Вы находитесь на странице: 1из 6

Liberdade homossexual numa sociedade machista e puritana H intensas deliberaes e calorosos debates acerca da homoafetividade e seu lugar de prestgio

na sociedade, entretanto, est o brasileiro preparado para aceitar de bom grado este fato e, em que termos isto colocado em comunidades menos impactada pelas culturas modernas onde o velho e ultrapassado ainda so tidos como novidade? A questo da homossexualidade no Brasil parece ser mais complexa do que poderia se imaginar. J h algum tempo que os brasileiros so levados a pensar que um povo cabea feita e que a discriminao no Brasil um problema j superado. So induzidos a imaginar que coisas como liberdade de expresso e escolha sexual so fatos naturais com os quais se tem maturidade suficiente para lidar. Mas ser possvel comprovar tais fatos como verdades sociais? Vejamos uma reportagem da Folha Online sobre o tema: O Brasil tem um triste recorde: o campeo mundial de crimes contra homossexuais. A informao do Grupo Gay da Bahia, que coleta informaes, pois no h medies precisas sobre morte de homossexuais no mundo, apenas estudos. Em 2000, 130 gays foram assassinados no pas. As estatsticas mostram que nos Estados Unidos, que tm cerca de 250 milhes de habitantes -80 milhes a mais do que o Brasil-, cem pessoas so mortas por este motivo. "A cada dois dias um homossexual assassinado no Brasil", disse Luiz Mott, 55, presidente do Grupo Gay da Bahia e professor de antropologia da Universidade Federal da Bahia. H 20 anos, o grupo coleta estatsticas sobre os crimes contra homossexuais. Os dados fazem parte de um clipping (coletnea de notcias publicadas na mdia) e de informaes passadas por grupos gays de alguns Estados do Brasil e por entidades de direitos humanos do pas. "Isso compete a ns porque no existem no Brasil estatsticas oficiais sobre crimes de dio. No h vontade poltica para contabilizar crimes raciais, contra a mulher e contra os homossexuais", disse Mott.

O chamado crime de dio -intolerncia contra minorias raciais, sexuais, fsicas, religiosas ou polticas- caracteriza-se por insulto, destruio do patrimnio, agresso fsica e assassinato, praticados com requintes de crueldade, como tortura, uso de mltiplos instrumentos e muitos golpes. "Trabalhamos em causas de discriminao sexual. Registramos a queixa e encaminhamos para que seja julgada", disse Cleyton Chaves, advogado do Grupo Gay da Bahia, que recebe por volta de sete queixas por ms. Com tanto preconceito e dio rondando as minorias, Mott acredita na educao sexual, em punies mais rigorosas e na conscientizao como forma de mudar esse quadro e tirar o Brasil da primeira posio no ranking de crimes contra os homossexuais. "A longo alcance, a educao sexual pode ensinar as pessoas a respeitar minorias sexuais, e a justia deveria ser mais severa na apurao e punio. A conscientizao da comunidade homossexual tambm importante. As situaes de risco devem ser evitadas e as agresses, denunciadas", afirmou Chaves. O atendimento a homossexuais nas delegacias da mulher seria uma alternativa para aumentar o nmero de denncias contra a agresso. Em Sergipe, o atendimento a este pblico obrigatrio. "No temos delegacia especial. Queramos que a delegacia da mulher abrisse o atendimento para todos os discriminados", disse o advogado. Eventos como a "Parada do Orgulho Gay", que ocorreu no ltimo final de semana em So Paulo, so, na opinio de Mott, uma oportunidade para que a maioria das pessoas se familiarize com a diversidade sexual, aprendendo a desfazer preconceitos por meio da convivncia. Pelo que vimos, no existe uma preocupao acentuada que procure coibir aes preconceituosas contra o homossexualismo. Vemos muita determinao e persistncia no movimento gay em juntar foras para superar as barreiras da timidez e da opresso homofbica. provvel que a fora com que movimentam seus ideais surtiria muito mais efeito se fosse empregada em outras causas, e no so muitas as instituies sociais ou lideranas poltico-sociais que exibam tanto empenho em gerar mudanas quanto o movimento gay no Brasil.

A mdia televisiva, por exemplo, tem tentado doutrinar as mentes do telespectador atravs de novelas, programas humorsticos, de auditrio etc. com campanhas bem elaboradas e exibidas em horrio nobre em busca de atingir uma grande parcela da populao. Entretanto, os bons frutos das tais campanhas parecem ainda muito verdes e alguns que esto sendo colhidos so muito prematuros e por isso, sem muita apreciao degustativa, como vimos na reportagem acima. Existiria alguma explicao, ao menos pautvel, para a homofobia no Brasil? Tentemos olhar a situao sob alguns prismas: O Brasil tido como um pas de maioria crist. Numa sociedade como a nossa, nascida sob a gide da cristandade, leva-se muito a srio os conceitos bblicos. As pessoas costumam evocar textos bblicos para defender seus pontos de vista ou mesmo para autenticar suas atitudes. Muitos esto preocupados em defender o que a Bblia diz ao p da letra, desde que isso se aplique a outrem. Quando a convenincia exige, usa-se o texto sagrado e se possvel num lugar de destaque insupervel; essas mesmas pessoas, no entanto, envolvem-se em inmeras atrocidades, deixando evidente que pouco ou nada tm de crists suas atitudes. Esto tentando tirar o argueiro do olho alheio quando tem uma trave no seu, para trazer luz uma verdade bblica. A religio que persegue, maltrata e mata em nome de Deus falsa e precisa urgentemente ser revogada. A Bblia prega a preservao da vida e o amor ao prximo. A Biblia prega o respeito e a tolerncia aos semelhantes. A Bblia est errada? Creio que no. As verdades bblicas so infalveis. Mas errado usar a Bblia para culpar e julgar os supostos erros alheios enquanto se escondem e se maquiam os erros pessoais. Quando se age dessa maneira, est-se tolhendo a liberdade alheia. Dessa forma, os grupos sociais de menor prestgio so sempre os que saem prejudicados. Ou j esquecemos os 350 anos de escravido negreira no Brasil? E o lugar do negro na sociedade j foi conquistado? O mesmo catolicismo que proibiu a escravido indgena permitiu a negreira, sem querer entrar no mrito da questo, mas para uma rpida reflexo sobre a nossa histria. Ser que no se est fazendo a mesma coisa com os homossexuais?

A sociedade brasileira permeada por um machismo exacerbado No so poucas as vezes que se ouve ou mesmo se ver pessoas que defendem sua posio homofbica a plenos pulmes e, se verdade que isto de certa forma diminuiu, ainda so fatos bastante corriqueiros. E muito mais comuns em comunidades mais pobres e por isso mais desprovidas de cultura. No prprio seio familiar a homossexualidade muitas vezes tachada como um mal indizvel e na maioria das vezes o homossexual expulso de casa e se ver quase sempre obrigado a refugiar-se em guetos, procurando liberdade para suas prticas anti-sociais. A famlia reprime e abomina a pratica tratando o individuo como anormal doente e ignbil, tratando-o inclusive com termos os mais pejorativos possveis. So poucas as pessoas que tentam apaziguar a situao, que tentam convencer, haja vista ser amedrontador tamanho disparate na cabea da maioria. Isto pode ser tido como verdade? Veja a reportagem abaixo: Adolescente de 16 anos foi at o planto policial para denunciar o prprio pai: Conselho Tutelar foi acionado Um adolescente esteve nesta quinta-feira (10/03) no Planto Policial de Franca para denunciar o prprio pai. Ele contou que foi expulso da casa da famlia, no Jardim Guanabara, porque anunciou que homossexual. Segundo o garoto, que tem 16 anos, seu pai contou com o apoio dos tios para coloclo para fora de casa e agora ele no tem onde morar. A polcia registrou o caso e acionou o Conselho Tutelar que ir entrar em contato com a famlia do denunciante. O adolescente contou que a presso que sofria em casa por dar sinais de ser gay fez com que passasse a ficar mais tempo na rua do que no lar. Foi nas ruas que disse ter inclusive aprendido a fazer programas para se manter. A sociedade impe as regras do politicamente correto mesmo sem elaborar um minucioso estatuto para que estas sejam levadas a cabo. O adolescente do exemplo acima deve amadurecer sob a expectativa de levar uma vida alienada em relao maioria porque resolvera declarar sua preferncia sexual..

Em que contexto inserir pessoas que declaradamente se opem quilo que o sistema enfatizou como regra de procedimento social? Durante muito tempo o homossexual aceitou, resignado, sua condio de uma espcie doentia e marginalizada pela sociedade. Hoje ele tenta se impor a duras penas vale frisar. Compor uma nova ordem social implica muito esforo e quando se trata de um grupo que sempre fora alvejado por duras crticas e opresses as lutas parecem perdidas antes mesmo de se delinearem as regras da empreitada. Fazer a cabea de uma sociedade e /ou comunidade que j se sentia madura e preparada para enfrentar seus dilemas no uma tarefa fcil. Cogita-se a promulgao de leis constitucionais que visam inibio das atitudes de uns em respeito ao direito de outros. Talvez funcione. Afinal o Estado tem poder coercitivo quanto ao cumprimento das suas leis. Entretanto, leis nem sempre transformam mentes arredias. Tampouco interferem numa coisa mais profunda no ser humano chamada sentimento. E se vierem a ser baixadas tais leis, provavelmente podero provocar revoltas e parece que na cabea da maioria. Estudar o problema e tentar um consenso entre as partes envolvidas demanda muito mais tempo do que a situao parece dispor. Clamam-se na ruas em gritos altissonantes por liberdade e apreo tolerncia. Do outro lado um grupo revoltado submerso, inclusive, em certos ideais polticos aumenta seu nmero de vitimas em nome da decncia. Enquanto todo esse cenrio se desenrola, os homossexuais so apedrejados e injuriados. Sujeitam-se aos subempregos ou mergulham na prostituio obvio no se tratar de todos tentando ser aceitos numa sociedade que os repele. O sucesso que poderiam ter na vida social, como na escola ou no trabalho, tomando como exemplos, se apresentam em forma de fracassos e maltratos. O que fazer diante do caos que se anuncia? Quantas vtimas tero que sucumbir para que a sociedade se conscientize de que viver em harmonia uma das caractersticas primordiais da civilidade e dos seres que se dizem inteligentes? Como aceitar a unio homoafetiva numa sociedade puritana a machista?

Sem dvida o impasse gerado por esta problemtica requer especial ateno da Sociologia como Cincia que estuda o homem na sociedade. Indubitavelmente tambm que se espere que no ser da noite para o dia que mesmo a cincia consiga indicar uma resposta satisfatria que consiga amenizar os nimos mais exaltados. Ento, enquanto essas e outras questes relacionadas ao tema no encontram respostas fica a expectativa de que pelo menos medidas paliativas sejam vislumbradas para tentar suavizar os entraves deste dilema. (prof. Zeca) Palavras-chave: homofobia, homoafetividade, sociedade machista, sociedade puritana, intolerncia, um comportamento sui generis Pesquisa: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/comportamento/ult561u37.shtml http://homorrealidade.blogspot.com/2011/03/homem-expulsa-o-filho-gay-de-casaem.html

Вам также может понравиться