Вы находитесь на странице: 1из 7

ESCOLA SECUNDARIA C/3 CICLO DR.

BERNARDINO MACHADO

STC (NG5-DR3) ABRIL-2011

OS MASS MEDIA

Aluno n4 do curso EFA 2010-2011 Antnio Manuel Leito Pedrosa

ndice:
Histria Mass Media ............................................................................. 2 Imprensa Escrita .................................................................................. 2 Rdio ..................................................................................................... 3 Televiso ............................................................................................... 3 Internet ................................................................................................. 4 Importncia da Internet no desenvolvimento dos Mass Media ........... 4 O poder dos Media na opinio pblica ................................................. 5 Concluso ............................................................................................. 5

HISTRIA MASS MEDIA Imprensa Escrita


As primeiras reprodues da escrita foram obtidas sob um suporte de cera ou de argila com os selos cilndricos, encontrados nas mais antigas cidades da Sumria e da Mesopotmia do sculo XVII a. C. O primeiro jornal em papel, ''Notcias Diversas'', foi publicado como um panfleto manuscrito a partir de 713 d.C., na China. O primeiro jornal regular de que se tem notcia foi a ''Ata Diurna'', que o imperador Csar Augusto mandava colocar no Frum Romano no sculo I, esta era afixada nos espaos pblicos, e trazia factos diversos, notcias militares, obiturios, crnicas desportivas, entre outros assuntos. J no que diz respeito s primeiras publicaes peridicas Portuguesas datam do sculo XVII (relaes de Manuel Severino de Farias, 1625 e Gazeta, 1641). Foi no sculo XIX que mais se incrementou entre ns a publicao de jornais. Tudo o que est impresso no papel a prova concreta de um facto. o que fica guardado nos registos histricos, para que as geraes futuras saibam o que se passou hoje. Apenas o meio que utiliza a media impressa (o papel) exige qualidade do texto jornalstico. Independentemente de ser menos confortvel o manuseio, o papel que faz com que os jornalistas tenham mais cuidado com o que dizem. Todos os dias as pessoas so bombardeadas com imagens que relatam os acontecimentos do momento, os problemas, as fases da vida, a sociedade. As imagens fotojornalistas revelam-nos tudo isso. As imagens as fotografias devem falar por si.

Rdio
Segundo alguns autores, a tecnologia de transmisso de som por ondas de rdio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do sculo XIX. Mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mrito da criao do rdio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.Em 1896 e um transformador de alta potncia, instalado em Nova Iorque, conseguiu transmitir msica e discursos. Posteriormente, em 1908, instalou-se na Torre Eiffel, em Paris, um emissor que fez da Frana o pas pioneiro da rdio na Europa. O emissor da torre Eiffel comeou, a partir de 1922, a difundir programas regulares de msica e de um jornal falado. Durante a 2 Guerra Mundial, a rdio desempenhou um importante papel na poltica e na formao da opinio pblica. J no que diz respeito s vantagens, podemos dizer que a Rdio um meio de comunicao prtico, visto que com o passar dos anos esta tornou-se bastante pequena e a qual podemos transportar para qualquer lado. Quanto s notcias, tambm podemos dizer que se torna no meio de comunicao mais rpido de anunciar qualquer facto, ou seja quase em tempo real. Atinge todos os destinatrios, at mesmo os analfabetos. Uma desvantagem o no poder ver a notcia que nos est a ser transmitida

Televiso
Em 1923 Vladimir Zworykin regista a patente do tubo iconoscpico para cmaras de televiso, o que tornou possvel a televiso electrnica. O primeiro sistema semi-mecnico de televiso analgica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e posteriormente, imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925. O primeiro servio analgico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de Maio de 1928.

A televiso atinge um elevado nmero de pessoas e a juno do poder de imagem com o poder das palavras transmite a informao com mais impacto. Os meios audiovisuais permitem que toda a gente consiga entender a informao at mesmo os analfabetos. A linguagem da televiso a da imagem, que contm forte carga emocional, resultante de trs elementos caractersticos do processo de comunicao canalizado atravs da televiso: a importncia do visual, o culto da personalidade e a espetacularidade da informao noticiosa. Os trs componentes, combinados, do como resultado que a notcia televisiva no esteja sujeita lgica da linguagem racional fundamentalmente a lngua falada ou escrita -, mas antes lgica de uma linguagem emocional.

Internet
Importncia da Internet no desenvolvimento dos Mass Media

A internet, um conglomerado de redes numa escala mundial de milhes de computadores interligadospelo protocolo de internet que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncias de dados. a principal das novas tecnologias de informao e comunicao. Ao contrrio do que normalmente se pensa, a internet no sinnimo de WorldWide Web, esta utiliza hipermdia na formao bsica, um dos muitosservios oferecidos na internet.

Uma das vantagens que a internet tem , por exemplo, as taxas de transferncias de dados e as caractersticas fsicas das conexes variarem bastante. Adicionando a sua complexidade est a capacidade demais de um computador utilizar a internet atravs de um n de redes.

Outra das vantagens da internet que vrios computadores podem comunicar entre si, criando a possibilidade da sociedade se comunicar com menos custos e sem perda de tempo. Mas tambm tem desvantagens, pois o preo praticado pelas operadoras de internet ainda no est acessvel a todos, devido aos preos praticados onde a sociedade mais desfavorecida no tem possibilidades de pagar esses preos estabelecidos. Atravs da internet qualquer utilizador pode aceder aos contedos mass media em qualquer parte do globo e estar at mais atualizado a partir desta tecnologia.

O poder dos Media na opinio pblica


Podemos dizer que osmedia, no mundo globalizado em que vivemos, emergem como um poder, o qual preciso ter em conta. Na sociedade de consumo em que vivemos, somos influenciados pelas notcias enganosas que nos so oferecidas pelas diversas formas de comunicao social. Por vezes, na nsia dos nmeros e de bater a concorrncia, ficamos com uma viso incompleta dos factos. Outras vezes, o critrio utilizado na informao totalmente feito sem a imparcialidade que deveria ter, o que chocante. Em todo o Mundo, os meios de comunicao e, particularmente, os reprteres de imagem e jornalistas, exploram ao mximo assuntos dramticos.

Concluso
Concluo que se o direto pertence Rdio e Televiso, os ttulos, a priori, so pertena da Imprensa. O facto de a televiso usufruir da imagem no significa que o pblico s seja adepto daquilo que visivelmente perceptvel, porque muitas pessoas se identificam com o Jornal impresso ou com a Rdio.

Como qualquer instrumento os mass media podem ser utilizados para o bem e para o mal, assim podemos dizerque existe uns mass media imorais que procuram incutir o vcio nos seus ouvintes, telespectadores e internautas e uns mass media boa que procuram criar a virtude naqueles que esto em contacto com ela.

Вам также может понравиться