Вы находитесь на странице: 1из 9

Trabalho escrito por Joo Henrique Ferreira da Mata, aluno do 3 perodo de Comunicao Social (noturno)

apresentado disciplina Projetos A2, sob orientao do professor Nsio Teixeira.

A CONSTRUO DE SENTIDO ATRAVS DE RECURSOS VISUAIS NO CINEMA

1. Proposta A proposta inicial deste projeto visava estudar forma como a escolha de determinados enquadramentos contribui para a construo de sentido em uma cena. A ideia inicial era de entender como isso ocorre na teoria para, em seguida, aplicar os conhecimentos na prtica. Contudo, encarar os objetos de estudos mostraram que a teoria da composio muito mais ampla do que parece a primeira impresso e requer um aprofundamento muito maior do que o esperado inicialmente. Dessa forma, durante o decorrer do semestre, percebi que me aprofundar nos conceitos tericos no estudo da esttica desses planos e a observao de exemplos e no a produo destes seria de maior proveito para minha trajetria acadmica e para meu crescimento pessoal enquanto amante do cinema. Com isso, ao final do projeto acumulei o estudo comparativo entre as ideias de Marcel Martin em seu livro A linguagem cinematogrfica e as produes dos principais movimentos do cinema no ltimo sculo: O Expressionismo, o Neorrealismo, a Nouvelle Vague (sem muito sucesso), o Free e o Dogma 95.

2. Preparao terica Ao incio do projeto, para facilitar o entendimento das ideias de Martin, estudei a diferena entre os diversos tipo de plano com base no livro de Chris Rodrigues, O cinema e a produo. Nele, o autor se detm a parmetros de carter tcnico, explicando, por que, que 1 a cada 16 pessoas trabalha em atividades relacionadas cultura e ao lazer e que a produo cultural representa 10% do PIB das grandes potencias.

Contudo, estudei os principalmente os conceitos apresentados no segundo captulo, em que Rodrigues explica a diferena entre diversos planos e ngulos de filmagem, atravs da srie britnica Skins, criada por Bryan Esley. Dessa forma, seguem abaixo exemplos de alguns dos planos necessrios para entender os exemplos que usarei posteriormente neste relatrio: Plano geral:

Close, ou primeiro plano (acima do ombro):

Superclose, ou primeirssimo plano (acima do queixo):

Plonge (cima para baixo):

Contraplonge (baixo para cima):

Rodrigues tambm faz uma sntese sobre os principais movimentos do cinema, e foi justamente aps a leitura dessa passagem que me interessei pela observao de exemplos de cada um deles no momento em que decidi mudar o foco do meu projeto. Dentre esses movimentos, ele cita o Expressionismo alemo, caracterizado pela diversidade e inventividade, que surgiu aps a abdicao do Kaiser e a privatizao da UFA e durou at Hittler; o neorrealismo italiano, voltado para a preocupao social aps a Segunda Guerra, em detrimento dos temas picos usados anteriormente; a nouvelle vague francesa que, tal como o neorrealismo, era caracterizada pela produo produo quase artesanal e que era formada por jovens crticos e por documentaristas; o Free cinema ingls, patrocinado pelo milionrio Arthur Rank, em que se percebe os sinais de revolta da sociedade intelectual, exprimida pelo humor ingls, e o uso da literatura, poesia, sociologia e poltica, para atacar o puritanismo, o culto a tradio, etc; o cinema novo brasileiro, que tenta concretizar teorias ideolgicas atravs da esttica da violncia e da cultura da fome; e o Dogma 95 dinamarqus, que dura at os dias atuais e que caracterizado, dentre outras coisas, pelo uso de baixos oramentos e proibies, como o uso de luzes artificiais, msicas que no estejam tocando no momento da cena e a construo artificial de cenrios.

3. Martin e os filmes dos principais movimentos cinematogrficos Marcel Martin, crtico de cinema em 1956, trabalhou em vrios jornais e revistas, alm de tambm ter sido o editor da revista Tela 1972-1979 e membro do conselho editorial de La Revue du Cinema 1980-1989. Como professor da Universidade e da Universidade Nippon Seishin (Sagrado Corao), em Tquio, ensinou em diversas universidades, em Paris, Montreal, e Santa Brbara (Califrnia). Em seu livro, o autor explica que o cinema possui uma escrita prpria que se encarna em cada realizador sob a forma de um estilo (MARTIN, p.16) caracterizando-se, dessa forma, como uma forma recente de linguagem, sendo capaz, assim como a oralidade ou escrita, de transmitir informaes e sensaes. Dessa forma, Martin mostra em seu livro exemplos de como essa linguagem capaz de exercer tais funes, destaca o papel criador da cmera nesse processo.

3.1. O Expressionismo alemo Metropolis, Fritz Lang Metropolis, a mais cara produo filmada na Europa at ento, foi considerada por especialistas um dos grandes expoentes do Expressionismo alemo e, por esse motivo, resolvi estudar esta produo do cineasta austraco Fritz Lang para entender este movimento cinematogrfico. Trata-se de um filme de fico cientfica produzido em 1927 com roteiro baseado em um romance escrito por Thea von Harbou em parceria com Lang. A construo de sentido atravs dos planos usados em Metropolis chamam a ateno pelo uso de efeitos especiais que eram novidade em sua poca, alm dos variados elementos alguns de cunho religioso - que conferem aos cenrios, em determinadas vezes, o ar lgubre da cidade subterrnea habitada pelos trabalhadores, e em outras, a imponncia das cidades futuristas. A partir de Martin, entendi Metropolis como um exemplo de ousadia em relao a esttica cinematogrfica da poca que, at ento, na poca em que se limitava ao ponto de vista do regente de orquestra, apenas delimitando o espao que correspondia exatamente a abertura de uma cena de teatro a italiana. Para Martin, hoje o primeiro plano nos parece natural mas, em sua origem, foi visto como uma ousadia de expresso capaz de confundir o espectador (MARTIN, p.37), afinal, um ator de teatro uma cabea pequena numa grande sala; um ator de cinema, uma cabea grande numa sala pequena (MARTIN, p.37).

3.2. O neorrealismo italiano Germania Anno Zero, Roberto Rosselini Como j foi mencionado, o neorrealismo caracterizado predominantemente pelo seu carter documental. Dessa forma, utilizando atores no profissionais, o filme de Rosselini conta uma histria cruel e difcil, numa poca em que assuntos como a misria e a devastao provocada pelas guerras ainda no eram abordados com tanta crueza. Com base nos estudos feitos em Martin, pude notar que o filme usa de diversos planos abertos e planos sequncias para mostrar a todo o momento o forma como o cenrio se encontrava. Contudo, desta-se a cena em que o personagem principal anda at sua casa logo no incio do filme. Nela Rosselini usa o travelling lateral para, como sugere Martin, atribuir um carter descritivo ao plano.

3.3. Free Cinema ingls - Tom Jones, Tony Richardson O filme publicado em 1963 conta a histria de um garoto chamado Tom Jones que cresce como o filho de um cavalheiro ingls. Este, quando adulto, se apaixona por Sophie Western mas, ao mesmo tempo, no consegue resistir aos encantos de outras moas. O filme venceu o Oscar de Melhor Filme na poca e funciona como um timo exemplo de algumas das caractersticas do Free Cinema, caractersticas que se misturam com sua prpria cultura: humor, tradicionalmente refinado e satrico e, ao mesmo tempo, dotado de uma elegncia sria, clssica e aristocrtica, que formada por elementos de suspense e violncia quase infantis, se comparados aos norte-americanos, mas com uma generosa dose de inteligncia.

Nesse filme, destacou-se, para mim, a cena em que Tom se envolve em uma briga. Nela, seus agressores so mostrados atravs de uma cmera subjetiva em contra-plonge e, em seguida, aps ser ajuda mostrado no cho e ferido em plong, funcionando como um timo exemplo do conceito apresentado por Martin, em que
a contra-plonge (o tema fotografado de baixo para cima, ficando a objetiva abaixo do nvel normal do olhar) d geralmente uma impresso de superioridade, exaltao e triunfo. (MARTIN, p. 41). [J] a plonge (filmagem de cima para baixo) tende, com efeito, a apequenar o indivduo, a esmaga-lo moralmente, rebaixando-o ao nvel do cho. (MARTIN, p. 41).

3.4. Dogma 95 dinamarqus Idioterne, Lars von Trier O movimento nasceu da insatisfao de alguns cineastas industrializao do cinema e marcado pela publicao de um manifesto em 1995 na Dinamarca, tendo em Lars Von Trier sua principal voz. Juntamente ao colega e conterrneo Thomas Vinterberg, eles traaram as regras para que o filme seja considerado do movimento. Dentre elas esto: 1. As filmagens devem ser feitas em externas. Sem cenografia ou acessrios, que, se necessrio, deve ser buscado dentro da locao. 2. A trilha sonora no deve ser includa depois na montagem. S poder ser utilizada no ambiente. 3. A cmera dever ser utilizada a mo, sem o apoio de instrumentos. 4. O filme deve ser colorido, sem iluminao especial, o mximo permitido ser uma lmpada sobre a cmera. 5. Proibidos os usos de filtros de filmagens e truques fotogrficos. 6. O filme no deve conter nenhuma ao superficial. 7. So vedadas os deslocamentos temporais ou geogrficos. 8. So inaceitveis os filmes de gnero. 9. O filme deve ser feito em 35mm, padro. 10. O nome do diretor no deve figurar nos crditos. Em Idioterne (Os idiotas), um grupo de jovens intelectualizados decide viver como "idiotas" como forma de protesto sociedade atual. Eles fazem isso invadindo o mundo real e fingindo-se de retardados mentais, com o objetivo de anarquizar os lugares por onde passam. O filme possui um teor que pode ser ofensivo a muitas pessoas, com cenas de sexo explcito, por exemplo. No entanto, talvez pelo fato de que a produo procura evitar os modelos de construo hegemnicos, tive dificuldades em encontrar elementos marcantes do uso da fotografia para produo de sentido. Contudo, na cena em que Karen liga para sua famlia, logo no incio do filme, percebe-se o uso discreto do travelling para frente, fazendo com que a cmera promova uma passagem a sua interioridade.

3.5 - Nouvelle Vague francesa - Alphaville, Goddard A nouvelle vague foi o modo contestatrio que os crticos e cinfilos encontraram para expor suas ideias na Frana de 1960. Em 1968, por exemplo, o Festival de Cannes sofreu com o boicote e teve que ser suspenso depois de ver os protestos de cineastas do mundo inteiro, entre eles Charles Chaplin, e os conterrneos Truffaut e Godard, De Gaulle resolveu voltar atrs e readmitir Langlois. Dessa forma, a grande qualidade do movimento nouvelle vague era a crtica. A criatividade era quem exercia a influencia sobre o cineasta. Em Alphaville, apresenta-se uma sociedade racional, controlada por um regime tecnocrata onde no lugar para a imaginao, e onde artistas e pensadores esto proibidos. Nesse contexto, tudo deve ser controlado, visto e revisto excluindo por completo a liberdade e a felicidade. Quem expressa sentimentos condenado morte. Contudo, decodificar as metforas presentes em Alphaville foi extremamente complicado e, dessa forma, no fui capaz de perceber, nitidamente, nenhuma cena em que seria ligar os conceitos e classificaes de Martin a escolha dos planos dramticos feitos por Goddard.

Belo Horizonte, 1 de julho de 2011.

Вам также может понравиться