Вы находитесь на странице: 1из 1

B IBLIOTECA

Paulo Nassar COMUNICAO EMPRESARIAL DE A a Z. Francisco VIANA So Paulo, SP: Editora CLA, 2004. (175 Pginas)

COMUNICAO ORGANIZACIONAL HOJE II Claudio CARDOSO (Organizador) Salvador, BA: Udufba - Gente, 2004. (173 Pginas)

Francisco Viana vive e escreve sobre o mundo organizacional h mais de 30 anos. Ele refinou esse ofcio de historiar empresas, instituies e dirigentes em veculos de comunicao como A Tarde, O Globo, Isto, Vogue e Carta Capital. Foi destes observatrios da vida brasileira que Viana presenciou a construo de relacionamentos mpares entre organizaes e a imprensa. E a fora dessa experincia que modela o grande tema de seu livro: a reputao das organizaes e de seus dirigentes, patrimnio singular e histrico que emana da misso, viso e da identidade de cada empresa e de cada pessoa. Para Viana, na sociedade moderna o centro do trabalho do comunicador est na construo, manuteno e defesa desse acervo diante dos inmeros pblicos. Viana lembra que a boa comunicao um trabalho sem fim, a exigir investimento, tempo e harmonia entre a direo das empresas e seus profissionais especializados. Um trabalho, na maioria das vezes, ainda no compreendido e ameaado pela gesto. Para reforar esse ponto de vista, o autor cita Maquiavel: se o prncipe no acata as idias dos seus conselheiros, no h como lev-las prtica.
COMUNICAO PBLICA Maria Jos da COSTA OLIVEIRA (Organizadora) Campinas, SP: Editora Alnea, 2004 (201 Pginas)

A publicao do livro Comunicao Organizacional Hoje II: Novos Desafios, Novas Perspectivas, editado sob a coordenao do professor Claudio Cardoso, do Ncleo de PsGraduao em Administrao da Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma iniciativa mpar, que insere os pesquisadores do Grupo Gente na vanguarda dos estudos brasileiros em comunicao organizacional. Cardoso afirma que o momento atual exige a reformulao das antigas estruturas, antes desordenadas, sem alinhamento com os propsitos finais da organizao. Hoje preciso definir estruturas capazes de integrar diversas competncias e habilidades, por vezes dispersas em muitas equipes. Entre os temas do livro esto o papel do departamento de comunicao, a comunicao em momentos de crise, a relao entre tecnologia e organizaes, o alinhamento da tecnologia da informao estratgia do negcio e a influncia das novas tecnologias para a comunicao interna, entre outros.

O ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicao de Governo e Gesto Estratgica, abre o livro afirmando que a insero da comunicabilidade como elemento tambm central no debate sobre os destinos do Pas proporciona, de sada, o reconhecimento da legitimidade dos conflitos e o estmulo participao cidad. Esse ponto de vista de partida o que alicera o tratamento que os autores do livro do ao tema da comunicao pblica, revelando, como reala a organizadora da obra, suas formaes eclticas, originadas da sociologia, pedagogia, psicologia, jornalismo, publicidade e propaganda, relaes pblicas e educao fsica. Uma obra fundamental em um Pas em que as instituies pblicas e seus dirigentes sempre esto aprendendo a ser comunicar.

RELAES PBLICAS: ARTE DE HARMONIZAR EXPECTATIVAS Carlos Eduardo MESTIERI So Paulo, SP: ABERJE Editorial, 2004. (143 Pginas)

Poucos comunicadores podem apresentar de forma to consistente, democrtica e educativa a sua experincia profissional. Carlos Mestieri um deles. Na apresentao do livro, Rodolfo Witzig Guttilla, presidente do Conselho Consultivo da ABERJE, afirma que o mundo vive o momento das Relaes Pblicas, objeto do livro de Mestieri. O mundo vive a poca dos relacionamentos. O Brasil e as empresas precisam se desenvolver nesta tcnica, nesta arte, nesta ferramenta fundamental de gesto, a bem das pessoas e das marcas, que Carlos Mestieri nos demonstra com toda clareza.

comunicao empresarial

39

Вам также может понравиться