Вы находитесь на странице: 1из 2

So Joo

http://www.atalaiaagora.com.br/saojoao/receitas.php

BOLO DE MACAXEIRA (AIPIM/MANDIOCA)


Ms sem "R" ms de mandioca. No inverno, quando temos quatro meses com nomes sem a letra "R", hora de saborear essa raiz, pois ela est sempre macia. Aproveite para preparar esta receita, vinda diretamente da regio onde se comemoram as melhores festas juninas: o Nordeste. A delcia vem provar que as festas, por l, no so s folia. Alegram tambm nosso paladar... Ingredientes: 500 gramas de macaxeira crua ralada 1 coco 50 gramas de manteiga ou margarina 500 gramas de acar sal a gosto

Modo de Fazer: 1) Esprema a macaxeira num pano e passe a massa numa peneira 2) Rale o coco e retire o leite sem gua 3)Coloque uma pitada de sal e uma colher (50 gramas) de manteiga ou margarina 4) Leve ao forno quente para assar numa frma untada com manteiga ou margarina.

BOLO DE FUB COZIDO


O Bolo de Fub Cozido um quitute que no pode faltar em festa junina. Aquela massa fofinha... hum... simplesmente deliciosa. Ingredientes: - 2 xcaras (ch) de fub - 2 xcaras (ch) de leite - 2 xcaras (ch) de acar - 3/4 da xcara (ch) de leo - 100 gramas de coco ralado - 200 gramas de goiabada cortada em cubos - 4 ovos - 2 colheres (caf) de fermento em p - 1 colher (caf) de acar refinado misturado com um pouco de canela para povilhar. Modo de Fazer: Misture o fub , o leite, o acar e o leo. Leve ao fogo durante cerca de 10 minutos, mexendo sem parar, at virar um mingau bem cozido. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente as gemas e o coco ralado. Por ltimo, acrescente as claras em neve, o fermento e os cubos da goiabada. Misture tudo levemente, coloque em uma frma untada e enfarinhada e leve ao forno quente por cerca de 30 a 40 minutos, ou at que, enfiando um palito, ele saia seco. Retire do forno e polvilhe com o acar e a canela.

BOLO DE MILHO
Este bolo a cara de uma boa Festa Junina. Fofinho, com gosto de comida brasileira. O melhor de tudo que, alm de gostoso, muito fcil de se fazer. s juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador. Sua festa est garantida! Ingredientes: 1 1 7 1 1 1 xcara (ch) de manteiga lata de leite condensado ovos lata de milho verde escorrido 1/2 xcara (ch) de farinha de trigo colher (sopa) de fermento em p.

Modo de Preparo: Bata a manteiga at ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um. Em seguida, junte o milho verde e, por ltimo, a farinha de trigo, peneirada junto com o fermento. Misture levemente at que fique uma massa homognea. Despeje numa frma redonda untada, com buraco no meio. Asse em forno mdio por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

BOLO DE FUB DE SO JOO


So Joo o santo mais homenageado das Festas Juninas. Talvez por isto seja conhecido como " santo festeiro ". Possui a fama de tambm ser casamenteiro, de ter o poder de encontrar objetos perdidos, alm de ser o protetor dos casados e enfermos. Estas informaes fazem parte do chamado "imaginrio popular" e enriquecem a j bem rica cultura brasileira. Ingredientes: 100g margarina 2 xcaras (ch) de acar 4 ovos 1 xcara (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de fub 1 colher (sopa) de erva doce 1 colher ( sopa) de fermento em p 250 ml de leite de coco 1 pitada de canela em p

Modo de preparo: Coloque a margarina na batedeira e bata at ficar bem cremosa. Junte o acar e bata mais um pouco. V colocando os ovos um a um. Misture em separado a farinha de trigo, o fub, a erva doce e o fermento. Depois, v

1 de 2

26/6/2011 11:46

So Joo

http://www.atalaiaagora.com.br/saojoao/receitas.php
separado a farinha de trigo, o fub, a erva doce e o fermento. Depois, v colocando em colheradas na batedeira, alternando com o leite de coco. Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha. Asse em forno mdio. Quando tirar do forno polvilhe com acar e canela.

BOMBOCADO DE MILHO
Que gostinho de infncia tem o bombocado!! uma delcia e presena obrigatria em qualquer Festa Junina. Ingredientes: 3 espigas de milho 1 lata de leite condensado 3 ovos 2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo manteiga para untar canela em p para polvilhar Modo de Preparo: Rale as espigas de milho, junte 1 xcara (ch) de gua e passe pela peneira. Acrescente o restante dos ingredientes e bata no liquidificador at obter uma mistura bem homognea. Despeje em assadeira (ou em forminhas para empadas) untada e polvilhada com canela em p. Leve para assar em banho-maria, em forno mdio, por 40 minutos. Tire do forno e espere esfriar. Se voc usou uma assadeira, coloque em forminhas de papel. Polvilhe acar e canela sobre o bombocado, assim que tirar do forno.

CANJICA
Vai resistir? Impossvel! Quem no se rende a esta verdadeira delcia junina? Ingredientes: 1/2kg de canjica acar a gosto 1/2 litro de leite 1/2 colher (sopa) de manteiga pedacinhos de canela em pau

Modo de Preparo: Deixe a canjica de molho, de um dia para o outro. No dia seguinte, leve para cozinhar em fogo brando. Quando a canjica estiver quase mole, escorra a gua e coloque o leite, o acar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixe no fogo at acabar de amolecer. Dica: para variar o sabor, voc pode colocar leite condensado, 1 vidro de leite de coco (com 2 gemas), amendoim torrado e modo.

QUENTO
"Como isso a de quento?" sempre a mesma pergunta, quando os turistas visitam o Nordeste. Poucos conhecem a bebida, apesar da fama das festas juninas, to importantes quanto o Carnaval. Ingredientes: - 1 garrafa de cachaa (600 ml) - 600 ml de gua - 1/2 kg de acar - casca de um limo - 50 gr de gengibre em pedacinhos - cravo da ndia - canela em pau - 1 ma cortada em pedacinhos - cascas de duas laranjas (tambm podem ser usadas cascas de mexirica, mas s da "verdadeira", aquela de casca bem fina , pois as outras deixam um sabor amargo). Modo de Fazer: Em uma panela grande, coloque o acar, as cascas de laranja e limo, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o acar estiver quase todo derretido, coloque a cachaa e a gua. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a ma em pedacinhos. Mantenha quente ao servir. Dicas: Nunca deixe os "temperos" dentro do quento. Coe a bebida depois de pronta.

VINHO QUENTE
Ingredientes: 1 1/2 xcara (ch) de acar canela em pau 10 cravos da India raspas de casca de laranja raspas de casca de limo 1 l de vinho tinto ou seco 1 xcara (ch) de gua 1 ma cortada em cubinhos

Modo de Preparo: Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos at que os sabores sejam extrados para o vinho. Sirva de preferncia em canecas de barro e bem quente.

2 de 2

26/6/2011 11:46

Вам также может понравиться