Вы находитесь на странице: 1из 23

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 O PASSADO SE FAZ PRESENTE

Discusso oral
Pgina 3

Nesta discusso, se achar apropriado, voc pode introduzir o tema do tempo psicolgico.

A brevidade da vida e a identidade do escritor


Pginas 3-4

1 e 2. Normalmente, sim. Sugira maneiras de superar essas dificuldades. 3. Como explica o enunciado: Os textos que escrevemos hoje, quando forem lidos daqui a 200 anos, tambm necessitaro de informaes da vida em nossos dias. 4. Sequncia (2), (1), (2) e (1).

Discusso oral
Pgina 4

Embora saibamos que, atualmente, qualquer tema seja bom para escrever literatura, temas universais polemizam ainda mais o estranhamento potico.

Pginas 4-6

1. Espera-se que o aluno respeite o limite de seis linhas e que, em sua sntese, diga tratar-se de um dilogo em que um velho poeta reflete sobre a vida. 2. Alternativa b.

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

3. a) A espuma do mar tem vida breve em relao ao mar. Da mesma forma, o ser humano tem vida breve e passageira em relao humanidade. b) Essa nova pergunta explora mais uma vez o jogo metafrico proposto pelo autor. Trata-se aqui da personificao da espuma, uma espcie de metfora ao quadrado, ou seja, uma metfora da metfora, para dizer que a espuma desaparece, assim como todos ns, numa brevidade que contrasta com a durao do mar. O mar dura, a espuma passa. E assim tambm com a nossa vida: a humanidade dura, a nossa vida passa, rapidamente, como a espuma das ondas do mar. c) Porque ela tem curtssima durao: [...] ferve hoje na torrente e amanh desmaia, nos diz lvares de Azevedo. 4. Motive seus alunos a interpretar o sentido dessa metfora: faa uma lista das principais sugestes dadas na lousa, compare os itens dessa lista ao texto e veja qual ou quais delas melhor se enquadram no sentido geral apresentado. Lembre-se: o que est em causa a brevidade da vida, em um tema muito comum na histria da literatura: o tempo passa ou, em latim, tempus fugit. 5. a) O panorama sociocultural do Brasil do sculo XIX, em que vivia o poeta, permite observar, segundo uma viso muito pessimista, aos 30 anos o incio da velhice e, aos 40, o auge da velhice: [...] este amanh do velho, gelado e ermo [...]. b) O velho algum cuja face murchou com as esperanas no concretizadas da juventude. A fronte se lhe descalvara, e longas e fundas rugas a sulcavam: eram as ondas que o vento da velhice lhe cavara no mar da vida [...] Acentuar o tom pessimista da narrativa.

c) Professor, ao trmino da discusso, recapitule os pontos principais.

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pginas 6-7

1. O Romantismo o movimento literrio que domina a Europa e, por extenso de influncias, o Brasil durante o final do sculo XVIII e por boa parte do sculo XIX. Por questes tericas, consideramos que o Romantismo, no Brasil, comea em 1836 (com a publicao de Suspiros poticos e saudades, obra escrita por Gonalves de Magalhes) e termina em 1881 (com a publicao de Memrias pstumas de Brs Cubas, obra escrita por Machado de Assis). 2. O R omanti smo br asi l ei r o pr ocl ama a l i ber dade de cr i ao e de expr esso Geraes
Primeira gerao

Nomes
Nacionalista ou indianista

Principais poetas
Gonalves de Magalhes e Gonalves Dias

Principais temas
Exaltao da natureza; sentimentalismo; indianismo; ufanismo (exaltao da ptria); procura da cor local (adaptao para a realidade tropical do modo de ver o mundo prprio da Europa).

Segunda gerao

Ultrarromntica ou Mal do Sculo

lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela

Egocentrismo; sentimentalismo exagerado; atrao pela morte, pela tristeza, pela solido e por outros aspectos mrbidos da vida; atitude escapista; cultivo do tdio e da melancolia; subjetivismo; 3

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

idealizao da morte e da mulher.

Terceira gerao

Condoreira ou social

Castro Alves, Sousndrade, Tobias Barreto

Sentimentos liberais e abolicionistas.

Estudo de literatura
Pginas 7-8

1. Sequncia (I), (III), (II), (I) e (II). 2. Espera-se que o aluno, mais que acertar exatamente os grifos, compreenda a causa de a descrio estar to presente nas obras romnticas.

O Romantismo e o ideal de formao dos leitores Toda descrio, no texto literrio, suspende o desenvolvimento da narrativa para analisar um termo introduzido por ela. Pode ser uma paisagem, uma personagem ou um objeto. Descrever ordenar um conjunto de elementos no decorrer do texto, que visa deter-se no na narrativa, mas em detalhes dos elementos que a compem. Esse detalhamento pode nos levar de minuciosas descries a vises gerais e muito bsicas de algo. Quanto mais detalhes, mais lento fica o texto. Em todas as narrativas do Romantismo, a descrio ocupa papel fundamental, pois isso tem a ver com a proposta pedaggica que o Romantismo defendeu. As Revolues Francesa e Industrial puseram em cena um novo pblico leitor: a burguesia. A esta, sem experincia em leitura e sem televiso, cinema ou outros meios de comunicao, era necessrio como que ensinar a ler, ensinar a imaginar o que o escritor estava narrando. Da se valorizarem muito as descries detalhadas. Vrios autores desse perodo procuravam, em seus textos, no apenas produzir uma obra literria, mas ensinar o leitor a l-la. Assim, os textos literrios dessa poca se concentravam tanto em desenvolver uma ideia como em ajudar o leitor a interessar-se por ela. O Brasil, copiando os modelos europeus, adotou as mesmas caractersticas: descries longas que no deixavam dvida de como as cenas deveriam ser
4

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

imaginadas. Hoje, cento e tantos anos depois, grande parte dos leitores de textos do Romantismo fica irritada justamente porque o texto parece no progredir, lento. Isso ocorre por vivermos em um mundo muito diferente daquele do sculo XIX. Estamos cercados de mdias e de rapidez: cinema, televiso, internet, videogames, caixas automticos de banco etc. Mas como devemos ento reagir diante dos textos do Romantismo? Pedir aos escritores do sculo XIX que mudem sua maneira de escrever? Deixar de l-los? O que voc pretende fazer?

Pginas 9-10

a) Aparentemente, Paulo valoriza apenas a beleza fsica. b) O texto nos deixa entender que Ana busca bens materiais como base de uma relao amorosa. c) Idealmente, espera-se que o aluno perceba que, para Paulo, o sexo oposto , antes de tudo, um corpo para o prazer do outro. J para Ana, os bens materiais so a base de uma relao amorosa.

Estudo de literatura
Pginas 10-11

1. A definio de uma palavra dada socialmente, ou seja, embora tenhamos sempre o conceito de velhice, aquilo que considerado velho pode alterar-se com o passar dos anos. O mesmo se d com as outras palavras. Hoje o termo velho no faz mais sentido se relacionado idade de 30 ou 40 anos. Essa mudana foi provocada por transformaes sociais: desenvolvimento da indstria cosmtica, facilidades tecnolgicas, desenvolvimento da Medicina, estilo de vida saudvel e desejo de enfrentar os desafios da existncia, como a velhice e a morte. 2. lvares de Azevedo antecipava a morte da poesia romntica, carregada de misticismo. No segundo prefcio sua obra Lira dos vinte anos, descreve o poeta como um ser em crise, j que a poesia sente exaustas as suas asas de ouro. O poeta obrigado a ver-se como homem que est sujeito aos limites da matria e passa a
5

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

idealizar a morte como soluo. Se for necessrio, sugira exemplos, como os emocores e grupos gticos, que so herdeiros dessa tradio ultrarromntica. 3. So caractersticas do Ultrarromantismo a atrao pela natureza da noite e pelos aspectos mrbidos e desprezveis da vida, a atitude escapista e a idealizao da morte como soluo dos problemas humanos. Essa atitude fatalista condiz muito com a do velho que, ao chegar aos 40 anos, no se sente mais um poeta, mas um vagabundo sem ptria e sem crenas. Alis, essa atitude contrasta bem com a da primeira gerao romntica, carregada de ideais nacionalistas e religiosos. 4. H muitas possibilidades de resposta; contudo, senso comum que viver de poesia no um modo de ganhar a vida muito aceito. 5. Considere o conceito de poesia que seus alunos trazem consigo. Use, para ilustrar, os compositores atuais das msicas que os alunos ouvem.

Em dia com o vestibular: Unesp


Pgina 11

1. Os temas do tempus fugit e da brevidade da vida so apresentados no texto por meio da metfora da escuma: a espuma do mar tem vida breve em relao ao mar. Da mesma forma, o ser humano tem vida breve e passageira em relao humanidade. 2. A escolha lexical, como as trs seguintes palavras: envelhecemos, cadver, sepultura. A comparao entre humanidade e mar e a vida de um homem e a escuma. A decepo com a vida e a humanidade, tpica dos poetas ultrarromnticos e que se v em sou um vagabundo sem ptria e sem crenas aos quarenta.

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pginas 11-13

1. Contraste entre povo e poeta em Eurico, o presbtero, de Alexandre Herculano Povo


pastores aprecia bisbilhotar rude limites mesquinhos respeita algumas manifestaes de arte, como a religiosa religioso aprecia o isolamento inteligente horizontes amplos bondoso para com os angustiados carter respeitvel

Poeta

2. Ao considerar as diferentes opinies, valorize o uso do adjetivo para construir o cenrio de uma narrativa e aproximar caractersticas de suas personagens e enredo ao leitor. Alm disso, o adjetivo particulariza, evitando generalizaes que no traduzem a ideia pretendida.

Pginas 13-14

1. A fronte se me descalvara, e longas e fundas rugas a sulcavam: eram as ondas que o vento da velhice me cavara no mar da vida... Sob espessas sobrancelhas grisalhas lampejavam-me olhos pardos e um espesso bigode me cobria parte dos lbios. Trazia um gibo negro e roto e um manto desbotado, da mesma cor, me caa dos ombros. 2. a) Professor, considere o que se explica no livro didtico adotado. Metfora uma figura literria que consiste em comparar dois elementos por meio de seus significados imagsticos, causando o efeito de estranhamento entre significados de um termo e outro. b) e c) Observe o que se explica no livro didtico. Alm disso, como explicado no Caderno do Professor, recapitule essas figuras de linguagem.
7

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

3. Resposta pessoal. Aproveite para polemizar o sentido de poesia na vida contempornea. 4. Resposta pessoal. No deixe de ressaltar a valorizao da poesia pela lembrana que ficou na memria do aluno. 5. Ao considerar as diferentes opinies, valorize o uso do adjetivo para construir o cenrio de uma narrativa. Alm disso, o adjetivo particulariza, evitando generalizaes que no traduzem a ideia pretendida.

Pgina 14

Recapitule com os alunos os elementos principais de uma sntese: encontrar as palavras e ideias-chave, articul-las adequadamente entre si, no usar exemplos etc.

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 TEMPUS FUGIT! CONTE-ME UM CONTO FANTSTICO! Discusso oral


Pgina 14

Como explicado no Caderno do Professor, a expresso em latim tempus fugit significa o tempo passa (ou foge), ou seja, a vida breve.

Pginas 15-16

1. a) A brevidade da vida. b) Sente-se pensativo, um pouco triste, com o peso da mgoa. 2. No h uma nica resposta certa, que depende mais das explicaes do aluno. 3. Os dois poemas chamam a ateno para a brevidade da vida. Como explicado no Caderno do Professor, Pessoa valoriza at o momento da mgoa, por ser momento de vida. J Mattos destaca que, sendo tudo to inconstante, breve, no h motivos de genuna alegria. 4. a) O poeta se pergunta Se no duram, por que existem?, valendo-se do tema tempus fugit. b) Resposta pessoal. Esteja atento s diferentes intervenes e percepes dos alunos para enriquecer a questo. c) Do ponto de vista da forma, Fernando Pessoa utiliza-se de versos brancos e livres, enquanto Gregrio de Mattos faz uso do tradicional soneto. No que diz respeito ao contedo, os dois demonstram uma melancolia em relao brevidade da vida: Gregrio de Mattos concluindo que apenas a inconstncia duradoura e Pessoa revelando seu estado de alma diante do tema.

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pgina 17

Espera-se que esta atividade permita confirmar o conceito de tempus fugit e surpreend-lo em pluralidade de realizaes.

Pginas 17-18

1. Espera-se que o aluno, mais que acertar os grifos, consiga identificar como ideias principais algumas caractersticas do conto fantstico. No conto fantstico, a magia desempenha um papel fundamental, estando sua presena associada a uma personagem que dificilmente ocupa o lugar principal. Eis uma caracterstica decisiva desse tipo de histria: o heri sofre o antagonismo de seres mais fortes que ele, carecendo do auxlio de uma figura que usufrui de algum poder, de natureza extraordinria. Para fazer jus a essa ajuda, porm, o heri precisa mostrar alguma virtude positiva, que , seguidamente, de ordem moral, no de ordem fsica ou sobrenatural. A presena da magia, enquanto um elemento capaz de modificar os acontecimentos, o que distingue o conto fantstico. Esse elemento, porm, raramente manipulado pelo heri, e sim por seu auxiliar ou por seu antagonista, pois a personagem principal, aquela que d nome narrativa (Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, Joo e sua irm, Maria), uma pessoa comum, desprovida de qualquer poder. Por essa razo, o leitor pode se identificar com ela, vivenciando, a seu lado, os perigos por que passa e almejando uma soluo para os problemas que enfrenta. possvel, pois, entender o que significa a magia nos contos fantsticos: a forma assumida pela fantasia, de que somos dotados, e que nos ajuda a resolver problemas. No significa que a fantasia est presente apenas nos contos fantsticos. [...] Eis o conto fantstico moderno, de que exemplo a saga de Harry Potter: tambm o jovem feiticeiro vive o contraponto entre dois mundos, sendo o da fantasia mais atraente, embora mais perigoso. Nesse universo sobrenatural, porm, ele pode se revelar
10

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

heri, defender valores positivos, vivenciar a amizade e o amor. A fantasia no apenas ajuda a solucionar problemas, ela superior ao contexto cinzento da rotina e da experincia domstica. [...] No conto fantstico, a imaginao o limite nunca ultrapassado. Em sala de aula, pode colaborar na conduo do gosto pela leitura, que levar certamente ao conhecimento de novos horizontes fantsticos. 2. Professor, os alunos devem usar os sublinhados para redigir o resumo. Verifique, porm, se eles sublinharam os trechos corretos.

O conto fantstico: produza o seu!


Pginas 18-19

Como explicado no Caderno do Professor, o respeito a essas etapas de produo assegura a qualidade do trabalho dos alunos.

Pgina 20

Reserve tempo para recapitular ou explicar mais uma vez contedos que no estejam claros para a maioria dos alunos.

11

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 O PRESENTE DO PASSADO HOJE

Discusso oral
Pginas 20-21

Converse com o professor de Histria e promova um dilogo interdisciplinar. a) Resposta pessoal. Desperte o olhar dos alunos para as injustias mais comuns em sua localidade, mas tambm para aquelas que ocorrem em outros lugares do Brasil. b) Resposta pessoal. Procure expandir o horizonte dos alunos com alguns exemplos de sua escolha: fim da escravido, fim da ditadura, eleies diretas etc.

Pginas 21-22

a) Explicao de algo. b) Escolha entre duas coisas. c) Unio de uma ideia a outra. d) Contradio ao que se diz. e) Unio de uma ideia a outra nas duas oraes em destaque. f) Contradio ao que se diz. g) Concluso de uma ideia. h) Escolha entre duas coisas. i) Explicao de algo. j) Concluso de uma ideia.

Discusso oral
Pgina 22

Sim, possvel fazer poesia com o tema escravido. Alm da escravido que foi abolida em 1888, encontramos outras formas de escravido mesmo hoje em dia.

12

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Resposta: 1, 3, 5, 6, 2, 8, 4 e 7.

Discusso oral
Pginas 24-25

Destaque as diferentes estratgias usadas pelos alunos e que apresentaram bons resultados. 1. Ela nos fala de evento ocorrido no Par, no dia em que se comemora a assinatura da Lei urea, em protesto ao trabalho degradante. Anelise diz que o evento lembrou em especial o poeta Castro Alves e sua obra potica sobre a escravido do sculo XIX, ressaltando sua importncia histrica e social. 2. O papel histrico cumprido pelos poemas de Castro Alves demonstra que as diversas manifestaes artsticas, como a literatura, a msica e a pintura, tm um poder transformador, mormente quando engajadas com os problemas de seu tempo. 3. Alternativa b. 4. Todavia expressa a ideia de contradio, oposio. 5. a) O artigo afirma que no dia 13 de maio ocorreu um Ato Pblico em Defesa da Dignidade do Trabalho do qual participaram diversas organizaes trabalhistas. b) A poesia tem um poder transformador, embora nem todos pensem assim. c) Castro Alves viveu no sculo XIX. Ainda assim sua poesia atual. d) A poesia de Castro Alves to importante que merece ser estudada nos dias de hoje. e) A leitura de poesia importante, visto que possibilita que nos emocionemos a ponto de reagir.

13

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pgina 25

Professor, para as questes (a), (b), (c), (d), (e), (f), (g) e (h), verifique o uso adequado do conectivo solicitado, bem como se os alunos no escrevem sempre a mesma coisa, mudando apenas o conectivo pedido.

O navio negreiro
Pginas 25-26

1. a) Refere-se ao poeta Castro Alves. b) Castro Alves escreveu antes de 1888, ano em que a princesa Isabel assinou a Lei urea, abolindo a escravatura. A parte do texto que melhor comprova isso parecia estar longe de chegar ao fim em nosso pas, um dos ltimos a aboli-la.

Discusso oral
Pgina 26

muito possvel que os alunos percebam que os temas sociais do sculo XIX, escritos para leitores da poca, levantem diversos problemas para o leitor de hoje.

Pginas 26-28

1. O trecho condena especificamente o desumano tratamento que os escravos sofriam no trajeto entre a frica e o Brasil. 2. Aqui, o poeta algum que denuncia os problemas sociais, cumprindo uma importante funo pedaggica de lutar pela melhoria das condies de vida da sociedade. 3. Alternativa a. 4. Alternativa c. 6. Esquema de rimas (A), (B), (C), (B), (D), (D), (E), (F), (F) e (E).
14

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

7. Cada um apresentar a sua opinio e todas devem ser respeitadas. Contudo, verifique o amadurecimento dos alunos diante dos textos lidos.

Pgina 28

Verifique se os alunos, de fato, compreendem as caractersticas que particularizam o estilo desse escritor.

Estudo de literatura
Pginas 28-29

1. I. O trecho I relaciona-se a Castro Alves.

II. O trecho II relaciona-se a lvares de Azevedo. 3. Alternativa b. 4. Alternativa c. 5. Considere as explicaes do Caderno do Professor, em particular as definies de poema intimista e poema de cunho social. Alm disso, as relaes intertextuais podem aparecer de diferentes modos, por meio de parfrases ou citaes. Atente para que tais estratgias valorizem estilisticamente a obra produzida. Analise tambm os diferentes problemas escolhidos pelos alunos ao compor um poema de cunho social.

Pgina 30

As respostas a essas perguntas podero motivar uma aula de reviso de contedos no compreendidos devidamente pela maioria da classe.

15

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pgina 30

Espera-se que, nessa anlise, os alunos faam uma reviso no s do estilo da poesia de Castro Alves, como tambm da abordagem da literatura a problemas sociais, principalmente na terceira gerao do Romantismo brasileiro.

16

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 O PRESENTE FAZ POESIA

Discusso oral
Pgina 31

Destaque as mudanas corporais (crescimento, menarca etc.), comportamentais (namoro, amizades etc.) e sociais (estudos, trabalho etc.).

Pginas 31-32

Na primeira estrofe do poema, a referncia a ferir, que remete a sangue (sangue/fera/assassinato), ou lume, que sugere fogo (fogueira/fogo/alimento), permite a relao com a chegada da menarca na vida de uma moa, transfigurada nesses versos em zebra (zebra/pedra/lume). Em razo de a menstruao (zebra/ferida/menstruao) representar uma nova fase da vida da mulher, na qual ela ter a possibilidade de procriar, v-se, nesse caso, a aluso fertilidade (morte/fertilidade/solido), aspecto bastante recorrente na literatura africana de autoria feminina. Sangue, em virtude de sua cor (forma/textura/cor), remete-nos a lume e a vinho (pedra/vinho/campo). O vermelho a cor da paixo (paixo/esperana/paz) e faz com que pensemos em atos sensuais e apaixonados entre a mulher e o homem. Como diz o poema, o vinho cresceu o canto, o que nos conduz s ideias de alegria e festa (alegria e festa/dor e morte/sucesso e riqueza). Dar fruto e semear o campo sugerem que o ato sexual foi consumado e culminou em uma gravidez. Tudo se repete e, na penltima estrofe, o velho comeou o crculo/o crculo fechou o princpio, o que nos faz pensar que o processo se repete continuamente e que, a todo momento, h uma menina, uma pequena e alegre zebrinha, passando a mulher.

17

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pgina 32

1. A causa foi o roubo do equipamento do show. 2. A finalidade foi preservar a qualidade do show. 3. Verifique a coerncia das respostas com o propsito da atividade.

A entrevista quebra-cabea
Pginas 33-35

2. a) Voc poder definir o que uma entrevista: Um texto que, por meio de perguntas e respostas, procura fazer com que o leitor conhea opinies de pessoas que tm algo importante a dizer. b) Revelam que a entrevistada uma poetisa angolana. c) Acolha as diferentes opinies dos alunos, mas concentre-se no fato de que temos estudado a identidade e o valor social do poeta no passado e nos dias de hoje. 3. a) III b) VII c) I d) V e) II f) VI

g) IV 4. Analise a coerncia das respostas dos alunos quanto a indcios que favorecem as relaes de complementaridade e aproveite para aprofundar os contedos explicados. 5. a) Segundo a poetisa, o maior preconceito no que diz respeito literatura em Angola com relao poesia. b) O romance aparece como gnero literrio superior ao poema, como se o bom escritor s provasse suas qualidades literrias depois de escrever um romance.

18

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

c) O mercado determina em grande parte o que ser publicado. Os escritores, muitas vezes, tm de se adequar s leis de mercado a fim de ver seus livros publicados. d) Ningum escreve totalmente para si prprio, mas, quando escreve, no pensa conscientemente no leitor, e sim na vida. 6. Professor, uma resposta aberta, mas avalie a argumentao usada pelo aluno.

Pgina 35

1. uma oportunidade de saber o que os alunos pensam sobre o tema. Promova, na correo, uma recapitulao breve. Em especial, considere a necessidade de pensar no outro em todo ato de escrita. Leve em conta alguns dos motivos pessoais que afastam os alunos da leitura de poemas. Aprofunde aspectos que no ficaram claros ao entendimento do aluno. 2. No deixe de verificar se as perguntas so especficas em relao ao escritor lvares de Azevedo ou Castro Alves, ou se, de to gerais, poderiam ser feitas a qualquer um.

Produzindo um artigo de opinio


Pginas 35-37

Parte 1 Recapitule os conceitos que porventura ainda no estejam claros aos alunos, tais como tese e argumento. Use as informaes do Caderno do Professor. Parte 2 Quando houver uma diferena entre a sua opinio e a do aluno, isso pode indicar a no compreenso do conceito. Parte 3 Observe que no se trata de escrever outro artigo de opinio, mas de aprimorar o que j foi feito.

19

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

Pgina 37

Um e-mail usa um registro de linguagem prprio, mais prximo do cotidiano de grande parte dos alunos. Concentre-se em compreender quais as dvidas dos alunos e os motivos que os levaram a preferir algumas aulas a outras. Verifique se h uma relao entre compreender bem os contedos e consider-los interessantes.

20

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

SITUAO DE APRENDIZAGEM 5 EU GOSTO DA MULHER...

Discusso oral
Pgina 38

Essas palavras podem indicar uma viso radical de si em relao ao outro. Cabe lembrar que o sufixo ismo o mesmo de palavras como nazismo e totalitarismo. 2. Amlia muito submissa e anula a vontade prpria a favor dos gostos de seu companheiro. 3. A questo : como o machismo se manifesta nos dias de hoje? A mulher pode no ser to submissa ao marido, mas a sociedade continua patriarcal e h muitas mulheres que inferiorizam o gnero e o sexo femininos.

Pginas 38-41

1. As atitudes de Amlia e Aurlia so opostas. Amlia vive em funo do amor de seu marido; Aurlia desdenha do amor e dos seus pretendentes. Amlia vive em situao de extrema pobreza; Aurlia rica e sente que os rapazes a valorizam por seu dinheiro, ento devolve na mesma moeda: d-se ao luxo de categorizar os rapazes de acordo com um hipottico valor financeiro que eles teriam. 2. As revoltas mais impetuosas de Aurlia eram justamente contra a riqueza que lhe servia de trono, e sem a qual nunca por certo, apesar de suas prendas, receberia como rainha desdenhosa a vassalagem que lhe rendiam. 3. Alternativa a. 4. O romance o gnero mais conhecido da literatura. Nele, d-se maior ateno aos elementos narrativos, como personagens principais e secundrias, espao, tempo etc., aparecendo questes como a anlise psicolgica das personagens e suas relaes estabelecidas com o mundo. Especialmente de origem popular, acompanhou o

21

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

percurso das tendncias literrias, traando um quadro de anlise da sociedade em geral.

Pgina 41

1. Acolha as diferentes pesquisas, verificando o modo como os alunos investigaram e as maneiras como a mulher retratada. 2. Acolha as diferentes sugestes, verificando as mais interessantes para exposio em classe.

O efeito de sentido da palavra nunca


Pginas 41-42

1. Alternativa c. 2. Jamais. 3. Alternativa b. 4. Alternativa a.

Uma palavra por outra


Pginas 42-43

1. A resposta dos alunos deve simular a seguinte ideia: nessa frase, Gisele Bndchen quer dizer mulher linda, exemplo de perfeio e beleza, o modelo de todas as mulheres lindas. Dessa forma, o enunciador desenvolve um raciocnio metonmico machista e reducionista da imagem da mulher. 2. Minha tia uma mulher submissa. Valoriza-se aqui apenas a imagem generalizada da mulher sem vontade prpria. 3. a) O autor pela obra: Ouvi a msica de Arnaldo Antunes com ateno. b) O continente pelo contedo: Ela tomou o lquido contido em dois copos assim que chegou. c) A parte pelo todo: Precisamos de pessoas inteligentes neste pas! d) O autor pela obra: Leu o livro de Jos de Alencar, embora no fosse fcil.
22

Gabarito Caderno do Aluno

Lngua Portuguesa

2a srie Volume 2

e) Efeito pela causa: suor = efeito de haver trabalhado muito. 4. Ela compara os homens a dinheiro. Substituindo a parte pelo todo: o homem (ser social) desarticulado de seus valores morais e intelectuais e passa a ser medido apenas de acordo com valores financeiros.

Pgina 43

Verifique a adequao dos conceitos de advrbio e metonmia.

Produo escrita
Pginas 43-45

Professor, verifique se todos os elementos solicitados esto presentes no texto da dupla e se as ideias esto devidamente encadeadas.

Memrias de um sargento de milcias


Pginas 46-47

1. Alternativa d. 2. Alternativa c.

Pgina 47

sociedade

literatura Paulo diz: O que dizemos e como dizemos constri a sociedade em que vivemos.

23

Вам также может понравиться