Вы находитесь на странице: 1из 11

A transformao de Lorentz

Para se chegar as equaes da transformao de Lorentz basta analisar como as equaes de Maxwell se comportam com relao a uma transformao geral de coordenadas. Mas para simplificar a matemtica, utiliza-se no lugar das equaes de Maxwell uma de suas solues, isto , a equao da onda no vcuo:

propagando-se na direo x com velocidade c. Quer-se uma transformao linear de coordenadas x, t para um novo referencial, x', t' que se move com velocidade v:

O problema encontrar , , , de forma a que a equao de onda acima continue sendo uma equao de onda no novo referencial. Substituindo na equao de onda e resolvendo a equao para ( , , , ) obtm-se:

Substituindo na transformao linear original:

Comparando com a transformada de Galileu:

encontra-se:

substituindo na transformao linear inicial, encontra-se a transformada de Lorentz entre dois referenciais em movimento relativo com velocidade v:

Onde:

chamado de fator de Lorentz. Uma das concluses mais espectaculares da transformada de Lorentz obtida calculando-se a velocidade de grupo de uma perturbao que se propaga neste referencial:

Isto , a velocidade da luz a mesma em qualquer referencial inercial

As transformaes de Lorentz e a adio de velocidades


Suponhamos que uma pessoa dentro de um comboio viajando em linha recta e com uma velocidade uniforme v lana uma bola na direco e no sentido de movimento do comboio e com uma velocidade u'. Um observador parado que conseguisse ver o que se estava a passar dentro do comboio veria a bola a mover-se a uma velocidade u = u + v. Ou seja, as coordenadas medidas nos dois referenciais esto relacionadas pelas chamadas transformaes de Galileu:

A posio da bola ser medida como x' = u' t' dentro do comboio e como x = x' + v t fora dele. E u = x/t = (x + vt)/t = u + v. Ou seja, observa-se uma adio de velocidades. Embora o observador exterior observe a adio das velocidades, para o observador dentro do comboio tudo o que se passa exactamente igual ao que se passaria se ele estivesse fora do comboio: o princpio da relatividade de Galileu - no conseguimos distinguir sistemas referenciais inerciais uns dos outros pelo movimento dos objectos dentro deles. Foi esta noo bastante bvia que foi depois alargada e modificada por Einstein. Mas os resultados da experincia de Michelson e Morley implicavam que, no caso da luz, a adio de velocidades no se verificava. Lorentz substituiu ento as transformaes de Galileu pelas seguintes (chamadas as transformaes de Lorentz):

em que c representa a velocidade da luz. Segundo estas transformaes, uma bola atirada velocidade u' dentro do comboio ter, quando vista fora do comboio, uma coordenada x' = u't' ,

ou seja, substituindo x' nas equaes de Lorentz, a lei de transformao das velocidades :

Note que, se v for muito menor do que c, teremos aproximadamente u = u + v e que, se um raio de luz for emitido velocidade u' = c, a velocidade medida fora do comboio ser tambm c. Ou seja, por mais rpido que o comboio se mova (mas a uma velocidade menor do que c) e por mais rpido que a bola seja atirada (mas a uma velocidade menor do que c) a velocidade medida fora do comboio ser sempre menor do que c. Por isso, exercendo uma fora finita numa distncia finita (ou seja, exercendo trabalho finito) no possvel acelerar um objecto a uma velocidade superior da luz. Ou seja, c parece ser o limite de velocidade ltimo no Universo. A existncia de uma velocidade limite c, faz com que se deixe de observar uma adio de velocidades, como na teoria de Galileu. Para eliminar dificuldades pedaggicas relacionadas com o aspecto mais paradoxal deste facto, h quem defenda a introduo da noo de rapidez de um objecto (que hoje utilizada por muitos fsicos), definida como * =arc tanh (v/c), que pode tomar qualquer valor numrico e para a qual a lei das adies de velocidade se verifica.

O conceito de velocidade para Galileu junta em si propriedades que, no caso da relatividade, pertencem a duas grandezas diferentes, ainda que ligadas entre si: a taxa de variao temporal da posio (velocidade) e o parmetro aditivo do movimento (rapidez). Trata-se de uma situao semelhante h que existe na caracterizao da inclinao de uma encosta em topografia: Diz-se que a inclinao de uma estrada de 5% se o desnvel de 5 m para uma distncia de 100 m. E estas inclinaes, desde que sejam pequenas, adicionam-se (uma inclinao de 3% em relao a uma colina de inclinao 5% corresponde a uma inclinao de 8% em relao horizontal). No entanto, para inclinaes maiores, esta aditividade j no vlida. necessrio usar o valor dos ngulos. Porque s para os ngulos pequenos a tangente e o ngulo so praticamente idnticos, sendo a distino intil. O mesmo se passa em relao distino entre a velocidade e a rapidez, para velocidades no relativsticas. E, curiosamente, a frmula exacta para a adio das inclinaes em percentagem extremamente parecida com a relao einsteiniana para a composio das velocidades: t0 = (t+T)/1-tT. Ou seja, o significado de v na relatividade o de uma variao de posio, anloga da variao associada inclinao percentual. Enquanto a noo de rapidez, que corresponde efectivamente a um parmetro aditivo, anloga de ngulo.

A dilatao do tempo
Vejamos o que se passa quando um relgio viaja num comboio que se desloca a uma velocidade v. Suponhamos que usamos um relgio que funciona com base num impulso de luz que se reflecte num espelho e detectado por um receptor para medir o tempo. O impulso de luz demora t segundos a percorrer uma distncia L at chegar ao espelho e mais t segundos a percorrer a mesma distncia para chegar ao detector.

Dentro do comboio, um observador verificar que o relgio funciona normalmente. O impulso de luz demora t segundos a chegar ao espelho e outros t segundos a chegar ao detector. Ou seja, L= ct, em que c a velocidade da luz. Mas um observador fora dele v o movimento do comboio e para ele o impulso de luz segue numa diagonal D de um tringulo rectngulo com um lado de comprimento L e outro de comprimento vt. Ento, de acordo com o teorema de 2 2 2 2 2 2 Pitgoras, ele deduzir que L + v t = D =c t , em que t' o tempo necessrio para o impulso de luz percorrer a diagonal D. Ento, eliminando L, obtemos c2t'2 = c2t2 - v2t2 e

E igual resultado obteremos para o trajecto do espelho at ao detector. O relgio dentro do comboio parece atrasar-se quando visto pelo observador exterior - o tempo parece dilatado dentro do comboio. Ou seja, para o observador fora do combio, um ciclo completo do relgio dentro do combio parece demorar mais tempo do que quando o relgio est parado. Mas, fazendo o mesmo raciocnio, do ponto de vista do observador dentro do comboio, relativamente a um relgio fora do comboio chegaremos igualmente mesma concluso, em sentido inverso: o relgio no exterior do comboio est-se a atrasar. Ao tempo medido por um observador no seu referencial podemos chamar o seu tempo prprio (ou seja, que uma propriedade sua, o tempo que lhe pertence.) O tempo medido por outros observadores K vezes maior do que o tempo medido por si prprio. E K sempre maior ou igual a 1. Cada observador tem uma experincia normal do tempo, ou seja, no sente o tempo dilatado. Apenas chega concluso que o tempo do outro est dilatado em relao ao seu. Note que, se v for muito menor do que c, teremos aproximadamente t' = t (por exemplo, a 100 km/h (30 m/s), v2/c2 = 10-12 ). A metade da velocidade da luz, o factor de dilatao do tempo j ter um valor que cerca de 1,21. O que corresponde medio de um atraso relativo de 20 % no relgio. Para os avies comerciais, K cerca de 1.0000000000005, mas, como os relgios atmicos so extremamente precisos, o seu efeito pode ser medido. Em 1971, foi feita uma experincia

com avies viajando para Este (com a Terra a rodar em baixo no mesmo sentido) e para Oeste (a velocidade do avio maior porque a Terra roda no sentido oposto) cujos resultados foram interpretados com estando de acordo com as previses relativsticas. No entanto, verificou-se sepois que essa experincia nada provara porque a preciso dos relgios usados deveria ser 2 ordens de magnitude superior para que os resultados tivessem algum significado. A dilatao do tempo diminuta para as velocidades usuais. Para um cosmonauta que viaje numa nave que roda em volta da Terra em 90 minutos, Kser de cerca de 1.0000000003. Para uma estadia de 2 anos no espao, a dilatao do tempo devida relatividade especial (sem contar com efeitos da relatividade geral) dar-lhe-ia uma esperana de vida superior que corresponderia apenas a um aumento da ordem dos 20 milisegundos na sua vida! Lorentz referia-se a t como tempo geral e a t' como um tempo local modificado. Para Einstein, ambos eram simplesmente tempo: existem tantos tempos quanto os referenciais inerciais. O tempo, na relatividade, no algo de intangvel. algo de muito concreto, uma sucesso de acontecimentos fsicos. A passagem do tempo medida por processos fsicos que so tanto mais lentos quanto a velocidade dos objectos for maior: a rotao das rodas dentadas de um relgio, o movimento dos tomos, o decaimento de partculas instveis. J Poincar, que influenciou muito as ideias de Einstein, dizia em 1902 , em La science et l' hipothse que o tempo no absoluto; dizer que dois intervalos de tempo so iguais uma afirmao que no tem significado por si s e que apenas pode adquirir um significado por conveno; porque no temos a intuio directa da igualdade de dois intervalos de tempo nem da simultaneidade de dois acontecimentos que ocorrem em locais diferentes.

A contraco do comprimento dos objectos


Usemos agora o mesmo relgio para medir o comprimento de uma barra dentro do comboio orientada na direco do movimento.

Dentro do comboio, como o impulso de luz tem que percorrer uma distncia igual a dois comprimentos da barra, conclumos que t' = 2L'/c. Mas de fora dele, vemos que o impulso ter de percorrer uma distncia maior (L + v*t1) quando se desloca no sentido do movimento do comboio, porque o movimento faz com que o espelho se afaste, e uma menor (L - v*t2) quando se desloca no sentido inverso. Ou seja, L + v*t1 = c*t1; L - v*t2 = c*t2. E t1=L/(c-v); t2 = L/(c+v). O tempo total ser por isso t = t1 + t2 = L/(c-v)+ L/(c+v)= (2L/c)/(1-v2/c2). Substituindo os valores de t e t' na frmula t' = t*sqrt(1-v /c ) que representa a dilatao no tempo temos 2L'/c = (2L/c)/sqrt(1-v2/c2). E conclumos que
2 2

Ou seja, a barra parece mais curta quando vista de fora. Lorentz e Fitzgerald supunham que as foras moleculares eram afectadas pelo movimento e que existia um processo mecnico de contraco que pressionava as molculas umas contra as outras. Einstein afirmava que a contraco no existe realmente, j que no ser confirmada por um observador que se move com o objecto, embora, ao mesmo tempo, ela exista realmente para um observador em repouso, j que ela pode, em princpio, ser demonstrada por ele. Ou seja, embora a contraco no corresponda a nenhum processo real, ela um efeito real. A contrao dos comprimentos e a dilatao do tempo so reais? O que se passa que os fenmenos da contrao dos comprimentos e da dilatao do tempo podem ser considerados como sendo apenas efeitos de perspectiva (paralaxe) no espaotempo, anlogos aos efeitos espaciais usuais. Correspondem ao efeito que se obtem quando se mede o comprimento de um objecto usando uma rgua graduada que no est disposta paralelamente sua direco. Como se mede de facto uma projeco do comprimento do objecto, obtem-se uma grandeza aparente maior do que a do seu comprimento intrnseco, correspondente a uma medida feita com uma rgua disposta paralelamente sua direco. Para obter o seu comprimento intrnseco, ser preciso corrigir esse valor com base num factor angular adequado. As transformaes de Lorentz traduzem o desalinhamento entre dois sistemas referenciais. Elas descrevem a disposio relativa dos eixos equivalentes de dois referenciais diferentes que podemos usar para representarmos um acontecimento num espao-tempo a 4 dimenses. Como no caso da rgua graduada, verificase um efeito de paralaxe: s se os eixos espao-temporais do objecto coincidirem com os da rgua utilizada se poder afirmar que medimos o comprimento ou o tempo prprios do objecto. Estes efeitos so por isso perfeitamente reais, embora digam apenas respeito a aparncias. Os muons Quando raios csmicos de alta energia caiem na alta atmosfera, criam certas partculas elementares instveis que se movem a velocidades da ordem dos 99% da velocidade da luz, a que se chama muons, e que decaiem em cerca de 2 microsegundos, transformando-se numa forma diferente de matria. A essa velocidade, deveriam decair na alta atmosfera, depois de percorrerem cerca de 600 metros. De facto, verifica-se que alguns chegam at a cair na superfcie da Terra. Para um observador na Terra, os muons parecem viver 7 vezes mais tempo do que deveriam (14 microsegundos em vez de 2) o que explicado pela relatividade restrita porque o factor de dilatao do tempo para essa velocidade tem um valor de 7. O processo de decaimento dos muons parece atrasar-se quando visto da Terra. Do ponto de vista dos muons, o processo de decaimento no se atrasa. Para ele, vive apenas os 2 microsegundos habituais e deveria ser impossvel que viajasse mais de 4 quilmetros antes de decair. Teria de viajar a 7 vezes a velocidade da luz! Mas o muon v-se a si mesmo percorrendo uma distncia de v t', onde t' o tempo que decorreu no seu sistema de coordenadas e v = .99c a sua velocidade. Sob o seu ponto de vista, viajou s 600 m antes de decair. Para ele a atmosfera s tem 600 metros de espessura, cerca de 7 vezes menos do que uma pessoa na Terra medir. Ou seja, o comprimento dos objectos contrai-se na direco do seu movimento quando visto de um sistema em movimento. E tambm o muon pareceria contrado para um stimo do seu tamanho real se pudssemos medir o seu tamanho a partir

da Terra. Algumas partculas que chegam alta atmosfera tm energias que excedem 2*10 eV. No caso dos protes (com uma massa de cerca de 1 GeV), as suas velocidades so de 11 0.999 999 999 999 999 999 999 995 c e K 10 . Para essas partculas, a idade do universo 9 de um pouco mais do que um ms (13 * 10 anos/1011). Em termos do seu tempo prprio, conseguem atravessar o universo visvel em alguns meses.
20

Variao da massa inercial de um objecto com a velocidade


Quando se tenta ir acelerando um objecto at velocidade da luz, em vrios passos, o aumento de velocidade relativamente ao referencial inicial torna-se cada vez menor medida que se repete o processo; e, exercendo trabalho finito, no possvel acelerar um objecto a uma velocidade superior da luz. Se considerarmos que a massa inercial a medida da resistncia que um objecto ope a uma mudana do seu movimento, isso pode ser interpretado como sendo um aumento da massa inercial com a velocidade. De acordo com as equaes de Lorentz, a massa inercial, vista por um observador exterior seria:

em que m0 a sua massa em repouso e v a velocidade a que o corpo se move em relao a ns. Se, por exemplo, um objecto se move a 0,99c, a sua massa parecer 7 vezes maior do que a sua massa em repouso. Nos grandes aceleradores de partculas, quanto maior a velocidade de um feixe de electres, mais difcil aumentar a sua energia cintica. No entanto, embora o prprio Einstein tenha usado este conceito de massa relativstica, decidiu depois abandon-lo para no dar a noo de que a massa real de um objecto varia, dependendo do seu estado de movimento. A massa de um objecto ou de um sistema 2 definida como sendo a sua energia prpria dividida por c . A energia de um objecto que medida a partir de outros referenciais no inerente ao objecto (no uma propriedade prpria do objecto.) prefervel no introduzir nenhum conceito de massa seno a massa em repouso e no falar da dilatao da massa. Prefere-se hoje dizer apenas que o momento de um objecto que se est a mover em relao a ns a uma velocidade v e p = Kmv (sem fazer a associao p = (Km)v). Os aceleradores electrnicos usados para tratar alguns tipos de cancro perto da superfcie da pele usam feixes de electres em que estes tm energias da ordem dos 20 MeV e velocidades de 0.9997c. Isto corresponde a um factor relativstico K de 43 e, por isso, os campos magnticos usados para controlar os feixes tm que fornecer foras 43 vezes maiores do que seria de esperar segundo a fsica Newtoniana, para compensar o aumento de momento resultante. No LEP (Grande Colisor de Electres e Positres) do CERN, os electres eram acelerados at energias de 100 GeV, a velocidades de 0.999 999 999 95c e um valor de K de 200 000. E os campos magnticos usados para controlar os feixes tinham que fornecer foras 200 000 vezes maiores do que seria de esperar segundo a fsica Newtoniana. Um paradoxo relativstico

Suponhamos que um combio de comprimento L vai atravessar um tnel com o mesmo comprimento, a uma velocidade relativstica. Um observador dentro do comboio dir que o tnel muito mais curto que o comboio, porque o ver com um comprimento L sqrt(1 - v/c). Um observador externo dir que o comboio que mais curto, porque o ver com um comprimento L sqrt(1 - v/c). Para tirar teimas, o observador externo decide montar dois flashes de luz, um em cada extremidade do tnel, que sero accionados ao mesmo tempo quando o comboio estiver dentro do tnel para mostrar que o comboio fica totalmente dentro dele. Faz a experincia e conclui que tem razo. O comboio est no meio do tnel e completamente dentro dele quando os dois flashes acendem simultaneamente.

Mas o observador no comboio no concorda com ele. Dir que ele fez batota e que o flash da frente foi aceso antes de entrar no tnel e o de trs foi aceso mais tarde, quando o comboio, mais comprido do que o tnel, j estava a sair do outro lado. Ele v o tunel curto que se aproxima dele a uma velocidade relativstica e v igualmente a luz dos dois flashes encontrarem-se a meio do tnel. Mas, para ele, o que isso significa que a luz do flash da frente teve de se propagar velocidade c uma distncia maior, desde o momento em que acendeu (quando a parte da frente do comboio ainda no tinha entrado dentro do tnel) at ao momento em que encontrou a luz do flash de trs.

A luz do flash de trs teve de se propagar velocidade c uma distncia menor, desde o momento em que acendeu (quando a parte de trs do comboio ainda no tinha entrado no tnel) at ao momento em que encontrou a luz do flash da frente. Concluso: No existe contradio. Dois observadores podem estar em desacordo sobre a simultaneidade de dois acontecimentos.Segundo a teoria da relatividade, a simultaneidade relativa!

Postulados de Einstein
Verificaes experimentais dos pressupostos das Equaes de Maxwell foram feitas, no existindo sucesso nas tentativas de medir um sistema de ter absoluto. Trs experincias foram fundamentais: 1. A aberrao da luz das estrelas (o pequeno desvio na posio aparente das estrelas distantes em direo ao movimento orbital da Terra); 2. Medidas da velocidade da luz em fluidos que se movem (Fizeau, 1859); 3. A experincia de Michelson e Morley (1881-1887).

Destes experimentos, o mais importante foi o de Michelson e Morley, que tentou medir a velocidade da Terra em relao a um sistema absoluto. Concluiu-se que no h um sistema preferencial ou a Terra est sempre no sistema preferencial e que a velocidade da luz a mesma em todos os referenciais inerciais, que contradiz o princpio da relatividade newtoniana e mostra que as equaes de Maxwell esto corretas. Neste experimento levantou-se a hiptese de que o ter seja arrastado pela Terra, pois de acordo com o observado, era possvel que o ter no existisse. A mesma concluso de que o ter seja arrastado, foi considerada quando temos fluidos em movimento. Isto somente seria possvel se objetos menos volumosos que a Terra consiguissem arrastar o ter. J a aberrao das estrelas contesta o "arrastamento do ter", a posio aparente de uma estrela descrevem uma pequena trajetria elptica sobre a esfera celestial, sendo o desvio angular da posio da ordem de v/c, com v sendo a velocidade orbital da Terra. No existiria aberrao se o ter fosse arrastado pela Terra. No incio de 1899, novamente em 1900 e 1904, H. Poincar sugeriu que o resultado experimental de Michelson e Morley manifestava que o movimento absoluto no podia ser detectado por qualquer espcie de experincias de laboratrio, implicando que as leis da natureza deveriam ser as mesmas que as verificadas par dois observadores em movimento uniforme um ao outro. Portanto, o desenvolvimento da relatividade especial, foi deixado por H. Poincar e Albert Einstein, e tambm com auxlio de H. A. Lorentz, que props um outro tipo de transformaes de coordenadas conforme discutiremos no prximo tpico. Em 1905, com 26 anos, Albert Einstein publicou vrios artigos, entre os quais um sobre a eletrodinmica dos corpos em movimento. Neste artigo, ele prope um princpio de relatividade mais abrangente, que se aplica tanto s leis da mecnica quanto s leis da eletrodinmica. Com base nos trabalho de Lorentz e Poincar, a teoria da relatividade especial (ou restrita) se baseia em dois postulados que Einstein menciona explicitamente em seu artigo de 1905: I. As Leis da Fsica so as mesmas em todos os sistemas de coordenadas que se movem com movimento uniforme relativamente um ao outro, ou seja, em todos os refernciais inerciais. II. A velocidade da luz no espao vazio a mesma em todos os sistemas de referncia e independente do movimento do corpo emissor. No prximo tpico vamos discutir as Transformaes de Lorentz que colaboraram para a construo destes postulados. Voltar para Tpicos Prximo tpico: Transformaes de Lorentz Tpico Anterior: Eletromagnetismo

Вам также может понравиться