Вы находитесь на странице: 1из 14

O problema geral da navegao

O PROBLEMA GERAL DA NAVEGAO

1.1 DEFINIO; FORMAS; SEQNCIA BSICA DAS ATIVIDADES


Entre as vrias definies de navegao, uma que apresenta com preciso os principais aspectos envolvidos na questo estabelece que navegao a cincia e a arte de conduzir com segurana, dirigir e controlar os movimentos de um veculo, desde o ponto de partida at o seu destino. O veculo pode ser um navio ou embarcao, um submarino, uma aeronave, uma espaonave ou um veculo terrestre. Da definio acima, derivam as diversas formas da navegao: navegao martima (de superfcie ou submarina), navegao area, navegao espacial e navegao terrestre. Outras classificaes tambm aplicadas especificam ainda mais o meio ambiente no qual o veculo se desloca, surgindo da categoria como navegao fluvial e navegao polar. Este Manual aborda, basicamente, a navegao martima de superfcie, adotando, desta forma, a seguinte definio: NAVEGAO A CINCIA E A ARTE DE CONDUZIR, COM SEGURANA, UM NAVIO (OU EMBARCAO) DE UM PONTO A OUTRO DA SUPERFCIE DA TERRA Sem dvida, a Navegao foi, inicialmente, quando o homem comeou a locomover-se sobre a gua em rsticas embarcaes, uma arte. Entretanto, logo elementos de cincia foram incorporados. Hoje, a Navegao conserva aspecto de ambos. uma cincia, pois envolve o desenvolvimento e utilizao de instrumentos de preciso (alguns extremamente complexos), mtodos, tcnicas, cartas, tbuas e almanaques. , tambm, uma arte, pois envolve o uso adequado dessas ferramentas sofisticadas e, principalmente, a interpretao das informaes obtidas. A maior parte do trabalho da Navegao feita com instrumentos de preciso e clculos matemticos. Porm, aps a execuo das observaes e dos clculos, o navegante experimentado aplica sua medida de arte, quando interpreta os dados disponveis e resultados obtidos e afirma, indicando na Carta: esta a posio do navio. Para consecuo do propsito da navegao, necessrio obedecer seguinte seqncia bsica de atividades:

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

Efetuar um estudo prvio, detalhado, da derrota que se deseja seguir, utilizando, principalmente, as CARTAS NUTICAS da rea em que se vai transitar e as PUBLICAES DE AUXLIO NAVEGAO (Roteiros, Lista de Faris, Lista de Auxlios-Rdio, Tbuas das Mars, Cartas-Piloto, Cartas de Correntes de Mars, etc.). Esta fase denomina-se PLANEJAMENTO DA DERROTA; e No mar, durante a EXECUO DA DERROTA, determinar a POSIO DO NAVIO sempre que necessrio, ou projet-la no futuro imediato, empregando tcnicas da Navegao Estimada, a fim de se assegurar que o navio est, de fato, percorrendo a derrota planejada, com a velocidade de avano prevista e livre de quaisquer perigos navegao. Um sumrio das atividades a serem desenvolvidas na navegao apresentada na Figura 1.1. Figura 1-1

SEQNCIA DE OPERAES NA NAVEGAO 1. PLANEJAMENTO E TRAADO DA DERROTA (ESTUDO DA VIAGEM) SELEO DAS CARTAS NUTICAS, CARTAS PILOTO E PUBLICAES DE SEGURANA NAVEGAO NECESSRIAS. VERIFICAR, PELOS AVISOS AOS NAVEGANTES, SE AS CARTAS E PUBLICAES ESTO ATUALIZADAS. ESTUDO DETALHADO DA REA EM QUE SE VAI NAVEGAR. TRAADO DA DERROTA NAS CARTAS GERAIS E DE GRANDE ESCALA. REGISTRO DE RUMOS, VELOCIDADES E ETAs. 2. 3. 4. 5. DETERMINAO DA POSIO DO NAVIO. PREVISO DA POSIO FUTURA DO NAVIO, UTILIZANDO TCNICAS DA NAVEGAO ESTIMADA. NOVA DETERMINAO DA POSIO DO NAVIO. CONFRONTO DA POSIO DETERMINADA E DA POSIO ESTIMADA PARA UM MESMO INSTANTE, A FIM DE: a DETERMINAR OS ELEMENTOS DA CORRENTE. b CORRIGIR O RUMO E A VELOCIDADE, PARA SEGUIR A DERROTA PREVISTA, COM A VELOCIDADE DE AVANO ESTABELECIDA, COMPENSANDO A CORRENTE. 6. REPETIO DAS OPERAES DE (2) A (5), COM A FREQNCIA NECESSRIA SEGURANA DA NAVEGAO.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

1.2 TIPOS E MTODOS DE NAVEGAO; PRECISO REQUERIDA E INTERVALO DE TEMPO ENTRE POSIES
Embora existam vrias outras classificaes, algumas at mesmo muito sofisticadas, tradicionalmente reconhecido que a navegao apresenta trs tipos principais, ou categorias primrias, de acordo com a distncia que se navega da costa ou do perigo mais prximo: NAVEGAO OCENICA: a navegao ao largo, em alto-mar, normalmente praticada a mais de 50 milhas da costa. NAVEGAO COSTEIRA: como o prprio nome indica, a navegao praticada j mais prximo da costa, em distncias que, normalmente, variam entre 50 e 3 milhas da costa (ou do perigo mais prximo). Pode, tambm, ser definida como a navegao feita vista de terra, na qual o navegante utiliza acidentes naturais ou artificiais (pontas, cabos, ilhas, faris, torres, edificaes, etc.) para determinar a posio do navio no mar. NAVEGAO EM GUAS RESTRITAS: a navegao que se pratica em portos ou suas proximidades, em barras, baas, canais, rios, lagos, proximidades de perigos ou quaisquer outras situaes em que a manobra do navio limitada pela estrita configurao da costa ou da topografia submarina. este, tambm, o tipo de navegao utilizado quando se navega a distncia da costa (ou do perigo mais prximo) menores que 3 milhas. o tipo de navegao que maior preciso exige. O tipo de navegao praticado condiciona a preciso requerida para as posies e o intervalo de tempo entre posies determinadas. Embora no haja limites rgidos, os valores apresentados na Figura 1.2 do uma idia dos requisitos de preciso e da freqncia mnima de determinao de posies para as trs categorias bsicas de navegao. Figura 1.2 Preciso requerida e intervalo de tempo entre posies

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

Para conduzir qualquer um dos tipos de navegao, o navegante utiliza-se de um ou mais mtodos para determinar a posio do navio e dirigir seus movimentos. Os principais MTODOS DE NAVEGAO so: NAVEGAO ASTRONMICA: em que o navegante determina sua posio atravs de observaes dos astros. NAVEGAO VISUAL: em que o navegante determina sua posio atravs de observaes visuais (marcaes, alinhamentos, ngulos horizontais ou verticais, etc.) de pontos de terra corretamente identificados e/ou de auxlios navegao de posies determinadas (condio essencial: os pontos de apoio e os auxlios navegao visados devem estar representados na Carta Nutica da regio). NAVEGAO ELETRNICA: em que o navegante determina sua posio atravs de informaes eletrnicas (obtidas de Radar, Radiogonimetro, Omega, Decca, Loran, Satlite etc.). NAVEGAO ESTIMADA: mtodo aproximado de navegao, atravs do qual o navegante executa a previso da posio futura do navio (ou embarcao), partindo de uma posio conhecida e obtendo a nova posio utilizando o rumo, a velocidade e o intervalo de tempo entre as posies.

1.3 A FORMA DA TERRA; A ESFERA TERRESTRE


Primeiramente o homem imaginou a Terra como uma superfcie plana, pois era assim que ele via. Com o correr dos tempos, descobriu-se que a Terra era aproximadamente esfrica. Na realidade, a superfcie que a Terra apresenta, com todas as suas irregularidades exteriores, o que se denomina SUPERFCIE TOPOGRFICA DA TERRA e no tem representao matemtica. Tentando contornar o problema da falta de representao matemtica para a superfcie da Terra, concedeu-se o GEIDE, que seria o slido formado pela superfcie do nvel mdio dos mares, supondo-o recobrindo toda a Terra, prolongando-se atravs dos continentes (Figura 1.3). Figura 1.3 Forma da Terra

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

O GEIDE, entretanto, ainda no uma superfcie geometricamente definida. Assim, medies geodsicas precisas, realizadas no sculo passado e no incio deste, estabeleceram como a superfcie terica que mais se aproxima da forma real da Terra, a do ELIPSIDE DE REVOLUO, que o slido gerado pela rotao de uma elpse em torno do eixo dos plos (Figura 1.4).

Figura 1.4 Parmetros do Elipside Internacional de Referncia

O ELIPSIDE INTERNACIONAL DE REFERNCIA tem os seguintes parmetros: RAIO EQUATORIAL (SEMI-EIXO MAIOR): a = 6.378.388,00 metros RAIO POLAR (SEMI-EIXO MENOR): b = 6.356.911,52 metros ACHATAMENTO: EXCENTRIDADE: Os parmetros de outros elipsides de referncia podem ser encontrados no Apndice C (Volume II). A diferena deste ELIPSIDE para uma SUPERFCIE ESFRICA , porm, muito pequena e, assim, a ESFERA adotada como SUPERFCIE TERICA DA TERRA nos clculos da navegao astronmica e em muitos outros trabalhos astronmicos.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

1.4 PRINCIPAIS LINHAS, PONTOS E PLANOS DO GLOBO TERRESTRE


EIXO DA TERRA: a linha em torno da qual a Terra executa o seu movimento de rotao, de Oeste para Leste (o que produz nos outros astros um MOVIMENTO APARENTE de Leste para Oeste). PLOS: so pontos em que o eixo intercepta a superfcie terrestre. O PLO NORTE o que se situa na direo da Estrela Polar (a URSA MINORIS); o PLO SUL o oposto. Figura 1.5 Equador: crculo mximo a meio entre os plos PLANO EQUATORIAL: o plano perpendicular ao eixo de rotao da Terra e que contm o seu centro (Figura 1.5). EQUADOR DA TERRA: o crculo mximo resultante da interseo do plano equatorial com a superfcie terrestre. O equador divide a Terra em dois hemisfricos, o HEMISFRIO NORTE e o HEMISFRIO SUL.

Figura 1.6 Crculo mximo e crculo menor CRCULO MXIMO: a linha que resulta da interseo com a superfcie terrestre de um plano que contenha o CENTRO DA TERRA. CRCULO MENOR: a linha que resulta da interseo com a superfcie terrestre de um plano que no contenha o CENTRO DA TERRA (Figura 1.6).

Figura 1.7 Paralelo ou paralelo de latitude PARALELOS: so crculos menores paralelos ao Equador e, portanto, perpendiculares ao Eixo da Terra. Seus raios so sempre menores que o do Equador (Figura 1.7)

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

Entre os paralelos distinguem-se o TRPICO DE CNCER (paralelo de 23,5 de Latitude Norte), o TRPICO DE CAPRICRNIO (paralelo de 23,5 Latitude Sul), o CRCULO POLAR RTICO (paralelo de 66,5 de Latitude Norte) e o CRCULO POLAR ANTRTICO (paralelo de 66,5 de Latitude Sul). Os paralelos materializam a direo E W. MERIDIANOS: so os crculos mximos que contm os plos da Terra (Figura 1.8). Os meridianos marcam a direo N S. Figura 1.8 Meridianos

1.5 A POSIO NA TERRA; SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRFICAS


Figura 1.9 Principais linhas, planos e pontos do globo terrestre: sistema de coordenadas geogrficas LATITUDE DE UM LUGAR (o smbolo a letra grega j): o arco de meridiano compreendido entre o Equador e o paralelo do lugar. Conta-se de 0 a 90 para o Norte e para o Sul do Equador. LONGITUDE DE UM LUGAR: (o smbolo a letra grega l): o arco do Equador, ou o ngulo no Plo, compreendido entre o MERIDIANO DE GREENWICH e o MERIDIANO DO LUGAR. Conta-se de 0 a 180, para Leste ou para Oeste de Greenwich. O MERIDIANO DE GREENWICH, que serve de referncia para contagem das Longitudes, denominado PRIMEIRO MERIDIANO.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

DIFERENA DE LATITUDE ENTRE DOIS LUGARES (smbolo Dj): o arco de meridiano compreendido entre os paralelos que passam por esses lugares. Para se obter a DIFERENA DE LATITUDE entre dois pontos deve-se subtrair ou somar os valores de suas Latitudes, conforme eles sejam, respectivamente, de mesmo nome ou de nomes contrrios. Assim, por exemplo, a DIFERENA DE LATITUDE entre o ponto A, situado sobre o paralelo de 30N, e o ponto B, situado sobre o paralelo de 45N, ser de 15. Ademais, costuma-se indicar, tambm, o SENTIDO da DIFERENA DE LATITUDE. Dessa forma, dir-se-ia que a Dj de A para B de 15N, ao passo que a Dj de B para A seria de 15S. LATITUDE MDIA ENTRE DOIS LUGARES (jm): a Latitude correspondente ao paralelo mdio entre os paralelos que passam pelos dois lugares. Seu valor obtido pela semi-soma ou semi-diferena das Latitudes dos dois lugares, conforme estejam eles no mesmo hemisfrio ou em hemisfrios diferentes (neste caso, ter o mesmo nome que o valor maior). No exemplo anterior, a LATITUDE MDIA entre os pontos A (Latitude 30N) e B 30N + 45N (Latitude 45N) jm = = 37 5N. A LATITUDE MDIA entre o ponto C (Latitude 2 40N + 12N 40N) e o ponto D (Latitude 12S) ser: jm = = 14N 2 DIFERENA DE LONGITUDE ENTRE DOIS LUGARES (Dl): o arco do Equador compreendido entre os meridianos que passam por esses lugares. A obteno de seu valor semelhante da DIFERENA DE LATITUDE. Assim, por exemplo, a DIFERENA DE LONGITUDE entre o ponto E (Longitude 045W) e o ponto F (Longitude 075W) ser de 30W (Dl entre F e E seria de 30E). A DIFERENA DE LONGITUDE entre G (Longitude 015W) e H (Longitude 010E) de 25E.

1.6 DISTNCIAS NA SUPERFCIE DA TERRA; AMILHANUTICA (OU MILHA MARTIMA); LOXODROMIA E ORTODROMIA
a. A MILHA NUTICA
DISTNCIA entre dois pontos na superfcie da Terra a separao espacial entre eles, expressa pelo comprimento da linha que os une. Em navegao as DISTNCIAS so normalmente medidas em MILHAS NUTICAS. MILHA NUTICA (ou MILHA MARTIMA) o comprimento do arco de meridiano que subtende um ngulo de 1 minuto no centro da Terra. Mais resumidamente, pode-se definir a MILHA NUTICA como sendo o comprimento do arco de 1 de Latitude. Contudo, o comprimento do arco de meridiano correspondente a um ngulo de 1 no centro da Terra varia ligeiramente com o lugar, uma vez que a Terra no perfeitamente esfrica. Dado, porm, o interesse de uma unidade de valor constante, fixou-se, por um Acordo Internacional (1929), o valor da milha nutica em 1852 METROS, independentemente da Latitude do lugar. Poderse-ia, ento, definir uma MILHA NUTICA como o comprimento do arco de um minuto de meridiano terrestre e dizer que seu valor de 1852 METROS.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

Devido ao problema das deformaes em Latitude apresentadas nas CARTAS DE MERCATOR (Latitudes Crescidas), as distncias nestas cartas devem ser sempre medidas na escala das Latitudes (1 minuto de Latitude igual a uma milha).

b. ORTODROMIA E LOXODROMIA
Figura 1.10 Ortodromia (arco de crculo mximo) ORTODROMIA: qualquer segmento de um crculo mximo da esfera terrestre. , assim, a menor distncia entre dois pontos na superfcie da Terra (Figura 1.10).

NA ESPERA TERRESTRE

NA CARTA DE MERCATOR

LOXODROMIA OU LINHA DE RUMO: a linha que intercepta os vrios meridianos segundo um ngulo constante (Figura 1.11). Embora a menor distncia entre dois pontos na superfcie da Terra seja uma ORTODROMIA, isto , o arco do crculo mximo que passe pelos dois pontos, em navegao quase sempre mais conveniente navegar por uma LOXODROMIA, isto , por uma LINHA DE RUMO, indicada pela Agulha, na qual a direo da proa do navio corte todos os meridianos sob um mesmo ngulo.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

Figura 1.11 Linha de rumo ou loxodromia

NA ESFERA TERRESTRE

NA CARTA DE MERCATOR

1.7 A DIREO NO MAR; RUMOS E MARCAES


Figura 1.12 Direes DIREO: , na superfcie da Terra, a linha que liga dois pontos. A Figura 1.12 apresenta as direes CARDEAIS, INTERCARDEAIS ou LATERAIS e COLATERAIS, comumente referidas em navegao (todas as direes mostradas so DIREES VERDADEIRAS, isto , tm como referncia o NORTE VERDADEIRO).

CARDEAIS LATERAIS

N, S, E e W NE, SE, NW e SW

COLATERAIS NNE, ENE, ESSE, SSE, NNW, WNW, WSW e SSW

10

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

Figura 1.13 - Rumo

RUMOS: um navio (ou embarcao) governa seguindo um RUMO, que pode ser definido como o ngulo horizontal entre uma direo de referncia e a direo para a qual aponta a proa do navio ou, o que o mesmo, o ngulo horizontal entre uma direo de referncia e a proa do navio. Os rumos so medidos de 000 a 360, no sentido do movimento dos ponteiros de um relgio, a partir da DIREO DE REFERNCIA (Figura 1.13). As trs DIREES DE REFERNCIA mais utilizadas em navegao so: NORTE VERDADEIRO(ou GEOGRFICO) NORTE MAGNTICO NORTE DA AGULHA
Figura 1.14 - Rumos verdadeiro, magntico e da agulha

Assim, conforme a DIREO DE REFERNCIA em relao qual medido, o rumo denomina-se (Figura 1.14): RUMO VERDADEIRO (Rv) RUMO MAGNTICO (Rmg) RUMO DA AGULHA (Rag) Tambm relacionados aos conceitos acima apresentados, podem ser definidos os seguintes elementos: PROA: a direo para a qual o navio est apontando, num determinado instante. Quando se governa em um determinado RUMO, nem sempre se consegue mant-lo rigorosamente constante. Normalmente, por influncia do estado do mar (ondas, vagalhes), vento, erros dos timoneiro, etc., a direo em que se navega varia em torno do rumo desejado. A direo para a qual o navio est apontando, em um determinado instante, , ento, denominada PROA. RUMOS PRTICOS: quando se navega em rios, canais estreitos ou guas confinadas, comum orientar-se por referncias de terra, e no por rumos da agulha. Estas direes, nas quais o navio deve governar para manter-se safo de perigos, so denominadas RUMOS PRTICOS.
Navegao costeira, estimada e em guas restritas
11

O problema geral da navegao

Na realidade, especificamente, o termo RUMO aplica-se direo na qual se navega na superfcie do mar, que, em geral, encontra-se em movimento, pelo efeito da corrente. Assim, surge o conceito de RUMO NO FUNDO, como a direo resultante realmente navegada, desde o ponto de partida at o ponto de chegada num determinado momento. Normalmente, o RUMO NO FUNDO a resultante entre o RUMO NA SUPERFCIE e a CORRENTE, conforme mostrado na Figura 1.15. Figura 1.15 As abreviaturas utilizadas so: RUMO VERDADEIRO: R ou Rv RUMO MAGNTICO: Rmg RUMO DA AGULHA: Rag RUMOS PRTICOS: Rp RUMO NO FUNDO: Rfd A preciso adotada de 0,5; um RUMO deve ser sempre escrito com trs algarismos em sua parte inteira. Exemplos: 045; 072; 180; 347.5; 233.5. MARCAO: o ngulo horizontal entre a linha que une o navio a um outro objeto e uma determinada DIREO DE REFERNCIA, medido a partir da DIREO DE REFERNCIA. Esta DIREO DE REFERNCIA pode ser: NORTE VERDADEIRO (ou GEOGRFICO) NORTE MAGNTICO NORTE DA AGULHA PROA DO NAVIO Conforme a DIREO DE REFERNCIA, a marcao ser denominada: Figura 1.16 Marcao verdadeira MARCAO VERDADEIRA (M ou Mv): ngulo horizontal entre o NORTE VERDADEIRO e a linha que une o navio ao objeto marcado, medido de 000 a 360, no sentido do movimento dos ponteiros de um relgio, a partir do NORTE VERDADEIRO (Figura 1.16). MARCAO MAGNTICA (Mmg): ngulo horizontal entre o NORTE MAGNTICO e a linha que une o navio ao objeto marcado, medida de 000 a 360, no sentido horrio, a partir do NORTE

12

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

O problema geral da navegao

MAGNTICO. MARCAO DA AGULHA (Mag): ngulo horizontal entre o NORTE DA AGULHA e a linha que une o navio ao objeto marcado, medido de 000 a 360, no sentido horrio, a partir do NORTE DA AGULHA. Quando a DIREO DE REFERNCIA a PROA DO NAVIO, a marcao pode ser denominada de MARCAO RELATIVA ou MARCAO POLAR. Figura 1.17 MARCAO RELATIVA (Mr): o ngulo horizontal entre a PROA e a linha que une o navio ao objeto marcado, medido de 000 a 360, no sentido horrio, a partir da PROA (Figura 1.17). Ento, teremos Mv = Mr + R (Figura 1.18).

= Mr + R

Figura 1.18 Mv = Mr + R Figura 1.19 Marcao polar MARCAO POLAR (Mp): medida a partir da proa para BORESTE (BE) ou para BOMBORDO (BB), de 000 a 180. Recebe sempre uma designao (BE ou BB), tal como mostrado na Figura 1.19.

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

13

O problema geral da navegao

Figura 1.20
Um navio no Rv = 045, marca um farol exatamente pelo # de BB a) Qual a Mp ? b) Qual a Mr ? c) Qual a Mv ?

Na figura 1.20, um navio, no RUMO VERDADEIRO Rv = 045, marca um farol exatamente no travs de BB, isto , na MARCAO POLAR, Mp = 090 BB. possvel, ento, obter a MARCAO RELATIVA (M r ) e a MARCAO VERDADEIRA (Mv) do farol: Mr = 270 Mv = Mr + R = 147 Tal como os RUMOS, as MARCAES tambm devem ser sempre escritas com trs algarismos em sua parte inteira. A aproximao: A ser usada de 0.5. Exemplos: M = 082; M = 033.5; M = 147.

1.8 A VELOCIDADE NO MAR


VELOCIDADE distncia percorrida na unidade de tempo. Em navegao, a unidade de velocidade comumente utilizada o N, que corresponde velocidade de 1 MILHA NUTICA POR HORA. VELOCIDADE NO FUNDO (vel fd) a expresso que designa velocidade ao longo da derrota realmente seguida, em relao ao fundo do mar, desde o ponto de partida at um ponto de chegada. VELOCIDADE DE AVANO (SOA, do ingls SPEED OF ADVANCE) a expresso usada para indicar a velocidade com que se pretende progredir ao longo da derrota planejada. um importante dado de planejamento, com base no qual so calculados os ETA (ESTIMAED TIME OF ARRIVAL ou HORA ESTIMADA DE CHEGADA) e os ETD (ESTIMATED TIME OF DEPARTURE ou HORA ESTIMADA DE PARTIDA) aos diversos pontos e portos da derrota planejada.

1.9 OUTRAS UNIDADES DE MEDIDA UTILIZADAS EM NAVEGAO


MEDIDAS DE DISTNCIAS 1 jarda = 3 ps = 0,914 m Na realidade, 1 milha nutica tem 2.025,37 jardas. Entretanto, de modo aproximado, muitas vezes considera-se, em navegao, 1 milha = 2.000 jardas. 1 amarra = 100 braas = 200 jardas = 183 m MEDIDAS DE PROFUNDIDADES 1 m = 3,281 ps = 1,09 jardas = 0,55 braas 1 p = 12 polegadas = 0,3048 m 1 braa = 2 jardas = 6 ps = 1,83 m

14

Navegao costeira, estimada e em guas restritas

Вам также может понравиться