Вы находитесь на странице: 1из 33

CARTILHA 2

CONCEITOS BSICOS

CUIAB-MT 2003

CARTILHA 2 Entidades Integrantes do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae Associao Brasileira de Instituies Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) Associao Brasileira dos Sebraes das Unidades Federadas (Abase) Associao Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Acanadas (Anprotec) Associao Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) Banco do Brasil S.A. Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) Caixa Econmica Federal (CEF) Confederao das Associaes Comerciais do Brasil (CACB) Confederao Nacional da Agricultura (CNA) Confederao Nacional do Comrcio (CNC) Confederao Nacional da Indstria (CNI) Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Ministrio do Desenvolvimento da Indstria e do Comrcio

PROGRAMA SEBRAE DE EFICINCIA ENERGTICA

Coordenao Unidade de Inovao e Acesso Tecnologia Equipe Tcnica Jos Valdir Santiago Jnior Sebrae em Mato Grosso Maurcio Edson Eiras Clic Energia Paulo Adolfo Dai Pra Boccasius PN Treinamento Empresarial Ltda EDIO Sebrae em Mato Grosso PROJETO GRFICO-EDITORIAL AS&M PUBLICIDADE E MARKETING

S235s
Santiago Jnior, Jos Valdir, Conceitos bsicos. / Jos Valdir santiago Jnior, Maurcio Edson Eiras, Paulo Adolfo Da Pra Boccasius. - Cuiab: Sebrae, 2003 32p.: il. - (Uso inteligente de energia, v. 2)

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

APRESENTAO
O Programa Sebrae de Eficincia Energtica leva s micro e pequenas empresas prticas e tcnicas capazes de promover o uso eficiente da energia, reduzindo custos e propiciar ganhos de produtividade e de lucratividade, na perspectiva do desenvolvimento sustentvel. O Programa est estruturado em quatro vertentes de aes: Mobilizao e Sensibilizao, Capacitao, Diagnsticos e Consultorias e Polticas Pblicas. Aes de Mobilizao e Sensibilizao: palestras, cartilhas, folhetos, concursos, internet e outros meios de comunicao permitem a massificao da prtica do uso eficiente de energia. Aes de Capacitao: cursos presenciais e a distncia, para capacitao de empresrios, tcnicos e profissionais. Aes de Diagnstico e Consultoria: promoo de auto-avaliao, diagnsticos e servios de consultoria que identificam e demonstram o potencial de economia de energia e de custos. Aes de Polticas Pblicas> a adequao de regulamentos, normas e outros instrumentos pblicos de controle do setor energtico s necessidades da pequena empresa completa o quadro de atividades. O produto final alcanado o aumento da competitividade dos pequenos negcios no Pas.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CARTILHA 2

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

SUMRIO

Introduo ....................................................................................................... 09 Conceitos bsicos de energia ..................................................................... 11 Principais indicadores de energia eltrica ................................................... 15 Conhecendo a conta de energia eltrica ..................................................... 25 Referncias bibliogrficas ............................................................................... 29

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CARTILHA 2

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

INTRODUO
O Sebrae desenvolveu o Kit - Uso Inteligente de Energia e, com esta publicao, oferece aos consumidores, dos diversos setores da economia, alternativas para a utilizao correta e eficiente da energia eltrica em suas diversas empregabilidades. Esta cartilha trata dos parmetros como conceitos bsicos de energia (tenso, corrente, potncia), principais indicadores de energia eltrica (consumo, demanda, fator de carga, fator de potncia) e a segunda da srie que contempla ainda os assuntos: Energia Eltrica - Como Comprar e Consumir; Administrando a Energia Eltrica e Estudos de Casos. Este Kit de cartilhas faz parte das aes promovidas pelo Programa Sebrae de Eficincia Energtica. As informaes aqui contidas permitiro s empresas conhecerem melhor os caminhos para reduzir o seu custo com energia eltrica. Com esta iniciativa, o Sebrae espera estar cumprindo a sua misso, tendo como compromisso multiplicar o conhecimento e apoiar iniciativas que resultem em benefcios no apenas ao segmento empresarial, mas a toda a populao brasileira e ao meio ambiente, que dependendo do Uso Inteligente de Energia para o seu desenvolvimento sustentvel.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CARTILHA 2

10

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

11

CARTILHA 2

CONCEITOS BSICOS DE ENERGIA ELTRICA


A energia eltrica a fora propulsora das mquinas e dos equipamentos industriais. O quadro a seguir mostra outras formas em que a energia eltrica pode ser transformada.

Energia mecnica para acionar motores. . Energia trmica para energizar fornos eltricos. Energia eletroqumica para tratamento superficial de metais, galvanizao, oxidao e pinturas eletrostticas. Energia luminosa para iluminao de lmpadas incandescentes, vapor de sdio, etc.

No Brasil, a eletricidade de origem predominantemente hidrulica, gerada em usinas construdas nos cursos de rios com grande potencial hidreltrico. Esses rios so de grande vazo e desnvel, cujo leito corre gua de forma abundante e com velocidade. Uma peculiaridade brasileira so os reservatrios plurianuais, dimensionados para armazenar gua em quantidade que garanta o funcionamento das usinas hidreltricas mesmo em anos de baixa pluviometria. No Pas, aproximadamente 84% da energia eltrica produzida so gerados pela fora da gua e 16% por termeltricas (incluindo nucleares)*. Para que chegue at onde voc necessita, a energia transportada por cabos eltricos e rebaixada nos transformadores, de forma a atingir sua empresa com algumas caractersticas capazes de movimentar equipamentos e iluminar ambientes. Para identific-las podemos acompanh-la atravs de suas variveis, tais como: tenso eltrica, corrente eltrica e potncia eltrica, dentre outras.

*Fonte: Ministrio de Minas e Energia - Coordenao Geral de Informaes Energticas - CGIE

12

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

TENSO ELTRICA As caixas d'gua que abastecem as cidades esto colocadas nas regies mais elevadas. Isto se explica pelo fato de que quanto mais alta estiver a caixa d'gua maior ser sua presso hidrulica. Com a eletricidade acontece fenmeno semelhante e o desnvel da gua chamado, na energia, de tenso eltrica (comumente denominada voltagem). Os fabricantes de equipamentos necessitam que as tenses sejam definidas para que o equipamento possa trabalhar de forma eficiente e sem riscos. As tenses secundrias padronizadas no Brasil so: 127V, 220V, 380V. Para a tenso eltrica, a unidade de medida o Volt (V), medido por um instrumento chamado voltmetro. CORRENTE ELTRICA Quando a caixa d'gua est cheia e abrimos o registro, a gua comea a se movimentar pelos canos. Este movimento pode ser comparado com a corrente eltrica, isto , o movimento de cargas eltricas por meio de condutores. O que faz as cargas eltricas se movimentarem a tenso eltrica. A unidade de medida de intensidade de corrente eltrica no sistema internacional o Ampre (A), medido por um instrumento chamado ampermetro.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

13

CARTILHA 2

POTNCIA ELTRICA Potncia eltrica o fenmeno produzido quando a tenso e a corrente eltrica se unem para acender uma lmpada ou movimentar um motor, produzindo um determinado trabalho num intervalo de tempo. Podemos dizer tambm que a potncia a quantidade de energia eltrica solicitada por um equipamento. A unidade de medida de potncia eltrica o Watt. Existem outras unidades de potncia denominadas HP (horse-power) e cv (cavalo-vapor). 1HP = 746 W 1cv = 735 W

Exemplo: Uma lmpada incandescente tem potncia eltrica de 20, 40, 60, 100 Watts.

INFORMAES IMPORTANTES Normalmente as empresas usam um pouco de todas formas de energia acima descritas. Utilizam motores eltricos para acionar as mais diversas mquinas. Em injetoras, usam resistncias eltricas que, por meio do efeito joule, aquecem e modificam o estado dos mais diversos materiais.

Os metais podem ser fundidos, isto , aquecidos, fluidificados e vazados em moldes. Muitas empresas utilizam energia eltrica para recobrir objetos das mais diversas formas, por meio de pinturas eletrostticas. Em todas as instalaes, faz-se uso de fonte de luz que, associada a aparelhos de iluminao, distribui o fluxo luminoso em funo do tipo de ambiente a iluminar. Dependendo do tipo de empresa, haver predominncia de uma forma de energia. Uma fundio que tenha fornos eltricos a induo ter, predominantemente, a energia eltrica sendo transformada em trmica.

14

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

15

CARTILHA 2

PRINCIPAIS INDICADORES (PARMETROS) DE ENERGIA ELTRICA


Os indicadores so nmeros que expressam como a energia eltrica est sendo utilizada. Os principais so: consumo, demanda, fator de carga, fator de potncia, consumo especfico e preo mdio. CONSUMO (kWh) a quantidade de energia eltrica, expressa em kWh, utilizada durante um perodo de 30 dias ou 730 horas/ms. Exemplo: uma lmpada incandescente de 100W ligada 8 horas por dia, durante 30 dias, consome 24 kWh/ms. Para calcular o consumo de cada equipamento, basta multiplicar a potncia (Watts) pelo nmero de horas em que ele for usado no ms e dividir o resultado por 1.000 (mil) para se obter o kWh. A energia est intimamente relacionada com a potncia utilizada ao longo do perodo de 730 horas/ms. Quanto maior o nmero de mquinas, lmpadas, aparelhos de ar condicionado e computadores ligados, por exemplo, maior ser a quantidade de energia consumida. O consumo (kWh) tambm aumenta com o acrscimo do nmero de horas trabalhadas (hora extra) aps o trmino do expediente, pois as mquinas ficam ligadas por mais tempo e, conseqentemente, consomem mais energia.

INFORMAES SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA ELTRICA POR SEGMENTO


Industrial

45%
Residencial

25%

Comercial Pblico/Rural

13%

13%

Outros

4%
16 USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

51%
Eletroqumica

INDSTRIA

COMRCIO E SERVIOS

44%
Climatizao Iluminao Refrigerao

Motores

21%
Calor

20%

20%

17%

RESIDNCIAS

Refrigerao

Climatizao

32%

Iluminao

26%

24%
Fonte: Balano Energtico 2000

DEMANDA (kW) uma medida de potncia eltrica expressa em kW. Este parmetro indica a soma de vrios aparelhos eltricos utilizados em um intervalo de tempo (15 minutos) O aparelho medidor faz uma varredura a cada 15 minutos e pesquisa com qual potncia sua empresa est trabalhando. Em 730 horas, que corresponde a um ms, o aparelho medidor faz 2.920 leituras de demanda. mas qual valor de demanda ser considerado entre as leituras? A legislao estabelece que ser considerado, para efeito de faturamento, o maior valro entre: demanda registrada e demanda verificada por medio; demanda fixada em contato de fornecimento com a concessionria.
17

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CARTILHA 2

FATOR DE CARGA um parmetro eltrico que expressa o grau de utilizao da demanda mxima de potncia. Este indicador varia de zero a um; prximo de um indica que as cargas eltricas foram utilizadas racionalmente ao longo do tempo. Um fator baixo de carga indica que houve concentrao no consumo de energia eltrica em um perodo curto de tempo, isto , se a empresa ligar quase todas as mquinas, luminrias e demais aparelhos por um pequeno intervalo de tempo, o fator de carga ser baixo. O ideal trabalhar com a menor demanda (kW) no maior intervalo de tempo.

QUAL A IMPORTNCIA DO FATOR DE CARGA? Quanto mais alto for o fator de carga, menor ser o preo mdio. O custo da energia eltrica decresce exponencialmente em relao ao crescimento do fator de carga.

COMO AUMENTAR O FATOR DE CARGA? Reduzindo a demanda e limitando-a ao mnimo necessrio. Evitando a ligao simultnea de cargas de grande porte. Programando e organizando melhor a produo, com funcionamento escalonado dos equipamentos ao longo da jornada.

18

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

FATOR DE POTNCIA

O que isto significa? As lmpadas incandescentes conseguem transformar toda a energia eltrica em energia luminosa e trmica. Outros aparelhos, como os motores eltricos, as lmpadas fluorescentes, os fornos eltricos e a induo, transformam somente parte desta energia eltrica fornecida. Como nas fbricas existem motores, lmpadas fluorescentes, etc., pode-se considerar a fbrica como um aparelho eltrico capaz de transformar, apenas, parte da energia eltrica consumida.

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES


Fator de potncia o numero que indica o quanto de energia eltrica transformada em outras formas de energia (relao entre energia ativa e reativa). A energia eltrica consumida por uma instalao pode ser dividida em duas formas:

Energia ativa a parcela de energia transformada em energia trmica, luminosa, etc. (efetivamente transformada em trabalho). Energia reativa a parcela no transformada. Os motores precisam de parte dessa energia reativa para funcionar. Ela transformada em corrente de magnetizao existente nos motores eltricos e transformadores. Juntas, a energia ativa e a energia reativa constituem a energia aparente, que a energia total transmitida carga.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

19

CARTILHA 2

Podemos comparar a energia reativa com a quantidade de espuma de um copo de chope e a energia ativa com a quantidade de lquido do copo. Quando compramos um copo de chope, pagamos pelas duas partes pouco importa se o nvel de espuma esteja muito alto e o nvel de lquido, baixo. O fator de potncia indica quanto da potncia total fornecida (kVA) utilizada como potncia ativa (kW). o numero que demonstra o grau de eficincia de uso dos sistemas eltricos. A legislao (Resoluo N. 456/2000 ANEEL) que regulamenta os critrios para fornecimento de energia eltrica estabelece que o fator de potncia deve ser mantido acima de 0,92. Quando o fator de potncia for menor do que 0,92, a concessionria aplica multa unidade consumidora. VANTAGENS DA CORREO DO FATOR POTNCIA

1 2 3 4
20

Vantagem econmica. Como foi explicado anteriormente, o fator de potncia indutivo mdio das instalaes inferior a 0,92 acarreta multa para o consumidor. Portanto, a primeira vantagem na correo do fator de potncia, para uma empresa que est com esse parmetro fora dos limites aceitveis, econmica: o valor da conta de energia eltrica pode ser reduzido. Liberao de capacidade eltrica no sistema de distribuio de energia. Em alguns casos, aps melhorar o fator de potncia, podem-se adicionar novas cargas (motores, lmpadas, etc.) sem sobrecarregar transformadores e instalaes. Elevao do nvel de tenso. Quando h baixa tenso ocasionada por baixo fator de potncia, tem-se como conseqncia a reduo de potncia nos motores. Assim, verifica-se, por exemplo, menor nvel de iluminamento no sistema de iluminao e maior aquecimento nos motores e condutores. Ao corrigir o fator de potncia, pode-se elevar a tenso de 4% a 5%, o que ocasiona melhoria de eficincia no sistema eltrico.

Reduo nas perdas de energia. Os condutores eltricos (fios/ cabos) evoluram ao longo do tempo, proporcionando melhoria na qualidade do material isolante. Isto lhes permite trabalhar com temperaturas maiores, ocasionando densidade de carga mais elevada. Quanto maiores forem as correntes transportadas, maiores sero as perdas ocasionadas pelo efeito joule.
USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

Quais so as causas mais comuns do baixo fator de potncia? Motores operando em vazio, isto , mquinas que ficam ligadas sem estar trabalhando. Motores e transformadores superdimensionados. Transformadores de muita potncia para atender pequenas cargas. Grande quantidade de motores de pequena potncia. Lmpadas de descarga fluorescentes, vapor de mercrio e vapor de sdio sem reatores de alto fator de potncia. Excesso de energia capacitiva: ao corrigir o fator de potncia, colocase excesso de capacitores na rede eltrica.

COMO CORRIGIR O FATOR POTNCIA? Inicialmente, deve-se analisar quais as causas do baixo fator de potncia. A eliminao faz-se desligando os motores que operam em vazio, verificando os motores superdimensionados e redistribuindo-os com ajuste de suas cargas. Outra forma de corrigir o fator de potncia fazer uso de capacitores.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

21

CARTILHA 2

CONSUMO ESPECFICO Para produzir, as empresas necessitam de energia eltrica, a fim de iluminar o prdio, acionar as mquinas ou esquentar fornos. Igualmente, precisam da matria-prima e dos funcionrios que a transformam em produto final. Todos tm o maior interesse em economizar ao mximo a matria-prima. Se a empresa for uma confeco, procurar economizar no corte do tecido, no uso de linha e dos botes. Se for uma confeitaria, procurar racionalizar ao mximo o uso da farinha, acar e fermento. Se for uma fundio com forno eltrico, a induo ou a resistncia, procurar fundir o metal com as menores perdas. A energia eltrica pode ser considerada tambm como matria-prima. Isso evidenciado pelo seguinte exemplo: para fundir uma tonelada de ferro cinzento, a uma temperatura de 1.560C, um forno eltrico a induo necessitar de 516 kWh. OUTROS EXEMPLOS Para produzir um metro quadrado de couro, um curtume necessitar de 2,73 kWh. Para produzir um par de calado, uma fbrica necessitar de aproximadamente 1,02 kWh.

Estes nmeros, mdias indicativas, foram obtidos da seguinte forma:

Consumo do ms (kWh) Consumo Especfico = Produo fsica do ms correspondente (unitria)

22

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

PRODUO FSICA DO MS CORRESPONDENTE


A produo fsica poder ser medida em unidades de peas fabricadas, em quilogramas, toneladas, metros quadrados ou litros. Ao se dividir o consumo do ms analisado (em kWh) pela produo fsica do ms correspondente, tem-se como resultado o consumo especfico.

O consumo especfico servir como indicador ou parmetro de consumo. Para entender o conceito, pense na fbrica como um aparelho eltrico que consome energia a fim de produzir determinados produtos. O consumo especfico medir o consumo total da fbrica (aparelho eltrico) em relao quantidade de produtos fabricados, ou seja, kWh/produo fsica. Se a empresa for uma firma comercial, pode-se procurar outro tipo de indicador. Por exemplo: kWh/nmero de clientes atendidos ou ainda kWh/m de rea construda. Se a empresa em questo for uma prestadora de servios, pode ainda buscar outro indicador, como, por exemplo, kWh/toneladas de ao soldado.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

23

CARTILHA 2

PREO MDIO DO kWh O preo mdio estabelecido de acordo com a classificao da unidade consumidora, ou seja, Grupo B e Grupo A. Para o Grupo B, o preo mdio representa o preo da energia eltrica pago pelo consumidor para cada kWh consumido. Uma forma simplificada de calcular o preo mdio mensal de cada kWh consumido na empresa a seguinte:

Total da conta do ms (R$) = Consumo de energia do ms (kWh)


R$ / kWh

Para o Grupo A, o preo mdio varia em funo do fator de carga da unidade consumidora. Quanto mais alto for o fator de carga, mais baixo ser o preo mdio da energia eltrica paga pela unidade consumidora. Para acompanhamento e controle dos indicadores acima descritos a empresa dever utilizar o anexo 1, cartilha 05, pgina 18.

24

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

25

CARTILHA 2

CONHECENDO A CONTA DE ENERGIA ELTRICA


Com o envio de uma fatura (conta de energia eltrica), a concessionria cobra mensalmente pelo servio de fornecimento de energia eltrica sua empresa. Nessa fatura, esto contidas informaes referentes aos valores fsicos do consumo de energia e aos valores monetrios. O empresrio deve entender a terminologia para poder proceder ao acompanhamento da conta de energia.

CONTA DE ENERGIA DA CONCESSIONRIA LOCAL


LEITURA o nmero extrado mensalmente do medidor de kWh. Todos os meses, a concessionria faz a leitura do consumo (kWh) para o Grupo B, enquanto que para o Grupo A, a concessionria faz a leitura do consumo (kWh) e da demanda (kW) que sua empresa teve no perodo.

DATA DA LEITURA Refere-se ao dia em que o funcionrio da concessionria efetuou a leitura no medidor de energia eltrica da empresa.

VENCIMENTO Refere-se data em que a conta de energia eltrica dever ser paga.

COMPONENTES DOS SERVIOS E PRODUTOS PRESTADOS Refere-se aos valores das tarifas da concessionria local, aplicada de acordo com a tarifao contratada pela unidade consumidora, conforme Resoluo 456/2000 - ANEEL.

26

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

IMPOSTOS Indica o valor monetrio relativo tributao. Este valor varia conforme a Unidade da Federao

CONSTANTE DE FATURAMENTO o nmero que, multiplicado pela diferena de leitura, resulta no consumo registrado no ms.

HISTRICO DO CONSUMO NOS LTIMOS MESES Oferece ao empresrio informaes sobre o consumo nos ltimos meses.

VALOR TOTAL A PAGAR Valor monetrio total da conta em reais. No caso do Grupo B, o valor formado pela parcela do valor fsico do consumo, multiplicado pelo valor monetrio/unitrio do consumo, mais o valor dos impostos. Para o Grupo A, ser o valor fsico do consumo multiplicado pelo valor monetrio/unitrio do consumo mais a parcela fsica da demanda multiplicada pelo valor monetrio/unitrio da demanda. Quando a conta paga com atraso, o valor da multa integra esse total. Caso houver ultrapassagem de demanda ou ainda reativos excedentes estes faro parte do TOTAL A PAGAR.

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

27

CARTILHA 2

28

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Agncia para aplicao de energia. Manuais de administrao de energia. ANEEL. Condies gerais de fornecimento de energia eltrica. Resoluo 456/2000. BOCCASIUS, Paulo Adolfo Da Pra. Curso de administrao de energia. BRANCO, Samuel Murgel. Energia e meio ambiente. Catlogos diversos de equipamentos eltricos. CODI. Manual de orientao aos consumidores sobre a nova legislao para faturamento de energia reativa excedente. CODI. Tarifas horo-sazonais: manual de orientao do consumidor COTRIM, Ademaro. Instalaes eltricas. So Paulo: Mac-Graw Hill, 1982. EBERLE. Catlogo eletrnico de motores. ELETROBRS/PROCEL. Manuais de conservao de energia eltrica na indstria, comrcio e servios. FIEMS/DAMPI. Curso de formao e preparao de avaliadores em eficincia energtica. Campo Grande: FIEMS, 1998. FIRJAN/SENAI. Manuais de uso eficiente de energia (curso a distncia). Rio de Janeiro: FIRJAN. GEPEA/USP. Materiais do curso de diagnstico energtico. MC PARTLAND, Joseph F. Como projetar sistemas eltricos. BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia. Efeito estufa e a conveno sobre mudana do clima. PHILIPS, Osram, Lumicenter. manuais de fabricantes. Sebrae. A Questo ambiental e as empresas. Brasil: Sebrae, 1998 Sebrae no Rio de Janeiro. Manuais de conservao de energia. Sebrae no Rio de Janeiro. Sries de uso eficiente de energia. Sebrae no Rio Grande do Sul. Software energia inteligente. SOUZA, Zulcide; FUCHA, Rubens Dario; SANTOS, Afonso Henriques. Centrais hidro e termeltricas. WEG. Catlogo eletrnico de motores. USO INTELIGENTE DE ENERGIA 29

CARTILHA 2

ANOTAES

30

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

CONCEITOS BSICOS

ANOTAES

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

31

CARTILHA 2

SEBRAE NO BRASIL

32

USO INTELIGENTE DE ENERGIA

Вам также может понравиться