lubrificar as mos para deslizamento. Muito Cosmtico acarreta em dificuldades para um bom carregamento da linfa.

15

Manobras
Para entendermos as manobras e seus motivos, ns necessitamos rever a parte anatmica e fisiolgica do Sistema Linftico. A linfa que conduzida para o corao freqentemente passa por expanses nodulares chamadas de "Gnglios Linfticos" ou "Linfonodos", geralmente dispostos em cadeias, nos quais ela purificada. Clulas fagocitrias fazem a "filtragem" da linfa eliminando as Macro-Molculas ou diminuindo seu tamanho. Estes gnglios tambm desempenham importante papel na defesa do organismo agindo como barreira contra agentes agressores que ali chegam trazidos pela linfa. Nos gnglios so aprisionados ou destrudos. Os Gnglios Linfticos tambm so centros germinativos de Linfcitos (um tipo de clula de defesa do organismo). A existncia destes gnglios, geralmente dispostos em cadeias, e suas mltiplas funes devem ser levadas em considerao por ocasio da administrao de uma Drenagem Linftica. As principais cadeias ganglionares encontradas nas reas manipulveis pela Drenagem Linftica Manual so: cervicais, axilares, oli-cranianas, inguinais e as dos losangos poplteos. Todas se encontram em articulaes. Sendo assim, ao movimentarmos pernas, braos e boca estamos "massageando" estas cadeias ganglionares, esvaziando-as. Esta a maneira natural de intervir nas cadeias ganglionares, flexionando as articulaes e, dada complexidade das estruturas envolvidas, parece-nos que, na Drenagem Linftica Manual, deveramos imitar estes movimentos em vez de usarmos nossas mos ou dedos. Assim evitaremos danificar suas delicadas estruturas ou libertar algum agente ou clula perigosa ali "aprisionada".

16

Conduo
A Drenagem Manual feita por manobras superficiais que devem pressionar o tecido superficial (camadas da pele e tecido adiposo) sem atingir a musculatura. Toda vez que um tecido intersticial recebe um aumento de presso (pode ser interna ou externa), formase linfa. No necessria uma conduo visto que a linfa procurar os vasos profundos, abaixo do local onde ocorre a "leve presso". Lembre-se, a linfa superficial conduzida para "DENTRO" , para o interior da regio "Drenada", e no para o CORAO.

17

Abertura dos Gnglios Linfticos ou Linfonodos


Posio: Decbito dorsal (as costas na maca)
cubitais Ducto torcicos mamrios Cisterna do quilo supraclaviculares

Cervicais laterais

axilares

inguinais poplteos

1 Deitar a cliente em decbito dorsal

2 pedir para a cliente respirar profundamente 3 vezes, na cabeceira da cliente abrir os gnglios da regio torcica: supra claviculares axilares mamrios Ducto torcico Cisterna do quilo virilha 3 deitar a cliente em decbito ventral: Abertura dos gnglios: Cervicais laterais poplteos Pedir para a cliente voltar ao decbito dorsal e comear as manobras a seguir:

18

Ps
Decbito dorsal: Drenar no vazio prximo ao tendo de Aquiles. As manobras variam entre 3 a 6 vezes cada.

1
Deslizamento leve e superficial para espalhar o cosmtico a utilizar em todo o dorso e lateral do p.

2
Deslizamento compressivo nos artelhos (dedos), dorso e lateral do p.

19

3
Deslizamento ascendente compressivo no dorso e lateral do p, contornando os malolos (tornozelos) em 3 tempos. (drenar)

4
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos sobrepostas e espalmadas. O movimento deve abranger toda a regio, direcionando a linfa para o vazio prximo ao tendo de Aquiles.(drenar)

20

5
Deslizamento compressivo ascendente. Na regio do dorso e lateral do p.(drenar)

21

Perna frontal ou regio da Tbia

1
Deslizamento ascendente leve e superficial para espalhar o creme ou leo.

2
Deslizamento ascendente compressivo em 4 tempos. (drenar)

22

3
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos sobrepostas e espalmadas. O movimento deve abranger toda a regio, direcionando a linfa para os gnglios poplteos (regio posterior da articulao do joelho).

4
Deslizamento ascendente compressivo com a faca das mos entrelaadas, por toda a regio, na lateral apenas com a faca de uma das mos, cobrindo as extremidades.

23

5
Deslizamento da lateral externa para a interna com as mos sobrepostas, bombeando a safena, deslizando em retorno ao ponto de partida.

6
Deslizamento da lateral externa para o interno com a faca das mos em movimento alternado para a safena.

24

7
Deslizamento ascendente compressivo com as mos em bracelete por toda a regio.

8
Deslizamento ascendente compressivo em toda a extenso da panturrilha. (drenar POPLTEOS)

25

Coxa : Frontal
Drenar nos gnglios inguinais (regio da virilha), subindo para os gnglios ilacos e canal torcico. Caso as mos no abracem de uma extremidade outra, dividir a coxa em 2 ou 3 partes, trabalhando uma de cada vez, s ento passar para a prxima manobra.

1
Deslizamento ascendente leve e superficial para espalhar o creme ou leo.

2
Deslizamento ascendente compressivo em 4 tempos.(drenar)

26

3
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos sobrepostas e espalmadas. O movimento deve abranger toda a regio, direcionando a linfa para os gnglios inguinais (regio da virilha). (drenar).

4
Deslizamento ascendente compressivo com a faca das mos entrelaadas, por toda a regio, na lateral, apenas com a faca de uma mo, cobrindo as extremidades. (drenar)

27

5
Deslizamento da lateral externa para a interna com as mos sobrepostas, bombeando a safena, deslizando em retorno para o ponto de partida. (drenar)

6
Deslizamento da lateral externa para o interno com as mos paralelas em movimento compressivo em tempos direcionados para a safena, deslizando em retorno para o ponto de partida. (drenar)

28

7
Deslizamento ascendente compressivo com as mos em bracelete por toda a regio. (drenar)

8
Deslizamento ascendente compressivo. (drenar)

29

Finalizao
Deslizamento compressivo ascendente 2 (duas) vezes por toda a perna, mos espalmadas comeando do p at a regio da virilha, drenando a regio popltea e virilhas, em seguida efetue as mesmas manobras na outra perna, finalizando com a mesma seqncia.

Abdmen
Drenagem dos gnglios inguinais (regio da virilha), subindo para os gnglios ilacos e canal torcico.

30

1
Deslizamento em semicrculo com frico no sentido horrio, com as mos espalmadas na regio medial. (pressionando os vasos linfticos da parede abdominal anterior superficial abaixo da linha do umbigo)

2
Deslizamento compressivo, da lateral para o centro na linha da cintura, com as mos paralelas descer at o osso pbis, drenar no ilaco.

3
Deslizamento compressivo em tempos da lateral para o centro na linha da crista ilaca, drenar nos inguinais.

31

4
Deslizamento compressivo em tempos na regio lateral do abdome para o centro na linha abaixo da crista ilaca, drenar nos inguinais.

5
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos sobrepostas e espalmadas. O movimento deve abranger toda a regio, direcionando a linfa para os gnglios inguinais (regio da virilha).(drenar) 32

6
Deslizamento compressivo, na regio lateral do abdome para o centro, iniciando na linha da cintura, sobrepondo as mos e pressionando, em linhas paralelas descendo at a regio inguinal.

7
Deslizamento ascendente compressivo com a faca das mos entrelaadas, por toda a regio, na lateral, apenas com a faca de uma mo, cobrindo as extremidades. (drenar)

33

8
Deslizamento compressivo, na regio central do abdome para o centro, iniciando na linha da cintura, sobrepondo as mos e pressionando, em linhas paralelas ascendente at a regio inicial das mamas.

9
Deslizamento compressivo, na regio central do abdome para o centro, iniciando na linha da cintura, sobrepondo as mos e pressionando, em linhas paralelas ascendente at a regio inicial das mamas. Drenar regio axilar

Coxa regio Posterior


A drenagem direcionada para as extremidades, regio lateral abaixo da prega gltea, bombeando os gnglios inguinais. Caso, as mos no abracem de uma extremidade outra, dividir a coxa em 2 ou 3 partes, trabalhando uma de cada vez, s ento passar para a prxima manobra.

34

1
Deslizamento ascendente leve e superficial para espalhar o creme ou leo.

2
Deslizamento ascendente compressivo em 4 tempos. (drenar)

35

3
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos sobrepostas e espalmadas. O movimento deve abranger toda a regio, direcionando a linfa para os gnglios inguinais.(drenar)

4
Deslizamento ascendente compressivo com a faca das mos entrelaadas, por toda a regio, na lateral apenas com a faca de uma mo, cobrindo as extremidades.

36

5
Deslizamento da lateral externa para o interno com as mos sobrepostas, bombeando a safena, deslizando em retorno ao ponto de partida. (drenar)

6
Deslizamento da lateral externa para o interno com as mos paralelas em movimento compressivo em tempos direcionados para a safena. (drenar)

37

7
Deslizamento ascendente compressivo com as mos em bracelete por toda a regio. (drenar)

8
Deslizamento ascendente compressivo. (drenar regio inguinal)

38

9
Deslizamento ascendente compressivo. (drenar regio inguinal)

Regio Gltea
As vias linfticas da regio gltea so drenadas para os linfonodos da regio lombar e inguinal.

1
Deslizamento ascendente leve e superficial para espalhar o creme ou leo.

39

2
Deslizamento ascendente compressivo em 3 (trs) tempos com as mos espalmadas, contornando a regio gltea, direcionando aos linfonodos da regio lombar. (drenar)

3
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos espalmadas. O movimento deve abranger toda a regio gltea, direcionando a linfa para os linfonodos lombares.(drenar)

40

4
Presso seguida com deslizamentos contnuos, com as mos espalmadas levando a linfa em direo aos linfonodos lombares. (drenar)

Finalizao
Deslizamento ascendente compressivo em toda a extenso da perna 3 vezes. Terminar na regio gltea e drenar poplteos , inguinal e lombar

41

Regio Lombar: Costas


Drenagem dos gnglios linfticos lombares, trmino cervical, supraclavicular e axilares.

1
Deslizamento ascendente e descendente simultneo, contnuo, leve e moderado para espalhar o creme ou leo.

2
Deslizamento ascendente compressivo em 4 (quatro) tempos, respectivos gnglios que o movimento for direcionado. drenando nos

42

3
Drenagem bombeante com 3 (trs) presses seqenciais seguidas de deslizamento simultneo, com ambas as mos sobrepostas e espalmadas.

4
Deslizamento ascendente compressivo em 4 (quatro) tempos com a faca das mos entrelaadas.

43

5
SERPENTE: Deslizamento ascendente compressivo por entre as vrtebras com as digitais dos polegares, partindo da lombar e terminando na cervical.

6
Deslizamento ascendente compressivo com as mos sobrepostas partindo da lombar at a cervical.(drenar regio axilar)

Finalizao:
Deslizamento ascendente compressivo em toda a extenso das costas. No esquecer da regio lombar. Drenar gnglios lombares, axilares, cervicais.

44

Ao da Drenagem Linftica em Abdominoplastia


A drenagem linftica uma tcnica que proporciona a reduo de lquidos acumulados no organismo e, portanto, se realizada no ps-operatrio de qualquer cirugia plstica ela atuar na reduo do edema (inchao) ps-operatrio.

O ato cirrgico em si causa algumas leses no corpo como cortes e cicatrizes, entre outras. Isso leva a uma resposta orgnica inflamatria que compreende o estravazamento de lquidos do interior das clulas para o subcutneo (embaixo da pele) e formao de cicatrizes fibrticas e hematomas.

A drenagem linftica, ao estimular a circulao linftica, distribui este lquido excedente para os gnglios e com isso diminui o inchao da regio operada, alm de ajudar a reabsoro de hematomas acelerando o processo de cicatrizao do corpo diminuindo o risco de infeces secundrias.

45

Вам также может понравиться