Вы находитесь на странице: 1из 5

PREPARO DE GROS DE SOJA PARA EXTRAO

Eng. Luiz Carlos Masiero L.C.Masiero Engenharia Industrial Ja, SP ____________________________________________________________________ Resumo: Se apresentam neste trabalho as consideraes bsicas do processo de preparao de gros de soja para extrao, com suas variveis e a apresentao dos equipamentos bsicos do processo com suas caractersticas principais. Processo As operaes realizadas nesta fase do processamento visam proporcionar aos gros as melhores condies que permitam a mxima eficincia de extrao do leo ao mnimo custo de produo. Em primeiro plano, deve-se eliminar o material estranho dos gros, tais como ferro, pedras, p, talos que provem da colheita. Quando se deseja produzir um farelo de alta protena, deve-se separar as cascas da poupa e proceder uma exaustiva limpeza dos gros, o que tambm melhora o rendimento da planta. O trabalho de preparao dos gros de soja um fator essencial para se obter um alto rendimento de leo sem danificar as caractersticas fsico-qumicas e organolpticas do material.

Diagrama de Blocos do Processo

Ao examinarmos o diagrama relativo a preparao de gros de soja, o sistema convencional que encontramos o seguinte: Limpeza, para eliminao de impurezas vegetais, minerais e metlicas, mediante peneiramento, aspirao, separao magntica. Pesagem, para regular e controlar a capacidade da planta. Ruptura, para reduzir os gros em pedaos de a 1/6 do tamanho do gro inteiro.

Descascamento, quando se deseja produzir farelo com alto contedo protico, seguido do sistema de separao de cascas. Os gros de soja esto recobertos em mdia com 8% de cascas. A operao de descascamento traz a vantagem do aumento do contedo protico de 44 % para 47/48%, cujo farelo recebe o nome de Hi-Pro. Condicionamento trmico: os gros so aquecidos a 65C aproximadamente, sendo o condicionador tipo vertical ou mais comumente o tipo rotativo. Laminao, processo necessrio para facilitar o rompimento do tecido e das paredes das clulas, diminui a distncia entre centro da clula e a superfcie e aumento da superfcie de sada de leo. Obtm-se desta forma flocos com 0.2 a 0.4 mm de espessura por um dimetro equivalente de 10 a 30 mm. Extruso, processo de compactao dos flocos em equipamentos denominados extrusora ou expanders e visa entre outros o aumento do peso especfico do material a extrair. Influncia da Espessura das Lminas quanto ao Rendimento e Extrao Algumas provas experimentais realizadas sobre os gros que so submetidos a extrao por solvente tem demonstrado que os fenmenos de transporte do leo do gro para o solvente se realiza muito mais rpido quanto mais aberta estiverem as clulas. A velocidade de extrao inversamente proporcional ao quadrado da espessura da lmina. Em teoria, se pode dizer que uma lmina com espessura de 0.3 mm tem um tempo de extrao quatro vezes maior que uma lmina de 0.15 mm. Estas consideraes fazem pensar que para se obter uma extrao completa do leo conveniente trabalhar com a espessura das lminas o mais baixo possvel, mas na pratica isto no possvel pois tais lminas tendem a se converter em p durante o processo de extrao, dificultando a drenagem do solvente sobre a massa. Como se sucede normalmente em todos os aspectos, o problema se resolve com solues de compromisso entre vantagens e desvantagens.

MQUINAS PARA A PREPARAO E CONDICIONAMENTO DOS GROS DE SOJA Entre todos os equipamentos presentes na seo, destacam-se trs grupos: - moinhos de rolos; - condicionadores rotativos ou verticais; - laminadores. Os moinhos de rolos so as mquinas projetadas para produzir a ruptura dos gros; os condicionadores tem a finalidade de aquecer e regular a umidade do gro e os laminadores tem a misso de conformar o produto em finas lminas. Moinhos de Rolos Normalmente estas mquinas esto constitudas por dois pares de cilindros. O dimetro dos cilindros varia de 200 a 400 mm. O comprimento dos mesmos alcana at 1800 mm. Os pares de cilindro possuem uma superfcie raiada e giram com velocidade diferenciada. A abertura e a fora entre os cilindros so regulveis, sendo que as movimentaes dos rolos so garantidas paralelas atravs de um sistema mecnico. Se pode indicar que um moinho com 400 mm x 1800 mm com dois estgios tem capacidade de trabalho de 1000 ton/dia com 100 HP. Condicionadores Os condicionadores horizontais esto constitudos por um corpo cilndrico rotativo, cujo aquecimento se faz atravs de um feixe tubular aquecido a vapor. No caso de condicionadores verticais, o mesmo constitudo por um corpo cilndrico, cujo aquecimento se faz atravs de cmaras, designadas por pratos, igualmente aquecidas a vapor. A agitao se faz atravs de um eixo com faces mexedores. Moinhos Laminadores Os laminadores esto constitudos por dois cilindros com dimetro variando entre 600 a 1000 mm e comprimento chegando a 2000 mm. Os cilindros trabalham a mesma velocidade e com forte presso de contato entre eles.

A presso de esmagamento gerada por um sistema hidrulico que atua sobre o eixo do rolo. Os laminadores tem por finalidade os gros quebrados em lminas com espessura de 0.2 a 0.4 mm de espessura. Para se alcanar este resultado necessrio trabalhar com presses hidrulicas que variam de 50 a 70 kgf/cm2. Em termos de evoluo dos equipamentos, observa-se principalmente a ampliao da capacidade dos equipamentos, tendo em vista que as plantas atuais esto caminhando para o processamento de 3000 ton/dia. A idia processar com o mnimo de equipamentos e conseqentemente aproveitar melhor os espaos disponveis e diminuir a manuteno.

L.C.Masiero Engenharia Industrial R. Loureno Prado 218, sala 83 Ja SP Tel/fax 014-36261490 e-mail: lcmasiero@jauonline.com.br

Вам также может понравиться