Вы находитесь на странице: 1из 15

MBA

Gesto Empresarial
Ps-graduao lato sensu.

A Fundao Getulio Vargas


A FGV uma instituio de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro voltado para desenvolvimento intelectual do pas, reunindo escolas de excelncia importantes centros de pesquisa e documentao focados na economia, administrao pblica e privada e na histria do pas. de o e na

Nesses quase 60 anos de existncia, a FGV vem gerando e transmitindo conhecimentos, prestando assistncia tcnica s organizaes e contribuindo para um Brasil sustentvel e competitivo no cenrio internacional. Composta por diversas unidades destacam-se duas grandes escolas: A Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas EBAPE, www.ebape.fgv.br, e a Escola de Ps-Graduao em Economia EPGE, www.fgv.br/epge, centros de excelncia em educao e pesquisa, pelos conhecimentos tcnicos e cientficos que produzem. A EBAPE, criada em 1952 com o apoio das Naes Unidas, a mais antiga escola de administrao da Amrica do Sul. A EPGE, criada em 1961 pelo Prof. Mrio Henrique Simonsen, a mais antiga escola de ps-graduao em economia do Brasil. Unindo suas excelncias essas duas Escolas criaram o Programa FGV Management com a misso de desenvolver o capital intelectual nacional na rea de gesto organizacional.

O FGV Management
O FGV Management foi criado em 1999 como um programa de educao continuada para executar a distribuio e administrao de cursos de psgraduao lato sensu dos programas desenvolvidos pelas diversas unidades da FGV. Com sede no prdio da Fundao Getulio Vargas no Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo 190, 12 andar, o FGV Management oferece ao mercado brasileiro, modernos programas de ps-graduao em nveis de especializao, aperfeioamento e atualizao, incluindo os denominados MBA (Master of Business Administration).

Management A Misso do FGV Management


A misso do FGV Management formar executivos de empresas privadas, governamentais e do terceiro setor, levando aos talentos do nosso pas instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. Graas experincia acadmica e profissional dos professores que atuam no FGV Management, nossos cursos aliam teoria e prtica de forma equilibrada, possibilitando que conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula sejam rapidamente incorporados ao dia-a-dia das empresas.

Apresentao
O MBA Executivo Internacional em Gesto Empresarial objetiva oferecer informaes capazes de capacitar profissionais sobre vrios temas concernentes a esse ramo de Gesto, tanto no seu aspecto terico, quanto prtico, possuindo, portanto, a meta de facilitar a rotina dos operadores e aplicadores de Gesto Empresarial. Ministrado por professores qualificados, especialistas mestres e doutores, que atuam ou atuaram na respectiva rea, vem este curso preencher lacuna na rea acadmica, qual seja dirigir-se a um pblico alvo especfico. Inclui disciplinas como Aspectos Gerenciais de Gesto de Pessoas, Fundamentos de Marketing, Finanas Corporativas, Gesto de Operaes e Qualidade, Contabilidade para Executivos, Estratgia de Empresas, Logstica, Negociao, Jogos de Negcios .O estudo dessas disciplinas de suma importncia para o desempenho do profissional de Gesto de Empresarial. A globalizao de mercados a nova vertente das sociedades modernas e, por tal razo, o Executivo no pode se esquivar do estudo das disciplinas em apreo. Planejar significa preparar-se, calcular os riscos, conhecer profundamente o campo de batalha, prever a ao da concorrncia, antecipar-se a eles com supremacia em estratgias e tticas bem montadas e compartilhadas por todos da organizao. neste contexto que apresentamos o curso:

MBA EM GESTO EMPRESARIAL


Alinhado com os objetivos e as exigncias impostas pelas empresas de sucesso ao profissional do prximo milnio, detectamos a oportunidade de desenvolvermos um curso que viesse oferecer o que existe de mais moderno na prtica da Gesto Estratgica de Vendas e na prtica da negociao comercial. Com uma formatao mais voltada para a utilizao e prtica dos conceitos apresentados, temos como principal diretriz, satisfazer as caractersticas exigidas por um novo perfil de estudante, que busca a excelncia no ensino, unindo a teoria prtica para que, desta forma, possa utilizar todos os ensinamentos adquiridos, com a perspectiva de aprimorar seus conhecimentos ou conquistar uma posio de destaque neste Mercado altamente competitivo.

Relevncia
No ambiente contemporneo de grandes transformaes o papel do gerente como agente de mudanas torna-se crucial. A presso para tomar decises e coloc-las em prtica, a necessidade de lidar com os problemas multifacetados da realidade, a promoo do desenvolvimento sustentvel, a formulao e implementao da Gesto Empresarial, fazem com que se torne necessria a capacitao de executivos de carreira, que exeram funes da alta gerncia e encontrem-se envolvidos em projetos estratgicos, de considervel relevncia para a administrao empresarial. A cada dia o executivo defronta-se com novos desafios. O paradigma gerencial contemporneo exige formas flexveis de gesto, descentralizao de funes, redesenho de estruturas e criatividade. Nesse contexto, torna-se imprescindvel que os executivos estejam preparados para enfrentar as mudanas contnuas, com vistas maior qualidade e produtividade de suas aes, mediante a adoo de modelos gerenciais capazes de gerar resultados.

Objetivos do Curso: Curso:


O MBA em Gesto Empresarial objetiva oferecer; Informaes para capacitar os profissionais sobre vrios temas empresariais, tanto no seu aspecto terico, quanto prtico, possuindo, portanto, a meta de facilitar a rotina dos empresrios.

Adquirir referncias que lhes permitam apropriarem-se de uma viso inovadora e estratgica para pensar e agir estrategicamente frente aos atuais desafios da Gesto Empresarial nas organizaes contemporneas. Desenvolver habilidades pessoais em comunicao, planejamento e liderana com competncias de gesto que viabilizem formular, implementar e avaliar sua atuao como agentes de mudana e consultores internos no mbito de suas organizaes. Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficincia no processo decisrio. Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar informaes relacionadas rea de administrao. e sintetizar as

Conduzir os participantes a entenderem os processos das empresas que buscam principalmente a reteno como resultado; Habilitar e especializar profissionais na utilizao das tcnicas de gesto de negcios, utilizando as diversas ferramentas de Marketing, de pessoas, financeiras, estratgicas e outras mais como diferencial competitivo na busca do sucesso neste Mercado em que vivemos; Identificar e projetar no futuro prximo os diferenciais que sero a manuteno e a diferenciao em um mercado de alto desempenho; Desenvolver ferramentas estratgicas de mensurao e anlise da atividade da empresa; Construir e implementar processos de valor para o cliente; Gerenciar os dados provenientes dos clientes, buscando entend-los melhor, minimizando erros no dimensionamento de demanda; Buscar nichos especficos ou ainda no explorados no mercado. Integrar os alunos nova cultura empresarial do sculo XXI, identificando conceitos e caractersticas que os levem a entender as necessidades e expectativas dos novos mercados. Ministrado por professores qualificados, especialistas mestres e doutores, que atuam ou atuaram na respectiva rea, vem este curso preencher lacuna na rea acadmica, qual seja dirigir-se a um pblico alvo especfico. Inclui disciplinas de suma importncia para o desempenho das empresas. A globalizao de mercados a nova vertente das sociedades modernas e, por tal razo, o empresrio no pode se esquivar do estudo das disciplinas em apreo. Discutir e analisar com os participantes o estado-da-arte na rea empresarial, no Brasil e no mundo. Oferecer um quadro referencial que permita a imediata aplicao dos conceitos apresentados. Verificar a prtica empresarial das organizaes que so consideradas referenciais - Benchmarks - em todo o mundo. 5

Familiarizar os participantes com os conceitos e tcnicas modernas de gesto, pela identificao das melhores prticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso. Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar e agir estrategicamente, voltados para a obteno de resultados. Promover a troca contnua de experincias entre professores, executivos convidados e participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais, em especial, a capacidade de trabalhar em equipe. Preparar os participantes para assumirem maiores desafios e responsabilidades em suas carreiras.

PblicoPblico-Alvo
Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos nveis de formao acadmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem alm de experincia profissional, slidos conhecimentos de economia, gerncia, finanas e pessoas. Profissionais empenhados em desenvolver-se de forma integrada e multidisciplinar e que vm na Gesto Empresarial um conjunto de competncias essenciais. Gestores de empresas pblicas e privadas, nacionais ou transnacionais, com ou sem finalidade lucrativa; Novos Empresrios, com curso superior concludo, em vias de desenvolvimento e implantao de negcios ou empreendimentos prprios;

Metodologia
Utilizao de metodologias de ensino que privilegiem a criao de situaes participativas de aprendizado, estimulando o processo de integrao e o desenvolvimento da capacidade de reflexo e crtica, por meio de aulas expositivas, leituras, trabalhos individuais e de grupo, exerccios, jogos, estudo de casos, simulaes. Objetiva-se promover a integrao entre os contedos com a sua aplicabilidade no contexto de gesto empresarial. Aulas expositivas de conceitos e prticas, seminrios e palestras, sob metodologia participativa de aprendizado, onde os conceitos dados e informaes, sero acompanhadas de debates, com a utilizao de casos prticos que fazem parte da rotina da prtica das empresariais em seus diferentes segmentos. Vrios casos estruturados so empregados na ilustrao dos conceitos abordados durante as sesses tericas. Para motivar o debate e a troca de idias so empregados tambm vdeos com trechos de palestras e leitura dirigida. 6

Carga Horria: 432 h/a Agenda de Aulas


Curso realizado em mdulos com um encontro mensal em finais de semana, sendo Quarta-feira de 18h as 23h, Quinta-feira de 18h as 23h, Sexta-feira de 18h as 23h, Sbado de 8h as 14h.

Durao do Curso : 2 ANOS


Avaliao de Aprendizagem
Os alunos sero avaliados, quanto ao aprendizado, atravs de provas e trabalhos em cada uma das disciplinas, a critrio dos professores e controle da coordenao, conforme regulamento. Ao final do curso, haver tambm uma outra avaliao: o Trabalho de Concluso de Curso (TCC), obrigatrio por lei, que ser uma consolidao do aprendizado obtido nos temas abordados ao longo do curso, e ter como principal objetivo, permitir aos alunos aplicarem, num caso prtico, os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas. Trabalhos prticos em sala de aula; Palestras de profissionais da rea; Estudo de casos; Exposio dialogada.

O TCC poder ser elaborado por grupos de at cinco participantes, a critrio do professor orientador. O professor orientador ser designado pela coordenao acadmica do curso. O TCC dever ser desenvolvido dentro do universo de conhecimento contido na interseo das reas da empresa.

Seleo
O processo de seleo j esta em andamento, obedecendo s seguintes etapas: Entrevista; Anlise da ficha de inscrio, considerando: formao acadmica, trajetria profissional e atividade atual.

Tem por objetivo formar um grupo homogneo com diversidade de experincia.

Reconhecida Certificao Reconhecida pelo MEC


Ao longo do curso o aluno dever fazer um Trabalho de Concluso de Curso, conforme as novas exigncias da legislao educacional, Resoluo CNE/CES/MEC no 1 de 3 de Abril de 2001. Atendidos todos os requisitos do curso, os alunos que tiverem o aproveitamento mnimo exigido 7,0 (Sete) em cada disciplina inclusive o TCC e freqncia mnima obrigatria 75%, na etapa nacional, ter direito ao certificado de Ps-Graduao Lato-Sensu a nvel de especializao, com 432 h/a MBA Gesto Empresarial, emitido pela Fundao Getulio Vargas, aqueles que optarem tambm pela etapa internacional recebero um certificado de MBA em Gesto Empresarial, emitido pela Fundao Getulio Vargas, alm do certificado correspondente ao modulo internacional, emitido pela Columbia Business School e/ou IMD.

Estrutura Curricular E Carga Horria


O curso divide-se em ncleos, compreendendo mdulos de estudo e desenvolvido conforme descrio abaixo I NCLEO DE PESSOAS Aspectos Gerenciais da Gesto de Pessoas Aspectos Comportamentais da Gesto de Pessoas NCLEO DE MARKETING Fundamentos de Marketing Gesto de Marketing NCLEO DE FINANAS Matemtica Financeira Finanas Corporativas NCLEO EMPRESARIAL Logstica Empresarial Gesto de Operaes e Qualidade Fundamentos do Direito Empresarial. 48 h/a 24 h/a 24 h/a 48 h/a 24 h/a 24 h/a 48 h/a 24 h/a 24 h/a 120 h/a 24 h/a 24 h/a 24 h/a 8

II

III

IV

Contabilidade para Executivos Oramento Empresarial

24 h/a 24 h/a

NCLEO ESTRATGICO Poltica Macroeconmica Estratgia de Empresas Gesto de Projetos Gesto Estratgica de Custos NUCLEO COMPLEMENTAR tica e Responsabilidade Social Negociao Jogos de Negcios

96 h/a 24 h/a 24 h/a 24 h/a 24 h/a 72 h/a 24 h/a 24 h/a 24 h/a 432 h/a

VI

Total de h/a

VII

NUCLEO OPCIONAL INTERNACIONAL OHIO

40

Corpo Docente
As aulas sero ministradas por professores da FGV altamente qualificados, renomados nas suas reas de especializao e com ampla experincia, que alm de possurem slida formao acadmica, exercem atividades profissionais correlatas s disciplinas.

Metodologia Metodologia do TCC


Apresentado sob a forma de um Plano de negcios, aplicado realidade profissional do aluno participante, objetiva possibilitar aos alunos o uso do instrumental terico e pratico da gesto empresarial em sua vida profissional, com a aplicao de tcnicas modernas de gesto em suas polticas e prticas organizacionais. Os alunos formaro grupos de 3 (trs) at 5 (cinco) componentes para sua realizao. Durante o curso, os alunos contaro com o apoio de um professor indicado pela Coordenao Acadmica que, via Internet, disponibilizar orientao aos grupos de trabalho. A avaliao constar de duas notas, sendo a primeira relativa parte documental e a segunda relativa defesa oral do trabalho. O grau ser determinado atravs de mdia ponderada, sendo que a primeira nota ter peso 7 (sete) e a segunda peso 3 (trs).

EMENTAS Disciplina: CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS Itens da Ementa Fundamentos da Contabilidade. Demonstraes Contbeis. Participaes Societrias e variaes do patrimnio lquido. Anlise Econmico-Financeira. Disciplina: DIMENSES FUNCIONAIS DA GESTO DE PESSOAS Itens da Ementa Contextualizao na Gesto de Pessoas. Gesto de Competncias. Gerenciamento de Talentos. Aprendizagem e cultura organizacional. Disciplina: ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DA GESTO DE PESSOAS Itens da Ementa Mudanas Comportamentais. Aprendizagem e comportamentos organizacionais. tica aplicada s relaes de trabalho. Comunicao. Motivao. Liderana como essncia da gesto. Formao e Desenvolvimento de equipes.

Disciplina: FUNDAMENTOS DE MARKETING Itens da Ementa O conceito de Marketing. O ambiente de marketing. Elementos do composto de marketing. Comportamento do Consumidor. Inteligncia de Marketing. Segmentao de mercado. Posicionamento. A interface do marketing com outras reas funcionais da Organizao.

10

Disciplina: GESTO DE MARKETING Itens da Ementa Gesto de Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de servios. Estratgia, Planejamento e Gesto Estratgica. Planejamento, implantao e controle de marketing. Disciplina: MATEMTICA FINANCEIRA Itens da Ementa Relao Fundamenta e taxas de juros. Regime de Juros Simples. Regime de juros Compostos. Sries uniformes de pagamentos. Sistemas de amortizao. Mtodos de anlise de fluxos de caixa. Desconto. Disciplina: FINANAS CORPORATIVAS Itens da Ementa Viso geral de Finanas. Risco e Retorno. Fluxo de Caixa dos investimentos e capital de giro. Critrios para anlise de projetos. Avaliao de empresas e projetos. Disciplina: ECONOMIA APLICADA Itens da Ementa Conceitos econmicos. Mensurao da atividade econmica. A moeda e o sistema financeiro. Inflao e ndices de preos. Balano de Pagamentos. Disciplina: ESTRATGIA DE EMPRESAS Itens da Ementa Evoluo do pensamento estratgico. A gesto estratgica no novo milnio. Anlise do Ambiente externo: cenrios, oportunidades, ameaas e o ambiente competitivo. 11

Anlise do Ambiente Interno. Aplicao das principais ferramentas estratgicas. Desenvolvimento de estratgias. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e plano de ao. Disciplina: GESTO ESTRATGICA DE CUSTOS Itens da Ementa As estratgias mercadolgicas de preo. O significado das informaes do demonstrativo de resultado. Custeio por contribuio versus por absoro. Anlise custo-volume-lucor: ponto de equilbrio, metas de vendas com objetivo de lucro. Deciso de preo quando varia o preo do insumo. Deciso de aceitar ou rejeitar uma proposta. Deciso de preo considerando o retorno sobre o investimento. Retirar ou adicionar um produto de linha. Deciso de comprar ou fazer. Disciplina: ORAMENTO E CONTROLE Itens da Ementa Conceito de Oramento. Finalidade do oramento. Mecanismos Oramentrios. Consolidao do Oramento: balano projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado. Controle: centro de receita, centro de custo padro, centro de custo discricionrio. Disciplina: JOGO DE NEGCIOS Itens da Ementa Aplicaes dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem. situaes reais do cotidiano da atividade empresarial. Disciplina: GESTO DE PROJETOS Itens da Ementa Definio de Projeto. 12

Evoluo da Gerncia de Projetos. Estrutura Analtica de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Diagrama PERT/CPM. Caminho crtico. Custos. Cronogramas Fsico e Financeiro. Alocao de recursos humanos e financeiros. Controle do Projeto. Ferramentas computacionais para Gerncia de Projetos. Anlise de Gerncia de Projetos. Disciplina: GESTO DE QUALIDADE Itens da Ementa Evoluo no processo da Qualidade. Conceitos bsicos. Prmio nacional de Qualidade. Normas ISO. Padronizao e Melhoria. Ferramentas de Gerenciamento. Mtodos Especficos de Gesto. Disciplina: NEGOCIAO Itens da Ementa A negociao como instrumento de gesto e liderana de equipes. Quais so as caractersticas de um bom negociador?. Qual o perfil do negociador brasileiro?. Os ambientes de negociao e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparao de negociaes. As formas de abordar conflitos. O posicionamento estratgico e passos tticos. Modelo de parte em negociao. Maximizao de resultados / relacionamento com as partes. Uso da uniformizao do tempo e do poder.

13

Disciplina: FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL Itens da Ementa A empresa e o direito. Principais figuras societrias e suas implicaes. A relao contratual com o cliente consumidor e com o cliente empresrio. Princpios contratuais que regulam a matria e contratos em destaque. Direitos do Consumidor e prticas Corporativas. A tributao e o empreendimento:. principais espcies tributrias, incidncia e prticas de economia fiscal. Disciplina: LOGSTICA EMPRESARIAL Itens da Ementa Conceitos Fundamentais de Logstica. A Logstica como fator de aumento da competitividade Empresarial. Componentes da Cadeia Logstica e a Importncia de sua Interao. Anlise do Fluxo Logstico Integrado. Empresas Lderes em Logstica. Disciplina: SOCIAL Itens da Ementa Os principais dilemas ticos nas organizaes brasileiras. O campo da tica. tica e moral. Dilemas ticos. Valores e virtudes. Sistemas de entendimento em conflitos ticos. Utilitarismo tico: o bem comum. A tica e o dever. Relativismo tico. Equacionamento de dilemas ticos. Identificao do problema tico. tica e credibilidade. tica e os valores humanos. tica utilitarista e a tica idealstica. O existencialismo. 14 TICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE

A tica e a sua influncia no modelo de gesto. A tica e a auto-realizao no trabalho.

15

Вам также может понравиться