Вы находитесь на странице: 1из 6

ICM Deformaes Plsticas e discordncia de Matrias Cristalinos 1 O q defeito? R. uma imperfeio ou erro no arranjo atmico. 2 Quais so as irregularidades? R.

s? R. As posies dos tomos e o tipo de tomos que so : materiais, meio ambiente e processamento. 3- Quais os tipos de imperfeies ou defeitos estruturais? R. Defeitos pontuais, lineares, planos e volumtricos. 4- Quais so os tipos de defeitos pontuais e explique-os. R. Vacncia ou vazio falta de tomos tomos intersticiais um tomo extra no interstcio. 5- Explique o que seria discordncias. R. um defeito linear no qual o defeito numa regio inteira, ele responsvel pela deformao, falha e rompimento dos materiais. 6 O que vetor de Burger? R. o que define a direo da discordncia, perpendicular a discordncia, ou seja, orienta a direo da discordncia. 7 Complete a lacuna com verdadeiro ou falso. A (V) Cunha ou aresta no h deslocamento de rede. B (F) Cunha ou aresta h deslocamento de rede. C (V) Em hlice ou espiral h deslocamento de rede e desordem dos tomos. D (F) Em hlice ou espiral no h deslocamento de rede. 8 Quando se aplica um esforo mecnico, o seu efeito sobre o material ocorre em 3 etapas quais so elas? R. Deformao elstica, deformao plstica e ruptura. 9- O que processo de deformao elstica ou transitria? R. um processo retornvel onde no h ruptura das ligaes qumicas, apenas um alongamento sem perde a resistncia. 10 - O que processo de deformao plstica ou permanente? R. um processo que no retorna no seu estado original e sua resistncia alterada assim bem como suas propriedades do material. 11 H dois tipos de discordncias, quais so? R. Cunha e helicoidal ou espiral. As duas juntas tem se discordncia mista ou combinada. 12 Quais so os efeitos do contorno de gro na resistncia dos materiais? R. Interfere na organizao dos tomos.

13 Quanto menor o tamanho dos gros mais contornos estaro no caminho das discordncias. O material ficar mais resistente ou fragilizado? R. Mais resistente. 14 O que acontece com o material quando realizado o encruamento nos metais? R. Ele se torna mais duro e mais resistente ao mesmo tempo em que se torna menos dtil ou mais frgil. 15 Para anular os efeitos do encruamento e voltar a ter as propriedades anteriores deformao plstica como pode ser feito o processo? R. Deve ser feito um tratamento trmico de recozimento para recristalizao. 16 Quais as etapas de recozimento e o que ocorre em casa etapa? R. Recuperao = ocorre um alvio de parte das tenses interiores. Recristalizao = realizado um tratamento trmico e formando novos gros no material com a forma anterior. Crescimento de gros = pos a recristalizao estar completa os novos gros, continuaro a crescer, prejudicando as propriedades mecnicas e a resistncia ao choque. 17 - Quais so as fases de um diagrama?

18 O que limite elstico? o limite at onde o corpo volta sua forma original, como faz um elstico. 19 O que limite e proporcionalidade? A lei de Hooke s vale at um determinado valor de tenso, denominado limite de proporcionalidade, que o ponto representado no grfico a seguir por A, a partir do qual a deformao deixa de ser proporcional carga aplicada. Na prtica, considera-se que o limite de proporcionalidade e o limite de elasticidade so coincidentes.

20 O q limite de escoamento? Escoamento No incio da fase plstica ocorre um fenmeno chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por uma deformao permanente do material sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformao. Durante o escoamento a carga oscila entre valores muito prximos uns dos outros. 21 O que limite da resistncia? a mxima tenso que o material suporta. Limite de resistncia Aps o escoamento ocorre o encruamento, que um endurecimento causado pela quebra dos gros que compem o material quando deformados a frio. O material resiste cada vez mais trao externa, exigindo uma tenso cada vez maior para se deformar. Nessa fase, a tenso recomea a subir, at atingir um valor mximo num ponto chamado de limite de resistncia (B), Figura 5. 22 O que limite de ruptura? Continuando a trao, chega-se ruptura do material, que ocorre num ponto chamado limite de ruptura (C). Note que a tenso no limite de ruptura menor que no limite de resistncia, devido diminuio da rea que ocorre no corpo de prova depois que se atinge a carga mxima. 22 O que Estrico? a reduo da rea transversal do corpo de prova na regio onde vai ocorrer a ruptura.

23 defina o q trao: Solicitao que tende a alongar o corpo, ocorre no sentido inverso ao apoio ou inercia resultante do sistema de foras (semelhante aos cabos de ao de um guindaste). 24 Compresso: Solicitao que tende a encurtar o corpo, ocorre no mesmo sentido da reao de apoio ou inrcia resultante do sistema de foras (semelhante s colunas de uma construo).

25 Cisalhamento: Solicitao que tende a cortar o corpo, ocorre com o deslocamento paralelo em sentido oposto de duas sees contguas (semelhante ao corte de uma tesoura ou guilhotina). 26 Flexo: Solicitao que tende a girar um corpo, ocorre quando a tenso tende a uma rotao angular no eixo geomtrico do corpo e tangencial ao apoio ou inercia (semelhante a um trampolim de piscina). 27 Toro: Solicitao que tende a torcer o corpo, ocorre quando a tenso tende a uma rotao angular sobre o eixo geomtrico do corpo e axial ao apoio ou inrcia (semelhante ao eixo card dos caminhes).

28 Quais so os tipos de deformao mecnica? Deformao a frio: Ocorre em temperatura abaixo da temperatura de recristalizao do metal ou da liga. Nesse tipo de conformao h mudanas das propriedades encruamento). A preciso dimensional e melhor e o acabamento superficial tambm. Exemplos: Laminao, trefilao, estampagem. Deformao a morno: Ocorre a temperatura superior a de recuperao evitando uma parte das tenses residuais geradas pelo processo. No entanto h encruamento. Deformao a quente: Ocorre a temperaturas superiores a temperatura de recristalizao. No h encruamento (o material recristaliza instantaneamente) o que permite grandes deformaes e com menores esforos. Exemplos: Laminao, forjamento, extruso. 29 Conceito de FRATURA: Consiste na separao do material em 2 ou mais partes devido aplicao de uma carga esttica temperaturas relativamente baixas em relao ao ponto de fuso do material. Pode assumir dois modos: dctil e frgil. Dctil a deformao plstica continua at uma reduo na rea para posterior ruptura ( OBSERVADA EM MATERIAIS CFC). a- formao do pescoo; b- formao de cavidades; c- coalescimento das cavidades para promover uma trinca ou fissura; d- formao e propagao da trinca em um ngulo de 45 graus em relao tenso aplicada; e- rompimento do material por propagao da trinca. Frgil no ocorre deformao plstica, requerendo menos energia que a fratura dctil que consome energia para o movimento de discordncias e imperfeies no material ( OBSERVADA EM MATERIAIS CCC E HC). Fratura frgil O material se deforma pouco, antes de fraturar. O processo de propagao de trinca pode ser muito veloz, gerando situaes catastrficas. A partir de um certo ponto, a trinca dita instvel porque se propagar mesmo sem aumento da tenso aplicada sobre o material. A fratura da partcula se d por clivagem, ou seja, ocorre ao longo de planos cristalogrficos especficos.

30 - Conceitue Fadiga: a forma de falha ou ruptura que ocorre nas estruturas sujeitas foras dinmicas e cclicas. Nessas situaes o material rompe com tenses muito inferiores correspondente resistncia trao (determinada para cargas estticas). comum ocorrer em estruturas como pontes, avies, componentes de mquinas. A falha por fadiga geralmente de natureza frgil mesmo em materiais dcteis. A fratura ou rompimento do material por fadiga geralmente ocorre com a formao e propagao de uma trinca. A trinca inicia-se em pontos onde h imperfeio estrutural ou de composio e/ou de alta concentrao de tenses (que ocorre geralmente na superfcie). A superfcie da fratura geralmente perpendicular direo da tenso qual o material foi submetido. Os esforos alternados que podem levar fadiga podem ser: Trao Trao e compresso Flexo Toro. 31 - FATORES QUE INFLUENCIAM A VIDA EM FADIGA: Tenso Mdia: o aumento do nvel mdio de tenso leva a uma diminuio da vida til Efeitos de Superfcie: variveis de projeto (cantos agdos e demais descontinuidades podem levar a concentrao de tenses e ento a formao de trincas) e tratamentos superficiais (polimento, jateamento, endurecimento superficial melhoram significativamente a vida em fadiga) Efeitos do ambiente: fadiga trmica (flutuaes na temperatura) e fadiga por corroso (ex. pites de corroso podem atuar como concentradores de tenso). 32 Conceitue Fluncia: Quando um metal solicitado por uma carga, imediatamente sofre uma deformao elstica. Com a aplicao de uma carga constante, a deformao plstica progride lentamente com o tempo (fluncia) at haver um estrangulamento e ruptura do material. Velocidade de fluncia (relao entre deformao plstica e tempo) aumenta com a temperatura. Esta propriedade de grande importncia especialmente na escolha de materiais para operar a altas temperaturas. Ento, fluncia definida como a deformao permanente, dependente do tempo e da temperatura, quando o material submetido uma carga constante. Este fator muitas vezes limita o tempo de vida de um determinado componente ou estrutura. Este fenmeno observado em todos os materiais, e torna-se importante altas temperaturas (0,4TF). FATORES QUE AFETAM A FLUNCIA Temperatura Mdulo de elasticidade Tamanho de gro.

Concluso A temperatura influencia direta na velocidade de deslocamento da discordncia.ma Impurezas difudem e encontram-se em torno das discordncias formando uma atmosfera de impurezas. Deformao plstica aumenta a tenso e diminui a ductilidade. Conceitos: Tenacidade a capacidade de um corpo absorver impacto. Resilncia a capacidade de o material absorver energia quando ele deformado elasticamente. Fadiga a forma de falha ou ruptura que ocorre nas estrutura do material. Fluncia quanto o material suporta ao esforo exercido. Difuso fenmeno de transporte de um material pelo movimento de tomos. Dopagem em materiais semicondutores para controlar a condutividade. Cementao e nitretao dos aos para endurecimento superficial. Interdifuo ou difuso de impurezas: tomos de um metal difundem em outro. Autodifuso ocorre no prprio material, ocorre em cristais puros. Impureza diferente da estrutura bsica, podem favorecer ou no. Homogeneizao lenta (reorganizao atmica) a velocidade de difuso diminui e a diminuio do gradiente de concentrao. O gradiente de difuso variar com o tempo gerando acmulo ou esgotamento de soluto. Dctil deforma com maior facilidade, ou seja, possui baixo teor de carbono. Frgil fratura com maior facilidade, ou seja, alto teor de carbono.

Вам также может понравиться