Вы находитесь на странице: 1из 1

Elaborao de um cardpio com base na Mandioca (Manihot esculenta )

II SHOPPING GASTRONMICO DA UnP II MOSTRA DE PESQUISA CIENTFICA DA GASTRONOMIA 21 e 22 de junho de 2011 Natal/RN
.

LEANDRO, Alexandre Pereira1, MACEDO, Natanielly Andrade2, SANTOS, Quesia Nascimento3, SOUZA, Elayne Cristina Santos4 , Castro, Gabriel Camilo Azevedo 5, QUEIROGA, Priscila Vanini Dantas de Medeiros6
Universidade Potiguar Escola de Hospitalidade Estudante de graduao do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia1,2,3,4 Universidade Potiguar Escola de Hospitalidade Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia orientador5 Universidade Potiguar Escola de Hospitalidade Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia colaboradora6 Av. Engenheiro Roberto Freire, n1684, Capim Macio. Unidade Roberto Freire. CEP 59080-400 - Natal/RN Brasil Contatos: alexleandro007@hotmail.com(1) , priscilavanini@unp.br(2)

INTRODUO
A Mandioca, de nome cientfico Manihot esculenta, um arbusto

RESULTADOS E DISCUSSO
A Nosso Cardpio so duas preparaes. Mani Nordestino e Lampio e Maria Bonita, a primeira preparao um rosti de mandioca doce, com carne de sol, nata aromatizada com ervas, e queijo coalho gratenado. A segunda preparao um sushi de tapioca recheado com molho shoyu, queijo coalho, doce de caj e finalizado com castanha de caj. Usamos a mandioca por ser um produto sul-americano e e por seus derivados ter o poder de substituir a farinha de trigo em varias preparaes doces e salgados, assim tambm como seus valores nutricionais principalmente o amido.

originrio do Continente sul-americano. Possui muitos sinnimos, usados em diferentes regies, tais como aipi, aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandiocamansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, po-da-amrica, po-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala. A mandioca (macaxeira ou aipim) uma planta tolerante seca e a solos de baixa fertilidade, de origem brasileira e tradicionalmente cultivada em todo pas. A composio qumica mdia da raiz da mandioca : 65% gua, 25% amido, 3%protena, 2% de celulose e 5% outros.

Figura 01. Mandioca (Manihot esculenta.)

Temos duas preparaes a base da mandioca ( Manihot esculenta ) Um rosti de mandioca doce ( mani nordestino ), carne de sol , nata aromatizada com ervas e finalizado com queijo coalho gratinado. A outra preparao um sushi de tapioca, tapioca , molho shoy de doce de caju com vinagre de arroz,com recheio de queijo coalho , doce de caju e finalizado com castanha de caju ( lampio e Maria bonita)

Clique para editar o estilo do subttulo mestre


CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS

Diante do que foi pesquisado, contata-se que a Mandioca pode at

substituir o trigo com um custo bem menor, sendo que no Brasil se importa muito trigo, poderia usar melhor a mandioca nas preparaes, deveria ser mais incentivado a produo da mandioca, podendo ser usado em varias preparaes na gastronomia brasileira e internacional.

A tcnica que usamos na primeira preparao ( rosti de Mandioca doce ) foi internacional principalmente do fing food para o tamanho da poro usando principalmente as tcnicas francesa. Na segunda preparao (sushi de tapioca) usamos as tecnicas da cozinha japonesa com a utilizao dos ingredientes nordestino. Fizemos uma fusao das tecnicas internacionais com ingredientes regionais.

OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo a elaborao de um cardpio com preparaes a base da mandioca (Manihot esculenta) para divulgar os valores nutricionais internacionais em criao de novos ingredientes regionais e o uso das tecnicas pratos utilizando os

LORENZI, J. O. ; DIAS, C. A. C. Cultura da mandioca. Campinas, CATI, 1993. (39 p. (Boletim Tcnico da CATI, 211) FIALHO, J. de F.; OLIVEIRA, M. A. S.; PEREIRA, A. V. O cultivo da mandioca no Cerrado. Planaltina, Embrapa Cerrados, 1998. 2 p. (Embrapa Cerrados. Guia Tcnico do Produtor Rural, 16)
v v v

METODOLOGIA

Pesquisa bibliogrfica sobre a mandioca. Definio das tcnicas a serem utilizadas. Definio das preparaes a serem realizadas. Ensaios exploratrios em cozinha experimental para execuo das preparaes idealizadas. Montagem e divulgao do cardpio.

Вам также может понравиться