Вы находитесь на странице: 1из 5

CARTA DE VENEZA

Sobre a conservao e restauro dos monumentos e dos stios Prembulo Imbudos de uma mensagem do passado, os monumentos histricos perduram at aos nossos dias como testemunhas vivas das tradies de vrias geraes. Os povos tornam-se cada vez mais conscientes da unidade dos valores humanos e consideram os monumentos antigos como patrimnio comum. A responsabilidade colectiva de os proteger para as geraes futuras reconhecida. nosso dever mant-los com a riqueza da sua autenticidade. essencial que os princpios bsicos da preservao e o restauro de antigos edifcios assentem num acordo de mbito internacional, a partir do qual cada pas se responsabilize pela sua aplicao no quadro das suas prprias cultura e tradies. Ao definir estes princpios bsicos pela primeira vez, a Carta de Atenas de 1931 contribuiu para o desenvolvimento de um amplo movimento internacional, que se materializou em documentos nacionais, no trabalho do ICOM e da UNESCO e, por fim, na criao de um Centro Internacional para o Estudo da Preservao e Restauro dos Bens Culturais. O desenvolvimento da investigao crtica visou enfrentar problemas gradualmente mais complexos e diversificados; chegou agora a altura de actualizar a Carta, de modo a definir melhor os princpios envolvidos e ampliar o seu mbito num novo documento. Assim sendo, o II Congresso Internacional de Arquitectos e Tcnicos de Monumentos Histricos, reunido em Veneza de 25 a 31 de Maio de 1964, aprovou o seguinte texto: Definies Art. 1. A noo de monumento histrico engloba a criao arquitectnica isolada bem como o stio rural ou urbano que testemunhe uma civilizao particular, uma evoluo significativa ou um acontecimento histrico. Esta noo estende-se no s s grandes' criaes mas tambm s obras modestas que adquiriram com o tempo um significado cultural. Art. 2. A conservao e o restauro dos monumentos constituem uma disciplina que apela colaborao de todas as cincias e de todas as tcnicas que possam contribuir para o estudo e salvaguarda do patrimnio monumental.

Objectivos Art. 3. A conservao e o restauro dos monumentos visam salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho histrico. Conservao Art. 4. A conservao dos monumentos impe em primeiro lugar uma manuteno permanente dos mesmos. Art. 5. A conservao dos monumentos sempre favorecida pela sua adaptao a uma funo til sociedade: esta afectao pois desejvel mas no pode nem deve alterar a disposio e a decorao dos edifcios. assim dentro destes limites que se devem conceber e que se podem autorizar as adaptaes tornadas necessrias, exigidas pela evoluo dos usos e dos costumes. Art. 6. A conservao de um monumento implica a conservao de um enquadramento sua escala. Quando ainda exista o enquadramento tradicional, este dever ser conservado, e qualquer construo nova, qualquer destruio ou qualquer arranjo susceptvel de alterar as relaes de volume e cor devem ser proscritos. Art. 7. O monumento inseparvel da Histria da qual testemunho e tambm do meio em que est situado. Por conseguinte, a deslocao do todo ou de uma parte de um monumento no pode ser tolerada, a no ser no caso em que a salvaguarda do monumento o exija, ou quando razes de um grande interesse nacional ou internacional o justifiquem. Art. 8. Os elementos de escultura, pintura ou decorao que fazem parte integrante de um monumento no se podem separar dele seno quando esta seja a nica medida susceptvel de lhes assegurar a conservao. Restauro Art. 9. O restauro uma operao que deve ter um carcter excepcional. Destina-se a conservar e a revelar os valores estticos e histricos dos monumentos e baseia-se no respeito pelas substncias antigas e pelos documentos autnticos (ou seja pela antiguidade e pela autenticidade). O restauro deixa de ter significado quando se levanta a hiptese de reconstituio; numa reconstituio, qualquer trabalho

complementar, que se reconhea indispensvel por causas estticas ou tcnicas, fica condicionado a uma conciliao ou harmonia arquitectnica (continuidade) e ter que acusar a data da interveno (modernidade). O restauro ser sempre precedido e acompanhado de um estudo arqueolgico e histrico do monumento. Art. 10. Sempre que as tcnicas tradicionais se revelem inadequadas, a consolidao de um monumento pode ser assegurada com o apoio de todas as tcnicas modernas de conservao e de construo cuja eficcia tenha sido comprovada por dados cientficos e garantida pela experincia. Art. 11. Os contributos vlidos das diferentes pocas referentes edificao de um monumento devem ser respeitados, no sendo a unidade de estilo um objectivo a alcanar no decurso de um restauro. Quando um edifcio contiver vrios estilos sobrepostos, a eleio de um desses estilos, em detrimento dos restantes, no se justifica, a no ser excepcionalmente, na condio de que os elementos eliminados tenham pouco interesse, que o conjunto de elementos subjacentes a esse estilo constitua um testemunho de alto valor histrico, arqueolgico ou esttico, e que o seu estado de conservao seja aceitvel. O julgamento sobre as eliminaes a efectuar no pode depender unicamente da opinio do autor do projecto. Art. 12. Os elementos destinados a ocupar as falhas existentes devem integrar-se harmoniosamente no contexto, tendo que se distinguir das partes originais, a fim de que o restauro no falseie o documento de arte e de histria. Art. 13. Os acrescentes no podem ser tolerados a no ser que respeitem todas as partes interessantes do edifcio, o seu quadro tradicional, o equilbrio da sua composio e as suas relaes com o meio envolvente. Stios Monumentais Art. 14. Os stios monumentais devem ser objecto de cuidados especiais a fim de salvaguardar a sua integridade e assegurar a sua sanidade, organizao e valorizao. Os trabalhos de conservao e de restauro que forem efectuados nos stios monumentais devem inspirar-se nos princpios enunciados nos artigos precedentes.

Escavaes Art. 15. Os trabalhos de escavao devem executar-se em conformidade com normas cientficas e com a "Recomendao Definidora dos Princpios Internacionais a Aplicar em Matria de Escavaes Arqueolgicas", adoptada pela UNESCO em 1956. O ordenamento das runas e as medidas necessrias conservao e proteco permanente dos elementos arquitectnicos postos a descoberto sero assegurados. Alm disso, todas as iniciativas sero tomadas no sentido de facilitar a compreenso do monumento sem nunca desvirtuar o seu significado. Todo o trabalho de reconstruo dever, no entanto, ser excludo partida; somente a anastilose (recomposio das partes existentes mas desmembradas) poder ser encarada. Os elementos de integrao sero sempre reconhecveis e representaro o mnimo necessrio para assegurar a conservao do monumento e restabelecer a continuidade das suas formas. Documentao e Publicao Art. 16. Os trabalhos de conservao, de restauro e de escavao sero sempre acompanhados pela compilao de uma documentao precisa de desenhos e de fotografias. Todas as fases de trabalho de seleco, de consolidao, de integrao, assim como os elementos formais e tcnicos identificados no decorrer dos trabalhos sero anotados. Esta documentao ser guardada nos arquivos de um organismo pblico e colocada disposio das pessoas que a quiserem consultar e a sua publicao recomendada.

Participaram no Comit que redigiu a Carta Internacional para a Conservao e Restauro de Monumentos: Piero Gazzola (Itlia), Presidente Raymond Lemaire (Blgica), Secretrio Jose Bassegoda-Nonell (Espanha) Luis Benavente (Portugal) Djurdje Boskovic (Jugoslvia) Hiroshi Daifuku (UNESCO) P.L de Vrieze (Holanda) Harald Langberg (Dinamarca) Mario Matteucci (Itlia) Jean Merlet (Frana) Carlos Flores Marini (Mxico)

Roberto Pane (Itlia) S.C.J. Pavel (Checoslovquia) Paul Philippot (ICCROM) Victor Pimentel (Per) Harold Plenderleith (ICCROM) Deoclecio Redig de Campos (Vaticano) Jean Sonnier (Frana) Francois Sorlin (Frana) Eustathios Stikas (Grcia) Mrs. Gertrud Tripp (ustria) Jan Zachwatovicz (Polnia) Mustafa S. Zbiss (Tunsia)

Вам также может понравиться