Вы находитесь на странице: 1из 2

Slides 2-O que biodiesel?

? Combustvel natural usado em motores diesel, produzido atravs de fontes renovveis, que atende as especificaes da ANP. 3-Histria e Biodiesel Em 1859 foi descoberto petrleo na Pennsylvania tendo sido utilizado principalmente para produo de querosene de iluminao. O combustvel especificado como "leo diesel" somente surgiu com o advento dos motores diesel de injeo direta, sem pr-cmara. A disseminao desses motores se deu na dcada de 50, com a forte motivao de rendimento muito maior, resultando em baixos consumos de combustvel. Alm dos baixos nveis de consumos especficos, os motores diesel modernos, produzem emisses, de certa forma aceitveis, dentro de padres estabelecidos. 4-Vantagens do Biodiesel Cada vez mais o preo da gasolina, diesel e derivados de petrleo tendem a subir. A cada ano o consumo aumenta e as reservas diminuem. Alm do problema fsico, h o problema poltico: a cada ameaa de guerra ou crise internacional, o preo do barril de petrleo dispara. Biodiesel uma alternativa aos combustveis derivado do petrleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veculo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renovveis (girassol, soja, mamona), um combustvel que emite menos poluentes que o diesel. 5-Desvantagens do Biodiesel Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) s podero ter mercado a preos muito inferiores aos atuais; todo o mercado de leo-qumicos poder ser afetado; No h uma viso clara sobre os possveis impactos potenciais desta oferta de glicerina; Tem uma produo ligeiramente mais baixa de energia, se comparada a um volume equivalente do diesel regular; Pode ser mais caro do que o diesel regular dependendo da rea e da matria-prima utilizada; 6-Leitura da tabela 7-Aspectos econmicos Alcanando 39,2 milhes de metros cbicos, dos quais 76% foram consumidos em transportes. O pas importou 16,3% dessa demanda, o equivalente a US$ 1,2 bilho. Como exemplo, a utilizao de biodiesel a 5% no pas, demandaria, portanto, um total de 2 milhes de metros cbicos de biodiesel. 8-Glicerina Glicerina um liquido viscoso, incolor, inodoro, higroscpico(tem tendncia para absorver a umidade do ar) e com sabor adocicado. Tem diversos usos na indstria, em remdios, comida , shampoo, no prprio sabonete e sabo entre outros.

9-Sub-produto

Os excedentes de glicerina derivada do biodiesel podero levar a grandes redues no preo, eliminando parte da produo de glicerina de outras fontes, hoje de 0,8 a 1,0 M t/ ano. Com as redues substanciais de preo, devero tambm entrar no mercado de outros poliis, em particular o sorbitol. Na Europa, o aumento de biodiesel, para atingir apenas alguns pontos porcentuais do diesel, cobriria grande parte da demanda atual por glicerol.

Buscam-se novas aplicaes de grandes volumes para glicerina no mundo, e isto provavelmente se dar nos intermedirios para plsticos, como o propanodiol - PDO, contudo no so solues de curto prazo. 10-Foto 11- Curiosidade O potencial energtico da borra de caf to bom quanto o da soja e da palmeira. A borra contm de 11% a 20% de leo que pode ser convertido em biodiesel, e a soja e a palmeira 20% de leo. Atualmente o Brasil o maior produtor mundial de caf, sendo responsvel por 30% do mercado internacional, volume equivalente soma da produo dos outros seis maiores pases produtores. tambm o segundo mercado consumidor, atrs somente dos Estados Unidos. No Brasil so consumidas aproximadamente 18 milhes de sacas de 60 quilos de caf, num total de 1,08 milhes de toneladas, o que ir gerar uma quantidade considervel de resduos.

A partir de um quilo de borra de caf possvel extrair at 100 mililitros de leo, o que geraria cerca de 12 mililitros de biodiesel.

Вам также может понравиться