Вы находитесь на странице: 1из 15

PRINCPIOS E POLTICAS: UMA ANLISE ACERCA DA HIERARQUIA NECESSRIA

Brbara Caroline Almeida Jorge Camila Valria Martins Arajo Deisiane Maiara Machado Cruz Guilherme Vieira Portela Jackelynne Campos da Fonseca Jos da Costa Oliveira Neto Luclia Santos Gomes

RESUMO

Enfatizaram-se os conceitos relativos aos princpios e s polticas, sobretudo no que se refere rea em que o Direito est inserido, atuando de forma determinante e auxiliadora . Tendo por base uma anlise crtica de exemplos histricos da inverso hierrquica princpio/poltica , expondo suas consequncias, utilizou-se como suporte a coleta de dados a partir de um levantamento bibliogrfico da literatura local disponvel acerca do tema abordado. Na defesa objetiva de uma tese em torno da necessidade de uma observao coerente desses preceitos, tem se por finalidade contribuir para o funcionamento correto das instituies sociais, deixando clara a relevncia da superposio, aqui defendida, dos princpios em relao s polticas, objetivando ressaltar e priorizar a importncia de haver um ordenamento entre os paradigmas supracitados, colocando os princpios sobrepostos s polticas. Apesar de alguns autores seguirem a linha de que as polticas so algo de grande impor tncia para o desenvolvimento do estado, no se pode passar por cima de outros padres existentes, como o caso dos princpios, para que se alcance o bem comum.
Palavras-chave : Direito. Princpios. Polticas. Hierarquia.

ABSTRACT

They emphasized the concepts of the principles and policies, particularly with regard to the area where the law is inserted, acting in a decisive and helpful. Based on a review of historical examples of hierarchical inversion principle/policy, exposing its consequences, was used as support data collection from a literature review of local literature is available on the subject. In defense of an objective view about the need for a consistent observation of these precepts, we have intended to contribute to the proper functioning of social institutions, highlighting the relevance of superposition, advocated here, the principles regarding policies, aiming to highlight and prioritize the importance of having a land between the paradigms above, putting the principles overlapping poli cies. Although some authors follow the line that the policies are something of great importance for the development of the state, you may not pass over other existing standards, like the case of principles for achieving the "common good".
Keywords: Law. Principles. Policies. Hierarchy. 1 INTRODUO

A construo das relaes sociais possui um carter complexo, visto que depende de uma correta ponderao no que tange os valores intrnsecos e constituintes de um corpo social. As relaes jurdicas, de modo semelhante, encontram-se diretamente ligadas interao da sociedade com os princpios e as polticas vigentes. Tanto as polticas quanto os princpios so considerados padres, apesar de apresentarem divergncias quanto s suas essncias, naturezas lgi cas e mbitos de atuao. , pois, atravs daqueles, que parmetros so criados para o funcionamento de uma comunidade especfica. Algumas correntes tentam equiparar polticas e princpios, todavia, deve -se ressaltar a importncia de haver uma hierarquia e ntre ambos, no apenas isso, mas tambm uma adequada ordem entre os mesmos, pois se a ordem no for respeitada surgem inmeras patologias sociais, manipulao das estruturas pblicas p ara fins particulares, elementos degenerativos sociais como a ditadura.
2 OS PRINCPIOS

2.1 Noes conceituais

Falar sobre a importncia dos princpios para o Direito no uma tarefas das mais fceis, porm no to difcil que as pessoas no possam discorrer sobre o assunto. Dessa forma os princpios so a chave e essncia de todo direito, no havendo Direito sem princpios. As simples regras jurdicas de nada valeriam se no estivessem apoiadas em princpios slidos. Assim, violar um princpio muito mais grave que transgredir uma norma (MELLO, 1991). Nos raciocnios e debates sobre direitos e obrigaes jurdicos, principalmente em casos difceis que se podem apresentar nos tribunais, juristas lanam mo de certos padres que no funcionam como regras, ou leis, mas operam como princpios, polticas e outros tipos de padr es. Ronald Dworkin (2002, p. 36) afirma que:
princpio [] um padro que deve ser observado, no porque v promover ou assegurar uma situao econmica, poltica ou social considerada desejvel [como objetivam as polticas], mas porque uma exignci da a justia ou equidade ou alguma outra dimenso da moralidade.

A distino entre princpios e polticas pode se apresentar de um modo conflitante e confuso, se as interpretaes conceituais forem vistas de forma invertida, vendo-se princpios como objetivos sociais e polticas como princpios. Princpios so padres que, funcionalmente, orientam na formulao de decises em situaes especficas e, em seu carter norteador e condutor decisrio, agem como meios de fundamentao de argumentos utilizados por especialistas nos tribunais, tornando possvel, mesmo, a gera o de novas regras. Mas a regra no existe antes de o caso ser decidido; o tribunal cita princpios para justificar a adoo e a aplicao de uma nova regra. (DWORKIN, 2002, p. 46) . No mbito jurdico, as regras possuem um carter vinculante - de obrigao. Muito se discute a respeito do papel desempenhado pelos princpios em decises judiciais especficas, se estes devem ser tratados como as regras jurdicas, ou seja, possuindo obrigatoriedade de lei, ou no se admitindo esse carter obrigatrio. Ao aderir concepo da no-obrigatoriedade dos princpios, admite -se

que os juzes se utilizam de meios extralegais em ocasies decisrias, ou seja, que um juiz vai alm das regras ao aplicar padres os quais ele no limitado a pr em prtica. Puramente de modo conceitual e poltico, os juzes estariam subordinados mais profundamente a instituies legislativas no que tange a criao de um novo direito. Os juzes devem aplicar o direito criado por outras instituies; no devem criar um novo direito. (DWORKIN, 2002, p. 128). No entanto, isso parece inatingvel em um nmero mais frequente de situaes prticas, pois muitas vezes os casos abordados abrangem conceitos e problemas que no se enquadram em nenhuma regra pr-elaborada, estabelecendo -se uma relao com uma teoria jurdica amplamente discutida, a teoria do poder discricionrio do juiz 1.
2.2 Os princpios e as regras jurdicas

Assim como as regras jurdicas, os princpios adquirem funo de auxiliar na elaborao de decises, no entanto diferem -se das regras em alguns aspectos caractersticos. Os princpios no possuem consequncias jurdicas especficas que se seguem logo aps determinada condio, ou seja, enquanto uma regra apresenta uma hiptese e a previso de uma consequncia jurdica de sua ocorrncia, um princpio uma norma mais abstrata que prescreve um valor, como afirma Lima (2001, p. 108). O direito baseia-se em dois princpios, como o princpio de avaliao e o de execuo das aes conforme o Direito, embora os dois princpios incidam sobre um mesmo objeto, eles so evidentemente diferentes, pois o primeiro d uma regra para a nossa capacidade de julgar, o outro p ara o exerccio do poder de escolher, ou seja, nosso arbtrio (ALMEIDA, 2006). Ainda, um princpio no deixa de pertencer a um sistema jurdico em decorrncia de no ser usado em uma circunstncia definida. Alexy (p.14 apud. LIMA, 2001, p. 109) discorre qu e [...] princpios so mandados [...] que se caracterizam pela possibilidade de cumprimento em diversos graus [...] Ao passo
1

Judicial discretion [...] poder discricionrio do juiz [...]. No direito anglo-saxo, o conceito est associado margem de liberdade que os juzes e tribunais tm na escolha das normas que devem utilizar para chegar a uma deciso. Refere-se deciso consistente, construda e formulada de acordo com as diretrizes do sistema jurdico [...] que busca conscientemente alcanar um resultado justo [...]. DOWRKIN, Ronald. Levando os direitos a srio. 1. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 49.

que as regras so normas que exigem um cumprimento pleno e, nessa medida, s podem ser cumpridas ou descumpridas. Em diversas situaes, os princpios no prevalecem perante outros padres ou polticas, no entanto, isso no implica dizer que aqueles no so vlidos em nosso sistema jurdico. Dessas perspectivas de validade dos princpios advm outra caracterstica destes. Segundo Dworkin (2002, p. 42), os princpios possuem uma dimenso [...] a dimenso do peso ou importncia, assim, quando os princpios se intercruzam [...], aquele que vai resolver o conflito tem de levar em conta a fora relativa de cada um. Em um escalonamento de normas jurdicas, constituinte de um ordenamento jurdico, quando duas regras jurdicas leis entram em oposio ou conflito, uma deixa de ser vlida e precisa ser extinta ou reformulada o que no ocorre com os princpios -, pois no h essa dimenso de existncia, ou no, de importncia de uma regra em detrimento de outra.
2.3 Princpios gerais de Direito: Gnese

Os princpios gerais os quais regulam casos de propriedades relevantes gerais no so normas fundadas necessariamente na autoridad e estatal nem em foras sociais centralizadas, mas possuem intenso vigor normativo e constituem fundamento da eficcia das leis e dos costumes. Pode -se dizer, assim, que os princpios possuem um carter fundamentador da ordem jurdica constituindo uma fonte material; orientador na atividade interpretativa e supletrio na execuo formal. Uma das caractersticas dos princpios constitui sua historicidade 2, assim, sua gnese encerra muitas correntes de pensamento jurdico.
Os positivistas [, corrente de viso jurdica do direito positivo,] entendem que se chega aos princpios por induo a partir dos textos legais; os jusnaturalistas [- adeptos das concepes de direito natural -] sustentam que os princpios so instncias pr-jurdicas que informam o direito [...]. Poder-se-ia asseverar que o legislador deduz dos princpios gerais as

[...] modo pelo qual os princpios extraem de si mesmos suas potencialidades, regenerando-se permanentemente e adquirindo fora na sua prpria vocao histrica de realizar um sentido [...]. LIMA, Francisco Meton Marques de. O resgate dos valores na interpretao constitucional: por uma hermenutica reabilitadora do homem como ser-moralmente-melhor. Fortaleza: ABC Editora, 2001. 400 p. cap. 2, p. 119.

regras; e o intrprete chega aos princpios gerais por induo das regras jurdicas. (LIMA, 2001, p. 120).

Apesar das incertezas acerca do surgimento dos princpios, sua fonte a racionalidade humana pautada em sentimentos de moral universalista, inspirada nas conscincias individuais com finalidade e propsitos com base em necessidades sociais e pensamentos de justia. Os princpios gerais de Direito constituem reminisc ncia do Direito natural como fonte, ou seja, os princpios compem a estrutura do sistema e no o seu repertrio. Sendo assim, surgem como elemento integrador do ordenamento jurdico (FERRAZ JUNIOR, 2007).
2.4 Princpios, deciso judicial e subordinao legislao

Assim como as concepes j mencionadas a respeito do papel dos princpios nas decises judiciais e seu carter obrigatrio, a vertente segundo a qual a deciso judicial deve ser subordinada legislao ao que est contido nas normas escritas amplamente discutida e abordada como modo de minimizar a originalidade judicial. Essa subordinao sustentada por duas contestaes. Primeiramente,
uma comunidade deve ser governada por homens e mulheres eleitos pela maioria e responsveis perante ela. [...] em sua maior parte, os juzes no so eleitos, e como na prtica eles no so responsveis perante o eleitorado, como ocorre com os legisladores, o pressuposto acima parece comprometer essa proposio quando os juzes criam leis [a partir de princpios citados]. (DWORKIN, 2002, p. 132)

e, posteriormente,
se um juiz, ao criar uma nova lei e aplic-la retroativamente ao caso que tem diante de si, a parte perdedora ser punida [...] por ter violado um novo dever, criado pelo juiz aps o fato. (DWORKIN, 2002, p. 132)

No entanto, essas contestaes no representam argumentaes fortes e relevantes para refutar as noes de princpios como elementos constituintes do

sistema jurdico e teis na justificao de argumentos de deciso judicial em casos difceis. Visto que um juiz que se encontre em posio imparcial perante influncias polticas, econmicas e sociais externas apresenta-se implicitamente apto a decidir sobre os direitos e obrigaes jurdicos, avaliar e validar linhas de raciocnio argumentativas.
3 POLTICAS

A poltica entendida como a cincia que organiza e direciona a administrao das naes e, em conseqncia desse entendimento, est ntima e diretamente relacionada ao poder. O poder poltico , dentre outros vrios, um tipo de poder exercido por um homem sobre outro homem, no levando em conta, por bvio, outros tipos de poder que se exerce sobre a natureza ou sobre os animais, por exemplo. A forma de poder que fora mencionada anteriormente se diferencia dos outros tipos de poderes existentes como o poder ideolgico ou econmico, por exemplo, por poder fazer uso, mesmo que no necessariamente, da fora fsica em relao totalidade dos grupos sob sua influncia. Trata -se, portanto, de uma forma coativa de exercer o poder. Segundo Dworkin (2002, p. 36): [...] poltica um tipo de padro que estabelece um objetivo a ser alcanado, em geral uma melhoria em algum aspecto econmico, poltico ou social da comunidade [...]. Uma poltica bem estruturada e cercada de estratgi as capazes de controlar qualquer situao indesejada que por ventura vier a surgir como ameaa ordem social, faz um convite, mesmo que de forma indireta, a se pensar que essas polticas esto acima de qualquer outro tipo de padro pelo bem do Estado. Aci ma dos princpios, por exemplo, que tem uma dimenso mais perto do que se denomina de moralidade. Um caso que bem explica de que forma esse convite a pensar que polticas geram bons resultados mais que outros padres o caso do mais conhecido ditador que se tem: Adolf Hitler.

Com a poltica implementada pelo Fhrer 3 a Alemanha conseguiu estimular o crescimento da agricultura, da indstria de base e, sobretudo, da indstria blica. Com isso, o desemprego, antes de mais de seis milhes, diminuiu e o regime ganhou novos adeptos. Outro benefcio trazido e, de certa forma, o mais conhecido que se pode citar, foi a idia de elevar o prestgio do p as com um carro puro-sangue alemo: o Beatle, um carro popular. Pode-se dizer que Hitler usou suas polticas para manter o governo erguido, e que ele, atravs das mesmas, conquistou o apoio da populao trazendo a esta uma srie de benefcios. Ele usou de estratgias para que o pas continuasse a dar lucros para sustentar a guerra sem que os cidados arianos 4 sentissem, de alguma forma, os impactos econmicos. Hitler, para sustentar os benefcios sociais e manter a guerra alem, iniciou saques e exploraes de forma predatria os recursos dos inimigos. Comeou com o confisco de bens dos judeus na Alemanha, depois passou explorao de seu trabalho em regime de escravido e prosseguiu com a pilhagem dos pases invadidos durante todo o perodo que a guerra abrangeu. Os alemes permitiam as matanas e os saques, particularmente contra os judeus europeus, porque a grande maioria do povo alemo foi, de certa forma, beneficiado com o holocausto 5. O que ocorre que, segundo Aly6, documentos revelam que, durante seu governo, Hitler jamais aumentou os impostos cobrados dos trabalhadores e angariou fundos para o bem do pas. Essa forma, porm, no foi to amigvel. Em consonncia com as palavras de Dworkin mencionadas anteriormente, poltica entendida como algo usado para trazer benefcios para a sociedade de

Fher: termo em alemo que significa condutor, guia. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fhrer>. Acesso em: 25 nov. 2010.
4

Arianos: Segundo o iderio nazista ariana a raa branca descendente de antigas tribos da regio sul do que huje a Rssia. disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Raa_ariana#Conceitua.C3.A7.C3.A3o_Nazi>. Acesso em: 25 nov. 2010.
5

Holocausto: Sacrifcio expiatrio, imolao. Termo adotado para se referir ao sacrifcio e extermnio dos judeus. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto >. Acesso em: 25 nov. 2010.
6

Aly Gtz: historiador alemo. Leciona no Instituto Fritz Bauer da Universidade de Frankfurt, uma das maiores universidades da Alemanha, fundada em 1914.

uma forma geral, mas no esclarece at que ponto se pode ir em prol de um bem comum.
4 INVERSO NA PRTICA

Anteriormente, definimos polticas como padres que estabelecem objetivos configurados enquanto estados a serem alcanados e/ou dos quais deve se garantir e operar a manuteno; em geral, aspectos econmicos, sociais e organizacionais de uma sociedade. Nesta unidade ser exposto, atravs de acontecimentos histricos, como a inverso da hierarquia princpio/poltica pode deixar de ser um fenmeno que passa desapercebido para tornar grandes propores negativas, em vri os mbitos, a partir do momento que os objetivos estipulados passam a ser negativos. A inverso ocorre, principalmente, atravs da degenerao convencional do conceito de princpio aplicado em uma determinada comunidade. Em conformidade com este erro, seguem os processos de interpretao e produo legislativa de todo esqueleto jurdico que perpassa os princpios e polticas em questo. Sobre a distino entre princpios e polticas e sobre essa inverso hierrquica afirma Dworkin (2002, p. 36):
A distino pode ruir se interpretarmos um princpio como expresso de objetivo social [...] ou interpretarmos uma poltica como expressando um princpio (isto , o princpio de que o objetivo que a contm meritrio) ou, ainda, se adotarmos a tese utilitarista segundo a qual os princpios de justia so declaraes disfaradas de objetivos (assegurar a maior felicidade para o maior nmero).

4.1 Exemplos Histricos

Com a Grande Depresso que assolou a economia do mundo ps -primeira guerra, a Alemanha mostrou uma das piores crises econmicas da Europa, com picos de inflao superiores a 900% ao ano. No final da repblica de Weimar, tornou-se impossvel manter o acordo tcito entre Estado, patres e trabalhadores organizados que a mantivera tona funcionando. A indstria e o governo sentiram que no tinham escolha a no ser impor cortes econmicos e sociais, e o desemprego em massa fez o resto (HOBSBAWM, 1994).

Dentre os muitos aspectos que compuseram a Alemanha totalitria em formao, vemos uma srie de aes em cadeia juridicamente ligadas e institucionalizadas pela sobreposio de polticas aos princpios. Em resposta ao desemprego e estagnao do mercado, uma poltica armamentista moveu os contingentes de trabalhadores indstria b lica. Logo em seguida vemos discursos de poltica imperialista sustentados como princpios na Teoria do Espao Vital, que travestia o objetivo social do crescimento alemo como princpio, justificando-o com uma crescente necessidade territorial. Seguia n a mesma direo o preceito lgico do retorno do investimento na indstria blica , que s aconteceria com o avano territorial. Dentre outros elementos engendrados por esta interpretao , essas polticas que expressavam objetivos sociais convergiam em um ponto: a guerra. Os princpios reais foram deixados de lado, os de valorizao da vida, pelo qual a guerra jamais se justifica. Vemos esta inverso expressa na produo jurdica da poca nazista, atravs do Decreto-Lei 4.657/1932 que tornou o cargo de chanceler uno e vitalcio; da Lei de Servios Civis de 7 de abril de 1933, que devia ser a plicada para todos os juizados e afastava os juzes judeus ou juzes que demonstrassem no mais estarem aptos a intervir todas as vezes em favor do Estado nacional-socialista; da Lei de Reconstruo de 30 de maio de 1934, a qual abolia a autonomia dos estados da Alemanha e das trs leis anti-semitas de Nuremberg. Pode-se citar ainda, os decretos e emendas que amarraram o parlamento alemo at finalmente deix -lo sem condies de reagir ao fechamento com o Ato de Autorizao de 24 de maio de 1933, pelo qual o parlamento transmitia suas funes legislativas ao poder executivo no caso Hitler . Alm disso, o Ato de 14 de Julho de 1933, pelo qual a Alemanha foi oficialmente declarada um estado de partido nico:
O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemes constitui o nico partido poltico da Alemanha. Aquele que tentar manter ou formar um novo partido ser pu nido com trabalhos forados por trs anos ou com priso de seis meses a trs anos, se a ao no estiver sujeita a penalidade maior, em conformidade com outros regulamentos.

Pelo mesmo modelo, no mbito econmico, foram promulgados decretos e atos institucionais de fechamento de sindicatos, de seqestro de capital e estatizao forada de inmeros setores da economia, alm da institucionalizao dos grupos paramilitares, da censura e finalmente do aproveitamento da fora de trabalho dos prisioneiros de guerra (escravido), que, aproveitando -se do pice do cerceamento dos direitos civis, provocado pelo estado de guerra, estendeu o critrio das prises ao mbito poltico -tico resultando no cone mais conhecido deste regime - os campos de concentrao. A revoluo Bolchevique instituiu na Rssia, depois de alcanar uma relativa estabilidade, o que defendia configura r-se uma ditadura do proletariado, que seria naqueles moldes, de acordo com os interpretadores de Marx, um dos passos para o inevitvel estado social de comunismo. A preservao do inacabado processo de evoluo social tornara -se um princpio. Portanto, as polticas que visassem a esta proteo passariam a ser legtimas justamente por serem baseadas em um princpio: o da igualdade social. O problema reside em ignorar a dimenso e o direcionamento destas polticas, ou seja, pressupor que enquanto justificarem -se pelo princpio inicial sero sempre legtimas. Os princpios possuem (...) a dimenso do peso ou importncia. Quando os princpios se entrecruzam (...), aquele que vai resolver o conflito tem de levar em conta a fora de cada um. (DWORKIN, 2002, p. 36) Diferentemente das regras jurdicas, que no podem existir regulando a mesma matria sem que haja sobreposio de uma por revogao, um princpio no se anula ao confrontar outro e ser desconsiderado em determinada situao por conta de sua importncia. A despeito de ser legitima, ento uma poltica baseada em um princpio, no pode sobrepor-se a outro princpio, principalmente sendo o segundo hierarquicamente superior. Entretanto, ao ser deixada de lado, na situao do descrito confronto, ela no seria anulada. Entretanto, a inverso hierrquica princpio/poltica no contexto descrito, da Rssia socialista, semelhante ao que aconteceu na Alemanha hitlerista, possibilitou, com as leis que institucionalizavam o exlio, que durante os governos de Lnin e Stalin fossem mortos nos campos de concentrao na Sibria e em perseguies internas um nmero imenso de russos tanto quanto posteriormente seria de judeus

pelo seu antagonista fascista. As semelhanas do mesmo erro nos diversos contextos histricos chega a grandes distncias espaciais e temporais:
Garantindo a econmica do governo estava a represso sistemtica [...] em relao dialtica com o cerceamento progressivo de cada ato institucional, a milagrosa expanso da economia brasileira fazia-se, pois, s custas da pauperizao e do silncio forado de imensos contingentes de trabalhadores assalariados. (HABERT, 2006, p. 14-15)

Dentre todas essas consideraes encontra-se em todos os casos de inverso hierrquica um fato similar ao que acontecera com a caa s bruxas medieval, descrito aqui nas palavras de Le Goff:
O que se v, afinal, a partir do sculo XI, a acusao de heresia servir mais freqentemente para eliminar crticas ao poder do que para defender as instituies que originalmente propunha os fundamentos de sua proposio inicial e oficial. (LE GOFF, 2008, p. 160)

5 A ORDEM HIERRQUICA NECESSRIA

Ao considerar a relao entre Direito, princpios e valores sob a viso antipositivista, cujos maiores expoentes so Dworkin e Fuller 7, compreende-se o direito como algo a ser interpretado e cuja clareza e completude so fatos presentes. Atravs da interpretao construtivista, que elucida princpios implcitos na norma, capaz de solucionar casos denominados difceis por no terem precedentes ou no se adequarem ao silogismo jurdico. Desse modo no se admite a indeterminao em casos complicados, pois basta ao juiz identificar o direito que est intrn seco, indo de encontro aos positivistas que defendem o poder discricionrio para a criao de um novo direito. Tal ato de revelar as solues preexistentes na norma regulado por um mtodo, que consiste na utilizao do princ pio de conformidade que no d nenhum espao para o juiz criar direito, mas sim de justificar aquilo que cr que o direito ,
Lon Luvois Fuller (1902-1978), jurista, professor de Teoria do Direito nas nas Faculdades de Direito de Oregon, Illinois, Duke e Harvard. Publicaes de Direito Civil, Filosofia e Teoria do Direito.
7

reconhecendo, primeiramente, os valores fundamentais e primrios garantidos na constituio atravs de argumentos jurdicos confiveis. Introduzindo, portanto, a relao entre a moral e os princpios intrnsecos no direito explcito e que seriam descobertos e reconhecidos a fim de evitar a indeterminao do direito e combater qualquer tese que defenda a arb itrariedade judicial. Seguindo esta mesma linha dos anti -positivistas, onde os princpios fundamentais (liberdade, dignidade etc. ) tornam as decises de acordo com o Direito, ao extrapolarmos o campo de atuao do direito jurdico para os campos sociais e polticos, atravs do silogismo, conclui -se que estes mesmos pr-requisitos tambm vigoram nessas reas promovendo, assim, que a legitimidade retirada do Direito necessita desses princpios. A partir do momento que certas medidas judiciais ou polticas suprimirem tais requisitos tornar-se-o ilcitas e danosas sociedade. Dessa forma, pode-se chegar concluso de que polticas no podem prevalecer sobre princpios e existem dois motivos principais que nos permitem justificar essa afirmao. O primeiro motivo que, a partir dos conceitos, pode -se concluir que a poltica est no mbito da ambio humana e princpios esto na esfera da moralidade, ou seja, nem sempre a poltica vai ser algo bom, pois, na maioria das vezes, para alcanar aquilo que se ambiciona, o ser humano passa por cima de tudo, inclusive sobre o direito das outras pessoas. Portanto, isso nunca pode prevalecer sobre a moralidade, que, segundo alguns juristas, a ultima coisa que no deixar a humanidade entrar em colapso caso as leis e normas forem extintas. Um exemplo que se pode obter dessa primeira afirmao so os casos de ditaduras que aconteceram, como mencionado no item anterior, inclusive no Brasil, quando polticas prevaleceram e o resultado foi inmeras mortes de pessoas inocentes, desaparecimentos, torturas e guerras. Outro motivo diz respeito liberdade garantida pela constituio, no s a brasileira, como tambm de outras naes. Polticas so impostas, normalmente, pelo governo ou por uma maioria de uma comunidade e, se elas prevalecessem sobre os princpios, a populao estaria presa ao interesse de quem imps a poltica, ferindo, dessa forma, o seu direito. Outro exemplo que pode ser citado seria o caso, hipottico, mas que possui todas as condies de ocorrer, de uma mulher que foi vtima de um estupro, engravidou do criminoso e que, por causa disso, queira cometer aborto. Ela tem todo

o direito de procurar a justia para que esta obrigue um hospi tal a realizar o procedimento com toda a segurana a fim de que a sua vida no corra riscos. Porm, se as polticas prevalecessem sobre os princpios e a entidade que as impe for contra o aborto em qualquer circunstncia, essa mulher no conseguiria reali zar o seu desejo, pois o Estado no iria permitir que o judicirio desse ganho de caso a ela, ferindo o seu direito liberdade.
6 CONSIDERAES FINAIS

Em consonncia com o que fora abordado atravs da anlise prtica e contextual histrica, perceptvel que as polticas engendradas por uma instituio influem diretamente nos modos de vida de uma sociedade organizada e, a maioria delas tem por base a utilizao de princpios. Em contrapartida, apesar dessa intencionalidade com que os princpios so usados, nem todas as polticas trazem benefcios sociais, pois enquanto as polticas possuem um carter influenciador mais racional, voltado primordialmente ao desenvolvimento econmico, os princpios esto mais prximos do conceito que se tem de mora lidade. A prpria dogmtica jurdica est inserida nesse debate pautado na diferenciao entre estes dois preceitos. A prtica judicial no est centrada apenas na valorizao de padres normativos contidos em legislao ou normas escritas, em casos de difceis soluo e interpretao, juristas e especialistas da rea recorrem utilizao de padres que vo alm das regras jurdicas ou normas contidas em leis: os princpios. A hierarquia existente entre esses dois paradigmas envolve um ordenamento de importncia requerido para a instituio de um equilbrio social, evitando, assim, que polticas firmadas, mesmo com um pressuposto embasamento nos princpios, passem por cima destes visando ao desenvolvimento, como foram os casos das polticas ditatoriais. Assim, princpios, enquanto garantidores de valores essenciais natureza humana, situam-se no topo desse patamar hierrquico.

REFERNCIAS

ALMEIDA, Guido Antnio de. Sobre o princpio e a lei universal do Direito em Kant. Kriterion, Belo Horizonte, v. 47, n. 114, dez. 2006. DWORKIN, Ronald . Levando os direitos a srio . 1. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. HABERT, Nadine. A Dcada de Setenta: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. So Paulo: Editora tica, 2006. p .14-15. HOBSBAWM, Eric John Earnest. A era dos extremos : o breve sculo XX 1914/1991. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. JUNIOR, Ferraz Tercio Sampaio. Introduo ao estudo do direito : tcnica, deciso, dominao. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2007. LE GOFF, Jacques. Em Busca da Idade Mdia . Rio Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 2008. p. 160. LIMA, Francisco Meton Marques de . O resgate dos valores na interpretao constitucional: por uma hermenutica reabilitadora do homem como ser moralmente-melhor. Fortaleza: ABC Editora, 2001. 400 p. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Elementos de Direito Administrativo , 2. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1991. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: parte geral. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006. v. 1. Atualizada de acordo com o cdigo civil de 2002.

Вам также может понравиться