Вы находитесь на странице: 1из 22

Reflexes sobre a tipologia do material jornalstico: o jornalismo e as notcias

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer* Resumo Nem tudo que est presente nos veculos noticiosos so notcias ou obedecem aos critrios clssicos de fato novo e de interesse pblico. Partindo do princpio de que os fatos, as idias e as temticas presentes nos meios jornalsticos tornam-se de domnio pblico e passam a ser parte integrante das agendas individuais, este artigo pretende abrir um espao para reflexo sobre as notcias, ou matrias quentes, ou ainda factuais, em contraposio com as matrias de interesse humano e as matrias de servio, propondo uma anlise diferenciada da tipologia do material jornalstico. Palavras-chave: Notcia; Jornalismo; Interesse Humano; Servio Abstract Not everything present in news mediums is news or obeys the classic criteria based on new facts and public interest. Starting from the belief that facts, ideas and themes present in journalistic media becomes of public domain integrating parts of individual agendas, this article mains to open space for pondering about these news, or hot news, or even factualists, in opposition to human-interest subjects and service subjects, considering a differentiated analysis of journalistic materials typology. Keywords: News, Journalism, Human Interest, Service

Doutora e mestre em Comunicao Social pela Universidade Metodista de So Paulo. professora da Universidade Federal de Gois e autora do livro Notcias & Servios nos telejornais da Rede Globo publicado pela editora Sotese, Rio de Janeiro, 2002 e Para Entender as Teorias da Comunicao, editora Aspecctus, 2004. E-mail:temer@triang.com.br.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

49

Resumen Lo que esta presente en los peridicos no es siempre noticias u obedece a los criterios clsicos basados en lo nuevo y el inters pblico. A partir del principio que los hechos, las ideas y los temas presentes en medios periodsticos san importantes para los pblicos y integran sus agendas individuales, este artculo es un espacio para reflejar sobre estas noticias y sus caractersticas, o an a las noticias actuales, en la oposicin a los temas de inters humanos y a los temas de servicio, en vista de un anlisis distinguido la tipologa del material periodstico. Palabras-clave: Noticias, Periodismo, Inters Humano, Servicio. Introduo Os meios de Comunicao de Massa, e em particular os meios noticiosos, conferem notoriedade a determinadas ocorrncias, idias e temticas, democratizando e at mesmo tornando habitual o consumo de informaes. De fato, o Jornalismo tem um espao significativo na vida das pessoas e as matrias dos jornais, radiojornais e telejornais ocupam um papel relevante na imagem que elas constroem da realidade. Uma observao mais apurada, no entanto, pode surpreender o receptor dos meios de comunicao de massa. Nem tudo que est presente nos veculos noticiosos so notcias ou obedecem aos critrios clssicos de fato novo e de interesse pblico. Partindo do princpio que os fatos, idias e temticas presentes nos meios jornalsticos tornam-se de domnio pblico e passam a ser parte integrante das agendas individuais, este artigo pretende abrir um espao para reflexo sobre a as notcias, ou matrias quentes, ou ainda factuais, em contraposio s matrias de interesse humano e as matrias de servio. A questo pode parecer (e ) complicada porque, em princpio, no Jornalismo tudo notcia, tudo informao, tudo deve despertar o interesse do receptor e o Jornalismo em si mesmo um servio. No entanto, uma anlise mais detalhada exige a separao da notcia de outros tipos/ formatos de relatos jornalsticos.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

50

Inicialmente, se poderia dizer que todo jornalista sabe o que uma matria quente ou factual. Ainda que alguns usem expresses diferenciadas, como matria do dia, aparentemente existe um consenso sobre que tipo de matrias so essas. No entanto, como toda expresso que todo mundo da rea sabe o que quer dizer tambm este conceito carrega uma srie de indefinies. Torna-se necessrio, portanto, que o conceito seja elaborado de forma mais rigorosa. Algumas consideraes tericas sobre Jornalismo Ainda que tenha sido o estudioso greco-romano Fbio Quintiliano ou Ccero, que h mais de dois mil anos tenha fixando a frmula dos elementa narrationis para contar novidades (circunstncias de sujeito, objeto, lugar, tempo, causa e maneira, ou, usando termos mais atuais, quem?, o qu?, onde?, quando?, porqu? e como?), as anotaes mais recentes tendem a datar os primeiros estudos acadmicos sobre jornalismo em 1690, quando o alemo Tobias Peucer, um erudito de Grlitz, apresentou sua tese doutoral sobre as relaes e relatos de novidades na Universidade de Leipzig, Alemanha. A partir de ento, os estudos sobre Jornalismo continuaram por diversos vieses. Entre os que se dedicaram ao tema, por exemplo, est o socilogo alemo Max Weber que, em 1918, considerou que os jornais no so simplesmente empresas capitalistas com a nsia do lucro, mas tambm organizaes polticas que funcionam como clubes polticos (WEBER, 1972, p. 80-81). Tambm Gramsci (1979, p.164) se interessou pela atividade jornalstica, atribuindo a ela o dever de seguir e controlar todos os movimentos e centros intelectuais que existam e se formam num pas. A primeira sistematizao moderna pode ser atribuda ao ex-jornalista e socilogo americano Robert Park (1972, p. 183), que j em 1922 lembrava que as notcias tm como incumbncia a construo da coeso scia e a funo de orientar o homem e a sociedade num mundo real. Dessa forma, a funo da notcia seria a de orientar o homem e a sociedade num mundo real (PARK, 1972, p. 183).
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

51

Durante os anos 1950 e 1960, o reconhecimento do crescente papel ocupado pelos meios de comunicao nas sociedades modernas, aumentou o interesse pelos estudos da notcia, mas a investigao acadmica do Jornalismo foi essencialmente quantitativa e dominada pelo paradigma do gatekeeper. No tardou, porm, que os pesquisadores passassem a realizar novas pesquisas no qual era visvel o debate sobre a questo da ideologia na prtica jornalstica, buscando para isso referncia em autores marxistas, como Gramsci. Tambm significativa a redescoberta da natureza problemtica da linguagem, como se d na escola semitica francesa e na escola culturalista britnica (TRAQUINA, 1993). Mais recentemente, Van Dijk (1990, p. 34) props que o estudo da notcia deve ser abordado sob um novo enfoque que deve ser basicamente interdisciplinar e combinar a anlise lingstica (o discurso analtico, psicolgico e sociolgico) do discurso informativo e dos processos jornalsticos. No Brasil, como nos demais pases onde ocorre esse debate, a discusso sobre o Jornalismo se confunde com a discusso sobre a notcia. Isso no acontece por acaso, pois, como afirma Sodr (1996, p. 131): a notcia a americanssima news of the day constitui o ponto central da informao jornalstica. De fato, para os mais diversos autores das mais diferentes escolas a alma do Jornalismo, seu interesse principal, a notcia (MARCONDES FILHO, 1986, p. 12). Mas em alguns casos, a notcia a que esses estudiosos se referem diz respeito ao conjunto de material jornalstico. Neste ponto, alguns conceitos de notcia se confundem com o conceito de Jornalismo. importante, no entanto, separarmos os dois conceitos. Marcondes Filho (1986) qualifica o Jornalismo como uma produo social de segunda natureza, funcional manuteno do capitalismo. Amaral (2001) define o Jornalismo como o processo de transmisso de informao, atravs de veculos de difuso coletiva, com caractersticas de atualidade, periodicidade e recepo coletiva. A mesma linha de pensamento se verifica em Juarez Bahia (1990, p. 9):
52 Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

A palavra jornalismo quer dizer apurar, reunir, selecionar e difundir notcias, idias, acontecimentos e informaes gerais com veracidade, exatido, clareza, rapidez, de modo a conjugar pensamento e ao (...) o jornalismo uma arte, uma cincia, uma tcnica.

Chaparro (2004) vai mais alm, para ele Jornalismo tem o gene da transformao, no o da efemeridade, uma vez que nessa atividade ...o acontecimento no se define como aquilo que simplesmente acontece, mas como aquilo que, ao acontecer, produz ou pode produzir alteraes significativas na realidade e no mundo presente das pessoas. De uma forma geral, portanto, podemos dizer que o Jornalismo diz respeito atividade, suas intenes e conseqncias, enquanto a notcia (ou a matria jornalstica que nem sempre a notcia, como veremos adiante) o produto dessa atividade. Conceitos de Notcias Para evitar confundir os dois pontos Jornalismo e notcia algumas consideraes tericas devem ser feitas e elas envolvem, obrigatoriamente a questo dos gneros jornalsticos. Ainda que Marques de Melo (1985a, p. 47-48), citando Teodorov, admita que o estudo dos gneros pode parecer algo anacrnico, este importante porque trata de identificar os gneros pela natureza estrutural dos relatos observveis nos processos jornalsticos. De fato, este estudo trata basicamente de ordenaes e classificaes, com o objetivo de fornecer um mapa para anlise de estratgias de discurso, tipologia, funes e utilidades e outras categorias (PENA, 2005, p. 66). No jornalismo, as primeiras classificaes remontam ao editor ingls Samuel Buckeley, no comeo do sculo XVIII (PENA, 2005, p. 66), que separou o contedo do seu jornal em news (notcias) e comments (comentrios). Essa primeira classificao se reflete na diviso proposta por Marques de Melo (1985a, p. 48), que inclui duas amplas categorias: Jornalismo Informativo e Jornalismo Opinativo; conceituando a categoria informativa como a que corresponde s informaes que:
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

53

se estruturam a partir de um referencial exterior instituio jornalstica: sua expresso depende diretamente da ecloso e evoluo dos acontecimentos e da relao que os mediadores profissionais (jornalistas) estabelecem em relao aos seus protagonistas (personalidades ou organizaes).

Quatro gneros integram essa categoria: nota, notcia, reportagem e entrevista. Durante muito tempo, a maioria dos autores seguiu esse modelo de anlise e a definio por gnero e categorias se tornou um clssico nos estudos de Jornalismo comparado, e sem dvida teve grande importncia para as pesquisas e anlises dessa rea, mas o assunto est longe de se esgotar. E para aprofund-lo adequadamente so necessrias algumas distines. Entre os gneros presentes no material informativo/ jornalstico, a notcia difere inicialmente da reportagem na questo de formato, uma vez que a reportagem planejada e obedece a uma linha editorial, um enfoque; a notcia, no. Em princpio, portanto, a reportagem seria mais completa alm de ideologicamente mais trabalhada enquanto a notcia diz respeito ao imediato, ao fato novo ou pelo menos recontextualizado ou revitalizado (um fato ocorrido a algum tempo mais recmdescoberto ou sobre o qual se descobre um elemento novo que muda substancialmente o seu significado). preciso considerar tambm que a palavra reportagem, alm de designar certo gnero de texto, nome da seo das redaes que produz o material jornalstico em geral (notcias, reportagens etc.). Isso ocorre em funo da prpria importncia que a reportagem possui no Jornalismo. Da mesma forma, necessrio deixar claro que em muitos casos a estrutura da notcia similar da reportagem, tendo ambas o lead como pargrafo inicial. Vale Serra (1993, p. 17) aps citar as definies de fato e notcia 1, contidas no dicionrio Aurlio Buarque de Holanda Ferreira (1985), atenta que:
1

Fato: coisa ou ao feita, sucesso, caso, feito. Aquilo que realmente existe, que real. Notcia: informao, notificao, resumo de um acontecimento, ou de um assunto qualquer. Novidade, nova. Lembrana, memria.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

54

leque bastante amplo de definies para notcia demonstra que, a exemplo da palavra fato, tudo ou pode ser notcia... os telejornais no poderiam, evidentemente, atender quelas definies em sua plenitude, isto , no que diz respeito s palavras fato e notcia.

Stephens (1993, p. 30) define notcia como nova informao a respeito de um assunto que possui algum interesse pblico e que transmitida para uma poro deste pblico. Maciel (1995, p. 43), no rodap do seu livro, define que notcia , por definio, fato novo de interesse social. Um conceito igualmente abrangente dado por Van Dijk (1996a, p.17): um item ou informe jornalstico, como por exemplo um texto ou discurso numa rdio, na televiso ou no jornal dirio, no qual se oferece uma nova informao sobre acontecimentos recentes. Lustosa (1996, p. 17) assume a questo de outro ngulo: para reduzir a definio ao mnimo possvel, diramos que notcia a tcnica de relatar um fato. Para sermos ainda mais concisos, diramos simplesmente que notcia relato, no fato [grifo do autor]. Tambm Lage (1982, p. 36) define notcia como o relato de uma srie de fatos a partir do fato mais importante ao seu aspecto mais importante. Erbolato (1985, p. 48), citando Frank Mott, afirma que a notcia o relato de qualquer coisa. Inclusive pode ser uma nova fase de uma coisa antiga, como a abertura de um tmulo de Tutankhamen ou a declarao atualizada de um pensamento antigo. Nesse caso, embora se refira a questes antigas, o novo surge pela mudana ou alterao de um dado. Dessa forma, a declarao de Silva (1998, p. 21) complementa a idia definindo que: A notcia intrinsecamente um relato de um fato novo, apesar de j no passado. Novo no sentido de ser desconhecido do pblico para a quem a notcia se dirige. Marcondes Filho (1986, p. 13) define a notcia a informao transformada em mercadoria com todos os seus apelos estticos, emocionais e sensacionais. Ainda que caminhe por processos tericos diferentes, a semitica nos d uma interpretao semelhante. Falando especificamente no caso do telejornalismo, Lins (2000, p. 69) lembra que o
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

55

fato, o acontecimento, corresponderia ao real, enquanto a notcia seria a representao sgnica dessa realidade, signos que esto nomeando, portanto, algo que no est presente: o prprio fato. De fato, este um conceito semelhante ao de Requena (1989, p. 7) para quem a notcia um discurso e, enquanto tal, nomeia algo que est ausente. O Dicionrio da Comunicao (RABAA; BARBOSA, 1978, p. 324) define notcia como:
relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importncia para a comunidade e capaz de ser compreendido pelo pblico [...] A notcia no o acontecimento, ainda que assombroso, mas a narrao deste acontecimento. A notcia tudo que o pblico deseja saber. A essncia pois da notcia est determinada pelo interesse pblico.

Mas estas no so as nicas definies: Aor da Cunha (1990, p. 11-12) chega a listar 14 definies, incluindo a clssica frase If a dog bites a man, thats not news; if a man bites a dog, thats news2. Alsina (1996, p. 185) prope como definio que notcia uma representao social da realidade cotidiana produzida institucionalmente e que se manifesta na construo de um mundo possvel. J para Lozano (1997), notcia :
toda forma de matria jornalstica cujo objetivo principal o relato de acontecimento recente: isto , pode se identificar claramente que houve um evento novo e a matria informa sobre isso. Matrias paralelas diretamente vinculadas ao evento tambm sero includas como notcia. Matrias que falem do evento mas com o objetivo de anlise, e no de informar seu acontecimento, no sero consideradas notcias. [grifo meu]

A definio do que notcia, e por conseqncia de noticiabilidade, tambm sobre a influncia do veculo. Maciel (1995, p. 43) destaca, por exemplo, que na televiso o fundamental a imagem. Alm disso, na prtica do telejornalismo a seleo das notcias apresenta algumas diferenas do mesmo processo no jornal impresso, dando mais espao para as matrias de interesse hu2

Se um co morde um homem isso no notcias; se um homem um co isso notcia.


Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

56

mano e para as informaes com a carga conflitual (lutas, batalhas, disputas). Diferenas semnticas parte, a amplitude das definies citadas deixam claro a necessidade para uma melhor definio do gnero notcia. Tendo como ponto de partida os gneros citados por Marques de Melo, podemos situar a notcia, pelo menos no que diz respeito a sua formulao, como um material intermedirio entre a nota e a reportagem, algo como uma nota grande ou uma reportagem curta (incompleta). No entanto, o grande diferencial da notcia no parece estar no seu formato, mas sim no seu contedo, que tem como ponto central a questo do ineditismo. De fato, podemos dizer que a notcia enquanto fato indito pode ter o formato de uma nota ou reportagem. Torna-se necessrio, portanto, uma classificao diferente no qual o formato ceda lugar a uma classificao por tipo de material jornalstico. Nesse sentido podemos entender melhor a notcia contrapondo esse conceito a dois outros modelos ou contedos do material jornalstico, as matrias de servio ou jornalismo de servio, e as matrias de interesse humano. Stephens (1993, p. 643) afirma que grande parte das notcias oferecidas pelas modernas organizaes noticiosas repetitiva: os reprteres tendem a seguir o mesmo caminho, parando no mesmo e partilhando similares conjuntos de fatos; enquanto Miguel (1999, p. 202) lembra que entre um telejornal e outro, por exemplo, o diferencial est mais na vinheta de abertura ou na impostao de voz do apresentador do que no contedo e no enfoque da notcia. Ainda que the values in the news are rarely explicit and must be found between the lines in what actor and activities are reported or ignored, an in how they are described.3 (GANS, 1978, p. 39-40), exis-

Os valores das notcias so raramente explicitados e muitas vezes s podes ser percebidos nas entrelinhas - nas quais personagens e atividades so reportadas ou ignoradas, e como elas so descritas.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

57

tem critrios determinados e comuns a grande parte do jornalistas que escolhem os fatos que sero transformados em notcias. Os fatos e as notcia A notcia, evidente, se alimenta do fato. Fato coisa ou ao feitas; sucesso, caso, acontecimento, feito, ou ainda aquilo que realmente existe, que real (HOLANDA, 1886). Os fatos pertencem vida objetiva de cada um e de todos os indivduos da sociedade, multiplicando-se de tal maneira, que seria impossvel para um nico indivduo, conhecer todos os fatos. Assim, embora a notcia se alimente do fato, em termos de Jornalismo nem todo fato se transforma em notcia. Em qualquer rgo de imprensa de expresso considervel, o f luxo de informaes que chega redao maior do que o material efetivamente aproveitado.
Quer dizer, h uma impossibilidade fsica de se apurar todos os fatos, por no possurem (os reprteres) o dom da clarividncia. Os jornais no ficam de olho na Humanidade toda. Colocam observadores em determinados lugares (como Delegacias de Polcia, Assemblia Legislativa, Hospitais de Emergncia...) e eles vo anotando quando a vida de algum sai da normalidade ou ocorrem acontecimentos dignos de nota (SILVA, 1998, p. 22).

Para dar ordem a essa verdadeira enxurrada de informaes so utilizados uma srie de critrios considerados como valorativos, direta ou indiretamente determinados pelo pblico, devem se somar ao fato para que ele possa se tornar material jornalstico. Ou seja, o que define se o fato vira notcia so os chamados critrios de noticiabilidade (ou valores-notcia); um conjunto de atributos que se exige para que um fato adquira uma existncia pblica. De uma forma geral, so valores-notcia: a importncia dos indivduos envolvidos nos acontecimentos, o impacto do fato sobre a nao e o interesse nacional, a quantidade de pessoas que envolve o acontecimento, e a sua possvel evoluo em um fato mais grave. Mas a determinao do que notcia passa tambm pela escolha dos assuntos. Barker (1997, p. 98) destaca que in particular,
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

58

politics and economics are consistently the main news topics, however, there were differences of the emphasis in the treatment of those topics4. A anlise comparativa de variados pases que ele apresenta mostra que a diferena se estende alm da nfase dada a esses assuntos e inclui a prpria escolha dos temas a serem abordados. Mais ainda, a escolha dos assuntos muda no apenas de pas para pas mas tambm em funo de momentos sociais, polticos e econmicos dentro de um mesmo pas. Para Hohenberg (s/d, p. 47), os fatos que so ou no notcias variam de um dia para o outro, de pas para pas, de cidade a cidade e, sem dvida, de jornal para jornal. A questo seguinte saber qual o assunto (ou assuntos) ocupou o espao da poltica e como eles se relacionam ao restante do contedo do telejornal e influem no conceito de notcia. A prpria definio do que fato novo bem especfica. Nesse sentido, se poderia considerar fato novo tudo aquilo que rompe com a ordem estabelecida ou com a normalidade. Assim, o normal que o rio permanea no seu leito, que os carros circulem, que a luz eltrica esteja disponvel para iluminar casas e cidades etc. Quando isto no acontece, temos um fato que rompe a normalidade, portanto, um fato novo. Selecionando notcias Podemos dizer assim que a notcia um produto organizado, elaborado (construdo) a partir de uma perspectiva prtica dos acontecimentos: informar (na TV) recortar fragmentos da realidade, organiz-los dentro de alguns critrios preestabelecidos e faz-los chegar ao maior nmero de pessoas (MORN, 1986, p. 19). o jornalista que faz esse recorte, assim, a noticiabilidade est sempre sujeita s condies de produo, avaliao (incluindo interesses e necessidades) e interpretao dos jornalistas, esteja ele exercendo o papel de reprter, colhendo o fato no local onde ele acontece, na edio ou at na direo do rgo de imprensa que
Em particular, poltica e economia so tpicos consistentes no conjuntos de novos assuntos, entretanto, existem diferenas de nfases no tratamento desses tpicos
4

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

59

produz essa notcia. Alm disso, para serem elevadas as notcias, os acontecimentos so selecionados tambm em funo das rotinas da produo jornalstica e esto condicionadas a questes como horrio (fechamento das edies), situao (acesso informao), e personagens (status dos envolvidos) (VAN DIJK, 1996). A mesma perspectiva assumida por Perez Caldern que, ao citar os elementos del contenido de la noticia, destaca os elementos mais significativos para transformar o fato em notcia:
actualidad, proximidad y familiaridad, preeminencia, importancia, novedad o rareza, vida, inters humano, rivalidad o lucha, emociones y sentimiento odio, amor, ira compasin, temor, sentido del humor utilidad, dinero o propiedad, superacin, diversiones y deportes, sexo, intereses locales y generales, intereses domsticos, moralidad, cultura y nmero y calidad de los lectores afectados. (PEREZ CALDERN, 1970, p. 33) 5

Tambm so critrios para pautas do Jornalismo o tempo notcia o que acontece num tempo presente, imediato; a proximidade notcia o que acontece perto das pessoas alvo de audincia, os conflitos sobretudo os conflitos dramticos, onde o homem luta contra o homem (HESTER apud SQUIRRA, 1990, p. 49). Da mesma forma, no possvel esquecer os critrios que comeam com a filosofia da casa ou interesse dos anunciantes, e so seguidos por interesse humano, proximidade, importncia (definida atravs do impacto emocional que a notcia pode provocar no pblico), dinheiro (informaes que envolvam vultosas quantias), sexo, conflito, gente famosa, atos de herosmo, descobertas e invenes, disputas e crimes. Ou ainda, usando uma expresso mais compacta os principais fatores que determinam o valor da notcia: oportunidade, proximidade, tamanho e importncia (BOND, 1962, p. 93).

atualidade, proximidade e familiaridade, proeminncia, importncia e novidade ou raridade, vida, interesse humano, rivalidade ou luta, emoes e sentimentos dio, amor, ira, compaixo, temor, sensao de humor utilidade, dinheiro ou propriedade, superao, diverses e esportes, sexo, interesse locais e gerais, interesses domsticos, moralidade, cultura e nmero e qualidade dos leitores afetados.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

60

Perez Caldern (1970, p. 32), aps qualificar notcias como lo que los periodistas creen que interesa a los lectores6 esclarece que la definicin aclara y precisa muy poco [...] hay peridicos que no publican noticias, con lo que la definicin o no sirve o sirve de muy poco 7. Isto porque nem todas as informaes presentes no telejornal referemse a fatos novos ou, em uma definio mais radical, a notcias. Este ponto explicado por Marques de Melo (1985, p. 17): o Jornalismo no somente a transmisso ou comunicao de notcias e informaes da atualidade. tambm comunicao de idias, opinies, juzos crticos. E complementa:
O jornalismo cumpre, assim um duplo papel de alimentador do processo de interao social: de um lado correspondendo necessidade passiva que tem todo indivduo de estar sintonizado com o meio ambiente; de outro, possibilitando o desempenho de um papel ativo na sociedade, a partir das motivaes que lhe so oferecidas para a interveno no curso dos acontecimentos. Cidadania e Jornalismo so inegavelmente duas faces da mesma moeda.

Caberia ao Jornalismo fornecer no s informao como aspectos necessrios para a atuao do indivduo enquanto cidado. O Jornalismo que no notcia Alm disso, ao contrrio do que alguns leigos possam imaginar, o Jornalismo trabalha com uma agenda predeterminada. Imprevistos parte, antes mesmo que o dia comece, j esto previstos no quadro de servios ou na pauta distribuda pelos pauteiros ou pelas chefias 8 uma srie de matrias/reportagens jornalsticas que devero estar prontas no final do dia ou, em alguns casos especficos, num prazo maior prefixado.
...o que os jornalistas acreditam que interessa aos leitores. ...a definio esclarece e define muito pouco... existem jornais que no publicam notcias, de forma que a definio no serve ou serve muito pouco . 8 A estrutura organizacional varia de empresa para empresa, mas a distribuio antecipada de tarefas um procedimento comum em todas as empresas de comunicao.
6 7

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

61

Essas determinaes obedecem a aspectos relativos temporalidade. Comea em janeiro com os cuidados para viajar em frias, novas mensalidades escolares etc.; prossegue com os gastos e preparativos para o Carnaval (preo de fantasias, bebidas, hotis para quem quer ficar longe da farra, festas alternativas, local para estacionar prximo aos bailes ou desfile das escolas de samba e muitos outros); continua em maro com o preo dos ovos de pscoa, se venderam bem ou mal, alternativas para quem no come chocolate, importao do bacalhau; e assim prossegue at o Natal com as tradicionais matrias sobre iluminao, movimento do comrcio, compras de ltima hora e preparativos para o Ano Novo. Alm dessa agenda, que com pequenas variaes poderia ser arquivada (e muitas vezes ) de um ano para o outro, outras matrias tambm previstas so as inauguraes, entrevistas coletivas de grandes nomes que esto lanando alguma coisa ou se lanando para algum cargo e vrios outros exemplos. Tambm so agendadas matrias que saem da imaginao do pauteiro ou da sugesto de algum que teve acesso a ele (incluindo desde o porteiro at o departamento comercial da empresa). So coisas como ruas sem iluminao, dicas para evitar ser multado na hora de maior movimento, enfim, um pouco de tudo que, no tendo nenhum compromisso imediato com a data de exibio, pode ficar na prateleira por um tempinho9. Uma boa parte deste material pode ser classificado como matria de servio. Ao que tudo indica, o termo service journalism foi cunhado nos Estados Unidos (DIEZHANDINO, 1994, p. 75) e, traduzido para o portugus, conservou sua relativa ambigidade, uma vez que prestar um servio no caso, informar - seria a prpria razo de existir do jornal e do Jornalismo.

9 Inicialmente, no Jornalismo impresso, esse material era chamado de calhau. Embora esse material e o termo pejorativo continuem existindo, o Jornalismo impresso tambm reserva uma significativa parte dos seus recursos humanos e materiais para a produo de reportagens mais extensas, cujo destino so cadernos especializados, sesses e pginas especficas.

62

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

No entanto, a expresso tem um campo semntico diferenciado, que se refere ao seu efeito til de prestar assistncia, de ser til ao receptor. Rezende (1998, p. 168) j destinge a questo das matrias de servio como algo particular:
Reserva-se ainda uma reflexo a respeito do gnero qualificado como utilitrio ou de servio. No entendimento deste pesquisador, as matrias jornalsticas em que, supostamente, se presta algum tipo de servio ao pblico no se encaixam em um gnero determinado e nem sequer dentro de uma das duas categorias, informativa e opinativa. Tanto uma reportagem como um comentrio econmico podem ser de extrema utilidade pblica, medida em que neles estiver embutida a inteno de esclarecer, orientar ou mesmo despertar a conscincia do telespectador quanto a um problema qualquer . No importa, portanto, que o assunto abordado seja de sade pblica como evitar uma doena contagiosa ,ligado rea de educao as propriedades de um mtodo pedaggico ou que fique no nvel trivial de uma receita de um prato regional; o que interessa mesmo o valor que essa informao possa ter para a audincia. E s vezes, nem preciso ir to longe. A simples divulgao de indicadores meteorolgicos ou financeiros ajuda o telespectador a tomar decises de seu interesse.

Inicialmente, o termo parece estar ligado s revistas femininas ou ao Jornalismo voltado para o pblico feminino e Bezerra (1991, p. 98-99) o descreve como tendo como objetivo principal poupar tempo e dinheiro para a leitora. De muitas maneiras, alis, o Jornalismo de servio desperta desprezo que em alguns crculos jornalsticos, que em alguns casos descrevem essa atividade como a arte de escrever nas costas do anncio. A relao do Jornalismo de servio com as revistas femininas inegvel. Da mesma forma, tambm inegvel que muitas dessas revistas, surgidas do modelo americano, nasceram mesmo da necessidade em atender ao pblico feminino e estabelecer vnculos mais eficientes para se comunicarem com esse pblico. Assim a expresso se ligou idia de mostrar algo concreto, material, de uso prtico, eventualmente relacionado a um bem de consumo, a coisas que so passveis de serem compradas, alugadas, trocadas e elaboradas.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007 63

Mas a expresso se expandiu e o Jornalismo de servio deixou de referir-se apenas a objetos para trabalhar tambm comportamentos e experincias.
La informacin que significa mayor atencin a como las noticias afectarn a los lectores personalmente, a qu poden hacer frente a uno problema, cmo previnilo o resolverlo. (DIEZHANDINO,1994, pg. 76) 10

Tambm se poderia especular se, a exemplo do que Miceli (1972, p. 62) atribui ao programa comandado por Hebe Camargo, as matrias de servio e/ou comportamento estimulam o consumo ao fornecer ao pblico um modelo tico comportamental para suporte da aquisio, oferecendo modos de consumir ligados a um estilo de vida particular e situado em algum ponto da escala de prestgio. Ou ainda, ms do que ser una fuente de informacin y entretenimento h llegado a ser uma autntica gua para vivir 11 (DIEZHANDINO, 1994, p. 77) (grifo do autor). Miguel (1999, p. 201) tambm se manifesta sobre este ponto, afirmando que:
Os jornais e os noticirios de rdio e TV elegem temas, apresentam os fatos relevantes para a compreenso de tais temas e ainda, num processo mais complexo e mais a longo prazo, ajudam a estabelecer os valores que presidiro a realidade construda. (grifo do autor)

Tudo isso no torna estes servios menos importantes para o receptor. De fato, Diezhandino (1994, p. 77) lembra que o Jornalismo de servio no um conceito novo, mas nova a assimilao da velha forma pelas novas necessidades: En la edad de la informacin, la gente puede necessitar menos informacin y mas guia (grifo do autor). Assim, o Jornalismo de servio aquele que vai alm da simples divulgao da informao e se preocupa em mostrar/demonsA informao que significa maior ateno como as notcias afetam os leitores pessoalmente, o que podem fazer frente a um problema, como preveni-lo e como resolv-lo. 11 mais do que uma fonte de informao e entretenimento, pode ser um autentico guia de vida.
10

64

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

trar fatos e aes que a curto, mdio ou mesmo longo prazos, vo contribuir para melhores condies de vida do receptor. Informaes que o tornem mais saudvel, mas disposto para o trabalho, mas apto a administrar o prprio tempo ou dinheiro. Aparentemente, o Jornalismo de servio parece rondar sempre questes direta ou indiretamente relativas a aspectos financeiros. Mas esse aspecto tambm merece ser analisado com cuidado. No mundo atual, a idia de cidadania passou a vincular-se ao consumo, que passa a ser um importante elemento de diferenciao social, a partir da apropriao dos meios de distino simblica, existindo uma coerncia entre nvel social e tipos de consumo. A idia de que as mudanas na maneira de consumir alteraram as possibilidades e as formas de exercer a cidadania tambm partilhada por Canclini (1996, p. 13), que comenta sobre o fortalecimento de outros modos de participao, frente degradao da poltica e a descrena em suas instituies.
Homens e mulheres percebem que muitas das perguntas prprias dos cidados a que lugar perteno e que direito isto me d, como posso me informar, quem representa meus interesses recebem sua resposta mais atravs do consumo privado de bens e dos meios de comunicao de massa do que nas regras abstratas da democracia ou pela participao coletiva em espaos pblicos.

Miceli (1972, p. 218) afirma que no tocante massa excluda de consumidores, a televiso opera, em primeiro lugar, maneira de um mostrurio da cultura material na sociedade capitalista dependente (mquinas de lavar, de costura, automveis, batedeiras etc.). De muitas maneiras, essa afirmao vlida para outros veculos tambm. Nesse sentido, muitas matrias de servio no s oferecem a possibilidade de consumir, como a de consumir melhor12, exercendo uma funo orientadora para os receptores que no tiveram acesso informao atravs do sistema de ensino institucionalizado

12 Estariam inseridas nestes contexto as matrias que ensinam a consumir bebidas qual o vinho certo para o prato certo? A roupa adequada para cada festa e muitas outras.

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

65

ou das vias de comunicao pblicas (como seria o caso das instrues do governo para o preenchimento de formulrios). Esse consumir bem ou consumir melhor pode tambm ser visto de um outro ngulo igualmente pedaggico, o de alertar para risco do consumo exagerado, ou neste caso, o mau consumo aquele que alerta para os riscos dos juros, sugerir o uso do dcimo terceiro salrio para o pagamento de dvidas, no obteno do crdito com o nome sujo na praa, a importncia de certas aes preventivas, do tipo: melhor poupar e comprar vista (neste sentido, a poupana tambm pode ser vista como um produto a ser vendido). Tem-se assim que, Jornalismo de servio aquele que permite ao receptor uma possibilidade de ao ou reao:
Aquella informacin, ofrecida oportunamente, que pretende ser del inters personal del lector, oyente-espectador, que o se limita a informar sobre sino para, que se impone la exigencia de ser til en la vida personal del receptor, psicolgica o materialmente, mediata o inmediatamente, cualquiera que se al grado de alcance e de esa utilidad. La informacin cuya meta deba de ser ofrecer datos circunscritos al acontecimiento, para ofrecer respuestas y orientacin. (DIEZHANDINO, 1994, p. 89) (grifo do autor). 13

Dentro desta viso, importante destacar, portanto, em que mundo repleto de dados e escasso de informaes, o Jornalismo de servio cumpre necessidades reais de comunicao. De fato, esse tipo de Jornalismo pode ser visto como uma conseqncia natural do Jornalismo enquanto responsabilidade social, uma vez que oferece opes, propostas, solues e variados tipos de informaes teis para se enfrentar a vida cotidiana. No entanto, o Jornalismo de servio no escapa de uma viso crtica. Marcondes Filho (1989, p. 16) v nele uma forma de esvaziar o real, o contraditrio, o polmico, e inocentando o prprio sistema:
13 Aquela informao oferecida oportunamente, que pretende ser de interesse pessoal do leitor, ou do espectador, que se limita a se informar sobre seno para, que se impe exigncia de ser til na vida pessoal do receptor, psicolgica ou materialmente, imediatamente ou no, qualquer que seja o grau de alcance e de utilidade. A informao cuja meta deixa de ser oferecer dados limitados ao acontecimento para oferecer respostas e orientaes.

66

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

Essa ideologia do no-conflito soma-se prtica de transformar o servio noticioso em pura prestao de servio, acrtica, onde nada tocado, nada ferido, todos, solidrios e harmoniosamente lutem para melhorar a sua realidade e, como trabalhadores do Holzkamp, procurem obter o mximo das situaes.

Mas adiante, ele complementa suas afirmaes considerando que o saber aqui negociado e serve como moeda para a ascenso na escala hierrquica da sociedade (MARCONDES FILHO, 1989, p. 24). Em que pese validade da crtica, a realidade da necessidade do servio no pode ser negada e o saber oferecido por meio dela pode ser de real importncia para o bem estar do receptor. O terceiro tipo de material jornalstico diz respeito aos faitdivers ou matrias de interesse humano. Trata-se de uma expresso comum ao Jornalismo, traduzida ao p-da-letra do human interest do Jornalismo americano. Mesquita (2005, p. 17) argumenta que no h propriamente uma definio cientfica dos conceitos de notcia e de histrias de interesse humano (grifo do autor), as quais considera noes operativas, forjadas no meio profissional. O mesmo autor, citando Park, as define como narrativas de mistrio e paixo, emotivas e sensacionalistas. Ou, como o prprio nome j diz, so fatos que se distinguem em funo de uma grande carga emocional. Perez Calderon (1970, p. 38) diz sobre as matrias de interesse humano que:
consiste, en un amplio sentido, en el reflejo del modo de ser del hombre, en la presencia de los instintos y pasiones humanas las nobles y las menos nobles en el desarrollo de la accin informativa .(...) El lo que del hombre interesa al hombre14

De alguma maneira, matrias de interesse humano sempre estiveram presentes no Jornalismo e sempre pareceram incomodar os jornalistas, uma vez que alm de carregar um enorme potencial sensacionalista, so passveis de distoro.
...consiste, em um sentido amplo, em reflexo ou modo de ser do homem, na presena dos instintos e das paixes humanas os nobres e os menos nobres no desenvolvimento da ao informativa .(...) o que do homem interessa ao homem.
14

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

67

Da mesma forma, o uso das histrias de interesse humano sempre foram uma receita eficiente para atrair o pblico. Um exemplo desta eficincia o Sun, cuja modelo elaborado por Bejamim Day, um editor de apenas 20 anos, atraa o pblico a partir de uma mistura alegre de crimes e histrias de interesse humano (STEPHENS, 1993, p. 456). Aparentemente, o que distingue a histria de interesse humano do restante do material publicado que sua valorao, enquanto notcia, ocorre em funo unicamente da sua carga emocional. Stephens (1993, p. 258-265) aponta um contedo moralizador presente neste tipo de reportagem. Assim, enquanto a matria de servio tem um componente pedaggico, geralmente direcionado ao consumo ou ao comportamento pblico, a matria de interesse humano, em funo de sua carga moral ou moralizadora, tem esse contedo pedaggico voltado para o comportamento tico, domstico, familiar. Como ltimo ponto, necessrio assinalar que a literatura sobre o assunto alerta que no se podem fixar limites rigorosos em uma anlise jornalstica. Os formatos opinativos no excluem o que seria prprio do informativo: o relato objetivo do fato, o dado bruto. Por outro lado, nas matrias de servio podem ser seqenciais s matrias puramente informativas, ou o servio est escondido em um conjunto de informaes. Referncias
ALSINA, M. R. La construccin de la noticia. Barcelona: Paids, 1996. AMARAL, Luiz. Tcnica de jornal e peridico. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001. BAHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica: as tcnicas do jornalismo. 4. ed.. So Paulo: Atia, 1990. BARKER, Chris. Global television: an Introduction. Oxford: Blackwell, 1997. BEZERRA, Ruth Joffily. Jornalismo e produo de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. BOND, F. Fraser; SANDRONI, Ccero. Introduo ao jornalismo: uma anlise do quarto poder em todas as suas formas. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1962.

68

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

CANCLINI, Nstor G. Consumidores e cidados: conflitos multiculturais da globalizao. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. 266p. CUNHA, Aor da. Telejornalismo. So Paulo: Atlas, 1990. CHAPARRO, Carlos. Jornalismo lida com a transformao. Observatrio da Imprensa 13 jul 2004, Disponvel em < http:// observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=285ASP014 >. Acesso em 15 jan. 2006. DIEZHANDINO, Maria Pilar. Periodismo de Servicio: la utilidad como complemento informativo en Time, Newsweek, U.S. News, Wold report y unos apontes del caso espaol. Colecion Bosh Comunicacin, Icaria Editorial, 1994. ERBOLATO, Mrio. Tcnicas de codificao em jornalismo. Petrpolis: Vozes, 1985. GANS, Herbert J. Decinding whats news: a study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek and Time. New York: Vintage Books, 1989. GRAMSCI, Antnio. Os intelectuais e a organizao da cultura. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: Nova Fronteira, 1975. HOHENBERG, John. Manual de jornalismo. Rio de Janeiro: Fundo da Cultura. 1962. LAGE, N. Ideologia e tcnica da notcia. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 1982. LOZANO RENDN, Jos Carlos. La tcnica del anlisis de contenido en la investigacin de la comunicacion de masa. Apostila desenvolvida para a Ctedra Unesco de Comunicao para o Desenvolvimento Regional. So Bernardo do Campo, 1997. LUSTOSA, Elcias. O texto da notcia. Brasilia: UnB, 1996. MACIEL, Pedro. Jornalismo de televiso. Porto Alegra: Sagra-DC Luzzato, 1995. MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notcia: jornalismo como produo social da segunda natureza. So Paulo: tica, 1989. MARQUES DE MELO, J. A opinio no jornalismo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1985.

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

69

MESQUITA, Mrio. Teorias e prticas do jornalismo: da era do telegrafo ao tempo do hipertexto. INTERCOM: Revista Brasileira de Comunicao, So Paulo, v. 28, n. 2, p.11-41, jul/dez 2005. MICELI, Srgio. A noite da madrinha. So Paulo: Perspectivas, 1972. MORN, Jos Manuel. A informao na televiso: critrios editoriais. Comunicao & Sociedade, So Bernardo do Campo: IMS, a. 7, n. 14, p.19-31, maio 1986. PARK, R. A notcia como forma de conhecimento. In: STEINBERG, C. (Org). Meios de comunicao de massa. So Paulo: Cultrix, 1972. PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. So Paulo; Contexto, 2005. 1985. PEREZ CALDERN. La Informacion audiovisual. Madrid: Imprenta del Ministerio de Informacin y Turismo, 1970. RABAA, C.A.; BARBOSA, G. Dicionrio da Comunicao. Rio de Janeiro, Codecri, 1978. 792p. REQUENA, Jess Gonzlez. El espetculo informativo: o la armazena de lo real. Madri: Ed. Akal, 1989. REZENDE, Guilherme Jorge. Perfil editorial do telejornalismo brasileiro. So Bernardo do Campo: Umesp, 1998. (Doutorado).289p. SILVA, Marconi Oliveira da. O mundo dos fatos e a estrutura da linguagem: a notcia jornalstica na perspectiva de Wittgenstein. Porto Alegre: Edipucrs, 1998. SODR, M. Reinventando a cultura: a comunicao e seus produtos. Petrpolis. Vozes, 1996. SQUIRRA, S. Aprender telejornalismo: produo e tcnica. So Paulo: Brasiliense, 1990. STEPHENS, Mitchel. Histria das comunicaes: do tant ao satlite. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1993. TEODORO, G. Jornalismo na TV. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1980. TRAQUINA, N. (Org.), Jornalismo: questes, teorias e estrias. Lisboa: Vega, 1993. VALE SERRA, Heloisa Helena S. Os fatos e os telejornais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993 (Dissertao, Mestrado). 96p. VAN DIJK, Teun A. La noticia como discurso: compreension, estrutura y produccin de la informacin. Barcelona: Paids, 1996. WEBER, M., Cincia poltica: duas vocaes. So Paulo: Cultrix, 1972.

70

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.30, n.1, p. 49-70, jan./jun. 2007

Вам также может понравиться