Вы находитесь на странице: 1из 6

Factores Influentes na Corroso e Proteco de Metais Qumica 12 Ano

Unidade 1 Metais e ligas metlicas Actividades de Projecto Laboratorial


Outubro 2005

Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva


Dep. Eng. Cermica e do Vidro Universidade de Aveiro

Factores Influentes na Corroso e Proteco de Metais

1. Objectivos: - Observar efeitos da ligao de pares de metais diferentes. - Verificar a proteco catdica mediante ligao a um metal menos nobre ou com ligao a uma fonte de tenso. - Verificar a proteco catdica em amostras de ferro galvanizado. - Verificar a importncia da reduo do oxignio na corroso de metais. - Efectuar leituras de diferenas de tenso de reduo de diferentes metais e orden-los numa escala de nobreza relativa.

2. Fundamentos 2.1 Efeitos da ligao de metais diferentes Quando se ligam dois metais diferentes e se imerge o conjunto em meio aquoso verifica-se, geralmente, que um dos metais fica protegido contra a corroso, enquanto que o outro metal (menos nobre) sofre corroso relativamente rpida. Estes efeitos podem ser descritos pela combinao de uma reaco de reduo, envolvendo o metal mais nobre, e uma reaco de oxidao do metal menos nobre. Por exemplo, a ligao de amostras de cobre e zinco em solues aquosas que contenham os respectivos ies (p.e. cloretos de cobre e zinco), pode ser descrita por:

Zn Zn2+ + 2eCu2+ + 2e- Cu

(1) (2)

A reaco que converte o zinco nos respectivos ies, libertando electres, uma reaco de oxidao, enquanto que a reaco que converte os ies Cu2+ em cobre metlico, captando electres, uma reaco de reduo. Atribuiu-se o nome de ctodo ao elctrodo metlico onde ocorre a reduo e nodo ao elctrodo onde ocorre a oxidao.

Vo
Ponte salina

Zn

Cu

Zn 1M

2+

Cu 1M

2+

Figura 1: Clula usada para medir a diferena de tenso de reduo entre o cobre e o zinco.

Alguns metais, semelhana do zinco, tm maior tendncia para se oxidarem, convertendo-se nos respectivos ies e libertando electres, enquanto que outros tendem a reduzir-se, captando os electres libertados por esse metal. Essa diferena de comportamento pode ser observada com uma medida elctrica da diferena de tenso (voltagem) efectuada com clulas electroqumicas do tipo representado na Fig.1. A diferena de tenso lida a 25C e com os elctrodos imersos em solues 1M dos respectivos ies deve aproximar-se da diferena entre as chamadas tenses de reduo padro, apresentados na Tabela 1. Estes valores so uma medida da nobreza dos metais. A Tabela 1 tambm mostra que o ferro menos nobre que o cobre. Por isso, o ferro sofre corroso rpida quando ligado ao cobre, sendo as semi-reaces de reduo e de oxidao: Fe Fe2+ + 2eCu+ + 2e- Cu Tabela 1: Tenses de reduo padro de alguns metais Reaco Au3+ + 3e- Au Ag+ + e- Ag Cu2+ + 2e- Cu Sn2+ + 2e- Sn Ni2+ + 2e- Ni Fe2+ + 2e- Fe Zn2+ + 2e- Zn Mg2+ + 2e- Mg Tenso de reduo padro (V) +1.500 +0.880 +0.337 - 0.126 - 0.250 - 0.440 - 0.763 - 2.37 (3) (4)

Zn

Fe

ALGODO

Soluo de NaCl (3%) com gotas de fenolftalena

Fig.2: Clula usada para mostrar o aumento de pH devido reduo do oxignio.

2.2 Importncia da oxigenao na corroso As reaces de reduo 2 e 4 s podero ocorrer na presena dos respectivos ies metlicos. Na prtica tal no se verifica nas guas naturais, nas quais apenas as concentraes de ies alcalinos e alcalino terrosos se aproximam de valores da ordem de 1 mg/l. Por isso, a reaco de reduo mais influente na corroso em meio quase neutro corresponde reduo do oxignio dissolvido em gua. 2H2O + O2 + 4e- 4OH(5)

Esta reaco pode ser verificada com o aumento de pH e com efeitos da oxigenao. O aumento de pH pode ser detectado com um indicador adequado (p.e. fenolftalena), usando uma clula do tipo representado na Fig.2.

2.3 Proteco catdica contra a corroso Em clulas do tipo da Fig.2 o aumento de pH mostra o predomnio de uma reaco de reduo, revelando que esse elctrodo se encontra protegido contra a corroso. De igual modo, uma clula com ferro-zinco revelar aumento de pH na proximidade da amostra de ferro, mostrando que este ser protegido pela ligao ao zinco. Este efeito a chamada proteco catdica, que se consegue quando um metal ligado a outro metal menos nobre, isto , com menor potencial de reduo. Contudo, a proteco de um metal implica o sacrifcio do metal menos nobre. Por isso, no se deve fazer a ligao de duas peas de metais diferentes quando ambas

as peas devem ser protegidas contra a corroso. Por exemplo, no se deve combinar um parafuso de cobre ou lato com uma porca de ferro ou ao! Outra forma de assegurar a proteco de um metal contra a corroso consiste em lig-la ao plo negativo de uma fonte de tenso (p.e. uma pilha de 1.5V). Esta injecta os electres necessrios para manter a pea reduzida. Note-se que necessrio ligar o plo positivo da pilha a outro elctrodo, o qual poder ser consumvel (sucata de ferro) ou inerte (grafite). Este efeito usado para proteger os cascos de navio em gua salgada.

Pea que se pretende proteger

Pilha de 1,5 V

Sucata de ferro

Fig.3: Representao da proteco de uma pea com ligao a uma pilha ou fonte de tenso.

3. Equipamento, materiais e reagentes - Voltmetro - Material de vidro de laboratrio - Amostras metlicas de ferro, cobre e zinco - Soluo de cloreto de zinco 1M - Soluo de cloreto de cobre 1M - Soluo de NaCl a 3% (ou gua do mar) - Soluo de KCl 1M - Tubo em U para ponte salina - Fenolftalena - Spray de galvanizao - Algodo - Secador.

4. Procedimento experimental

1. Lixe amostras de cobre, zinco e ao, desengordure-as, lave-as e seque-as. 2. Prepare a clula representada na Fig.1 em copos de 50 ml, mea a diferena de tenso e compare o valor lido com a diferena entre os valores das tenses de reduo padro dos metais usados. 3. Prepare 200 ml de soluo de NaCl a 3% e adicione 1 ml de fenolftalena por cada 100 ml de soluo. 4. Efectue uma montagem experimental do tipo representado na Fig.2, num copo de 25 ml, usando uma placa de cobre e uma placa de ferro, ligadas com fio elctrico e crocodilos. Introduza as placas num copo de vidro transparente, separe-as com algodo e verta 25 ml de soluo de NaCl com fenolftalena. Verifique a colorao devida ao aumento de pH junto a uma das placas e identifique-a. 5. Repita o passo 4 com placas de ferro e zinco. 6. Repita o passo 4 com placas de cobre e zinco. 7. Efectue uma montagem experimental do tipo representado na Fig.3, num copo de 25 ml, usando duas placas de ferro, separadas com algodo e ligadas a uma pilha de 1,5V. Verta soluo 25 ml de NaCl a 3% com fenolftalena e verifique a colorao junto a uma das placas, indicadora da proteco catdica. Verifique a que plo da pilha se encontra ligada. Verifique o aparecimento de ferrugem junto outra placa. 8. Repita o passo 7 com placas de cobre e ferro, ligando a placa de ferro ao plo negativo e o cobre ao plo positivo. Verifique que a ligao pilha permite proteger a placa de ferro, apesar de se usar um contra elctrodo de um metal mais nobre (cobre). 9. Introduza 2 placas de ferro num copo de vidro de 50 ml, separe-as com algodo e ligue cada uma dessas placas a um voltmetro. Adicione 40 ml de soluo de NaCl a 3% e use uma bomba de aqurio para fazer borbulhar ar junto a uma das placas. Verifique que se gera uma diferena de tenso entre as placas, indicando assim a influncia da oxigenao na corroso. 10. Tape uma pequena parte da superfcie de uma placa de ferro com fita-cola e aplique um spray de galvanizao sobre a restante rea da placa. Seque com um secador e aguarde durante mais 10 minutos. Entretanto, prepare uma caixa de Petri com a soluo de NaCl a 3% contendo fenolftalena e mergulhe a placa galvanizada nessa soluo. Verifique a existncia de condies de reduo nas reas no recobertas e interprete esta observao tendo em conta que a galvanizao se traduz num revestimento base de zinco.

Вам также может понравиться