Вы находитесь на странице: 1из 13

Art.

5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

Segundo este artigo da Constituio Federal brasileira, somos todos iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. Tal norma no se encontra a esmo nesse pargrafo. Ela um marco de interpretao para a constituio de uma maneira geral, principalmente para os pargrafos seguintes, as chamadas clusulas ptreas constitucionais, e garante que qualquer exerccio de hermenutica no extravase esse paradigma bsico: a igualdade judicial. Obviamente temos plena conscincia do significado objetivo dessa questo: a lei deve ser aplicada de maneira igual para todos, com imparcialidade e amparada por todos os princpios judiciais garantidores de justia, pois compreende-se a impossibilidade de termos uma lei universal, pelo simples fato da complexidade que toma nossa atualidade, nos mais diversos mbitos de nossas relaes. Para sanar essa questo, sumria para que estados e municpios garantam seu planejamento baseado em suas especificidades, a mesma constituio garante, em um capitulo destinado aos municpios, a criao das chamadas leis orgnicas e a capacidade de legislar sobre assuntos de interesse local. Em Cerquilho, a lei orgnica normatiza o estatuto do magistrio, deslocando-o do estatuto geral do funcionalismo municipal. Tal fato, como j afirmado acima, est amparado constitucionalmente e garante, sem dvida nenhuma, algumas necessidades do quadro do magistrio, que realmente perderia seu sentido material e essa j citada especificidade em meio generalizao. Assim, o que procuramos discutir aqui no so os aspectos normativos ou as fundamentaes tericas e legais dessa diviso regimental, mas sim algumas discrepncias que surgem quando comparados os aspectos instrumentais de ambos estatutos. Ao ser institudo, o Estatuto do Magistrio (Lei 2.207 de 16 de junho de 1999) retira dos trabalhadores amparados por ele direitos que, aplicados todo o resto do quadro do funcionalismo de Cerquilho,que so regidos pela Lei 02 de 22 de dezembro de 1992, doravante denominado Estatuto dos Funcionrios Pblicos acabam sendo geradores de profundas desigualdades.

De maneira direta, a grande crtica dos profissionais da Educao est no aspecto da evoluo salarial dos funcionrios do municpio, o qual tem garantido, a cada 2 anos de efetivo exerccio, um aumento automtico de 5% no seu salrio base, como est transcrito a seguir:

Estatuto do Funcionrio Pblico Municipal Lei 02 de 23/12/2002

Ttulo II Do provimento, do exerccio e da vacncia dos cargos pblicos Captulo XI Da Promoo por Antiguidade

Artigo 36 A promoo por antiguidade consiste na passagem do funcionrio de um determinado grau para o imediatamente superior, dentro do padro de vencimento a que corresponde sua classe. Artigo 37 A promoo far-se- obedecendo-se o critrio de 2 (dois) anos em efetivo exerccio no servio pblico municipal local. Artigo 38 Para efeito de promoo por antiguidade no so considerados como de efetivo exerccio: I licena para tratamento de sade do funcionrio, salvo caso de acidente de trabalho ou doena profissional; II licena por motivo de doena em pessoa da famlia; III licena por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro de funcionrio ou militar; IV falta justificada; V falta injustificada;

VI licena para tratar de assuntos particulares; VII exerccio de funo ou cargo do governo federal, estadual ou de outro municpio; VIII suspenso disciplinar; IX pena de priso.

muito fcil perceber que se aos professores esses artigos no so aplicados, obvio que causa uma situao de extrema desigualdade entre as classes de funcionrios desse mesmo rgo pblico. E como acontece a evoluo salarial dos profissionais da Educao do municpio de Cerquilho? Primeiro importante frizar que os funcionrio que esto enquadrados no Estatuto dos Funcionrios Pblicos, tem possibilidade de ter seu salrio base aumentado em 5% a cada 2 anos at o limite de 18 mudanas no grau de vencimento (de Grau A at Grau S conforme artigo 36 transcrito acima), j os profissionais da Educao, consegue no mximo 4 mudanas no grau de vencimento (nvel I at nvel V), isso se cumprir uma srie de quesitos que no so exigidos aos demais funcionrios. Veja a seguir o trecho do Estatuto do Magistrio que trata dessa evoluo:

Estatuto do Magistrio Pblico Municipal Lei 2.207 de 16/06/1999 Ttulo V Evoluo Funcional Artigo 110 Os integrantes da carreira do Magistrio e/ou ocupantes de funo/atividade devidamente habilitados fazem jus Evoluo Funcional, que a passagem para nvel retribuitrio superior da classe. Artigo 111 A Evoluo Funcional dar-se-: I Pela via Acadmica II Pela via no Acadmica

Artigo 112 A via acadmica tem por objetivo reconhecer a formao acadmica do profissional do Magistrio no respectivo campo de atuao, considerado o fator habilitao acadmica obtida em grau superior de ensino. Pargrafo nico Fica assegurada a Evoluo Funcional pela via acadmica por enquadramento automtico em nveis retribuitrios superiores da respectiva classe, dispensados quaisquer interstcios na seguinte conformidade: 1 Professor de Educao Bsica: a Ser enquadrado no Nvel IV, mediante apresentao de diploma ou certificado de curso de grau superior de ensino, de graduao, correspondente licenciatura plena. b Ser enquadrado no Nvel V, mediante apresentao de certificado de concluso de curso mestrado ou doutorado. 2 Professor de Educao Bsica I: a Ser enquadrado no Nvel IV, mediante apresentao de diploma ou certificado de curso de grau superior de ensino, de graduao correspondente licenciatura plena. b Ser enquadrado no Nvel V, mediante apresentao de certificado de concluso de curso mestrado ou doutorado. 3 Professor de Educao Bsica II: a Ser enquadrado no Nvel IV, mediante apresentao de certificado de concluso de curso de ps-graduao em nvel de mestrado. b - Ser enquadrado no Nvel V, mediante apresentao de certificado de concluso de curso de ps-graduao em nvel de doutorado. Artigo 113 A Evoluo pela Via no Acadmica ocorrer atravs do fator atualizao, do fator aperfeioamento e do fator assiduidade, que so considerados indicadores do crescimento da capacidade, da qualidade e da produtividade do trabalho do Profissional do Magistrio. 1 Aos fatores de que trata o Caput deste artigo sero atribudos pontos segundos os critrios: I 20 (vinte) pontos por ano de efetivo exerccio.

II 30 (trinta) pontos por ano, assiduidade, sendo considerado assduo o Profissional do Magistrio que tiver no mximo 06 (seis) faltas justificadas no ano, no se considerando as de efetivo exerccio (artigo 66) da Lei Complementar n.02 de 23/12/92 ou 10 (dez) pontos por ano aos que tiverem de 07 (sete) a 12 (doze) faltas justificadas e injustificadas. III 50 (cinquenta) pontos por ano, computando-se os cursos de aperfeioamento e atualizao profissional no campo de atuao, totalizando 250 (duzentos e cinquenta) horas nos interstcios a que se refere o artigo 112, sendo que o peso da hora ser 0,2 (dois dcimos). 2 As eventuais punies por problemas disciplinares implicaro em reduo dos pontos obtidos do respectivo ano da ocorrncia, a saber: I Advertncia escrita: 10 (dez) pontos. II Suspenso: 50 (cinquenta) pontos. 3 Ocorrendo a totalizao dos pontos para promoo, o que exceder ser acrescentado contagem do perodo subsequente. 4 Para efeito da contagem de pontos para promoo considera-se como perodo o ano civil. 5 Os cursos sero considerados uma nica vez, sendo vedada a sua acumulao. Artigo 114 Para fins de Evoluo Funcional prevista no artigo anterior devero ser cumpridos interstcios mnimos, computado sempre o tempo de efetivo exerccio do profissional do Magistrio no nvel em que estiver enquadrado, na seguinte conformidade: I Para as classes de Professor de Educao Bsica, Educao Bsica I e Professor de Educao Bsica II: a Do Nvel I para o nvel II 04 (quatro) anos. b Do Nvel II para o nvel III 04 (quatro) anos. c Do Nvel III para o nvel IV 05 (cinco) anos. d Do Nvel IV para o nvel V 05 (cinco) anos.

Artigo 115 Interromper-se- o interstcio a que se refere o artigo anterior quando o profissional do ensino incorrer nos dispostos do Art. 38, do Captulo XI do Estatuto Do Funcionrio Pblico Municipal e na forma a ser regulamentada pela Secretaria Municipal de Educao. Artigo 116 O integrante da carreira do Magistrio, quando nomeado em comisso para cargo de outra classe, perceber o vencimento correspondente ao estabelecido para a classe nesta Lei, no sendo permitido levar as vantagens pecunirias em relao ao cargo para fins de aposentadoria. Artigo 117 Quando o docente, ocupante de funo/atividade, for nomeado atravs de Concurso, de Ingresso ou de Acesso, para cargo de mesa denominao ser enquadrado no mesmo nvel e faixa da funo atividade de origem. Artigo 118 A retribuio pecuniria dos profissionais do ensino, abrangidos por essa lei compreende vencimentos ou salrios e vantagens pecunirias na forma estabelecida. Artigo 119 Os valores dos vencimentos e salrios dos profissionais do ensino abrangidos por esta lei so os fixados na Escala de Vencimentos Classe Docente E.V.C.D., constante no Anexo V. Artigo 120 A classe de docente composta de 05 (cinco) nveis de vencimento, correspondendo o primeiro nvel do vencimento inicial da classe e os demais progresso vertical decorrente da Evoluo Funcional prevista nesta lei. notrio que para o Profissional da Educao mudar de nvel salarial ele est sujeito a uma srie de exigncias e que a diferena gritante na quantidade de nvel de evoluo nas classes de funcionrios acaba ocasionando um abismo enorme nas diferenas salariais das classes. Para melhor compreenso das situaes, vamos supor que um professor que est enquadrado no Estatuto do Magistrio e um funcionrio que est enquadrado no Estatuto dos Funcionrios Pblicos, comearam a trabalhar no mesmo dia e com o mesmo salrio, vamos tambm supor um salrio fictcio de R$ 1.000,00 (mil reais) para facilitar a comparao.

Observe o grfico a seguir:

VALORESEM REAIS
1000 1200 1400 1600 1800 2000 2200 2400 2600 600 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 800

COMPARATIVO DE EVOLUO FUNCIONAL

ANOS TRABALHADOS

100 1000 0 1 100050 0 1 100050 01 105102,5 0 1 105102,5 01 105 157,6 01 105 157,6 0 110 1215,5 2,5 110 1215,5 2,5 127 6,2 110 8 2,5 127 110 6,2 8 2,5 134 110 0,0 9 2,5 134 115 0,0 9 7,6 140 115 7,1 7,6 140 115 7,1 7,6 147 115 7,4 5 7,6 147 115 7,4 5 7,6 155 1,3 121 2 5,5 155 121 1,3 2 5,5 162 121 8,8 9 5,5 162 121 8,8 9 5,5 171 0,3 121 3 5,5 171 121 0,3 3 5,5 179 121 5,8 5 5,5 179 121 5,8 5 5,5 188 5,6 121 4 5,5 188 121 5,6 4 5,5 197 121 9,9 3 5,5 197 121 9,9 3 5,5 207 8,9 121 2 5,5 207 121 8,9 2 5,5 218 121 2,8 7 5,5 218 121 2,8 7 5,5 229 121 2,0 1 5,5 229 121 2,0 1 5,5 240 121 6,6 1 5,5
PROFESSORES FUNCIONRIOS

No difcil perceber que existe um tratamento extremamente desigual entre as classes que pertencem mesma Prefeitura e que compartilham do mesmo regime jurdico, que contribuem para o mesmo fundo de aposentadoria e que esto sujeitos s mesmas obrigaes, pois quando se trata das obrigaes a os Profissionais da Educao esto enquadrados no Estatuto dos Funcionrios Pblicos. Isso no uma contradio? No uma situao injusta? Alm dessa discrepncia, o aumento salarial acaba implicando em problemas para os Profissionais da Educao e para a administrao. Como a folha salarial da Prefeitura cresce de maneira desproporcional, ou seja, a folha cresce muito mais para os funcionrios enquadrados no Estatuto dos Funcionrios Pblicos do que para os Profissionais do Ensino, ficando assim, cada dia mais difcil a prefeitura dar aumento salarial a todos os funcionrios de uma maneira satisfatria, pois se os funcionrios que so enquadrados no Estatuto dos Funcionrios Pblicos j reclamam quando no recebem aumento salarial, j imaginou como fica a situao dos professores? No tem nem o aumento e nem a evoluo funcional. Como pode? Continuando dessa forma, poderemos ter caso onde o auxiliar de escritrio que trabalha na escola a partir de certo tempo de servio ganhar mais que um professor com ttulo de doutor. Isso no estranho? Outro ponto importante que sempre gera polmica a falsa impresso que os professores tm duas frias por ano. muito comum a sociedade em geral achar que os professores gozam duas frias por ano, ora qualquer pessoa mais esclarecida que conhece a Educao sabe que isso no verdade. Abaixo mostraremos dados comparativos onde possvel avaliar de maneira muito simples que isso no passa de lenda. Veja:

COMPARAO DO CALENDRIO DE TRABALHO 2010 DOS PROFESSORES E DOS OUTROS FUNCIONRIOS PBLICOS MUNICIPAIS 8

NATUREZA DIAS TRABALHADOS FRIAS REGULAMENTARES SB. DOM. FERIADOS e PF RECESSO* TOTAL

PROFESSORES 214 30 107 14 365

FUNCIONRIOS EM GERAL 225 30 110 0 365

Fonte: dados retirados a partir do calendrio escolar 2010 divulgado pela Secretaria Municipal de Educao e do calendrio geral que consta feriados nacional, estadual e municipal. * o perodo onde o professor deve ficar disposio da Unidade Escolar podendo ser convocado a qualquer momento para resolver problemas relacionados parte pedaggica ou para fazer capacitao.

Veja os grficos comparativos

CALENDRIO DE TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL 4% 29% 59% 8%

DIAS TRABALHADOS FRIAS REGULAMENTARES SB. DOM. FERIADOS e PF RECESSO*

CALENDRIO DE TRABALHO DOS FUNC. DA PREFEITURA EM GERAL

0% 30%

DIAS TRABALHADOS FRIAS REGULAMENTARES 62% SB. DOM. FERIADOS e PF RECESSO*

8%

Ainda em relao ao calendrio importante frisar que os professores so convocados para trabalhar em feriados municipais ou nacionais onde os demais funcionrios esto descansando. Qualquer pessoa de bom senso percebe que essa pequena diferena de cerca de 2% entre os dois calendrios no serve como justificativa para que todos os funcionrios da prefeitura sejam contemplados com a evoluo bienal, exceto os professores. Alm do mais possvel citar uma srie de reportagem e estudos que mostram que os Profissionais do Ensino carecem de descanso para recompor sua capacidade cognitiva, psicolgica e fsica, pois como todos sabem o trabalho docente extremamente estressante por estar na linha de frente tendo contato direto e convivendo com todos os problemas de toda a sociedade. Muitos poderiam dizer que se todos os professores efetivos fossem enquadrados no artigo 36 Estatuto dos Funcionrios Pblicos a conta da previdncia seria um problema ao municpio, isso no pode ser invocado como pretexto, pois quando qualquer Funcionrio ou Professor fica afastado ou aposenta recebe proporcionalmente ao tempo e ao valor que contribuiu para o fundo. Alm dos motivos j citados, importante salientar que da carga horria total do professor, apenas 10% aproximadamente so destinados para fazer leituras obrigatrias, preparar avaliaes, preparar trabalhos, redigir projetos, fazer correes, fazer cursos de aperfeioamento (muitos por conta prpria) etc. em termos prticos significa dizer que a cada 10 aulas dadas pelo professor, apenas uma destinada para fazer tudo isso citado anteriormente. claro que o acaba levando mais servio pra casa do que deveria. Qual outro profissional desta prefeitura leva servio para fazer em casa?

10

Mas mesmo no recebendo para fazer tudo isso, nossa Rede Municipal tem alcanado timos ndices nas avaliaes externas, sendo inclusive o maior de toda nossa regio e foi notcia na imprensa local e regio. Isso quer dizer que os professores esto procurando fazer o seu melhor, pois acreditam que com trabalho srio e buscando sempre a excelncia os resultados certamente aparecero, proporcionando assim que nossa sociedade seja cada vez mais justa e igualitria. Quando falamos em Educao de qualidade no podemos deixar de citar que a Educao Pblica Municipal tem cerca de 90% de aprovao da sociedade, esse nmero certamente no seria o mesmo se no tivssemos Professores, Gestores e a Administrao Municipal trabalhando fortemente em busca da qualidade do servio Educacional no nosso municpio. Queremos finalizar este manifesto lembrando que enquadrar os profissionais do magistrio no artigo 36 Estatuto dos Funcionrios Pblicos alm de ser uma forma de tratar com igualdade todos os funcionrios desta Municipalidade uma maneira de atender o disposto no artigo 3, inciso VII da Lei de Diretrizes e Bases da Educao que garante como um dos princpios do ensino a valorizao do profissional da educao, pois o que se observa a valorizao de outros profissionais do quadro publico, e no os ligados ao ensino, conforme determina a lei. Pois achamos que no h paz e prosperidade num lugar onde no h justia.

11

o que faz com que a evoluo salarial dos educadores, comparado ao restante do municpio, seja contestvel por ser extremamente desigual. Muitos profissionais municipais que ingressam com remunerao inferior dos profissionais da educao acabam, em determinado momento de sua evoluo, ultrapassando os vencimentos do magistrio, o que causa uma inverso em relao prpria lei que estabelece as diretrizes nacionais da educao (lei 9394/96), quando em seu artigo 3, inciso VII, garante como um dos princpios do ensino a valorizao do profissional da educao, pois o que se observa a valorizao de outros profissionais do quadro publico, e no os ligados ao ensino, conforme determina a lei. Dessa forma, o que se busca nesse manifesto uma poltica de justa equiparao salarial no municpio de Cerquilho, uma vez que existe um grave abismo que precisa ser reparado, pois observa-se que o sentimento geral que isso traz o de desamparo e descaso, justamente em um momento histrico nico em nosso pas, no qual a educao toma a frente nos projetos federais e estaduais como carro chefe do desenvolvimento, tendo no professor o agente responsvel pela continuidade desse movimento e transformao. Fazem parte desse processo todo a quebra de antigos paradigmas, novas formas de ensinar e aprender, novos olhares pedaggicos e cognitivos, enfim, uma srie de transformaes que buscam tornar a escola mais moderna e atual, pois fazer frente realidade sua funo mais bsica. Porm, tambm faz parte desse movimento todo citado, novas formas de valorizao do profissional da educao, porque assim como qualquer funcionrio, desde as

12

transformaes trazidas pelas novas formas de produo, esse profissional pode render mais, trabalhar e ser mais feliz dentro de seu ambiente de trabalho, sefor mais valorizado, e o financeiro , sem dvida alguma demagogias parte um alicerce do trabalhador. Em mbito estadual, h alguns anos, os profissionais da educao so premiados por desempenho com o chamado bnus, que esse ano atingiu at 2,9 salrios. Nas cidades adjacentes ao nosso municpio, professores foram congraados com prmios em dinheiro, espelhados por uma poltica de valorizao federal e estadual, mas no municpio de Cerquilho os profissionais da educao no tiveram direito a nenhuma forma de bnus ou premiao.

13

Вам также может понравиться