Вы находитесь на странице: 1из 26

Contin m

Servios Tcnicos

Servios Tcnicos

m m

m m

Eng. Jos Antonio Poli

Balanced Scorecard Uma ferramenta de gesto


Contin m

O que BSC?
O conceito do Balanced Scorecard (BSC) ajuda a traduzir a estratgia em ao. A criao do BSC tem incio na viso e estratgias da organizao, a partir das quais so definidos os fatores crticos de sucesso. Os indicadores de desempenho permitem a definio de metas e a medio dos resultados atingidos em reas crticas da execuo das estratgias. Balanced Scorecard um sistema de gesto de desempenho, derivado da viso e estratgia, refletindo os aspectos mais importantes do negcio.

BSC
Ao relacionar os objetivos, as iniciativas e os indicadores com a estratgia da empresa, o BSC garante o alinhamento das aes das diferentes reas organizacionais em torno do entendimento comum dos objetivos estratgicos e das metas a atingir, permitindo desta forma avaliar e atualizar a prpria estratgia

BSC
Os sistemas tradicionais de gesto e controle, ao focarem-se exclusivamente em dados financeiros tornaram-se rapidamente obsoletos, no respondendo s novas necessidades de monitorar o negcio. O BSC, integrando indicadores financeiros e no financeiros, garante tambm uma perspectiva abrangente do desempenho das reas crticas do negcio.

BSC
Kaplan & Norton, definiram quatro dimenses atravs das quais as atividades de uma organizao deve ser analisada: Dimenso Financeira (Como estamos perante os nossos acionistas?) Dimenso Cliente (Como estamos perante os clientes / mercado?)

BSC
Dimenso Processos (Como est o nosso desempenho nos processos e recursos crticos?) Dimenso Aprendizagem e Inovao (Como deveremos sustentar a nossa capacidade de mudana e melhoria?

Criando o BSC
Criar um Balanced Scorecard: necessrio em primeiro lugar identificar a viso da organizao. Qual o caminho pretendido para a organizao? Identificar as estratgias e as formas para atingir a viso. Defina os Fatores Crticos de Sucesso e as dimenses para o Balanced Scorecard (BSC),

Criando o BSC
Considere como se pode medir e analisar os indicadores. Com base na anlise dos indicadores poder identificar e criar planos de ao Torna-se ento necessrio planear os mecanismos de acompanhamento do Scorecard. Como podemos gerir o Scorecard? Que colaboradores devero receber relatrios e como devero ser estes apresentados?

Bsc
Traduz a estratgia em objetivos e aes concretas; Promove o alinhamento dos indicadores chave com os objetivos estratgicos a todos os nveis organizacionais; Proporciona gesto uma viso sistematizada do desempenho operacional; Constitui um processo de avaliao e atualizao da estratgia;

Bsc
Facilita a comunicao dos objetivos estratgicos, focalizando os colaboradores na sua consecuo; Permite desenvolver uma cultura de aprendizagem e melhoria contnua; Suporta a atribuio de incentivos em funo do desempenho individual e da contribuio para os resultados do negcio. O Balanced Scorecard ajuda reduzir a quantidade de informao utilizada a um conjunto mnimo de indicadores vitais e crticos.

Perspectiva Financeira Sob esta perspectiva avaliado o desempenho da organizao em gerar resultados que satisfaam seus acionistas e garantam sua sobrevivncia e crescimento. A partir desses indicadores de desempenho, a organizao orientada a definir seus objetivos financeiros alinhados com a sua estratgia empresarial, que serviro como balizadores para os objetivos e medies das outras trs perspectivas. Medies tpicas: faturamento, retorno do investimento, margem de lucro etc.

Perspectiva dos Clientes O desempenho da organizao avaliado com base na capacidade de construir um relacionamento duradouro e rentvel com seus clientes. Os gerentes so orientados a identificar seus clientes, bem como os segmentos de mercado em que iro competir, alm de definir seus objetivos e formas de medir o desempenho Medies tpicas: satisfao, fidelidade, participao no mercado, reclamaes

Perspectiva dos Processos Internos


A satisfao dos clientes alcanada atravs das atividades operacionais da organizao. Os objetivos e medies desta perspectiva enfatizam o foco na manuteno e melhoria do desempenho dos processos que geram valor para os clientes. Focamos os processos no os departamentos.Medies tpicas: qualidade, produtividade, tempo de ciclo, pontualidade, segurana e qualidade ambiental.

Perspectiva do Aprendizado e Crescimento


As expectativas dos clientes esto em constante mudana e as organizaes so pressionadas a fazer melhorias contnuas. O sucesso em vencer este desafio est fortemente calcado na habilidade das pessoas em aprender e inovar, tanto individual quanto coletivamente. Sob esta perspectiva, avaliada a capacidade da organizao em desenvolver e motivar o seu capital intelectual e inovar seus mtodos, incorporar novas tecnologias e criar novos produtos e servios. Medies tpicas: inovaes, patentes, sugestes e clima organizacional.

O Pulo do Gato para rgos pblicos

Dimenso Financeira
Foco na misso; O rgo pblico deve considerar sua misso e a forma de medir a sua aderncia; Pode-se atribuir valores financeiros; Pode-se atribuir outros valores;

BSC e PNQ e a ISO 9001


O BSC uma ferramenta totalmente compatvel com os modelos de gesto baseados nos critrios do premio nacional da qualidade e da NBR ISO 9001:2000, que por sua vez so compatveis e complementares entre si (ISO e PNQ) Tudo a ver!!!!!!!!!!!!

Princpios da Gesto da Qualidade


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

8.

FOCO NO CLIENTE LIDERANA ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ABORDAGEM DE PROCESSOS ABORDAGEM SISTMICA PARA GESTO MELHORIA CONTNUA ABORDAGEM FACTUAL PARA TOMADA DE DECISES BENEFCIOS MTUOS NAS RELAES COM OS FORNECEDORES

Quais os benefcios esperados?


o alinhamento de processos que melhor alcanaro os resultados desejados, a vantagem competitiva por meio da melhoria das capacidades organizacionais, o entendimento e na motivao das pessoas com relao s metas e aos objetivos da organizao, da mesma forma que em sua participao na melhoria contnua,

Quais os benefcios esperados?


a confiana de partes interessadas na eficcia e eficincia da organizao, como demonstrado pelos benefcios sociais e financeiros do desempenho da organizao, do ciclo de vida do produto e da reputao da organizao, e a capacidade de criar valor para a organizao e seus fornecedores por meio da otimizao de custos e recursos, bem como na flexibilidade e na velocidade de respostas conjuntas, em relao s mudanas de mercado.

Quais os benefcios pessoais esperados?


Crescimento individual agregando valor ao indivduo atravs de educao, treinamento e conhecimento e aplicao de novas ferramentas de gesto. Motivao de trabalhar em uma organizao certificada e reconhecida no mercado, fato atestado por organismo de certificao independente. Satisfao atravs do desenvolvimento das habilidades especficas dos colaboradores e da proviso de uma infra estrutura e de um ambiente de trabalho voltados melhoria do desempenho individual.

Duvidas / comentrios
Japoli@terra.com.br 21 8124 1926 21 9857 6646

Cn m o tin
Servios Tcnicos

m m

Вам также может понравиться