Вы находитесь на странице: 1из 34

UEA

CURSO DE ENFERMAGEM
FUNDAMENTOS DE NUTRIO

AULA 6 Problemas de Sade Pblica relacionados Nutrio


Prof Rita Monteiro 2011

ESTADO NUTRICIONAL
Equilbrio entre o consumo de nutrientes e o gasto energtico do organismo para suprir as necessidades nutricionais. Adequao Nutricional (Eutrofia): manifestao produzida pelo equilbrio entre o consumo e as necessidades nutricionais. Carncia Nutricional: situao em que deficincias gerais ou especficas de energia e nutrientes resultam na instalao de processos orgnicos adversos sade. Distrbio Nutricional: problemas relacionados ao consumo inadequado de alimentos, tanto por escassez quanto por excesso, como a desnutrio e a obesidade.

PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SADE PBLICA RELACIONADOS A NUTRIO


Associados pobreza e a falta de orientao. Impedem que milhares de pessoas tenham sade e bemestar.
Desnutrio energtico-protica (DEP) Sobrepeso e Obesidade Anemia ferropriva Hipovitaminose A Bcio

NDICES E PARMTEROS ANTROPOMTRICOS ADOTADOS PELA VIGILNCIA NUTRICIONAL(OMS/MS)


FASES DA VIDA Criana NDICES E PARMETROS Peso por idade Estatura por idade Peso por estatura IMC por idade IMC por idade Estatura por idade IMC Circunferncia da cintura IMC IMC por semana gestacional Ganho de peso gestacional

Adolescente Adulto Idoso Gestante

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTICA (DEP)


Importante problema de sade pblica, principalmente nas regies Norte e Nordeste e em bolses de pobreza em todas as demais regies do Pas. A desnutrio por carncia de energia (calorias) e protenas a forma mais letal de m nutrio. Especificamente em crianas no s afeta o seu crescimento como pode torn-la vulnervel a doenas, alm de contribuir para exposio a doenas crnicas.

DESNUTRIO ENERGTICOPROTICA (DEP)


CONSEQUNCIAS
Alm dos prejuzos visveis nas crianas, como baixo peso e baixa estatura, a desnutrio infantil uma doena que provoca srios danos no crescimento e desenvolvimento orgnico como, por exemplo, a diminuio do tamanho e nmero das clulas do organismo. Nos organismos desnutridos os processos infecciosos (diarrias, doenas respiratrias, sarampo, parasitoses) apresentam-se com um curso mais prolongado e ficando mais vulnerveis a doenas oportunistas. Maior risco para ocorrncia de futuras doenas crnicas no-transmissveis.

SOBREPESO E OBESIDADE
At recentemente a obesidade era amplamente ignorada nas aes nacionais e internacionais de sade, especialmente nos pases em desenvolvimento, mesmo porque no era reconhecida como uma doena. Em 1997 a OMS reconheceu a obesidade como uma doena e seu crescimento tanto em pases desenvolvidos quanto em desenvolvimento foi considerado alarmante.

PREVALNCIA SEGUNDO A OMS


1995 - 2000 - nmero de obesos passou de 200 para 300 milhes, perfazendo quase 15% da populao mundial. 2001 - 350 milhes de obesos e 500 milhes com sobrepeso. 2003 - 1,1 bilho de adultos e 10% das crianas atualmente com sobrepeso ou obesidade. 2005 - 400 milhes de indivduos obesos e 1,6 bilho de pessoas com sobrepeso, das quais 20 milhes eram crianas com idade inferior a cinco anos.

DEFINIO DE OBESIDADE
Doena resultante do acmulo anormal ou excessivo de gordura sob a forma de tecido adiposo, de forma que possa resultar em prejuzos sade (Halpern, Matos, Suplicy, Mancini & Zanella, 1998; WHO, 1997).

Doena metablica e neuroendcrina caracterizada por um quadro de inflamao crnica de baixo grau, com acmulo excessivo de gordura em tecido subcutneo e outros tecidos, elevando a morbimortalidade dos indivduos (Rayhurn & Wood, 2004).

COMORBIDADES
O sobrepeso e a obesidade so fatores de risco para:

DOENA ISQUMICA DO CORAO


HIPERTENSO ARTERIAL DISLIPIDEMIA

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL


DIABETES MELLITUS TIPO 2 COLELITASE

OSTEOARTRITE (ESPECIALMENTE DE JOELHOS)


APNIA DO SONO NEOPLASIAS MALIGNAS

ESOFAGITE DE REFLUXO
HRNIA DE HIATO PROBLEMAS PSICOLGICOS (Bigaard et al, 2003; Faria et al, 2010)

ETIOLOGIA DA OBESIDADE
MULTIFATORIAL
Hbitos alimentares inadequados.
INTERFACE ENTRE UM AMBIENTE OBESOGNICO E UMA PREDISPOSIO GENTICA

Sedentarismo.
Fatores neurolgicos. Fatores endcrinos. Fatores scio/econmico/culturais. Fatores genticos e ambientais.

AES DO MINISTRIO DA SADE PARA PREVENO E CONTROLE DOS DISTRBIOS NUTRICIONAIS:


Em 1999, o Conselho Nacional de Sade, ligado ao Ministrio da Sade, aprovou a Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio com o objetivo garantir a qualidade dos alimentos consumidos, promover a prtica de uma nutrio saudvel e prevenir e combater os distrbios nutricionais da populao.

ANEMIA FERROPRIVA
Um dos mais graves problemas nutricionais mundiais em termos de prevalncia. Problema nutricional mais importante da populao brasileira, com severas consequncias econmicas e sociais. Alta prevalncia em todo o territrio nacional, atingindo todas as classes de renda - aproximadamente 50% das crianas, e entre 15% e 30% das gestantes brasileiras. Alto custo para a economia brasileira em tratamentos e perdas de produtividade e de dias de trabalho, alm de baixos rendimentos escolares.

FERRO
FONTES Carne, peixes, aves e vsceras. Ovos, leguminosas (feijes) e hortalias verdes. CARNES 40% Fe heme 2+ (ferroso)

60% Fe no heme 3+ (frrico)


OUTROS ALIMENTOS 100% Fe no heme 3+ (frrico)

FERRO
ABSORO
Eficincia de absoro em torno de 10%. FATORES QUE AFETAM A ABSORO: + cido ascrbico, protena animal, peptdeos de cistena, meio cido e necessidade orgnica. - fitato, oxalalato, polifenis, clcio, fosfato, acloridria, infeco, inflamao, motilidade intestinal aumentada, elevada presena de outros ons (Zn, Cu, Pl).

CLCULO DA BIODISPONIBILIDADE DE FERRO

FERRO
FUNES
Elemento estrutural da hemoglobina e da mioglobina. Co-fator de diversas enzimas (antioxidantes). Sntese de purinas (componentes estruturais do DNA e RNA), carnitina, colgeno, neurotransmissores (serotonina). Faz parte dos citocromos (CTE).

Converso do caroteno na forma ativa da vitamina A.

ANEMIA FERROPRIVA
DIAGNSTICO: Os sinais e sintomas so inespecficos e de difcil deteco, necessrio recorrer aos indicadores hematolgicos. Fadiga generalizada, anorexia, pele e mucosas hipocoradas, dificuldade de aprendizagem nas crianas e apatia. Apesar da ausncia de vrios nutrientes contribuir para a ocorrncia de anemias carenciais como folatos, protenas, vitamina B12 e cobre, o ferro o mais importante. OMS hemoglobina abaixo de 11,0 g/dl.

ANEMIA FERROPRIVA
CONSEQNCIAS Retardo do crescimento em crianas. Comprometimento da capacidade de aprendizagem (desenvolvimento cognitivo), da coordenao motora e da linguagem. Baixa concentrao, falta de ateno, fadiga, reduo da atividade fsica e da capacidade produtiva. Apatia, palidez e cefalia. Baixa resistncia a infeces. Nas grvidas, a anemia associada ao baixo peso ao nascer e a um incremento na mortalidade perinatal.

ANEMIA FERROPRIVA
AES DO MINISTRIO DA SADE PARA PREVENO E CONTROLE: Em 2001 o MS determinou obrigatria a adio de ferro (30% IDR ou 4,2mg/100g) e cido flico (70% IDR ou 150g) nas farinhas de milho e trigo. Programa Nacional de Suplementao de Ferro em todos os municpios, promover a suplementao universal de crianas de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20 semana e mulheres no ps-parto. Orientao sobre alimentao saudvel e sobre a importncia do consumo de alimentos ricos em ferro (biodisponibilidade) Materiais educativos.

HIPOVITAMINOSE A
Uma das mais importantes deficincias nutricionais do mundo subdesenvolvido. Quase sempre acompanhada de deficincia energticoprotica. Prevalncia de deficincia de vitamina A varia entre 14,6% e 33,0% em menores de 5 anos (MS, 2006). Principal causa de cegueira evitvel no mundo, estando tambm associada a 23% das mortes por diarrias, em crianas. Cerca de 25% dos sobreviventes xeroftalmia grave perdem completamente a viso. Grupos vulnerveis - populao infantil do Nordeste, bolses de pobreza do Sudeste, alm de reas da Regio Norte.

VITAMINA A
CARACTERSTICAS Relativamente estvel ao calor. Muito instvel ao do oxignio, da luz e de ons metlicos. Solvel em leo, lcool e ter, insolvel em gua. EQUIVALNCIA 0,3 mcg retinol 0,6 mcg - caroteno 1,2 mcg outros carotenides

1 UI =

1 ER =

1 mcg retinol 6 mcg -caroteno 12 mcg outros carotenides

1 ER = 3,33 UI

VITAMINA A
FONTES ALIMENTARES
Origem animal fgado, carnes, gema de

ovo, leite integral e derivados e leo de


fgado de peixe. Origem abbora, vegetal espinafre, mamo, couve, manga,

cenoura,

pupunha, tucum, abric e buriti. A melhor fonte de vitamina A para o lactente o leite materno.

VITAMINA A
FUNES Funcionamento normal das clulas da retina, participando no mecanismo de viso (viso na penumbra). Diferenciao de clulas basais secretoras de muco dos tecidos epteliais, na carncia da vitamina A h substituio por um tecido

queratinizado.
Sntese de DNA e protenas (globulinas e glicoprotenas). Crescimento e desenvolvimento sseo (turnover de clulas epifisrias). Atua diretamente do sistema imunolgico, na carncia da vitamina A linfcitos. Envolvida no metabolismo do ferro (sobrevida dos eritrcitos).

HIPOVITAMINOSE A
DIAGNSTICO Indicadores clnicos exame oftamolgico para deteco de cegueira noturna, mancha de Bitot, lcera de crnea e cicatrizes corneais. Retinol srico - teores de retinol srico inferiores a 20 g/dl (0,70 mol/l) so considerados baixos e valores menores do que 10 g/dl (0,35 mol/l) deficientes. Possvel estimar as reservas hepticas de vitamina por mtodos indiretos - teste de Resposta a uma Dose de Retinol (RDR).

HIPOVITAMINOSE A
CONSEQUNCIAS Inicialmente silenciosa e invisvel mas com claras e trgicas dimenses. Crescimento prejudicado em crianas.

morbimortalidade - aumento da gravidade de infeces


comuns, como a diarria e infeces respiratrias, aumento

da mortalidade infantil.
Lactentes desmame precoce. Pr-escolares xeroftalmia da crnea e da conjuntiva. Gestantes cegueira noturna.

HIPOVITAMINOSE A
AES DO MINISTRIO DA SADE PARA PREVENO E CONTROLE: Incentivar o aleitamento materno. Orientar a famlia para o aumento do consumo de alimentos que contenham vitamina A. Incentivar a produo de alimentos ricos em vitamina A atravs de hortas domsticas. Administrar doses macias de vitamina A em crianas (100.000 UI) e mulheres no ps-parto imediato (200.000 UI) nas unidades de sade (Programa Nacional de Suplementao de Vitamina A).

DEFICINCIA DE IODO
Os Distrbios por Deficincia de Iodo (DDI) causam graves impactos sobre os nveis de desenvolvimento humano, social e econmico. Desde a dcada de 50 obrigatria no Brasil a iodao de todo o sal destinado ao consumo humano e animal, programa constantemente aperfeioado pelo MS, em parceria com a ANVISA e com o setor produtivo salineiro. Quando a prevalncia do bcio em uma populao ultrapassa 10% chamado de Bcio Endmico. No ltimo Inqurito sobre a prevalncia de bcio endmico no Brasil em escolares de 6 a 14 anos (1994 a 1996) houve queda na prevalncia do bcio em relao ao estudo de 1975. So Paulo, Minas Gerais e Bahia deixaram de ser endmicos. O bcio problema de sade no localizado ou sem regio endmica definida, com municpios de maior prevalncia nas regies Centro-Oeste e Norte e respectivas fronteiras com a regio Nordeste. Prevalncia de deficincia de iodo no Brasil de 1,4% entre escolares (Projeto Thyromobil, 2000).

IODO
FUNES Faz parte da estrutura qumica dos hormnios tireoidianos: triiodotironina (T3 ) e tetraiodotironina ou tiroxina (T4). Estes hormnios controlam o metabolismo basal, desenvolvimento cerebral, reproduo e sntese proteica, atuando no crescimento fsico e neurolgico de crianas.

IODO
FONTES Sal iodado 20 a 60mg de iodo/Kg de sal (uso moderado), observe sempre no rtulo se o sal iodado, prefira marcas com maior prazo de validade, armazene o sal iodado em recipiente fechado, em local fresco, ventilado, longe do calor e da umidade. Alimentos de origem marinha (ostras, moluscos e outros mariscos e peixes de gua salgada). Leite e ovos tambm so fontes de Iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em Iodo ou que foram alimentados com raes que continham o nutriente. Vegetais oriundos de solos ricos em Iodo tambm so boas fontes. Importante: O sal para gado inadequado para consumo humano, pois no possui iodo necessrio para a preveno de doenas.

BOCIOGNICOS NATURAIS
Tiocianatos que competem com a captao de iodo - Manihot esculenta Crantz (macaxeira). Sementes oleaginosas como pinho e babau podem conter flavonides que, potencialmente, podero bloquear a incorporao de iodo. Em animais - repolho, soja, brcolis, couve e couve-flor.

DEFICINCIA DE IODO
CONSEQUNCIAS Durante a gestao causa Cretinismo em crianas (retardo mental grave e irreversvel), surdo-mudez e anomalias congnitas. Relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianas com baixo peso, problemas no perodo gestacional, e aumento do risco de abortos e mortalidade materna. Bcio (hipertrofia da glndula tireide). Hipotiroidismo na inf6ancia e na adolescncia - queda do desenvolvimento pondo-estatural, levando ao nanismo Contribui para o aumento do gasto com atendimento em sade e em educao, uma vez que incrementa as taxas de repetncia e evaso escolar, e ainda proporciona a reduo da capacidade para o trabalho.

DEFICINCIA DE IODO
DIAGNSTICO Dosagem de iodo urinrio o padro bioqumico da carncia de iodo. Iodria inferior a 50mg/L indica carncia crnica de iodo, >300g/L denota excessiva concentrao de iodo no sal (discusso). A iodria o marcador da ingesto de iodo na ocasio da coleta, enquanto a presena da hiperplasia da tiride reflete a ingesto deficiente de iodo existente nos meses ou anos precedentes. A hiperplasia da tireide diagnostica pelo exame clnico e mais precisamente pela ultra-sonografia da glndula tiride.

DEFICINCIA DE IODO
AES DO MINISTRIO DA SADE PARA PREVENO E CONTROLE: O Programa de Combate aos Distrbios por Deficincia de Iodo no Brasil uma das aes mais bem sucedidas no combate aos distrbios por deficincia de micronutrientes e tem sido elogiado pelos organismos internacionais. Iodao universal do sal para consumo humano e o monitoramento e fiscalizao das indstrias salineiras so as principais responsveis pelo sucesso do programa.

Вам также может понравиться