Вы находитесь на странице: 1из 4

Para que se compreenda a tica aristotlica, necessrio inicialmente fazer uma distino entre dois tipos de tica: a tica

a do fim e a tica do mvel. Um exemplo do primeiro tipo: "a felicidade o fim da conduta humana" e do segundo: "o prazer o mvel habitual e constante da conduta humana". H uma diferena que deve ser pontuada, no primeiro exemplo, a felicidade (ou bem-estar, como diz David Ross) um bem a ser atingindo, portanto ele o fim que os homens devem procurar atingir durante o passar de suas vidas. Para Aristteles, para se atingir este fim os homens devem aprimorar suas virtudes. J no segundo exemplo, o prazer, que se consegue evitando a dor, o bem que deve estar constantemente presente na vida dos homens, portanto ele no um fim a ser atingido, ou seja para que a felicidade esteja sempre presente, o prazer A deve tica de ser Aristteles o do mvel primeiro que tipo, uma permita tica do isto. fim.

Metafsica: O bem uma realidade suprema, perfeita que deve ser desejada como tal. Subjetivismo: O bem tambm pode ser aquilo que agrada e desejado apenas por este aspecto. Aristteles toma o bem no sentido metafsico, ou seja como fim a ser atingido. Disse Aristteles que o bem em absoluto mais desejvel do que aquilo que um bem para algum em particular, como por exemplo curar-se prefervel a sofrer uma operao cirrgica; que o que o bem por natureza (a justia) prefervel ao que um bem por aquisio (o homem justo). " Mais desejvel o que pertence a um objeto melhor e mais digno, de tal modo que o que pertence divindade prefervel ao que pertence ao homem, e o que tange alma prefervel ao que tange ao corpo". No livro I de tica a Nicmaco diz Aristteles:

"Toda arte e toda indagao, assim como toda ao e todo propsito, visam a algum bem; por isto foi dito acertadamente que o bem aquilo a que todas as coisas visam." "Se h, ento, para as aes que praticamos, alguma finalidade que desejamos por si mesma, sendo tudo mais desejado por causa dela, e se no escolhemos tudo por causa de algo mais (se fosse assim, o processo prosseguiria at o infinito, de tal forma que nosso desejo seria vazio e vo), evidentemente tal finalidade deve ser o bem e o melhor

dos

bens."

"Para ns evidente, em vista do que dissemos, que a felicidade algo louvvel e perfeito. Parece que assim porque ela um primeiro princpio, pois todas as outras coisas que fazemos so por causa dela, e sustentamos que o primeiro princpio e causa dos bens algo louvvel e divino."

"Sendo a felicidade, ento, uma certa atividade da alma conforme excelncia perfeita, necessrio examinar a natureza da excelncia. Isto provavelmente nos ajudar em nossa investigao a respeito da felicidade."

" evidente que a excelncia a examinar a excelncia humana, pois o bem e a felicidade que estamos procurando so o bem humano e a felicidade humana. A excelncia humana significa, dizemos ns, a excelncia no do corpo, mas da alma, e tambm dizemos que a felicidade uma atividade da alma."

Para temos uma maior compreenso deste bem metafsico, fim da tica aristotlica, vamos tomar um trecho do Leviat de Thomas Hobbes, que expressa o bem enquanto um mvel, enquanto uma concepo subjetivista:

" O homem chama de bom o objeto de seu apetite ou de seu desejo, de mau o objeto de seu dio ou de sua averso, de vil o objeto de seu desprezo. As palavras 'bom', 'mau', 'vil' so sempre entendidas em relao a quem as emprega, porque nada h de absoluto e simplesmente tal, e no h nenhuma norma comum para o bem e para o mal que derive da natureza das coisas."

Para Aristteles a Poltica a cincia prtica a que todas as outras cincias esto subordinadas. A tica uma parte da cincia poltica. "A sua tica social e a sua poltica tica." A investigao feita em torno do carter (tica significa a cincia do carter). "A virtude moral no completa em si prpria. Para se ser moralmente virtuoso preciso possuir em ns mesmos a sabedoria prtica". "Para Aristteles aquilo que diferencia a virtude moral do vcio o "justo meio" . No ponto de vista da excelncia a virtude constitui um extremo, 'mas a respeito da sua essncia e da sua definio constitui um justo meio'. O justo meio ope-se ao excesso e ao defeito e, por

conseqncia, no existe justo meio de um excesso ou de um defeito, assim como no existem nenhum excesso nem nenhum defeito de um justo meio." (Ross) Ao 1 2 o a agente sua conhece origem as reside circunstncias no nas quais voluntria: agente; age.

Escolha: 1 podemos desejar o impossvel, mas no podemos escolh-lo; 2 Podemos desejar algo que no depende da nossa prpria ao, mas no podemos escolh-lo; 3 O desejo de um fim, a escolha, de um meio.

O objeto de escolha aquele sobre o qual se decidiu por deliberao. A deliberao sobre aquilo que est ao nosso alcance e pode ser feito, diz respeito aos meios e no aos fins, pressupe um determinado fim, e partir do fim para os meios, deste modo at obter um meio capaz de ser adotado aqui e agora.

Virtudes intelectuais e morais: Para Aristteles as virtudes intelectuais so superiores s virtudes morais, pois, por exemplo, uma pessoa que tem a virtude moral da coragem tem que saber control-la e para isto ter que seguir uma regra. A formulao e a aceitao desta regra se faz com o intelecto. Para se saber o que a felicidade, as virtudes intelectuais so as melhores para sab-lo. Pela teoria do justo meio, os homens devem procurar a excelncia, ou seja aprimorar as virtudes morais e intelectuais, como um meio para atingir o fim ltimo, causador de toda a busca e investigao. Entre um excesso e uma deficincia, que so vcios, os homens devem procurar o "justo meio", que a virtude. Assim entre a temeridade e a covardia, a coragem; entre a libertinagem e a insensibilidade, a temperana; entre o esbanjamento e a avareza, a prodigalidade; entre a vulgaridade e a vileza, o magnanimidade; entre a vaidade e a modstia, o respeito prprio; entre a ambio e a moleza, a prudncia; entre a grosseria e a indiferena, a gentileza; entre o orgulho e a prpria menos valia, a veracidade; entre a zombaria e a rusticidade, a agudeza de esprito; entre a condescendncia e o enfado, a amizade; entre a inveja e a malevolncia, a justa indignao.

Virtudes Virtudes Pecados Virtudes (Chau, Papis

teologais: F, cardeais: Coragem, capitais: Gula, avareza, morais: Sobriedade,

esperana justia, preguia, prodigalidade, temperana luxria,

e e inveja, castidade, clera,

caridade. prudncia. orgulho. mansido, modstia. Filosofia)

trabalho,

generosidade,

atribudos

vida

moral:

1 Consiste numa forma secundria de bem-estar, para a qual somos impelidos pelo fato de no possuirmos apenas razo, e de no podermos viver sempre ao nvel da vida contemplativa. 2 ajuda-nos a atingir a espcie mais elevada de bem-estar

Вам также может понравиться