Вы находитесь на странице: 1из 8

ARTIGO

Letrnica v. 2, n. 1, p. 353 - 360, julho 2009

O surgimento do romance psicolgico e o retrato da vida interior


Ubiratan Machado Pinto 1

1 Introduo

No mbito da fico, o romance psicolgico surge sob influncia dos estudos de psicologia na transio entre o sculo XIX e XX. Dessa forma, passam a ser elaboradas narrativas que fazem uso do monlogo interior, transcrevendo pensamentos atravs da narrao literria para, ao que diz Humphrey (1976, p. 22), representar o contedo e os processos psquicos do personagem, parcial ou inteiramente inarticulados, exatamente da maneira como esses processos existem em diversos nveis de controle consciente antes de serem formulados para fala deliberada. luz ficcional, as primeiras composies de romance psicolgico trazem a representao de como se processa o fluir da conscincia da personagem. De acordo com tal circunstncia, constrem-se relatos predominantemente em primeira pessoa pelo qual se desnuda o eu do sujeito ficcional que extravasa suas sensaes que repercutem em sua conscincia deriva de marcaes temporais. Assim, observemos o que comentada Ian Watt, em A ascenso do romance :
O principal problema ao retratar-se a vida interior a escala temporal. A experincia cotidiana do indivduo compe-se de um fluxo incessante de pensamentos, sentimentos e sensaes; contudo a maioria das formas literrias por exemplo, a biografia e at a autobiografia tendem a ser uma malha temporal muito aberta para conseguir reter sua atualidade; e assim tambm a memria em geral. No entanto esse contedo de conscincia minuto a minuto que constitui a verdadeira personalidade do indivduo e determina seu relacionamento com os outros: s atravs do contato com essa conscincia o leitor pode participar inteiramente da vida de uma personagem de fico. (WATT, 1996, p. 167)

Estudante de graduao do curso de Letras da UFRGS.

Pinto, Ubiratan M. Um dos precursores do romance psicolgico a que se pode fazer referncia Fidor Dostoivski. Em Memrias do subsolo, encontramos o exemplo que se ajusta ao que diz Ian Watt, pois temos em mos um relato calcado nessa experincia do cotidiano, embora isso seja algo vivido em obscuridade, sem estabelecer correspondncias com qualquer trao de entendimento humano ao redor. Entra-se em contato, enquanto leitor, com o contedo de conscincia, o material incorpreo do fluxo dessa conscincia vertida na materialidade da linguagem. Eis um trecho dessa obra:
Menti a respeito de mim mesmo quando disse, ainda h pouco, que era um funcionrio maldoso. Menti de raiva. Eu apenas me divertia, quer com os solicitantes, quer com o oficial, mas, na realidade, nunca pude tornar-me mau. A todo momento constatava em mim a existncia de muitos e muitos elementos contrrios a isso. Sentia que esses elementos contraditrios realmente fervilhavam em mim. Sabia que eles haviam fervilhado a vida toda e que pediam para sair, mas eu no deixava. No deixava, de propsito no os deixava extravasar. (DOSTOIVSKI, 2000, p.16)

Face s incurses psicolgicas, a narrativa transmite uma perspectiva de leitura em descompasso com os parmetros da fico cristalizados desde o sculo XIX: se antes a narrao dispunha de um narrador em terceira pessoa para contar uma histria fictcia, agora o discurso monologado do narrador em primeira pessoa apresentado como se engendrasse a prpria simultaneidade do discurso no mesmo instante da realizao do ato de ler. Inclusive essa caracterstica est em sintonia com a significao mais precisa de conscincia, isto , espcie de saber concomitante, sendo essa concepo facilmente entendida tanto atravs da estrutura lexical dessa palavra (con-scientia) quanto por definies em dicionrios de filosofia. Eis que o fluxo de conscincia, portanto, instaura o monlogo interior e esse concedendo vazo para aquele. Em outras palavras, segundo o que Dorrit Cohn diz em seu livro Transparent Minds, isso seria o seguinte:
[...] o discurso interior adquire uma nova, experiencial dimenso: pode-se agora tornar vivo eventos que ocorrem em simultneo com a locuo. Embora o monlogo interior ainda puro discurso, isso j no se desenrola independentemente dos fatos relatados, que se tornam irrelevantes [...]2 (COHN, 1983, p. 189)

A verso original: But even as it drops its communicative dimension, interior discourse acquires a new, experiential dimension: it can now render live events that occur simultaneously with the locution. Though interior monologue is still pure discours, it no longer unrolls independently of the reported facts, wich become immaterial [...]

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 354, jul. 2009.

Pinto, Ubiratan M.

Os romances escritos a partir dessa tendncia fornecem, acima de tudo, o retrato da vida interior cuja moldura nada mais do que a prpria linguagem literria. O ato de introverso na perspectiva da criao do esttico propicia personagem o ensejo de transcrever seus prprios pensamentos e de se auto-observar. De acordo com essas consideraes, a introspeco sintetiza a imerso do sujeito em si mesmo e revela, por consequncia, o estado de alma dele atravs do processo de fluxo da conscincia. A personagem lana seu olhar para o interior de si, apreendendo suas sensaes, ocorridas por intermdio da razo, uma vez que a introspeco talvez seja melhor compreendida mediante a maiutica socrtica, o nosce te ipsum (conhece a ti mesmo). Embora no tenhamos a inteno de desvendar a verdade ao investigar a interioridade humana com o respaldo desses romances, plausvel apenas inferirmos algo que motiva a construo da narrativa intimista, ou seja, um fluxo de pensamentos que adquirem valor de verdade atribudo por ns enquanto leitores, desde que essa interpretao seja justificada pelo fato de que tais pensamentos irrompem de maneira espontnea, sem necessariamente estarem articulados pela comunicao verbal. O que se pensa est circunscrito interioridade psquica e isso garante o trao confidencial de divagaes internas, raciocnios e sensaes que no so compartilhadas com ningum alm de quem as processa mentalmente. Por isso, o propsito desse tipo de narrativa simular como se desembaraa a repercusso dos acontecimentos por entre as reflexes da personagem. E, ao se tratar de simulao (ou mimese), h nisso o apoio do raciocnio para concomitantemente originar e elaborar processos mentais, sugerindo-os tal como se fosse amostra do que ocorre no interior insondvel da mente de um sujeito real. A identificao dessa dimenso psquica, em incurses de autorreflexo, acompanhada de recursos discursivos como o monlogo interior, necessrios representao do fluir da mente. Com a temtica designada para essa finalidade, tem-se a oportunidade de perscrutar a tendncia psicolgica e introspectiva dos narradores-protagonistas em dois romances escolhidos a partir do escopo das narrativas selecionadas para a pesquisa, e tais obras selecionadas so os romances O Ateneu (1888), de Raul Pompia e Angstia (1936), de Graciliano Ramos. Ambas narrativas passam a ser estudadas com o cuidado de se prestar devida ateno, ainda, no contraste referente a caractersticas de estilos literrios distintos escritos em tempos igualmente diferentes, ainda que busquemos traar semelhanas entre elas no que diz respeito introspeco dos protagonistas nessas obras ficcionais. Por intermdio de tais romances, abre-se espao para o desvelamento do eu atravs da fico. Narrados em primeira pessoa, os textos selecionados refletem o comportamento psquico Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 355, jul. 2009.

Pinto, Ubiratan M. do sujeito isolado num espao delimitado, suscitando a reminiscncia de fatos passados com o auxlio da memria. O Ateneu, enquanto autobiografia ficcional centralizada no ncleo da experincia humana como algo traumtico e devastador, o relato retrospectivo em prosa de um narradorprotagonista sobre sua prpria existncia, pondo nfase na sua vida individual e na histria da sua personalidade que se forma dentro do colgio Ateneu, lugar que no representa origem nem fim da explicao de sua vivncia, sendo que apenas o meio de formao ntimo e subjetivo da personagem. De acordo com Jos Lpez Heredia (1979, p.48), Srgio que traduz as aes e reaes daqueles, de acordo com as suas prprias necessidades fsico-psicolgicas. Como ele vive num mundo imaginrio longe da realidade, todas as interpretaes dependem, no seu estado de esprito, da subjetividade desse estado de esprito. O trauma da socializao do menino Srgio tambm se aplica na constituio de sua subjetividade no espao do internato, atravs da solido, da clausura, do devaneio e do tdio, mas tambm se constitui nas relaes sociais presentes no romance. Eis algumas passagens do texto:
Onde meter a mquina dos meus ideais naquele mundo de brutalidade, que me intimidava com os obscuros detalhes e as perspectivas informes, escapando investigao da minha inex perincia? (POMPIA, 1997, p.30)

Em outros trechos, o narrador transparece suas sensaes instveis pelas quais pertinente a percepo interiorizada: Depois que sacudi fora a tranca dos ideais ingnuos, sentiame vazio de nimo; nunca percebi tanto a espiritualidade impondervel da alma: o vcuo habitava - me dentro. Premia- me a fora das coisas; sentia- me acovardado (POMPIA, 1997, p.34). Alm disso, nota-se suas incurses introspectivas no decorrer da narrativa:
[...] Porque parece que s fisionomias do carter chegamos por tentativas, semelhante a um estaturio que amoldasse a carne no prprio rosto, segundo a plstica de um ideal; ou porque a individualidade moral a manifestar-se, ensaia primeiro o vesturio no sortimento psicolgico das manifestaes possveis. (POMPIA, 1997, p.61)

Srgio o narrador em primeira pessoa, que no tem acesso ao estado mental das demais personagens, narra e descreve diretamente o seu ntimo, atravs de seus sentimentos, percepes e memrias:
[...] A condio da alma a prostrao comatosa de uma inrcia mrbida. Quem dera a tonicidade letal de uma vasca. Trituramos a vida por igual como um osso; roemos o dia,

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 356, jul. 2009.

Pinto, Ubiratan M.
pacientes, de rojo, sobre o ventre, como ces ao pasto [...] A condio o descanso ininterrupto do aniquilamento no plano infinito da monotonia. (POMPIA, 1997, p.7677)

Tal fato coloca o leitor no centro da subjetividade desse personagem. A partir do seu ponto de vista, o narrador descreve a realidade e a si mesmo, reconstituindo, assim, seu passado. Como observa Heredia:
O Ateneu representa um edifcio cuidadosamente constitudo de cenas sobrepostas umas s outras, formando uma estrutura piramidal. Raramente o autor introduz uma cena sem deliberadamente ter preparado o leitor, psicologicamente, para ela. Esta sutil transio na estrutura assegura um curso vivel de episdios e evita arestas salientes. (HEREDIA, 1979, p.49)

Dessa forma, o narrador apresenta-se com bastante conscincia acerca do que relata, tornando suas divagaes pontuadas com ponderao, sem haver desconexo com o contexto da narrativa
Estes intervalos de dormncia sem sonho, sem idia, sem definida cisma, eram meu sossego. Pensar era impacientar-me. Que desejava eu? Sempre o desespero da recluso colegial e da idade. Vinham -me crises nervosas de movimento, e eu cruzava de passos frenticos o ptio, sfrego, acelerando-me cada vez mais, como se quisesse passar adiante o tempo. (POMPIA, 1997, p.124)

Atravs da anlise consciente e subjetiva do mundo escolar, Srgio ensaia compreenses sobre a conduta humana, embora no consiga estabelecer consenso harmonioso com relao s inquietaes da alma:
[...] Ah! o passeio livre no jardim! as grades abertas do crcere forado! Mas uma hesitao prendia-me, de compromissos antigos comigo mesmo, compromissos de linha reta, no sei como diga, razes velhas de vaidade; averso ao subterfgio; ou talvez um medo que me ocorreu por ltimo, sem fundamento: fosse uma vez, e de volta no achasse mais a corda para subir. (POMPIA, 1997, p.127)

Apesar de ser evidente que a conscincia no poder ser representada com exatido, os processos introspectivos so utilizados, portanto, para traduzirem seu estado simblico na fico. Em sntese, O Ateneu corresponde reconstituio das reminiscncias de Srgio, pois a obra se define como Crnica de Saudades, e, assim, o autor introduz na composio dessa narrativa aspectos impressionistas mesclados tendncia naturalista da poca. Para finalizar, vejamos as argumentaes de Heredia:

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 357, jul. 2009.

Pinto, Ubiratan M.

O fenmeno do aborrecimento descrito nestas imagens a sensao sbita de que a vida chegou paralisao abrupta no fora do comum, mas Pompia lhe d uma interpretao pessoal. No s leva o homem a condutas indesejveis, provocando desonestidades, homossexualidades, sadismo, como tambm cria uma sociedade animalesca, onde os instintos brutais predominam. Desta maneira a sensao de ennui traduzida em coisa tangvel que destri as razes da vida e da esperana e reduz tudo ao mesmo nvel de monotonia. (HEREDIA, 1979, p.93)

Posterior a publicao da obra de Raul Pompia, o romance Angstia do escritor Graciliano Ramos teve a sua primeira edio impressa em 1936. Em consonncia com a idia de prosa calcada em traos realistas, esse romance diverge dos que foram escritos por Graciliano pelo fato de estar distanciado da temtica regionalista, comum as narrativas da dcada de 30 do sculo XX. Com o narrador Lus da Silva, entretanto, temos o exemplo de outra representao ficcional da introspeco marcado pelo foco narrativo em primeira pessoa. Eis o primeiro pargrafo desse texto:
Levantei-me h cerca de trinta dias, mas julgo que ainda no me restabeleci completamente. Das vises que me perseguiam naquelas noites compridas umas sombras permanecem, sombras que se misturam realidade e me produzem calafrios. [...] Vivo agitado, cheio de terrores, uma tremura nas mos, que emagreceram. As mos j no so minhas: so mos de velho, fracas e inteis. As escoriaes das palmas cicatrizaram. (RAMOS, s/a, p.7)

Em outros instantes, o monlogo seqenciado por fatos e prenncios medonhos, agourentos, peculiares vida de Lus da Silva:
Penso em coisas percebidas vagamente: o gado, escuro de carrapatos, roendo a madeira do curral; o cavalo de fbrica, lazarento e com esparaves ; bodes definhando na morrinha; o carro de bois apodrecendo; na caatinga parda, manchas brancas de ossadas e vo negro dos urubus. Tento lembrar-me de uma dor humana. (RAMOS, s/a, p.28)

Assim, a dimenso psicolgica traada pelo monlogo de um homem martirizado com a precariedade de sua condio social, por um depoimento interiorizado que no pressupe ouvinte e aponta para uma estagnao de vida:
Baixei a cabea, mordi os beios para no gritar os desaforos que me subiam garganta e que eu engolia, pus-me a marchar na sala estreita, batendo os calcanhares com fora. De uma parede a outra quatro passos. A porta, que tinha ficado aberta, mostrava-me os paraleleppedos, as sarjetas, as pernas dos transeuntes, s as pernas, porque, como j disse, eu tinha a cabea baixa. (RAMOS, s/a, p.76)

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 358, jul. 2009.

Pinto, Ubiratan M.

Ao redor de sua conscincia reviram-se as impresses externas, fustigadas pouco a pouco e embaraadas confusamente, levando-o ao delrio . Dessa forma, Angstia invocao eloqente da linguagem silenciosa que se lana num abismo de devaneios obscuros, erradicando qualquer contato com o espao exterior:
[...] Trancado num quarto, sapecando as pestanas em cima de um livro, como sou vaidoso e como sou besta! Caminhei tanto, e o que fiz foi mastigar papel impresso. Idiota. Podia estar ali a distrair-me com a fita. Depois, finda a projeo, instruir-me vendo as caras. Sou uma besta. Quando a realidade me entra pelos olhos, o meu pequeno mundo desaba. (RAMOS, s/a, p.78-79)

A ttulo de consideraes finais, fica evidente a tentativa de caracterizar o esboo psquico do ser humano pelo seu ponto de vista interno, abstrato e intangvel. Com as narrativas de vis introspectivo, mergulha-se na vida interior do indivduo, revelando toda a vastido da individualidade que no se complementa com nada alm dela mesma. Ao que diz Octvio Paz (2006, p. 176), o homem cada vez que se sente a si mesmo, sente-se como carncia do outro, como solido e, partindo desse pressuposto, tal situao humana, que conserva o indivduo em sua condio solitria, sustenta dois significados para a solido: por um lado, consiste em ter conscincia de si; por outro num desejo de sair de si (PAZ, 2006, p.176).

Referncias

COHN, Dorrit. Transparent Minds. Narratives Modes for Presenting Consciousness in Fiction. Princeton: Princeton University Press, 1978. DOSTOIVSKI, Fidor. Memrias do subsolo. So Paulo: Editora 34, 2000. HEREDIA, Jos Lpez. Matria e forma narrativa d'O Ateneu. So Paulo: Edies Quron, 1979. HUMPHREY, Robert. O Fluxo da Conscincia. Recife: Editora Mc Graw-Hill do Brasil, LTDA, 1976. PAZ, Octavio. O labirinto da solido e post scriptum. So Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. POMPIA, Raul. O Ateneu. So Paulo: Klick Editora, 1997. Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 359, jul. 2009.

Pinto, Ubiratan M.

RAMOS, Graciliano. Angstia. Rio de Janeiro: Editora Record, s/a. WATT, Ian. A ascenso do romance. So Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Letrnica, Porto Alegre v.2, n.1, p. 360, jul. 2009.

Вам также может понравиться