Вы находитесь на странице: 1из 10

Capacidade de Carga na Cultura de Peixe

aquacultura

Capacidade de carga
o peso do peixe numa determinada unidade de agua qual o crescimento pra. (kg/ha, kg/m3, .)

Capacidade de carga

Colheita estvel kg/m3

Tempo
A capacidade de carga influenciada por: 1. 2. 3. Espcies cultivadas Introduo de nutrientes Qualidade da gua As espcies de organismos influenciam a capacidade de carga pelos:

Hbitos de alimentao Resistncia fraca qualidade da agua aquacultura

Quanto mais baixo for o nvel trfico no qual o peixe se alimenta, mais alta a biomassa de peixe que um reservatrio pode manter.

Nvel trfico

Capacidade de carga para uma determinada espcie inversamente proporcional ao nvel trfico da qual ela se alimenta.

Em cada aumento no nvel trfico cerca 90% da energia consumida perdida para detritos e custos de manuteno. Apenas 10% esto disponveis para o crescimento.

Carnvoros Pequenos peixes Zooplncton

Fitoplncton
aquacultura

Influencia das espcies e hbitos alimentares na capacidade de carga de lagoas fertilizadas com fertilizante inorgnico.
Hbitos alimentares (fonte) Capacidade de carga kg/ha 100 300 800 2,000

Exemplo

Largemouth bass

peixe insectos zooplncton

Bluegill
Duas opes:

fitoplncton

Minnow

1. Se o objectivo produzir protena a baixo preo para uma populao faminta, peixe que se alimenta de nveis baixo da cadeia alimentar devem ser escolhidos. 2. Se o lucro o motivo de cultivar peixe e se o consumidor poder pagar o preo, peixe que se alimenta em nveis altos da cadeia alimentar (predadores) podem ser escolhidos. aquacultura

Tilapia

Num ambiente onde o crescimento no limitado pelos resduos da alimentao e/ou boita, a capacidade de carga mais elevada alcanada atravs da combinao de espcies com diferentes hbitos alimentares (policultura).

Silver carp fitoplncton

Bighead carp zooplncton Capacidade de carga 6,000 kg/h (Policultura Chinesa) Common carp bentica

Grass carp herbvora


aquacultura

Policultura

Cultura simultnea de duas ou mais espcies aquticas com diferentes hbitos alimentares.
Cultivar diferentes espcies de peixe com hbitos alimentares complementares no mesmo corpo de gua mais complicado, mas utiliza de uma melhor forma os recursos naturais (pe. organismos que servem de alimento natural). Desta forma so obtidas colheitas mais elevadas do que atravs do cultivo de uma nica espcie. A policultura torna ainda possvel o crescimento de varias espcies diferentes com preos de mercado diferentes. Um nico reservatrio de agua pode servir vrios gostos. aquacultura

Monocultura
Se o ambiente onde os peixes se desenvolvem limitado pelos resduos da alimentao ou biota, a biomassa mais elevada de peixe que pode ser mantida atingida atravs da monocultura de um peixe que continuar a crescer em gua de fraca qualidade. Capacidade de carga (Kg/ha) Com alimentao nutricional e sem arejamento

25,000 Clarias

Tilapia

8,000

Carpa comum

4,000

aquacultura

Adio de nutrientes
A adio de nutrientes influencia a capacidade de carga: 1. Aumentando o alimento natural nos lagos Fornecendo fontes de alimento suplementares Fornecendo alimentaes nutricionais completas

A fertilidade de uma unidade de gua e a sua capacidade para produzir organismos (alimento natural) podem ser aumentadas atravs da adio de fertilizantes gua, aumentando a capacidade de carga. a. Fertilizantes inorgnicos qumicos (N, P, K) trazem benefcios como: 1) libertam nutrientes para o crescimento de plantas Fertilizante granular

aquacultura

Adubos
b. Fertilizantes orgnicos (adubos) trazem benefcios como: 1) libertam nutrientes para o crescimento de plantas atravs da decomposio bacteriana 2) Directamente como fonte de alimento para animais que os podem utilizar 3) Actuando como substrato para o crescimento bacteriano. As partculas so por sua vez consumidas por algumas espcies de peixe.

Aquacultura integrada. Sistemas de aquacultura integrados com a produo pecuria. aquacultura

Raes
Quando o peixe est a utilizar o alimento natural presente (organismos) e a capacidade de carga foi atingida, esta ainda pode ser aumentada fornecendo alimento suplementar.

Quando uma rao fornecida como suplemento num lago, a sua qualidade deve ser aumentada pelo consumo de alimento natural ingeridos pelo peixe.

afunda

flutua

Quando o alimento natural reduzido devido ao consumo pelos peixes e j no fornecem a rao suficiente, pode ser fornecida uma rao completa contendo os nutrientes essenciais de modo a aumentar a capacidade de carga.

aquacultura

Qualidade da gua

A capacidade de carga influenciada pela qualidade da gua: 1. Concentrao de oxignio dissolvido 2. Concentrao de amnia

A capacidade de carga mxima numa lagoa com aguas estagnadas e sem arejamento depende da qualidade e da quantidade da rao que pode ser colocada diariamente na lagoa sem causar uma queda na concentrao de oxignio dissolvido na lagoa para nveis que causem stress ou sejam fatais para o peixe.

aquacultura

A quantidade da rao que pode ser fornecida por unidade de rea por dia limitada pelo dispositivo de remoo de detritos e da eficincia da re-oxigenao do sistema ecolgico.

medida que aumenta a taxa de fornecimento de alimento por unidade de agua por dia, aumenta a quantidade de alimento no ingerido, fezes e amnia excretada pelos organismos. O aumento de produtos resulta num aumento da decomposio da matria orgnica por parte das bactrias, aumentando a libertao de nutrientes e um aumento do crescimento do fitoplncton. O fitoplncton por sua vez pode utilizar a amnia e o dixido de carbono para o crescimento, removendo assim grande parte da amnia e dixido de carbono produzido pelos peixes e pelas bactrias.

No entanto, a produo fotossinttica de oxignio dissolvido pelo fitoplncton pode no ser capaz de substituir o oxignio utilizado na respirao das populaes em crescimento de plantas e animais. Nveis de oxignio dissolvido nas primeiras horas da manha comeam a declinar e o oxignio dissolvido pode ser reduzido para concentraes que iram provocar stress ou eventualmente matar os peixes. aquacultura

Relao entre o peso do peixe, taxa de alimentao e oxignio dissolvido ao longo do tempo

Alimentao diria

Quando os nveis de oxignio dissolvido se tornam um factor limitante em lagoas de guas paradas com alimentao artificial, arejamento artificial pode ser utilizado para elevar as concentraes de OD, permitindo assim aumentar as taxas de alimentao e a capacidade de carga.

Peso do peixe e alimentao diria (kg/ha) peso do peixe O.D.

Oxignio dissolvido (mg/l)

Tempo

aquacultura

Renovao da agua
Em locais onde o fornecimento de agua limitado e/ou as baixas temperaturas da agua no Inverno param o crescimento dos peixes, podem ser utilizados sistemas fechados de reutilizao da agua para a conservar e manter a temperatura da mesma, permitindo um crescimento durante o ano todo.

Quando a amnia se torna num factor limitante, a capacidade de carga por unidade de rea pode ser ainda aumentada pela troca de agua para reduzir a concentrao de matria orgnica, reduzindo os nveis totais de amnia e aumentando os nveis de oxignio dissolvido, permitindo taxas de alimentao mais elevadas.

Sistemas com renovao de agua:

Resduos slidos e amnia so removidos por filtros mecnicos e biolgicos

1. Troca parcial de agua menos de 2 trocas de volume / dia 2. Troca de agua corrente - 1 a 10 trocas de volume / hora aquacultura

A troca parcial de gua geralmente feita em tanques circulares ou lagoas com um dreno central para permitir uma rpida remoo de resduos slidos e aerao para melhorar as concentraes de OD. Os resduos slidos so transportados para o dreno central pelo escoamento circular da agua.

Vista de topo areador dreno areador

vlvula

Seco

Dreno central

grelha

areador dreno
aquacultura

Circulao contnua
A capacidade de carga mxima por unidade de rea pode ser alcanada em sistemas de circulao contnuos (canais de agua, viveiros) Carpa comum canais peixe-gato canais

Truta canais
aquacultura

Viveiros
Os viveiros so colocados em lagos, rios com aguas lentas e oceanos. A passagem constante da gua remove os detritos dos viveiros.
Viveiros de 1 m2 (carpa comum) Viveiros de 100 m2 (tilapia vermelha)

Os viveiros e os canais requerem

O fornecimento de agua por gravidade aos canais, o custo de bombear grandes volumes de agua elevado Alimentao nutricionalmente completa, alimento natural so transportados para fora da unidade de cultura Em alguns locais (ex. EU) exigido por lei o tratamento do efluente antes deste ser libertado para os cursos de agua naturais por causa dos detritos slidos que so transportados da unidade de cultura.

aquacultura

Nveis de cultura
(do ponto de vista da alimentao)

1. Extensivo. Nenhuns nutrientes so adicionadas agua, e o peixe cresce alimentando-se de produtos aquticos naturais. 2. Semi-intensivo. As aguas so enriquecidas atravs da adio de fertilizantes orgnicos e inorgnicos e fornecida uma alimentao suplementar aos peixes. Os alimentos naturais so a principal fonte de nutrio dos peixes. 3. Intensivo. Suprimentos nutricionais completos so a principal fonte de nutrio dos peixes. Os peixes no precisam mais de alimento natural para o crescimento. Os nveis de cultura intensiva so:

a. b.

Suprimento completo, sem aerao ou troca de agua Suprimento completo, aerao e sem troca de agua Suprimento completo, aerao e reutilizao da agua sem troca de agua, geralmente fechado para manter a temperatura Suprimento completo, aerao e troca parcial de agua Suprimento completo, aerao e troca de agua continua

aquacultura

medida que os nveis de cultura aumentam

1. Aumenta a densidade cultivo 2. Aumenta a capacidade de carga 3. Aumenta a complexidade de cultivar o peixes 4. Aumenta o risco de perda da colheita 5. Aumenta o custo de cultivo

Capacidade de carga da tilapia do Nilo criada em aguas quentes em diferentes nveis de cultura
Nvel de cultura 1. Extensivo 2. Semi-intensivo 2.1 Apenas com fertilizante 2.2 Fertilizante + alimento suplementar 3. Intensivo 3.1 Alimentao completa 3.2 Alimentao completa, aerao 3.3 Alimentao completa, reutilizao de aguas 3.4 Alimentao completa, aerao, troca parcial de agua 3.5 Alimentao completa, aerao, troca de agua continua 3.5.1 canais 3.5.2 viveiros Capacidade de carga kg/m3 0.1 - 0.2

0.1 - 0.3 0.3 - 0.5

0.6 - 0.8 1 - 1.5 20 - 50 80 100 50 - 200 100 200

aquacultura

Вам также может понравиться