Вы находитесь на странице: 1из 7

Cartilha

O que lixo ???


Lixo qualquer resto que resulta de atividade humana, podendo ser de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios, de varrio, entre muitos outros.

O lixo pode ser classificado como: ORGNICO Entre os orgnicos, encontramos restos de comida, plantas mortas, papel higinico, resto de frutas e verduras. INORGNICOS Entre os lixos inorgnicos encontramos os metais, plsticos e papis que podem ser reciclados.

BIODEGRADVEIS Papel, papelo, restos de alimentos e restos de tecidos; NO BIODEGRADVEIS Borrachas, plsticos e isopor

Reciclagem
uma maneira inteligente transformar materiais usados em materiais novos que podem ou no ser iguais aos originais. A reciclagem muito mais do que levar latas e garrafas a um centro de reciclagem. uma mudana fundamental no tratamento que dispensamos ao lixo. Todos ns produzimos lixo constantemente, portanto, dessa forma, colaboramos para a poluio ambiental, porm uma maneira de dirimir o impacto e colaborar significativamente para a soluo desta problemtica, aplicar a filosofia dos 3Rs: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. REUTILIZAR >>> Significa circular materiais que possam servir para outras pessoas ( roupas, mveis, aparelhos domsticos, livros, brinquedos, etc. ) REDUZIR >>> Significa exigir produtos mais durveis, adotar um consumo mais racional e repartir com outras pessoas o uso de materiais ( equipamentos, jornais, livros, etc. ) RECICLAR >>> Significa participar da coleta seletiva encaminhada para as industriais de reprocessamento os materiais que possam ser reciclados.

Por que reciclar ???


Evita o esgotamento dos recursos naturais. Exemplo, quando reaproveitamos papel ou madeira, cortamos menos rvores. Assim em conseqncia, mais florestas so preservadas; Diminui a quantidade de lixo nos lixes, aterros e usinas de incinerao, ocasionando a reduo de chorume que polui a gua e dos gases txicos emitidos pelo lixo em decomposio; Evita novamente a retirada de matria-prima para a produo de novos produtos; Diminui o uso de energia. Exemplo: a reciclagem de alumnio poupa energia suficiente para manter uma televiso em funcionamento durante 3 horas. A reciclagem mais barata do que o uso dos aterros ou incineradores. Por exemplo: algumas comunidades pagam mais para se livrar de sua lixo do que para manter o departamento de polcia. Hoje tanto empresas quanto cidados esto ganhando dinheiro com reciclagem.

Vantagens da reciclagem
Preservar os recursos naturais;

Diminuir a poluio do ar e das guas; Diminuir a quantidade de resduos a serem aterrados; Gerar emprego atravs da criao de usinas de reciclagem;

Simbologia
As trs setas que compe o smbolo da Reciclagem, representam um dos grupos de pessoas que so indispensveis para garantir que a reciclagem ocorra:

A primeira representa os produtores, as empresa que fazem o produto; A segunda representa os consumidores, que adquirem os produtos; E a terceira representa as companhias de reciclagem, que coletam os produtos reciclveis e atravs do mercado, vendem de volta o material coletado para o produtor transforma-lo em um novo produto, iniciando-se novamente o processo.

O smbolo de material reciclvel impresso em produtos possveis de serem reciclados.

O que pode ou no ser reciclado ???


RECICLVEL NO RECICLVEL

PAPEL Jornais, folhas de caderno, Etiquetas adesivas, papel formulrios de computador, carbono, fita crepe, papel caixas em geral, fotocpias, higinico, papel metalizado, envelopes, rascunhos, cartazes, papel sujo, guardanapo, tocos papel de fax, sulfite. de cigarro, fotografias. METAL Lata de folha de flandres ( lata Clips, grampos, esponjas de de leo, ervilha, leite em p ), ao. lata de alumnio, outras sucatas. VIDROS Embalagens, garrafas de vrios Espelhos, vidros planos, formatos, copos. lmpadas, cermicas, porcelanas, tubo de TV PLSTICO Embalagem de refrigerante, Cabo de panela, tomadas, embalagem de material de embalagem de biscoitos, mistura limpeza, copinho de caf, de papel, plsticos, metais. embalagem de margarina, canos e tubos, sacos plsticos em geral.

Dicas Importantes
Evite escrever mensagens curtas em papis grandes; Adote 01 copo por dia; Reutilize as folhas usadas de um s lado; Ao usar o computador, edite e corrija os textos na tela antes de imprimir; o No amassar o papel a ser reutilizado / reciclado; o Ficar atento a sinalizao, ou seja, coloque o lixo nos locais corretos; o Fiscalize o seu colega, colabore com o meio em que voc vive. o o o o

Ambiente limpo no o que mais se limpa, mas o que menos se suja

Вам также может понравиться